Jornal Estação de 08/05/2023 - Ed. 2256

Page 1

na capital paulista

SP

Pág. 04 Pág. 07
2019 pra cá, foram 19 novas comunidades monitoradas, segundo dados da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Em 2019, eram 1.728 favelas, enquanto neste ano já são 1.747. Em 2014, eram 1.656 favelas cadastradas
De
Pág. 04 CADASTRO DA PREFEITURA Isabela Azine/AE Palmeiras faz 5 no Goiás e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro Pág. 06 STF põe no banco dos réus mais 250 radicais por ato golpista em janeiro
Marcelo camargo/ABr 29º 18º PREVISÃO PARA HOJE Reprodução/Instagram www.jornalestacao.com.br Ano 10 - edição 2256 São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Parcialmente Nublado Pág. 07 Pág. 02
registra aumento no número de favelas nos últimos anos
Palmirinha, apresentadora e cozinheira, morre aos 91 anos

LOTERIASPara maior segurança, cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro

Os cheques adotarão, a partir do dia 2 de outubro, um novo padrão. A medida anunciada pelo Banco Central pretende modernizar e dar mais segurança ao uso deste instrumento de pagamento. Segundo a autoridade monetária, as mudanças dificultarão a falsificação de cheques.

A principal mudança citada pelo BC é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras. Até então, cabia ao BC fazer essa regulação, que define as características do modelo adotado.

Os ajustes terão de ser comunicados ao BC 30 dias antes de serem implementados. A expectativa, no entanto, é a de que não ocorram mudanças significativas, uma vez que isso representaria custos elevados de adaptação.

Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco.

Com relação ao Grupo Consultivo Para Assuntos de Compensação, o Grupo Compe, instituído para opinar sobre questões relativas ao serviço de compensação de cheques, o BC deixará de ser membro permanente, passando a ter papel de observador neste colegiado.

Apesar de os cheques serem cada vez menos utilizados (houve redução de 97% em 27 anos), o BC registrou movimentação de R$ 667 bilhões pela modalidade em 2021; e de R$ 666 bilhões em 2022.

Palmirinha Onofre, apresentadora e cozinheira, morre aos 91 anos em SP

Palmirinha Onofre, cozinheira e apresentadora de TV, morreu aos 91 anos de idade, em decorrência do agravamento de problemas renais crônicos. A informação foi compartilhada pela família em seu Instagram oficial.

A apresentadora vinha internada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde 11 de abril. O velório de Palmirinha acontece nesta segunda-feira, 8 de maio, no Cemitério do Morumby, em São Paulo, e será aberto ao público entre as 11h e as 13h. O sepultamento, assim como os demais horários do velório, que vai das 9h às 17h, serão reservados a família e amigos.

Silvia Poppovic ("Maravilhosa, eu amo ela") e Ana Maria Braga ("Ah, essa daí é meu sonho. Maravilhosa, não tem explicação, o carinho que ela tem comigo e eu tenho com ela").

Palmirinha apareceu pela primeira vez na televisão em um programa de Silvia Poppovic, nos anos 1990, posteriormente tendo sido chamada para trabalhar com MAna Maria Braga (na época em que estava no Note e Anote, da Record TV).

O Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo considerou "injusta" a exoneração "intempestiva" do advogado Ariel de Castro Alves do cargo de Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo o coletivo, exoneração se deu no último dia 4 e "surpreendeu a toda a sociedade, em especial às entidades de direitos humanos". "Esperamos que o atual ministro (Silvio Almeida) encontre um substituto à altura e que possa levar adiante as conquistas já obtidas", disse o grupo em nota.

Enquanto titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, reestruturando o colegiado - o grupo foi ampliado de 18 para 30 conselheiros e passou a ter interlocução com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério dos Povos Indígenas e a Secretaria da Juventude.

Ainda de acordo com o Grupo Tortura Nunca Mais de São Pau-

lo, Ariel "assegurou a realização da 12ª Conferência Nacional da Criança e do Adolescente prevista para novembro", além de ter "garantido a participação de dezenas de adolescentes junto ao Conanda como protagonistas, com apoio de organismos internacionais".

"Em sua rápida, mas eficiente gestão à frente do Conanda, aprovou junto com os conselheiros, destinação de recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente - órgão com recursos próprios- para o primeiro censo nacional sobre crianças e adolescentes em situação de rua, medida inédita, nunca aventada nem realizada", sustenta o grupo.

Nessa toada, o coletivo argumenta que a saída de Ariel do órgão "empobrece a atuação nessa área sensível da criança".

"Embora façamos votos de que o Ministério possa continuar cumprindo seu papel na defesa desse segmento mais fragilizado da população", indica o coletivo.

"Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava", diz a nota.

Uma de suas aparições mais recentes na TV foi respondendo a perguntas no Domingo Espetacular, da Record, já aos 91 anos. Na ocasião, elogiou

Recentemente, a apresentadora já havia enfrentado outros problemas de saúde. Em dezembro de 2020, por exemplo, chegou a ficar uma semana internada na UTI para tratar de um distúrbio metabólico. Em outubro daquele ano, também havia sido hospitalizada por conta de uma infecção urinária.

Durante a pandemia de covid-19, deu uma entrevista ao Estadão falando sobre o isolamento social. "Diminui bastante o contato [com os fãs], senti muita falta de receber o carinho na rua, foi muito difícil para mim", contou Palmirinha, que "parou com tudo" que fazia nos primeiros meses de pandemia, por fazer parte do grupo de risco.

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por:

07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br / E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 [
Cena do dia ]
Várias atrações chamaram atenção dos frequentadores da avenida Paulista, nesse domingo, 7. Uma delas foi a Parede de Flores, montada para fotos em homenagem ao Dia das Mães. O entusiasmo era visível nos fotografados Renato S. Cerqueira/AE Parede de Flores
EXPEDIENTE
Coletivo vê exoneração ‘injusta’ de advogado da Secretaria da Criança e cobra 'substituto à altura'
MIG Editoria,Rua
-
- CEP:
Conselheiro Antonio Prado, 121
Vila ProgressoGuarulhos/SP
Reprodução/Instagram

Anuncie no único jornal gratuito no metrô

100 mil exemplares distribuídos toda sexta nas estações do metrô

Mais de 190 mil curtidas nas redes sociais

São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3
Siga, curta e compartilhe: EstacaoJornal jornalestacaosp jornalestacao.com.br
FOTO: RAVENA ROSA / ABR

Número de favelas cadastradas na capital paulista tem aumento nos últimos anos

O número de favelas cadastradas pela prefeitura de São Paulo aumentou nos últimos anos. De 2019 pra cá, foram 19 novas comunidades monitoradas, segundo dados da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Em 2019, eram 1.728 favelas, enquanto neste ano já são 1.747. Em 2014, eram 1.656 favelas cadastradas. Segundo a prefeitura, os dados são parciais.

“Os números se referem a favelas monitoradas pela pasta e não representam o total existente na capital. Esses locais são cadastrados para futuras intervenções ou por meio de determinações judiciais para atendimentos específicos”, divulgou a pasta, em nota.

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 indicou que a capital paulista tinha 1.020 aglomerados subnormais, conhecidos como favelas, grotas, palafitas, mocambo, entre outros.

São Paulo promove Maio Amarelo com ações para conscientização no trânsito

Ao longo de todo o mês de maio, a prefeitura de São Paulo promove ações e eventos para sensibilizar a população no chamado Maio Amarelo, movimento internacional da luta pela redução da mortalidade no trânsito.

Com o slogan No Trânsito, Escolha a Vida, a programação do governo municipal foi pensada com foco no respeito às leis de trânsito, reforçando a importância do uso do capacete por motociclistas e do cinto de segurança, além de não dirigir sob o efeito de álcool e nem exceder os limites de velocidade. A prefeitura também quer reforçar ações de conscientização sobre o uso da faixa de pedestres e de respeito aos semáforos.

Somente nos primeiros meses deste ano, a capital paulista registrou o maior número de mortes no trânsito dos últimos sete anos. Ao todo, 209 pessoas mor-

reram em decorrência de acidentes, segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

Esse é o maior número de mortes de trânsito para um primeiro trimestre desde 2016, quando ocorreram 233 óbitos. Nesse mesmo período do ano passado, 188 pessoas morreram em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo.

Entre as ações programadas pela administração municipal para o Maio Amarelo estão a instalação de um banner e do laço símbolo da campanha na fachada do prédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na rua Barão de Itapetininga, no centro da capital. Também haverá uma iluminação amarela especial em prédios turísticos e públicos de São Paulo, como a Biblioteca Mário de Andrade e a Ponte Estaiada Octavio Frias

de Oliveira.

As ações e eventos serão promovidos por diversos órgãos municipais e ocorrem em pontos espalhados por várias regiões da cidade. Para enfatizar a segurança no trânsito, estão programadas peças de teatro, caminhadas, palestras, apresentação de filmes e workshops.

A CET, por exemplo, promove um simulador de embriaguez, ação educati-

O número será atualizado com o censo a ser divulgado neste ano. O levantamento daquele ano mostrou também que havia 355.756 domicílios em áreas classificadas como aglomerados subnormais na cidade.

A estimativa elaborada pelo órgão para a realização do Censo 2022 aponta aumento dessa base, com quase 530 mil domicílios. O dado foi divulgado em 2019 para ajudar no planejamento da vacinação contra a covid-19.

O coordenador da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, avalia que o aumento reflete não apenas a crise econômica recente, mas uma falta de reação de políticas públicas do governo federal em relação ao período que o país viveu nos últimos quatro anos.

“Isso, na verdade, mostra o enorme problema social que a gente tem no Brasil. E esse problema acaba redundando evidentemente nessas ques-

tões de moradia e habitação, ele é causado por uma questão social que o país não tem conseguido resolver, essa é uma das consequências, não é a única, mas é uma das lamentáveis consequências”, disse. Ele explica que as favelas são produtos de um processo, resultado de uma soma de fatores. “Com o aumento dessa crise, do desemprego, da pobreza, o Brasil volta ao mapa da fome, os moradores de rua, por exemplo, na cidade de São Paulo, mais do que duplicaram, eram 16 mil um pouco antes da pandemia e passaram a ser o dobro disso”, acrescentou, lembrando o aumento da inadimplência em contas básicas como água, luz e gás. Segundo ele, esse contexto acaba levando as famílias mais vulneráveis a essa tomada de decisão, porque são pessoas que já vivem em situação muito vulnerável e, por isso, expostas a mais riscos.

va que acontecerá no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP) no dia 19 de maio. Também estão previstas uma caminhada de pessoas idosas pela Avenida Paulista no dia 21 de maio e um passeio que foi chamado Paz no Trânsito, em que motociclistas vestindo coletes sobre jaquetas irão circular em fila indiana pela faixa azul da Avenida dos Bandeirantes, no dia 31 de maio.

O Governo de SP, a partir de agora, passa a oferecer a população as informações sobre a avaliação da qualidade do ar feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), também para consulta através do aplicativo de rota Google Maps.

A plataforma passa a apresentar os dados atualizados, em tempo real, diretamente na tela do celular, com a situação em cada trecho. A intenção é facilitar ainda mais o acompanhamento da situação relativa à qualidade do ar nos percursos selecionados nos deslocamentos dentro de São Paulo.

Para acessar os dados basta entrar na plataforma, clicar no botão de Camadas (dois losangos no canto superior direito da tela) e depois clicar em Deta-

lhes do Mapa, seguido de “Qualidade do ar”. Os dados serão fornecidos em uma escala (de boa até péssima).

Além disso, a população pode obter dados sobre os índices diretamente no site da CETESB, no aplicativo da empresa para dispositivos móveis, e, também, nos painéis de rua espalhados pela cidade e boletins divulgados à imprensa.

Uma das metas da Cetesb é o atendimento à população do Estado, com serviços e informações. Compartilhar dados relevantes para qualidade de vida e ambiental é primordial.

A companhia monitora e avalia as concentrações de poluentes por meio de estações localizadas na Capital, Região Metropolitana, Litoral e Interior do Estado. Atualmente, são 63 estações de medição espalhadas em todo o território paulista.

São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 4 SÃO PAULO
Rovena Rosa/ABr
Estado de São Paulo disponibiliza em tempo real dados sobre a qualidade do ar no Google Maps
Fernando Frazão/ABr

Golaço de Pablo Maia garante vitória do São Paulo e amplia série invicta de Dorival

Com um belo gol de Pablo Maia, volante de marcação que viveu dia de camisa 10, e outro de Luciano, o São Paulo superou o Internacional por 2 a 0 neste domingo, 7, pelo Campeonato Brasileiro. A boa vitória em um jogo equilibrado, diante de um rival bem organizado, foi bastante comemorada por mais de 46 mil pessoas no Morumbi.

Com o triunfo, o técnico Dorival Junior amplia sua invencibilidade e chega a cinco sem jogos sem perder. Com grande atuação dos zagueiros, especialmente Beraldo, o time tricolor sofreu poucos sustos. É uma equipe que começa a reencontrar após a demissão de Rogério Ceni e busca construir uma nova identidade, mais competitiva e brigadora.

O São Paulo começou com uma formação ofensiva, com Alisson e Marcos Paulo pelas pontas; Luciano como centroavante e Nestor com a missão de chegar à área.

O plano de atacar esbarrou em uma defesa compacta. Jogo equilibrado, muito marcado e com poucas oportunidades de gol.

O time do Morumbi só

Santos perde para o Cruzeiro e continua sem pontuar fora de casa no Brasileirão

O Santos ainda não conseguiu pontuar fora de casa no Campeonato Brasileiro. Depois de perder na estreia para o Grêmio, a equipe alvinegra foi derrotada neste sábado, 6, pelo Cruzeiro, por 2 a 1, no Estádio Independência. Com um ataque pouco efetivo e muita oscilação ao longo do jogo, o time paulista não conseguiu superar a boa organização do rival, dominante na maior parte do jogo. Venceu o time mais eficiente no ataque.

A partida marcou a "despedida" de Marcos Leonardo, principal atacante do elenco . Convocado para a seleção brasileira que vai disputar Campeonato Mundial sub-20 a partir do dia 20 de maio, o santista vai desfalcar o

time por dez jogos - caso o Brasil chegue à final. No jogo deste sábado, foi dele o passe para o gol de Ângelo.

Empurrado por mais de 20 mil torcedores, o Cruzeiro sempre teve o controle do jogo, mas mostrou problemas para criar chances de gol. Só teve uma aos 3, com Rafael Bilu. O placar só foi aberto aos 20. Após cruzamento de Ramiro, a bola cruzou a área e encontrou Wesley na segunda trave. Com uma finalização difícil, o ex-palmeirense abriu o placar.

Apressado para tentar definir as jogadas, principalmente pelas pontas, o Santos teve dificuldade para criar chances para empatar. O time ficou mais com a bola, mas foi pouco efetivo. Só levava perigo com os lançamentos lon-

gos da defesa ao ataque. A melhor chance só veio aos 34 quando Mendoza completou bem o lançamento de Marcos Leonardo. Em seu reencontro com o Santos, o goleiro Rafael Cabral fez uma bela defesa, no chão.

O Santos voltou melhor no segundo tempo. Além de trocar passes com maior velocidade, a entrada de Ângelo no lugar de Lucas Braga trouxe maior dinamismo aos ataques, confundindo a marcação. Foi exatamente dessa forma que o time conseguiu o empate. Após belo passe de Marcos Leonardo, Ângelo finalizou para empatar.

Não deu tempo de os santistas comemorarem esse princípio de recuperação. Quatro minutos depois, Wesley recolou o time mineiro à frente ao aproveitar rebote do

conseguiu desenrolar o jogo quando Marcos Paulo foi à linha de fundo, aos 32 minutos. No cruzamento, a bola bateu na mão de Igor Gomes. Luciano

só conseguiu converter no rebote. Escalado como meia por Rogério Ceni, treinador anterior, Luciano passou a fazer menos gols na temporada. Foi apenas

o quarto do camisa 10 no ano. Ele anotou na estreia de Dorival Junior, diante do América, na vitória por 3 a 0. Antes, só havia marcado na derrota por 2 a 1 para o Corinthians, pelo Paulistão, em 29 de janeiro.

Diante do avanço do rival para tentar o empate, o São Paulo teve dificuldade para segurar a bola no início do segundo tempo. O time só não passou sufoco por causa da boa atuação dos zagueiros, especialmente do jovem Beraldo. A equipe tricolor só melhorou quando os meias começaram a se aproximar mais do ataque, mantendo a bola no ataque. Foi aí que o volante Pablo Maia resolveu o jogo. Na entrada da área, ele limpou a jogada e chutou de chapa, encobrindo o goleiro Keller. O seu primeiro gol na temporada, um dos raros na carreira, foi um lance de craque.

São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 ESPORTE
Rubens Chiri/SPFC
goleiro João Paulo. Toda a jogada foi construída por Mateus Vital. O San- tos tentou empatar com quatro atacantes, mas a melhor chance que conse- guiu foi uma cabeçada de Marcos Leonardo que passou raspando o travessão. Paulo Ti/AE

Palmeiras faz 5 no Goiás em ritmo de treino e assume a vice-liderança do Brasileirão

O Palmeiras sobrou em Goiânia. Com um jogador a mais desde os 40 minutos do primeiro tempo, quando já vencia com um gol de Artur, o Palmeiras superou o Goiás por 5 a 0 neste domingo, no Estádio da Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro. O time permanece invicto (três vitórias e um empate) e está isolado na vice-liderança do torneio.

O time alviverde foi eficiente ao aproveitar a força da bola aérea para abrir o placar do início do jogo, a exemplo do que já havia feito diante do Corinthians, e mostrou pragmatismo ao controlar o jogo, dosar o ritmo e construir a goleada sem correr riscos.

O Palmeiras dominou o jogo desde o início, trocando passes com eficiência até achar a melhor opção para

finalizar. O Goiás, por outro lado, tentava acelerar as jogadas para tentar surpreender a defesa rival. Com isso, os atletas tomavam as decisões erradas na maioria dos lances. Além disso, faltavam variações ofensivas - time só atuava pelo lado esquerdo -, o que facilitava a ação dos zagueiros do Palmeiras.

Outra escrita que se manteve foi a força da bola aérea do Palmeiras. É uma característica que todos os adversários já conhecem, mas poucos conseguem marcá-la. Foi assim que o time abriu o placar aos 9 minutos. Após cobrança de escanteio de Raphael Veiga e desvio de Zé Rafael, Artur marcou e fez seu segundo gol em seu retorno ao clube.

Foi um gol de bola parada, mas o time visitante já era bem melhor em todas as fases do jogo. A diferença técnica e tática dos dois times ficou ainda acentuada quando o Goiás

ficou com dez jogadores. Aos 40, o zagueiro Lucas Halter fez falta em Rony, que ia em direção ao gol, e foi expulso. Esperto, Abel abriu os laterais e passou a explorar os espaços na defesa rival

O plano deu certo, e o time visitante começou a construir a goleada no começo do segundo tempo. Atuando como ponta por causa da falta de marcação, Piquerez cruzou e o zagueiro Sidimar fez gol contra: 2 a 0. Já desatento diante da inferioridade, o Goiás praticamente ‘entregou” o terceiro após falha na saída de bola: Raphael Veiga aproveitou e fez seu oitavo gol na temporada - ele é o artilheiro do time.

Na reta final, o técnico Abel Ferreira escalou novamente os garotos, entre eles, Endrick, que não vinha sendo escalado nos três últimos jogos. A joia já negociada com o Real Madrid marcou o quatro gol de cabeça, após cruzamento de Pique-

rez. O quinto gol, que fechou a goleada, foi especial. O atacante Dudu encerrou um jejum que vinha desde o jogo diante do Fortaleza, no Brasileirão do ano passado.

Torcida protesta no CT do Corinthians e

crise

Um grupo de torcedores do Corinthians se agrupou na manhã de sábado, em frente ao CT do clube, para protestar contra a má fase da equipe. As principais organizadas do clube entoaram cânticos de protesto e o treinador Wanderlei Luxemburgo acabou agindo como uma espécie de escudo para contornar a situação. Ele foi até os manifestantes para conversar com os líderes e acalmar os ânimos.

O protesto começou às 10h da manhã desde sábado e terminou por volta de 12h30.

A polícia militar esteve presente ao ato e tudo aconteceu de forma pacífica. Essa manifestação, que teve como foco criticar a gestão do presidente Duilio Monteiro Alves, já havia sido anunciada durante a semana.

A diretoria do Corinthians foi o principal alvo do protesto. Em convocação para a manifestação, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube cita

a gestão “Renovação e Transparência”, liderado pelo presidente Duilio Monteiro Alves, como principal responsável pela fase ruim do time.

“Sabemos bem quem são os principais responsáveis por essa situação e viemos cobrar e impulsionar a reação da equipe, mas principalmente apontar a incompetência liderada por mais uma gestão ‘Renovação e Trans-

parência’”, escreveu a torcida. Faixas com frases de “o coro vai comer” e “o Corinthians não é brincadeira” foram estendidas nas grades de contenção. Luan foi o principal alvo dentre os atletas, que cobraram mais vontade por parte dos jogadores.

“Honra a camisa, de vagabundo o Corinthians não precisa” foi um dos cantos gritados pelos protestantes. Wanderlei

Luxemburgo, técnico do time desde o início do mês, saiu do CT para conversar com os líderes do protesto.

O Corinthians é apenas o 17º no torneio nacional, com apenas 3 pontos em três rodadas disputadas. A situação é ruim também no torneio sul-americano. O time paulista é apenas o vice-lanterna da chave, também com 3 pontos.

São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 6 ESPORTE
Isabela Azine/AE
CLASSIFICAÇÃO/BRASILEIRÃO 2023 TIME PG J V SG 1 BOTAFOGO 12 4 4 5 2 PALMEIRAS 10 4 3 7 3 CRUZEIRO 9 4 3 4 4 FORTALEZA 7 3 2 5 5 SÃO PAULO 7 4 2 4 6 FLUMINENSE 7 4 2 3 7 GRÊMIO 7 4 2 1 8 INTERNACIONAL 7 4 2 0 9 BAHIA 6 4 2 1 10 ATHLETICO-PR 6 4 2 0 11 VASCO 5 4 1 0 12 BRAGANTINO 5 4 1 -2 13 CUIABÁ 4 4 1 -1 14 SANTOS 4 4 1 -1 15 ATLÉTICO-MG 4 4 1 -2 16 FLAMENGO 3 4 1 0 17 CORINTHIANS 3 3 1 -2 18 GOIÁS 3 4 1 -6 19 CORITIBA 1 4 0 -8 20 AMÉRICA-MG 0 4 0 -8 Zona de classificação para a Libertadores Zona de classificação para a Sul-Americana Zona de Rebaixamento
Luxa age como ‘escudo’ para conter
André Ribeiro/AE

STF põe no banco dos réus mais 250 radicais por atos no dia 8 de janeiro

O governo de São Paulo pretende lançar um programa social em que pessoas em situação de rua sejam contratadas por produtores rurais. Entidades cobram diálogo para definir medidas para essa população e alertam para os riscos de exploração do trabalho.

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou, em nota, que está estruturando um programa que tem como um dos eixos capacitação, emprego e renda, seja na zona rural ou nas cidades.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social Filipe Sabará (foto) disse, em entrevista à Rede Globo na quarta-feira (12), que o campo traz “uma qualidade de vida” e que o estado está resolvendo uma questão pendente que é a demanda por trabalho.

“A gente está falando de produções orgânicas, a gente está falando de famílias agricultoras que tenham interesse de poder trabalhar com essas pessoas como mão de obra qualificada e obviamente com um salário bem pago. Hoje, as pessoas que buscam atendimento, buscam sair das ruas, já vêm com essa de-

manda de ‘poxa vida, eu gostaria de ter uma vida melhor, qual o tipo de emprego que você pode me oferecer e oportunidade’”, disse na ocasião.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a iniciativa que vem sendo definida em parceria com as demais pastas leva em consideração questões de acolhimento, acompanhamento, segurança e geração de renda.

Além disso, o governo afirmou, em nota, que tem realizado uma

série de medidas para o acolhimento de usuários de drogas nas ruas da região central da capital.

Para o presidente do Movimento Estadual da População de Rua de São Paulo, Robson Mendonça, a característica de levar pessoas para trabalho em propriedades rurais é preocupante, considerando a vulnerabilidade dessa população e o contexto de ocorrência de trabalho análogo à escravidão no setor.

“Quem garante que essa po-

Queda de balões provoca fechamento temporário do aeroporto de Campinas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, precisou ser fechado na manhã desse domingo (7) após a queda de dois balões. Ele ficou fechado por nove minutos, entre 7h53 e 8h02.

Segundo a assessoria de Viracopos, sete balões sobrevoaram o local na manhã deste domingo e dois deles acabaram caindo em uma área do aeroporto, o que obrigou a interdição. Bombeiros precisaram ser acionados para recolher, com segurança, esses equipamentos.

A assessoria informou que, apesar da necessidade de fechamento do aeroporto e dos riscos que isso gerou para a aviação civil, não houve prejuízos para as operações de pousos e decolagens em Campinas. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra Viracopos, ressalta que a soltura de balões causa sérios riscos, podendo provocar até a derrubada de uma aeronave. Além disso, informou a concessionária, a soltura de balões é considerada crime no país, com risco de prisão em flagrante.

pulação não vai ser explorada, trabalhar [em situação] análoga à escravidão, com essa desculpa de levar para fazenda para ter ocupação? Então eu vejo esse projeto completamente negativo, eu acho que devia ser melhor estudado. A gente não sabe qual é a fazenda que vão ser encaminhados, não sabe qual é a metodologia que vai ser usada, então eu, de início, sou totalmente contra esse programa do governo”, disse.

São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7 BRASIL
Março/2023. Maio/2023. Marcelo Camargo/ABr Elois Sales/PR

O Círculo

Globo, 15h30 - Funcionária de uma companhia tecnológica vive um dilema moral ao se envolver em um projeto que deixa vulneráveis os limites de privacidade de usuários.

Malévola - Dona do Mal

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Punição prevista para o time que viola regras (fut.)

© Revistas COQUETEL

Ajuda, em inglês

Globo, 22h45 - Malévola e sua afilhada Aurora começam a questionar os complexos laços familiares que as prendem à medida que são puxadas em direções diferentes por casamentos, aliados inesperados e novas forças sombrias em jogo.

Amor Perfeito

Obra como "Guernica", de Picasso

Exigência para o aluguel de imóveis

Prazer do inventor (?) médica, atividade do INSS

Marca do crime que choca (?) a distância: ganhou adeptos com a internet

"O Som ao (?)", filme brasileiro elogiado pelo "The New York Times" Decifrar

Palanque de execuções (Hist.)

Recusa coletiva

Significado do "C", em TCU

Juro de (?): pagamento extra devido a atraso

Etapa no jogo de tênis

"Da Lama ao (?)", música de Chico Science

De (?): obliquamente

Ultrapassar

Prova (?): faz a operação inversa (Mat.)

Sinal colocado sobre o "n", no espanhol

Estado natal de Barack Obama (EUA)

Ácido acetilsalicílico (sigla)

Objetivos humanitários que deveriam ser cumpridos até 2015 (ONU)

Apêndice da luva

Cancela a questão da prova

A terra do vatapá e do acarajé (sigla)

500, em algarismos romanos

"Médio", na etiqueta de roupas

Albuquerque insinua que Marê foi o motivo da destruição da loja de Wanda. Fabiano apoia Turíbio, que sofre com a traição da mulher. Cândida sofre com a expulsão de Luís do seminário. Wanda confronta Sílvio sobre o ataque a sua loja. Gaspar parabeniza Gilda pela perda do emprego de Marê.

Aranha amazônica que não tece

Gás de tubos de antigas televisões

esconderem na casa de Cândida. Cândida diz que foi Antônio La Selva quem mandou matar Samuel. Daniel fica noivo de Graça. Irene tenta convencer Antônio de que Daniel deve ser o filho sucessor do marido.

OS Dez

Mandamentos

fazer algo pela criatura. Gabriela fala da dificuldade de Pedro em entender o casamento de Sara.

Poliana Moça

Tipo de fadiga que indica estresse

Ordem de Serviço (abrev.)

Treinador de vôlei medalhista olímpico 7 vezes

Doce gelado feito com biscoito

São Bento do (?), terra de Alceu Valença

Alberto de Oliveira, poeta parnasiano

O que o desafinado não consegue acertar

Dona Maria (?): a Louca (Hist.)

Solução

Vai na Fé Theo reforça com Sheila para fazer as fotos com a banda ao final do show. Ben se espanta quando Jenifer conta que Sol guardou o presente que ele lhe deu quando eram mais jovens. Rafa e Kate se declaram um para o outro. Bruna e Ben assistem ao show de Lui nas redes sociais. Sol se desespera ao saber que foi Theo quem contratou o show da banda.

Terra e Paixão

Samuel manda Aline fugir com o filho ao perceber uma ameaça em casa. Jurecê tem visões durante ritual na aldeia indígena. Ramiro e os capangas ateiam fogo à casa de Samuel e Aline. Caio ajuda Aline e João, levando mãe e filho para se

Datã e Abirão zombam por Corá ter sido enganado por Yunet. Aoliabe e Bezalel avistam Datã paquerando Deborah e cobram explicações dele. Joquebede se comove ao ver Assir e Elcana pedindo desculpa por terem roubado o cajado de Moisés. Miriã fica surpresa ao saber que Judite e Ana foram demitidas do trabalho. Abigail e Leila sofrem por verem a tristeza de Hur. Karoma repara na tensão de Nefertari e aconselha a rainha a alertar Ramsés caso ele esteja correndo perigo.

Jesus Amedrontado, o Hidrópico tenta fugir do combate. Diana defende a criatura e Pilatos acaba mandando o Hidrópico para a prisão. Cassandra se encanta por Fílon. Joana e Edissa dizem que precisam

Tânia reclama com Otto que tem pouco dinheiro na conta dele. Otto afirma que tem mais guardado em um cofre. Claudia fica feliz com a formatura surpresa feita pela família. Tânia surta na mansão de Otto. Ruth liga para João, e Tânia pede para ele inventar uma desculpa.

Cúmplices de um Resgate

Arthur pergunta para Geraldo sobre o que a polícia queria com ele na gravadora. Geraldo inventa que não há nada a ver com a gravadora. Regina chega no restaurante e evita que Manuela conte a verdade para Raul. A megera revela que foi ela quem riscou o próprio carro para acusar Joaquim. Omar chama Nair e Flora para saber do pai.

O resumo dos capítulos de todas as novelas é de responsabilidade das emissoras.

Sua autoestima será fundamental nesse dia para que alcance o sucesso mais rapidamente. Por ter a influência de Marte hoje no seu campo energético, suas realizações dependerão muito do fator confiança.

Com a evidência do cosmos apontando para o seu signo, nesse dia grandes oportunidades ligadas ao seu lado profissional devem lhe surpreender. Use todo o seu poder para não deixar que ótimas situações se afastem de você.

Não tente entrar em um universo superficial, achando que todos estão contra você. De acordo com o hemisfério astral que atua no seu signo hoje é dia de ter mais paciência e saber relevar.

Dê mais confiança para aquilo que você realmente precisa. Uma luz de cor azulada deve surgir nesse dia, é sinal de que você está no caminho certo. No tarot uma carta aberta pode lhe revelar mais sobre o amor.

Sentimentos ruins querem se aproximar de você através daquela pessoa de quem teve mágoas recentes. Uma carta aberta pode lhe auxiliar com as dificuldades amorosas.

Alguns aspectos da tua relação amorosa ficarão em uma posição não muito favorável nesse dia. Você precisará ter calma para não deixar que as emoções fiquem à flor da pele.

Sair da rotina será algo bom desde que continue em um caminho produtivo e sem muitas mudanças bruscas. O planeta Júpiter criará algumas chances para que você conclua tarefas até então deixadas de lado.

Com uma força desalinhada agindo no seu campo astral, precisará ter mais calma com os acontecimentos nesse momento de incerteza pela qual vem passando. Sua personalidade tende a ser atingida de maneira mais provocativa.

Tende a se mostrar uma pessoa um pouco mais ativa naquilo que pretende fazer no campo profissional. Oportunidades ligadas a um desejo de evoluir parecem estar surgindo com mais intensidade para você.

[ horóscopo ] virgem

Faça o possível para controlar as suas exposições um tanto quanto controversas, não se deixe influenciar por fatos incertos. O planeta Júpiter trará uma grande ajuda para você agir bem neste momento.

Tudo aquilo que vem se relacionando com o amor neste dia irá fazer você sentir seu coração bater um pouco mais forte. O planeta Urano irá melhorar muito os seus relacionamento.

Você irá alimentar um forte desejo de alcançar tudo aquilo que mais quer na vida, sentirá que está próximo de seu objetivo. O que ocorre no planeta Netuno com interferência no seu signo tende a lhe trazer algumas emoções.

São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 8 VARIEDADES
[
Fotos: Divulgação
filmes ] [ novelas ]
BANCO 63 PF A PE RI CI AM BARB A R DAD E ID DA SE T NA M ORO DA RE DO RC AO S LE RV ND PA TI BU LO BO RE AL M CO NT AS AM LI TN HO L CO NS TA NT E OS PA VE N TU OA OI BE R N A RD IN HO
3/aas — aid — ami — una — set. 4/caos. 11/barbaridade. 14/metas do milênio.
áries libra escorpião sagitário capricórnio aquário peixes touro gêmeos câncer leão
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.