Manual de correio

Page 1

E-mail

Paula Ferreira - 1-


E-mail

A opção pela criação de contas no Gmail deve-se ao facto de o Gmail ser um serviço do Google. São caixas com bastante capacidade e inúmeras potencialidades.

Entre na sua conta. Clique, com o rato, em Configurações ou então no seguinte símbolo: Clique na opção apresentada “Definições” ou “Configurações”

De seguida, irá ter acesso a uma página igual à que se apresenta posteriormente. No campo GERAL, existe um conjunto de opções que podem ser alteradas.

Paula Ferreira - 2-


E-mail

Temos a opção de seleccionar uma imagem para que todos a vejam quando enviarmos um e-mail; Temos a opção de criar uma assinatura que aparecerá no fim de todas as mensagens enviadas;

Temos a opção de accionar o dispositivo de resposta de férias. Neste campo, teremos de preencher o primeiro dia/por vezes surge o dia em que nos encontramos previamente selecionado. Assim, a partir desse dia, todas as mensagens que nos serão enviadas receberão uma mensagem automática. Há, ainda, a hipótese de colocar enviar esta mensagem de resposta só a quem está nos Contactos Pessoais. Para tal, clique no quadradinho abaixo indicado.

Para que as alterações fiquem registadas, terá que percorrer a página até ao fim e clicar em gravar alteração ou guardar alteração.

Após termos explorado o separador GERAL, há ainda outros separadores bastante interessantes. No separador TEMAS, há a possibilidade de “adornar” a página. Esta opção não será visível para mais ninguém, a não ser para a própria pessoa.

Paula Ferreira - 3-


E-mail

No separador LABS, há um conjunto de opções igualmente interessantes. Vejamos:

Paula Ferreira - 4-


E-mail

Após a exploração dos diversos separadores, existe ainda a possibilidade de enviar mensagens para vários destinatários, sem que nenhum deles saiba quem também recebeu a mensagem. Para tal, clique em compor/ escrever e-mail De seguida, clique em adicionar Cco (com conhecimento oculto). Também poderá aparecer Bcc (blinded) .

A mensagem criada será enviada para contactos que estão dentro da caixa Bcc, sem que nenhum deles saiba quem mais a recebeu. Por oposição, na opção CC (com conhecimento) ou simplesmente Para, todos os contactos vêem quem mais recebeu a mensagem.

A partir da minha conta no Gmail, também posso criar grupos de contactos. Assim, sempre que pretender mandar uma mensagem para os meus familiares/colegas de trabalho, já não necessito de escrever os e-mail um por um. Vejamos como se faz.

Paula Ferreira - 5-


E-mail

Inicialmente, clico em contactos. De seguida, clico na opção novo grupo;

Escreve o grupo que pretendo criar, por exemplo, formação e clico em OK:

Paula Ferreira - 6-


E-mail

De seguida, clico em Outros contactos pois é lá que tenho todos os contactos que, em determinado momento, registei. Procuro o email desejado, coloco um visto, e na opção grupos, seleciono “Formação TIC”, aplicar. Os mail podem constar em mais do que um grupo; Os grupos podem ser excluídos, sem que os contactos sejam eliminados. Posso acrescentar ou retirar um mail de um determinado grupo, em qualquer momento. Para tal, basta procurar o mail desejado, abrir a opção grupos e retirar o visto que lá se encontra. Se eu pretender inserir um novo contacto, clico em Contacto Novo, que se encontra à esquerda.

Espero um pouco até que aparece a mensagem “2 contactos foram adicionados ao grupo formação TIC ” Se observarem bem, conseguem visualizar os grupos em que cada contacto meu está inserido.

Para finalizar, vou mandar um e-mail para um grupo de pessoas.

Paula Ferreira - 7-


E-mail

1.º - clico em contactos; 2.º - ciclo no grupo que irá receber o e-mail – posso seleccionar todos os contactos que integram esse grupo ou somente alguns contactos; 3.º - clico em e-mail;

Automaticamente, irá aparecer uma página similar à seguinte. Só falta escrever o assunto e compor a mensagem!

Paula Ferreira - 8-


E-mail

Para finalizar, deve clicar em Enviar.

Podemos, também criar marcadores. Os marcadores servem para nós organizarmos os e-mails à medida que vamos recebendo. Posso criar um marcador intitulado “escola”, outro intitulado “formação”. Neste caso, à medida que recebo e-mails das colegas da escola, “arquivo-os” no marcador “escola”. Da mesma forma, todos os e-mail recebidos dos colegas de formação guardo-os no marcador “formação”. No meu caso pessoal, esta organização irá ajudar-me a proceder à avaliação dos trabalhos da formação, não necessitando de andar à procura dos trabalhos dos formandos. Vejamos como se processa:

Primeiro, clico em opções, Definições;

De seguida, clico no separador Marcadores

Paula Ferreira - 9-


E-mail

No final da página aparece a opção “Criar novo marcador”, bem como todos os marcadores existes. Se observarmos a página, veremos que eu tenho um marcador intitulado AEM, um marcador referenciado como Casa do professor, entre outros… Neste momento, clico em criar novo marcador e crio um “Escola” e outro “formação”. Depois de criados, eles aparecem nesta lista, juntamente com os restantes.

Agora, retomo o meu correio, clicando em Correio ou Gmail; Selecciono os e-mails que pretendo que façam parte de um determinado marcador, clico em marcador e escolho a opção Formação. Por vezes, será necessário clicar em Aplicar

Paula Ferreira - 10-


E-mail

Num momento posterior, quando tiver de proceder à avaliação dos trabalhos dos formandos, será mais fácil seleccionar o marcador formação. Aqui aparecerão todos os emails que eu encaminhei para este marcador.

Atenção: Também há a possibilidade de marcar os e-mails com uma estrela (encontra-se mesmo antes do endereço). Normalmente, clicamos na estrela para e-mails importantes e teremos, à semelhança do que fazemos para os marcadores, de apenas visualizar os mails que marcamos com estrelas.

Um outro aspecto importante prende-se com a opção pesquisa; Ao clicar na seta que se encontra do lado direito, temos a opção de pesquisar exactamente aquilo que queremos…

Esta opção é útil quando procuramos determinada conversa.

Paula Ferreira - 11-


E-mail

Assim, ao preencher o campo De com o endereço do meu amigo, clico em pesquisa teste e imediatamente é-me apresentado um conjunto de mensagens que ele me enviou.

Após a exploração das caixas de correio vimos que: Webmail – mails que apenas acedemos quando estamos ligados à web: gmail, sapo, Hotmail, portugalmail…. Programas de acesso ao email – programas que nos permitem aceder à nossa conta de email, não estando ligados à internet. Exemplo: Outlook (pago) e Thunderbird (gratuito) A partir da internet é possível fazer o downlood do Thunderbird:

Paula Ferreira - 12-


E-mail

Feita a transferência, surge uma caixa de diálogo que solicita: Nome: ______________ (pessoal) Email: ______________ (colocar o endereço de email criado no gmail) Password: ___________ (digitar a mesma que utilizamos no gmail)

entrada: IMAP

Saída: SMTP

imap.googlemail.com

smtpgooglemail.com

993

SSL/TLS

465

SSL/TLS

senha normal

senha normal

Nota: se houver algum erro, aparecerá a seguinte mensagem “ o Thunderbird não consegue fazer a ligação”. Nesse caso, é necessário abrir a caixa de correio do gmail, ir a definições, Encaminhamento e POP/IMAP e verificar se está tudo ativado.

Paula Ferreira - 13-


E-mail

Paula Ferreira - 14-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.