Jornal Estação de 26/04/2023 - Ed. 2249

Page 1

Estação e Farol todas as quartas juntos, em um único jornal.

CONTRA A MENINGITE

Vacina para crianças de até 10 anos é prorrogada em SP

No caso do público infantil, a faixa etária foi ampliada pela primeira vez em julho de 2021 e, em julho de 2022, a proteção foi estendida aos profissionais de saúde para aumentar o combate à doença

Governo Tarcísio firma acordo para projetos de veículos a hidrogênio

Pág. 05

Prefeitura barra os tuck-tucks circulando na capital

SÃO PAULO, QUARTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2023 | ANO 10 - EDIÇÃO 2249 | WWW.JORNALESTACAO.COM.BR
Pág. 02
Pág. 04
Taba Benedicto/AE

SP abre as inscrições para primeira etapa regional dos Jogos Paralímpicos do Estado

O Governo de SP, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Esportes, abriu as inscrições para a primeira etapa regional dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), que será realizada entre os dias 9 e 12 de julho no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Capital.

Podem se inscrever atletas que já tenham completado ou vão completar 15 anos no ano da realização dos Jogos. As categorias de competição são de Para-Atletismo, Para-Natação e Halterofilismo Paralímpico. Se classificam nas modalidades de Para-Atletismo e Para-Natação os três mais bem colocados por prova e gênero de cada seletiva regional, representando a sua região esportiva. A modalidade de Halterofilismo Paralímpico será disputada apenas na etapa final.

As inscrições são feitas em um sistema interno pelas Secretarias Municipais de Esportes dos 645 municípios do Estado, com suporte das Diretorias Regionais de Esporte e Lazer (DRELs). Portanto, os atletas ou entidades/instituições paralímpicas com interesse em participar devem se reportar aos órgãos citados.

As secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes são responsáveis pela organização e coordenação dos jogos.

As inscrições para primeira etapa, nas regiões esportivas de Bauru, Campinas e Sorocaba, estão abertas até 15 de maio para as competições entre 9 e 12 de julho. A abertura de inscrições para a segunda etapa, nas regiões esportivas de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, será de 20 de maio a 20 de junho. As competições ocorrem de 21 a 24 de agosto.

Já para a terceira etapa, as inscrições abrirão em 21 de junho e encerram em 21 de julho. As competições acontecerão nas regiões esportivas da Grande São Paulo e de São José dos Campos, entre os dias 24 e 27 de setembro. A competição final acontece entre 9 e 12 de outubro.

[ Cena do dia ]

A Prefeitura de São Paulo proibiu o funcionamento dos tuk-tuks elétricos da plataforma Grilo uma semana depois dos veículos, que se apresentavam como alternativa para caronas e transporte de mercadorias em regiões da capital, começarem a circular na cidade.

A administração determinou a suspensão na última sexta-feira, 21, pelo mesmo decreto (nº 62.144) que impediu a operação de mototáxi em janeiro deste ano. Na época, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vetou o serviço em São Paulo com o argumento de que o transporte de caronas por motos não é regulamentado na capital e que a atividade poderia provocar ainda mais acidentes nas vias paulistanas.

rendo a suspensão imediata das nossas atividades no município através do Decreto Municipal 62.144, de 6 de janeiro de 2023, sob o argumento de que o uso do triciclo elétrico de cabine fechada é semelhante ao serviço de mototáxi", publicou a Grilo em uma de suas redes sociais.

A empresa, que também opera em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também se apoia no argumento de que a plataforma dispõe de autorização para circulação em São Paulo de acordo com as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC), e afirma que "irá lutar nas vias administrativas e judiciais, se necessário".

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) colocar no banco dos réus os cem primeiros denunciados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos sobre a ofensiva antidemocrática, votou nesta terça-feira, 25, para que a Corte máxima receba outras 200 acusações oferecidas pela Procuradoria-Geral da República contra incitadores e executores da depredação das dependências dos Três Poderes.

Assim como no caso dos primeiros golpistas tornados réus, Moraes defendeu a abertura de ação penal contra os outros 200 acusados pela PGR argumentando que as acusações feitas os radicais eram "gravíssimas" e, em análise preliminar, justificavam sua colocação no banco dos réus. O ministro destacou a inconstitucionalidade de condutas que pretendam "destruir o regime democrático e suas

instituições, pregando a violência, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos".

Cem acusados como autores do vandalismo registrado nas sedes do Congresso, Supremo e Planalto são acusados de crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Já aos cem incitadores dos radicais, são imputados os delitos de incitação ao crime e associação criminosa.

As denúncias oferecidas pela PGR são analisadas pelos ministros no Plenário virtual do Supremo, em sessão que tem previsão de terminar no próximo dia 2 de maio. No julgamento que se encerrou nesta segunda-feira, 24, o STF determinou, por maioria de votos, a abertura de ação penal contra 50 executores e 50 incitadores da ofensiva antidemocrática.

A plataforma, porém, entende que o decreto se apoia apenas em motocicletas e não deveria atingir a modalidade de transporte de triciclos.

"Fomos surpreendidos com uma decisão do Comitê Municipal do Uso do Viário (CMUV) da Prefeitura de São Paulo reque-

"Lamentamos a decisão que afronta diretamente a Lei de Liberdade Econômica, o direito dos passageiros circularem em veículos sustentáveis com segurança, além da oferta de trabalho decente aos condutores com custo zero na cidade considerada 'a locomotiva do Brasil'", completou a plataforma.

Funcionamento dos triciclos começou no último dia 13

Os tuk-tuks, triciclos populares em países da Ásia, começaram a funcionar na capital paulista no último dia 13. A frota da Grilo em São Paulo se resume a 20 triciclos, que circulam dentro de uma área de cobertura de 5,5km² nas regiões da Av. Paulista, Consolação, 23 de Maio e Bela Vista. Os veículos são chamados de "grilos" porque a proposta do serviço se caracteriza por deslocamentos curtos e rápidos - a ponto de serem

equiparados aos saltos do inseto que dá nome a empresa. Os carros possuem capacidade para dois passageiros, cargas de até 300 quilos e atingem, no máximo, a velocidade de 50 km/h.

As operações em Porto Alegre continuam regularmente nesta terça, informou a Grilo. Procurada, a Prefeitura de São Paulo não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação deste texto.

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por: MIG Editoria, Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br / E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800
EXPEDIENTE
Logo do festival The Town foi instalado em frente à Prefeitura de São Paulo, nesta terça-feira (25). O festival acontecerá nos dias 2 e 10 de setembro de 2023 no Autódromo de Interlagos. É aguardado um grande público no evento Festival The Town
Ministro Moraes vota para tornar réus mais 200 acusados por ataques em 8/1
Prefeitura barra circulação de tuk-tuks da Grilo após uma semana de funcionamento
Reprodução/Grillo Joédson Alves/ABr

Anuncie no único jornal gratuito no metrô

100 mil exemplares distribuídos toda sexta nas estações do metrô

Mais de 190 mil curtidas nas redes sociais

São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3
Siga, curta e compartilhe: EstacaoJornal jornalestacaosp jornalestacao.com.br
FOTO: RAVENA ROSA / ABR

Vacina de meningite para as crianças de até 10 anos é prorrogada em São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a vacinação contra a meningite para crianças de até 10 anos e trabalhadores da saúde. No caso do público infantil, a faixa etária foi ampliada pela primeira vez em julho de 2021 e, em julho de 2022, a proteção foi estendida aos profissionais de saúde para aumentar o combate à doença. A medida segue orientação federal.

No calendário de rotina, a vacinação com meningocócica C (Conjugada) deve ser realizada em três doses, sendo as duas primeiras aos 3 e 5 meses de idade, com intervalo de oito semanas entre as doses, e um reforço, preferencialmente, aos 12 meses. Segundo a secretaria, aqueles que não completaram seu esquema vacinal, agora até os 10 anos, podem procurar um posto de saúde mais próximo para atualizar sua carteirinha de vacinação.

“É uma medida importante,

considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade, mas principalmente para crianças e profissionais de saúde. Atualmente, se compararmos com o mesmo período do ano passado, temos aumento de 9% nos casos”, disse Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado.

Até o momento, o Estado registrou 1.140 casos de todos os tipos de meningite, 9% a mais se comparado com o mesmo período de 2022, quando foram confirmados 1.040 casos. Em 2022, a cobertura vacinal para meningocócica C ficou em 77,7%, ante 74,5% de 2021. Neste ano, apenas no mês de janeiro, a cobertura foi de 94,4% no Estado. A meta de cobertura é de 95%.

Na capital paulista, foram registrados 45 casos de meningite em 2021, ante 96 no mesmo período de 2022, o que representou aumento acima de 100%. Em 2023, até o momento,

são registradas 32 notificações. Com relação às mortes por meningite, foram registrados três óbitos no município este ano. Em 2022, foram 19 e, em 2021, oito mortes.

Na rede pública, a vacina contra a meningocócica C é administrada em duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e reforço preferencialmente aos 12 meses. Conforme extensão de público-alvo, caso a criança até 10 anos não tenha se vacinado, deve tomar uma dose do imunizante. Conforme ampliação, os trabalhadores da saúde também recebem a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Já a vacina meningocócica ACWY está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes entre 11 e 12 anos, mas, até junho de 2023, quem tem entre 13 e 14 anos também poderá receber a dose. Em crianças menores, a meningocócica ACWY não está disponível na rede pública.

No município de São Paulo, como parte do calendário vacinal de rotina, o imunizante contra a meningite meningocócica C é aplicado em bebês de 3, 5 e 12 meses. Já a vacina meningocócica ACWY é aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos de idade. A cobertura vacinal do imunizante no município, até fevereiro foi de 81,98%, enquanto a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

“Reforçamos aos pais e responsáveis a importância de levarem seus filhos para serem vacinados”, disse a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h.

Na rede privada, a vacina que inclui o tipo C é a conjugada quadrivalente ACWY, ao custo médio de R$ 380 por aplicação. Geralmente, é administrada em três doses até 1 ano de idade, dependendo da marca da fabricante. Também é recomendado reforço entre os 5 e 6 anos e outra dose aos 11 anos. Pode ainda ser aplicada em adultos, em idosos e pessoas imunocomprometidas.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, a partir desta quarta-feira (26), por meio de

nota técnica do Ministério da Saúde, entregue na noite desta segunda-feira (24), os 645 municípios do

Estado, de acordo com a disponibilidade de doses em relação ao público elegível, podem avaliar e de-

finir suas estratégias para ampliação da vacinação com Pfizer Bivalente para o público acima de 18 anos.

Entretanto, a SES recomenda que a ampliação da imunização seja feita de forma escalonada, a iniciar pelo público de maior faixa etária. Mesmo com a liberação, o Ministério, até o momento, não enviou as doses destinadas a esse público que, em todo o Estado, é de cerca de 23 milhões de pessoas. Desta forma, a SES iniciou a distribuição de 600 mil doses que estavam em estoque a todos os municípios de forma proporcional. A Pasta já solicitou novas doses ao MS e aguarda, com celeridade, o envio dos demais imunizantes pelo Governo Federal.

“O que temos hoje em estoque, mais a quantidade já distribuída aos municípios anteriormente, é o suficiente para iniciarmos a imunização deste público, porém, é necessário que, o quanto

antes, possamos receber uma nova remessa do Ministério”, disse Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

Até esta segunda-feira (24), mais de 3,3 milhões de doses foram aplicadas em todo o Estado, conferindo uma cobertura vacinal de 23,1% na população então elegível.

Além deste novo público, a Pasta reforça que também já podem se imunizar, as crianças e adolescentes acima dos 12 anos com comorbidades; idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir dos 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de

12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade.

MUNICÍPIO - Já a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia, também a partir desta quarta-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente para a população acima de 50 anos. Nesta terça-feira (25), a capital recebeu 161 mil doses do imunizante.

“Nossa rede está estruturada para vacinar toda a população com a dose da Pfizer bivalente, temos 470 UBSs preparadas para realizar a imunização. Como são mais de 9 milhões de pessoas acima de 18 anos na capital, vamos ampliar a vacinação conforme o recebimento de novos lotes”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 SÃO PAULO 4
Governo de São Paulo
Saúde amplia vacinação com a Bivalente para maiores de 18 anos em todo estado
Calendário vacinal de rotina Reprodução

Governo de SP firma acordo com GWM

para projetos de veículos a hidrogênio

O Governo de São Paulo

firmou nesta terça-feira (25) um acordo com a Great Wall Motor Brasil (GWM) de desenvolvimento de projetos para introdução de frotas movidas a hidrogênio no estado. O novo complexo automotivo em Iracemápolis terá capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e vai gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.

O compromisso foi firmado durante visita do governador Tarcísio de Freitas à planta da GWM na Região Metropolitana de Piracicaba. O termo de engajamento é implementado por intermédio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.

“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga. Será

uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde.

Vamos fechando as pontas da economia circular e, no final, proporcionando essa grande revolução energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, afirmou Tarcísio.

“Com um investimento total planejado de R$ 10 bilhões de reais no nosso es-

tado, a GWM está trazendo tecnologia e também mais 2 mil empregos”, acrescentou. Pelo acordo, o Estado e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação de uma rota logística para veículos a hidrogênio e identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol. O Governo de São Paulo também se compromete a engajar as universidades estaduais na

pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes. A gestão comandada por Tarcísio assumiu o Governo de São Paulo com o compromisso de liderar a transição energética no Brasil, seja por meio de parcerias e fomento à iniciativa privada como por incentivos a pesquisas e projetos científicos desenvolvidos em universidades e institutos vinculados ao Estado.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nessa segunda-feira, 24, confiar “nos grandes homens públicos”, em referência aos parlamentares, para manutenção das reformas aprovadas nos últimos anos no Congresso Nacional. Ele citou, como exemplo, a reforma trabalhista, o Marco do Saneamento, o Marco da Cabotagem e a Lei das Estatais.

“Confiamos nesses grandes homens públicos para manutenção dessas reformas que são importantes”, disse Tarcísio, ao afirmar que as reformas são fundamentais na garantia do capital privado no País Ele participou nesta noite da convenção nacional do partido Republicanos.

A declaração foi feita

no momento em que o governo federal propõe mudanças em reformas aprovadas nas gestões anteriores, como o Marco do Saneamento e a Lei das Estatais. A reforma trabalhista, aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), também enfrenta críticas por parte do PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e governistas.

Tarcísio voltou a destacar que São Paulo, Estado que por anos resistiu à reforma tributária, apoiará a aprovação da matéria. O governador disse não temer a mudança da cobrança de impostos no destino, ou seja, no local onde a mercadoria é consumida, e não produzida como é hoje. A longo prazo, segundo ele, SP terá ganhos com a medida.

Março/2023. Maio/2023.

São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 SÃO PAULO
Governo de São Paulo
Em recado ao governo, Tarcísio afirma confiar no Congresso para manutenção das reformas

Vendas do varejo no Estado de São Paulo crescem 8,2% em janeiro, diz FecomercioSP

As vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo tiveram um aumento de 8,2% em janeiro, se comparado com o mesmo período no ano passado. É o melhor resultado para o mês no setor desde 2008. Os dados foram apurados pela Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O faturamento atingiu R$ 91,2 bilhões, o que significa R$ 7 bilhões a mais do que

o apurado no ano anterior. Das nove atividades que a FecomercioSP apurou, oito registraram aumento com destaque nos segmentos de autopeças e acessórios (16,2%) e eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (15,5%). A única retração foi do grupo de outras atividades, com variação negativa de 5,6%.

A Federação considera o mercado de trabalho aquecido o maior responsável pelo aumento do poder de compra neste mês. O Estado apresenta hoje a menor taxa de desemprego nacional, desde o fim de 2014

(7,7%), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o arrefecimento da inflação permitiu um ganho gradual no rendimento do trabalhador. No interior do Estado, o aumento do preço internacional e da produção do agronegócio gerou o aumento de empregos e da renda.

No entanto, o setor automotivo vem apresentando sinais de esgotamento. Algumas montadoras no Estado paralisaram a produção

Creta Prestigi 2.0 Flex

e deram férias coletivas aos seus funcionários devido à falta de insumos e cenário econômico desfavorável.

Em geral, a FecomercioSP acredita que o comércio paulista deve manter o ritmo de altas para

os próximos meses e um arrefecimento nas vendas automotivas no primeiro semestre.

Único

- Branca

Tabela Fipe R$ 91.273,09

Valor proposto R$ 85.000,00

O volume de vendas de comércio varejista no país recuou 0,1% na passagem de janeiro para fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (25), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem de dezembro para janeiro, o setor havia crescido 3,8%.

O varejo cresceu 02,% na média móvel trimestral, 1% na comparação com fevereiro de 2022, 1,8% no acumulado do ano e 1,3% no acumulado de 12 meses.

Ligue ou envie uma mensagem para:

Em fevereiro, seis das oito atividades do comércio varejista tiveram queda: equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-10,4%), tecidos, vestuário e calçados (-6,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2%), móveis e eletrodomésticos (-1,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e

fumo (-0,7%) e combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

“Podemos fazer uma leitura dos resultados por consequência de um período ruim de Black Friday e Natal, que resultou em uma recuperação em janeiro e uma sustentação desse patamar em fevereiro. Além disso, um cenário de inflação estável em alguns setores importantes para a nossa pesquisa, como a alimentação em domicílio, que impacta a atividade de hiper e supermercados, também ajuda a entender os resultados observados em fevereiro”, disse o coordenador da pesquisa, Cristiano Santos.

Duas atividades tiveram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).

A receita nominal do comércio varejista cresceu 0,3% na comparação com

janeiro, 7,5% em relação a fevereiro de 2022, 9,3% no acumulado do ano e 13,6% no acumulado de 12 meses.

O volume de vendas do varejo ampliado, que inclui também materiais de construção e veículos/peças, cresceu 1,7% na passagem de janeiro para fevereiro. O segmento de veículos, motos, partes e peças cresceu 1,4%. Paralelamente, o setor de material de construção caiu 2%.

Na média móvel trimestral, o varejo ampliado cresceu 0,9%. Também houve crescimento de 0,1% no acumulado do ano. No entanto, foram anotadas quedas de 0,2% na comparação com fevereiro do ano passado e de 0,5% no acumulado de 12 meses.

A receita nominal do varejo ampliado teve altas 1,8% na comparação com janeiro, 6,6% em relação a fevereiro de 2022, 7,8% no acumulado do ano e 11,7% no acumulado de 12 meses.

São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 SÃO PAULO 6
Tânia Rego/ABr
2017 / modelo
Ano
2017
dono, todas as revisões feitas na concessionária
135 mil km ORIGINAIS
11
98148-0102
Comércio varejista cai 0,1% de janeiro para fevereiro, aponta pesquisa IBGE

ANUNCIE NOS

São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7

Talvez uma História de Amor

Globo, 15H20 - Virgílio chega em casa após mais um dia corriqueiro no trabalho, liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara, comunicando o término do relacionamento dos dois. Ele entra em choque e ouve repetidamente o recado, buscando algum sentido. O término não é o problema, pois Virgílio, solteiro, não faz a menor ideia de quem seja Clara.

Grande vilão da saga "Star Wars" (Cin.)

Função do circulador de ar

Carência da pessoa distraída Escritor de "Triste Fim de Policarpo Quaresma"

Bicampeão (red.) Ray Charles, cantor

Emprestam dinheiro a juros abusivos

Gálio (símbolo) Passado, em inglês

Entre Lençóis

Band, 23h00 - Paula e Roberto se conhecem em uma boate. Sem trocar muitas palavras, eles se dirigem para um motel, onde passam a noite. Lá, eles conversam por horas sobre assuntos como amor, morte, família e, obviamente, sexo.

Amor Perfeito

Casual; aleatório

Procedimento aplicado em pacientes com parada cardíaca

País natal de Gabriela Mistral

Deborah Secco, atriz Passa por peneira

Local da prática do "rafting" Ave canora popular no Brasil

"Casa" do boêmio

Adereço da bailarina

Governador (?), cidade mineira

Manifestações que ocorreram no Equador devido ao descontentamento da população com medidas de austeridade do governo (2019)

Tecido leve e fino Pigmento da cenoura

Faça referência a Aparar em inglês

(?) Aiyê, bloco afro "Som", na sigla MIS

privilegiado

Gilda e Gaspar confabulam contra Érico. Justino se alegra com a volta de Mindim. Gilda e Gaspar ameaçam Érico, que passa mal e é levado para o hospital. Marê acompanha Érico na ambulância, e se surpreende quando o advogado fala o nome de Gilda.

Vai na Fé

Parte da corrente Quina de móvel

Kate pergunta sobre o pai de Rafa. Theo faz uma oferta para o apartamento de Lumiar.

comenta com Cotinha que tem algo estranho acontecendo com Chiara e Júlia.

OS Dez

Mandamentos

e acaba confessando que trabalhava para Caifás. Barrabás exige sua parte na devolução do corbã.

Poliana Moça

Com o campo energético solar agindo na sua casa do zodíaco, você poderá sofrer modificações positivas e assim ter mais vontade para alcançar os seus objetivos. Nesse dia tende a sentir um alívio de que grandes problemas já ficaram para trás.

Tende a se mostrar uma pessoa um pouco mais ativa naquilo que pretende fazer no campo profissional. Oportunidades ligadas a um desejo de evoluir parecem estar surgindo com mais intensidade para você.

Corante de jeans Zombaria ao telefone

Trabalho da metalurgia "Looney (?)", série de desenhos "Band-(?)", curativo adesivo

Loja não frequentada por veganos O profissional de conduta íntegra

Indústria da São

Paulo Fashion Week Indivíduos que se defendem em juízo

Momento conveniente Acre (sigla)

Formato do rodo Prefixo de "coautor"

Wilma não deixa Lui e Fábio conversarem. Hugo se oferece para dar aulas de desenho na igreja. Ben avisa à Lumiar que fará o exame de DNA com Jenifer. Tatá vê o vídeo com os candidatos que perderam a vaga para bolsa de estudos no Icaes.

Travessia

Brisa perdoa Rudá, mas diz que não poderá retirar a queixa contra o menino. Tininha conta a Brisa que Creusa foi sequestrada.

Núbia conta a Adalgisa que recuperou a venda.

Helô avisa que os policiais localizaram o paradeiro de Creusa. Pilar dá as coordenadas a Helô para a delegada salvar Creusa. Leonor

Bakenmut proíbe os guardas de alimentarem Henutmire. Leila, Chibale e Gahiji se emocionam na despedida de Hur. Arão afirma que Ramsés está descobrindo da pior maneira que nenhum deus egípcio pode ajudá-lo. Tais, Hori e Meryt se entristecem com a morte de Mekal, enquanto Meketre demonstra preocupação.

Judite avisa Ana, Jairo e Apuki que a cidade está cheia de animais mortos. Hur caminha, com o cajado de Moisés, para longe do palácio. Safira reclama da maneira como Bina educa os filhos.

Jesus

Pedro consegue salvar João. Os apóstolos se explicam para o centurião romano. Zebedeu avisa que chamará Cornélius. Mateus se irrita com Asisa ao saber que ela armou contra os apóstolos. Zebedeu avisa a Cornélius. Temina tenta seduzir Petronius

Ruth decide terminar com Renato e, após o fim do namoro, Renato entrega as rosas e chocolates às mulheres da escola. Gael evita falar para não mostrar sua voz falha. Os amigos do colegial vão até a casa do Luigi se divertir. Éric começa a atrapalhar as cantadas de João em Poliana.

Cúmplices de um Resgate

Regina descobre que Priscila é na verdade filha de Geraldo. Dinho leva um novo pretendente para namorar com Meire. A síndica gosta do homem, porém ele é alérgico a gatos e vai embora ao ver Bartolomeu. Isabela e Téo conversam com Manuela e os cúmplices no estúdio da gravadora.

O resumo dos capítulos de todas as novelas é de responsabilidade das emissoras.

Dificuldades para o diálogo ficarão um pouco mais evidentes e podem até te criar alguns problemas nesse dia. Tente driblar tudo isso exercendo o autoconhecimento.

Tudo o que você se projetar para fazer neste dia será melhor realizado, isso tende a lhe criar novas condições. Os números 03 14 26 e 45 devem lhe trazer mais sorte.

Com uma divergência entre os sistemas astrais para este signo. É possível que se apresente como alguém muito estressado, assim encontrará problemas maiores no decorrer desse dia.

Com a evidência do cosmos apontando para o seu signo, nesse dia grandes oportunidades ligadas ao seu lado profissional devem lhe surpreender. Use todo o seu poder para não deixar que ótimas situações se afastem de você.

Não tente entrar em um universo superficial, achando que todos estão contra você. De acordo com o hemisfério astral que atua no seu signo hoje é dia de ter mais paciência e saber relevar.

Saia por aí e explore o que tiver na natureza. Tenha toda a paciência possível para lidar com algumas coisas, pois o planeta Mercúrio fará com que você tenha uma jornada repleta de luz.

Sentimentos ruins querem se aproximar de você através daquela pessoa de quem teve mágoas recentes. Uma carta aberta pode lhe auxiliar com as dificuldades amorosas.

[ horóscopo ] virgem

Sair da rotina será algo bom desde que continue em um caminho produtivo e sem muitas mudanças bruscas. O planeta Júpiter criará algumas chances para que você conclua tarefas até então deixadas de lado.

As questões que envolvem a sorte estarão bem conectadas a você agora. Pense em tudo o que você pode fazer para melhorar o seu dia. Uma carta aberta deve lhe trazer um segredo à tona.

Você terá uma grande possibilidade de encontrar no seu destino a riqueza que tanto busca. Os números 14 25 37 e 48 devem lhe trazer esperança e sonhos agradáveis. Ao abrir a carta do dia suas chances na sorte devem aumentar.

São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 8 VARIEDADES
[ filmes ] [ novelas ] PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 7 CP D A R TH VA DE R VENT L AR LO SD EL CI T E FO C OD A TA S LI M ABA RR E T O BI RI OS RC BE MT E V A G IO TA SE LO LU RA NI L PA ST TR OT E AÇ OUGU EE N ÃL AN SA T MO DA ET IC O A CUS AD OS Informação do cabeçalho Grupo social mais
Fotos: Divulgação
3/aid — ilê. 4/ansa — past — trim. 5/solda — tunes. 10/darth vader.
áries libra escorpião sagitário capricórnio aquário peixes touro gêmeos câncer leão
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.