Discurso de posse 18ª legislatura alepa

Page 1

Saudações às autoridades, SENHORAS DEPUTADAS , SENHORES DEPUTADOS SENHORAS E SENHORES. Sejam todos bem-vindos a esta Casa, para a Sessão Solene de posse dos deputados estaduais para o mandato 2015/2019, correspondente à 18ª Legislatura. Foi a vontade popular, manifestada dentro do processo democrático e exercida por meio do voto nas urnas, que permitiu que estivéssemos hoje aqui, para dar cumprimento ao que determinou o povo do Pará, verdadeiro mandatário do cargo que nesta data assumimos. Portanto, hoje é uma festa da democracia. Mais que conferir o mandato, o povo paraense espera o empenho e o compromisso de cada um de nós na solução dos graves problemas que afligem nossa gente. O Legislativo é o Poder para onde convergem as demandas populares e as grandes questões que afetam a sociedade, independente de classe social ou região do estado. Por sua própria natureza, é o Poder que melhor reflete a realidade social. "A composição do parlamento demonstra realidades diferentes de um mesmo povo". Dentro desse contexto, é função dos Membros deste Poder ouvir, debater e, por meio de decisão colegiada, construir as soluções mais adequadas para cada demanda social.


O trabalho do parlamentar não se restringe às reuniões plenárias. Estas representam o momento final do processo legislativo, com a deliberação do colegiado. Antes desse momento, muito trabalho é realizado pelos deputados. Sua atuação começa nas bases, onde ele tem a oportunidade de observar os problemas e ouvir os anseios do povo, para que possa apresentar a esta Casa a forma que entende ser correta para resolvê-los. Nas Comissões Permanentes da Casa, o trabalho desenvolvido pelos deputados permite uma análise mais criteriosa de cada projeto, apreciando sua relevância e conferindo-lhe legalidade e legitimidade. Portanto, antes de cada deliberação, existe um trabalho prévio grandioso, com discussão intensa de cada matéria, contando com a participação do todos os membros do Poder. Sendo necessário, são promovidos ajustes que enriquecem cada proposição, no sentido da construção de uma norma mais próxima do que deseja a sociedade. A 17ª Legislatura, cujo período acaba de encerrar, muito contribuiu para o bom andamento dos trabalhos e para a construção de um parlamento altivo e soberano. Foi uma grande honra ter tido a confiança dos meus pares para presidir a Mesa Diretora no último biênio dessa grande Legislatura. O trabalho realizado permitiu ao parlamento do Pará uma aproximação maior com a sociedade, na medida em que mostrou um parlamento aberto, transparente, conciliador e incansável na construção das


soluções mais adequadas para atender às demandas sociais. Esse objetivo foi perseguido por todos os membros da 17ª Legislatura e, com certeza, deixa um importante legado à Legislatura que se inicia. Agradeço a cada um pelo empenho e pela dedicação às causas do nosso povo e do nosso Estado. A todos os que hoje são empossados como membros da 18º Legislatura, dou as boas vindas. Aqueles que já participaram de outras Legislaturas e que retornam pela vontade popular, carregam a experiência do trabalho que realizamos nesta Casa. Todos os que receberam nas urnas a confiança do eleitor paraense e assumem o primeiro mandato de deputado estadual fortalecem este parlamento com a necessária renovação, que oxigena pensamentos e renova ideias. A atuação do parlamento é instrumento fundamental para a construção de uma sociedade mais fraterna e menos desigual. Tenham certeza de que o povo que nos elegeu muito espera de todos nós. Cabe a cada um individualmente - e a todos em conjunto - zelar pelo bem estar dos paraenses. Vivemos em um Estado rico por natureza, mas que abriga uma população com uma parcela significativa vivendo em condição de pobreza. É preciso inverter essa lógica perversa, fazendo com que a riqueza produzida seja utilizada para impulsionar o crescimento econômico do Estado, mas - fundamentalmente - que isso


possa se reverter em melhorias efetivas na condição de renda e de qualidade de vida da nossa população. Os desafios são gigantescos - proporcionais ao tamanho do Estado do Pará. Portanto, nosso trabalho como representantes do povo deste Estado precisa ter a mesma magnitude. Devemos ser intransigentes na busca de desenvolvimento de forma sustentável, como garantia de maior distribuição de renda e justiça social. Afinal, como nos ensinou Aristóteles: "A BASE DA SOCIEDADE É A JUSTIÇA" É essa justiça que todos buscamos para os paraenses. E o parlamento do Pará estará lutando com coragem e determinação, ao lado de cada cidadão, para promover as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, com oportunidades iguais para todos. Vamos em frente e que Deus nos abençoe!!!! MUITO OBRIGADO.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.