Jornal Mais Ideias - Outubro 2016

Page 1

Nº 98 Outubro 2016

Pódio em Ética, Excelência e Transparência Pela 8ª vez, a melhor escola de Niterói no ENEM. E mais: 5ª melhor do Estado do Rio e 36ª do Brasil Estamos repletos de orgulho dos nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2015! O excelente resultado deles no ENEM garantiu ao GayLussac, mais uma vez, o 1º lugar em Niterói. Também somos a 5ª melhor escola no Estado do Rio e 36ª no Brasil no ranking do ENEM. Temos muito a celebrar! Por que a marca alcançada por eles é reveladora dos grandes valores que constituem o DNA da nossa escola: ética, excelência e transparência. Não existem atalhos para a Excelência Estamos há quase uma década entre as melhores escolhas em educação em Niterói, no Rio e no Brasil. Trata-se do fruto colhido por uma formação que prima pela qualidade acadêmica em um projeto de longo prazo. Não se fala de uma conquista isolada e sim recorrente. A constância de resultados ao longo de anos é indicador claro da qualidade e densidade do nosso projeto pedagógico. Mais do que isso. É reveladora de uma trajetória alicerçada em uma base sólida de 62 anos de História compromissada com a excelência no Ensino. Porque educação de qualidade não é algo que se faça em um passe de mágica, é um caminho árduo e repleto de trabalho duro. Não existem atalhos. Por isso, é preciso analisar com muita atenção os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) quando certas instituições de ensino parecem ter encontrado um “jeitinho” para figurar no topo do ENEM de forma nada ética ou transparente.

“Pedaladas” educacionais Trata-se da prática que o jornal O GLOBO (6/10/16) chamou de “pedaladas” para aparecer bem no ranking e utilizar como artifício de marketing. Para isso, essas instituições se concentram na criação de “escolas virtuais”, que reúnem um grupo seleto de alunos, criando um CNPJ à parte, mas com o mesmo nome. Sem regulação pelo INEP, essa prática provocou uma verdadeira distorção, que possibilitou em 2014 que uma mesma instituição ocupasse o 1º e o 569º lugar no ranking, conforme reportagem do Estadão (26/12/14). Acreditamos que isso é antiético e revela valores completamente deformados de ensino. A mensagem

que essas instituições passam aos seus estudantes é que o esforço, o trabalho duro e a dedicação podem ser suplantados por artimanhas jurídicas para alçar uma boa colocação.

Transparência nos resultados Por entender que esse artifício mascara o resultado real, o GayLussac não se baseia no ranking oficial do ENEM, contaminado pela distorção do marketing antiético desses colégios e cursinhos. O INEP, contudo, disponibiliza ferramentas importantes a um leitor mais atento e especializado. Assim, nosso resultado se baseia na listagem “filtrada” por um indicador crucial: o que organiza as instituições que possuem “alto” ou “muito alto” índice de permanência dos alunos (acima de 60%). O GayLussac tem o índice de permanência dos alunos do Ensino Médio acima de 80%, considerado “muito alto” pelo INEP. Esse indicador é vital para entender a qualidade educacional e o poder de formação de uma escola. Como já denunciava reportagem da Folha de São Paulo (05/08/15), na listagem oficial, 15% das instituições que se encontram no topo importam seus discentes nos últimos anos, ou mesmo na 3ª série do Ensino Médio. Essas instituições não formaram seu aluno. Retiraram um estudante de outra instituição – seduzindo-o com bolsas – e usam seu resultado como se fosse reflexo do seu trabalho. Trata-se de uma maquiagem para atrair pais desinformados. Essa instituição não pensa no aluno como um cidadão em formação. O pensa como um número a ser usado na estratégia de marketing do próximo ano. O compromisso não é com a educação e sim com a atração desenfreada de novos alunos.

Menor índice de reprovação do Ensino Médio Outro índice importante que foi alvo de nota do jornalista Antônio Góis de O GLOBO é a taxa de reprovação do Ensino Médio. Dentre as escolas do topo do ranking, o GayLussac é a que tem a menor taxa de reprovação no Ensino Médio dentre todas as outras instituições – apenas 1%. Como ler esse índice? Trata-se de uma prática de muitas escolas tradicionais: “descartar” os alunos “mais fracos” e permanecer apenas com os “mais fortes” através da reprovação, livrando a instituição de lidar com dificuldades cognitivas e de aprendizado dos estudantes. Um bom resultado da 3ª série pode ser obtido graças a altas taxas de reprovação ao longo dos anos anteriores. O GayLussac não desiste do seu aluno. Temos o compromisso de formar e ajudar nossos estudantes a ultrapassar as dificuldades cognitivas e de ensino-aprendizado.

Ética para a vida Um resultado no ENEM conseguido com “jeitinhos” e artimanhas jurídicas não tem valor. Para o GayLussac, uma educação com Ética, Respeito e Verdade é prioridade, sempre. Porque, para a gente, uma educação de excelência vai muito além da tão sonhada vaga na universidade. No caminho da excelência e da ética não existem atalhos fáceis. Mas eles são a forma correta de se chegar ao nosso objetivo: formar cidadãos comprometidos com uma sociedade diferente. Mais justa e menos corrupta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.