Jornal Mais Ideias - Outubro 2016

Page 1

Nº 98 Outubro 2016

Pódio em Ética, Excelência e Transparência Pela 8ª vez, a melhor escola de Niterói no ENEM. E mais: 5ª melhor do Estado do Rio e 36ª do Brasil Estamos repletos de orgulho dos nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2015! O excelente resultado deles no ENEM garantiu ao GayLussac, mais uma vez, o 1º lugar em Niterói. Também somos a 5ª melhor escola no Estado do Rio e 36ª no Brasil no ranking do ENEM. Temos muito a celebrar! Por que a marca alcançada por eles é reveladora dos grandes valores que constituem o DNA da nossa escola: ética, excelência e transparência. Não existem atalhos para a Excelência Estamos há quase uma década entre as melhores escolhas em educação em Niterói, no Rio e no Brasil. Trata-se do fruto colhido por uma formação que prima pela qualidade acadêmica em um projeto de longo prazo. Não se fala de uma conquista isolada e sim recorrente. A constância de resultados ao longo de anos é indicador claro da qualidade e densidade do nosso projeto pedagógico. Mais do que isso. É reveladora de uma trajetória alicerçada em uma base sólida de 62 anos de História compromissada com a excelência no Ensino. Porque educação de qualidade não é algo que se faça em um passe de mágica, é um caminho árduo e repleto de trabalho duro. Não existem atalhos. Por isso, é preciso analisar com muita atenção os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) quando certas instituições de ensino parecem ter encontrado um “jeitinho” para figurar no topo do ENEM de forma nada ética ou transparente.

“Pedaladas” educacionais Trata-se da prática que o jornal O GLOBO (6/10/16) chamou de “pedaladas” para aparecer bem no ranking e utilizar como artifício de marketing. Para isso, essas instituições se concentram na criação de “escolas virtuais”, que reúnem um grupo seleto de alunos, criando um CNPJ à parte, mas com o mesmo nome. Sem regulação pelo INEP, essa prática provocou uma verdadeira distorção, que possibilitou em 2014 que uma mesma instituição ocupasse o 1º e o 569º lugar no ranking, conforme reportagem do Estadão (26/12/14). Acreditamos que isso é antiético e revela valores completamente deformados de ensino. A mensagem

que essas instituições passam aos seus estudantes é que o esforço, o trabalho duro e a dedicação podem ser suplantados por artimanhas jurídicas para alçar uma boa colocação.

Transparência nos resultados Por entender que esse artifício mascara o resultado real, o GayLussac não se baseia no ranking oficial do ENEM, contaminado pela distorção do marketing antiético desses colégios e cursinhos. O INEP, contudo, disponibiliza ferramentas importantes a um leitor mais atento e especializado. Assim, nosso resultado se baseia na listagem “filtrada” por um indicador crucial: o que organiza as instituições que possuem “alto” ou “muito alto” índice de permanência dos alunos (acima de 60%). O GayLussac tem o índice de permanência dos alunos do Ensino Médio acima de 80%, considerado “muito alto” pelo INEP. Esse indicador é vital para entender a qualidade educacional e o poder de formação de uma escola. Como já denunciava reportagem da Folha de São Paulo (05/08/15), na listagem oficial, 15% das instituições que se encontram no topo importam seus discentes nos últimos anos, ou mesmo na 3ª série do Ensino Médio. Essas instituições não formaram seu aluno. Retiraram um estudante de outra instituição – seduzindo-o com bolsas – e usam seu resultado como se fosse reflexo do seu trabalho. Trata-se de uma maquiagem para atrair pais desinformados. Essa instituição não pensa no aluno como um cidadão em formação. O pensa como um número a ser usado na estratégia de marketing do próximo ano. O compromisso não é com a educação e sim com a atração desenfreada de novos alunos.

Menor índice de reprovação do Ensino Médio Outro índice importante que foi alvo de nota do jornalista Antônio Góis de O GLOBO é a taxa de reprovação do Ensino Médio. Dentre as escolas do topo do ranking, o GayLussac é a que tem a menor taxa de reprovação no Ensino Médio dentre todas as outras instituições – apenas 1%. Como ler esse índice? Trata-se de uma prática de muitas escolas tradicionais: “descartar” os alunos “mais fracos” e permanecer apenas com os “mais fortes” através da reprovação, livrando a instituição de lidar com dificuldades cognitivas e de aprendizado dos estudantes. Um bom resultado da 3ª série pode ser obtido graças a altas taxas de reprovação ao longo dos anos anteriores. O GayLussac não desiste do seu aluno. Temos o compromisso de formar e ajudar nossos estudantes a ultrapassar as dificuldades cognitivas e de ensino-aprendizado.

Ética para a vida Um resultado no ENEM conseguido com “jeitinhos” e artimanhas jurídicas não tem valor. Para o GayLussac, uma educação com Ética, Respeito e Verdade é prioridade, sempre. Porque, para a gente, uma educação de excelência vai muito além da tão sonhada vaga na universidade. No caminho da excelência e da ética não existem atalhos fáceis. Mas eles são a forma correta de se chegar ao nosso objetivo: formar cidadãos comprometidos com uma sociedade diferente. Mais justa e menos corrupta.


Valorização profissional Investir no profissional é fundamental para o GayLussac Formar bons profissionais é um dos compromissos de nossa escola, porque entendemos que um colaborador satisfeito e motivado com o seu trabalho é garantia de melhores resultados. Investir, treinar, formar e valorizar a prata da casa gera um clima de segurança onde todos se comprometem com a escola e, naturalmente, reflete na excelência educacional alcançada ao longo dos anos. Pensando nisso, o GayLussac tem se empenhado em formar os profissionais, investindo em treinamentos e formações focadas no contínuo desenvolvimento. Direcionados a professores, psicólogos e coordenadores podemos listar: • Formação de Salvaguarda; • Curso de Elaboração de Itens da Academia Primeira Escolha; • A Arte de Ensinar Arte, com Márcio Trigo; • Encontro sobre abordagem Pikler; • Participação de Colóquio de Psicologia (Equipe de Psicologia).

Educação Financeira

Para equipe gestora: • Cursos de capacitação em Proteção da Criança/ Salvaguarda com auditores ingleses; • Alinhamento estratégico e planejamento para 2017; • Curso de Design Thinking. Para Equipe de Divulgação: • Curso de vídeo Experimental; • Oficina de roteiro e de Edição de Vídeo. Treinamentos específicos para funcionários: • Treinamento prático e teórico de Brigadistas; • Treinamento para uso da eletricidade; • Uso correto de Equipamento de Proteção Individual; • Treinamento para trabalho em altura. Além disso, os funcionários que precisam adquirir fluência na língua iniciaram aulas de Inglês, ação que deve ser expandida. Em setembro, a escola efetuou uma Pesquisa de Clima: a Voz do Colaborador, com

um encontro que foi revelador e permitiu o debate e o comprometimento acerca de melhorias de nossa escola. Por fim, os funcionários agora possuem um canal de comunicação institucional específico, o “GayLussac ComVocê”, local para partilhar informações internas e compartilhamentos de propostas de Recursos Humanos. O fruto de todas essas ações é colhido dia a dia, com o empenho, seriedade e dedicação de todos os envolvidos na ação de educar. Uma escola que oferece alta qualidade em Educação precisa do comprometimento profissional da equipe administrativa e pedagógica, visando sempre estar melhor amanhã do que hoje.

Miniempresa 2ª série se envolve em projeto de empreendedorismo

Valorizar o trabalho em equipe, o espírito empreendedor e aprender sobre controle de estoque, finanças e o funcionamento real de uma empresa são alguns dos conhecimentos que os alunos da 2ª série do Ensino Médio estão vivenciando. Há 16 anos o Instituto GayLussac promove, em parceria com a Junior Achivement, o Projeto Miniempresa, uma prévia do mercado de trabalho antes mesmo da maioridade. Os alunos escolhem um produto, o nome da empresa e elegem um Presidente e quatro diretores de áreas específicas, são elas: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção. Um dos principais fundamentos do projeto é que a Miniempresa funciona sob leis reais, taxas são pagas e os funcionários recebem salários. Este ano, a empresa Comfy produziu um cobertor, chamado “Ecobertô” que vira uma almofada quando dobrado. O time levou seu trabalho para ser apresentado na 33ª Feira de Miniempresas, organizado pela Junior Achievement, em julho, no Downtown, Rio de Janeiro. 2

Os alunos Sophia Ramos, que trabalhou na área de Marketing e Pedro Lima, Diretor de Finanças contam que o projeto serviu como experiência para a faculdade, ele quer cursar Economia, e ela Marketing. “O trabalho em equipe foi fundamental para que o projeto funcionasse e também tivemos que aprender a respeitar nossos colegas de trabalho e as opiniões diferentes”, eles comentam.


Informação e Conhecimento

Clube de Pesquisa Nos primeiros meses de aula, os alunos de cada ano da Educação Infantil elegem um assunto de interesse coletivo para estudar com profundidade. O Clube de Pesquisa é um projeto permanente que busca estimular o protagonismo e o pensamento investigativo dos pequenos. Assim, são realizadas

várias atividades que permeiam o tema escolhido, explorando as diversas formas que o conhecimento pode adquirir. A inspiração nasceu de um estudo feito sobre o projeto de documentação pedagógica que acontece nas aulas da Educação Infantil da cidade italiana de Reggio Emília.

O Maternal escolheu o livro “Cores e Flores” para estudar e conheceu várias flores diferentes. Os alunos sentiram seu cheiro e sua textura, observaram sua cor e trabalharam a música “Formiguinha”. A aluna Julia Mascarenhas conta: “Ela é grande e está comendo frutinhas que eu catei”

As turmas do Jardim 1 estudaram um escritor muito apreciado por todas as idades, o Ziraldo. Depois da leitura de “A Bela Borboleta”, a turma J1T1 conta: “A borboleta é um ser vivo, ela é colorida. Ela gosta de voar perto das flores. Uma borboleta entrou na nossa sala quando a gente estava fazendo a nossa borboleta”

Para viver um ano de pesquisas lúdicas, o Jardim 3 escolheu estudar a arte e suas diversas formas de manifestação. A escultura, a pintura, o teatro e a música foram as expressões artísticas elencadas por cada turma

O Jardim 2 decidiu estudar no Clube de Pesquisa a arte, a cultura e a história de diferentes países através da culinária, é a “Volta ao mundo de sabores”. O pai da aluna Ana Júlia Di Candia visitou a escola para colocar em prática uma atividade de sua profissão como cozinheiro e preparou um prato especial para nossos alunos com diferentes tipos de batatas

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental embarcaram em uma grande viagem pela edição das Olimpíadas Rio 2016. Os alunos estudaram e produziram suas próprias tochas e participaram de um revezamento. Além disso, receberam a visita do ex-atleta de remo Cláudio Mello, um niteroiense que disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992

Equipe de Brigadista Funcionários fazem curso com foco na segurança escolar

Já a auxiliar de secretaria, Rafaela Lopes, observa: “O curso focou muito na nossa realidade. Percebo que hoje tenho um novo olhar no entorno – identifico lugares com muito papel, ou tomadas e imagino o que fazer ali caso haja uma situação de emergência”.

Dentro da política de Salvaguarda, o GayLussac está investindo cada vez mais na formação de brigadistas escolares. Assim, os funcionários – da Secretaria ao setor administrativo – participaram de um curso de capacitação para atuar em situações de risco e emergência na escola. O curso foi dividido em quatro encontros com módulos teóricos e uma parte prática realizada no Centro de Treinamento da empresa Fire Service, em Maricá, com simulação de situações reais. Camila Langoni, analista de RH da escola, explica: “Nosso objetivo é capacitar o maior número de pessoas possível, proporcionando conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de área, técnicas de primeiros socorros de acordo com a legislação específica”, para proteção e segurança de alunos e funcionários”.

A assistente administrativa, Jacqueline de Caux, explica: “Foi muito interessante e importante para segurança dos alunos. Aprofundamos noções de primeiros socorros, aprendemos técnicas para apagar um princípio de incêndio, de evacuação e a quem recorrer em caso de um incêndio de grandes proporções. O próximo passo é treinar a evacuação com segurança envolvendo os alunos”.

A Salvaguarda parte do princípio de que toda criança e adolescente merece ser colocado em segurança. Assegurar a proteção e a segurança das crianças no ambiente escolar e implementar ações de prevenção de perigos por meio de treinamento constante são políticas internas, com auditorias de qualidade. Tratase de uma série de princípios de padrão internacional, submetidos a um modelo único adotado pelas escolas Cognita. 3


Informação e Conhecimento

Cidades sustentáveis 1ª série é envolvida em projeto de desenvolvimento urbano Outra cidade é possível? Como a ciência e a tecnologia podem estar a serviço de um novo projeto de cidade em que a relação sociedade-natureza assuma um protagonismo? Essas foram questões levantadas pelos professores da 1ª série do Ensino Médio, Luiz Cláudio Rodrigues, de Química, e Mariane Biteti, de Geografia. Juntos, eles propuseram um trabalho que levava os alunos a refletir sobre a relação entre a cidade e o ambiente, de modo a criar uma tecnologia social que

Integração & Cultura

Mostra de Talentos 2016 Rock Nacional leva alunos de volta aos anos 80 Na primeira semana de setembro, o palco do Teatro GayLussac vivenciou um retorno aos anos 80 através da 14ª Mostra de Talentos. A cada ano é escolhido um tema capaz de ampliar o repertório de conhecimento musical dos nossos alunos e, desta vez, o tema foi Rock Nacional – anos 80. Rock é um termo abrangente que define um gênero de música popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Em sua “forma pura”, o rock tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante. Nossos pequenos artistas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental se empenharam em fazer uma apresentação surpreendente, com figurinos que combinavam, coreografias ensaiadas e letras na ponta da língua. Sucessos como “Fórmula do amor”, “Óculos” e “Meu erro” foram entoados por crianças que não eram nascidas na época do auge do Rock. Assim, a Mostra de Talentos se torna um evento que estimula a cultura, sobretudo porque os alunos se tornam protagonistas, sob a supervisão dos professores. Nas aulas de música e na sala de aula, os alunos foram instigados e orientados na busca de seus talentos. Os alunos Caio Dénys, Isadora Gomes, Sophia Claussen e Gabriel Lessa comentam: “A Mostra foi muito legal porque pudemos nos apresentar e mostrar nosso talento para as pessoas e todos gostaram muito. Ensaiamos muito, mas valeu a pena! Ano que vem vamos participar de novo, com certeza”.

pudesse ser implementada, tomando como referência o município de Niterói.

e a ocupação urbana; ilhas de calor e construções sustentáveis, entre outros.

Os alunos foram divididos em grupos e deveriam elaborar um projeto completo, desde à pesquisa bibliográfica sobre o tema, passando pela elaboração de relatórios parciais e culminando com a apresentação de seminários. Alguns dos temas trabalhados foram: poluição do ar e saúde pública; as áreas de encostas

O professor Luiz Cláudio comenta: “A importância de se discutir as questões ambientais contemporâneas é plenamente justificada, afinal, somos parte da natureza. Assim, somos afetados diretamente pelo conjunto das transformações ocorridas, o chamado ‘efeito borboleta’”.

Semana Literária A Literatura em festa A leitura sempre foi uma das mais poderosas fontes de transformação das opiniões, capaz de estimular a criatividade e o pensamento crítico de todos que embarcam no mundo das palavras. Em agosto, dentro das comemorações do aniversário de 62 anos do GayLussac, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio puderam experimentar o universo literário através de diversas atividades espalhadas pela escola. Além disso, houve interação entre os anos e diversas exposições artísticas para complementar o ambiente cultural. Alunos do 6º ano deram sugestões de leitura para o 5º ano e alunos da turma 3M3 visitaram o 6º ano na

atividade “Conversando sobre Brás Cubas”. Enquanto isso, o 7º, 8º e 9º ano se envolveram em uma partida de jogos de tabuleiro sobre Julio Verne e também com jogos gramaticais. Também aconteceram apresentações teatrais: a 2ª série do Ensino Médio assistiu o 7º ano adaptar Dom Quixote e a 1ª série encenou O Auto da Compadecida para o 9º ano.

Uma mostra de autobiografias, gênero estudado nas aulas de Produção Textual do 6º ano, combinadas com autorretratos cubistas da aula de Arte. Nossa Bibliotecária, Tânia Basto, participou de um momento muito especial com declamação de poesias, prática cada vez mais rara nos dias atuais

Além disso, os alunos do 8º ano e da 3ª série puderam assistir ao espetáculo “Te Conto em Cena”, que apresenta contos de Machado de Assis em forma de esquetes teatrais. Outra proposta envolveu o “esquecimento” de livros. Uma caixa foi deixada na entrada da escola e os alunos poderiam “esquecer” um livro e pegar outro que alguém tivesse deixado ali. A iniciativa valoriza a troca de livros e a integração entre os alunos.

Concurso de Crônicas No meio de toda essa festa não poderia faltar nosso tradicional Concurso de Crônicas! Os alunos do 9º ano escreveram crônicas sobre temas como a música, o universo do próprio quarto, as Olimpíadas e Paralimpíadas e desastres ambientais. Em seguida, passaram por um processo de seleção que elencou os seis melhores textos. O Teatro GayLussac recebeu os pais dos vencedores e os trabalhos escolhidos foram lidos por outros alunos em uma manhã de muita literatura e cultura. A vencedora da 9ª edição do concurso, Andressa

4

A Coordenadora do 7º ao 9º ano, Marília Cerqueira conta: “A Semana foi espontânea, as atividades foram acontecendo e o resultado foi muito prazeroso. Resgatamos uma forma de ver a música, a poesia e a literatura que, muitas vezes, fica em segundo plano”

Mota, conta que sempre gostou de escrever e já participou de outros eventos literários da escola, como a Folha Dirigida. “Quando comecei a escrever a crônica, fui lembrando tudo que sabia sobre o Rio Doce e o texto ficou melhor do que esperava. Eu não imaginava ganhar”. E completa: “Isso me motiva a escrever mais, porque me senti incentivada pelos amigos e pela escola a continuar fazendo o que gosto”.


Integração & Cultura

62 anos de

GayLussac!

Projeto Biografia

Escola celebra mais um ano de compromisso com a educação Em agosto, o Instituto GayLussac comemorou mais um aniversário repleto de realizações! Já são 62 anos para contar uma trajetória que confirma o compromisso com uma educação de excelência. Hoje, colhemos os frutos desse caminho trilhado com projetos e resultados que selam uma evolução: a posição de destaque no ENEM por 7 anos consecutivos; os prêmios conquistados pela Equipe de Matemática; fazer parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA); as certificações em

6º ano conta a história de pessoas que lutaram por um mundo melhor Os alunos assistiram a um vídeo que fazia um panorama histórico da origem da escola e um passeio pelos 62 anos de sucesso. Toalhas de piquenique enfeitavam a quadra e, para completar a festa, o Clube de Música preparou um repertório especial. Nossos alunos montaram seus sanduíches nas Sanduicherias Saudáveis, com direito a sucos e picolés e cantaram um grande “Parabéns a você”!

Inglês (Cambridge) e Espanhol (Instituto Cervantes); a implantação do International Primary Curriculum no Projeto Bilíngue; a adoção da High School e, agora, do programa Middle, sendo acreditada como uma CAMBRIDGE INTERNATIONAL SCHOOL.

Quarta-feira, dia 30 de agosto, os alunos foram recebidos por uma escola em festa e, logo pela manhã, tivemos a presença da Orquestra de Cordas da Grota que veio participar da nossa celebração

Tudo isso com o reconhecimento dos nossos exalunos nos prestigiando e trazendo seus filhos para continuarem seus estudos em nossa comunidade escolar. Essas são apenas algumas conquistas a serem comemoradas nesses 62 anos de história.

62 anos em ritmo de Olimpíadas!

Educação Infantil No Jardim, as comemorações de aniversário seguiram o mote da grande celebração da paz entre nações que são os Jogos Olímpicos. Os pequenos acenderam a tocha, hastearam bandeira, cantaram o Hino, criaram gritos de guerra para cada turma, competiram em modalidades diferentes e assistiram à apresentação do Grupo Ginástica Artística Niterói. Ufa! Para recuperar as energias nada melhor que um saudável lanche típico para nossos pequenos atletas,

com direito a melão velejador e ovinhos de codorna transformados em alteres. E claro, um sonoro parabéns a você acompanhando! Ao final da semana de comemorações olímpicas de aniversário, os pequenos receberam uma simbólica medalha de chocolate. Parabéns, GayLussac, pelos 62 de existência que devemos a vocês, alunos e pais que nos prestigiam fazendo parte de nossa comunidade escolar!

Mahatma Gandhi, Louis Joseph Gay-Lussac, Frida Khalo, Carmem Miranda, Leon Tolstói, Oswaldo Cruz e até Marta, a jogadora de futebol. Conhecer a história de grandes personagens que mudaram a sociedade ao seu redor e ajudaram e construir um mundo melhor fez parte do Projeto Biografias, do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é ir na contramão do culto à celebridade e é fundamental para a construção de cidadãos críticos e criativos. Depois de muita pesquisa, os alunos se prepararam para apresentar seus biografados no Teatro GayLussac para convidados muito especiais: os responsáveis. O projeto foi desenvolvido pelas disciplinas de Português e Produção Textual. Nas aulas da professora Camila Groppo, os alunos aprenderam a parte teórica: o gênero textual biografia e suas características. Já nas aulas da professora Gláucia Mourão, os pequenos organizaram a apresentação oral e desenvolveram as questões mais técnicas. Camila comenta: “As apresentações superaram as expectativas. Eles estavam muito confortáveis no palco. Além disso, vimos que eles compreenderam a importância social dessas pessoas. Assim, o estudo do gênero foi uma forma deles entenderem como é possível modificar a sociedade com pequenas atitudes”. Gláucia observa: “Destaco a superação pessoal dos alunos. Mesmo os mais tímidos foram muito bem, e saíram de lá com a autoestima elevada”. Os alunos da 6M1 Arthur Faria, Ana Luiza Richa e Paulo Chini contam: “Gostamos de todos os grupos. Além da parte teórica, aprendemos a refletir e tiramos sempre uma lição sobre cada biografado”. Já Eduarda Bonetto, da 6M2, lembra: “Foi um projeto muito legal, pois tivemos a chance de conhecer melhor pessoas que fizeram diferença no mundo”.

5


Ciência e Tecnologia

Semana da Matemática Evento é um verdadeiro repertório de teorias aplicadas ao cotidiano No dia 17 de setembro, o GayLussac abriu as portas para receber pais e responsáveis na exposição da 2ª Semana da Matemática, um evento que é um verdadeiro convite para entender os processos de ensino e aprendizado da escola. A Mostra reuniu uma rica coletânea de trabalhos reveladores de um saber que apresenta teoria e prática como duas faces da mesma moeda. Através do trabalho e da fala consistente dos alunos foi possível perceber uma Matemática que permeia todas as áreas do conhecimento: música, arte, economia, arquitetura, filosofia e história.

Durante toda a semana, os alunos participaram de palestras com profissionais renomados da Matemática. Tivemos a visita do Diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, do professor titular da UFF, Paulo Tralles, do professor Dr. do Colégio Aplicação, Leo Akio, e de Ricardo Viz, professor do Ensino Médio. As alunas do 9º ano, Lara Oliveira e Luísa Saramago, apresentaram uma pesquisa sobre orçamentos familiares, mostrando a porcentagem da renda salarial que famílias de diversas classes sociais gastam em setores como: educação, transporte, saúde, etc. As mães Clician Oliveira e Letícia Saramago assistiam, orgulhosas, a apresentação e comentam: “A iniciativa da escola é muito interessante, principalmente porque esses trabalhos fazem um paralelo entre o abstrato da matemática e o cotidiano”.

Tabita Ribeiro, Tatiana Mello e Maria Luiza Siqueira apresentaram um trabalho sobre a artista plástica Lygia Clark: “Ela fazia esculturas com polígonos. Na Mostra, reproduzimos as esculturas dela em papelão e as pessoas podem desmontar a obra e fazer sua própria arte”

Protótipos: teoria na prática Pontes de Macarrão e aviões no Ensino Médio No Ensino Médio duas atividades se destacam e envolvem todos os alunos. A 1ª série do Ensino Médio desenvolve já tradicionais testes de colapso em Pontes de Macarrão projetadas e construídas por eles. Já a 2ª série apresenta uma competição de aviões, misturando conceitos de Matemática e Física.

No 8º ano, a proposta da professora Adriana Di Cândia foi abraçada pelas alunas em um projeto que misturou Geometria e Ioga e fez sucesso. A docente explica: “O professor Darlan Campos também esteve à frente do projeto, trazendo para as alunas um goniômetro, um aparelho para medir ângulos e identificar os eixos do corpo”

Na 1ª série do Ensino Médio, os alunos da EM1M3 fizeram uma Roda de Lorenz, uma experiência que comprova a teoria do caos. Sofia Bocanera explica: “A roda mostra como pequenas mudanças podem ter consequências enormes. É a lógica do efeito borboleta. Lorenz descobriu isso ao tentar encontrar um padrão nas previsões do tempo”

O objetivo da construção de protótipos é ser um fator de motivação no processo de aprendizado, estimulando o protagonismo do aluno. Esse ano, a ponte que resistiu mais peso foi a Power Ponte, que suportou 31,67 Kg, dos alunos Gustavo Dias, Ricardo Lopes, João Pedro Machado, Gabriel Ramos, João Victor Barros e Breno Souza. Parabéns a todos os participantes.

O Orientador de Matemática, Ricardo Viz, explica: “O mais gratificante de tudo isso foi ver os nossos alunos com sorriso no rosto, explicando seu trabalho com prazer a todas as pessoas que estavam presentes no evento”. Já a Diretora Pedagógica, Luiza Sassi, observa: “O evento é um exemplo cristalino de como deve ser o cotidiano escolar, relacionando a sala de aula com a vida”

Temas & Diálogos

Reunião de Pais da Primavera

Educação Infantil faz reflexão sobre consumismo Com a chegada da Primavera, a natureza se enfeita para nos mostrar que um novo ciclo se inaugura... É o desabrochar das flores! Pensando nas nossas crianças e no momento que se encontram na escola, depois de muitas experiências vividas, também é tempo de observar o quanto floriram. No final de setembro, os pais da Educação Infantil foram convidados para participar de mais um ciclo de Reunião de Pais, momento de avaliar as conquistas e aprendizagens. Durante as reuniões, além da apresentação do trabalho pedagógico desenvolvido, houve a discussão do texto 6

“Pequenos Consumidores”, da Laís Fontenelle, mestra em Psicologia Clínica, especialista e consultora no tema Criança e Consumo. A psicóloga veio em nossa escola, em agosto, para uma palestra muito esclarecedora com os pais. Dando continuidade às reflexões da especialista, foi feita uma dinâmica com os pais durante a Reunião. Eles deveriam escrever em pequenos papéis qual a sua influência na formação dos seus filhos como cidadãos conscientes dos problemas do consumismo infantil. Algumas das ideias que foram ressaltadas: “Educação”, “Valores”, “Limites” e “Más influências”. Após a reunião foi servido a todos um espetinho de tomatinho cereja com queijo minas e manjericão, colhidos diretamente da nossa horta.


Saúde & Esporte

Olimpíadas GayLussac Espírito Olímpico invade Fundamental 1 O esporte é uma fonte infindável na formação cidadã. No ritmo das comemorações do aniversário de 62 anos da nossa escola, a Equipe de Educação Física preparou um evento especial – as Olimpíadas GayLussac, que ocorreram entre agosto e setembro. Os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram divididos por turma e formaram três equipes baseadas nos continentes do Globo: Europa e África, Ásia e Oceania e Américas. Nossos atletas disputaram diversos esportes, como salto em altura, futsal e corrida de revezamento, até modalidades não usuais, como o queimado maluquinho e o dodgebol. Destaque para a vivência das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. Os pequenos participaram de uma experiência olímpica diferenciada, que estimula a reflexão sobre a inclusão. Divididos em duplas, os alunos simularam uma corrida de deficientes visuais, esporte da Paralimpíada. Nessa modalidade, os atletas correm com um guia e com os olhos vendados, assim, não há como um

Evento do CCE reúne pais e alunos no Teatro

enxergar mais do que outro – já que muitos possuem perda parcial da visão. Os alunos Marcela Oliveira e Matheus Brick Day contam: “Correr vendado não foi difícil como pensamos e tivemos que confiar muito no amigo que estava com a gente”. E acrescentam: “Gostamos muito das Olimpíadas, guardamos as medalhas em casa e aprendemos a nos divertir com o esporte, nem sempre ganhar é o mais importante”.

Pódio no JEN Equipes da escola conquistam medalhas

Todos os anos o Instituto GayLussac promove um encontro de Mestres e Professores, o chamado Batizado para manter nossos alunos atualizados, melhorando sua técnica, incentivando-os e tornando-os conhecidos no mundo da capoeira. O Batizado é uma avaliação individual do aluno, caso ele seja aprovado, recebe sua primeira graduação e assim sucessivamente, respeitando a hierarquia da modalidade. Esse ano o tema escolhido para a celebração foi o Maculelê. Os alunos se reuniram no Teatro GayLussac para apresentar seus conhecimentos para os pais e colegas do CCE. A mãe da aluna Manuela Deker, Maíla Mainier, afirma: “Gostaria de elogiar a apresentação da capoeira no teatro. Atividade que se destaca no CCE. Meus parabéns ao professor Aritana e a todos os envolvidos na belíssima e empolgante apresentação”. Os alunos Joaquim Sodré e Isadora Guedes, do 4º ano do Ensino Fundamental, comentam: “A apresentação foi muito divertida, nós gostamos muito do maculelê. Nossos pais foram assistir e ficaram orgulhosos e felizes”. Eles contam que passaram para a faixa cru e laranja, o quarto nível na classificação infantil e completam: “Sempre bate um nervosismo porque tinha muita gente olhando e os professores para nos avaliar”.

A prática esportiva, além de trazer benefícios físicos como a saúde do corpo e da mente, é importante para a propagação de valores como o trabalho em equipe, as dificuldades do esporte e os conceitos de “ganhar” e “perder”. Aliando a formação acadêmica ao aprendizado desportivo, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever para participar das equipes de esporte do Instituto GayLussac. As equipes têm o objetivo de desenvolver os alunos que se destacam e apresentam interesse na prática esportiva para representar o GayLussac nos campeonatos e torneios municipais e estaduais. Todos os anos as equipes da escola conseguem bons resultados no JEN (Jogos Escolares de Niterói) e este ano não foi diferente. O handebol feminino sub 18 e o futsal masculino trouxeram medalhas de bronze para a casa.

Batizado da Capoeira

O time de futsal masculino sub13 conquistou o 2º lugar, com um retrospecto de 5 vitórias e apenas 2 derrotas. Além do JEN, também ficamos em 2º lugar no handebol de praia feminino da 2ª categoria. A treinadora da equipe de handebol, Isabella Leitão, afirma: “No handebol eu não tenho a melhor jogadora ou o melhor, pois o time é todo! Meu time é coletivo, todas se ajudam muito”. 7


Inglês & Espanhol

Summer Camp! Alunos da HS em curso de verão na Texas Tech

Alunos do Bilíngue fazem apresentação sobre rios

Em julho, a experiência internacional que os alunos da High School possuem durante as aulas foi efetivada em um intercâmbio acadêmico. Como parte da formatura da High School, os alunos passaram uma semana vivendo como universitários americanos, fazendo cursos diversos, morando no Campus da Texas Tech University (TTU) e imersos em costumes diferentes. Tudo isso fez parte do Summer Camp deste ano. Além de ampliar os horizontes culturais, os alunos tiveram a oportunidade de praticar o inglês em cursos diferentes, como Arquitetura, Anatomia e Fisiologia, Direito, Teatro, Medicina Forense, entre outros. A rotina incluía aulas durante a manhã e a tarde e atividades variadas durante a noite, passeios ao shopping, um musical sobre a história do Texas, boliche, uma festa na piscina e o jantar formal com os diretores da TTU. Ficamos muito felizes com uma declaração recebida de Jared Lay, Diretor de Recrutamento da TTU: “I just wanted to say that TTUISD/Texas Tech University have enjoyed having you at campus. This was probably one of the best behaved group of students I have seen in a long time. I am proud that you all are TTUISD students and look

Spring Presentation

forward to seeing you graduate and achieve your dreams, wherever that might be. We would love for you to attend Texas Tech University in the future. Keep on working hard, it will all be worth it in the long run”.

O Projeto Bilíngue Forever promove uma imersão em inglês a partir da escolha de um assunto para ser trabalhado de forma aprofundada. No mês de setembro, o mote foi “The river is calling and I must go” e todos mergulharam de cabeça na ampla temática dos rios. Aproveitando a pesquisa tão interessante realizada pelos pequenos, esse mesmo mote foi escolhido para a Spring Presentation. O evento aconteceu no Teatro GayLussac e recebeu os pais para uma bela apresentação em Inglês.

A aluna Ana Clara Mendes conta que o que mais gostou da viagem foram as aulas e o contato com outras pessoas. “Nós convivemos com diferentes culturas a todo o momento e, com isso, aprendi a lidar melhor com as pessoas e também a ser mais independente”. Ela ainda elogia as aulas e os cursos que fez na TTU: “Os professores explicam tudo muito bem e a universidade lá é muito prática, nas aulas de Direito, por exemplo, simulamos um julgamento em um tribunal de verdade”. Para abordar o tema tão amplo, as turmas focaram em diferentes aspectos desde os animais, passando pelo ciclo da água, poluição, importância geográfica e econômica dos diversos rios. Além disso, houve uma pesquisa ultrapassando as fronteiras do Brasil, mostrando a dificuldade de se obter água em outros países. Os pequenos também localizaram e analisaram a importância de rios em todo o mundo, seja para subsistência da comunidade local, diversão e até as hidroelétricas.

Renovação de Matrícula 2017

a essa de matrícul A renovação expr a eç m o de 2017 co para o ano letiv o é tubro e vai at no dia 27 de ou bro. dia 7 de novem s! to en Fiquem at

Clube de Pesquisa Atenção, papais e mamães da Educação Infantil! Sábado, dia 12 de novembro, os alunos apresentarão a culminância do Clube de Pesquisa, projeto que desenvolveram desde o início do ano. Como cultura e pesquisa sempre caminham junto, no mesmo dia, pais e alunos poderão desfrutar da Feira do Livro. Não percam!

Não deixe de acessar no site (www.gaylussac.com.br) o link Parceiros do GayLussac para conferir a listagem dos Parceiros da Escola e as vantagens oferecidas. Basta apresentar a carteira funcional, carteira de estudante ou boleto bancário.

A Coordenadora do Programa, Valéria Barros, comenta a inspiração para o projeto: “Em maio eu fiz uma viagem pela escola e fiquei impressionada ao ver uma exposição sobre os rios do mundo com um foco muito especial no Amazonas, sua importância local, histórica e relevância global. Aqui, nós damos muita importância para isso, falamos com as crianças sobre água e preservação, então decidimos trazer o tema para a Spring Presentation”. Daniele, mãe do aluno Bernardo Bressan da turma San Diego, comenta: “Gostaria de agradecer todo o cuidado, carinho, gentileza e profissionalismo com que tratam todas as crianças. Ontem eu fiquei muito emocionada com a apresentação do Bilíngue. Vocês são e serão uma parte muito bonita e importante na história de vida do Bernardo. Mais uma vez muito obrigada”.

Rua Maria Caldas, 35, São Francisco, Niterói - RJ - 24.365-050 - Tel. 2612-4000 • e-mail: listamaisideias@ gaylussac.com.br • Editor: Priscila Aquino (MTB 28.761) • REDAÇÃO: Priscila Aquino e Juliana Carrano (estagiária de jornalismo) • REVISÃO: Perla Faillace • FOTOS: Marco Antonio Almeida, Lucas Gabriel • PROJETO GRÁFICO: SGP Comunicação • Diagramação e Finalização: Geraldo Machado • Publicação Dirigida


Parabéns, vocês já são universitários! Ensino Médio garante vagas nas melhores universidades públicas e privadas do Estado no ENEM Estamos orgulhosos! Fruto de uma trajetória escolar sólida, nossos alunos alcançaram o sonhado objetivo - o acesso à universidade. Tanto no Sistema de Seleção Unificado (SISU) como na UERJ e na UFSC, conquistando vagas em Universidades de ponta, como a USP, UFRJ, UFF, CEFET, UFMG, ESPM, PUC e FGV, em diferentes carreiras como Medicina, Direito, Engenharia, Artes Cênicas, Música, Filosofia, Ciências Sociais, Cinema, Design, entre outras. O mercado de trabalho vem, nos últimos anos, se reconfigurando e ampliando possibilidades com novas carreiras. O antigo curso de Desenho Industrial, por exemplo, atualmente se desdobra em

diferentes correntes de designs. Por isso, cada vez mais nossos alunos ampliam suas opções. O excelente resultado dos nossos alunos confirma, também, um compromisso de excelência e tradição pedagógica que coloca o GayLussac, ano após ano, entre as melhores escolas de Niterói, do Rio de Janeiro e do Brasil no ranking do ENEM, com baixo índice de reprovação ao longo da Educação Básica e com alto índice de permanência dos nossos alunos em nossa escola. Isso dignifica o nosso resultado que é verdadeiramente fruto de nossa formação/ educação.

Destaques - 10 aprovações em Medicina Dentre as diversas aprovações, é preciso destacar que nossos alunos conquistaram 10 vagas em Medicina, sendo três em públicas. Vários estudantes foram aprovados em mais de uma carreira e selecionados para universidades e vagas de ampla concorrência. Gabriela Abreu, por exemplo, foi aprovada em quatro cursos de Medicina. Já Ana Letícia foi aprovada em seis universidades, e em carreiras distintas como Engenharia e Direito. Como acontece em todos os anos, vários dos nossos alunos tiveram a doce tarefa de escolher a faculdade que iriam cursar.

para a conquista dessa vaga e também pelo senso comum - que costuma dar mais visibilidade aos resultados no acesso a esse curso. Entretanto, ressaltamos que os alunos que escolheram outras carreiras fizeram pontos equivalentes. Para o GayLussac o importante é que cada um possa ter conquistado seu sonho, construído ao longo dos anos, na expectativa de continuar os estudos, num ambiente de formação de excelência. A conquista é fruto da participação de 100% dos nossos alunos!

O destaque na carreira de Medicina se pauta no alto nível de proficiência que o aluno deve apresentar

O GayLussac entende que uma educação sem valores, não tem valor.


A excelência premiada

Com alto índice de permanência, baixo índice de reprovação e 100% de participação, nossos alunos se destacam no ENEM mais uma vez

Confira abaixo as vagas garantidas nas universidades, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio

3ªsérie

Fábio Lemos Garcia

Isadora Fonseca Moreira da Silva

Engenharia Civil - UFF - VIA ENEM Economia - UERJ / PUC - VIA ENEM / FGV - 3º LUGAR

Medicina - UFRJ - VIA ENEM

Felipe Lauria Gonçalves da Silva

Medicina - Uff - VIA ENEM

Administração - UFF - VIA ENEM Engenharia de Telecomunicações - UFF - VIA ENEM Engenharia de Produção - UFF - VIA ENEM Engenharia - PUC

Jan-Peter Correia Sousa Périssé

João André Joia Bezerra Pestre

Nathália Ramos Vieira

Nutrição - UFF - VIA ENEM Medicina - UNIFESO - Teresópolis

Amadeus Penna Firme Machado

Fernanda Valdetaro Mathias

João Pedro Damian de Mello

Ana Letícia Ranzeiro Mathias Petrelli

Jornalismo - UFF - VIA ENEM Economia - UFF - VIA ENEM Direito - UFF - VIA ENEM / PUC / IBMEC - VIA ENEM

Engenharia Ambiental - UFF - VIA ENEM Engenharia Mecânica - UFF - VIA ENEM

Engenharia Elétrica - UFF - VIA ENEM Economia - UFF - VIA ENEM / IBMEC - VIA ENEM Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - CEFET - VIA ENEM Direito - PUC - VIA ENEM / FGV

André do Amaral Alchaar

Medicina - ESTÁCIO Engenharia Ambiental - UFF - VIA ENEM Cinema - PUC

André Monteiro de Barros Titonelli

Engenharia de Telecomunicações - UFF - VIA ENEM Engenharia Agrícola e Ambiental - UFMG Engenharia de Telecomunicações - CEFET - VIA SISU

Bernardo de Castro Cerqueira Computação - PUC

Caio Barra Reis de Sequeira

Engenharia Mecânica - PUC / CEFET - VIA ENEM

Carolina Mulet Reitor

Psicologia - UFF - VIA ENEM

Catherine Barbosa Martins Direito - UFRJ - VIA ENEM

Cecilia Santos Velihovetchi

Jornalismo - PUC / ESPM - 1º LUGAR

Gabriela Abreu Paes Carneiro da Costa Medicina - USS - VASSOURAS Medicina - FMP - Petrópolis Medicina - UNIFOA - VOLTA REDONDA Medicina - SOUZA MARQUES

Gabriela Araújo Porto

História - UFF - VIA ENEM Administração - UFF - VIA ENEM Publicidade e Propaganda - PUC Direito - FGV Administração - IBMEC - VIA ENEM Administração MKT e Gestão Entretenimento - ESPM

Geografia - UFF

Ciências Contábeis - UFF - VIA ENEM

Música - UFRJ - VIA ENEM

Carolaine Rosa Soares Barreto

Pedro Chediak de Paula Antunes

Serviço Social - UFF

Juliana Goulart Volpi Administração - UFF - VIA ENEM Hotelaria - UFF - VIA ENEM Arquitetura - PUC

Leonardo Amorim Correia Comunicação - Publicidade e Propaganda - ESPM

Leonardo de Castro Araújo Direito - UFF - VIA ENEM / PUC

Engenharia - PUC

Gustavo Costa Lima Lemos

Engenharia Eletrônica - CEFET - VIA ENEM Engenharia - PUC

Farmácia - UFRJ - VIA ENEM / UFRJ - VIA ENEM - 2º LUGAR Fisioterapia - UFRJ - VIA ENEM

Daniel Fernandes Bomfimsilva

Isabela Duarte Kelly

Sistema de Informação - UFF - VIA ENEM Engenharia Mecânica - UERJ Engenharia - PUC - VIA ENEM

Ciências Contábeis - UFF - VIA ENEM Economia - IBMEC - VIA ENEM

Daniela Benevides Lobianco Medicina - FMP - PETRÓPOLIS

Design - Mídia Digital - PUC Design - ESPM

Elton Monteiro de Barros Titonelli

Isadora Cardoso Amorim

Isabela Santos Celes

Direito - UFF / FGV / IBMEC - 2º LUGAR

Anete Falcão

João Vítor Alvares Rocha

Luís Gustavo Thomaz

Hermínia Lima França

Engenharia Mecânica - IFSC - VIA ENEM

Nicole de Castro Pereira Soares

Física - UFF - VIA ENEM Engenharia - PUC

Ciências da Computação - UFFS - VIA ENEM Direito - IBMEC

André Aranha Schlaepfer

Relações Internacionais - PUC

Guilherme Piacsek Favieri Ribeiro

Daniel Devisate Lopes

Nicole Beck Grehs Silva Maria

Medicina - ESTÁCIO

Engenharia de Agronegócios - UFF

Economia - UFF - VIA ENEM Direito - UFF - VIA ENEM

Desenho Industrial - UFF - VIA ENEM Direito - UFF - VIA ENEM / PUC

Nathalia Rodrigues Leão Pina

aprovações ao longo do Ensino médio

Medicina - SOUZA MARQUES / ESTÁCIO

João Pedro Xavier da Silva Valente

Ciências Sociais - UFF - VIA ENEM Bacharelado em Teatro - CAL (Casa das Artes de Laranjeiras)

Gustavo de Rezende Volpi

2ªsérie 1ªsérie

Letras - UFF - VIA ENEM Filosofia - UFF - VIA ENEM

Lucas Thomaz Pessôa

Clara Rodrigues Sampaio

Publicidade e Propaganda - PUC / ESPM

Direito - UFF - VIA ENEM

Giulia Amanda Silveira da Costa

Engenharia de Bio Processos - UFRJ - VIA ENEM Engenharia Civil - UFRJ - VIA ENEM / UFF - VIA ENEM / UERJ / PUC

Miguel Gil de Souza Gomes Pereira

Educação Física - UFF - VIA ENEM

Psicologia - UFF - VIA ENEM

Alice Aylmer Gabay Peixoto

Química Industrial - UFF - VIA ENEM Engenharia - PUC

Cinema - UFF - VIA ENEM - 3º Lugar / Cinema - PUC Letras - UERJ Cinema e Audiovisual - ESPM

Jennifer Gonçalves Antunes Ferreira

Engenharia de Computação e Informação - UFRJ - VIA ENEM Ciências da Computação - UERJ - 3º LUGAR Engenharia - PUC

Fernanda Mastrangelo Speich

Matheus Alvares de Azevedo Fischer

Luiz Filipe Ferreira Rodrigues

Engenharia Química - UFF - VIA ENEM - 2º LUGAR / UERJ Engenharia - PUC

Pedro Lázaro De Santi Nacif Estatística - UFF - VIA ENEM

Pedro Lopes Rangel Caiado Sodré Música - UFRJ - VIA ENEM Engenharia Mecânica - UFF - VIA ENEM

Pedro Tamaki

Sabrina Samel Gouvêa Muratori Jornalismo - PUC Medicina - UNIGRANRIO

Thiago de França Alves

Administração - UFF - VIA ENEM Engenharia Elétrica - UFF - VIA ENEM / UERJ Engenharia - PUC Engenharia Mecânica - CEFET Administração - FGV - VIA ENEM

Victor Moraes de Aragão

Maria Clara Alfradique Costa

Engenharia de Energia - UNIFEI - VIA ENEM Engenharia Eletrônica - UNIFEI - VIA ENEM

Engenharia Civil - UFF - VIA ENEM / CEFET - VIA ENEM

Victoria Mendlowicz

Marina Saffran Evangelista Engenharia Mecânica - UFRJ - VIA ENEM - 2º Lugar Engenharia Mecânica - UFSC - VIA ENEM - 2º Lugar Engenharia Civil - UFSC - VIA vestibular / USP

Hugo Dias Massa Ciências Econômicas - UFF

João Pedro Mota Lavedan

Física - UFF

Administração - CEFET - VIA ENEM

Victor Antonio Watanabe da Rocha

Economia - UFF - VIA ENEM / UFSC - VIA vestibular Cinema - PUC Administração - espm

Direito - UFF

Rodrigo Quintanilha Paladino Tavares de Souza

Luiza Dantas Benttenmuller Amorim

Luiza Garcia Vidal

Érica Antunes Fabiano Alves

Cinema e Audiovisual - ESPN

Processos Gerenciais - UFF - VIA ENEM / IFSC - VIA ENEM Biologia - UFRJ - VIA ENEM / UFF - VIA ENEM - 1º LUGAR Biologia - UERJ - 3º LUGAR

Matemática - UFF

Ciências da Computação - UFF - VIA ENEM / UERJ Administração - CEFET - VIA ENEM

Gestão Pública para o Desenv. Econômico e Social UFRJ - VIA ENEM Direito - UFF - VIA ENEM

Luiz Victor Aragon Marçal Ribeiro

Eduardo Waldmann Brasil Matias

Medicina - UFF - VIA ENEM Economia - PUC

Vinícius Escórcio Gurgel Pitanga Produção Cultural - UFF - VIA ENEM

Luiz Fernando Kropf de Camargo e Silva Marcos Miranda Macedo Engenharia de Produção - UFF Direito - UERJ

Maria Eduarda Garcia Gagliardi Direito - UFF

Nathália Watanabe da Rocha Farmácia - UFF

Pedro Paulo Ferreira Sistema de Informações - UFF


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.