151125 patronos 2016

Page 1

programa de patronos casa azul


associação casa azul A Casa Azul é uma organização da sociedade civil de interesse público que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura. Desde as primeiras ações, há mais de vinte anos, vem desenvolvendo uma metodologia de leitura territorial capaz de potencializar importantes transformações, ponto de partida para sua missão de iluminar raízes culturais e fortalecer a sua permanência no território. Em Paraty, onde a associação se originou, esse processo levou à realização de ações de permanência, com projetos como a Flip, a Biblioteca Casa Azul e o Museu do Território, entre outros.


projetos casa azul Clique no projeto que deseja conhecer melhor Ao pé de cada página, ao clicar no número da página, retorna ao índice

flip – festa literária internacional de paraty

programa de patronos casa azul para ir direto às informações do programa, clique aqui

museu do território de paraty

programa cultura e educação


o território de paraty Mais que um evento de 5 dias, a Flip é uma manifestação cultural que se conecta com a cidade que a recebe. E é por meio de ações de permanência, tais como as do Museu do Território de Paraty, construídas a partir das relações reais que se estabelecem neste território, que procuramos conceber os projetos da Casa Azul ano após ano.

4


14a. Festa Literรกria Internacional de Paraty

clique para assistir a momentos da festa

29 de junho a 3 de julho 2016

5


Criada em 2003, a Flip é hoje um dos principais eventos literários do mundo

Referência no cenário cultural do país

Valorização da literatura brasileira e sua divulgação internacional

Fomento à leitura e à criação literária

6


Muito além da literatura

Plataforma de estímulo ao mercado editorial brasileiro Fórum de discussão de políticas públicas de incentivo à leitura Espaço de valorização do patrimônio material e imaterial Palco para manifestações artísticas populares da região, fortalecendo a cultura local Ações de transformação do território ao longo do tempo

7


Colm Tóíbin (2004, 2015)

J. M. Coetzee (2007) Nobel e Booker Prize

Nadine Gordimer (2007) Booker Prize

Salman Rushdie (2005, 2010)

Amós Oz (2007)

Luis Fernando Veríssimo (2004, 2012)

Robert Crumb (2010)

José Miguel Wisnik (2004, 2015)

Ian McEwan (2004, 2012)

8


programações da flip

homenagem

programação principal

flipmais

museu do território de paraty (mtp)

parceiros

flipinha

flipzona

9


homenagem

A cada edição, a Flip celebra a obra de um escritor brasileiro e ajuda a divulgar internacionalmente um grande nome da literatura nacional. A homenagem inclui conferência, mesa literária, intervenções, programa educativo e exposição. 2016 – Ana Cristina César 2015 – Mário de Andrade 2014 – Millôr Fernandes 2013 – Graciliano Ramos 2012 – Carlos Drummond de Andrade 2011 – Oswald de Andrade 2010 – Gilberto Freyre 2009 – Manuel Bandeira 2008 – Machado de Assis 2007 – Nelson Rodrigues 2006 – Jorge Amado 2005 – Clarice Lispector 2004 – Guimarães Rosa 2003 – Vinicius de Moraes

10


programação principal

Abertura Conferência sobre o autor homenageado e show musical 20 mesas literárias Realizadas na Tenda dos Autores com capacidade para 850 pessoas Democratização do acesso As mesas são transmitidas em dois telões ao ar livre, com acesso gratuito e integrados ao espaço público. Também podem ser assistidas ao vivo e gratuitamente pela internet

11


flipmais

Oferece uma multiplicidade de temas em encontros que vão além da Tenda dos Autores, incluindo poesia, tradução, cinema, teatro, prêmios literários e políticas públicas de incentivo à leitura. Em 2016, o território estará cada vez mais no centro da programação - FlipMaisTerritório, através de ações integradas do Museu do Território e dos parceiros da Casa Azul, com o objetivo de preservar a identidade cultural da região e reforçar a Flip como uma experiência única e genuína.

12


museu do território de paraty Assim como em 2015, eventos relacionados ao trabalho desenvolvido pelo Museu também farão parte da programação da 14ª Flip: os dois projetos, Flip e MTP, são vistos pela Casa Azul como ações integradas que se complementam com um objetivo mais amplo – preservar e dar visibilidade às raízes culturais do território paratiense.

13


programação de parceiros

A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a Tenda dos Autores e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. As casas parceiras oferecem uma já tradicional programação complementar à festa, repleta de encontros e temáticas variadas, tais como exposições, bate-papo, lançamento de livros e revistas, entre outros.

14


paraty

15


contexto A cidade de Paraty, por sua posição geográfica particular, foi cenário importante do Brasil colonial. A abertura de novos caminhos para a circulação de mercadorias tirou-a no entanto da rota econômica por um longo período, que terminou em 1974, com a construção da rodovia Rio-Santos. O isolamento econômico e a dificuldade de acesso facilitaram a preservação de seu rico patrimônio material e imaterial, agora em risco confrontado aos problemas comuns às cidades brasileiras em desenvolvimento.

16


o que é o museu? Criado em 2013 como um museu sobre o território paratiense em seus mais variados aspectos. Uma plataforma de referência no reconhecimento e preservação dos patrimônios natural, arquitetônico e imaterial da cidade. Pensado em conjunto com a comunidade e para a comunidade. Um modelo de gestão inclusiva que contribuirá para a preservação e desenvolvimento da região.

17


missão Pesquisar, documentar e comunicar o vastíssimo patrimônio natural, arquitetônico e imaterial disperso pelo munícipio de Paraty, fortalecendo os elos identitários da população local e contribuindo para sua preservação e desenvolvimento. Proposta de vanguarda, inspirada em conceitos da nova museologia: - patrimônio material e imaterial - plataforma digital com acervo geo-localizado - museu a céu aberto - gestão compartilhada - importante centro de conhecimento sobre a região.

18


museu do território de paraty

território

patrimônio

comunidade

museus tradicionais

prédio institucional

coleção

visitantes

19


ações 2014/2015o.

site

digitalização de acervos

memória oral

pesquisa

visitas escolares

laboratórios de fotografia e edição

educativo

exposição

jornada de debates

extroversão

20


programas e seus projetos acervo

pesquisa

divulgação e difusão

educativo

Mobilização de acervo e preservação digital

Território: patrimônio natural, material, dados sócio-econômicos, transformações territórios,

Site

Ações temporárias, que acompanham as atividades de divulgação e extroversão

Sistematização de arquivos Informatização do acervo

Cultura e memória: patrimonio imaterial, participação e cidadania, programa de memória oral

Exposições virtuais permanentes Exposições temporárias itinerantes Jornadas de debates Expedições Publicações

Ações permanentes, através de oficinas e laboratórios com o objetivo de fortalecimento das identidades locais e empoderamento das comunidades na construção de discursos e narrativas.

21


público

O público direto do projeto é a comunidade paratiense e seus pesquisadores, turistas, técnicos e escolas. Ao mesmo tempo, por meio de sua plataforma digital, o museu do território busca atingir um público amplo e heterogêneo, cumprindo seu objetivo de democratização do acesso.

22


ações 2014/2015 pesquisa

Digitalização de acervos O acervo do museu engloba os mais variados aspectos do patrimônio material e imaterial da cidade, bem como a sua rica biodiversidade e suas especificidades geográficas. com a digitalização, são organizados, gerenciados e disponibilizados ao público. Memória oral Ao registrar depoimentos com experiências de vida, este programa legitima o protagonismo de pessoas, grupos e comunidades na construção de sua história territorial.

23


ações 2014/2015 difusão e divulgação

Exposição O programa de memória oral vem sendo desenvolvido pelo museu do território desde 2014, e resultou em duas exposições físicas: “Histórias e Ofícios do Território”, em dezembro de 2014, e “Mário e Paraty: vidas paralelas”, em julho de 2015. As exposições serão em breve disponibilizadas no site do museu e no Google Cultural Institute.

24


ações 2014/2015 difusão e divulgação

Jornada de debates A abertura da exposição “histórias e ofícios do território” foi marcada por 6 encontros entre representantes de saberes formalmente constituídos – antropologia, sociologia, pintura, patrimônio material e biologia marinha – e paratienses que também são, a seu modo, especialistas no patrimônio imaterial da cidade.

25


ações 2014/2015 educativo

Visitas escolares Com o objetivo de oferecer a estudantes subsídios sobre a historia da cidade, levando-os a experimentar a criação de suas próprias narrativas sobre o território, foram organizadas visitas à exposição com mais de 300 estudantes de escolas municipais. Oficina de fotografia “Redescobrindo Paraty” Ministrada pelo fotógrafo walter craveiro, a oficina construiu um mapa afetivo de paraty por meio do resgate da memória de seus participantes.

26


programa cultura e educação 2016

27


objetivos – Valorizar e transmitir a cultura popular, por meio do acesso à literatura e às artes em geral, e do convívio entre jovens, crianças e comunidade. – Construir espaços de pesquisa, diálogo e trocas culturais, em parceria com instituições públicas e não governamentais, escolas e comunidade local. – Oferecer programação permanente, com oficinas e atividades complementares à educação formal, resultado de trabalho pedagógico e de inclusão social.

28


flipinha Manual da Flipinha Com linguagem acessível, é um convite a professores e alunos para conhecerem – e trabalharem com antecedência nas escolas – os livros e autores que estarão na Flipinha. O Manual associa informações sobre os autores à uma rica sugestão de títulos.

Ciclo do Autor Homenageado Consiste na formação de professores sobre o autor homenageado escolhido para o ano. Os participantes recebem uma publicação com orientações de como trabalhá-lo em sala de aula.

Operação Flipinha

Apresentação das escolas

Existe há três anos e alcança as escolas públicas da região de Paraty, mesmo as mais distantes e as de difícil acesso, na zona rural e costeira, com doações de livros e visitas de autores.

Preparadas por alunos e professores das escolas de Paraty com base no conteúdo trabalhado em sala de aula ao longo do ano: musicais, teatro, dança e declamação.

Pés-de-livros Das árvores da Praça da Matriz pendem livros, onde mediadores de leitura convidam o público a ouvir uma boa história. Ciranda dos Autores Encontro com 15 escritores e ilustradores de literatura infantil ao longo de 6 dias para conversas com o público sobre temáticas diversas.

A Flipinha, criada em 2004, tem como objetivos a formação de leitores e a construção de acervos, transformando Paraty em uma cidade literária. Atingindo crianças de até 12 anos, sua programação envolve atividades culturais, educativas e muitas brincadeiras, ao longo do ano e durante os 5 dias de Flip

Arte na Praça Conjunto de oficinas de saberes e fazeres tradicionais de Paraty. Integra uma série de eventos de valorização da cultura local.

29


flipzona É a “ala jovem” da Flip, tendo como objetivo aproximar os jovens da leitura por meio da literatura, patrimônio cultural local, novas tecnologias e redes sociais. Envolve: ao longo do ano: oficinas, produção de audiovisual e de textos para o blog e as redes sociais da FlipZona; durante a Flip: encontros com autores e profissionais de audiovisual, apresentação dos trabalhos dos alunos e a Central FlipZona, que faz a cobertura do evento.

30


biblioteca casa azul Contando com um acervo de mais de 12 mil livros provenientes das doações das editoras parceiras da Flip e de programas do Governo, a Biblioteca Casa Azul, sediada na Ilha das Cobras, trabalha ao longo de todo o ano em ações permanentes, como os programas de apoio à alfabetização e de mediação de leitura, palestras, cursos, oficinas para crianças e jovens (de teatro, ilustração, artes visuais etc) e estudos preparatórios para o Enem.

31


programa de patronos casa azul 2016

32


O programa de patronos é um plano de mecenato voltado a pessoas físicas que apoiam os projetos da Associação Casa Azul. Ao aderir ao programa, o patrono se une à missão de iluminar raízes culturais com ações de permanência no território, por meio de projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, cultura e educação. O investimento dos patronos é repartido entre todos os projetos da organização.

33


objetivo

O objetivo do Programa de Patronos é sensibilizar e mobilizar cidadãos para as questões territoriais do desenvolvimento, enunciadas a partir de uma leitura e de uma escuta detalhadas, processo que a Casa Azul aplica na cidade de Paraty há mais de 20 anos. Essa rede de pessoas sensibilizadas contribuem, assim, para o fundo que viabiliza e concretiza todas as iniciativas da organização no território paratiense.

34


cotas Modalidade

Contrapartidas

Patrono Branco

Patrono Verde

Patrono Azul

Patrono Amarelo

Patrono Ouro

R$ 5.000,00

R$ 9.600,00

R$ 13.000,00

R$ 18.000,00

R$ 26.000,00

Dedução

Possibilidade de contribuir por meio da Lei Rouanet

Sim

Ingressos para a Flip*

Ingressos cortesia (todas as mesas literárias, show de abertura e sessão de abertura)

2 por evento

2 por evento

2 por evento

2 por evento

Compra preferencial de ingressos (todas as mesas literárias, show de abertura e sessão de abertura)

2 por evento

2 por evento

6 por evento

Credencial de parceiro (proporciona acesso à fila preferencial)

até 2

até 2

até 4

até 6

* Como a contribuição é uma doação, eventuais mudanças na programação da Flip ou a impossibilidade de comparecer ao evento não serão aceitas como justificativas para o seu cancelamento.

35


Modalidade

Contrapartidas

Patrono Branco

Patrono Verde

Patrono Azul

Patrono Amarelo

Patrono Ouro

R$ 5.000,00

R$ 9.600,00

R$ 13.000,00

R$ 18.000,00

R$ 26.000,00

Visibilidade

Inclusão de nome em peças Sim de comunicação da Casa Azul** (opcional)

Sim

Sim

Sim

Sim

Indique um amigo

A indicação de um amigo que efetive sua participação no programa dá direito ao patrono a usufruir das contrapartidas da categoria acima

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

Eventos

Convite com direito à acompanhante para almoço de abertura com a presença dos autores

Sim

Sim

Sim

Sim

** Catálogo de programação da Flip, site, Manual da Flipinha e painel descritivo da Biblioteca Casa Azul 36


Modalidade

Contrapartidas

Patrono Branco

Patrono Verde

Patrono Azul

Patrono Amarelo

Patrono Ouro

R$ 5.000,00

R$ 9.600,00

R$ 13.000,00

R$ 18.000,00

R$ 26.000,00

Descontos

Exclusão da taxa de conveniência para ingressos da Flip, na compra preferencial

Sim

Sim

Sim

Sim

Conteúdo

Participação em roda de conversas com temáticas ligadas à Casa Azul, em São Paulo

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

Envio de publicações impressas da organização

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

Envio de comunicados bimestrais por email para acompanhar o andamento dos principais acontecimentos da Casa Azul (opcional)

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

37


Modalidade

Outros benefícios

Patrono Branco

Patrono Verde

Patrono Azul

Patrono Amarelo

Patrono Ouro

R$ 5.000,00

R$ 9.600,00

R$ 13.000,00

R$ 18.000,00

R$ 26.000,00

Kit contendo livros de autores da programação principal, produtos da loja da Flip e cartaz com arte da edição de 2015 (entregues após o evento)

Sim

Sim

Sim

Sim

Ajuda com reserva de hospedagem para o período da Flip

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

Contrapartidas

38


parcelamento

O valor da contribuição pode ser parcelado em atÊ seis vezes, com pagamentos nas datas: 31 de janeiro 29 de fevereiro 31 de março 30 de abril 31 de maio 30 de junho

39


abatimento do imposto Para a cota de Patrono Branco, existe a possibilidade de realizar o investimento com direito a abatimento no Imposto de Renda por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O valor do abatimento no caso de doações de pessoa física é de 6% do valor apurado na declaração. Para abatimento no ano de 2016, as doações devem ocorrer até o dia 20 de dezembro de 2015. Doações ao longo do primeiro semestre de 2016 terão dedução do IR de 2017.

40


ades達o

As cotas s達o limitadas. A ades達o pode ser feita pelo e-mail patronos@casaazul.org.br Qualquer d炭vida, entre em contato com Christopher Mathi, pelo telefone 11 3081-6331, ramal 122.

41


Realização da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty, entre outras:

Realização de ações do Museu do Realização de ações do Programa Território de Paraty, entre outras: Cultura e Educação, incluindo:

– Conteúdos de mesas e exibição de vídeos com depoimentos de – Programação Principal, com moradores de Paraty durante a 24 mesas literárias e um show Programação Principal da Flip; de abertura; – Oficina “ Arquivo, Memória, – Transmissão simultânea em Edição e Narrativas Visuais” telões ao ar livre e online; durante o festival Paraty em – Exposição do Autor Foco, resultando na produção Homenageado; de um fotolivro; – Programação da FlipMais. – Instalação de placas comemorativas no Centro O evento contou com ampla Histórico (exposição cobertura na imprensa; veja permanente); mais informações no relatório – Exposição “Mario e Paraty: pós-evento. Vidas Paralelas”; – Visitas escolares à exposição “Histórias e Ofícios do Território”

– Programação durante a Flip: Flipinha, FlipZona e mesas literárias de políticas públicas na FlipMais; – Operação Flipinha; – Ciclo do Autor Homenageado; – Formação de Mediadores de Leitura; – Flipinha no Mar; – Oficina para Professores; – Manual da Flipinha.

Essas foram as ações que a receita do Programa de Patronos contribuiu para acontecerem em 2015

42


programa de patronos casa azul 2016

Christopher Mathi parcerias christopher@casaazul.org.br 11 3081 6331 r 122

43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.