Jornal Pombo Correio

Page 1

Sumário Editorial Mais um trimestre passado e o “Pombo Correio” está de volta recheado de muita curiosidade, criatividade e acima de tudo com muito trabalho que marca o esforço de toda a comunidade. Sublinho a importância do envolvimento de toda a escola na dinâmica deste trabalho conjunto e multifacetado, que tem por finalidade a valorização do aluno. A todos o meu desejo de uma Santa e Feliz Páscoa.

A Delegada Escolar Maria da Paz Encarnação

Corpo Docente

2

Página Aberta

3

Tempo de Inverno

4

Hístórias dos Alunos

6

St. Valentine's History

16

Prevenção Rodoviária

17

O Carnaval

18

Escola Alerta

24

Baú da Leitura

25

Exposição dos Chapéus

28

Eco-Escola

29

Encontro de Modalidades

30

Dia do Pai

31

A Nossa Terra

32

Cantinho do Desporto

35

Cantinho da Pré

37

Cantinho dos Méritos

46

Notícias

48

Passatempos

50

Prof. Gonçalo Prof. Sandro


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Maria Ondina Lira Vieira Ponte – Directora Lídia Maria Teixeira Sousa Garcês - 1º Ano Daniela Gomes Fernandes – 2º ano A Luís Miguel Silva Cardoso – 2º ano A Maria Zita de França Ribeiro Silva – 2º ano B Elisabeth da Silva Neves – 3ºano Sofia Alexandra Teixeira Gonçalves - 4º ano Raquel Maria Belim Castro – Aulas de enriquecimento curricular: Sala de Estudo Liliana Raquel Figueiredo e Sousa - Actividades de Enriquecimento Curricular: Expressão Plástica Marta Maria Vieira Alves Caldeira – Aulas de enriquecimento curricular: Sala de Estudo e Apoio Gonçalo José Neves Pacheco – Aulas de enriquecimento curricular: Informática Sandro Marcos Mendes da Silva – Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês Paulo Jorge Caldas Abreu – Apoios e Substituições Noélia Liberata Ferreira Luís Monte – Ensino Especial Maria de Fátima Marques Rodrigues – Ensino Especial Egídio Tomás Fernandes Martins – Educação Física Lino Manuel Leal Oliveira – Educação Física Rui Pedro Teixeira Pimenta – Educação Musical Cátia Patrícia Gomes do Pão – Técnica de Biblioteca Educadoras: Sónia Márcia Gomes Carvalho Faria Nélia Câmara de Andrade Maria Conceição P. Ferreira Pestana Maria Lucinda Osório Gabriel

2


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

A página aberta destina-se a divulgar textos de reflexão ou opinião, relacionados com a escola actual.

É do conhecimento de todos que o nosso concelho celebra o Carnaval com um cortejo carnavalesco onde participam as Escolas do concelho, os Centros de Dia e algumas Associações existentes em São Vicente. Contudo, este ano foi uma excepção devido às condições climáticas adversas que se fizeram sentir. Apesar da inexistência da alegria, típica desta época, nas ruas da freguesia de São Vicente, todos os alunos puderam viver com entusiasmo o Carnaval, devido á vinda da turma do Curso de Animação Sociocultural da Escola D. Lucinda Andrade. Esta ida á escola surgiu de uma actividade que a turma realizou, e as prés da escola foram convidadas a assistir. Daí a docente da pré lançar o desafio para a turma organizar uma animação para o Carnaval. Esta docente convidou a turma do Curso de Animação Sociocultural para colocarem em prática as suas aprendizagens, ou seja, realizarem actividades de entretenimento. Assim, no dia 19 de Fevereiro, entre as10h e as 12h a Escola da Sede recebeu as alunas da turma, acima referida, que dinamizou uma actividade denominada “Companhia de Veneza”. Esta actividade consistiu em contar uma história, contextualizando Veneza e o seu Carnaval e uma dança, com a música do Fantasma da Ópera, Masquarade. Segundo a opinião da aluna Tânia Gomes, uma das participantes na dinamização desta actividade, com esta iniciativa “As crianças tiveram um dia diferente e mostraram muita curiosidade pois nós íamos com máscaras venezianas cheias de brilhantes e plumas. Elas (as crianças) queriam ver a nossa cara para saber quem éramos. A minha colega, Carina Figueira, interagiu muito com as crianças e fê-las rir, tendo sido uma das actividades que mais se destacou. A história sobre Veneza também cativou as crianças despertando a sua curiosidade.” Não podemos deixar de referir que as docentes da Escola Básica e Secundária Dª Lucinda Andrade aceitaram carinhosamente esta iniciativa e agradecem a forma calorosa como foram recebidas. Como Encarregadas de Educação, louvamos este tipo de actividades porque despertam a curiosidade dos nossos educandos e permitem-lhes desenvolver a sensibilidade artística. Para finalizar, apelamos à continuidade e ao desenvolvimento deste tipo de actividades. As encarregadas de educação da sala Amarela: Ana Paula Catanho Sandra Conceição

3


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O Inverno é a estação mais fria do ano. Começa a 22 de Dezembro e termina a 21 de Março. Durante esta estação, o céu costuma ficar cinzento e com muitas nuvens, faz vento, chove muito e por vezes há relâmpagos e trovoadas. Os dias são mais pequenos e as noites maiores. No Inverno cai granizo nas terras mais altas, o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro. Nesta estação do ano vestimos roupas bem quentinhas: casacos grossos, camisolas de lã, botas com pêlo, cachecóis, luvas e gorros. E para protegermo-nos da chuva usamos casacos impermeáveis, gabardines, botas de água e guarda-chuvas. Em casa acendemos a lareira ou o aquecedor para ficarmos mais quentes e confortáveis. No Inverno celebramos algumas festas: Natal, Fim de Ano e Ano Novo, Dia de Reis, Dia de Santo Amaro, Dia de São Valentim e Carnaval. Nesta época do ano, como está muito frio, é bom comer e beber alimentos quentes, como sopas, leite com chocolate quentinho e comidas mais nutritivas, para nos darem força e energia. Comemos também muitas laranjas e tangerinas que contêm vitamina C para proteger o nosso corpo das gripes e constipações.

O Inverno é a estação do ano mais fria. Começa a 21 de Dezembro e

acaba a 19 de Março.

Nesta

roupas

estação

usamos

muito

quentes

para

protegermo-nos do frio. Há

países

onde

as

temperaturas são muito baixas

atingindo graus negativos. Nestes

países neva muito.

No Inverno as árvores ficam

despidas

hibernam até à chegada da Primavera.

4

e

alguns

animais


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O Inverno começa no dia vinte ou vinte e um de Dezembro e termina a vinte ou vinte e um de Março. Há bonitas festas, como o Natal, onde se está na companhia da família e se recebem presentes. Nós honramos também o São Vicente, o santo que nos protege. No Inverno não gosto de chuva, vento e granizo, gosto é de usar roupas quentinhas, da neve e de fazer anos. O Inverno é a última estação do ano. Muitas pessoas não gostam dele, mas quando está sol a Natureza fica encantadora!

No Inverno a neve começa a cair em vários países. A chuva, o vento, e o frio também fazem parte do Inverno. Nesta estação, as pessoas costumam usar roupas quentes como, o cachecol, as luvas os gorros e, especialmente, as camisolas de lã. No Inverno também fazemos bonecos de neve e alguns jogos com as bolas de neve. É uma estação do ano muito divertida e inesquecível!

No Inverno as folhas dos castanheiros voam em todas as direcções. Às vezes, quando não está muito vento, os meninos vão brincar com as folhas. Em muitos países, caí neve em muita quantidade, a ponto de as crianças não irem para a escola. Muitas famílias, para se aquecer do frio, nas suas casas, constroem lareiras de aquecimento. Eu gosto do Inverno, porque é uma estação do ano em que cai muita chuva.

5


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de S達o Vicente

6


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

História “O Leão e o Canguru”

“A parte da história que eu mais gostei de ouvir foi quando o leão estava na praia a sacudir a sua linda juba, porque tinha medo de nadar, e todos os animais da praia olhavam para ele.”

“O que eu mais gostei nesta história foi a parte em que o leão foi ajudar o canguru, que se estava a afogar, e também ficou aflito. Também gostei de saber que existem ondas boas e ondas más”.

7


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de SĂŁo Vicente

Era uma vez um jardim, numa terra muito distante, onde habitavam muitas plantas. Nesse jardim havia muitas plantas. Todas as plantas eram diferentes umas das outras. Umas eram altas e outras eram baixas, umas eram grossas e outras eram finas, umas tinham folhas bonitas e outras tinham folhas feias. Mas, dentro destas diferenças das plantas, todas davam lindas flores. As flores do jardim eram muito variadas, tinham muitas cores e formas diferentes, o que lhes dava uma beleza única. Este jardim era mesmo muito belo.

8


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Se eu encontrasse uma Joaninha brincava com ela. Queria que ela fosse muito pequena, vermelha com pintinhas pretas. Colocava-a na palma da minha mão, brincava com ela e cantava-lhe uma canção! A Joaninha dançava e andava de um lado para o outro na minha mão. Depois de brincar com ela levava-a para o meu jardim e deixava-a numa folha de uma plantinha. Texto – Turma do 2º ano B Ilustração – Raquel 2º ano B

9


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O Sapo Jururu O Sapo Jururu, quando era novo, trabalhava no jardim de um rei que fazia colecção de flores. Como o rei viajava muito, trazia flores de países diferentes: rosas, margaridas, tulipas, estrelícias, orquídeas, camélias, sapatinhos, girassóis... O Sapo Jururu cuidava muito bem das flores: tirava-lhes os bichinhos e as ervinhas, regavaas e deitava-lhes fertilizante. O jardim do rei ficou cada vez mais bonito e todas as pessoas que por lá passavam ficavam maravilhadas. Um dia, passou por lá um rei de outro país e ao ver um jardim tão bonito, convidou o Sapo Jururu para ir trabalhar para o seu palácio. O Sapo Jururu não aceitou porque tinha muito orgulho nas suas flores e lá viveu até velhinho. Texto colectivo- 2º ano B Ilustração – Inês Raquel

10


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Fomos à festa da nossa colega. Lá brincámos, comemos e cantámos. Quem apareceu de surpresa foi o nosso antigo colega o Duarte. Como gostamos muito da história de Portugal o bolo foi sobre os Descobrimentos.

A simpatia é adorável. Se não houvesse simpatia neste mundo eu não teria as amigas que tenho agora. A amizade é uma coisa muito, muito bonita, porque podemos ser amigos de pessoas de outro aspecto, de outro mundo, que tenha uma vida diferente e etc… Devemos ser amigos de quem queremos e não queremos só porque são de outra forma, porque são de outro aspecto ou de outro assunto.Eu tenho todos os defeitos e tenho muitas amigas, que gostam de mim, que me ajudam quando estou mal, quando estou magoada e isso é bom para mim, porque assim sei que tenho boas amigas e bons amigos.

11


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Era uma vez, uma menina chamada Maria Simpatia. Chamava-se assim, porque era muito, muito malcriada. As pessoas já não gostavam de falar com ela, brincar com ela nem fazer outras coisas. Era muito malcriada, até que um dia foi visitar a sua avó e passar lá uns dias. A avó admirava-se com a forma como ela falava e cada resposta mal dada era cada palmada que levava. Passado alguns dias, foi ficando simpática e as pessoas, lá da aldeia da avó, começaram-lhe a chamar Maria Simpatia. Quando os pais chegaram para a vir buscar, ficaram espantados e quando regressou à cidade, as pessoas também lhe começaram a chamar Maria Simpatia. Agora os habitantes já começavam a falar com ela.

A água é muito importante para a humanidade, porque sem ela nós não conseguíamos viver. A água encontra-se em muitos lugares: nas nascentes, nas fontes, no mar, no oceano, nas ribeiras nos rios e nos afluentes. Sem a água não podíamos tomar banho, não podíamos fazer comida, não podíamos regar as plantas, não podíamos lavar a roupa e o mais importante, não podíamos beber água. Na Madeira há várias empresas de luz que utilizam a água para produzir energia. Há moinhos que trabalham para fazer milho e cereais com a força da água. Imaginas a tua vida sem água!?!

12


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

A água é o centro da vida e não é só por sair em todas as torneiras do mundo, nem pelo nosso planeta ser conhecido por planeta azul. -Então porque é? - Perguntam vocês É porque é ela que nos mata a sede, nos hidrata o corpo. É com ela que tomamos o nosso banho diário, que lavamos os nossos dentinhos… -Tanta coisa! A água é mesmo importante! - afirmam vocês. Faz ainda mais: a nossa comidinha é ela que faz, é a que rega as plantinhas do nosso lindo e verde jardim, umas contêm alimentos e outros podemos comer. É onde vivem alguns seres vivos como peixes, e muito mais… É tão importante que não a devemos poluir, devemos é preservá-la, pois sem ela não haveria Vida na Terra!

Para mim a melhor feira é aquela que tem brinquedos, um circo e comida, como: pipocas, algodão doce, etc… A minha feira preferida é o Giga, pois tem lá um parque de diversões. Elas são o Super Kanguru, porque vai para cima e para baixo, que é muito divertido, o trampolim que é muito engraçado porque podemos fazer o que quisermos, a casa assombrada porque não dá medo e além disso é muito divertida, o escorrega que é muito longo, pois dá para dar saltos e dá para tirar fotos giras, o Extremex que parece uma montanha russa, o chicote que roda muito rápido, etc… Gostei muito mais de outras coisas, mas estas foram as que gostei mais. E vocês????????

13


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Eu gosto muito de brincar ao futebol. Todas as Sextas-feiras nós jogamos, o quarto ano e o terceiro ano. As meninas fazem um cartaz para apoiar a equipa. Para jogarmos temos de ter cinco ou onze jogadores, é preciso ter um árbitro e é preciso mandar a bola para a baliza para se marcar golo. Um jogo normalmente tem de ser num campo relvado. Eu adoro o jogo de futebol!

Num dia, de segunda-feira doía-me o úmero, então decidi ir ao hospital. Cheguei ao hospital e o Doutor Miguel disse-me: -Olá! Eu respondi: -Olá. O Doutor Miguel perguntou: -O que vieste aqui fazer? Eu disse: -Queria que o doutor visse o meu úmero, porque na segunda-feira começou-me a doer e não sei o que é. O doutor Miguel respondeu: -Ah! Então vamos ver esse úmero. O doutor Miguel depois disse: -Ah! Acho que já sei o teu problema no úmero. Tu deste um jeito qualquer, e por causa disso estás a ter algumas dores. Eu disse: -Ah! Ai é? Então agora o que eu faço? O médico respondeu: -Agora vais para a casa e compras um Brufen para passar as dores. Então xau. Passado uma semana o meu úmero estava bem e já podia mexer-me. Eu gostei muito de fazer este diálogo.

Ângela, 4º Ano

14


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Ora meus grandes colegas, aqui vou eu, Nataly Gabriela Torin Costa, explicar-vos a importância de ser educado e simpático para todos. Algumas pessoas perguntam e pensam: -A simpatia vale dinheiro? Eu respondo, não, a simpatia deve ser usada para as pessoas amigas, quer dizer, para quase todas as pessoas e isso não vale dinheiro. É muito fácil e importante ser simpático, é só sorrir, falar bem com as pessoas e tratá-las bem. É importante, porque se não formos simpáticos para ninguém, ninguém é nosso amigo. Por isso devemos ser simpáticos e educados para termos amigos. Atenção não é só a simpatia que importa, é também o amor!

A electricidade é muito importante na nossa vida diária. Sem ela não podemos ver televisão, ouvir rádio, ver dvd´s, jogar jogos, manter os alimentos frios ou congelados, etc.… À noite, é esta energia que nos dá luz para podermos fazer as nossas tarefas todos os dias. A energia eléctrica produz-se através do vento, das águas e do sol. Na nossa ilha produz-se muita electricidade. Como por exemplo: os aerogeradores, painéis solares, etc.… As barragens também são um meio de produção de energia no nosso país. Para mim qualquer processo de energia eléctrica é fascinante, porque quase que é impossível pensar que através destes meios podemos obter a nossa indispensável electricidade.

15


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

“Valentine's Day started in the time of the Roman Empire. In ancient Rome, February 14th was a holiday to honour Juno. Juno was the Queen of the Roman Gods and Goddesses. The Romans also knew her as the Goddess of women and marriage. The following day, February 15th, began the Feast of Lupercalia. The lives of young boys and girls were strictly separate. On the eve of the festival of Lupercalia the names of Roman girls were written on slips of paper and placed into jars. Each young man would draw a girl's name from the jar and would then be partners for the duration of the festival with the girl whom he chose. Sometimes the pairing of the children lasted an entire year, and often, they would fall in love and would later marry. Under the rule of Emperor Claudius II Rome was involved in many bloody and unpopular campaigns. Claudius the Cruel was having a difficult time getting soldiers to join his military leagues. He believed that the reason was that roman men did not want to leave their loves or families. As a result, Claudius cancelled all marriages and engagements in Rome. The good Saint Valentine was a priest at Rome in the days of Claudius II. He and Saint Marius aided the Christian martyrs and secretly married couples, and for this kind deed Saint Valentine was apprehended and dragged before the Prefect of Rome, who condemned him to be beaten to death with clubs and to have his head cut off. He suffered martyrdom on the 14th day of February, about the year 270. At that time it was the custom in Rome, a very ancient custom, indeed, to celebrate in the month of February the Lupercalia, feasts in honour of a heathen god. The pastors of the early Christian Church in Rome endeavoured to do away with the pagan element in these feasts by substituting the names of saints for those of maidens. And as the Lupercalia began about the middle of February, the pastors appear to have chosen Saint Valentine's Day for the celebration of this new feaSt. So it seems that the custom of young men choosing maidens for valentines, or saints as patrons for the coming year, arose in this way.”

16


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

A nossa escola, a exemplo de anos anteriores está a participar neste ano lectivo no Projecto Regional de Educação Rodoviária(PRER). Este projecto tem como principal objectivo sensibilizar as crianças para no futuro serem bons condutores mas também bons peões. Para tal a escola está a desenvolver várias actividades que visam sensibilizar os nossos alunos para as boas maneiras de como se devem deslocar na via pública. Sejam como condutores(Ciclistas), seja como peões. No dia 7 de Fevereiro cerca de vinte alunos do 3º e 4º anos de escolaridade participaram na prova de apuramento de três alunos para a fase concelhia da Taça Escolar da PRER. Neste dia os alunos tiveram que realizar duas provas. Uma prática e uma teórica. A primeira realizou-se no campo desportivo, durante a qual os alunos conduzindo a bicicleta teriam que realizar um determinado percurso, respeitando as regras e os sinais de trânsito que encontravam. Depois seguiu-se a prova teórica. Aqui os alunos teriam que responder a perguntas sobre o código de estrada. No somatório das duas provas ficaram apurados os três melhores alunos, que foram o Miguel Freitas, Cristiano e o Francisco Góis. Estes três alunos participaram no dia 15 de Março na fase concelhia, que se realizou na escola de Ponta Delgada onde se deu lugar a uma exposição com os cartazes elaborados pelas escolas para efeitos de um concurso a nível Concelhio. Um evento que contou com a participação de 12 alunos das escolas do concelho e em que todas demonstraram saberem muito sobre como serem “bons condutores e bons peões”.

O cartaz da nossa escola foi o grande vencedor do Concurso

17


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Alegria no Carnaval da escola apesar da chuva.

Mariana - 1ºano

Depois do carnaval…não apeteceu sorrir com o que a muita chuva fez …

Valéria-1ºano 18


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O Carnaval começa com a festa dos compadres que é festejada em Santana. O Carnaval é muito festejado nas escolas, onde se começam a fazer os disfarces com a ajuda dos pais das crianças. Depois costumamos festejá-lo nas ruas da nossa vila, onde há animação com música de Carnaval e palhaços, para nos divertir. Também é no Carnaval que comemos malassadas e sonhos com mel de cana.

19


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Tudo preparado: as meias e camisas compradas, estava ansiosa para esse dia chegar! Finalmente,

o

dia

chegou.

Fomos todos para a escola com os disfarces vestidos. Eu, com o meu rabo de leopardo, e os outros meninos de zebra. Os professores começaram a pintar-nos e alguns professores até já estavam disfarçados. Os professores e o senhor presidente da Câmara pensaram em tudo, mas esqueceram-se de falar com o senhor meteorologista. Começou a chover e o programa ficou molhado e adiado para a próxima quinta-feira, às 15 horas, isto é, se o senhor meteorologista deixar!

O Carnaval é divertido, porque há meninos disfarçados e palhaços que mandam serpentinas para o céu. Também há uns que dão balões a toda a gente, para as pessoas ficarem felizes. Nesta época, todos comem malassadas, porque é o doce desse dia. O Carnaval é fantástico!

20


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O Carnaval é uma época muito festiva. Há dois cortejos no Funchal: o alegórico e o trapalhão. Os homens e as mulheres desfilam com fatos brilhantes cheios de lantejoulas. Este ano, o Presidente da Região Autónoma da Madeira desfilou disfarçado de Vasco da Gama. A chuva estragou os cortejos e até o da minha escola foi triste, mas nós ficámos a dançar na biblioteca da escola. No entanto, ficámos felizes por saber que, na Quinta-feira, vamos desfilar na vila de São Vicente.

O Carnaval é divertido! Nesta época, nós vestimo-nos de várias cores e trajes. Este ano,na minha escola, uns meninos disfarçaram-se de leopardos e outros de zebras. Nós costumamos ir à vila, junto com outros meninos que vêm de outras escolas, mas este ano nós não podemos lá ir, devido à chuva. Eu gosto do Carnaval, porque é divertido e posso brincar com os meus colegas e amigos de outras escolas.

O Carnaval é bonito, Bonito como os palhaços! Palhaços com disfarces Disfarces de encantar que têm piada. Piada porque são engraçados Engraçados como o samba. Samba para dançar com os pares, Pares que foram escolhidos Escolhidos para o Carnaval Carnaval que é divertido!

21


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

No Carnaval há muita alegria e muita fantasia! Nesta época, as crianças costumam disfarçar-se. Este ano nós iríamos de leopardo, mas, como estava chuva, nós não fomos à vila e fizemos a festa na nossa escola. Acreditem, foi muito giro! No Carnaval também há um cortejo que se chama “Cortejo Alegórico”. Há também muitos palhaços que nos fazem rir sem parar! Eu gosto muito do Carnaval e vocês?

No Carnaval vêem-se muitas pessoas disfarçadas. Este ano, disfarcei-me de leopardo. Nesta época, temos umas mini-férias para participar nos cortejos de Carnaval. Na terça-feira de Carnaval, como é tradição, as famílias fazem as malassadas que muitas pessoas comem com açúcar ou com mel-de-cana. No sábado, eu fui ao Funchal para ver o cortejo de Carnaval, mas acabei por ficar, o fim-desemana com a minha avó, os meus tios e as minhas primas, porque estava chuva. Então, vi o cortejo na televisão. Eu gosto do Carnaval, porque os meus tios vêm visitar-me!

O Carnaval também não foi esquecido nas aulas de Expressão Plástica! Foram realizadas variadas actividades, individuais e em grupo, com técnicas interessantes que os alunos desenvolveram com entusiasmo e empenho. Os palhaços reinaram e, consoante a criatividade de cada um, foram coloridos e ornamentados para posteriormente serem expostos e decorarem os placards da escola.

22


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

As máscaras com muitos brilhantes são a magia dos mais pequenos. Nós adoramos!

Com muitas serpentinas, confetis e purpurinas ficaram muito bonitas e fizeram a alegria dos alunos. A reciclagem não foi esquecida e foram utilizados sacos de plástico, tampas, jornal e caricas para abrilhantar as máscaras escolhidas por cada um.

23


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

A nossa escola aderiu, mais uma vez, ao Projecto Escola - Alerta. Este ano, os alunos do 2º e 4º ano de escolaridade pretendem sensibilizar a comunidade educativa e os responsáveis por um dos pontos turísticos de São Vicente (Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente) para os aspectos positivos da adaptação deste local, tornando-o acessível a todos.

"Se o lugar não está pronto para receber TODAS as pessoas, então o lugar é deficiente" Thais Frota [Acessibilidade]

24


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Nos três períodos lectivos, todas as escolas inscritas no Projecto Baú de Leitura participam no Concurso Trimestral que é publicado no site do mesmo. É com muito orgulho que anunciamos que no Concurso trimestral de Outubro a Dezembro, a aluna Mariana Stéphanie, do 4º ano, da nossa escola, elaborou uma história bastante criativa que a fez ganhar um merecido prémio, um livro.

25


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O concurso Triatlo literário, inserido no projecto “Baú de Leitura”, é composto por três modalidades: Leitura, Escrita e Cultura. Este concurso visa, essencialmente, estimular um maior conhecimento no domínio da Língua Portuguesa, incutir o gosto pela leitura de livros de cariz infanto-juvenil, desenvolver a componente de escrita recreativa como prática pedagógica e congregar alunos, dinamizadores de bibliotecas e entidades públicas e privadas, em torno desta actividade cultural. No dia 3 de Março, pelas 10h30, realizou-se a 2ª fase do Concurso Triatlo Literário no Centro Promocional e Cultural de São Vicente. Neste, participaram as vencedoras da 1ª fase das escolas da Boaventura, Porto Moniz, Vila de São Vicente e São Vicente. A representante da nossa escola foi a aluna do 4ºano, Maria Antónia Caldeira Andrade.

Neste evento estiveram presentes as directoras das escolas inscritas no projecto Baú de Leitura, bem como os júris do concurso: Drª Anabela Machado (escritora), Drª Luísa Januário (representante da DRE), Drª Livramento (representante da Câmara Municipal de São Vicente) e a Drª Maria da Paz (Delegada Escolar de São Vicente).

26


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

A aluna do 4º ano da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Porto Moniz, Ana Conceição Sousa, foi a vencedora e irá participar na prova regional.

Programa de Rádio “Educando” No dia 21 de Janeiro, pelas 13h00, os alunos dos concelhos de São Vicente e Porto Moniz participaram no Programa “Educando” da Rádio Jornal da Madeira, inserido no projecto Baú de Leitura. Com este programa pretende-se dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido no Projecto Baú de Leitura, bem como motivar os ouvintes para a leitura e a escrita lúdicas.

A aluna da nossa escola que participou neste programa foi a Carlota, do 4º ano e, este ano, homenageámos o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, através de algumas trovas relacionadas com a sua biografia. Profª Cátia 27


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Pede-se cada vez mais à escola que forme, instrua, socialize e, numa perspectiva mais ampla, que contribua para a formação da cidadania. Assim sendo, acreditamos que tal só será possível se houver uma relação cada vez mais estreita ente a escola, a família e a sociedade. Foi nesta linha de acção que surgiu esta iniciativa. Integrado na semana dedicada à vivência da quadra carnavalesca da Escola Básica com Pré-Escolar da Vila de São Vicente, foi pedido aos pais e a outras instituições locais que participassem neste espírito carnavalesco confeccionando um chapéu, usando toda a sua imaginação e criatividade. Este chapéu teria que ser elaborado com material reutilizável ou reciclado, uma vez que estas actividades surgem enquadradas no projecto Eco-Escolas. A Exposição teve um enorme sucesso não só porque apresentava um número elevado de chapéus como também uma variedade enorme de “modelos”, revelando assim muito entusiasmo e criatividade por parte de quem os confeccionou. O Facto do Excelentíssimo Senhor Presidente Da Câmara, alguns Vereadores e Encarregados de Educação estarem presentes na abertura da exposição, só veio realçar a importância desta iniciativa, facto que muito nos enalteceu e que deve ser motivo de orgulho para toda a escola. Para além disso tivemos um feedback positivo de quem por lá passou a ver a exposição e deixou a sua opinião registada no livro. Não podemos deixar assim de agradecer a todos os pais e escolas que participaram e tornaram possível esta exposição.

28


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O novo período começou com muitas actividades no âmbito deste projecto. A escola teve oportunidade de participar, através da sua coordenadora, no “Seminário Nacional do Eco-Escolas” que este ano decorreu em Coimbra. Apesar de muito preenchido e “pesado” foi um fim-de-semana muito enriquecedor e produtivo especialmente por dois aspectos: primeiro, possibilitou que se tomasse conhecimento de outras realidades e praticas ambientais que se estão a realizar quer ao nível das escolas quer ao nível dos municípios, havendo assim partilha de informação e saberes. O Painel foi variadíssimo e com participações de entidades muito pertinentes. Segundo,

foi

uma

oportunidade

de

conviver

com

outros

coordenadores das escolas do concelho, ficando desde já um agradecimento a Câmara Municipal de São Vicente pela forma como tratou de toda a nossa viagem e estadia. Valeu muito pela experiência que se ganhou. Para além do seminário em que a escola participou, também foi altura desta enviar o seu “Plano de Acção”, isto é. Identificar os problemas ambientais que a escola tem e planificar quais as medidas e actividades que pensa realizar para os resolver. A Escola também, enviou a sua inscrição para o projecto Escola de Energia. Muito trabalho feito mas ainda muito mais por fazer!!!

29


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O Encontro de Modalidades é onde as escolas da Madeira se encontram e tocam músicas. É no dia vinte e três de Março. Para actuarmos, tivemos de ensaiar muito. Ensaiávamos sempre que tínhamos música. Nos ensaios, o professor Rui queria que déssemos o nosso melhor, porém, às vezes andávamos na brincadeira. Mas entretanto, parávamos e começávamos a tocar. Esses dias foram cheios de trabalho, até que chegou o dia. Nesse dia, fomos para o autocarro e pusemo-nos a caminho para a Ponta de Sol. Quando chegamos à Ponta de Sol, encontramo-nos com a professora Sandra e com o professor Sérgio, que estavam com os seus alunos .Sabem, é que também fazem parte do nosso grupo. Como habituamo-nos às nossas baquetas levamo-las. Chegamos ao local e lanchamos. Acabamos de lanchar e estivemos a brinca rum pouco. Entretanto, chegou a altura de começar. Entramos e vimos algumas outras escolas a actuar. Quando foi o penúltimo grupo a actuar antes de nós, estivemos a aquecer. Como a quilo era num auditório, notava-se qualquer falha. Entretanto, quando chegou a nossa vez, ficamos nervosos, porém não houve motivos. No final, quando acabamos, o professor disse-nos que correu bem. No nosso grupo, não houve nenhuma falha, porque estávamos concentrados naquilo que estávamos a fazer. Depois ficamos a ouvir o resto dos outros grupos. Quando acabou, voltámos para a nossa escola todos contentes. Lá, na escola dissemos que foi divertido.

30


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Querido Pai

Dia do Pai

Meu paizinho querido,

Não há uma expressão exacta,

estás sempre comigo

Para definir o que quero e preciso de dizer…

nos momentos mais difíceis. E sempre disseste que és meu amigo.

Mas quem sabe agora consigo expor em palavras, O que estou tentando em pensamentos.

Quando tinha pesadelos, tu acordavas-me,

Posso chamá-lo perfeitamente de amigo,

davas-me carinho,

Pois cuida de mim há muitos anos,

e nos bracinhos

E nunca reclamaste disso, Até curtia todos os momentos aventureiros que junto tivemos

davas-me três beijinhos. Quando vamos ao cinema

Saiba que é maravilhoso ter alguém como tu,

ver um filme de terror,

Cuidando e amando…

Dás-me a mão E muito amor.

Saber que têm alguém que reza pelo simples Facto de estar tudo bem.

Foste para a Inglaterra, chorei demasiado por ti.

Alguém que se preocupa,

Fiquei na lua e distraída,

Que vela por meu sono.

esperando que chegasses e me desses um abraço enorme,

Tu tens as melhores qualidades de um pai,

e que não houvesse outra partida.

Não digo isto porque és meu pai, Mas porque eu sei como é ter alguém especial do meu lado.

Chegaste, deste-me amor e carinho, Pai eu amo-te muito, e desejo-te um Feliz Dia do Pai…

abraçaste-me e deste-me um beijinho. Ao Gabriel deste-lhe um carrinho. Quando eu nasci,

Miguel Rodrigues 4º Ano

Tu foste o primeiro a mudar-me as fraldas E, depois, ensinaste-me a dar palmas. Gosto muito de ti, Pai. Nataly 4º ano

31


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

A ilha da Madeira fica situada no Oceano Atlântico e é conhecida, em todo o Mundo, como a “Pérola do Oceano”, porque é uma ilha muito bonita. As suas belezas vão desde o mar até à serra, onde encontramos lindas flores, imensas árvores e muitos frutos, como: bananas, uvas, maracujás, mangas, abacates, entre outros. Além disso, o clima é ameno, as pessoas são simpáticas e, ao longo do ano, realizam-se várias festas que trazem muitos turistas à ilha. Estas festas são: o cortejo de Carnaval, a Festa da Flor, a Passagem de Ano e os arraiais que se realizam um pouco por toda a ilha. Quanto à gastronomia, a Madeira oferece diversos pratos: a espetada (em pau louro), a carne de vinho-e-alhos, o bolo de mel, o bolo do caco e as bebidas (o vinho e a poncha). O artesanato engloba o bordado Madeira e os trabalhos em vime. Destaca-se também o traje típico utilizado no folclore, onde se dança ao som do “Bailinho da Madeira”. A Madeira oferece também os passeios a pé pelas levadas e muitos monumentos que proporcionam aos turistas e madeirenses grandes oportunidades de lazer e diversão!

32


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O meu concelho chama-se São Vicente. Eu vivo no sítio do Rosário que pertence ao concelho de São Vicente. Neste concelho há muitas festas, tais como: a festa de Nossa Senhora do Rosário, no Rosário, que se celebra no primeiro fim-de-semana de Outubro; a festa de Nossa Senhora da Saúde, nos Lameiros e a festa de Nossa Senhora da Paz, nas Feteiras há. Todos os sítios e freguesias têm os seus Santos Padroeiros que são honrados com festas, todas elas com procissões acompanhadas com o Santo. Existem também muitas tradições, tais como: o cantar dos Reis, a visita Pascal e as Romarias de Natal. Nos costumes de São Vicente, a Gastronomia é muito rica. São muitos os pratos típicos, tais como: a espetada em pau de louro, o cozido, a sopa de trigo e de couve, o pão caseiro (rosquilha), os bolos de noiva, as broas de mel, o bolo de mel e o vinho da região. Na parte do Artesanato há o bordado Madeira e os trabalhos em vimes que são feitos pelas pessoas mais idosas. No meu concelho, muitas pessoas dedicam-se à agricultura, a cuidar na vinha, a plantar semilhas, batata-doce, feijão, couves, entre outros. Eu gosto de viver no concelho de São Vicente!

No nosso concelho nós celebramos muitos arraiais, sendo os mais conhecidos o arraial do Bom Jesus, o do Rosário e o de São Vicente. Nessas festas populares costuma-se fazer uma espetada, cantar e dançar. No Natal são várias as tradições: comer o bolo de mel, fazer as romarias , cantar os reis e comer bolo-rei. No dia 22 de Janeiro, celebramos a festa do padroeiro, o São Vicente , pelo que é feriado no nosso concelho. Nas semanas seguintes ao dia de Páscoa fazemos a visita pascal. Eu gosto das festas e tradições do meu concelho!

33


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O concelho de São Vicente está situado na Costa Norte da Ilha da Madeira. A sua orografia é muito acidentada e com montanhas muito altas. Uma parte dos seus habitantes trabalha na agricultura, sobretudo na cultura da vinha; também há alguns hotéis e restaurantes para receber muitos visitantes, estrangeiros e nacionais, que por aqui passam. Algumas das tradições do concelho são as visitas do Espírito Santo, o Natal e a Páscoa. No Natal é tradição ir à missa do galo, fazer um presépio e enfeitar uma árvore de Natal. No Espírito Santo é tradição o senhor padre e outras pessoas irem a quase todas as casas e, na Páscoa, é tradição oferecer ovos de Páscoa e mais algumas coisas. As festas do concelho são celebradas no mês de Agosto. Aqui há barracas de comes-e-bebes, muitos eventos musicais e culturais e, às vezes, uma barraca muito grande que é dos carrinhos-de-choque. Eu gosto muito do meu concelho!

Eu vivo num concelho muito bonito e calmo que se chama São Vicente. Neste concelho, comemora-se, no dia 22 de Janeiro, o dia do padroeiro São Vicente. Nos dias antes, há novenas em honra ao santo e, no dia 22, há uma missa em sua honra e uma pequena festa. As pessoas também costumam disfarçar-se se no Carnaval e fazer malassadas para lembrar o dia. A seguir à Páscoa temos, como tradição, a visita pascal, ou seja, o Espírito Santo que vem pelas casas das pessoas. É hábito as famílias se unirem para receber esta visita, onde vem o senhor padre que dá a bênção, músicos e saloias a cantar. É muito bonito e um dia alegre! Depois, no Verão, há uma grande festa na vila que dura uma semana. Enfeita-se a vila toda, há muita música, com cantores conhecidos e famosos, e muitas barracas de comes-e-bebes e de brinquedos. Por fim, temos o Natal que é muito importante, porque se comemora o nascimento do menino Jesus. Nesta época as casas são enfeitadas com o pinheirinho, o presépio e muitas luzes e, na noite de Natal, vamos à missa do galo.

34


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Há muito que se ouve falar de natação. Desde os primórdios que se utilizava quase inconscientemente a natação. Atravessar um rio, brincar nos lagos e ribeiras ou quem sabe navegar nos mares em busca de alimento. Todas estas acções precisavam, e continuam a precisar, de um treino que outrora não era tão divulgado. Com a mudança de mentalidades e atitudes a natação veio, ao longo dos tempos, adquirindo uma maior importância na nossa sociedade. Estudos comprovam que nadar não faz bem só ao nosso corpo, mas também à mente. De salientar que a natação é utilizada como auxiliar de fisioterapia ajudando a exercitar os músculos e articulações e a desenvolve-los de forma mais saudável. Com o intuito de criarmos jovens cada vez mais robustos, as escolas têm vindo a inserir no currículo da disciplina de Educação Física esta modalidade. Nestas aulas os alunos, além de se divertirem e socializarem-se uns com os outros, aprendem a perder o medo da água. Após a concretização deste primeiro

objectivo

considera-se educandos para

que estão

os aptos

apreenderem

normas

e

regras

as da

natação. Tudo isto não seria possível

sem

a

colaboração do Município e

de

todo

o

pessoal

docente e não docente que todos os dias labutam na piscina de São Vicente. Há que incentivar e estimular os jovens sempre, e cada vez mais, para a prática da natação dandolhes a conhecer que esta modalidade é considerada um dos exercícios mais completos da actualidade, podendo ser utilizada com finalidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares e tratamentos de problemas respiratórios. Não esquecendo nunca que saber nadar é um excelente meio de defesa contra afogamentos ou em operações de salvamento. Professor Lino Oliveira 35


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Cada vez mais a Educação Física assume um papel principal no desenvolvimento da criança. Não a pensar unicamente nos seus atributos físicos, mas a pensar no seu desenvolvimento global como criança e cidadão. Durante este trimestre os alunos da escola participaram em diversas actividades desenvolvidas pelo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar , órgão que coordena toda esta actividade. Assim em Janeiro, 16 alunos, divididos em duas equipas, uma masculina outra feminina, participaram na fase de apuramento concelhio de futebol. Esta actividade, a exemplo das outras, realiza-se no Complexo Desportivo de Água de Pena. A equipa masculina da escola ficou em primeiro lugar, apurando-se para os Jogos Desportivos Escolares. Ainda durante este trimestre houve o apuramento concelhio em andebol e basquetebol com a escola a participar sempre com duas equipas. Por outro lado também esta escola está encarregue de representar o concelho na cerimónia de abertura dos Jogos Desportivos Escolares. Evento que se realiza a 27 de Abril no estádio dos Barreiros. Desde já convido todos os encarregados de educação (principalmente aqueles que têm os seus educandos a participarem) a se deslocarem a este recinto desportivo para poderem verem e admirar esta cerimónia. Professor Egídio Martins Na sequência do projecto “miniBasket”, durante o segundo período também estavam programados jogos. Infelizmente os alunos só tiveram a possibilidade de concretizar um jogo no mês de Janeiro. Devido à forte tempestade que se fez sentir na ilha da Madeira no passado dia 20 de Fevereiro, todos os jogos foram adiados por tempo indeterminado, pois as condições do pavilhão onde se realizavam, não são de todo favoráveis à prática desportiva. Os alunos jogaram com entusiasmo e demonstraram boas capacidades de domínio de jogo. É notória a sua progressiva evolução e principalmente a alegria que demonstram nesta actividade.

36


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Projecto da Sala Amarela A sala amarela iniciou no mês de Novembro um pequeno projecto que com o passar do tempo tornou-se num grande projecto: elaborar um livro para cada criança e sobre cada criança. Este livro tem o titulo de “ O que eu sei sobre mim...”

Nas idades dos três e quatro anos as crianças gostam de ter a atenção centradas nelas próprias, por isso nada melhor do que cada um ter um livro de forma a registar tudo o que lhe diz respeito. Começamos por trabalhar a identidade de cada um, o sexo a que pertence, a idade e o nome. De seguida partimos na descoberta do nosso corpo: conhecer as diferentes partes do corpo e saber nomeá-las correctamente em si e nos outros, conhecer também as suas potencialidades e os seus limites. Trabalhamos ainda as nossas preferências e gostos, a cor preferida, a brincadeira predilecta, quem são as primeiras grande amizades...Agora estamos a trabalhar as nossas famílias, descobrimos que umas são grandes e outras são pequenas, mas que são as famílias de cada um. Desta forma temos contactos com a realidade uns dos outros e aprendemos a respeitar as diferenças. Neste livro utilizamos diferentes técnicas: recorte e colagem, desenho, pintura, carimbagem, etc. Aprendemos canções, poemas, lengalengas para que o nosso vocabulário seja cada vez mais rico e diversificado.

37


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

As crianças estão a aderir com entusiasmo as actividades propostas e nota-se uma preocupação por parte dos mesmos na construção do seu próprio livro, manifestam gosto e orgulho no que realizam. Na planificação destas actividades tivemos em conta as grandes áreas de desenvolvimento: Formação pessoal e social, Expressão e Comunicação e o Conhecimento do Mundo.

Este livro será futuramente um bom registo do crescimento de cada uma destas crianças tanto fisicamente como intelectualmente.

38


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de S達o Vicente

Fomos ao teatro Todos os da sala amarela e da sala azul. A sala ficou escura.

39


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Eles fizeram partidas. Esconderam as caixas dos amigos. Os diabretes fizeram muitas partidas ao Miguel e à Carlota. Eles cantaram e dançaram.

Fomos na carrinha grande. Gostamos muito de ir ao teatro. A peça de teatro era “amigos e diabretes”. Na sala fizemos os desenhos do teatro.

40


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de S達o Vicente

O dia do pijama.

41


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Um dia muito divertido e diferente para nós. Gostei de mostrar o meu pijama. O pijama veio à escola. Gostei muito dos pijamas dos meus amigos.

42


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Olá, bem vindos à sala azul!!

Os meninos da sala azul começaram o novo período com muita alegria, vontade de trabalhar e conviver. Para marcar logo o inicio do novo ano começamos por visitar toadas as salas para cantar os “reis” pensamos que ninguém estava a nossa espera!! Poucos dias depois fomos varrer os armário..ainda conseguimos uns docinhos!!

Também tivemos oportunidade de ir ao Teatro ver a peça “Amigos e diabretes” juntamente com a sala amarela.

43


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Foi muito divertido e enriquecedor pois aprendemos algo mais sobre o valor da amizade!! Mas as saídas não ficaram por aqui …também tivemos um convite para ir a Escola Secundária assistir a um “Auto De Natal”, e é claro que nós aceitamos o convite com muita alegria.

Entretanto chegou o Carnaval… quadra de muita folia mas também de muito trabalho para confeccionar os fatos. Infelizmente, devido ao estado climatérico não pudemos desfilar pela vila de são Vicente. Contudo não nos deixamos afectar pelo mau tempo… Trouxemos disfarces de casa e fizemos a festa na escola.

Soube bem ser super herói ou princesa por um dia!! Contudo a nossa “vida” Não é só saídas... Temos trabalhado muito!

44


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Como já algum tempo havia um grupo de meninos que tinha curiosidade de saber mais sobre os vulcões então decidimos investigar e fizemos o projecto sobre os mesmos, construímos um vulcão com pasta de papel e até fizemos a experiência da lava!

É evidente que nestas idades atrás de uma curiosidade vêem logo outras perguntas e outros desafios. Começaram a surgir perguntas se haveria outros planetas com vulcões ou se haveria mesmo pessoas noutros sítios e já está… surgiu logo o projecto sobre o sistema solar. Assim durante algumas semanas os meninos procuraram saber mais sobre o universo: viram filmes, livros e descobriram que existiam outros planetas para ale do nosso. Decidimos então construir um placar com os planetas que já tínhamos descoberto e também recriar o sistema solar na própria sala chegando mesmo a construir um foguetão e tudo. Usamos material reciclado como CD e jornais e todos sentiram que aprenderam muitas coisas.

Mas vamos continuar a fazer as nossas descobertas, até já estamos a preparar uma peça de teatro com fantoches… mas se quiserem saber mais só na próxima edição deste jornal, haaa!!!

45


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Espaço destinado a homenagear as crianças que se destacaram por terem sido exemplares no cumprimento das regras da escola, respeitadoras e que revelaram bom aproveitamento.

Gonçalo Nuno Joana Carolina Tiago Inês Cristiano Gil Beatriz

Nicole Beatriz Marian Valéria Niza Ricardo Sérgio

Mariana Pacheco Tânia

46


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

José Manuel Inês Raquel Carolina Beatriz Araújo Carlos Miguel

Gonçalo Inês Bruno Brazão Vanessa Cristina Marisol Alexandre Rodrigo

Maria Antónia Carlota Ângela Susana Jéssica Diana Micaela Nataly Ana Catarina Cláudia Marisa Mariana Paulina

47


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Actividade de Natal “Meia-noite em Belém” No âmbito das disciplinas de Expressão Plástica, Dramática, Corporal e Musical, Animação Sociocultural e Português, elaborámos e representámos um projecto relacionado com a “festa” madeirense no seu valor mais simples e simbólico. Este projecto intitulou-se “Meia-Noite em Belém”. Foi representado pela primeira vez à comunidade escolar, no dia 18 de Dezembro de 2009, visto que teve uma boa aceitação e foi considerado um projecto interessante, foinos proposta uma nova representação que se realizou no dia 20 de Janeiro de 2010. Para esta última foram convidadas as entidades do nosso concelho, desde o Presidente da Câmara Municipal, vereadores, Presidentes das Casas do Povo e Presidentes das Juntas de Freguesia, bem como as entidades envolvidas nos nossos estágios. De salientar o facto de também termos convidado para assistir à representação crianças do préescolar e idosos, pois são o público-alvo com que, provavelmente, iremos trabalhar no futuro. Mas também porque são duas gerações diferentes com interesses comuns, o tema abordado e o entretenimento. Um dos principais objectivos para estarem juntos os idosos e as crianças é relembrar e prevalecer os valores e tradições do passado, transmitindo aos mais jovens esses mesmos valores para que não se percam e cada vez mais se desenvolvam nas gerações futuras. Pois o espírito do Natal para os mais jovens hoje em dia é bem diferente, vão-se esquecendo as tradições e dando mais importância ao que é material, no entanto para os idosos esta época é um momento para reviver as tradições do presépio, do nascimento do salvador do mundo, valores que se estão perdendo. Este projecto fez-nos sentir uma grande satisfação e realização pessoal, pois o público mostrou interesse e emoção pelo nosso trabalho e até referiram que queriam mais. As alunas do Curso Profissional de Animador Sociocultural Escola Básica e Secundária Dª Lucinda Andrade – São Vicente 48


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Na passada segunda-feira, dia 18 de Janeiro, a Malta do Diário veio à nossa escola. Foram várias as actividades que os senhores e as senhoras realizaram com todos os alunos da escola: os alunos da Pré fizeram um trabalho com colagens alusivas ao Inverno; o primeiro e o segundo anos realizaram experiências e o terceiro e o quarto anos fizeram um pequeno texto intitulado “ A vida dos Pescadores”. Após o lanche, houve muita animação no exterior da escola, com música que nos fez dançar durante algum tempo. Foi nesta altura que apareceu entre nós a namorada do Panda, uma ovelha branquinha e muito simpática que dançou connosco. Esta visita da Malta foi uma grande surpresa para nós, pois fez com que a nossa tarde fosse fantástica!

No passado sábado, dia 20 de Fevereiro, aconteceu na nossa ilha uma grande tragédia, devido à chuva que caiu durante todo o dia. As zonas mais afectadas pelo temporal foram, principalmente, o Funchal, a Ribeira Brava e Câmara de Lobos. Estes concelhos tiveram prejuízos nas casas e nos carros e muitas pessoas perderam a vida. Outras pessoas ficaram desalojadas e muitas ainda estão desaparecidas. A chuva foi tão forte que fez com que as ribeiras, do lado sul da ilha, transbordassem e destruíssem tudo o que encontraram: casas, carros, pontes, estradas lojas…

49


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Muitos lugares, como a baixa do Funchal, a Serra de Água, a Tábua e o Curral das Freiras ficaram irreconhecíveis, com tantas pedras e lama. Além disso, a chuva também provocou muitas derrocadas que caíram em cima de muitas casas e nas estradas. Com toda esta situação que já “corre o mundo”, existe agora uma onda de solidariedade para ajudar a Madeira. Desde o primeiro-ministro (José Sócrates) até aos jogadores de futebol, às tropas do Exército e a todo o país, a ajuda chegou e continua a chegar à nossa ilha. Esperamos que tudo seja reconstruído o mais rapidamente possível, para que a ilha da Madeira volte a ser a “Pérola do Oceano”!

50


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Ajuda o coelhinho a chegar até à cesta.

Encontra os 7 erros nos coelhinhos pilotos e, em seguida, pinta a teu gosto.

51


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de Sรฃo Vicente

Liga os pontos para veres a figura do nosso grande amiguinho na Pรกscoa!

Tenta encontrar nesta Sopa de Letras, as seguintes palavras:

Coelho Pรกscoa Guloso Chocolate Manhoso

52


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de S찾o Vicente

Decifra o enigma escondido nos c처digos abaixo e descobre a mensagem. Boa divers찾o!

Descobre a sombra que pertence ao coelho aos seus ovos.

53


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de S達o Vicente

Diverte-te a colorir este desenho!

54


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

O que os mais pequeninos também sentem! Mesmo os mais pequeninos, apesar de viverem intensamente a brincadeira, sentiram a partida que a natureza fez à nossa ilha. No entanto, também têm a capacidade de dizer: -A Páscoa está a chegar e a ilha vai voltar a ficar linda e doce. Feliz Páscoa!

A Páscoa a chegar e vamos voltar a sorrir e a viver muitas alegrias.

A Solidariedade é um sentimento de ajuda e amizade. Existem muitas Instituições de Solidariedade Social, por exemplo, a Cáritas. Esta Instituição bastante tem contribuído para ajudar as pessoas que sofreram danos com a tempestade ocorrida no dia 20 de Fevereiro, na Madeira.

55


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

A minha escola também foi solidária para as pessoas afectadas, fazendo um pedido a todos os alunos e professores para contribuírem com bens alimentícios, higiénicos e de vestuário. Eu, geralmente, gosto de contribuir com causas solidárias. No Natal, por exemplo, adquiro a Leopoldina e a Popota por uma boa causa.

Solidariedade é o acto de ajudar o próximo. Ser solidário é saber as necessidades do outro e estar pronto para ajudá-lo. Essas necessidades podem ser a nível da alimentação, da higiene, de transporte, entre outras. É preciso ajudar os outros, porque amanhã podemos ser nós a precisarmos de ajuda.

Com a catástrofe que houve na nossa região, muitas pessoas ficaram sem nada. Algumas sem casa e bens essenciais, outros sem os seus familiares. Por isso, gerou-se uma onda de solidariedade. Solidariedade é ajudar as pessoas com aquilo que elas precisam, por exemplo, roupas, alimentos e apoio psicológico, sem querer nada em troca.

56


Pombo Correio

EB1/PE da Vila de São Vicente

Um exemplo de Solidariedade está a acontecer aqui na Madeira. A tempestade que assolou a Madeira, na semana passada, fez muitas vítimas e desalojados. E então outras pessoas logo se dispuseram a ajudar aquelas que foram afectadas pelo mau tempo, dando apoio moral, comida, roupa e ajudando nas limpezas das enxurradas. Portanto, solidariedade é ajudar, compreender, partilhar o melhor que nós temos com aqueles que estão a passar por momentos muito difíceis.

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.