Flash Vip 106

Page 1

MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE CHAPECÓ

SOU+FV

Saiba mais sobre o novo Plano de Mobilidade Urbana do município Drinks, pets e cultura: conheça os novos colunistas

OOPOSTO DO

Love bombing, gaslighting e outros recursos manipuladores dos relacionamentos narcisistas

ANO 20 • Nº 106 • R$15 • MAR/2024

Mais um ano se inicia, pelo menos de acordo com a astrologia. Sim, no dia que a primeira edição da FV de 2024 foi para a gráfica, foi a data que marcou o início do Ano Novo Astrológico, com a entrada do Sol em Áries, que representa o primeiro signo do zodíaco. Independentemente de você acreditar ou não, este dia pode servir como um lembrete para reavaliar seus objetivos para o ano, de questionar se os planos traçados em janeiro ainda são relevantes e iniciar a implementação do que for possível. Este também é um momento oportuno para iniciar novas atividades e projetos, e assumir compromissos, mesmo que seja consigo mesmo.

E por aqui, nós temos muitas histórias para contar. Chegamos com novidades na revista e nas nossas redes sociais, com novas editorias, quadros, colunistas e colaboradores para somar à nossa querida FV. O objetivo é sempre entregar uma experiência em comunicação e fazer com que você, leitor, sinta-se parte da nossa redação. Isso porque somos eternos defensores da importância da educação e informação de qualidade.

Como exposto em nossa reportagem Especial de Capa, escrita pela jornalista Carol Bonamigo, a informação liberta! Foi através do conhecimento que uma das fontes apresentadas validou seu sentimento de despertencimento e conseguiu iniciar o processo de emancipação de um relacionamento tóxico e abusivo com o parceiro narcisista. Esse e outros relatos elucidam e alertam sobre os perigos dessas relações e como elas facilmente nos enganam, geralmente por muito tempo.

Além disso, conteúdo sobre moda, cultura, drinks, cuidado pet, saúde, educação, mobilidade urbana e muito mais. Não esqueça de seguir @fvnasredes no Instagram, nosso site fvcomunica.com.br e o podcast falaFV! no Spotify para acessar nosso conteúdo multimídia.

Um ótimo ano para todos nós!

Boa leitura!

8 FVCOMUNICA.COM.BR /fvnasredes EDITORIAL #106
ELIZANDRO GIACOMINI / FREEPIK
FOTO
Carol, Nando e Carla
9 ÍNDICE MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE CHAPECÓ 08 PAPO CABEÇA O QUE ACONTECEU EM CHAPECÓ 38 EVENTOS EVASÕES POÉTICAS 44 LITERATURA O OPOSTO DO REFLEXO 20 ESPECIAL POSSE DA DIRETORIA ACIC 18 REGISTRO DRINKS, PET E DROPS ATL 30SOU+FV MODA E LUXO SÃO SINÔNIMOS? 36 MODA RELEMBRANDO 42 ARQUIVO FV FIQUE POR DENTRO 12 PUBLIEDITORIAL OS FLASHES DA EDIÇÃO 39 SOCIAL FV

OS SÓCIOS

EXPEDIENTE

EDITORA-CHEFE

Carla Grace Medeiros Hirsch M.Tb: Sc 0002596-Jp carla@fvcomunica.com.br

DIRETORA DE JORNALISMO

Carol Bonamigo - M.Tb: 3768 SC carol@fvcomunica.com.br

DIRETOR DE CONTAS

Fernando Sbruzzi nando@fvcomunica.com.br

ATENDIMENTO/COMERCIAL

Eluise Cenci comercial@fvcomunica.com.br

Jonas de Oliveira vendas@fvcomunica.com.br

PROJETO GRÁFICO

Duana Scussiato

DESIGN EDITORIAL

Fernando Sbruzzi

REDAÇÃO

Gabrieli Zambiasi redacao@fvcomunica.com.br

COLUNISTAS E CONVIDADOS DA EDIÇÃO

Bruno Gerhardt, Fernando Boppré, Luana Zanandrea e Thiago Freitas.

PRODUÇÃO/FOTOS E CRIAÇÃO DE ANÚNCIOS Cidade Comunicação Ltda

CNPJ 05.888.333/0001-12

CONTATO/REDAÇÃO

Rua Dom Pedro I, 347 D Bairro São Cristóvão 89803-220 / Chapecó/SC

CAPA

Fernando Sbruzzi

IMPRESSÃO

Gráfica Serafinense

A REVISTA FLASH VIP NÃO SE RESPONSABILIZA POR ARTIGOS ASSINADOS E OPINIÕES DE ENTREVISTADOS.

CARLA HIRSCH

Editora-chefe, Jornalista, especialista em Marketing, sócia-fundadora da revista Flash Vip e da Agência FVcomunica!

ANUNCIE NA FLASH VIP comercial@fvcomunica.com.br vendas@fvcomunica.com.br (49) 9 9914.0529 / (49) 9 9157.4153 (49) 9 9917.8998

CAROL BONAMIGO

Diretora de Jornalismo, Jornalista, especialista em Cinema e Realização Audiovisual, sócia da revista Flash Vip e sócia-fundadora da Agência FVcomunica!

FERNANDO SBRUZZI

Diretor de Contas, Publicitário, especialista em Merchandising, sócio da revista Flash Vip e sóciofundador da Agência FVcomunica!

A EQUIPE

ELUISE CENCI

Publicitária, atendimento e comercial

GABRIELI ZAMBIASI

Letróloga, redatora e social media

JONAS DE OLIVEIRA

Atendimento e comercial

LUIS HENRIQUE DA ROSA PAGLIARI

Estagiário de audiovisual

10 UM TIME DESSES, BICHO
FOTOS ELIZANDRO GIACOMINI / ACERVO PESSOAL

MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE CHAPECÓ

JUNTAMENTE COM O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO CHAPECOENSE, A FROTA AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, CHEGANDO A 210 MIL VEÍCULOS, E COM ISSO

VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE UM ESTUDO PARA A MOBILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO. SUGESTÕES PARA O TRANSPORTE COLETIVO, AJUSTES NO TRÂNSITO, IMPLANTAÇÃO DE VIAS DE MÃO ÚNICA E FECHAMENTOS DE CANTEIROS CENTRAIS PARA EVITAR CRUZAMENTOS FORAM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO. COM O OBJETIVO DE ABSORVER O GRANDE NÚMERO DE VEÍCULOS, CICLISTAS, PEDESTRES E TRANSPORTE COLETIVO, O LEVANTAMENTO E DIAGNÓSTICO RESULTOU NO NOVO PLANO DE MOBILIDADE URBANA, QUE COMEÇOU A SER IMPLEMENTADO EM JANEIRO DESTE ANO. A FV CONVERSOU COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E OBRAS ESTRUTURANTES, VALMOR SCOLARI, SOBRE AS MUDANÇAS REALIZADAS E PREVISTAS PARA O TRÂNSITO DE CHAPECÓ.

Flash Vip: A população de Chapecó cresceu quase 40% na última década, de acordo com o último censo do IBGE. Consequentemente, a frota aumentou consideravelmente. Com isso, mudanças se fizeram necessárias para garantir um trânsito mais seguro e fluido. Quais as principais mudanças realizadas, nesses primeiros três meses do ano, no Plano de Mobilidade Urbana?

Valmor Scolari: Nestes primeiros meses do ano realizamos intervenções em todos os cruzamentos semaforizados no município de Chapecó, adaptando os tempos semafóricos com os horários de pico. Em paralelo, fizemos ajustes nas permissões dos movimentos em mais de 20 cruzamentos, fazendo com que os tempos de verde ficassem maiores nas principais avenidas, trazendo mais fluidez para o trânsito de veículos, sobretudo

12 FOTOS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/PREFEITURA DE CHAPECÓ
>>

nos horários de pico. Também estamos dando continuidade ao fechamento de canteiros nas principais avenidas, medida que reduz o número de acidentes e aumenta o escoamento das vias. Essas são soluções rápidas, baratas e eficazes para a mobilidade urbana de Chapecó, que urge por soluções de curto prazo. E já estamos colhendo os resultados, observando a redução de congestionamentos nos horários de pico.

FV: Das medidas previstas a médio e longo prazo, o que podemos ainda esperar das mudanças a serem implantadas para garantir a mobilidade urbana mais eficiente no município? Em quanto tempo estipula-se que as mudanças estarão concluídas na totalidade?

VS: Pretendemos implantar semáforos inteligentes em alguns cruzamentos, que adaptam os tempos conforme o fluxo de veículos, ou seja, que trabalham de forma dinâmica. Em relação aos outros sistemas modais, estamos avaliando a construção de um terminal na Efapi para o transporte coletivo, possibilitando maior integração entre as linhas e facilitando o transbordo para os usuários. Junto a isso, estamos ampliando a malha cicloviária em Chapecó, recentemente sinalizamos a ciclofaixa no Contorno Viário Extremo Oeste e já está em estudo a implantação em novos trechos. Por fim, as obras de infraestrutura viária continuarão a todo o vapor na cidade, a exemplo da pavimentação em diversas vias, alargamento e obras de arte em fase de projeto e execução.

FV: Sabemos que muito da segurança na prática deve-se à atenção e educação dos próprios motoristas. Nestes primeiros meses, foram detectados problemas com a adaptação das novas mudanças, como aumento de colisões e/ ou acidentes nas vias públicas?

VS: Em qualquer contexto, mudanças geram transtornos e desconforto.

(...) Essas são soluções rápidas, baratas e eficazes para a mobilidade urbana de Chapecó, que urge por soluções de curto prazo. E já estamos colhendo os resultados, observando a redução de congestionamentos nos horários de pico.

Não notamos aumento de acidentes, pelo contrário. O fechamento de canteiros, eventualmente, pode fazer com que os condutores tenham que percorrer uma rota um pouco maior para o seu destino. Porém, canteiros abertos significam conflitos no espaço de passagem dos veículos, e quanto mais conflitos possíveis, mais acidentes. Portanto, nestes pontos que realizamos o fechamento, observamos queda no número de acidentes. Evidentemente que estamos sempre monitorando as intervenções, fazendo experimentos, testando, para validar os resultados que esperamos na prática.

FV: O senhor avalia, já nestes primeiros meses de implementações, uma mudança positiva na fluidez do trânsito, bem como na educação do motorista?

VS: Sem dúvida alguma. A fluidez aumentou consideravelmente, isso pode ser comprovado por qualquer pessoa que passe de carro pelos cruzamentos que, até janeiro, operavam em quatro tempos, e tiveram redução para três tempos. Antes, o condutor chegava nos cruzamentos e esperava dois ou três ciclos para passar pelo semáforo. Isso se tornou comum, embora muito negativo. Após as alterações, na maior parte des-

ses cruzamentos, toda a fila de veículos tem escoado quando abre o tempo de verde. Alguns ajustes ainda estão sendo implementados para melhorar mais os resultados, mas nosso objetivo vem sendo cumprido com êxito.

FV: De acordo com o Detran, Chapecó está entre as quatro cidades com maior número de infrações de trânsito de Santa Catarina, nos últimos dois anos – sendo a 2ª em número de irregularidades relacionadas à velocidade. Além das melhorias esperadas para a mobilidade no trânsito, essas mudanças irão ajudar a conter e diminuir essas estatísticas?

VS: Sim, esperamos que haja maior consciência de que o trânsito é feito de pessoas, portanto, quando reclamamos do trânsito, na verdade estamos reclamando de nós mesmos. Os radares e lombadas eletrônicas não multam a todos, somente os infratores, que são autuados por não respeitarem a sinalização. Em Chapecó, a sinalização do trânsito é excelente, mas estamos continuamente trabalhando para renovar e reforçar a sinalização, fazendo com que isso não seja motivo para o cometimento de infrações.

PAPO CABEÇA confira mais no site >> fvcomunica.com.br
13

Unoesc Chapecó realiza grande evento de volta às aulas

Movimento Unoesc reuniu quase 2 mil participantes entre estudantes, colaboradores e parceiros.

Atendendo ao chamado do marketing do campus da Unoesc Chapecó nas redes sociais – “Todos os caminhos desta segunda-feira irão te levar ao nosso Ponto Zero, no bloco T” –, calouros e veteranos lotaram as dependências da maior Universidade do Oeste de Santa Catarina. Coordenadores e colaboradores recepcionaram os estudantes com uma grande festa em fevereiro, para marcar o início do ano letivo, que reuniu música, informação e muitos brindes.

No palco, o comando era da turma da Sonora FM, da Comunicação Unoesc e do DJ Pedro Hall. E na pista? Ah! Na pista tinha muita coisa e estava do jeitinho que o estudante gosta! Atléticas, bike suco, copos, picolés, pipoca, algodão doce, food trucks – recheados de quitutes gostosos – cabines de fotos, pernas de pau e teve até a visita de um robô para dançar com a galera.

Para o vice-reitor da Unoesc Chapecó, Carlos Eduardo Carvalho, rever os alunos era um dos momentos mais aguardados. “É uma satisfação recebermos os alunos de volta, a energia deles é tudo! Quando o Campus fica sem eles, a gente perde um pouco a alegria, né? E o evento de hoje mostrou que o pessoal estava ansioso para voltar à universidade. Isso é o Movimento Unoesc, é vida! Hoje os calouros viram um pouquinho do que é a energia da Unoesc Chapecó. E nós esperamos que a partir de amanhã eles venham com bastante vontade de estudar, porque a partir de agora cada um vai para a sua graduação, vai iniciar a sua formação, indo ao encontro da profissão escolhida. Nós estamos aqui para ajudá-los a realizar os sonhos”, disse o vice-reitor.

No Movimento Unoesc também teve um espaço reservado aos alunos empreendedores, onde foi montada uma feirinha

para que os interessados pudessem expor. Um desses estudantes foi Giuseppe Augusto Penutte Machado, que está do 3º período de Arquitetura e Urbanismo. “Achei muito legal essa oportunidade de expor o meu trabalho, eu já faço os donuts e os doces há muito tempo. Ultimamente, não tenho tido um local para poder divulgar e essa foi uma oportunidade acolhedora que inclusive me ajudou a vender para alunos de outros cursos”, comemorou Giuseppe.

SOBRE A UNOESC CHAPECÓ

A Unoesc Chapecó é uma universidade comunitária e tem nota máxima no MEC, oferece 15 cursos em cinco áreas de ensino: Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Psicologia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, bacharel e licenciatura em Educação Física, Pedagogia e Direito, que tem o selo OAB Recomenda e é o curso com mais estudantes aprovados na OAB, em todo o Oeste Catarinense.

UNOESC

Avenida Nereu Ramos, 3777 D, Bairro Seminário | Chapecó/SC 49 3319.2600 / 49 98881.8017 / queroserunoesc@unoesc.edu.br @unoescoficial | www.unoesc.edu.br

apresentado por
/
FOTOS EDUARDO CERETTA
GUILHERME CAVICHIOLI
#PUBLI/EDUCAÇÃO
15

Redefinindo o cuidado com a saúde

A ascensão do paradigma integrativo.

ASaúde Integrativa, que considera a totalidade do ser – corpo, mente e espírito – em busca de bem-estar, enfrenta desafios na sua implementação. Apesar de oferecer oportunidades transformadoras no cuidado à saúde, essa abordagem holística e multidisciplinar, que une práticas convencionais e complementares, destaca a colaboração entre paciente e profissional como essencial no processo de cura.

Conforme o médico Rafael Hirsch, especialista em Nutrologia e responsável técnico da Clínica Nutrobelle, integrar práticas complementares ao sistema convencional de saúde apresenta obstáculos, como resistência de profissionais tradicionais, muitas vezes devido à estreito acesso a evidências científicas robustas ou familiaridade com tais práticas. "A formação médica, que raramente aborda a saúde de maneira holística, a inacessibilidade financeira e falta de incentivo em pesquisas pelas grandes indústrias, limitam ainda mais sua adoção", aponta.

Apesar desses obstáculos, Rafael afirma que a saúde integrativa abre caminhos para um cuidado mais abrangente, tratando o indivíduo em sua integralidade e considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais. "Essa abordagem personalizada é particularmente valiosa diante das doenças crônicas prevalentes, oferecendo tratamentos adaptados às necessidades únicas de cada paciente. Ademais, enfatiza práticas preventivas e estilos de vida saudáveis, potencializando uma mudança do foco em doenças para saúde e bem-estar", certifica o médico.

Basicamente, o potencial transformador da saúde integrativa, quando comparado ao tratamento alopático, reside em sua abordagem holística, personalização do cuidado, ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças, e na redução da dependência de medicamentos. "Essa abordagem não apenas oferece uma alternativa mais abrangente e sustentável ao cuidado à saúde, mas também alinha-se mais estreitamente com as necessidades e valores dos pacientes. Ao reconhecer e implementar o vasto potencial da saúde integrativa, é possível promover uma transformação significativa no sistema de saúde, beneficiando pacientes, profissionais e a sociedade como um todo", finaliza.

CLÍNICA NUTROBELLE

DR. RAFAEL HIRSCH (RESP. TÉCNICO)

Médico CRM/SC 25699

DRA. DEIZI HIRSCH

Médica CRM/SC 24792

Avenida Fernando Machado, 141-E Edifício Il Centenario, Sala 506, Centro | Chapecó/SC @nutrobelle / 49 99199.5555

apresentado por
IMAGEM FREEPIK / FOTO DEIZI HIRSCH VANESSA ZANROSSO / RAFAEL HIRSCH ACERVO CLIENTE
#PUBLI/SAÚDE 16

Avanços no atendimento ortopédico

TRATAMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE PARA MEMBROS SUPERIORES

O avanço da Medicina Ortopédica tem proporcionado inovações significativas no tratamento de lesões e condições que afetam os membros superiores. A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor.

Conforme o ortopedista e traumatologista, Guilherme Dalul, as lesões nos membros superiores, como fraturas complexas, lesões de tendinosas e distúrbios articulares, representam desafios únicos que exigem abordagens especializadas e individualizadas para cada paciente. "Nesse contexto, os avanços tecnológicos, técnicas cirúrgicas aprimoradas e uma compreensão mais profunda da biomecânica têm desempenhado um papel crucial, juntamente com a ênfase crescente na reabilitação personalizada e individual", afirma o médico, que possui subespecialização em Cirurgia de Ombro e Cotovelo.

Lesões ósseas e tendinosas decorrentes de traumas desportivos, acidentes de trabalho, trânsito, ou de outras situações, necessitam da elaboração de tratamentos para reabilitar o sistema locomotor ósseo e muscular. "Programas de reabilitação voltados para tratamento conservador de lesões ou após cirurgias, quando adaptados às necessidades individuais dos pacientes, têm demonstrado melhorar os resultados em curto prazo, restaurando rapidamente a função e a mobilidade dos membros afetados", expõe Dr. Guilherme.

18
FOTOS: GUILHERME DALUL AMALIA CANDIOTTO / FREEPIK SAMANTHA BUSNELLO ARONREAL
ESPAÇO VIP

Lipo de Papada X Platismoplastia

TÉCNICA AVANÇADA ENTREGA MAIS DEFINIÇÃO, SEM FLACIDEZ

Se você se incomoda com aquele volume ou flacidez na região da papada, e até evita fazer fotos de perfil, você precisa saber mais sobre a Platismoplastia. Como explica a cirurgiã-dentista Samantha Busnello, especialista em Harmonização Facial, a técnica da lipo de papada associada a Platismoplastia entrega resultado superior à lipoaspiração convencional. "Isso acontece pois, além de removermos gordura de uma forma muito eficiente, o que chamamos de lipoaspiração HD, também realizamos a plicatura do músculo platisma (situado na região do contorno da face e pescoço), proporcionando um contorno negativo com mais definição, além da remoção do excesso de pele evitando a flacidez pós-lipo, algo muito comum na técnica convencional".

A combinação destas técnicas faz com que o resultado transcenda à lipoaspiração, apenas. "Além de ser uma técnica muito segura, temos um resultado de definição, contorno da face e ângulo incríveis. Então, se for para passar por este procedimento, é preferível que ele seja realizado nos mínimos detalhes, para proporcionar o melhor ganho estético para você", conclui Dra. Samantha.

Siga o Instagram @drasamanthabusnello para mais informações, entre em contato via WhatsApp pelo (49) 3520.9900 ou agende sua consulta inicial na Avenida Fernando Machado, 141, Edifício Il Centenario, sala 704, no Centro de Chapecó/SC.

19

Nova Gestão da

ACIC: altruísmo, empreendedorismo e liderança

O EVENTO ACONTECEU NO

DIA 14 DE MARÇO, NO CLUBE RECREATIVO CHAPECOENSE (CRC), COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 400 PESSOAS.

Durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), o presidente empossado, Helon Rebelatto, destacou o caráter dinâmico e em constante evolução da entidade. “A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) está em constante mutação e crescimento. Estar vivo, empreender, é desafiar-se constantemente, pois parar significa morrer", discursou.

Altruísmo, empreendedorismo e liderança ficaram evidenciados e guiarão a nova gestão. São passos certos para o trabalho voluntário dos empresários que se dedicam à comunidade empresarial e ao crescimento de Chapecó e região.

A BR-282, a SC-283 e a BR-153, principais rodovias que ligam o Oeste catarinense ao restante do estado e do país, encontram-se em péssimas condições de conservação, o que dificulta o escoamento da produção, gera congestionamentos e coloca em risco a vida dos motoristas. "A BR-282, implantada em 1974 e asfaltada aos poucos, ainda é a mesma rodovia de pista simples, por onde passam mais de R$ 71 bilhões do PIB regional", apontou o presidente.

Para a eficiência e crescimento de mercado, as ferrovias receberam uma pasta na nova diretoria que será liderada pelo presidente da gestão 2022/2023, Lenoir Broch. “As ferrovias nos possibilitariam ser competitivos, mas ainda enfrentamos regionalismos que, ao invés de olharem de forma abrangente, focam em autopreservação, que não faz nenhum sentido. Se não tivermos grãos, não teremos carne para enviar a qualquer lugar”.

O ex-presidente e agora diretor de ferrovias da ACIC, Lenoir Broch, expressou que a posse de Rebelatto representa a continuidade dos projetos de longa data da entidade. "O Helon está com uma diretoria jovem, um excelente grupo que

fará um ótimo trabalho. Temos toda a certeza de que ele, com a tradicional competência e paciência, fará uma ótima gestão à frente da ACIC". Broch ainda destacou que o trabalho seguirá com "ainda mais vigor", impulsionado por todos os parceiros que acreditam na associação.

fvcomunica.com.br REGISTRO
FOTOS: ELIZANDRO GIACOMINI E MARI BALDISSERA NOVA DIRETORIA E COORDENADORES DE NÚCLEOS EMPOSSADOS
20
HELON REBELATTO DISCURSOU QUE A DIRETORIA MANTERÁ O POSICIONAMENTO DE COBRANÇA SOBRE A FALTA DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA GOVERNADOR JORGINHO MELLO DISCURSOU SOBRE AS PAUTAS DISCUTIDAS PELA ACIC

IMAGINE-SE DIANTE DE UM ESPELHO QUE REFLETE NÃO SUA PRÓPRIA IMAGEM, MAS UMA VERSÃO DISTORCIDA, IDEALIZADA E SUPERFICIAL. ALGUÉM QUE VOCÊ NÃO RECONHECE MAIS. UM REFLEXO PROJETADO POR OUTRA PESSOA, ALGUÉM SEDUTOR, CARISMÁTICO E CATIVANTE, MAS QUE POR TRÁS DE SUA FACHADA ENCANTADORA, REVELA-SE UM SER MANIPULADOR E EGOCÊNTRICO, MOVIDO POR UM VAZIO INSACIÁVEL DE ADMIRAÇÃO. QUANDO REVELADA, A MOLDURA DESTE ESPELHO É SEGURADA POR UM NARCISISTA.

OOPOSTO DO

reportagem CAROL BONAMIGO
FREEPIK
IMAGENS
arte NANDO SBRUZZI

Eles podem estar inseridos em todas as esferas. Na sua vida profissional, no seu círculo de amizades, no seu núcleo familiar ou dormindo ao seu lado. Pessoas narcisistas geralmente são egoístas, sentem-se merecedoras de tratamento especial e privilégios e se relacionam com os outros de maneira antagônica. Infelizmente, não temos como evitar encontros com pessoas narcisistas ao longo de nossas vidas, mas podemos aprender a detectar seus padrões comportamentais para sermos menos afetados por eles.

O termo é muito comum e difundido na cultura, na arte e na literatura ocidentais, remontando à mitologia grega, sobre um jovem de extrema beleza, que após rejeitar o afeto de uma ninfa, foi atraído até um lago, onde se deparou com seu próprio reflexo e, apaixonado e obcecado por si mesmo, definhou até a morte. O mito nos alerta para os perigos do amor-próprio excessivo, da autoabsorção e da falta de empatia pelos outros.

É importante lembrar, não se trata de um adjetivo comumente utilizado para designar uma pessoa com ego inflado e cheia de si, mas entender que o Transtorno de Personalidade Narcisista é uma condição psiquiátrica complexa, que provoca no indivíduo um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de atenção constante e adulação, além de falta de empatia. Não é apenas uma pessoa opinativa ou arrogante, mas sim um comportamento que se perpetua e tende a gerar relacionamentos conturbados e abusivos.

Em um artigo publicado na plataforma acadêmica e jornalística The Conversation, a palestrante sênior da Escola de Ciências Comportamentais e de Saúde da Universidade Australiana Católica, Megan Willis, alerta para o perigo dos rótulos para a variedade de termos que as pessoas usam para descrever narcisistas. Em uma pesquisa que gerou mais de 50 tipos de narcisismos, ela resume para dois: o imponente e o vulnerável. O narcisismo imponente tem relação com um senso de grandiosidade de si mesmo, agressão e controle. Já o narcisismo vulnerável é caracterizado por uma sensibilidade emocional acentuada e uma grandiosidade defensiva e insegura que mascaram sentimentos de inadequação. O antagonismo é comum em ambos e está ligado a características como arrogância, merecimento, exploração e falta de empatia. Ainda de acordo com Megan, uma pessoa provavelmente vai entrar no critério do diagnóstico do transtorno de personalidade narcisista quando há convergência de notas altas desses componentes.

>>
23 ESPECIAL

“O problema é que o narcisista não se assume como tal. E quem sofre nesta situação é quem se relaciona com ele, a vítima do narcisista é que adoece”, explica a médica psiquiatra Rafaela Pavan, especialista em Saúde Mental no Contexto Multidisciplinar e em Dependência Química. “No narcisismo patológico, se agride deliberadamente as pessoas, porque ele tem consciência da sua inferioridade, mas precisa que você seja menor do que ele, para ser minimamente validado. E por isso é tão agressivo. Mas da porta de casa para fora, são mil maravilhas. Apenas quem convive, que lida no dia a dia, é que sabe”, afirma.

DO OUTRO LADO DO ESPELHO

Leonardo* cresceu em um ambiente denominado como “ideal”, a típica “família margarina”, mas reconhece como a toxicidade da sua irmã mais velha o fez ressentir seus pais, moldou seu sentimento de pertencimento e valorização e influenciou todos os seus relacionamentos na adolescência e fase adulta.

“Nada que você faz é o suficiente e você é relegado a segundo plano, uma pessoa de segunda categoria. Não importa o que fizesse, nunca iria alcançar o patamar dela. Se realizasse algo, a outra pessoa fazia outra coisa melhor”, relata.

Conforme explicam os estudiosos, os narcisistas anseiam pelo respeito e admiração dos outros, mas acreditam não precisar conquistá-lo, que é deles por direito, e quando isso não lhes é dado de bandeja, tendem a antagonizar as pessoas a sua volta. O constante comportamento de sua irmã em culpabilizar os outros pelos seus percalços – professores, chefes, colegas, namorados, todos a perseguiam –, fez com que os pais de Leonardo reafirmassem e enaltecessem suas atitudes para compensar suas frustrações, mesmo em detrimento dele. Com o tempo, esse padrão de comportamento dentro da estrutura familiar fez com que ele ressentisse não apenas a irmã, mas também os pais.

“É difícil concorrer com isso. Porque essa é a sensação, que é uma competição. Sentar à mesa com alguém que sabe tudo, é muito melhor em absolutamente tudo e exige essa atenção e validação de todos, te esteriliza. Por conta disso, tive um relacionamento bem complicado com o meu pai, porque por mais que me esforçasse, nunca era bom o suficiente para alcançar essa outra pessoa. Ela sempre era elogiada em qualquer situação e eu não me lembro de ter sido elogiado por ele, nunca”, recorda.

O que era apenas uma competição por atenção, passou a ter outras ramificações, conforme a adolescência chegou. “Fui um adolescente muito inseguro. Só consegui me libertar e me reinventar quando ela saiu de casa, até porque eu não podia fazer nada sem ela. O amor e a atenção que ela exigia nunca eram retribuídos. Criou-se uma dependência e quando ela teve a oportunidade, foi embora sem olhar para trás. Apesar desse ciclo tóxico, num primeiro momento me senti perdido. Como vou ficar? Como vou ser validado? E sempre que ela voltava, dava briga. Foram marcas

*Conversamos com pessoas vítimas de relacionamentos abusivos com narcisistas, que por anos se anularam para validar o outro indivíduo. Em respeito a suas feridas e vidas refeitas, vamos preservar a identidade dessas fontes e qualquer informação que possa identificá-las, e apenas descrever o impacto que essas relações tiveram em suas jornadas.

O que é o love bombing

“Nós tivemos uma conexão mágica, passamos 24h juntos, todos os dias da semana, por duas semanas consecutivas e, antes de me dar conta, já estava conhecendo a família dele. E eu achava que era porque ele realmente estava me vendo como uma companheira. De repente, ‘vamos morar juntos, já que passamos tanto tempo grudados, ou trocar chaves’”. Assim é exemplificado o love bombing pela psicóloga clínica Dra. Ramani Durvasula, onde as pessoas se sentem colocadas em um pedestal.

“E essa é a parte da fantasia grandiosa do narcisista. Ao te colocar em um pedestal, eles não estão apenas criando uma falsa narrativa, você se torna parte dessa fantasia grandiosa. Para a maioria das pessoas que teve esse love bombing, quando tiradas do pedestal ficam esperando quando vão voltar a ele. Porque isso define o tom para desvalorização e descarte que está prestes a acontecer”, relata Dra. Ramani ao explicar este ciclo vicioso.

Mas love bombing não dura para sempre. O que acontece primeiro é a desvalorização.

Toda aquela atenção e devoção é substituída por alguém que intencionalmente vê os seus defeitos e te diminui. E depois da desvalorização, vem o descarte.

As mensagens se tornam menos frequentes, e quando vêm, são com cobranças. “Então você começa a fazer o caminho de volta, se culpando sobre essas mudanças, achando que tem algo que possa fazer para trazer os dias de love bombing de volta. É quase como um vício, porque você está sempre atrás daquela euforia anterior, porque o início foi tão bom”.

pesadas que deixaram. A pessoa te usa e te descarta com muita facilidade. E isso afeta todos os seus relacionamentos posteriores”. Por envolver a família toda, era difícil ao Leonardo alertar seus pais sobre a personalidade narcisista de sua irmã. As discussões se tornavam embates e, com o passar dos anos, ele aprendeu a não alimentar aquele ciclo. “Demorou muito tempo e a terapia ajudou, principalmente a não tentar mudá-la ou ter razão. Quando você se afasta disso, cria uma certa aversão. Hoje, passamos pouco tempo juntos, algum ou outro encontro de família, as festas de fim de ano. Procuro me manter blasé e me preservar, mas fico sempre em sinal de alerta quando ela está por perto. Não sinto mais culpa, mas foi difícil me tornar protagonista da minha narrativa”, comenta Leonardo.

A DANÇA DOS ESPELHOS

A psicóloga clínica PhD norte-americana, Dra. Ramani Durvasula, tem toda a sua linha de estudo focada no narcisismo. Em seu último livro It's not you (Não é você, em tradução livre), mostra que o primeiro passo é parar de tentar mudar uma pessoa narcisista, parar de se culpar e começar se permitir ter autonomia e autoconhecimento fora deste relacionamento. Seu canal do YouTube possui mais de 1,6 milhão de inscritos, com 1,5 mil vídeos discorrendo sobre diversos aspectos acerca do assunto, com o objetivo de educar as pessoas para que apren-

mesmo tempo. Ele me encarcerou, e eu só pensava ‘ele é o homem que casou comigo, ele me ama. Como assim?’”, questionava-se Bárbara.

“No caso de relacionamentos amorosos entre casais, muitas vezes começa com uma sutil manipulação emocional”, explica Dra. Ramani em um de seus vídeos. Eles tecem uma teia de elogios exagerados, amor excessivo – o chama(bomba de amor, em tradução livre) – e atenção envolvente, prendendo suas presas em um ciclo vicioso de dependência emocional.

Aos poucos, as críticas começam a surgir, disfarçadas de “preocupação” ou “cuidado”, minando a autoestima da vítima e enfraquecendo sua indepen-

“A manipulação psicológica é uma arma poderosa nas mãos do narcisista. Eles distorcem a realidade, fazendo com que a vítima duvide de sua própria percepção e julgamento. Criticam constantemente, destruindo a autoconfiança e cultivando um senso de inferioridade. Qualquer tentativa de confronto é habilmente desviada, com o narcisista se retratando como a vítima incompreendida”,

, que ao longo de 12 anos viu seu namorado extremamente atencioso se transformar em um marido manipulador e cruel. “Tudo aconteceu muito rápido para nós. Na época do namoro, vivi muito forte. E ao mesmo tempo que pensava tudo estar acontecendo muito depressa, me deslumbrava com aquela pessoa que parecia ser perfeita para mim, sem perceber que ele estava apenas projetando aspectos da minha personalidade nele mesmo”,

Ainda durante o namoro, alguns sinais de alerta apareceram, mas logo foram ignorados com presentes e pedidos de desculpas. Depois love bombing foi ficando cada vez mais gaslighting mais frequentes. “O gaslighting é Publicamente, ele se demonstrava como meu protetor, que estava tentando me ajudar, mas me sabotava ao

O sentimento de confusão era constante. Cansaço mental e esgotamento emocional tomavam conta e, enquanto ela era cercada dos “cuidados” do marido, o isolamento ia acontecendo com uma campanha difamatória triangulada. “Ele disseminava mentiras para todos ao nosso redor, sobre mim e o nosso relacionamento, como se eu fosse uma grande vilã da história. Senti como se estivesse despersonalizada. Não conseguia validar o que sentia, nem na terapia, porque não entendia o que estava acontecendo. Buscava problemas no trabalho, com outras pessoas, mas demorei para entender e aceitar que o grande problema era ele”, relembra. Pelo menos metade dessa dúzia de anos foi neste looping emocional que, para Bárbara, não foi rompido antes pela falta de compreensão da personalidade narcisista que a cercava. “Tudo que ele fazia de forma privada era o oposto ao amor, mas quando estávamos fora, na frente dos outros, recebia presentes, flores e atenção. Mas depois eu era tratada como uma louca. Mentiras e negações, é uma fantasia criada como se fosse realidade. Eu fiquei confusa e comecei a achar que estava perdendo a minha sanidade. E a sociedade te empurra para o abuso, porque ‘onde já se viu você reclamar de um homem desses?’, ou ainda ‘pense na sua família, no seu filho, não pode separar’. E você vai levando. Chegou no ponto que ele controlava tudo e estava em todo lugar que eu estava, e como tenho um filho com ele, tinha que aceitar. Não sei como não quebrei”, recorda, com muita mágoa. Nos bastidores dessas relações, as vítimas de relacionamentos com narcisistas muitas vezes se encontram em um labirinto de emoções conflitantes.

>> 25 ESPECIAL

Entenda como funciona o gaslighting

Os narcisistas geralmente exibem uma série de comportamentos manipuladores, incluindo a gaslighting, onde distorcem a realidade para fazer o parceiro duvidar de sua

própria sanidade.

A manipulação e o abuso emocional ocorrem com mentiras, omissões e fabricações de informações, com o objetivo de desestabilizar a saúde mental da vítima.

O termo surgiu do filme Gas Light (À Meia Luz), de 1944, no qual o marido tenta convencer a mulher de que ela é louca, manipulando pequenos elementos de seu ambiente e insistindo que ela está errada ou que se lembra de coisas de forma incorreta. Frases comuns de gaslighting incluem: pare de ser tão sensível; isso nunca aconteceu; você é louca, você precisa de ajuda; ninguém nunca vai te amar como eu te amo; você está exagerando; pare de se vitimizar, tem gente bem pior; isso nunca aconteceu.

Elas são levadas a acreditar que são a fonte de todo o bem-estar do narcisista, ao mesmo tempo em que são despojadas de sua própria identidade e autoestima. A cada passo, são sutilmente guiados para um abismo de dependência emocional e isolamento social. É um ciclo vicioso, onde a vítima é alimentada com migalhas de afeto e elogios intercalados com episódios de desvalorização e humilhação. “Você está exagerando, está vendo coisa onde não existe”, eram frases constantes na vida conjugal de Bárbara, que de tanto ouvir falar que não estava bem, começou a duvidar de si mesma. “Fui perdendo minha individualidade, me despersonalizando. Agora, tem muita informação sobre isso na internet, principalmente. Quando comecei a entender o que estava acontecendo e estudar sobre o assunto, revi a nossa relação sob outra ótica. A fase do descarte foi especialmente difícil. Ser descartada é algo horrível de aguentar. Romper o ciclo é muito difícil e é preciso se programar e se proteger. Foi terrível sair de casa e lidar com as repercussões, ainda é. Até hoje tenho trauma de ouvir ‘eu te amo’. Porque eu ouvi por muito tempo isso como algo vazio e, para mim, ‘eu te amo’ soa como ‘eu te odeio’”.

>>

REVELADOS PELO REFLEXO

O narcisista projeta o pior de nós mesmos, fazendo com que nos vejamos de maneira distorcida aos nossos olhos, manipulando nossos sentimentos e noção própria. A relação torna-se um jogo de poder, onde o narcisista controla as rédeas e a vítima se vê cada vez mais aprisionada. A saída desse labirinto é árdua e muitas vezes dolorosa.

A psiquiatra Rafaela Pavan alerta para esse padrão comportamental e como ele envolve a vítima por tanto tempo. “Nenhum relacionamento assim começa ruim, pelo contrário, ele começa muito bom. Porque essa pessoa se apresenta para a sociedade como um príncipe encantado ou uma princesa mágica, e se apresenta assim também para a vítima. E ela oferece um mundo maravilhoso. O que depois parece um alerta, uma proteção, é na verdade o início do seu isolamento”, afirma a médica.

De acordo com a profissional, as mulheres acabam sendo mais vítimas de narcisistas porque são criadas socialmente para cuidar dos outros. E isso faz com que se sintam responsáveis pela felicidade e bem-estar do companheiro.

“É um jogo de manipulação, dizer ‘você merece alguém melhor que eu, então vou sair da sua vida para te dar espaço’, é um tipo de abandono, mas colocando a culpa em você por isso. E mexe com nossos sentimentos, porque muitas pessoas têm medo da solidão. Além disso, no caso das mulheres, tem muito uma questão social de vulnerabilidade, porque fica mais difícil dela sair do relacionamento também pela parte do patrimônio, porque nada está no nome dela, mesmo ela tendo ajudado a construir aquilo durante a relação. Ela já está isolada da sua rede de apoio e também fica desamparada financeiramente”, explana.

Fabiana* se viu em uma situação similar ao finalmente encarar o divórcio do seu casamento abusivo de quase duas décadas. “É uma ferida que ainda está aberta e dolorosa. Vivi por muito tempo sem identificar, achando que era normal”, descreve, dizendo que se sentia intimidada por ele e sua família. “Houve indisposições durante o namoro, mas relevava, porque parecia um cuidado. Com o tempo, as brigas eram constantes, ele era autoritário e infantil, cheio de chantagens”.

Ela percebeu que quanto mais sucesso profissional obtia, pior seu relacionamento ficava, com comportamentos e falas debochadas e agressivas. “Ele se incomodava com meu círculo de amizades, especialmente por termos profissões diferentes. Minha personalidade extrovertida começou a ser um empecilho. Se eu estava bem, ele me ignorava, me punia. Se estava mal, até mesmo de saúde, aí recebia atenção, porque precisava dele”.

Tudo era uma competição e cobrança, o controle excessivo gerou desconfiança e as acusações de infidelidade

eram contínuas, ao ponto de se tornar insustentável. “Não conseguia mais demonstrar amor, porque comecei a sentir repulsa. Não tinha mais como retribuir qualquer tipo de afeto que parecia receber, pois não acreditava mais que era genuíno. E a nossa relação tóxica afetou nossas filhas”, conta.

Houve um momento de ruptura, que logo voltou, com promessas de mudanças. “Chegamos a fazer terapia de casal, e foi quando percebemos que estava, de fato, quebrado. Pois ele se via como perfeito e me retratava como desequilibrada, inclusive para a psicóloga. E quanto mais fragilizada eu ficava, maior ele se sentia. Se estivesse mal, recebia atenção da parte dele, e fui me colocando nessa situação de me enfraquecer e isso fugiu do controle”.

O cara boa pinta, com boa índole e de boa família nunca foi visto pelos outros como o narcisista que era. “Tinha vergonha do que estava acontecendo, não contava para ninguém e me escondia de todo mundo por não saber lidar com a situação. A gota d’água foi quando adoeci e minha irmã teve que se envolver na situação para me levar ao médico. Fui diagnosticada com Síndrome do Pânico e várias outras alterações no organismo, por conta dos ataques de nervos”.

Quando foi resolvida a separação, já havia a premeditação do ocorrido por parte dele. “Não tinha mais nada no meu nome e tive que brigar pelos meus bens e minhas filhas. A batalha foi – e ainda é – árdua”, relembra.

Mesmo após cinco anos, as feridas ainda não cicatrizaram por completo, mas Fabiana aprendeu a amar e se permitiu ser amada. “Precisei de muita terapia para conseguir me abrir novamente, aceitar e conseguir retribuir amor. Hoje estou namorando com uma pessoa que me valoriza, me faz bem, me apoia e ama as minhas meninas. E também, por entender melhor sobre a personalidade narcisista com a qual convivi e como isso teve reflexos da criação dele, não adulo minhas filhas, nem as recompenso por seus erros. É importante que elas saibam que têm defeitos, isso também é educar com amor”, expõe.

É crucial aumentar a conscientização sobre os relacionamentos abusivos com narcisistas e as marcas que podem deixar na vida das pessoas. Educar sobre os sinais de alerta e fornecer apoio às vítimas é essencial para romper o ciclo de tirania. O processo de cura é um caminho de autodescoberta e empoderamento, mas também de cicatrizes emocionais que podem perdurar por muito tempo.

Dentes fixos sobre implantes

NATURALIDADE NA REABILITAÇÃO DENTÁRIA

Dentes fixos sobre implantes é um procedimento odontológico que oferece uma solução permanente e natural para restaurar dentes perdidos, sendo uma alternativa avançada às tradicionais próteses dentárias removíveis. "Eles consistem em substituir um dente ausente ou vários dentes por uma prótese fixa, apoiada em implantes dentários que são cirurgicamente colocados no osso da mandíbula ou maxila. Dentre seus benefícios, estão uma estética mais natural, durabilidade, funcionalidade melhorada, conforto e preservação do osso", explica o cirurgião-dentista Juliano Silveira especialista em Periodontia e Implantodontia.

colocados. "Uma vez que os implantes tenham cicatrizado e se integrado ao osso, os dentes fixos são colocados sobre os implantes. Estes dentes são feitos sob medida para se encaixarem perfeitamente na boca do paciente", detalha Juliano.

Após exames de imagem, como radiografias ou tomografias computadorizadas, para avaliar a quantidade e qualidade do osso disponível, os implantes dentários são

Como você lida com mudanças?

A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO QUE

NOS PERMITE EVOLUIR E CRESCER

Lidar com as mudanças é essencial em todos os aspectos da vida, seja pessoal ou profissional. O mundo está em constante evolução e é inevitável atuar nos processos de mudanças. Desenvolver a habilidade de adaptação é fundamental. "A nossa capacidade de trabalhar com as adversidades, superar desafios e se recuperar rapidamente dos contratempos são competências que se desenvolvem justamente nas mudanças. Junto com isso surgem as possibilidades de crescimento e aprendizado na vida profissional e pessoal. É com a 'saída da zona de conforto' que desenvolvemos habilidades novas, ganhamos experiências e expandimos nossos horizontes", afirma a psiquiatra Rafaela Pavan.

Segundo a médica, a mudança potencializa a inovação: novos desafios nos motivam à busca de soluções criativas e a pensar “fora da caixa”. "É na mudança que buscamos a melhoria contínua, avaliamos as estruturas existentes e permitimos a correção de equívocos. E precisamos lembrar: a mudança nos ensina a aceitar que nem sempre (aliás, quase nunca!) podemos controlar todas as circunstâncias ao nosso redor. Mas podemos controlar como reagimos ao mundo. Tornamo-nos mais flexíveis. A capacidade de adaptação é fundamental para o controle do nosso sofrimento emocional, permitindo que possamos evoluir e progredir", avalia Dra. Rafaela. Por isso sempre é importante lembrar: não existe saúde sem saúde mental! Como você está cuidando da sua?

A Dra. Rafaela Pavan atende na Clínica Siel, localizada na Av. Nereu Ramos, 75 D, sala 307 B do Edifício CPC. Agende uma consulta através do telefone (49) 99808.8215.

Rafaela

28
E FREEPIK /
DIVULGAÇÃO / FVCOMUNICA!
FOTOS: JULIANO SILVEIRA
FVCOMUNICA!
RAFAELA PAVAN
Pavan Médica Psiquiatra
ESPAÇO VIP fvcomunica.com.br

O SONO É UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR Semana do Sono em Chapecó

Nos dias atuais, é comum nos encontrarmos em uma constante corrida contra o tempo, muitas vezes sacrificando preciosas horas de sono para cumprir obrigações profissionais ou para aproveitar momentos de lazer. No entanto, essa prática pode acarretar sérias consequências para a saúde.

"Nossa sociedade começou a suprimir necessidades tão básicas como sono, alimentação e atividade física para vender esse tempo. Privar-se do sono resulta em efeitos significativos. A curto prazo, podemos observar sintomas como raciocínio lento, irritabilidade e fadiga extrema. Entretanto, quando esse padrão se estende por períodos prolongados, estamos sujeitos a uma série de problemas de saúde", alerta o Otorrinolaringologista e Médico do Sono, Dr. Rodrigo Kohler, da clínica H.Kohler

Na mesa redonda realizada durante a Semana do Sono 2024, com o tema ‘Qual a relação entre sono e zumbido?’, Dr. Rodrigo abordou a patologia da Apneia Obstrutiva do Sono e as abordagens cirúrgicas para o seu tratamento. Na ocasião, profissionais de várias áreas da saúde se reuniram para uma noite de conversa e troca de experiências.

Fashion Pátio comemora 10 anos

O MAIOR EVENTO DE MODA DA CIDADE DE CHAPECÓ ESTÁ COMPLETANDO UMA DÉCADA DE MUITAS MISTURAS, RESPEITO À DIVERSIDADE E NOVAS EXPERIÊNCIAS NO MUNDO DA MODA

O Fashion Pátio é o evento que abre a estação outono/ inverno no Pátio Shopping. Um momento esperado pelo público, que ao longo desses 10 anos evoluiu e se destacou cada vez mais pelo nível de qualidade dos desfiles apresentados, comunicação e novidades do mundo da moda.

O evento movimenta diversos setores e envolve os lojistas, estrutura interna do Pátio Shopping e mais de 100 profissionais ligados à moda, design, fotografia, desfiles e eventos, isso sem contar com o público final de mais de 1.200 convidados, que é impactado pelo conjunto de ações realizadas.

Este ano, o conceito lançado é de se descobrir em outras possibilidades e atitudes que fazem bem. A ordem da estação é experimentar o mundo da moda e se reinventar com criatividade e sustentabilidade. Uma tendência mundial que te convida a reciclar a moda sem desperdícios. O Fashion Pátio representa esse momento, onde cada um pode descobrir-se em novas oportunidades.

29
SHOPPING PÁTIO JOÃO BARICHELLO / H.KOHLER FVCOMUNICA!
FOTOS:

A cooperação move a Aurora Coop

"E

É ELA QUE NOS INSPIRA A

FAZER O NOSSO MELHOR TODOS OS DIAS"

Com a força e a união de 14 cooperativas filiadas, a Aurora Coop leva alimentos de excelência para consumidores no mundo todo. Um mix de produtos amplo e diversificado carrega a qualidade e o sabor incomparáveis das marcas comerciais: Aurora, Aurora Premium, Aurora Bem Leve, Nobre, Peperi e Alegra.

Desde a primeira hora do dia, as mais de 100 mil famílias cooperadas fazem tudo com dedicação e cuidado. É com esta cooperação que a marca alcança os mercados mais exigentes no mundo e participa dos momentos mais especiais à mesa.

Explorando as ondas com estilo

O VERÃO PERMANECE NA VERITÀ, COM COLEÇÃO MODA PRAIA O ANO INTEIRO

Seja na praia ou na piscina, prepare-se para mergulhar junto com a nova coleção Beachwear Daniela Tombini A/W 24. Terra Couture é uma verdadeira celebração à conexão entre a moda e a natureza, de uma forma única, sofisticada e atemporal. A paleta de tons terrosos evoca a beleza e a autenticidade da terra, nos conectando com elementos naturais, servindo como fonte de inspiração para peças elegantes e versáteis.

Cada detalhe foi cuidadosamente pensado, com tecidos fluídos, projetados para acompanhar seu movimento com facilidade, criando uma sensação de conforto, liberdade e personalidade. Dos biquínis às saídas de praia, possui uma ampla gama de tamanhos e modelos, celebrando a diversidade de corpos e estilos, garantindo que cada pessoa possa encontrar a peça perfeita que a faça se sentir confiante e bonita.

Você encontra a nova coleção da Daniela Tombini em Chapecó na Verità Moda Íntima e Praia, que acompanha os lançamentos beachwear e sleepwear durante todo o ano.

30 ESPAÇO VIP fvcomunica.com.br
FOTOS: VERITÀ DANIELA TOMBINI/DIVULGAÇÃO / AURORA AURORA/DIVULGAÇÃO LENOIR GIACHIM NOVA COMUNICAÇÃO/FREPIK

Estratégias para um sorriso saudável

APARELHOS ORTODÔNTICOS EM PACIENTES COM PROBLEMAS PERIODONTAIS

O tratamento ortodôntico pode resolver várias disfunções na dentição, entre elas, problemas estéticos e funcionais, com alto índice de resolução. De acordo com o cirurgião-dentista Lenoir Giachim, especialista em Periodontia e Implantodontia, é necessário, no entanto, uma ampla avaliação do paciente para assegurar cuidados que precisam ser tomados em relação à saúde gengival. "Pacientes com histórico de doenças gengivais que são submetidos a tratamento ortodôntico, correm sérios riscos de agravarem estas condições clínicas levando a perda do elemento dentário", explana o profissional.

Gengivite (inflamação da gengiva, levando à sangramento no uso do fio, da escovação ou mesmo de alimentos mais duros) e em casos mais avançados, a Periodontite (que além desses sinais clínicos ocorre a perda óssea e possivelmente leva a perda dentária) são exemplos dessas doenças.

"É importante lembrar que mesmo o paciente tendo estas condições gengivais, ele pode se submeter ao tratamento ortodôntico, desde que faça tratamento até a inatividade da doença, que uma vez inativa e controlada, não correrá riscos de danos à dentição", afirma Dr. Lenoir.

31

A beleza da experiência sensorial dos coquetéis

Vivemos em um mundo onde as experiências se tornaram fundamentais na vida das pessoas e nos negócios.

Os exemplos são inúmeros: uma viagem, um esporte radical, vivenciar um fenômeno único da natureza de perto ou muitos outros podem ser elencados. Enquanto consumidores, as pessoas buscam experiências para viver emoções, ter sensações, ouvir sons de maneira única ou ver de perto aquilo que amam. Do ponto de vista dos negócios, as experiências viraram uma grande fonte de valor agregado. A empresa que souber construí-las de forma bem feita, certamente vai atrair clientes com disposição para pagar por aquela sensação única.

Uma das experiências contemporâneas que tem evoluído mais significativamente em termos de beleza, alternativas e valor são os coquetéis. Os coquetéis clássicos fornecem a sensação de conforto e relaxamento daquilo que já se conhece, muitas vezes em um ambiente novo, numa cidade diferente ou ao som da música que a pessoa tanto desejou ouvir ao vivo. Quem não apreciou um belo Negroni ao som da MPB, precisa vivenciar essa maravilha. Aqueles que não se refrescaram com um Mojito à beira da praia também não sabem o que estão perdendo! Agora, uma caipirinha antes da feijoada, tenho certeza que você já se deliciou!

A coquetelaria moderna, por outro lado, tem permitido a incorporação de novos ingredientes, novos métodos de elaboração e texturas diferentes das convencionais. Com ela, tem sido incorporados aos

drinks as flores, as texturas do leite, a acidez de frutas regionais, o aroma de um Origem 1168 defumado em lascas de canela ou até mesmo, num fim de tarde, apreciar um delicioso café em Cartagena. Em todos os casos, não importa onde você esteja. Em um hotel no seu destino preferido, numa balada que você escolheu a dedo frequentar ou então como abertura do seu jantar de sexta-feira à noite, o coquetel estará lá para abrilhantar o seu momento. Do olfato que recebe o toque do garnish, ao retrogosto que o bartender deseja te oferecer,

ele estará contigo fornecendo uma experiência bela e relaxante, muitas vezes inesquecível.

IMAGEM ISADORA MARTINELLI / ACERVO CLIENTE
GUSTAVO LAGE E ANDRÉ COSTELLA são sócios-proprietários do bar Onze68.
SOU+FV/DRINKS fvcomunica.com.br 32

Medicina Veterinária Integrativa

Ampliando as possibilidades de tratamento e cuidando dos animais de forma holística.

AMedicina Veterinária é uma área em constante evolução, buscando novas abordagens para promover saúde e bem-estar aos animais de estimação. Ela combina práticas tradicionais e complementares como acupuntura, fitoterapia, nutrição funcional, ozonioterapia, fisioterapia, entre outras, e reconhece a importância de tratar não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes das doenças, levando em consideração o corpo, mente e espírito dos pets.

Os benefícios da Medicina Integrativa incluem:

- Abordagem do animal como um todo, buscando equilíbrio do corpo físico, da saúde emocional e mental.

LUANA MORETTO é Médica Veterinária Integrativa formada na Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduada em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Bioethicus, com especialização em Fisioterapia, Ozonioterapia, Fitoterapia Chinesa e Medicina Regenerativa. É sócia-proprietária da Clínica Veterinária Pet House.

- Diminuição de efeitos colaterais de medicamentos e tratamentos convencionais, proporcionando uma opção mais suave para diversas condições.

- Integração de diversas modalidades terapêuticas, aumentando as opções de tratamento para uma variedade de condições e doenças, adaptando às necessidades individuais de cada animal.

- Aumento da qualidade de vida, aliviando a dor, reduzindo o estresse e promovendo saúde a longo prazo.

Desta forma, a Medicina Integrativa vem ganhando destaque nas melhores clínicas veterinárias, tendo uma abordagem eficaz e compassiva para inúmeras condições não tratáveis na medicina convencional.

Ao combinar o melhor da medicina convencional com as terapias complementares, podemos oferecer uma maior gama de opções de tratamento, promovendo a saúde e o bem-estar aos nossos companheiros de quatro patas.

O FUTURO COM A MEDICINA VETERINÁRIA REGENERATIVA

A Medicina Veterinária Regenerativa é uma área emergente que se concentra no uso de terapias e tecnologias avançadas para promover a regeneração de tecidos e órgãos danificados em animais. Essa abordagem busca não apenas tratar os sintomas de uma condição, mas também promover a cura e a recuperação completa em alguns casos.

Algumas técnicas utilizadas na medicina veterinária regenerativa incluem terapia com células-tronco, terapia com plasma rico em plaquetas, plasma rico em fibrina e terapias com fatores de crescimento.

A medicina regenerativa oferece novas esperanças para o tratamento de uma variedade de condições em animais, incluindo lesões ortopédicas, doenças degenerativas articulares, sequelas de cinomose e muito mais. É uma área em ascensão com o potencial de revolucionar a forma como tratamos e curamos nossos amigos peludos.

IMAGENS FREEPIK / ACERVO CLIENTE
SOU+FV/MASCOTES fvcomunica.com.br 34

AGORA SOU VIP

Caros leitores,é com grande entusiasmo que inicio esta coluna. Estou aqui para compartilhar com vocês tudo que é destaque na programação da Atlântida e, neste espaço, vamos mergulhar nos universos da música, filmes, séries e tudo que rola na melhor vibe do FM. Sejam bem-vindos à nossa jornada na revista mais cool de Chapecó e região!

RESENHA: PROMETE E ENTREGA TUDO

Segue aqui um papo bem aberto sobre um dos presentes que a alta temporada de filmes nos deu. Zona de Interesse me ganhou, já que o uso de planos abertos de gravação em todas as cenas cria uma sensação de imersão intensa, enquanto a fotografia cuidadosamente trabalhada aumenta a atmosfera sombria do enredo.

No entanto, o que realmente se destaca é a mixagem de som, que faz com que você se sinta parte da história de maneira visceral. Os efeitos sonoros dos campos de concentração frequentemente eclipsam o que vemos na tela, evocando uma sensação de desconforto profundo e até mesmo náusea em certos momentos. Zona de Interesse é uma obra que não apenas retrata os horrores do nazismo, mas também os faz sentir, mesmo sem cenas visualmente explícitas.

O contraste entre a vida aparentemente comum da família de Rudolf Höss e os horrores do Holocausto cria uma tensão emocional poderosa que ressoa longe após o fim do filme. O longa chega ao catálogo da Prime Vídeo no final de março.

TÁ NO STREAMING Pega essa dica: o documentário Holocausto Brasileiro chegou chegando na Netflix e está fazendo o maior sucesso por lá! O filme documental mergulha fundo na investigação dos problemas e tragédias que rolaram no Hospital Psiquiátrico Colônia, em Barbacena, Minas Gerais. Pensa que, ao longo do tempo que o hospital funcionou, mais de 60 mil mortes de pacientes foram registradas, e o pior é que a maior parte das internações nem precisavam acontecer. Quem está por trás desse documentário é o diretor Armando Mendz (Desprogramados). E a jornalista e escritora super renomada Daniela Arbex, autora do livro que inspirou a produção, também tá nessa. Na Netflix você também encontra outro trabalho dela, uma série sobre o incêndio da Boate Kiss.

PARA VER E OUVIR O filme Bob Marley – One Love chegou arrasando, celebrando o legado incrível desse ícone do reggae. E não para por aí, a música também está pegando carona nessa vibe, como o mais recente lançamento Praise Jah in the Moonlight de YG Marley, des-

cendente direto do mestre Bob Marley. Essa música, feita em parceria com a talentosa Lauryn Hill e o próprio Bob (Vocais), mantém aquele espírito único do reggae, adaptado aos tempos modernos. É demais ver como o estilo segue inspirando e influenciando a cena musical, unindo galera de todas as idades e transmitindo a mensagem de amor, paz e união.

Filme: Disponível nos Cinemas e em breve no streaming

Música: Nas principais plataformas musicais (Spotify, Deezer e YouTube).

IMAGENS RÁDIO ATLÂTIDA/DIVULGAÇÃO SOU+FV/DROPS ATL
MATHEUS GRABOSKI é jornalista e comunicador da Atlântida Chapecó
fvcomunica.com.br 36
37
Crédito:OhVídeoProdutora

Moda e luxo são sinônimos?

Atualmente, muito se fala do luxo na moda, mas será que esse famigerado apresentado no cenário atual realmente condiz com o que conhecemos, de fato, como luxo?

Omercado da moda é encantador, a moda por si só é. O que mais nos encanta é como ela se torna um instrumento de protesto, ousadia ou ruptura. Ela tem um papel importante na sociedade. O de dizer quais os nossos desejos e como a sociedade está ansiando por mudança. Com o passar do tempo, vejo que a moda se tornou apenas comercial e utiliza de elementos inóspitos como novidade, o que acabou sendo monótono e um tanto quanto enjoativo. Ballenciaga que o diga.

Em um mundo em que se é permitido ser o que quiser, o que ser? Bom, esse questionamento vem baseado no excesso de informação trazido através de uma explosão de core (cerne) e aesthetic (estética). As pessoas se perderam no papel fundamental e o que antes era um transbordamento visual do que se tem por dentro, hoje é apenas mais um look.

BRUNO GERHARDT é Designer e Criador de Conteúdo, especialista em Marketing de Moda e Luxo.

O luxo, em algum momento, passou a ser utilizado como uma tendência e não mais como um estilo de vida ou comportamento. Com toda a certeza você já ouviu falar sobre o famigerado “quiet luxury” ou “luxo silencioso” em português. Essa aesthetic é baseada no comportamento de pessoas que refletem um estilo clássico, tradicional e gostam de discrição, roupas e artigos de moda de alta qualidade.

A moda e o luxo têm uma relação muito próxima, e não quero que acredite que não. Mas nessa corrida maluca para aproximar essas duas coisas, o design e a maneira de se expressar foram perdidos, reduzindo a moda apenas ao conceito de luxo, influenciada pelos grandes conglomerados do segmento.

Com isso, a moda embarca num perigoso período de “ter para ser”, abafando seu papel principal de expressão. Como diria o gato Cheshire, de Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

E DIVULGAÇÃO MODA fvcomunica.com.br 38
IMAGEM FREEPIK

Inauguração filial

DIANI CONCEPT

Com o intuito de aproximar ainda mais a loja de seus clientes, a Diani Concept inaugurou uma filial no Centro de Chapecó, no final de fevereiro, com um coquetel para marcar a inauguração. A nova loja cápsula inspirada na matriz, conta com uma curadoria exclusiva, dinâmica e ousada. Localizada na Av. Nereu Ramos, 1401 E. Confira alguns cliques da noite.

FOTOS FVCOMUNICA!
Diane Guaragni, sócia da Diani Concept Rodrigo Menezes, Solange Roggia, Dedy, Diane e Thaís Nazzari
#EVENTOS 40
Dedy Guaragni, sócia da Diani Concept Liamar e Denei Guaragni, Gustavo e Bettina Fengler, Dedy, João Guaragni Telles, Diane e Lurdes Guaragni

1. Referência em Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Prótese e Reabilitações Orais, os cirurgiões-dentistas Silvio e Iara Gallon são os responsáveis pela Arte & Face. Neste ano, a clínica completou 15 anos em Chapecó! Parabéns pela dedicação e pelos sorrisos transformados!

2. A Ottosono – Centro de Diagnósticos e Equipamentos atua oferecendo serviços especializados para pacientes com distúrbios do sono, como ronco e apneia. A fisioterapeuta Danielle Almeida, especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, oferece a comercialização e aluguel de aparelhos para auxiliar no tratamento desses distúrbios, além do acompanhamento profissional.

Os médicos oftalmologistas Dr. Lucas e Dr. Bruno Tochetto, juntamente com a médica dermatologista Dra. Paula Baréa, lideram a Clínica Integrada de Oftalmologia e Dermatologia –CODI, localizada em Erechim, no Rio Grande do Sul. A CODI é o resultado da fusão de duas especialidades, Dermatologia e Oftalmologia, formando uma abordagem única que reflete o compromisso com o cuidado integral, onde o carinho encontra a inovação.

Desde 2008, o Dr. Gustavo Colonheze dedica-se à prática da cirurgia plástica em Chapecó. Realizando uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos estéticos e reconstrutivos, sua experiência e compromisso com a excelência garantem resultados de qualidade e segurança para aqueles que buscam procedimentos cirúrgicos e estéticos na região.

No mês de março, o Oncologista Clínico Dr. André Moreno, responsável técnico pelo Instituto de Oncologia do Oeste Catarinense (IOOC), participou do ‘Aspire Oncology Summit’ em São Paulo, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos na área da oncologia. Durante o evento, foram discutidas diversas inovações e referências importantes no combate ao câncer.

41
1
SOCIAL FV fvcomunica.com.br 2
FOTOS FVCOMUNICA / CODI ELIZANDRO GIACOMINI / OTTOSONO DINHO ZANOTTO

1. AS NOVAS SOBERANAS DE GUATAMBU que representarão entre 2024 a 2026: a rainha, Ana Júlia Trentin; a primeira princesa, Izabela Guerra Favaro; e a segunda princesa, Kauane Milkevicz Matte.

2. PROFISSIONALISMO As advogadas Maristela Schmaedecke e Maria Loiva de Andrade são gestoras do escritório Maria Loiva Advogadas Associadas, de Maravilha/SC, e há mais de 30 anos defendem a ética, responsabilidade e humanização no meio jurídico.

3. TURISMO Sara Guarese foi curtir as férias no Cruzeiro MSC Preziosa. A experiência foi única e ela já está pronta para a próxima trip.

4. AUTOESTIMA Lilian Santos é profissional na área da beleza há mais de 14 anos e ama realçar a beleza feminina, através de técnicas desenvolvidas para elevar o amor próprio.

SOCIALFV 42 FOTOS 1 ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE GUATAMBU / 2 ESP COMUNICAÇÃO 3 ARQUIVO PESSOAL 4 SOL MARKETING
LUANA ZANANDREA publicitária, formada pela Unochapecó, trabalha com comunicação há mais de 12 anos / @luanazanandrea
4 3 1 2

Nem a chuva impediu o casal Gustavo Rosina e Brenda Marmentini de selar o amor em uma linda cerimônia ao ar livre, no mês de março, comandada pela Singular Assessoria Cerimonial.

Saulo Miranda, diretor do Grupo Holder, comemora o sucesso da empresa. São 15 anos de trabalho árduo e mais de 20 grandes empreendimentos.

O mês de fevereiro foi marcado por uma grande fusão no mercado da beleza do Oeste catarinense. Dois renomados salões de beleza, Visage e Camarim, tornaramse um dos maiores empreendimentos de Santa Catarina. O objetivo desta união está alicerçado no mesmo propósito: de entregar a melhor experiência de beleza, autoestima e excelência nos serviços prestados.

43 SOCIAL FV
GUSTAVO E BRENDA OS CASAMENTEIROS / SAULO MIRANDA E CAMARIN DIVULGAÇÃO
THIAGO FREITAS jornalista (MTB/SC 3063), colunista social do Diário do Iguaçu e CEO da THF Marketing e Eventos / @thiagofreitasjor
FOTOS
ALEXANDRE E MIRELE FLACH, PAULO VEZZARO E PABLO MACHADO ESTÃO À FRENTE DO SALÃO ALEXANDRE, MIRELE E A FILHA BETINA, COM A FAMÍLIA DE AMIGOS VALDO PADILHA, PATRICIA OLIVEIRA E MARCELA
fvcomunica.com.br ARQUIVO FV
PARTICIPE: REDACAO@FVCOMUNICA.COM.BR ACERVO: REVISTA
JERSSON BARELLA, SÉRGIO TANSINI,DAVI DÁVI, CLAUDIO E SELONIR MALFATTI, MARGARETH TANSINI, JAMES E DENISE GIACOMAZZI, HILDEMAR E MARITANA SPERANDIO E FILHOS, MARLENE E JÚLIO ZAWADSKI, JAMILE E CIRO LIMA, ROZE DÁVI
FLASH VIP
LAURA GRANSOTTO E JANA ORLANDO LUCIANO FONSECA, ROSA MARIA, MARISA GAMBATTO E RUBENS MAIA RACHEL KLEINUBING, LUCIANA CHIAMOLERA E FERNANDA MOSCHETA
45
LUCIANA PEREIRA, LUCÉLIA SILVA, JANAÍNA NASCIMENTO, ROSANGELA DRESCH E CRISTIANE DA ROSA JUÇARA TUMELERO E LENOIR BROCK JOSIAS E VERA MASCARELLO CHARY GUILLEN ANTUNES E LUZIA MASSA SONIA E RICARDO GALINA PATRICIA BATTIROLA E MARI DIDÉA FABIANA E JOÃO RODRIGUES LARISSA FURLANETTO, NOEMI LORENZ E KARINE LORENZ
45
LUCIANA CARMINATTI E SOLANGE ALVES DIOMAR SANTA CATARINA, PAULO HERIQUE HEMM, MARCELO PETRY E RUDIMAR BORTOLOTTO JANETE SORDI, JURACY SONAGLI E AMÁLIA BADALOTTI

EVASÕES POÉTICAS

coletânea

Evasões poéticas

Uma coletânea da literatura do Oeste de Santa Catarina.

Considerando que aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem no Oeste de Santa Catarina, é espantosa a raridade de escritores que publicam livros em prosa ou poema por aqui. Nomes importantes da literatura brasileira contemporânea que nasceram na região, como Ieda Magri (Águas Frias), Michelli Provensi (Maravilha) e Tatiana Lazzarotto (São Lourenço do Oeste), tiveram que emigrar para Rio de Janeiro e São Paulo para verem suas literaturas impressas e distribuídas por editoras.

A verdade é que o ofício de artista é pouco valorizado pelas bandas de cá. O discurso de que aqui é a “terra do trabalho” faz estragos simbólicos no imaginário coletivo. A boa notícia é que o ambiente hostil à criatividade não é suficiente para se fazer calar o desejo de arte.

O livro Evasões Poéticas é um exemplo disso. Trata-se de um panorama da literatura contemporânea da nossa região. A coletânea, que será lançada em 27 de abril de 2024, durante a Feira do Livro de Chapecó, reúne 16 nomes: Alice Souto, Aline Lebens, Audrian Cassanelli, Danay Ferreira, Eduarda Farina, Eduardo Wildner, Emilio Juane Bruski, Gerliani Mendes, Ibriela Bianca, Josif Nikto, Kairo Madah da Costa Moraes, Leonardo Nolde, Luana Terra, Maria Luiza Souza, Mariana Berta e Théo Fortes. Tive o prazer de participar da organização e escrita do prefácio junto à professora Rubi Iara, da Universidade Federal da Fronteira Sul, instituição que assina a publicação em conjunto à Editora Humana.

O processo de criação do livro partiu de uma convocatória pública, aberta em 2021, em plena pandemia, que trazia o desejo de conhecer e estimular quem escreve na região. Ao todo, foram enviadas mais de 50 inscrições, sendo 16 selecionadas.

O resultado são prosas e poemas que trazem uma diversidade de estilos de escrita. As memórias e os grilhões do passado, as potências e agruras do tempo presente, do aqui e agora. Um arquivo de insubordinações que ficarão registradas porque a história também é contada por aqueles que são oprimidos. Vozes evasivas que fazem da escrita poética uma força irradiadora do viver. Fica o convite para você conhecer a publicação, que já está disponível na loja física e virtual da Humana Sebo e Livraria (www.humanasebolivraria.com.br).

FERNANDO BOPPRÉ é escritor, historiador e editor, autor dos livros “Poço certo” (Caiaponte, 2020) e “Sándor Lénárd no fim do mundo” (Humana, 2022).

LITERATURA
da literatura do Oeste de Santa Catarina IMAGEM FREEPIK
fvcomunica.com.br 46

Uma história feita de muitas.

Há 55 anos, somos muitas mãos unidas pela força da cooperação. Afinal, somos a história que construímos juntos.

[FAMÍLIAS]

[COOPERAÇÃO]

[TALENTOS]

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.