Boletim Informativo

Page 1

1

Boletim Informativo Agrupamento de Escolas D. Pedro I

Escola básica D. Pedro I

21.ª edição novembro de 2015

“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância” Simone de Beauvoir

muito forte, sustentada por palavras intensas que sensibiliza- Somos o que comemos Dia Mundial da ram os presentes para uma paAlimentação Outubro é um mês dedicado à ra uma consciencialização preluta contra o cancro da mama. ventiva face ao cancro. O Dia Mundial da AlimentaConsiderando relevante esta ção, comemorado a 16 de problemática, a escola básica outubro desde o ano de D. Pedro I comemorou, no pas1981, assinala a preocupasado dia 30 de outubro, pelas ção de consciencializar para 9:30h, o Dia Nacional de Luta a importância da adoção de Contra o Cancro da Mama. hábitos alimentares saudáTrês gestos simbólicos marcaveis, como promoção da saram o evento: o cordão humano úde e bem-estar físico e inà volta dos blocos A e B, detelectual. Cientes de que é monstrando unidade para com na infância que se torna dequem vive este flagelo, a Onda terminante educar as crianRosa como sinal de esperança e ças no sentido de seguirem afeto e o laço como marca de O entusiasmo contagiante que hábitos de alimentação saucompromisso. se fez sentir, fruto do compro- dável, cabe aos educadores Através desta iniciativa os elemisso de promoção de hábitos não só a abordagem mas mentos da comunidade educatie atitudes preventivas assumi- também a colocação em va solidarizaram-se com todas do por todos os presentes, será prática deste tema no dia a as mulheres que são vítimas certamente a melhor forma de dia. desta doença e, aproveitando a encarar a vida com mais sereni- O agrupamento de escolas oportunidade do evento, prodade e afeto. D. Pedro I assinalou, mais moveu-se junto da comunidade uma vez, esta data, através um momento de reflexão, consda dinamização de atividaO Diretor, ciencialização e prevenção. António Duarte des que ocorreram nas váA mobilização fomentou em torias Unidades Educativas. dos uma carga emocional

Escola básica D. Pedro I adere à Onda Rosa

\

1


2

Na JI de Canidelo confecionouse uma rica e saborosa sopa de legumes. Setenta e duas crianças, docentes e não docentes, colaboraram na confeção deste manjar. Na EB1 de Afurada de Cima os mais pequenos visitaram a padaria do Continente, que se mostrou recetiva a esta iniciativa. Para os mais velhinhos, as obras literárias foram o ponto de partida para a exploração do tema. Decoraram-se individuais com origamis e desenhos alusivos a esta temática e, por fim, com o contributo de todos, confecionou-se uma salada de fruta e batidos. A EB1 de Lavadores comemorou também a 16 de outubro esta data, com a degustação de uma salada e espetadas de fruta confecionadas na escola. Já na escola sede, durante a semana de 12 a 16 de outubro, debateu-se o tema "Alimentação Saudável e Segurança Alimentar" nas aulas de Ciências Naturais. Os alunos refletiram sobre o assunto, escreveram uma mensagem que, posteriormente, foi divulgada no mural da BECRE e receberam uma maçã. Na cantina, foram distribuídos toalhetes individuais alusivos a esta temática, contendo também jogos lúdicos. Na sala dos professores organizou-se uma mesa com várias peças de fruta e flyers sobre o assunto.

Trick or Treat? É tempo de festejar o Halloween

no dia 30 de outubro, várias Feira do outono foram as atividades desenvolvina EB1 do Viso das no âmbito do Inglês, das AEC.s e Expressão Plástica. A EB1 do Viso, em conjunto com a Associação de Pais, celebrou a entrada do outono nos dias 29 e 30 de novembro com uma feira onde não faltaram compotas, marmelada e outras iguarias saborosas que foram confecionadas e vendidas à comunidade local. Os pais colaboraNão faltaram os doces, as tra- ram no envio das matériasvessuras, os jogos e as canções primas e na confeção dos dopara manter a tradição na EB1 ces que foram saboreados por muitos, incluindo o Direde Afurada de Cima. tor do agrupamento e as professoras Paula Silva e Sandra Na EB1 de Lavadores realizouPinto da equipa diretiva. se uma exposição de abóboras Curiosos por saber a provenidecoradas com materiais diverência destas doçuras, procesificados pelos alunos e seus deu-se a uma pesquisa sobre encarregados de educação. a arte de conservar e confeSurgiram ideias fantásticas e cionar fruta. Descobriu-se originais! que foi introduzida na Europa pelos cruzados e, ao longo dos séculos, o método tradicional de preparação desses doces não se alterou, continuando a ser simples e rápido.

Na escola básica D. Pedro I os alunos foram surpreendidos à sua chegada ao bufete, no intervalo de maior duração da manhã, com mesas cobertas de doçuras que contribuíram para amenizar as travessuras do dia a dia. A alegria e o deslumbramento estavam bem visíveis nas suas carinhas!

Projeto CATCH Erasmus ⁺

Num mundo cada vez mais global, festividades como esta são vividas com grande entusiasmo e sentido de pertença pelos nossos alunos. Por essa razão, 2


3

Entre os dias 11 e 17 de outubro decorreu mais uma mobilidade do Projeto CATCH, Erasmus⁺. Esta maravilhosa aventura de descoberta e de respeito pela arquitetura decorreu na cidade de Bruxelas e teve a participação dos alunos José Necho e Tomás Costa, da turma A, do sexto ano de escolaridade, assim como das professoras Cristina Leitão, Manuela Bravo Almeida

e Paula Silva. A escola Hendrik Conscience, instituição flamenga onde estudam alunos de inúmeras nacionalidades, recebeu os parceiros do projecto—italianos, gregos, polacos, portugueses, turcos - e partilhou com eles as suas rotinas, métodos de ensino, o seu acervo intelectual e permitiu que a curiosidade pelo conhecimento se instalasse nas nossas crianças e adultos. Os alunos portugueses representaram, orgulhosamente, a escola básica D. Pedro I e trouxeram para Portugal a certeza de que o património arquitetónico de um país, fator de valorização e diferenciação, deve ser respeitado por todos. Esperamos, agora, pela próxima descoberta na Polónia.

Galardão Eco-Escolas Os alunos do Curso Vocacional João Pôncio e Paulo Moreira, acompanhados pelas professoras Maria Isabel Tudela e Marina Ferreira, participaram no dia 14 de outubro na cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas, em Torres Vedras. Este prémio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipa Eco-Escolas e pela comunidade escolar, no âmbito de um desenvolvimento sustentável.

cial do agrupamento de escolas D. Pedro I expressa o seu reconhecimento pela generosa oferta com que a AMBAR presenteou os alunos apoiados por este departamento. A sala de Educação Especial passou a ter uma biblioteca e os alunos a poderem usufruir de cadernos, capas e prateleiras lindas.

O agrupamento de escolas D. Pedro I vai continuar a desenvolver boas práticas em favor do ambiente.

AMBAR presenteia alunos de Educação Especial com material escolar

A AMBAR, empresa portuguesa fundada no ano de 1939, deve a sua denominação às primeiras sílabas do nome do seu fundador, Senhor Américo Barbosa. Comercializa produtos de papelaria para uso particular e profissional, para além de material escolar e material de utilização pessoal e exporta os seus produtos para cerca de trinta países. A equipa de Educação Espe-

Porquinhos-da-índia «visitam» sala 7 O Miguel do 5º G trouxe à escola os seus animais de estimação – três porquinhos-da-índia. Pai, mãe e o filhote, Bigodinhos, causaram sensação e atraíram inúmeros visitantes à sala de Educação Especial.

3


4

Problema do Mês de outubro A família do Silvino Na família do Silvino passa-se uma coisa engraçada. Neste ano, as idades do Silvino, do seu pai e do seu avô são múltiplos de 5. No próximo ano, todos três terão idades que são múltiplos de 7. Que idades têm atualmente o Silvino, o pai e o seu avô?

? Múltiplos 7: 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70, 77, 84, 91. Múltiplos 5: 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70, 75, 80, 85, 90, 95.

Proposta de Resolução

Atividades da BECRE Foi assim, em setembro: Receção aos encarregados de educação dos alunos do 5º ano. Muitos encarregados de educação, ao visitar a Biblioteca Centro de Recursos, deixaram o seu testemunho, redigindo algumas frases nas quais exprimiram como gostariam que os seus educandos fossem felizes na escola, com vontade de aprender e de se relacionar com os outros. Foi assim, em outubro: Comemoração do Dia do Professor com a dinamização de uma sessão de formação com o Professor Doutor Joaquim Azevedo ― Uma escola, sem professores, no futuro?‖ destinada a todos os docentes do Agrupamento, que nos fez refletir sobre a função do professor na es-

cola do futuro, que é já o presente. É nossa vontade dar sequência a sessões desta natureza que, informalmente, se apresentam como oportunidades para reflexão e debate. Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com a realização de visitas guiadas à biblioteca, direcionadas para todos os alunos do quinto ano, com o objetivo de os sensibilizar para a nossa organização e funcionamento, procedendo assim, à formação de utilizadores. Comemoração do Dia da Biblioteca Escolar com a atividade “Pais a ler‖, chamando à escola pais e encarregados de educação para lerem um excerto de uma obra aos seus educandos, criando um clima de cumplicidade em torno da leitura. A participação dos pais e a qualidade das suas intervenções ultrapassou claramente as nossas expectativas, quer pelo cuidado na seleção dos textos, quer nas abordagens efetuadas à leitura dos mesmos. Experiência a repetir! Arranque das sessões de Leitura Orientada com as dificuldades inerentes ao início de qualquer projeto, acrescidas pelo enorme número de alunos inscritos, pelo facto de a maioria das sessões estarem marcadas na hora de maior afluência de alunos à biblioteca. Sobrelotação de alunos e demasiado ruído foram a consequência.

A terra treme Inserido nas celebrações públicas do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes e associado às comemorações dos duzentos e sessenta anos do sismo de 1755, ocorrido em Portugal, efetuou-se na escola, no dia 6 de novembro, pelas 11.06h, um exercício de prevenção do risco de sismo. Durante um minuto, toda a população escolar praticou os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar.

Canidelo 16.11.15 — 11:00h Solidária com o mundo, Canidelo fez um minuto de silêncio porque aqui, também, NOUS SOMMES PARIS.

Ficha Técnica: Coordenadora: Isabel Luna da Costa Colaboradores: António Duarte Filipa Araújo

Propriedade e distribuição: Agrupamento de Escolas D. Pedro I Rua Nova do Fojo — Canidelo

Tel..: 227 718 160 Fax: 227 813 042 | 227 718 169 E-mail: jornal@dpedro.net A equipa deste Boletim Informativo agradece a todos os professores que com ela colaboraram, através do envio de informações e fotografias.

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.