Jornal 3 º período

Page 1

N.º 3 de 2013/2014 – junho de 2014

Editorial

Este é o último número do nosso jornal de escola – O Quarenta e Nove – do ano letivo que agora termina. Tal como planeado, conseguimos cumprir uma publicação por trimestre, divulgando as iniciativas e projetos de todas as turmas da escola, quer do 1.º Ciclo quer do Jardim de Infância. Este ano continuamos a contar com a preciosa colaboração da Associação de Pais, o que nos permitiu ter jornais a cores com uma ótima impressão o que valorizou cada vez mais os trabalhos aqui publicados. Neste número, apresentam-se relatos de visitas de estudo, notícias, acrósticos sobre a Liberdade, a visita da contadora de histórias entre outros trabalhos. Mais uma vez esperamos que gostem da leitura do nosso jornal. À semelhança dos números anteriores também podem consultar este número no blogue da escola: http://bloguedafreiluisdesousa.blogspot.com

e deixar os vossos comentários e sugestões pertinentes. Para o ano cá vos esperamos com mais notícias sobre a nossa vida escolar. Boas férias de verão para toda a Comunidade Educativa.

A comissão:

Rodrigo Pinto –JI – Sala 1 Martim Correia - JI – Sala 2 Afonso Parreira - 1.º A Simão Cunha - 2.º A Carolina Marques – 2.º B Gustavo Franclim – 3.º A Sofia Velasquez – 3.º B David Patina – 4.º A As professoras - Ermelinda Rosa e Inácia Santana.

Comemoração do Dia da Criança Na sexta-feira, dia 30 de maio, festejámos o dia da criança na escola. Na parte da manhã fizemos jogos e estivemos separados em grupos de meninos de vários anos com as professoras. Jogámos ao peixinho, ao futebol humano, ao elástico, basquetebol, saltámos à corda, fizemos jogos com água, pintámos as nossas t-shirts brancas, fizemos o jogo das tampas, a estafeta de água e o jogo das cadeiras. Depois de fazer os jogos todos almoçámos pão com alface, ovos e atum, bebemos sumo e a sobremesa foi gelatina ou pudim. Quando acabámos de almoçar brincámos e alguns meninos foram para casa mais cedo. Gostámos muito do dia.

Rodrigo e Afonso - em nome da turma

1.ºA

Nós recomendamos o livro Ulisses porque é uma história com muitas aventuras arriscadas e imaginativas. É um livro importante onde se aprende muito vocabulário novo. Boa leitura!...

3ºA

Redação: todos/as os/as alunos/as, educadoras de infância e professoras da EB1/JI Frei Luís de Sousa. Agradecemos à Associação de Pais da EB1/JI Frei Luís de Sousa a sua colaboração neste projeto através da impressão do Jornal.


Com o ano letivo quase a terminar, recordamos os bons momentos que passámos! Juntos …

…cantámos…

…trabalhámos…

…brincámos…

…convivemos…

…jogámos… …recebemos convidados especiais…

…e divertimo-nos muito!

Fizemos tanta coisa…foram muitas as vivências, aquilo que aprendemos e ensinámos. Participámos em projetos. Falámos do passado, do presente e do futuro…

No Jardim de Infância há magia, vivemos tudo com muita alegria!

Meninos da Sala 1 do JI


A visita aos nossos correspondentes

1º A

Na sexta-feira, dia 16 de maio, fomos à escola dos nossos correspondentes no autocarro da Junta de Freguesia, para os conhecer. Quando lá chegámos apresentámo-nos e trocámos presentes.

Lanchámos e fomos para o recreio brincar à apanhada congelada. Quando voltámos para a sala apresentámos as lengalengas e eles leram histórias deles.

Depois eles mostraram-nos o caminho para a sala deles. O Rodrigo, o Afonso e o Tiago apresentaram o projeto dos piolhos e eles mostraram-nos um filme do ser diferente. Eles organizaram um lanche muito bom para nós e fizeram salame de chocolate.

A seguir eles apresentaramnos uma dança que depois nos ensinaram. No final de tudo despedimonos. Gostámos muito! Rita e Rafaela em nome da turma


No dia 14 de maio de 2014, tivemos a visita da contadora de histórias Virgínia Almeida, que veio à nossa sala contar várias histórias. A primeira história contada foi o “Gato das Botas”, a segunda foi “Corre, Corre Cabacinha” e a terceira e última foi “A Mamã com Cara de Chaleira”. Para além de contar histórias, também nos leu a história da “Mala Assombrada” e mostrou-nos as ilustrações. A história que mais gostámos foi a da Mala Assombrada, porque era uma história misteriosa. Nós gostámos muito que a Virgínia nos tivesse vindo visitar. Foi uma manhã bastante divertida, rimos muito porque as histórias eram muito engraçadas. Quando ela se foi embora nós fizemos as nossas ilustrações sobre o que mais gostámos. Texto Coletivo

Virgínia Almeida

Os nossos desenhos


Para o dia da Mãe, decidimos que íamos oferecer um saco pintado por nós e um cartão. Resolvemos fazer este trabalho na semana de cinco a nove de maio, porque na semana anterior estivemos toda a semana no Pavilhão do Conhecimento. Pintámos o saco com tintas coloridas. No cartão escrevemos um texto dedicado à nossa mãe. Também fizemos um desenho lindíssimo e até decorámos o papel de embrulho! Os nossos sacos ficaram muito bonitos. Nós fizemos tudo com muito carinho e amor! Viva o Que devia ser comemorado todos os dias!

Quando visitámos o Arquivo Municipal de Lisboa, no 1.º período, construímos lá um álbum de fotografias. Depois, aceitámos o desafio proposto pela nossa professora e construímos um diário com fotografias sobre as nossas férias de Natal. Agora os nossos álbuns vão ser expostos no Arquivo Municipal, de 26 de maio a 30 de junho. Deixamos aqui o convite enviado pelo Arquivo Municipal para visitarmos esta exposição.


Durante a semana de 28 de abril a 2 de maio, eu e a minha turma estivemos no Pavilhão do Conhecimento. Ali fizemos experiências, aprendemos muitas coisas novas, investigámos e também brincámos. Pesquisámos coisas sobre as formigas, fizemos um aspirador de insetos e visitámos a exposição “Era uma vez…” sobre os contos de fadas. Realizámos uma experiência sobre as plantas e vimos a exposição “Vê Faz e Aprende”. Estivemos na exposição “Explora Visão e Percepção”, construímos em equipa a “Casa Inacabada” e andámos na “Bicicleta voadora”. Ao longo da semana, fomos registando todas as atividades que fizemos e no final ficámos com o nosso diário de cientista completo. Do que eu mais gostei nesta semana, foi de andar na bicicleta voadora e de construir a casa inacabada. Beatriz Adorei a semana que passei no Pavilhão do Conhecimento. Na segunda feira, fiz e aprendi coisas sobre o funcionamento do Pavilhão. Fizemos uma visita ao Pavilhão e conhecemos sítios especiais onde só as pessoas que ali trabalham têm acesso. Fiz bombons na “Cozinha é um Laboratório” e fiz experiências e aprendi mais sobre a vida das Formigas no Laboratório. Na terça feira, visitei algumas exposições e trabalhei na sala de aula. Na quarta, participei nas atividades disponíveis na exposição “Dóing” e fiz uma caça aos insetos. Na sexta, conheci a cientista Palmira Silva. Aprendi muitas coisas sobre o que é a Química e onde encontramos Química no dia a dia. Gostei muito de ir à exposição “Vê Faz e Aprende” com a Rita, que era o meu par, com a Ana e com a Catarina. Estou ansiosa para voltar ao Pavilhão com a minha turma no dia 31 de maio. Também lá posso voltar outra vez porque nos ofereceram um bilhete para irmos lá com a nossa família. Também gostei de receber o CD com o hino da ECV. Laura

Na Escola Ciência Viva (ECV) fomos recebidos pela professora Alexandra que começou a sua apresentação esclarecendo as regras de funcionamento do Pavilhão. Depois vestimos as batas brancas, para não nos sujarmos e para sermos imediatamente identificados quando visitávamos as diferentes exposições. Na ECV havia duas turmas, a nossa e a turma do 2.º C da EB1 São Sebastião da Pedreira. Os recreios, os almoços e todas as atividades estavam programadas a horas. Na terça feira, a nossa professora entregou-nos uma mica onde guardámos todos os registos que íamos fazendo ao logo da semana. Na quarta, fomos a duas exposições: uma foi a “Era uma vez…” e a outra foi a Dóing. Nesse dia, no intervalo do almoço, fizemos uma caça aos insetos. Nesta atividade participaram as duas turmas em simultâneo. Gostei muito desta semana na Escola Ciência Viva. Catarina Olá, eu sou o Tomás e vou falar-vos da minha semana no Pavilhão do Conhecimento. No Pavilhão aprendi coisas muito interessantes, como por exemplo: que todos os insetos têm seis patas, se não as tiverem é porque não são insetos e as formigas têm pêlos... A cientista ensinou-nos que tudo o que nos rodeia é feito de Química. Também fiquei a saber que há vários tipos de solos. Tive ainda muito tempo para explorar várias exposições e numa delas deitei-me numa cama de pregos, noutra fiz jogos de snooker e noutra construi a Casa Inacabada. Também construi um robot e fiz aviões de papel para tentar acertar numas bolas que estavam penduradas. Fiz um balão de ar e depois meti-o no tubo de vento e ele ficou a girar. Encaixei pauzinhos de madeira para fazer rolar um berlinde, mas ele caía sempre. Foi uma semana muito fixe porque aprendi muitas coisas sobre ciência. Espero lá voltar para o ano.

Tomás André

Eu e a minha turma fomos ao Pavilhão do Conhecimento e ficámos lá uma semana. Lá fomos a um Laboratório, onde moldámos uma formiga em plasticina, vimos formigas verdadeiras à lupa binocular e fizemos três experiências com formigas que estavam em três formigueiros. Aprendemos que as formigas gostam de viver em sítios escuros. Preferem sítios quentes a frios e reagem mal à vibração, pois quando batemos com alguma força no formigueiro elas começaram a andar de um lado para o outro que até parecia que tinham ficado malucas. Depois também fomos à “Cozinha é um Laboratório” onde fizemos bombons de chocolate. Aprendemos que o chocolate vem do cacau e o cacau vem do cacaueiro. O intervalo que mais gostei foi o da “Casa Inacabada” porque a nossa turma fez um bom trabalho em equipa. Guilherme


No dia 9 de maio eu e os meus amigos (3ºA e 3ºB) fomos com a professora Ana Paula, a professora Helena, a professora Cláudia e a dona Isabel ao Planetário. Antes de entrarmos vimos um esquilo castanho, rápido e fofinho. Nós ficámos espantados e divertidos! Falámos acerca das estrelas e planetas. Aprendemos que Júpiter é o planeta que gira mais rápido (movimento de rotação) e Mercúrio é o planeta mais quente do sistema solar. As estrelas que estão mais longe de nós são as que brilham menos e as que estão mais perto são as que brilham mais. O Sol não é a estrela maior do Universo, é a que está perto de nós. Na lua há menos gravidade, o nosso corpo pesa 1\6 e por isso é que saltamos muito mais alto! O Sol está a muitos Km da Terra. Aquilo de que eu mais gostei foi de uma viagem imaginária numa nave a outros planetas e o que eu menos gostei foi a parte dos trovões porque o barulho forte provoca medo. Texto do Djosefe (aperfeiçoado pela turma)

3ºA

Alice




Liberdade Livre para sempre Inês tens quantos anos? Beatriz é o meu nome Edgar o meu amigo Recado, eu vou fazer Dedos vamos escrever! Ana Raquel é uma educadora. David é o meu primo. E liberdade é ser livre.

Liberdade aos presos políticos Instabilidade social Busca de melhores condições de vida Estado Novo República é um sistema político. Desencadearam uma guerra A Revolução dos Cravos Descontentes com as condições Encontro com a Liberdade.

Ana Beatriz

Liberdade é cantar com alegria Irei ao cinema Baralho as cartas Era proibido dizer mal dos governantes Rir e brincar é necessário Dois dedos são o símbolo da liberdade Angola estava em guerra com Portugal Dia 25 de abril é feriado. Escondo-me e tu encontras-me.

Lisboa a capital de Portugal Ideias democráticas Bala disparada Esperança de eleições Revolução dos Cravos Ditadura até Abril de 1974 A saída dos presos políticos Democracia venceu Encontro de tropas

Jéssica

Luís

David

Liberdade é uma conquista de abril Infelicidade, por não poder falar Brasil, país para onde foi Marcelo Caetano Estado Novo terminou Revolução do 25 de abril Dia da liberdade António Spínola foi nomeado presidente Democracia foi implementada Eleições livres ocorreram pela 1ºª vez.

Luta pela democracia Igualdade de direitos Bravura de soldados Espalhados pela cidade Ruas de Lisboa Dando cravos a quem passa Alegria e esperança Democracia Em todo o País

Lorena

Inês

Liberdade é brincar em alegria Íamos dar belos passeios Bebíamos sempre água Era proibido beber Coca-Cola Riamos e brincávamos felizes Dia 25 de Abril é feriado Andávamos perdidos Dávamos o silêncio à democracia E só víamos os filmes que nos permitiam.

Madalena

Ler livros que desejar Imaginar um novo futuro Brincar ao faz de conta E poder ser livre Realizar os meus sonhos Dando asa à imaginação Afirmar a minha opinião Dizendo sem medo Estou em liberdade!

Patrícia

4.ºA


Lindo que foi a liberdade Imaginámos o pior Batalha ganha Estávamos em guerra Rápida foi a revolta Demos cravos aos soldados Adoramos, até hoje, esse dia Dia da liberdade Este ano fez 40 anos.

Lisboa é o nosso lar Impossível não gostar da cidade Bela liberdade Era um país muito triste República voltou depois de abril Do 25 de Abril saiu a liberdade Amor à liberdade Dia de muita beleza Era de pobreza a vida anterior

Sara

Luís lê o livro Inês põe o chapéu Bruna vai à escola Edgar o mundo é teu Rui, tu não sabes como foi. Diana foi um sonho desejado Alice tudo agora é normal Diogo brinca em liberdade. Eu estou feliz!

Marli

Livres para sempre Impossível não ser Brincamos e saltamos Emigração proibida Recebemos alegria Deveres a cumprir Agora há liberdade Devemos ser quem somos E quando queremos!

Alice

Sofia Jacinto

Livres somos Iremos dar a volta ao mundo Basta de guerras Espingardas com cravos Revolução de abril Dia 25 de abril A alegria anda no ar Desejo de liberdade Esperança no futuro

André

Livre para sempre Início de nova vida Boa vida para todos Em boas mãos estamos Roubos, mortes não queremos Durante muito tempo Agora é diferente De agora em diante Estamos em paz.

Beatriz Oliveira

Luzes da ribalta Imagino coisas Barba não tenho Esverdeados são os meus olhos Riscar e desenhar, eu gosto. Dei cartas a pessoas As mais fortes de todas Dou um a um a uma equipa Entro em casa sossegado.

João Paulo

Luta pela igualdade e democracia Imensos soldados na rua Basta de guerra e opressão Espingardas com cravos Revolução de abril Dia de alegria A multidão saiu à rua Desejando a liberdade Esperança no futuro.

João Iria

Liderança de poder Independência para tudo Bondade de todos Esperteza de planos Raciocínio para contra atacar Desempenhar funções Amizade para os amigos Dor e sofrimento Evacuação dos territórios.

Filipe

Lisboa é liberdade Iremos passear na cidade Brincamos onde queremos Estamos na rua República voltou e nós brindámos Democracia era uma menina Acabou o Estado Novo Dia 25 de Abril de 1974 Estamos em liberdade.

Matilde e Sebastião

4.ºA


O que fizemos Neste período verificámos que ainda há muitas regras da escola que não são cumpridas. Para ajudar a melhorar voltaram a ser lidas em cada uma das salas.

Fizemos cartazes que colocámos no gradeamento, por causa do problema da higiene, nos passeios da rua, junto à escola.

Este ano, na escola, surgiu a ideia de fazermos uma feira do livro usado. Pedimos livros usados. Os colegas foram trazendo livros. Foi feita uma listagem dos livros, foram distribuídos por mesas com os preços.

Também fizemos desenhos para publicitar a feira que decorreu de 26 a 30 de maio.

A CPCJ propôs à escola a ilustração de um direito da criança, a fim de ficar numa exposição. A escola decidiu que o grupo da cidadania pintaria a tela sobre o tema proposto. Na reunião ilustrámos o direito: ”A criança tem direito a viver numa família e ser feliz.”

Grupo da Cidadania maio 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.