MetaForMose

Page 1





Inúmeras manifestações artísticas revelam a necessidade do homem de transpassar os limites da própria forma, podemos pensar em transcendência da matéria corpo, que, ao modificar sua forma previamente estabelecida revelaria o poder de recriação do sujeito. O ato de criação/recriação pode ser o cerne do desejo de romper limites, ser que não se conforma em ser, compreende constantes trans/formações realizadas pelo movimento poético que caracteriza um processo metamórfico. A busca por um corpo instável, em constante estado de mutabilidade e potência criativa, foi o cerne desta pesquisa. A dramaturgia foi construída a partir de referências como As Metamorfoses de Ovídio, Metamorfose de Franz Kafka e Metaformose de Paulo Leminiski, obras que proclamam o estatuto de um outro corpo, reconstruído a partir de mitos ou do ato criativo. O espetáculo estreou em 2011 no Centro Cultural da UFMG como resultado de projeto de residência artística realizado na instituição. Desde então o espetáculo se transformou, se resignificou, agregou novos parceiros e amadureceu com o público, sinta-se também convidado a adentrar essa MetaForMose.



_

O espetáculo aborda a temática da metamorfose através da desconstrução dos personagens, propondo o rompimento das fronteiras entre o humano e o inumano. A peça percorre técnicas do teatro de animação e as potencialidades do teatro de bonecos, construindo uma narrativa poética do imaginário das transformações do corpo. Os personagens apresentam o desejo de tornar-se outro, a partir da incompletude do ser, vão de encontro ao devir animal como tentativa de recompensar sua incompletude. Corpos instáveis que apresentam indícios de processos de hibridismo, mutação e metamorfose. A instabilidade e efemeridade da condição humana é o que torna o homem deslocado, incompleto, vulnerável, mas que luta para recuperar algo de sua essência. Liberto da clássica separação biológica, o homem se aproxima do animal para reencontrar sua verdade perdida na civilização. É o transbordamento do sentido que marca o ser recriado.



Dramaturgia e Direção: Elenco: Preparação Corporal: Preparação Vocal: Trilha Sonora: Cenário: Assistência de Cenário: Figurino: Maquiagem: Bonecos: Adereços: Iluminação: Vídeos: Filmagem: Projeto gráfico, web e edição: Fotografia: Assessoria de Comunicação: Produção: Produção Executiva:

Tiago Almeida Iasmim Marques e Lúcio Honorato Lúcio Honorato Roberta Bahia GA Barulhista Tiago Almeida Cora Rufino, Maikon Rangel e Marco Vieira Iasmim Marques André da Silva Endira Drummond, Fernanda Paredes, Maíra Viegas, Marcos Moura e Tiago Almeida Carlos Goulart Richard Zaira Carol Santos, Hortênsia Ribeiro, Joacélio Batista, Marco Vieira e Sabrina Valente Marco Vieira Tiago Almeida Hugo Honorato e Sabrina Valente Thaniara Carvalho Ana Luiza Zocrato, Andréa Rodrigues, Elaine Chan, Maikon Rangel e Stefani Santos Iasmim Marques




w w w.g r u p o g i r i n o.c o m / m e ta f o r m o s e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.