Gazeta Penhense edição 2606 - 29/04 a 06/05/23

Page 1

São

São Paulo Leste

Viaduto que liga Marginal à Tiquatira interditado pelo incêndio

Shopping Penha promove campanha promocional de Dia das Mães

A cada R$250 em compras, o cliente ganha uma canga pareô estampada

O Shopping Penha, realiza campanha compre e ganhe, em comemoração ao Dia das Mães. A promoção “Amor que Envolve”, começa no dia 28 de abril e vai até 14 de maio.

A cada R$250 reais em compras nas lojas participantes, o cliente pode participar da promoção. Basta levar a nota fiscal ao posto de troca, localizado no Piso Térreo, em frente à loja Clube Melissa e escolher entre os dois modelos de cangas pareô estampada.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou o Viaduto Domingos Franciulli Netto (antigo Viaduto General Milton Tavares de Souza), o viaduto que liga a Marginal Tiete à av. Governador Carvalho Pinto, em decorrência do incêndio na Comunidade Chaparral/Kampala. O incêndio foi embaixo do viaduto.

Esse mesmo viaduto já tinha sido interditado em 13 de janeiro para obras. Com o fechamento do viaduto, quem precisa acessar a Tiquatira ou a Penha deve acessar a rua Basuca, depois pela rua do Túnel, continuar pela avenida Gabriela Mistral. Com o fechamento do viaduto, à av. Gabriela Mistral e a rua do Túnel tem seu trânsito aumentando em algumas horas do dia, um certo congestionamento.

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Pensando nisso, nós estamos promovendo a campanha ‘Amor que Envolve’ para fomentar as vendas do empreendimento. Com essa promoção, as pessoas podem colecionar e presentear as mães com um mimo, disponível em duas es-

tampas”, pontua Renata Barros, gerente de marketing do Shopping Penha.

A promoção acontece entre os dias 28 de abril e 14 de maio, nas lojas participantes. Para mais informações acesse https://shoppingpenha.com.br.

Serviço: Campanha promocional Dia das Mães

Data: De 28/04 a 14/05

Endereço: Rua Dr. João Ribeiro, 304 - Penha de França.

Metrô recebe a exposição

de Ida Feldman

Produção reúne elementos das estações do Metrô e seus arredores para mostrar a dinâmica da cidade paulista

Desde quarta-feira (26), a estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelho do Metrô, recebe a exposição “O passado me trouxe até aqui”, de Ida Feldman. A mostra contém 19 ilustrações inéditas no estilo eclético da artista, que retrata a cidade paulista e suas referências, como o Metrô de São Paulo. A exposição fica disponível aos passageiros até 28 de maio, no horário comercial, das 04h40 à meia-noite.

Ida Feldman é passageira assídua do transporte metroviário desde sua chegada à cidade de São Paulo. Na exposição, a artista utiliza colagens, que misturam elementos da cultura pop, marcos históricos e imagens, para demonstrar a dinâmica da cidade, transitando pelas estações do Metrô e seus arredores. As ilustrações

mesclam cores vibrantes e contrastes marcantes a partir de recortes de mapas, bilhetes, fotografias e outros elementos gráficos.

A ação é uma parceria entre a artista, Ida Feldman, e o programa Linha da Cultura, do Metrô de São Paulo.

SERVIÇO: exposição “O passado me trouxe até aqui”

Data: de 26 de abril a 28 de maio

Horário: horário comercial, das 04h40 à meia-noite

Local: Estação Tatuapé

61 Ano
Internet: www.spleste.com.br email: spleste@spleste.com.br
Diretor: eugênio Cantero Sanchez
61 - SÃo PAULo, 29 De ABrIL A 6 De MAIo De 2023 - n º 2606
2647-7777 e 2647-7794
GP Ano
Fone:
REGIÃO ESTÃO NESTA EDIÇÃO
Gazeta de
Miguel AS MELHORES OFERTAS DE IMÓVEIS DA
“O passado me trouxe até aqui”,
foto Cantero

Milanesa especial I

O bife à milanesa ficará mais gostoso, se misturar a farinha de rosca com um pouco de manjericão picado e dentes de alho bem amassados.

Milanesa especial II

Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, em claras batidas e na farinha de rosca. A clara não deixa que se forme aquela espuma durante a fritura. Lembrando sempre que os bifes à milanesa devem ser fritos em fogo brando.

Rua Afonso Porto em Artur Alvim será interditada para obras

Para que os ovos cozidos não esfarelem ao serem cortados, passe a faca em água fria corrente, antes de cortá-los.

Bife mais macio

O bife vai ficar mais saboroso e mais macio, se adicionar um pouco de óleo no tempero. Depois é só fritar como de costume.

Peixe frito

Coloque um ramo de salsinha no óleo de fritura do peixe. Ele ficará mais cheiroso e gostoso.

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET vai monitorar o trânsito nas imediações da Rua Afonso Porto, que será interditada entre as ruas Dr. Luís Aires e Galileu Menon, em Artur Alvim, zona leste da cidade, a partir de quinta-feira (27), para obras em galerias de águas pluviais da Subprefeitura Penha, com duração prevista de 60 dias.

Alternativas - Os veículos de-

verão seguir pelas ruas Galileu Menon e Maciel Monteiro.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue no telefone SP156.

A carne de peru fica mais crocante e com sabor mais apurado se pincelar mel depois de assado.

O bolo de carne fica mais gostoso quando a carne é moída com um pouco de toucinho defumado.

Mais nutritivo

Antes de empanar carne de frango, porco ou peixe, misture algumas colheres de sopa de germe de trigo à farinha de rosca.

Batatas cozidas

As batatas ficam com um gostinho especial se forem cozidas em água com cravo-da-índia.

Panela de pressão

Para que a casca do feijão não entupa a válvula da panela de pressão, acrescente um pouquinho de óleo à água.

Espalhe Sal

Antes de fritar, espalhe sal por toda a frigideira ou panela. Assim evitará que espirre óleo.

Frango assado

Unte a pele do frango com maionese antes de levá-lo ao forno para assar. A pele vai ficar bem dourada!

Eliminando traças

Para eliminar as traças, ponha cravos inteiros nos bolsos de casacos e nas gavetas dos armários.

EDITORA PENHENSE LTDA

C.N.P.J. 61.296.232/0001-23 R. Carlos Meira, 412 - CEP 03605-010 Fone: 2647-7777 / 2647-7794

SEMANÁRIOS

São Paulo Leste Fundação: 15/01/94

Gazeta Penhense Fundação: 07/04/63

Gazeta de São Miguel Fundação: 14/02/87

FUNDADOR: FRANCISCO CANTERO

Diretor Superintendente: Eugênio Cantero Sanchez (MTPS Nº 64)

Diretores:

Marcelo Almeida Cantero

Marcio Almeida Cantero

Conselheiros: Abel Ferreira Castilho

Reinaldo de Moraes

Filiado à Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo e Associação dos Jornais da Zona Leste

Página 2 - São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 São Paulo Leste G O MELHOR DA REGIÃO Gastronomia
Molhe a faca Mel
Bolo de carne

Jornais de Bairros visitam gabinete do vereador Thammy Miranda

Áries

Dinheiro é assunto em destaque neste período. Ponha seus planos em prática e descubra novas formas de administrar as suas finanças. Pratique exercícios e cuide de sua saúde.

Touro

O vereador Thammy Miranda discutiu, em seu gabinete, na quarta-feira, dia 26, os problemas, colaboração e solicitações dos jornais de bairro junto à Câmara Municipal e à Prefeitura.

Disse ter ciência da importância dos veículos regionais e que envidará esforços para atender à imprensa “que presta inestimáveis serviços à população de suas regi-

ões”. A chefe de gabinete, Cris, mediou a reunião e proporcionou a oportunidade de todos se manifestarem. Ao final, o vereador Thammy Miranda se disse satisfeito com a visita e enalteceu a importância do encontro.

Participaram representantes de jornais de todos os quadrantes da cidade, Zonas, Norte, Sul, Leste e Oeste.

VOCÊ PRECISA SABER DISSO...

CURIOSIDADES SOBRE A PENHA

Não aja de maneira competitiva. Tenha coragem de expor os seus pontos de vida, mas tome cuidado para não magoar ninguém. No amor, o entendimento deve ser perfeito.

Gêmeos

Período é excelente para entendimentos com a pessoa amada. Favorável também para os relacionamentos familiares e com os amigos. Tenha cautela com ciúmes infundados.

Câncer

Neste período poderá precisar do auxílio de pessoas amigas. Não hesite em procurá-las. Seu lado familiar estará mais favorecido. Aproveite para descansar e colocar em dia a sua saúde.

Leão

Invista em sua carreira profissional. Período favorece aos estudos e ao crescimento pessoal. Não cultive o ciúme e a inveja. Saiba aproveitar as oportunidades que a vida está lhe oferecendo.

Virgem

Procure viajar, ler e tratar com pessoas inteligentes. Tenha cautela no trabalho e evite discussões desnecessárias. Evite pessoas pessimistas. Bom para lidar com assuntos relacionados a dinheiro.

Libra

Cuidado com as novas amizades principalmente com aquelas que parecem ser um novo romance. Procure ser honesto consigo mesmo e siga a sua intuição. Cautela com assuntos financeiros.

Escorpião

Valorize a pessoa amada e seu relacionamento. Se estiver só, possibilidade de conhecer alguém interessante. Não tenha medo e procure ser feliz. Não cultive o mau humor. Cuide de seu dinheiro.

Sagitário

Use a diplomacia para conseguir o que você deseja. Não tenha medo de expor as suas opiniões. Cautela no trato de assuntos relacionados com dinheiro e trabalho. Aja sempre honestamente.

Capricórnio

Possibilidade promoção no trabalho. Excelente fase para o amor. Procure ser prestativo e exercitar o seu lado altruísta. Cuide da sua saúde, principalmente na alimentação.

Aquário

Tenha cuidado com mal-entendidos em relação à pessoa amada. Procure não ser possessivo. O período pode ser bom para as viagens em geral e o relacionamento com pessoas estranhas.

Peixes

Agitação na rotina de trabalho. Talvez seja necessário mudar os hábitos e aprender a trabalhar em equipe. O período pede cautela para tratar de assuntos ligados a dinheiro e negócios.

É bem possivel que muitos dos nossos leitores saibam pouco sobre a Penha. Fomos pesquisar um pouco sobre a história do bairro e descobrimos que seu nome vem do Espanhol e significa rocha, penhasco, pois a região possuia uma localização privilegiada por ficar em uma colina cercada por dois rios desde a formação de seu primeiro povoado. Hoje estes rios são conhecidos como Tietê e Aricanduva. O nascimento da Penha se confunde com uma lenda que faz parte da sua fundação onde um francês, católico devoto, carregando uma imagem de Nossa Senhora seguia viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro e acabou pernoitando na colina ainda sem nome. Seguindo viagem no dia seguinte, deu por falta da imagem e, ao retornar pelo mesmo trajeto, encontrou a estátua no alto da colina. O mesmo se repetiu na segunda noite de sono do viajante que acabou interpretando o fato como sendo o desejo da Santa de permanecer naquele local. A noticia espalhou-se transformando aquela colina em um centro de peregrinação. A igreja foi finalizada em 1667 hoje conhecida como Santuário da Penha ou Igreja Velha da Penha e em torno dela cresceu o povoado, hoje um importante bairro da Zona Leste de São Paulo.

Conta-se ainda um outro milagre: - um bispo do Rio de Janeiro em 1687 queria levar a imagem da Santa para um convento recém construído. No dia do translado da imagem, os devotos penhenses puseram-se a chorar na capela fechada. De repente as portas se abriram sem serem tocadas por alguém e a imagem pode ser contemplada em seu interior. Diante disso o bispo desistiu de levá-la dali. Isso explica a importancia da majestosa Igreja no topo da atual conhecida Ladeira da Penha. Ela é a nossa pedra fundamental. Aonde tudo começou. Fico agora imaginando a Penha de outrora, antes da explosão demográfica e da chegada da diversidade religiosa... um dos poucos bairros que

ainda conserva parte de sua tradição, mantém caracteristicas de uma cidade pacata de interior com pitadas de modernidade. Hoje tem até loja de moda evangélica, hospital dos óculos e uma dezena de acidentes de trânsito principalmente de caminhões pesados que insistem subir até o alto da colina, que não tem sinalização proibitiva visível, e muitas vezes perdem o freio, como aconteceu na subida da Frei Germano pouco tempo atrás. Por outro lado, o alto fluxo de carros vindos da Ladeira da Penha que se afunilam no topo da colina requer hoje tanto a nossa atenção para evitar acidentes que mal sobra tempo para reverenciar o Santuário onde tudo começou..que pena!

(Lindaura Ambrosio, da Redação)

Participe você também desta coluna informando o que de bom e de ruim está acontecendo no seu pedaço. Envie email para canaldoleitorgazeta@gmail.com Obrigatório conter nome completo e RG.

São Paulo Leste São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 3 G
foto divulgação fotos divulgação

Durante este mês de Abril, em todas nossas edições semanais, fizemos alusão à nossa história como órgão de Imprensa regional que atinge os 60 anos de circulação. Não foram anos fáceis, mas foram valentemente enfrentados, graças à participação frequente de nossos leitores e anunciantes. Gazeta Penhense é hoje um dos jornais mais tradicionais da cidade de São Paulo e perdurar por tantos anos de circulação não é fato comum na história da Imprensa, basta lembrar quantos títulos de jornais surgiram nesses últimos 60 anos, mesmo entre os “Diários” que, embora valorosos como grandes jornais, por diversos motivos, tiveram que interromper suas periodicidades.

Com certeza, a importância da Zona Leste, como região das mais progressistas da capital, tenha permitido nossa atividade durante esse longo período. Suas entidades sociais, seus empreendedores, sua população, sempre crescente e trabalhadora, são valores inegáveis que permitiram nossa longa jornada. Agora, é agradecer ao prestígio e ao apoio recebidos e estarmos prontos para os desafios que se apresentarem pela frente. Gratos a todos.

EUGENIO CANTERO SANCHEZ

Deputada Federal Keiko Ota recebeu prestação de contas de

ao Hospital

Dia da Penha

Fone: 2294-8088 / Fax: 2293-5325

Rua Antonio Lobo, 95/103 - Penha

www.istambul.com.br

A deputada federal Keiko Ota, participou na quinta-feira (27), de ato realizado no Hospital DIA da Penha, que teve por objetivo a prestação de contas da Emenda Parlamentar destinada à compra de equipamentos para utilização naquele Hospital.

Na ocasião e por oportuno a deputada recebeu, da direção do Hospital, todos os detalhes relativos à ecomicidade aplicada para a compra dos aparelhamentos, onde demonstrou grande satisfação com a economia e modelo apresentados na efetiva prestação de contas, momento em que também foi homenageada, pelo magnifico investimento, por parte do Conselho Gestor de Saúde, Conselho participativo e usuários do SUS presentes.

Participaram do evento representantes da Supervisão Técnica de Saúde – Penha, Conselho Gestor de Saúde - SECONCIConselho Participativo da Penha, membros da Comunidade, além de usuários do SUS.

Página 4 - São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 São Paulo Leste G
Theodoros daris & Cia.
Desde 1953
LTda.
Encerramos ABRIL com um VIVA a nossos 60 anos
emenda parlamentar
foto: divulgação

Na véspera de feriado o Shopping Penha traz atração gratuita para as crianças

Cícero, Heitora e Prático, mais conhecidos como “Os três porquinhos”, resolvem ter sua independência e avisam sua mãe que irão se mudar. Cada um deles está à própria sorte e deverão montar suas casinhas da maneira que acharem conveniente. A história clássica todos já conhecem, assim como diversas abordagens cênicas e didáticas, porém esta versão da Cia Cambaio apresenta um Lobo Mau, dançarino de tango, que não vê a hora de comer um leitão assado.

Serviço: Palco Cultural

Onde: Praça de Alimentação, Rua Dr. João Ribeiro, 304Penha de França.

Programação: Contação de Histórias

30/04 - “Os 3 Porquinhos”

Carmens espetáculo de Ballet

“Carmens” surgiu no ano de 2022 como proposta para três bailarinas muito talentosas da nossa escola. A obra é uma releitura de uma coreografia de mesma música feita em 2019, por Luiza Valesi, para o espetáculo “Elas”, o qual retratava mulheres históricas. Na nova estrutura coreografada por Luiza Valesi ainda, o trio, baseado na alegria e

autenticidade de Carmen Miranda, traz junto a um mix de duas de suas músicas, as bailarinas Carolina Gasparini, Malú Ribeiro e Sophia Gonçalves, representando o seu jeito único e notável de ser.

Coreógrafa: Luiza Valesi, Figurinista: Miriane Sa, Fotografia: Ballet em Foco, Studio de Dança: 2.1 Danças.

Instagram: @2.1 danças

São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 5 São Paulo Leste G
foto: divulgação foto: divulgação

Seres reconhecem ser seres da Natureza

Os seres que reconhecem ser seres da Natureza vivem felizes e satisfeitos e repletos de amor que recebem da sua boa energia da Mãe Natureza e raciocinam.

A super Mãe Natureza é tão real e está presente em tudo em todos que não precisa de interlocutores para falar, ou mostrar, ou escrever os feitos de Mãe Natureza.

A verdade fala e se mostra por si só e sem embromações.

A NATUREZA faz tudo: mantém tudo e é tudo e todos a veem, sentem e a percebem, tudo naturalmente.

É só seguir e servir a todos e de forma bem contente. A boa energia natural e super atuante a todos está beneficiando. Feliz é quem percebe e reconhece sua origem, a Natureza. Viver e curtir a vida do jeito que a vida é. Há que respirar, há que se alimentar, há que trabalhar, há que descansar e se respeitar e respeitar tudo. Não há outro jeito e desde jeito que a vida é deste jeito.

Vamos respeitar e amar tudo e se conectar à Natureza.

Para se viver bem, há regras naturais e universais. Sim. Tudo é Natureza e tudo vem

da Natureza que mantém a tudo e a todos.É viver do jeito que a vida é deste jeito. Não há milagres. É bem verdade que nem todos conseguem a terceira idade numa boa. Os traumas, os grilos, as porradas são muitas, mas, mesmo assim, dá para curtir o bom agir da Natureza com sua boa energia natural e universal. Ser feliz, mesmo dentro de certas limitações naturais, dá para conseguir. É preciso raciocinar e ver que o bom agir faz o bem persistir.

A Natureza é eterna por se renovar sempre: “tô’ nessa! Se preparar e se adptar à vida do mundo material, se alimentando com frutas e veduras, o que é muito bom, beber muita água, com um PH: é saudável. É necessário fazer exercício e tomar sol tambem.

Cantando com o Violão

Profº Silvio Santisteban MENiNO DO BRAçANã (Luiz Vieira)

Harmonia Simplifada

ReM La7

É tarde eu já vou indo ReM La7

Preciso ir embo - ra te manhã

ReM 7 La7

Ma mãe quando eu saí, disse

ReM La7

“Me - nino não demore em braça - nã”

Rem La7

Se eu demoro mamãezinha

Rem La7

Tá a me esperar pra me castigar

Solm Rem

Tá doido moço, não faça isso não La7

Vou-me embora vou sem medo ReM

Dessa escuridão

Quem anda com Deus

La7 ReM

Não tem medo de assombração La7

Eu ando com Jesus Cristo ReM La7

No meu coração, laiô

ReM La7

La, la, la, la, la, la, laiô

ReM La7 ReM

La, la, la, la, la, la, la, laiá, la, la

Muitas doenças são preocupantes nos felinos, algumas podem parecer ser apenas uma patologia de tratamento sem consequências ou sequelas, entre algumas preocupantes é a pancreatite, que pouco se discute a gravidade e ao lato índice de mortandade que causa, portanto, é necessário alertar que a pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode afetar os gatos, causando desconforto abdominal, perda de apetite, vômitos e diarreia. Essa condição pode ser aguda ou crônica e pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo dieta inadequada, infecções, traumatismos e doenças autoimunes. É preciso estar atento aos menores sinais clínicos nos felinos, pois como todos sabem, os gatos não são pacientes que demonstram facilmente suas necessidades ou suas fraquezas, muitos menos demonstram suas dores e desconfortos, portanto, os sintomas da pancreatite em gatos podem ser difíceis de detectar, pois muitos dos sinais clínicos são inespecíficos e podem ser confundidos com outras condições gastrointestinais. Logo, é importante que os proprietários de animais estejam atentos a quaisquer alterações no comportamento ou na saúde do gato e procurem atendimento profissional vete-

A vida não é brinquedo, é bem séria, por isso é bom se preparar. A Natureza tudo é: não tem outra fonte, tudo vem da Mãe Natureza e isso é um fato natural e imutável. Há muitos seres humanos que que inventam histórias e mentem e roubam muito. Quem raciocina, reconhece a Mãe Natureza, mas a verdade foi tão manipulada que a maioria não a reconhece.

Vivo bem com meu trabalho e sou grato por trabalhar. Vivo sem frescura e curtindo o frescor da Natureza.

(f) mauro/inacioalvesinacio -kwai mauroinacioalvesinacio. Tik Tok Mauro Inacio Mãe Natureza. Abraço Racional e um bom Dia do Trabalho a todos.

MAURO

INÁCIO ALVES

PANCREATITE EM FELINOS

rinário imediatamente se notarem algum sinal de doença.

Após o tratamento inicial, os proprietários de animais devem seguir as recomendações do Médico Veterinário para controlar a dieta do gato, garantindo que ele receba alimentos com baixo teor de gordura e alta em proteína. Alguns gatos podem precisar de suplementos enzimáticos para ajudar na digestão de alimentos, e é importante monitorar o gato regularmente para detectar quaisquer sinais de recaída dessa doença.

Em resumo, a pancreatite em gatos é uma condição séria que requer atenção veterinária imediata. Com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, muitos gatos com pancreatite podem se recuperar completamente e viver uma vida saudável

Pet shop Banho e Tosa Táxi Dog medicamentos

Temos veTerinário

Disk Rações: 2293-2181 / 2941-1909

2ª a Sáb. 09:00 às 18:00 h. Rua Betari, 38 (Ao lado do Shop. Penha)

ABANDONO DE EMPREGO

Venho por meio da presente notificar o senhor Itamar Barauna Rodrigues para se fazer presente da sede da Ecolimp Distribuidora Atacadista Ltda, localizada à Rua Cirino de Abreu, 112 - Penha - SP, até 24/04/2023, para tratar de asssunto de seu interesse relacionado à Ausência do trabalho

VOCÊ AUTÔNOMO

Precisa de espaço para atividade em grupo?

Entre na Campanha com Lourdes F.: 98986-8891

PROCURO SENHORA

Que queira trabalhar e morar próximo Atibaia, ofereço residência, alimento e comissão + fixo. F: 95656-6667.

VENDE-SE COBERTURA DUPLEX

Penha - 122 m2. Doc. Ok. Aceita financiamento. Coz; wc; lavanderia; dispensa; s. estar; s. jantar; banh. social; (1) suíte ; (2) dormitórios (sendo um reversível); escada e sacada; s. de TV; escritório; terraço com churrasqueira. (2) vagas na garagem. Valor: R$ 650.000,00. Falar c/ Roberto (11) 97092-0472.

e feliz.

MAGDA iZiDiO DE SOUZA CRMV – SP Nº 2703 - Médica Veterinária

FÊNIX CLÍNICA VETERINÁRIA

DRA. MAGDA IZIDIO DE SOUZA CRMV-SP Nº2703

Competência - Carinho e Dedicação

Cães, Gatos, Animais Selvagens, Aves Ornamentais e Odontologia Veterinária

●Vacinação

●Cirurgia com anestesia inalatória

●Ortopedia

●Odontologia

●Oftalmologia

●Homeopatia

●Pensão e internação

●exames Laboratoriais

●Banho e Tosa

●Táxi Dog

Fone/Fax: 2641-8179 / 2642-2035

Rua Plínio Augusto de Camargo, 121 Penha

E-mail: cvfenix@terra.com.br

Site: www.cvfenix.com

Face: clínica veterinária fênix

Página 6 - São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 São Paulo Leste
G
EMPREGOS
u r t a nossa página
C
www.facebook.com/gazpenha
CLASSIFICADOS

Incêndio em comunidade na Penha deixa feridos e famílias desalojadas

Chamas começaram na madrugada e foram controladas mais de cinco horas depois

Um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade Kampala Chaparral, na região da Penha. Uma jovem de 19 anos, e o filho dela, de um ano e 11 meses, ficaram feridos.

As chamas começaram por volta das 4h15 e só foram controladas às 10h30. 1500 pessoas moravam no local. Cerca de 50 famílias ficaram desabrigadas.

A jovem, que não mora na comunidade e visitava o pai, teve queimaduras no braço esquerdo e nas duas pernas. Seu bebê, de um ano e 11 meses, teve pequenos ferimentos na barriga e foi encaminhado para o Hospital do Tatuapé.

Cerca de 20 viaturas foram mobilizadas para o local para atender a ocorrência. Ao longo da madrugada, moradores também tentaram ajudar carregando baldes de água pelo local.

Segundo moradores, as chamas começaram em um dos barracos após um acidente com uma vela. O fogo se alastrou e atingiu várias residências.

Trânsito - Houve interdição em ruas. De acordo com a CET, há um bloqueio na Marginal Tietê, no sentido Ayrton, Pista Local, no trecho de acesso a avenida Gal Milton Tavares de Souza.

O desvio sugerido para quem precisa passar pelo local é seguir pela Marginal, acessar a rua Basuca, depois pela rua do Túnel, continuar pela avenida Gabriela Mistral e, em seguida, acessar a avenida Governador Carvalho Pinto, no sentido bairro. Segundo a CET, o viaduto está interditado por pazo indeterminado.

Prefeito Ricardo Nunes presta solidariedade à comunidade atingida por incêndio na Penha

Um incêndio atingiu a comunidade Kampala Chaparral, na região da Penha, Zona Leste de São Paulo, nesta madrugada (27). Pela manhã, o Prefeito Ricardo Nunes esteve presente no local para acompanhar os trabalhos pós-incêndio e para oferecer todo o apoio necessário. Os bombeiros já conseguiram controlar as chamas e uma pessoa foi socorrida com queimaduras. Para auxiliar e oferecer todo

apoio e atenção às famílias afetadas, o Prefeito Ricardo Nunes deixou presente os órgãos e secretarias da Prefeitura, principalmente de Assistência Social e Habitação prestando atendimento aos moradores. Vistoria e assistência As equipes da Subprefeitura Penha e da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social estão a postos para a vistoriar e atender às famílias atingidas.

MARTINHO LUTERO LUTANDO CONTRA A CORRUPÇÃO

Quem foi Lutero? Um homem ungido por Deus, que com sua sabedoria, escreveu noventa e cinco teses para mostrar e orientar o povo que amava Deus. Foi um monge respeitado por seus amigos, que acreditava que a salvação era alcançada mediante as atitudes das pessoas, somado à paixão a morte de Cristo.

Para Lutero, a Bíblia era a única referência para os fiéis, mas para o Papado era diferente, bem diferente. Na realidade, se teria que pagar uma compra de seus pecados... O roubo já começava naquela época. Lutero está cada vez mais forte com suas teses e levando as pessoas para o reino de Deus. Em 1521, ele foi excomungado pelo papado da época. Já em 1430, Gutenberg inventou a imprensa, e as teses de Lutero avançavam como uma tempestade no deserto. O Papado queria castiga-lo a todo custo, mas ele era abençoado, estava com Cristo e de nada tinha medo. Na história, nada mudou: o que aconteceu com Lutero em 1521 acontece nos dias de hoje. Nosso Papa trabalhista é solto e ganha a eleição com uma frase “tomou mané”. Que pena, como gostaria que nossa nação fosse crente em Deus, e ajudasse a quem precisa. Cristo veio ao mundo segundo a Bíblia, e o mataram; sempre os mesmos idólatras e aproveitadores da fé. Com as teses de Lutero, surgiram na Europa diversos reformadores de opinião, como João Calvino, e outros. O Espírito de Deus impulsionava Lutero adiante, além de si mesmo. Ainda as-

sim, ele muitas vezes tremia diante das consequências que sua obra poderia proporcionar. Suas teses eram de uma disciplina a Deus, e para com Deus, que até disse: Jamais prejudicaria uma pessoa, e prefiro morrer a desejar o mal. Em suas orações, Lutero lutava com Deus e dizia: a obra não é minha, e sim do Sr. Deus. Porém, quando percebeu que sua tese estava em perigo, saiu em caminhada, pregando a palavra de Deus, assim como fez Cristo. Depois de correr boa parte da Europa, retorna para sua cidade, dizendo “Estou pronto para receber o desprezo de sua alteza, e a ira de todo o mundo. Jamais deixarei de pregar a palavra de Deus e seus evangelhos.”

Destemido, Lutero defendeu o evangelho dos ataques que vinha sofrendo. Com a palavra de Deus, guerreou contra a autoridade usurpada do Papa, ao mesmo tempo em que permaneceu firme como uma rocha contra fanatismo que tentou se aliar a reforma. Quem não segue o evangelho de Cristo pode até se afastar da verdade. E por favor? Não nos atrapalhe nessa.

Gil_ultrasom@hotmail.com

São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 7 São Paulo Leste G
fotos:
fotos: reprodução TV
divulgação

Prefeitura celebra o mês das mães com Feira de Artesanato

no Mercadão da Penha

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove feiras de artesanato em diversas localidades durante todo mês de maio. Os expositores são artesãos e manualistas integrantes do Mãos e Mentes Paulistanas, que oferecem durante o Mês das Mães os mais diversos produtos como alternativas de presentes.

“Para o artesão as feiras são fundamentais, pois são uma ótima oportunidade de exposição das suas peças. Um dos principais objetivos do Mãos e Mentes é promover este acesso a mercado e oportunidades de networking e divulgação de produtos, para que os empreendedores artesanais possam gerar renda cada vez mais e fortalecer o seu negócio na Capital”, declara o secretário municipal em exercício de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior.

Paulistanos poderão comprar peças produzidas por artesãos e manualistas da cidade dem ser adquiridos nos pontos de venda nos shoppings Center Norte, Center 3, Itaquera e Mercadão das Flores.

Já no primeiro dia do mês, feriado do Dia do Trabalho, as feiras acontecem no Centro e na Zona Sul, sendo realizadas nos parques Buenos Aires, Aclimação e Severo Gomes, que também recebe outra feira no dia 7.

As feiras do Sacolão da Freguesia e do Mercado Penha acontecem durante todos os finais de semana.

Os produtos produzidos por artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas também po-

Bombons de Coco

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 100 gramas de coco ralado; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de glicose de milho; 300 gramas de chocolate meio amargo ralado.

Preparo: Misture todos os ingredientes, exceto o chocolate, e leve ao fogo. Cozinhe mexendo sempre, em fogo brando, até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, despeje num prato untado e espere esfriar. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. Faça bolinhas com o doce de coco e passe-as no chocolate derretido. Leve os bombons na geladeira durante alguns minutos para secar. Decore com coco ralado. Variação: Ao in-

vés de banhar os bombons no chocolate derretido, os bombons de coco podem ser passados em coco ralado ou em chocolate em pó.

Serviço

Feira de Artesanato Mercado da Penha

Datas: 05, 06, 07, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27, 28 de maio

Horário: 10h às 19h (sexta e sábado) e 9h às 13h (domingo)

Local: Mercado Municipal da Penha - Av. Gabriela Mistral, 160 - Penha de França

Inaugurado o “Quintal dos Arcos” moderno restaurante e lanches

Na segunda-feira, 17, a Penha e região ganharam um moderno e espaçoso restaurante “STEAK BAR” - Quintal dos Arcos, na rua Manuel Francisco Luz, 162, esquina com avenida Governador Carvalho Pinto, av. Tiquatira, altura do nº 1000, um grande bar, grande salão, grande varanda e grande espaço livre, com uma grande churrasqueira para atender com presteza e qualidade.

Na inauguração, o empreendedor Jhonny Soares recebeu a visita de centenas de amigos que foram prestigiar o novo empreendimento.

A especialidade em carnes é um dos pontos altos da casa, em forma de bifes e espetos; guarnições e porções, mas um cardápio variado tem o objetivo de atender a todos os gostos. Tudo, sem contar os vinhos, drinks, sucos e cervejas.

A nova casa tem um visual claro e arejado, com palmeiras altas e iluminadas, salão interno com o teto em arcos. O estacionamento é por manobristas, Valet.

“Entre Vagões”: Exposição de ilustradora metroviária chega à Estação República do Metrô

Mostra é homenagem aos passageiros e conta com desenhos produzidos pela artista em seus trajetos no Metrô

Em comemoração aos 55 anos de fundação do Metrô de São Paulo, entra em cartaz, a partir desta quinta-feira (27), na estação República, da Linha 3-Vermelha, a exposição “Entre Vagões”, da ilustradora e metroviária Clarice Muriel Braguin.

A mostra é uma homenagem aos passageiros que transitam pelos vagões e apresenta 19 desenhos coloridos de passageiros capturados pela artista durante seus trajetos no Metrô.

Os traços rápidos da ilustradora congelam cenas que desaparecem em questão de segundos, misturando-se com outras no embarque e desembarque das estações.

A exposição, apoiada pelo Metrô de São Paulo, foi idealizada pelo Programa Linha da Cultura e

pode ser visitada até o dia 24/07 no espaço cultural da estação República, das 4h40 à meia-noite.

SERVIÇO: Exposição “Entre Vagões”

DATA: 27/04 a 24/07

HORÁRIO: das 4h40 à meia-noite

LOCAL: Espaço Cultural na estação República

Página 8 - São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 São Paulo Leste G
Jhonny Soares recepciona alguns amigos do Clube Esportivo da Penha, Gazeta Penhense e Revista City Penha: Eugenio, Alexandre, Afonsinho, Cacá, Paulo, Vânia e Marcio. Fachada do Quintal dos Arcos, na altura do nº 1000 da av. Tiquatira. fotos divulgação Funcionará de 3ª à 5ª, no horário das 18 às 00,00h; de 6ª a domingo das 12,00 às 00,00h.
foto GB Edições
foto: Hilton Souza

Confira o funcionamento das unidades da rede municipal no feriado de 1º de maio

Atendimento à população ocorre nas AMAs, AMAs/UBSs Integradas, Prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento toriais (AMAs) – das 7h às 19h;

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que na próxima segunda-feira, feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, funcionarão normalmente as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Bási-

cas de Saúde (UBSs) Integradas, inclusive para vacinação contra a Covid-19, influenza e multivacinação. Veja a seguir os equipamentos que estarão ABERTOS durante o feriado:

• Assistências Médicas Ambula-

• AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 19h;

• Hospitais Municipais (HMs) 24h;

• Hospitais Dia - tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h;

• Prontos-socorros Municipais (PSMs) 24h;

• Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h;

• Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;

Japão cria divisão de futebol para jogadores com mais de 80 anos

A carreira de futebol de Mutsuhiko Nomura durou 18 Copas do Mundo, ou 70 anos para ser exato. Agora, o ex-jogador da seleção japonesa de cabelos prateados é membro da novíssima divisão acima de 80 anos da liga “Soccer For Life” (SFL) de Tóquio, que jogou sua primeira partida este mês.

O alegre homem de 83 anos e seus companheiros de equipe estão entre um número crescente de idosos que ultrapassam os limites da vida ativa no Japão, uma das sociedades que envelhecem mais rapidamente no mundo.

JOGADOR DE 93 ANOS

A Julgar por seus companheiros mais “maduros”, Nomura pode facilmente ter mais uma década em campo: o jogador mais velho, Shingo Shiozama, tem 93 anos.

“Se eu não tivesse jogado futebol, já estaria morto”, disse o ex-designer de carros de corrida, que

joga de goleiro.

Parque de crocodilos é inaugurado em Dubai

Espaço reúne 250 crocodilos do Nilo, uma das maiores espécies do mundo, e começou a receber visitantes este mês.

Um parque que tem como atração principal centenas de crocodilos do Nilo foi inaugurado neste mês em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Os répteis, conhecidos por estarem entre os maiores predadores da África, têm diferentes idades e ficam em espaços com clima controlado e lagos artificiais, no Dubai Crocodile Park.

Além do espaço reservado para os animais, o complexo tem um museu de história natural, áreas de lazer e um aquário com espécie de peixes naturais dos lagos do continente africano.

60 anos, não são 60 dias.

Parabéns Gazeta Penhense.

Valdir dos Santos valdir@aomundodastintas.com.br

• Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 24h;

• Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);

• Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);

• Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Funcionarão para demandas internas os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III. Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Os quatro hospitais veterinários públicos (norte, sul, leste e oeste) permanecerão fechados durante o feriado.

A SMS acrescenta que no sábado, 29 de abril, o serviço de vacinação contra Covid-19, influenza e outras doenças estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os endereços dessas unidades estão disponíveis na página Vacina Sampa

Apurem-se as agressões (e as omissões) de 8/01

As mais de 4 mil horas de gravações de vídeo que a Polícia Federal informa - ao Supremo Tribunal Federal - ter recebido contendo os registros das imagens da invasão e depredação dos palácios da Praça dos Três Poderes são a esperança de que ali se encontre os elementos para identificar os desordeiros e analisar as omissões dos responsáveis pela guarda do s imóveis sinistrados e, ainda, dos servidores e autoridades a quem são subordinados. É indispensável apurar se, ao saber da possibilidade de invasão, os ministros da Justiça, do GSI e da Defesa informaram o presidente da República e qual a orientação dele recebida. E, ainda, se voltaram a comunicá-lo quando começou a invasão propriamente dita, quais as determinações que dele receberam para o controle da situação e, por fim, que providências adotaram.

Não basta a demissão do chefe do GSI (Gabinete de segurança Institucional), se ficarem provadas omissões de outras instâncias.

De posse das imagens, a inteligência policial terá condições de conhecer e analisar o comportamento dos guardiões frente aos invasores e chegar às razões que os levaram a não fazer a contenção e nem chamar reforço, uma ação das mais corriqueiras em qualquer esquema de segurança.

Era inimaginável a vulnerabilidade que restou provada nas sedes dos três poderes da República, supostamente um dos lugares mais guardados

do País. Principalmente por ser ali o centro do poder que, além das autoridades e suas equipes, guardado por um batalhão das Forças Armadas e por elevado número de agentes civis de segurança, suplementados pela força policial do Distrito Federal.

Não obstante o momento político tenso, onde o resultado da eleição era questionado e ativistas se encontravam acampados à frente dos quartéis, não havia qualquer justificativa para relaxar a guarda a ponto dela não reunir condição de reação, como acabou ocorrendo. É preciso agora, com as provas da filmagem mais o trabalho investigativo, chegar aos executores, incentivadores e custeadores da baderna, conhecer as motivações e aplicar-lhes as devidas penalidades, tanto para redimir o Estado e a Sociedade quanto para desencorajar a repetição de novas rebeliões

É prematuro atribuir responsabilidades do ocorrido ao ex-presidente Jair Bolsonaro - que nem se encontrava no País - e nem a Lula, que dificilmente articularia o ataque ao próprio governo, mesmo que isso tivesse o objetivo de atribuir culpa ao adversário. Enredá-los nessa estória só faria sentido se as investigações levassem concreta e cabalmente a um deles.

Da mesma forma, os encarregados da segurança dos palácios têm de ser rigorosamente investigados e - se for o caso - processados e punidos na devida proporção das faltas cometidas. Há

que se apurar, entre outros pormenores, a razão do alerta da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) quanto à possibilidade de invasão não ter produzido o reforço da segurança e outras medidas protetivas do patrimônio.

Também é de se aguardar que o esclarecimento proporcionado pelos vídeos das câmeras de segurança sirvam para identificar os reais participantes do vandalismo e os outros, sem culpa provada mas ainda detidos sejam liberados ou, pelo menos, possam responder o processo em liberdade e na primeira instância porque, como povo, não possuem foro privilegiado.

Por serem inusitados, os episódios de 8 de janeiro desencadearam a reação viral da Justiça, encarnada pela pena do ministro Alexandre de Moraes. A repressão exacerbada, embora justificada pela gravidade dos acontecimentos, sofre questionamentos pelo País, viciado na leniência das autoridades e impunidade dos criminosos e contraventores. É necessário formar as culpas com toda brevidade, cobrar os responsáveis e, por fim, devolver a normalidade à Nação. Longe de suposta ditadura ou do autoritarismo, mas nunca se esquecendo da máxima que diz: o preço da liberdade é a eterna vigilância...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 9 São Paulo Leste G

Prefeitura aumenta número de metas, amplia investimentos em saúde

Administração municipal revisou o Programa de Metas e identificou novas frentes prioritárias em benefício da população, como implantar 15 novas UPAs e três centros especializados em reabilitação

A Prefeitura de São Paulo apresentou na segunda-feira (24) a Alteração Programática do Programa de Metas 2021/2024, que aumentou o número de metas e reforçou o investimento em diferentes áreas, como saúde, educação e drenagem. Os valores para a repactuação das metas ganharam um incremento de R$ 6 bilhões, passando de R$ 30,9 bilhões para R$ 36,81 bilhões. A grande concentração de esforços nas áreas de saúde e educação resume bem o trabalho da Prefeitura. Ao alterar o Programa de Metas para adequar as propostas às necessidades da população, atua diretamente em manter o dinamismo da cidade e novas realidades no pós-pandemia.

Além da implantação de 15 UPAs e do acréscimo de dez novos equipamentos de saúde, elevando para 40, serão criados três centros de serviços especializados para diversas condições de saúde, como atendimento de bebês de alto risco, crianças com transtorno do espectro autista (TEA), com deficiência já estabelecida, pessoas que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), traumatismo craniano ou

lesão medular. A cobertura da Atenção Básica será ampliada com a implantação de 100 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na versão anterior, eram 40 e em dezembro de 2022 já havia 73.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que não houve redução de nenhuma meta, mas ampliação em diversas áreas, com a previsão de maiores investimentos.

“O que esse plano tem de fato e de concreto é a ampliação das atividades que a Prefeitura de São Paulo está colocando para a sociedade. Inclusive queria destacar que isso representa R$ 6 bilhões a mais do que havia nas 77 metas anteriores, que agora passam a ser 86 metas. Ou seja, mais nove metas e outras importantes iniciativas “, disse.

Saúde Outro avanço na área da Saúde, foi a meta 5, que previa implantar seis Centros de Referência de Saúde Bucal, e agora terá 16 serviços de saúde bucal na Atenção Básica, Especializada e rede de Urgência e Emergência. Além disso, as metas 78 e 79, “Implantar 3 Centros Especializados em Reabilitação” e “Implantar 15

novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA)” vêm para fortalecer um planejamento que já envolvia a expansão de diversos equipamentos no Sistema Único de Saúde. A implantação de Centros Especializados em Reabilitação representa ainda uma nova meta com especial benefício às pessoas com deficiência, que se soma à Meta 21. Na meta 3, em que estava previsto implantar 30 novos equipamentos de saúde no município, agora serão 40. Segundo informações, uma nova UPA Penha - 24 horas está incluida nestas novas 15 UPAS que serão implantadas na cidade

Histórias de serenata Serenata na despedida de solteiro

Certo dia Fredi Jon recebeu uma ligação inusitada. Melhor, foi uma chamada de vídeo, um grupo de cinco rapazes queria fazer uma “surpresa” para um amigo na despedida de solteiro.

Disseram que tinham fechado com um buffet, já tinham contratado umas dançarinas, mas queriam fazer algo diferente..

Fredi Jon pensou um pouco e lembrou do ator que costuma fazer os telegramas animados para a trupe, ele tinha um personagem, o garçom, mal humorado e super sincero, os rapazes gostaram da ideia, mas ainda faltava alguma coisa...

Fredi dava ideias de um lado, os rapazes do outro até que um deles sugeriu aquele bolo gigante, onde ficava uma pessoa escondida, pronto era isso, mas para melhorar a situação Fredi disse:

-Vocês querem pregar uma peça no garoto certo? Então que tal se ao invés de uma garota sensual, colocarmos um dos meus músicos?

Quando ouviram isso foi uma risada só, eles simplesmente amaram a ideia. Pronto!!!, era isso que faltava, combinaram que um flautista iria “entrar” no bolo, iriam fazer uma misancene com o falso garçom, e quando

abrissem o bolo, o músico sairia tocando a música preferida do rapaz, e depois seria lida uma mensagem.

E assim foi feito, na noite marcada lá estavam o músico e o ator apostos, o ator chegou primeiro, porque precisava preparar o terreno para a atração principal, o cara do bolo falso chegou e deixou tudo certo para “recheá-lo” com nosso flautista, quando ele estava entrando os rapazes vieram correndo com uns acessórios, olha, tenho que dizer que nosso flautista a princípio não gostou da ideia, mas resolveu não criar caso e entrou na brincadeira.

Bom, colocaram nele uma camiseta daquelas que tem um corpo de mulher de biquíni, e

enrolaram umas plumas cor de rosa no pescoço dele, pronto o figurino estava perfeito, enfiaram o flautista dentro bolo.

Nosso ator já foi se colocando atrás para empurrar, quando um dos meninos dando gargalhadas, o empurrou e disse que eles levariam.

É gente, vocês podem imaginar né, a confusão estava formada, os caras viravam o bolo de um lado para o outro, iam e voltavam, chegou uma hora lá que começaram a girar, e girar e girar o bendito bolo, até que o ator incorporou o personagem, e preocupado com o flautista espantou os rapazes e abriu o bolo.

Todos ficaram olhando o coitado do flautista tentando sair, ele estava tão tonto que quando colocou a perna para fora do bolo levou o maior tombo da história, ficou lá de pernas para cima pedindo socorro desesperadamente enquanto a garotada, quase morreu de tanto rir, as dançarinas que acudiram o coitado, levando ele para fora do salão. É gente, ele não teve condições de tocar, mas essa serenata ficou para a história.

Texto de Fernanda Morena Confira no site www.serenataecia. com.br outras histórias divertidas na aba Minuto Serenata

Página 10 - São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 São Paulo Leste G
foto divulgação foto divulgação

Exposição de carros antigos do dia 16 teve time organizador

A 2ª Exposição de Carros Antigos da Associação Viva Penha no Mercado Municipal, no domingo, dia 16, se revestiu de pleno sucesso. Para o presidente da Viva Penha, dr. Rodrigo Massa, isso se deve à participação de um verdadeito time de colaboradores, nominados abaixo.

“Mas nem todos estão na foto, porque alguns não puderam deixar seus postos na organização, entrada e saída de carros, que se revertia a todo instante”.

foto divulgação

DIREITO - Novos formatos de gestão na advocacia

Assim como todas as profissões, a advocacia vem passando por um constante crescimento. A maioria das atividades profissionais possui um ponto crítico de subsistência, tendo a transformação tecnológica como a decisão principal a ser tomada.

O primeiro avanço a ser destacado para a manutenção de grande parte dos ofícios é a tecnologia e na advocacia isso não é diferente. Os advogados estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para facilitar o seu trabalho, tais como programas de gestão de processos, assinaturas eletrônicas e plataformas on-line para a realização de audiências. Essas tecnologias ajudam a reduzir a burocracia e aprimorar a comunicação entre profissionais e clientes.

A advocacia também teve um importante avanço na área da inteligência artificial. Através de sistemas avançados de machinelearning e big data, os advogados têm acesso a informações mais precisas e seguras, o que facilita o trabalho de pesquisa e a elaboração de pareceres e teses jurídicas.Isso tudo atrelado à dinâmica das redes sociais e do perfil da advocacia conciliadora, em que o papel do advogado deixa de ser litigioso e passa a ter um tom mais amistoso.

Na gestão dos escritórios, o papel do advogado torna-se um melhor gestor, mais dinâmico, mais gestor de pessoas, mais empresário. Hoje em dia, não somente a questão técnica ou acadêmica é levada na balança de um advo-

Maçã Recheada com Nozes e Passas

Além disso, a área da advocacia teve uma grande evolução no que diz respeito à representatividade da mulher. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres atuando na advocacia, o que contribui para uma maior diversidade na profissão e uma representação mais igualitária.

Outra evolução importante na advocacia nos últimos anos foi o fortalecimento da ética profissional. Com a maior conscientização por parte da sociedade sobre a importância do papel do advogado na defesa dos direitos fundamentais, houve uma maior rigidez quanto aos aspectos éticos da profissão.

Portanto, podemos constatar que, nos últimos dois anos, a advocacia passou por diversas transformações e evoluções significativas, acompanhando a dinâmica do mundo globalizado e tecnológico em que vivemos.

tempo, retire o papel alumínio e asse por mais 15 minutos, ou até que fiquem bem douradas. Antes de servir, salpique com canela em pó (opcional). Também podem ser servidas acompanhadas de chantilly.

*Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www. massicano.adv.br

São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 11 São Paulo Leste G
Esquerda em pé – Helder Diré, Nilton Sales, Darcio Cardoso, Reinaldo Moraes, Aurelio Batista, Eugênio Cantero Sanchez, Regnier Hyppolito e Ewerton Silva. Esquerda agachado – José Pereira, Rodrigo Massa, Roberto Pires, Paulo Aguiar, Vania Aguiar e Daniela Barbosa.
Ingredientes: 4 maçãs; suco de 1 limão; ½ xícara (chá) de mel; 5 colheres (sopa) de manteiga; 5 colheres (sopa) de nozes picadinhas; 5 colheres (sopa) de uvas passas. Preparo: Corte o topo das maçãs retirando uma tampa. Cuidadosamente, retire o miolo sem furar a casca, formando assim uma espécie de tigelinha. Regue as tigelinhas de maçã com metade do suco de limão para evitar que fiquem escuras. Reserve. Retire as sementes e pique o miolo da maçã em cubos. Junte à maçã picada o restante do suco de limão, o mel, as nozes picadas e as uvas passas. Misture bem e recheie tigelinhas de maçã já colocadas numa forma pequena. Sobre o recheio, coloque 1 colher (sopa) de manteiga. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (180º) e asse durante 30 minutos. Após esse foto GB Imagem
gado competente, mas também a busca por soluções em situações adversas internamente em seu escritório e externamente perante a autoridade competente.

Futuro piloto

Ator, cantor, compositor e campeão do “BBB 22”. Arthur Aguiar revelou em uma entrevista a Danilo Gentili que ainda pretende, além de tudo que já fez e faz, se tornar piloto. “Nem sei se posso falar sobre isso, ainda. Vou me formar agora em abril no curso de pilotagem e tudo leva a crer que vou pilotar e correr em uma dessas categorias de automobilismo”.

Novos projetos

Entre seus projetos paralelos, Tiago Iorc prepara uma música inédita em parceria com a cantora Ludmilla e dá início a turnê nacional do seu último disco “Daramô” a partir do dia 19 de maio.

Na trama do Globoplay

Osmar Prado está confirmado no elenco de “Guerreiros do Sol”, a novela de George Moura e Sérgio Goldenberg que já começou a ser produzida. O último trabalho do ator em novelas foi fazer o Velho do Rio, na trama de “Pantanal”, recentemente exibida pela Globo. O ator já começou a gravar suas cenas na produção que será mostrada pelo Globoplay.

Notícia triste

Morreu o músico Reges Bolo, vocalista da banda “O Surto”. A notícia foi confirmada pela irmã do artista através de uma rede social. Reges Bolo tinha 52 anos, morava na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e a causa de sua morte não foi revelada. Além dos integrantes da banda, várias celebridades lamentaram a perda e prestaram solidariedade aos familiares de Bolo.

Separados

Mussunzinho e Karoline Menezes confirmaram o fim do casamento através de publicações em suas redes sociais. Mussunzinho não fez muitos comentários sobre o assunto, apenas disse que “a vida é feita de ciclos” e um desses ciclos importantes se encerrou. E está dito.

Perda do acervo

Luciano Camargo compartilhou que um incêndio ocorrido em um galpão localizado na cidade de Goiânia, em Goiás, destruiu totalmente o acervo dele referente à dupla que ele faz com irmão, Zezé Di Camargo. Luciano explicou que no local estavam guardados discos de ouro, pôsteres, presentes de fãs, produtos com a marca da dupla, entre outros, e que nada sobrou. Tudo foi destruído pelo fogo. O cantor explicou que está reconstruindo o acervo com a ajuda dos fãs e também do músico Kiko, integrante do “KLB”.

De gravadora nova

Indicado ao Grammy Latino com o álbum “Onze”, de 2021, Jota.pê agora se prepara para um novo voo na carreira solo. O paulista de Osasco, de 30 anos, acaba de assinar contrato com o selo slap da Som Livre, sua primeira gravadora. O artista confirma que seu próximo álbum inédito terá produção de Felipe Vassão e Rodrigo Lemos e direção artística do renomado Marcus Preto, que coleciona trabalhos com grandes nomes da música brasileira como Gal Costa, Erasmo Carlos, Nando Reis e Emicida. A produção executiva é de André Maia. Com repertório inspirado na MPB, em seu novo disco Jota. pê mistura a sonoridade característica do violão, uma de suas marcas, à batidas eletrônicas e outros gêneros musicais como o rap. Conhecido pelo timbre grave e calmo, Jota.pê também toca guitarra, baixo e percussão. Com composições autorais que falam sobre amor e sobre ser preto no Brasil, o artista também terá convidados especiais no novo trabalho, que está em produção e previsto para o segundo semestre deste ano.

Primeira foto

Esta é a primeira foto do set de filmagens do live-action “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo”. Dirigido por Maurício Eça, o filme de suspense começa no primeiro dia de aula do Ensino Médio da turma do bairro do Limoeiro. Na trama, Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Theo Salomão) e Milena (Carol Roberto) descobrem que o Museu do Limoeiro será leiloado e partem para uma missão cheia de ação e aventura para salvá-lo. O filme deve estrear nas férias de Verão.

Gente normal Rafael Vitti acompanhou Tatá Werneck na festa de lançamento da novela “Terra e Paixão”, na qual a apresentadora interpretará Anely. O ator aproveitou para jogar balde de água fria nos boatos de que o casamento com Tatá estaria em crise. Vitti afirmou que ele e Tatá são como qualquer outro casal e que preferem manter assuntos pessoais bem longe dos holofotes. E, por isso, nem mesmo assessoria de imprensa ele tem.

Altos voos

Ana Hikari ganhou notoriedade quando participou de “Malhação-Viva a Diferença” e também de “As Five”, mas teve seu contrato com a Globo rescindido. A jovem atriz pretende dedicar-se a novos projetos profissionais e um deles é na Star+. Na plataforma, Ana Hikari aparecerá na série “Amor da Minha Vida”, contracenando com Bruna Marquezine e Sérgio Malheiros.

Festa de aniversário Ludmilla comandou festa para comemorar o seu aniversário de 28 anos. O evento foi no Faro Beach Clube, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, e reuniu os amigos famosos da cantora. Além do aniversário, Ludmilla também comemora a sua participação no filme “Velozes e Furiosos 10”, uma das mais badaladas franquias de Hollywood. Ela participará da trilha sonora da trama.

Sincero

Cauã Reymond aparece na foto caracterizado como Caio, seu personagem na novela “Terra e Paixão” e tudo indica que o ator pretende comentar somente assuntos referentes ao seu novo trabalho. O galã ganhou ainda mais espaço na mídia quando foi noticiado o fim de seu casamento com Mariana Goldfarb e, óbvio, o assédio aumentou e todos querem que ele comente o assunto. No entanto, durante recente conversa com a imprensa, ao ser perguntado sobre a separação, rapidamente Cauã disse “eu vou ser super sincero: O que eu tinha para falar sobre isso, eu falei no Instagram”. Não é segredo que o ator nunca gostou de expor a sua vida pessoal e agora não está sendo diferente. Ele só fala de trabalho; a novela “Terra e Paixão” estreará no dia 08 de maio, sucedendo “Travessia” e tem Cauã Reymond interpretando um dos principais papéis da história.

Estreando nas novelas

A cantora Letícia Laranja estreia como atriz de novelas em “Terra e Paixão” interpretando Flor, uma garota de programa que se envolve com Caio, personagem de Cauã Reymond. A notícia que se tem é que nos próximos dias, Letícia e Cauã gravarão algumas cenas “quentes” que fazem parte do roteiro de Walcyr Carrasco. Durante conversa na festa de lançamento da novela, Letícia Laranja declarou que está muito entusiasmada com o novo desafio e que se sente completamente à vontade dos bastidores do folhetim. Que ela tenha sucesso, então.

Em forma

E falando da festa de Ludmilla, Bianca Andrade apareceu deslumbrante na comemoração. A influencer está completamente recuperada da cirurgia para retirada das amigdalas. Ela roubou a cena no evento ao usar modelito “all black” cheio de brilhos e recortes.

Na lata!

A jornalista Mari Palma não perdeu tempo e deu uma resposta “na lata” para internautas que a criticaram porque ela postou fotos nas quais aparece de biquíni. “Parem de encher o saco!”, vociferou Mari Palma nos stories.

Harry Potter já é papai

O ator Daniel Radcliffe foi visto passeando em Nova York com o filho recém-nascido. O artista estava usando boné e máscara de proteção e empurrava um carrinho de bebê azul, no qual o menino estava protegido por um cobertor. Vale dizer que a feliz mamãe, a atriz Erin Darke, também estava no passeio.

Série de sucesso

A segunda temporada da série “Heartstopper” estreará no dia 03 de agosto, na tela da Netflix. Consta que serão oito episódios, os quais mostrarão Nick e Charlie, Tara e Darcy, e Tao e Elle vivendo novos desafios em seus relacionamentos. A produção figura na lista dos maiores sucessos de 2022. É esperar e conferir.

Conseguiu o Green Card

Zilu Godoy compartilhou com seus seguidores que finalmente conseguiu o “Green Card” – sonho de muitos estrangeiros que moram nos Estados Unidos. Trata-se de uma autorização oficial para residir e trabalhar nos Estados Unidos. Ela explicou que pode transitar livremente entre aquele país e o Brasil e isso facilitará as suas viagens de visita aos familiares que moram aqui.

Convalescente

A rapper e atriz Azzy assustou seus fãs ao mostrar fotos nas quais ela aparece numa cadeira de rodas e sendo atendida no hospital. Ela revelou que precisou ser hospitalizada às pressas e após exames foi constatado que estava com pneumonia causada por uma situação de saúde rara. A artista explicou que tem uma espécie de microfratura no pulmão direito e isso desencadeou a doença. Azzy vem se recuperando bem. Força, menina! Vale lembrar que atualmente Azzy está no elenco de “Vai na Fé”, interpretando a personagem Ivy.

Casamento à vista

Maíra Cardi foi pedida em casamento por Thiago Nigro. E já marcaram a data. O enlace deverá acontecer em agosto deste ano. O pedido de casamento foi momento romântico entre o casal e com direito a anel de diamante para marcar a ocasião.

Notícia boa

Preta Gil compartilhou com seus fãs que depois de uma semana de sobressaltos em sua saúde e também na vida pessoal, ela está recuperando a saúde, tendo apresentado melhoras em seu estado geral. Desde janeiro, Preta Gil enfrenta tratamento contra câncer de intestino e dias atrás passou por choque séptico. Paralelamente à questão de saúde, terminou o seu casamento com Rodrigo Godoy e a cantora chegou a pedir que a mídia e os fãs respeitassem a sua necessidade de reclusão. Por isso, repercutiu muito bem o vídeo que ela publicou falando que está melhor. Força, menina!

Boatos

O comentário é que o namoro entre Grazi Massafera e o modelo Marlon Teixeira não existe mais. Os boateiros garantem que o relacionamento não se sustentou porque Marlon mora fora do Brasil, sendo que passou os meses de janeiro e fevereiro no Brasil ao lado de Grazi, mas os compromissos profissionais exigiram que ele voltasse para os Estados Unidos. Além do trabalho no exterior, Marlon Teixeira tem uma filha de mora na Austrália, fruto de relacionamento anterior.

São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 12 São Paulo Leste G
foto Rogerio Pallatta/GB Edições foto Laura Campanella/GB Edições foto João Miguel Jr-RG/GB Edições foto Andre Rola/GB Edições foto Ellen Soares-RG/GB Edições

Alimentação e atividade física: como conciliar para obter bons resultados?

Profissional de educação física explica os benefícios dessa relação

A atividade física com uma boa alimentação resulta não só em qualidade de vida, mas também no objetivo de conseguir bons resultados, seja a hipertrofia muscular ou a perda de peso/gordura. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é recomendado que adultos pratiquem exercício físico moderado de 75 a 150 minutos por semana. E para melhorar ainda mais o desempenho, é preciso comer corretamente.

A alimentação é um dos principais fatores para a realização das metas, feita de forma correta garante maior rendimento nos treinos. “Também diminui a fadiga, auxilia no período de recuperação e abaixa o risco de lesões. Em suma, quem não se alimenta bem e de forma estratégica corre o risco de prejudicar a recuperação muscular após os exercícios”, destaca Bruno Viotti, profissional de educação física e pós graduado em bodybuilding

coach.

Conciliando com a boa nutrição, exercício físico ideal levará a pessoa ao seu objetivo com muito mais eficiência, e por isso é muito importante o acompanhamento profissional. “O profissional da área é capaz de desenvolver um treinamento de acordo com o resultado que a pessoa quer atingir, seja perda de peso ou ganho de massa muscular por meio de uma anamnese (avaliação médica), sabendo seu peso, idade, altura, biotipo, se tem alguma patologia (cardíaco, diabético etc), para fazer a prescrição dos exercícios físicos”, explica Bruno. Por que praticar atividade física?

Promove o seu desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade; Previne e diminui a mortalidade por diversas doenças crônicas,

tais como pressão alta, diabetes (alto nível de açúcar no sangue), doenças do coração e alguns tipos de câncer (como mama, estômago e intestino);

Ajuda a controlar o seu peso, melhorando não apenas a saúde, mas também a relação com seu corpo;

Diminui o uso de medicamentos em geral;

Melhora o seu sono; Promove prazer, relaxamento, divertimento e disposição Bruno Viotti, profissional de educação física e pós graduado em bodybuilding coach. @ bruno_viotti.

O coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, Raphael Einsfeld explicou sobre os benefícios para quem tem hipertensão arterial sedentarismo, colesterol elevado, apneia obstrutiva do sono hipertensão arterial, entre outras.

A prática de exercício físico regular e contínuo reduz os picos de pressão arterial, uma doença crônica que pode levar a complicações graves como problemas cardiovasculares, derrames e insuficiência renal. O coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo e médico do Esporte, Raphael Einsfeld explica que a prática de atividades físicas tem sido apontada como uma das medidas mais eficazes para prevenir e controlar a doença. Segundo ele, com apenas oito semanas ininterruptas de atividades aeróbicas ou de força e hipertrofia são alcançados resultados positivos para saúde .

“Em relação a hipertensão, os estudos tem mostrado uma queda de até 10mmHg na pressão sistólica em repouso e de até 5 mmHg

de redução na pressão diastólica de repouso. Contudo, tem-se notado que, para aqueles amantes da musculação, quanto maior a sobrecarga e fadiga muscular (ir até o limite) maior o benefício”, afirmou. Ele reforçou a importância de procurar um cardiologista ou médico do esporte antes de fazer qualquer atividade física ou de aumento de intensidade de seu treinamento.

De acordo com Dr. Raphael Einsfeld, os hipertensos que seguem rigorosamente as recomendações de prática de atividade física apresentam redução de 27% a 50% no risco de mortalidade.

“Quando falamos em redução do risco cardiovascular, invariavelmente estamos tratando de comorbidades associadas, como tabagismo, diabetes, obesidade,

UM estudo publicado no Journal of Hypertension mostrou que combinar a prática de exercícios físicos e a redução do consumo de sal pode ter um efeito sinérgico

Dados da Organização Mundial da Saúde -OMS – informam que a hipertensão arterial afeta cerca de um bilhão de pessoas em todo mundo e por ano, é causadora de mais de nove milhões de mortes e no Brasil, estima-se que 30% da população adulta é hipertensa. No país, a doença se tornou um caso de saúde pública, sendo responsável por mais de 50% dos casos de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC)

São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 13 São Paulo Leste G Instagram
Prática de atividades esportivas reduz em até 50% o índice de mortalidade entre os hipertensos.
foto divulgação

de

não é mais exigida de forma presencial e vira responsabilidade do INSS

Agora, órgão é capaz de cruzar dados com governo e instituições bancárias para comprovar que titulares das contas estão vivos

Passou a valer, desde janeiro, o novo sistema de prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS. Com a nova medida, os mais de 17 milhões de beneficiários não precisarão se deslocar até as agências bancárias para realizar o procedimento, e a responsabilidade recai agora sobre o próprio INSS.

Através do cruzamento de informações de dados do governo e dos bancos, a prova de vida deixa de ser responsabilidade do beneficiário. Documentos como vacinação, comprovante de votação nas eleições, emissão de carteira de identidade ou de motorista são válidos para o procedimento, que agora é de iniciativa do órgão.

“A nova medida facilita a rotina dos beneficiários, mas ainda

é necessário atenção ao andamento do procedimento. Caso o INSS não consiga a comprovação através dos registros obtidos pelo cruzamento de dados, o titular será notificado e deverá realizar a prova de vida, seja por

meio eletrônico ou presencial”, lembra Átila Abella, advogado previdenciarista e cofundador da startup Previdenciarista, plataforma de cálculos, petições e catálogo de casos previdenciários.

Estudo com participação de especialistas do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –HCFMUSP) indica que dormir de forma irregular e não ter uma rotina de sono pode estar associado a uma chance 48% maior de ter hipertensão. Ainda que a apneia do sono seja um fator de risco para alterações da pressão arterial, quem não tem essa condição também apresentou mais chances de hipertensão.

“A irregularidade dos padrões de sono tem se mostrado um fator de risco cardiovascular, e os resultados deste estudo mostram a importância de uma boa rotina de descanso, mais até do que o tempo de duração do sono por noite”, afirma Dr. Luciano Drager, cardiologista da Unidade de Hipertensão do InCor. A pesquisa publicada no Journal of Hypertension avaliou 1.720 participantes com idade média de 49 anos, sendo 27% deles hi-

pertensos.

Em 2022, a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) atualizou a lista de fatores de risco para a saúde cardiovascular e incluiu o sono como um dos oito itens essenciais para proteger o coração. De acordo com o órgão, cada hora a menos de sono em uma rotina de 7-8 horas diárias, aumenta em 6% o risco de doença cardiovascular.

A análise que indica o risco cardiovascular com a irregularidade do sono foi realizada por pesquisadores da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor), fruto de tese de Mestrado da Disciplina de Nefrologia. Os resultados publicados são parte de um projeto amplo conhecido como Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil), iniciativa que reúne pesquisadores e centros de todo o país em estudos sobre doenças crônicas e saúde populacional do país.

Nesse caso, o favorecido será notificado pela rede bancária, pelo aplicativo do INSS ou pelo telefone. A partir da notificação, o prazo para realizar a prova de vida é de 60 dias. Se o segurado não conseguir obter a pontuação mínima, um servidor do INSS irá até a residência do beneficiário.

“É de extrema importância manter os endereços e dados atualizados no aplicativo ‘Meu INSS’ para evitar transtornos”, ressalta Abella. Se o servidor do INSS não encontrar o titular no endereço que consta na base de dados, o benefício será bloqueado por 30 dias.

Se não houver manifestação por parte do segurado, o pagamento será suspenso e, se após mais 6 meses não for comprovada vida, a aposentadoria ou pensão será cancelada.

Mas ainda é possível realizar a prova de vida presencialmente?

Sim. Caso seja do desejo do beneficiário comprovar que está vivo de forma presencial, indo a uma agência bancária ou unidade do INSS, isso será possível. No entanto, a atitude será vista como voluntária, e não mais obrigatória.

Página 14 - São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 São Paulo Leste G CALHAS WM Av. Cangaíba, 3.105 Fone: 2647-3424 96561-3094 Whatsapp e-mail: ccalhaswm@gmail.com Fabricação Calhas - Rufos Coifas - Dutos
Ficou mais fácil: prova
vida
Sono irregular aumenta risco de hipertensão em 48%
Resultado faz parte do projeto ELSA Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto) para doenças crônicas e saúde populacional do país foto: divulgação
São Paulo, 29 de abril a 6 de maio de 2023 - Página 15 São Paulo Leste G
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.