memTUA escolas

Page 1

MEMÓRIA DO VALE E DA LINHA DO TUA


OBJECTIVOS Recolher a memória relevante associada à vida no vale do Tua e á linha Foz Tua / Mirandela nas cinco autarquias atravessadas pela linha (Carrazeda de Ansiães, Alijó, Murça, Mirandela, Vila Flor), usando metodologias de historiografia oral e a recolha de fontes pessoais de informação (documentais e fotográficas , em especial). É objectivo do projeto FOZTUA envolver as comunidades locais do Vale do Tua, em especial através das escolas, em atividades regionais associadas ao empreendimento AHFT, que inclui a nova barragem em construção em Foz Tua. Neste projeto pretende-se trabalhar a memória da linha e do vale do Tua através da recolha da memória oral (narrativas, historiografia oral) de protagonistas (ferroviários, viajantes, poderes e forças vivas locais, população local) e da recolha (digitalização) de imagens (fotografias, ...) dispersas por particulares. Aos resultados de projeto será dada perenidade através de um documentários, livros e do website, produzidos com base nos materiais recolhidos. O projeto memTUA inclui dois blocos complementares: memTUA1 (entrevistas com protagonistas individuais, em curso) e memTUA2 (com a comunidade escolar). Neste documento faz-se uma introdução ao segundo bloco memTUA Escolas.

memTUA Escolas Bloco que pretende recolher entrevistas e materiais relevantes através das metodologias de historiografia oral através da comunidade escolar da região, em particular através de atividade curriculares de alunos do ensino secundário, profissional e superior das escolas dos cinco municipios do vale do Tua. A ideia base é recolher testemunhos pessoais através de entrevistas semiestruturadas conduzidas de acordo com as metodologias da história oral. O projeto tem ainda outros importantes objectivos colaterais: ● promover o conhecimento da linha e da sua memória junto dos jovens e da comunidade escolar, e ● promover a criação de competências sobre história oral nessas escolas (o que poderá porventura desenvolver outras linhas futuras de exploração), ● reforçando os laços e o diálogo intergeneracional junto dos mais jovens ● e ao mesmo tempo reforçando as ligações entre a entidade promotora do novo aproveitamento hidroelétrico de Foz Tua e as comunidades locais. O projeto pretende recolher material (em suporte vídeo) sobre a memória da linha e sobre a história local do vale do Tua através de um movimento de animação cultural de alunos e professores, que promova a realização das entrevistas e a sua transcrição. O valor educativo da realização de entrevistas de história oral como instrumento pedagógico é bem conhecido e documentado, e contribui para fortalecer as raízes locais e familiares, assim como para criar ligações e cumplicidades entre gerações diferentes. O projeto assegurará o arquivo final na forma digital para os materiais recolhidos para fins académicos, acessível pela web. Para além das gravações vídeo das entrevistas poderá ainda incluir memorabilia imaterial associada que porventura seja possível recolher junto com as entrevistas.

Um modelo inovador O modelo proposto para o de projeto é inovador a nível regional e local. Combinando a animação cultural e envolvendo jovens alunos e suas famílias, em cooperação com as comunidade escolares e professores das “zonas da linha”, e credibilizando este esforço através de uma análise académica e de um enquadramento profissional que prestigie a região, estão-se a valorizar as contribuições dos jovens e dos professores, assim como a promover o uso de métodos de investigação modernos (apesar de acessíveis). Acontece que a tecnologia atual faz com que este tipo de atividades seja “high tech”: gravação vídeo, digitalização de imagens, uso de ferramentas de transcrição assistida, difusão via web, ..., o que contribui para o valor educativo das atividades promovidas, e associa o registo da memória do passado e o desenvolvimento das competências de relacionamento humano e social com o uso das tecnologias de informação avançadas, e que geralmente são muito apelativas aos jovens (imagem, som, web, ...). O projeto procura ainda reforçar os meios e competências das escolas envolvidas para a prática da historiografia oral. As melhores contribuições para o projeto, ao nível de escola e individual, serão objeto de prémios a atribuir segundo critérios a definir em conjunto com as escolas participantes. Workshops de enquadramento O projeto incluirá dois workshops de enquadramento com as escolas, a realizar em local a identificar no Vale do Tua, para além da produção inicial de um guia de trabalho para orientação pelos alunos e pelos docentes envolvidos: - um workshop inicial (meio dia), de lançamento do projeto, para uniformização de procedimentos e formação complementar dos docentes envolvidos - um workshop final (meio dia), no fim do segundo ano, de apresentação pública dos resultados e de avaliação da experiencia formativa e educacional, e de recomendações para o futuro. Cerimónia de entregas de prémios. A coordenação do projeto providenciará por uma equipe qualificada e conhecedora do vale do Tua e das problemáticas escolares, para assegurar a ligação com as escolas, assim como a logística das operações e o apoio técnico (gravações, transcrição, selecção) aos docentes que as escolas indicarem para contactos e coordenadores locais


FASE A

FASE B

FASE C

Objetivos A fase A desenrolar-se-á até final de Junho de 2014 e pretende preparar o lançamento da fase B: ● identificar as escolas que pretendem aderir ao projeto, ● definir os interlocutores locais e ● discutir com as escolas as questões de planeamento e integração curricular e extra curricular. Para o efeito serão contactadas as dez escolas secundárias, profissionais e superior dos cinco concelhos do vale do Tua (Mirandela, Vila Flor, Murça, Alijó e Carrazeda de Ansiães).Em cada escola aderente pretende-se identificar um ou mais docentes encarregados da coordenação local. Nesta fase serão também definidos pela equipe coordenadora os termos de referencia para as entrevistas a realizar, produzidose uma primeira versão de um guia sucinto para orientação dos alunos e docentes.

Objetivos A fase B consiste no programa de recolha de entrevistas e colheita de materiais documentais junto da comunidade e das famílias, pelos alunos participantes das escolas aderentes. O projeto entregará a cada escola equipamento mínimo de gravação vídeo para uso na realização das entrevistas. Os alunos usarão esse equipamento para gravarem as entrevistas e deverão depois fazer a sua transcrição. Os docentes de cada escola farão a respetiva triagem e um primeiro nível de controlo de qualidade. Nesta fase B será feita uma reunião inicial workshop (em Setembro ou Outubro de 2014), com os docentes e responsáveis das escolas aderentes, para arranque do projeto e será depois mantido um contacto estreito entre a coordenação do projeto e os docentes de ligação em cada escola. Preve-se que a equipe coordenadora visite mensalmente cada escola participante.

Objetivos A fase C do bloco memTUA2 pretende explorar e divulgar a experiencias e os resultados obtidos, e atribuir os prémios finais. Para o efeito será organizado um workshop final conjunto das equipes das escolas aderentes, a ter lugar num dos concelhos do vale do Tua, A reunião servirá também para a apresentação pública dos resultados obtidos e de discussão e avaliação da experiencia formativa e educacional, com recomendações para o futuro (meio dia). Serão também aí anunciados os prémios às escolas e participantes.

Resultados Os resultado desta fase A serão : • um “roadmap” acordado com cada escola aderente para as atividades locais durante a fase B • uma brochura com uma primeira versão de um guia sucinto de como conduzir / gravar as entrevistas e como as transcrever, dirigido aos alunos e docentes participantes (incluindo um guião temático para as entrevistas a realizar). • O modelo definitivo de distribuição dos recursos financeiros previstos para os recursos e prémios a atribuir.

Prazos A fase B decorrerá entre Setembro de 2014 e Junho de 2015. Resultados Desta fase B resultarão • um certo numero de gravações vídeo de entrevistas, e respetivas transcrições, que depois de tratada serão disponibilizadas em website do projeto , e que por sua vez constituirão fontes para ooutras atividades do programa FOZTUA. Espera-se coligir um mínimo de 50 entrevistas selecionadas e um número equivalente de imagens relevantes. • registos em fotografia e em vídeo dos episódios e momentos significativos do processo, e que constituirão por sua vez uma memória da própria iniciativa de experiencia cooperativa entre escolas diferentes da mesma zona na exploração de aspectos da memória colectiva • um workshop de lançamento das atividades escolares deste bloco, com os docentes e responsáveis das escolas envolvidas (meio dia), no inicio do ano letivo, em local a identificar no vale do Tua.

Prazos Os trabalhos desta fase C decorrerão entre Setembro e Dezembro de 2015. Resultados Desta fase C resultarão: • um workshop público (meio dia), conforme antes referido. • a atribuição de prémios às escolas e participantes, de acordo com o modelo definido na fase A • um livro com as contribuições mais relevantes e sobre a memória da própria experiencia do bloco • um documentário complementar em vídeo (máximo 15 minutos em versão completa, versão abreviada com um máximo de 5 minutos).


memTUA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

COORDENADORES DOS PROJECTO FOZTUA:

DOUTOR ALBANO VISEU albanoviseu@gmail.com

ANNE MCCANTS MIT Massachusetts Inst. of Technology (USA), History Department

DR. JOÃO LUIS TEIXEIRA joaoteixeira1953@gmail.com

JOSÉ M. LOPES CORDEIRO University of Minho (Portugal), School of Social Sciences

DRª M. LEONOR FERNANDES leonor.fernandes@gmail.com

PAULO LOURENÇO University of Minho (Portugal), School of Engineering

DOUTORA OTILIA LAGE otilialage@sapo.pt

EDUARDO BEIRA IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research.

foztuaprojecto@gmail.com • www.foztua.com


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.