CONHECENDO A COLUNA VERTEBRAL

Page 1

CEEJA – PROFª IGNÊS DELAMÔNICA GUIMARÃES PROJETO CONECTA – 2011 LEITURAS CONECTADAS

Profº Regente: Alaym (Educação Física) Profº Ste: Robson Turmas: Ensino Fundamental e Médio Turno - Vespertino


Alunas: KARINA ROSINEIDE LUANA SARAH


Doenças relacionadas a coluna vertebral • O que são lombalgia e cervicalgia? • O termo lombalgia é usado para definir a dor nas costas devido a um grande número de doenças. Da mesma maneira, cervicalgia aplicase à dor na região do pescoço. • Quais são as causas para a dor na coluna vertebral? • A dor nas costas pode ser devido a um grande número de fatores e doenças, pois praticamente todas as estruturas da coluna podem causar dor, como: discos, músculos, ligamentos, nervos e mesmo outras estruturas que não fazem parte da coluna.


Quais são os fatores de risco para a dor na coluna vertebral? Obesidade; Distúrbio mecânico/estrutural; Tensão emocional: ansiedade, depressão; Esforços excessivos; Má postura; Idade, sexo, raça; Condições sócio econômicas; Atividade profissional.


Estruturas da coluna vertebral


Como a dor na coluna se manifesta? • A dor pode se manifestar de diferentes formas: • Localizada: dor sentida em um ponto ou uma área; • Irradiada: dor na coluna acompanhada por dor em outra área.

• Quando a dor é intensa ou prolongada, a tensão muscular é elevada e pode influenciar o quadro. Na presença de dor, tencionamos os músculos da região como reflexo de proteção. Se contraídos por muito tempo, eles começam a doer, aumentando o mal estar. • Por isso, em muitos casos a dor não provém propriamente da disfunção, mas da tensão muscular. Muitas vezes não conseguimos dizer onde é que a dor se localiza exatamente e pode parecer que ela muda de lugar durante o dia ou de um dia para outro.


• Como são tratadas as doenças da coluna vertebral? • Para que seja realizado um tratamento eficaz é necessário um bom diagnóstico, pois há várias situações que podem levar a um mesmo quadro de dor. É importante lembrar que não há uma única forma de tratamento que será melhor para todos os tipos de dores na coluna. O controle da dor é uma parte importante. • Os medicamentos utilizados em geral incluem: • Analgésicos: diminuem a dor. Se usados de forma incorreta causam dependência, hábito ou abuso, tornando a resposta do medicamento ineficaz. • Anti-inflamatórios: bloqueiam a resposta inflamatória, diminuindo a dor causada pela inflamação; seu uso abusivo pode levar a problemas gástricos e renais.


• Relaxantes musculares: bons para diminuir contraturas musculares que podem estar presentes nos quadros de dor. • Antidepressivos: indicados em alguns casos como analgésico e relaxante. • É importante saber que todos os medicamentos acima citados podem ter efeitos colaterais. Se ingeridos sem prescrição médica ou de forma incorreta podem prejudicar o corpo. • A cirurgia, quando corretamente indicada, é muito útil para o restabelecimento do paciente. A indicação para a cirurgia é realizada quando há uma alteração neurológica grave ou quando o paciente julga os sintomas insuportáveis apesar de um tratamento clínico bem realizado. A maioria das pessoas com dor na coluna não necessita de cirurgia.


Aluna: Luana Tema: CIFOSE


O que é CIFOSE? A Cifose é definida como um aumento da curvatura no plano sagital da coluna torácica.


Quais as causas da CIFOSE? -Má Postura - Condicionamento Físico Insuficiente


-A cifose postural é muito comum na adolescência, tanto nos meninos como nas meninas. Estes adquirem maus hábitos no sentar, andando, estudando e até mesmo em pé.


-No adulto, em mulheres idosas, a cifose pode aparecer devido a osteoporose, cujas vértebras em conseqüência de uma rarefação ósseas, ficam fracas ou em forma de cunha.


-Também localizamos a cifose na adolescência em meninos altos, como forma de inibir-esconder sua estatura, para não se destacar perante os colegas de mesma idade. -As meninas com mamas muito grandes também adotam uma postura cifótica com o objetivo de escondêlas. No entanto, se estes adolescentes não receberem uma orientação a tempo e adequada, a cifose que inicialmente é postural, pode tornarse estrutural.


-As curvaturas da coluna são definidas durante o crescimento e suas amplitudes variam de indivíduo para indivíduo. - Para cada pessoa essa combinação de curvas resulta em uma economia fisiológica para a postura em pé.


Aluna: karina tema:

ESCOLIOSE

DESVIOS DA COLUNA VERTEBRAL


O QUE É ESCOLIOSE Observando-se o corpo humano pelas costas, a coluna vertebral normal apresenta-se reta, da cabeça até a região sacral. Quando a coluna se apresenta curva, no plano das costas, essa deformidade é denominada escoliose. A escoliose pode apresentar uma curva em "C" ou uma dupla curva em "S".


• A escoliose não deve ser confundida com má postura. Quando a causa é desconhecida ela recebe o nome de escoliose idiopática. • Aproximadamente 85% das escolioses são idiopáticas. É a grande maioria.

Durante a infância, a escoliose afeta meninos e meninas. Na fase adolescente, as meninas são 5 a 8 vezes mais afetadas pela escoliose. Entretanto, 90% dos casos de escoliose idiopáticas são devidos a acréscimos moderados da curvatura da coluna e, geralmente, não são contemplados com tratamento intensivo. Durante a juventude, geralmente, a escoliose não apresenta processos de dor. Se a escoliose não for corrigida, na fase adulta, podem ocorrer


COMO SABER SE SEU FILHO TEM ESCOLIOSE • Caso os pais observem qualquer uma das alterações abaixo devem procurar ajuda profissional: • - Estando atrás do jovem observar se existe alguma curvatura lateral; • - Ombros desnivelados; • - Clavícula proeminente; • - Cintura desigual. • - Um dos lados do corpo "mais alto" ou "mais saliente"


Tratamento e controle da escoliose • O tratamento e controle da escoliose é complexo e determinado pela severidade da curvatura, maturidade do esqueleto e probabilidade de progressão. • A opções convencionais são, em ordem: 1. Observação. 2. Colete 3. Cirurgia


Visualização


Aluna: Rosineide Tema:Lordose Lordose é um termo anatômico usado para designar a curvatura lombar da coluna vertebral. Uma acentuação da lordose lombar é chamada hiperlordose. Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como ficar em pé por muito tempo.


Sintomas Modificação da postura do corpo Limitação da mobilidade da coluna. Causas Atitude assumida (má postura) Fadiga Fraqueza muscular Gravidez Obesidade


Diagnóstico e Exames Quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico das deformidades da coluna melhor será o prognóstico. Para isso o examinador realiza exames físicos, com uma detalhada observação do paciente com as costas desnudas e nas vistas frente, costas e perfil. Este exame é complementado por outro de fundamental importância diagnóstica que é a radiografia. O Raio X é o exame de escolha para todo paciente com exame clínico sugestivo de deformidade da coluna vertebral. Deve ser realizado com o paciente em pé, nas incidências anteroposterior e perfil e de preferência incluindo toda a coluna no mesmo filme. As deformidades são mensuradas em ângulos pela radiografia


Tratamento O tratamento para correção de hiperlordose geralmente é conservador. A partir dos dados da avaliação, o fisioterapeuta vai traçar um programa de tratamento visando a melhora das condições físicas, funcionais e posturais do paciente. Entre os métodos de tratamento que dispõe o fisioterapeuta, nenhum causou tanto impacto quanto a Reeducação Postural Global (RPG). A sua proposta de globalidade tem sido aceita como eficaz no tratamento de várias patologias e, de modo especial, as da coluna vertebral e pode ser bem complementada com o uso de coletes ou palmilhas posturais (Podoposturologia) quando o paciente necessitar.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.