Boletim Informativo CNTRV-CUT || abril de 2016

Page 1

Artistas, intelectuais, juristas e lideranças sindicais soltam o verbo contra o golpe pág. 03

Eduardo Cunha: o rosto por trás do golpe contra os trabalhadores

pág. 04 Boletim Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT Edição de abril de 2016 | fb.com/cntvcut | www.cntv.org.br

60 mil pessoas estiveram em ato pela democracia na praça da Sé, na capital paulista

Sindicalistas alertam: Por trás do Impeachmant está a retirada de direitos dos trabalhadores

pág. 03


2 | Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT

O QUE A JUVENTUDE BRASILEIRA CONQUISTOU NOS ÚLTIMOS 12 ANOS? A presidenta da Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), Cida Trajano, publicou em diversos sites e páginas oficiais um artigo chamando a atenção da juventude brasileira sobre conquistas importantes nos últimos 12 anos e que impactam diretamente na vida dos e das jovens.

VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO

Essa política inflou os salários em setores com forte incidência de primeiro emprego, como é o caso do ramo vestuário.

EDUCAÇÃO

O número de jovens nas universidades triplicou e a conclusão do ensino médio aumentou em 200%. Cursos como Medicina e Engenharia deixaram de ser privilégio das famílias ricas.

EMPREGO E AUTONOMIA FINANCEIRA

O aumento da oferta de emprego para pessoas jovens e o aumento da massa salarial fizeram com que a juventude pudesse consumir bens duráveis sem que fossem presentes de “papai” e “mamãe”.

PROGRAMAS SOCIAIS O programa “Minha Casa, Minha Vida” fez com que milhares de jovens pudessem ter uma moradia decente sem ter que sair mundo afora em busca de oportunidades jamais encontradas tão próximas de casa. Acesso à internet e a computadores portáteis também só foram possíveis por meio de programas do governo. O Bolsa Família representa a certeza que a fome jamais voltará a afetar as futuras geração.

O QUE DIZEM SOBRE O IMPEACHMANT, MAS A MÍDIA NÃO MOSTRA: “O que está em andamento no Brasil hoje é uma tentativa revanchista de antecipar 2018 e derrubar na marra, via Judiciário politizado, um governo eleito por 54 milhões de votos. Um golpe clássico”. Wagner Moura, ator Está muito claro para a comunidade jurídica brasileira” que não há embasamento constitucional no pedido de impeachment. Jurista Luiz Moreira Gomes Júnior

“Eu vejo gente aqui no palanque, na praça, gente da minha geração que viveu 31 de março de 1964. Mas vejo, sobretudo, uma imensa juventude que não era então nem nascida, mas conhece a história do Brasil. Então, estou aqui para agradecer a vocês que me animam a acreditar que não, de novo, não. Não vai ter golpe”. Chico Buarque, cantor e compositor

“Crime é chegar ao poder sem eleição” Lula da Silva, ex-presidente


Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT| 3

Impeachment x

Retirada de direitos Qual a relação desses dois?

O Congresso Nacional e o Senado implementaram uma agenda de retrocessos e retirada de direitos dos trabalhadores. O que impede essa agenda de seguir adiante são os deputados(as), senadores(as) de partidos de esquerda, como PT, PCdoB, PSOL e outros, além da mobilização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e suas entidades filiadas. Com Dilma na presidência da República, as chances de veto de leis que prejudicam os trabalhadores

1

. Regulamentação da tercei-

rização sem limite permitindo a precarização das relações de trabalho (Câmara: PL 4330/2004 - Senado PLC 30/2015) . Impedimento do empregado demitido de reclamar na Justiça do Trabalho (Câmara: PL 948/2011 e PL 7549/2014) . Extinção da multa por demissão sem justa causa (Câmara: PLP 51/2007 - Senado: PLS 550/2015) . Fim da exclusividade da Petrobrás na exploração do pré-sal (Câmara PL 6726/2013) . Privatização de todas as empresas públicas (Senado: PLS 555/2015)

2 3

4 5

são maiores, o que certamente não aconteceria se o Presidente fosse alguém ligado à bancada dos empresários como Michel Temer, Eduardo Cunha, Aécio Neves dentre outros articuladores do impeachment. Atualmente, cerca de 55 dos projetos que tramitam na Câmara dos Deputados ou Senado representam algum tipo de prejuízo para os trabalhadores ou para a democracia. Nesta edição do boletim da CNTRV, vamos conhecer cinco deles:


4 | Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT

Afinal, qual o crime que Dilma cometeu? Sem crime, não pode haver acusação, sem acusação não pode haver investigação, sem investigação não pode haver condenação e sem condenação não há impeachment e sim, um golpe!

Muitos políticos de oposição ao governo, assim como a maioria do grandes veículos de comunicação, tentam fazer com que o povo brasileiro pense que Dilma é corrupta. Mas ela não é. A operação Lava Jato não apontou nada contra a presidenta, mas, ao contrário de Dilma, muitos membros da Comissão de Impeachmant são réus em processos de corrupção, como é o caso de Eduardo Cunha, por exemplo. As chamadas pedaladas fis-

cais, principal acusação contra Dilma, não se enquadram em crime de corrupção e não passa de uma ação contábil para equilibrar contas. Se a presidenta errou, seu vice Michel Temer também o fez, assim como quase todos os governadores e prefeitos brasileiros. Dilma foi eleita com mais de 54 milhões de votos e ela só pode ser impedida de exercer seu mandato, caso seja condenada por algum crime contra a Constituição Brasileira.

O VILÃO DO GOLPE: EDUARDO CUNHA

- Deputado Federal pelo PMDB do Rio de Janeiro; - Acusado de fraudes em companhia de habitação do Rio de Janeiro; - 22 processos em andamento no STF; - Réu na Operação do tesoureiro PC Farias; - Manobrou contra os trabalhadores para aprovar a terceirização em setores fins das empresas, o que acabaria com direitos históricos como carga horária, férias, décimo terceiro, FGTS, além de achatar os salários.

Quem informa a população brasileira sobre o Impeachmant? REDE GLOBO DE TELEVISÃO A emissora propaga o ódio contra o PT e esconde a verdade sobre PSDB, PMDB, DEM e outros partidos apoiadores do impeachmant, cujas principais lideranças são rés ou estão sob investigação na Operação Lava Jato. A família Marinho, dona da concessão pública do canal, apoiou o Golpe Militar de 1964.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.