Mês da Música 2021

Page 1


Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresentam

Rock • Pop • Samba • Choro • MPB • Clássico • Hip Hop • Musical • Ópera • Jazz • Bossa Nova • Sertanejo • Moda de Viola

Espetáculo transmitido pelo canal da FCCR | www.youtube.com/fccrsjc Espetáculo presencial, com público reduzido e reserva de ingressos pelo site da FCCR. Os ingressos serão disponibilizados sempre com dois dias de antecedência do espetáculo | www.fccr.sp.gov.br


Música para todos os gostos! Novembro, você já sabe, é o Mês da Música em São José. É o período em que a cidade respira os mais variados ritmos musicais, como: rock, pop, samba, choro, mpb, clássico, hip hop, musical, ópera, jazz, bossa nova, sertanejo e moda de viola. Tem música para todos os gostos. A programação traz nomes conhecidos dos joseenses, como Dom Pescoço, Joca Freire e Coro Jovem, mas também expressões musicais pouco frequentes por aqui, como a Cia. Ópera de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a cantora Céu. Ao mesmo tempo, abre espaço para comemorar o Dia do Hip Hop, para as músicas dos antigos bailinhos, para homenagear o mestre da Zé da Viola, para composições autorais e para uma mostra de DJ’s. Além, é claro, das atividades formativas, como workshops de voz e de composições e canções. As apresentações vão acontecer no formato virtual pelo Youtube da Fundação Cultural e também presencial, em diferentes locais como o Teatro Municipal, Cine Teatro Benedito Alves, Galpão Altino, além de casas de cultura, praças, parques públicos e feira-livre.


/// 03.nov (qua) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

18h às 21h | feira noturna parque da cidade 20h | Teatro Municipal

Ópera Gianni Schicchi Cia Ópera São Paulo

A ópera cômica em 1 ato, de Giacomo Puccini, foi baseada no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri. Na história, Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Montagem feita por ocasião dos 700 anos da morte de Dante Alighieri.


/// 04.nov (qui)

Coronel João Bento na Estrada 19h - cine TEATRO BENEDITO ALVES

Fernanda Baldo

Coronel João Bento surgiu, em 2015, do sonho de manter viva a memória do rock’n roll produzido no Vale do Paraíba entre o final dos anos 1980 e o começo dos anos 1990. Assim, realiza o trabalho de resgatar canções antigas dessa época, colocando uma roupagem moderna e levando para uma nova geração esse material.

Chucro Dom Pescoço

20h30 - cine TEATRO BENEDITO ALVES O show traz o repertório do terceiro álbum da banda, onde os artistas se inspiraram no disco “A Sociedade da Grã-ordem Kavernista” de Raul Seixas e Miriam Batucada para criar composições singulares, brincando com o lúdico em sua produção.


/// 05.nov (sex)

Versão Brasileiro Bellini 19h | cine TEATRO BENEDITO ALVES O show faz parte da turnê de divulgação do álbum “Brasileiro”, onde Bellini canta músicas que trazem toda a carga de influências do rock nacional.

Destruir o Ego Alarde

20h30 - cine TEATRO BENEDITO ALVES Alarde é uma banda brasileira de rock que mistura psicodelia e blues jazz com letras confessionais e poesia intensa. A apresentação traz as músicas do terceiro álbum do quarteto paulista, que marca fase mais madura da banda e traz repertório que agrada amantes do rock psicodélico e da música brasileira.


/// 05.nov (sex) 20h | Teatro Municipal

OSESP Itinerante

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo Com regência do timpanista Ricardo Bologna e participação da solista Jin Joo Doh, violoncelista coreana, o concerto terá em seu repertório obras de Beethoven e Saint-Saëns. Criado em 2008, o programa OSESP Itinerante percorre as mais diversas cidades do interior paulista com uma série de atividades musicais gratuitas, na expectativa de atingir um público que dificilmente teria acesso aos concertos da Orquestra que acontecem regularmente na Sala São Paulo e na capital paulista. Repertório BEETHOVEN Abertura Egmont, Op.84 e Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op.36

Isadora Vitti

SAINT-SAËNS Suite Para Violoncelo e Orquestra, Op.16bis: Romance


/// 06.nov (sáb) Muito Brasileira Zezé e Simões 13h | sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Em formato de cantoria, forma genuína de manifestação do cancioneiro popular, mistura folias de reis, toadas, fandangos e cateretês. Mistura conversa com música, tendo como base instrumental a viola caipira e o violão de Simões e a percussão de Zezé sustentando o vocal dos cantadores.

Elton John Tribute Zégui Muricy e banda

14h30 - sede fundação cultural (espaço do bambuzal) O musical, estrelado por Zégui Muricy e banda, é considerado um dos maiores tributos ao músico britânico Elton John. Um show de som e luz que irá brilhar os olhos dos fãs com sua seleção primorosa de canções.


/// 06.nov (sáb) A Flauta que me Roubaram Joca Freire

16h - sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Essa apresentação traz os poemas de Cassiano Ricardo musicados por Joca Freire. Além do poema “A Flauta Que Me Roubaram”, também fazem parte do repertório as obras “Subsolo” e “Os Hereges”.

Ana Morena - Voz e Violão Ana Morena 17h30 | sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Neste show, acompanhada apenas de seu violão, a cantora interpreta de forma intimista músicas como “Samba da Minha Terra”, “Samba de Uma Nota Só”, “Chega de Saudade”, “Tocando em Frente”, entre outros clássicos da Música Popular Brasileira.


/// 06.nov (sáb) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

10h às 13h praça cônego lima quiosque banhado O projeto Arte nas Ruas tem o objetivo de valorizar a arte de rua, levando acrobacia, equilibrismo, malabarismo, palhaçaria, cosplay, dança, música e teatro à população. Por meio do projeto, o público pode prestigiar a arte em diversos espaços da cidade.

Bailinho do Zégui

Zégui Muricy

19h | cine TEATRO BENEDITO ALVES

Zégui Muricy é um músico joseense, criador da renomada Banda Gostoso Veneno, especializado na categoria bailes. Essa apresentação solo reúne os principais estilos dançantes de baile, como boleros, sambas, flashback anos 60, 70 e 80, forró, entre outros.


/// 07.nov (dom) Brinca comigo? Grupo Vira Cambota 10h30 | PARQUE VICENTINA ARANHA O show faz um passeio pelo imaginário folclórico presente na Cultura popular brasileira, trazendo canções que fazem referência aos ritmos e sonoridades existentes em nossa cultura. As letras não falam só de seres místicos e lendários, mas também, de forma lúdica, brinca com a inteligência das crianças.

O Vale Encantado Cia Cultural Bola de Meia 15h | ARENA PARQUE DA CIDADE A história é uma homenagem ao rio Paraíba do Sul, à beleza natural, aos encantos do Vale do Paraíba Paulista e ao povo que vive as suas margens. O público é convidado a interagir através das músicas e ritmos regionais como catira, moda de viola, desafios e com os bonecos da menina Nina, da figureira Lili e do sapo Tião.


/// 07.nov (dom) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

10h30 às 13h| PARQUE VICENTINA ARANHA 15h às 18h| PARQUE alberto simões

Essa é Pra Tocar no Rádio Matheus Estevão 19h | cine TEATRO BENEDITO ALVES

Em plena revolução na forma de se ouvir música, provocada pelo streaming, cantar o rádio é mexer com a memória afetiva do público e relembrar canções que foram criadas para serem assobiadas e cantaroladas, independentemente do lugar. No show, o cantor remonta a trajetória daquela música popular feita para conquistar todos os tipos de ouvintes e apresenta suas próprias composições.


/// 09.nov (ter) Festival Cancioneiras

Workshop de Voz Fabiana Cozza

19h | youtube.com/fccrsjc Uma das principais intérpretes de sua geração, Fabiana recebeu prêmios como o de melhor cantora de samba (2012) e melhor álbum em língua estrangeira (2019) no Prêmio da Música Brasileira. Em seu workshop, não é necessário ser cantor. O objetivo é despertar nossos corpos para a canção e seu potencial imaginativo e de bem-estar.

/// 10.nov (qua) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

Luiza Folegatti

18h às 21h | feira noturna parque da cidade Festival Cancioneiras

Workshop de Composição de Canções Bruna Prado 19h | cine TEATRO BENEDITO

Neste workshop, os participantes escutarão e analisarão canções de cantautoras – artistas que compõem e interpretam suas canções – que marcaram a música popular latino-americana, discorrendo sobre os possíveis caminhos que podem levar o cantor a se tornar também compositor e a ganhar autonomia.


/// 11.nov (qui) Ana Morena - Voz e Violão Ana Morena

19h | cine TEATRO BENEDITO ALVES

Beca Diniz

Neste show, acompanhada apenas de seu violão, a cantora interpreta de forma intimista músicas como “Samba da Minha Terra”, “Samba de Uma Nota Só”, “Chega de Saudade”, “Tocando em Frente”, entre outros clássicos da Música Popular Brasileira.

bar de quinta

Cartas

Passarinho & O Sistema Brega de Som

21h | CINE SANTANA Nascido e criado em Recife/PE, o músico Passarinho reúne o grupo Passarinho e o Sistema Brega de Som. De sua influência natal, o brega e o tecnobrega se unem ao primeiro rock da década de sessenta e ao sistema de som, à música jamaicana, com dub e reggae. Nesta apresentação, o brega e o dub ainda são referências, mas entraram diversos outros ritmos e estilos, entre eles o samba de roda e a soul music.


/// 12.nov (sex)

Dia do Hip Hop

19h às 22h | CASA DE CULTURA TIM LOPES No dia 12 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop, movimento cultural surgido no Bronx, gueto nova-iorquino, na década de 1970. A sonoridade do Hip Hop carrega a influência de uma grande diversidade de estilos musicais, a maioria de origem negra, como o funk, o rock, o blues e o reggae. APRESENTAÇÃO ZONA SUL MC´S Considerados pioneiros do rap nacional no Vale do Paraíba, o Zona Sul Mc´s é um grupo de Rap formado em meados de 1990, atualmente sua formação é Rone, Zelito, Pity, Tricia. Com letras conscientes, e um rap considerado por muitos diferenciado, o grupo se destacou entre os grupos que também surgiam na Cultura Hip-Hop do Vale do Paraíba. BREAKING | Síndrome Crew e Aliados Force Crew INTERVENÇÕES DE POESIA | Ana Caroline APRESENTAÇÃO MEIRE D’ORIGEM E BANDA Show em que a MC apresenta seu repertório ao lado dos convidados Alra Alves e Dö MC, artistas de grande relevância da cena Hip Hop/ Rap local e nacional, acompanhados de banda numa formação baixo, guitarra e bateria, oferecendo ao público um show histórico de hip hop com influências de música popular brasileira.


/// 12.nov (sex)

Caravana Zé da Viola 19h | CASA DE CULTURA eugênia da silva A Caravana Zé da Viola proporciona a reunião de ex-alunos e amigos do mestre violeiro. Assim, os convidados prestam homenagem conversando e tocando músicas do repertório do Seu Zé, tanto clássicos caipiras quanto composições autorais.

Nocaute

Diego Xavier Trio

19h | CINE TEATRO BENEDITO ALVES Acompanhado de Ricardo Garofallo (Passarinho & O Sistema Brega de Som) no baixo e Rodrigo Leal (Coletivo Estoril) na bateria, Diego canta sobre as fases da vida, cotidiano, raiva e dores de cabeça.


/// 13.nov (sáb) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

10h às 13h | praça cônego lima / quiosque banhado

Quando Isso Tudo Passar Carol Capucho Duo 13h - sede fundação cultural (espaço do bambuzal) O show traz uma musicalidade jovial e serena, com repertório pop de músicas autorais e releituras de grandes sucessos na doçura da voz da cantora Carol Capucho e na destreza das cordas do violão de seu pai, Claudio Capucho. Para quem curte “um banquinho e um violão”, Carol Capucho Duo surpreende pelo capricho na escolha do repertório e pela graça de ver e ouvir filha e pai em sintonia com a arte musical.

Zico Lima & Banda 14h30 - sede fundação cultural (espaço do bambuzal) O show apresenta um panorama musical do cantor e compositor joseense para o público. As canções têm influências de MPB, rock, pop, blues, reggae, entre outras, e letras bem elaboradas sobre o amor a amizade crônicas do cotidiano com uma apurada reflexão social.


/// 13.nov (sáb) Bailinho do Zégui Zégui Muricy

16h - sede fundação cultural (espaço do bambuzal) O bailinho do Zégui é uma apresentação solo do cantor e tecladista Zégui Muricy, artista que realiza bailes na região com a renomada banda Gostoso Veneno há, aproximadamente, 30 anos. Nesta apresentação, o músico reuniu os melhores clássicos dos bailes de todos os tempos, num show envolvente com o melhor da música universal.

IEIAIEL Gabriel Sielawa

17h30 - sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Com músicas pendentes ao olhar interior e fortes influências nacionais e latinas, essa apresentação busca olhar para o entendimento de si e do que lhe cerca. No palco, Gabriel Sielawa (voz), Saulo de Padua (percussão), Victor Jadovski (contrabaixo) e Vinícius Anjos (sax).


/// 13.nov (sáb) Samba Revolução Dona da Rua 19h | CINE TEATRO BENEDITO ALVES Serão apresentadas dez canções originais do grupo, compondo um manifesto contemporâneo de mulheres no samba com temas ligados às lutas históricas do movimento feminista e à diversidade rítmica brasileira marcada pela musicalidade diaspórica negra.

O Futuro é um Passado Carva

20h | www.youtube. com/fccrsjc O show é atravessado por questões de extrema importância como homofobia e direitos da comunidade LGBTQIA+, masculinidade tóxica e a criação de uma nova masculinidade a partir de uma visão feminista, a polarização política atual e antifascismo, a falta de suporte do governo a pessoas em situação vulnerável, cultura urbana e suas reverberações na psique e identidade de cada um são trazidos nas músicas que compõem o repertório.


/// 14.nov (dom) Canto de Coruja Cia do Farol

10h30 | parque VICENTINA ARANHA O espetáculo fala sobre o fascinante mundo da criança que somos, fomos e temos, e sua imaginação sem limites, abordando temas como a misteriosa noite e seus seres encantados, a cotidiana relação familiar, o respeito ao meio ambiente e tudo que escutamos de nossos pais e avós.

Andanças

Passarinheiras Grupo Passarinheiros

15h | ARENA PARQUE DA CIDADE Espetáculo literomusical em que duas atrizes e contadoras de histórias, acompanhadas por músicos, contam, cantam e interpretam, de forma lúdica e por meio de versos, canções e histórias que um passarinho trouxe de suas andanças pelos campos e cidades, utilizando diversos adereços cênicos e instrumentos musicais.


/// 14.nov (dom) Arte nas Ruas Intervenções artísticas

10h30 às 13h| PARQUE VICENTINA ARANHA 15h às 18h| PARQUE alberto simões

Linha Vermelha Cia Dual

16h30| arena PARQUE da cidade Mostra de DJ’s

DJ’s in da House 18h| galpão altino

Com o objetivo de promover a expressão artística e os valores da cultura urbana, essa mostra estará compondo a programação do Mês da Música 2021, nos estilos: Black e suas vertentes e Eletrônico: House e suas vertentes (Tecno, House, Techouse Progressive House, Deep House). O evento terá como convidados os DJs Erick Jay (Black) e Loverlock (Eletrônico).


/// 15.nov (seg)

FESTANÇA

Festa da Música Para Crianças

10h às 17h | centro cultural clemente gomes - Instalação Sonora do Parque de Bambu Um divertido conjunto de instrumentos inusitados e esculturas sonoras produzidos a partir de ampla pesquisa com materiais naturais do Coletivo Parque de Bambu. Uma instalação sonora para crianças, jovens e famílias brincarem e experimentarem de forma livre e interativa a diversidade de sons e ritmos com muita criatividade e musicalidade. - Pipoca e algodão doce - Reciclaí Oficina de construção de instrumentos de percussão com material reciclado - Apresentações Musicais 10h30 | Brinca comigo? / Grupo Vira Cambota 11h30 | Andanças Passarinheiras / Grupo Passarinheiros 14h | Canto de Coruja / Cia do Farol 15h30 | Canoa minha Canoa / Cia Cultural Bola de Meia


/// 16.nov (ter) Festival Cancioneiras

Canção Feminina em 1ª Pessoa 19h | Cine TEATRO BENEDITO ALVES Esta apresentação reúne as cantoras e compositoras Lívia Barros, Cinthia Jardim, Bruna Prado e Mirella Costa, representantes da produção musical independente do interior de São Paulo, interpretando suas canções.

/// 17.nov (qua) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

18h às 21h | Feira noturna do parque da cidade Festival Cancioneiras

Cancioneiras do Brasil: um século de música feita por mulheres Bruna Prado, Helô Ferreira, Ana Teresa Faria, Juliana Rodrigues, Bruna Duarte e Lívia Barros

19h | Cine TEATRO BENEDITO ALVES Neste show, a cantora, compositora e pesquisadora Bruna Prado, junto com Helô Ferreira (violão e guitarra), Ana Teresa Faria (bateria), Juliana Rodrigues (piano), Bruna Duarte (baixo elétrico) e Lívia Barros (coro), interpretam 13 canções que fazem parte da história do país, em um repertório com composições de Rita Lee, Tetê Espíndola, entre outras.


/// 18.nov (qui) O Abraço Entre o Erudito e o Popular Acácio Oliveira, Alexandre Wuensche e Milton Costa

19h | CINE TEATRO BENEDITO ALVES Apresentação musical com os violinistas Acácio Oliveira, Alexandre Wuensche e Milton Costa, apresentando obras musicais e comentários sobre a Semana de Arte de 1922, com tema instrumental “O abraço entre o Erudito e o Popular”, trazendo ao público a eloquência do antropofagismo cultural.

Jazz no Galpão

DJ Goulart e Benoit Jazz Quintet

20h30 | GALPÃO ALTINO Uma inesquecível viagem musical que passa pelos principais clássicos que deram origem ao jazz e fatos curiosos sobre o gênero.


/// 19.nov (sex) Uma viagem de meio século Gustavo e Giba Reys

19h | Cine TEATRO BENEDITO ALVES Essa apresentação propõe uma viagem no tempo pela música sertaneja: desde os cururús iniciais de “Carreiro e Carreirinho”, até as baladas românticas de “ Chitãozinho e Xororó”, Gustavo e Giba Reys guiam o público por 15 canções de sucesso que representam perfeitamente todos os cenários desta jornada.

/// 19 e 20.nov (sex/sáb) Oficina de bateria

estudo de ritmos pernambucanos, frevo, maracatu e caboclinho aplicados no instrumento

Luiz Felipe Cavalcanti

15h às 20h | CC CLEMENTE GOMES Mais conhecido como Passarinho, Luiz é músico profissional inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). É baterista há 15 anos e integrante da banda Dom Pescoço e integrante da banda Coletivo Estoril há 08 anos. Também é protagonista e mentor de seu projeto musical solo, intitulado Passarinho e o Sistema Brega de Som.


/// 20.nov (sáb) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

Murilo Marroco

10h às 13h30 | PRAÇA CÔNEGO LIMA / Quiosque banhado

Despedaçado ao vivo Rafael Gonzá

13h |sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Apresentação intimista de viola caipira com composições autorais em sua maioria. Entre instrumentais e canções, os 10 anos de viola de Gonzá são colocados nesta apresentação com afeto e técnica. Além de composições próprias, o artista também interpreta uma parceria com o violonista Júlio Cesar Batista e outras de Genésio Batista, seu tio violeiro do Sul de Minas.

Zico Lima 14h30 | sede fundação cultural (espaço do bambuzal)

Essa é Pra Tocar na Rádio Matheus Estevão

16h | sede fundação cultural (espaço do bambuzal)


/// 20.nov (sáb) Cauique Bonsucesso e Trio Por Um Fio 17h30 | sede fundação cultural (espaço do bambuzal) O show é uma coletânea de composições dos 40 anos de carreira do cantor e sanfoneiro, Cauique Bonsucesso. A apresentação traz a sonoridade de uma vanguarda da Mantiqueira, um forró pé de serra carregado de roça e samba rural. A banda Trio Por Um Fio é composta por Adriana Mudat, Daniel Xingu e Lia Aroeira.

Chorinhos do Final do Século XX

Erineu Maranesi

20h | Cine TEATRO BENEDITO ALVES O compositor e intérprete Erineu Maranesi é internacionalmente conhecido através de suas músicas e canções que já foram trilha de novelas americanas e interpretadas por diversos artistas. Este show reúne diversas composições autorais de Erineu, como “Caixinha Brasileira de Música”, “São Paulo by Night” e “Chôro 95”.


/// 21.nov (dom) Banda de Santana

9h | EUGÊNIO DE MELO (Escada da Igreja) Regida há 24 anos pelo maestro Onofre Rita Santos, a banda apresenta um repertório com seleção de baiões, gafieira e até tema de infantaria. A Banda de Santana foi criada em 1949 pelo maestro João Pistão e declarada, em 2014, patrimônio cultural imaterial joseense, pelo Comphac.

Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

10h às 13h | VICENTINA ARANHA 17h às 19h | PARQUE ALBERTO SIMÕES

Andanças Passarinheiras Grupo Passarinheiros

10h30 | VICENTINA ARANHA


Melissa Rahal

/// 21.nov (dom) Miragens na Caixa Grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo

10h | ARENA PARQUE DA CIDADE Num jogo de imagens e trilha sonora, os miniespetáculos “Mãe D’água”, “Histórias de Pescador”, “Procissão das Almas” e “Viagem a Marte” contarão histórias curtíssimas através de uma caixa com bonecos e miniaturas. Esses contos fazem parte das manifestações culturais presentes no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira

A Fabulosa Caravana do Seu Malaquias Boneco Vivo

15h | ARENA PARQUE DA CIDADE O espetáculo é baseado nos antigos circos de lona que chegavam ao interior para alegrar a todos. Seu Malaquias chega com sua trupe tocando e cantando, trazendo atrações como Mágicas, Encantamento de Cobras e Batalhas de Repente. Para finalizar, o público é convidado a brincar com a cobra gigante, cantando e dançando músicas do imaginário popular.


/// 22.nov (seg)

Céu Acústico 21h | TEATRO MUNICIPAL Céu é considerada uma das artistas brasileiras mais importantes de sua geração. Estreando sua carreira com uma indicação ao Grammy americano, ela foi também indicada oitos vezes e vencedora de três Grammy Latino com os álbuns Tropix (2017) e Apká! (2020). No show, a cantora revisita grandes sucessos de sua carreira, que conta com músicas dos cinco álbuns de carreira de Céu lançados nos últimos 15 anos.


/// 22.nov (seg) Concerto de Música Barroca

Núcleo de Música Antiga do Centro Ambiental Edoardo Bonetti

19h30 | cine TEATRO BENEDITO ALVEs A orquestra de câmara se apresenta com instrumentos originais, ou cópias de instrumentos de época – como o cravo construído na Holanda (modelo italiano do século XVII). Neste concerto traz grandes obras do período barroco para formação de câmara, e convida dois solistas vocais, expoentes do canto da cidade de São José dos Campos: Elisa Braga (soprano) e Isaque Oliveira (barítono).

/// 23.nov (ter) Beatles Banda Rádio Galena

20h | TEATRO MUNICIPAL A apresentação é uma homenagem à aquela que, sem dúvidas, foi e sempre será a melhor banda do Mundo: THE BEATLES. O show traz um repertório que mostra toda a trajetória da banda, desde sua formação na fase Cavern Club, passando pelo Iê-Iê-Iê e ao psicodelismo, até a fase de separação da Banda.


/// 24.nov (qua) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

Denise Marcondes

18h às 21h | FEIRA NOTURNA DE SANTANA

Cena de Mulher Cinthia Jardim, Helô Ferreira e Maysa Ohashi

20h | cine TEATRO BENEDITO ALVEs Um projeto que visa dar espaço para difundir e divulgar o trabalho de mulheres que se relacionam com a música, evidenciando o talento e a força da mulher artista do Vale do Paraíba através de rodas de conversas com muita música.

Duo Baldini -Gondim 20h30 | TEATRO MUNICIPAL

Baldini (spalla da OSESP) e Talita Gondim (pianista premiada no Concurso Jovens Solistas 2019 da OSESP) trazem no repertório obras de Mozart, Schubert, Schumann e Samuel Coleridge Taylor.


/// 25.nov (qui) De 1943 até aqui Banda Bike

19h30 | TEATRO MUNICIPAL

Thaís Valença

Trazendo ao público o seu marcante rock psicodélico, o grupo reúne canções de seus quatro discos, além de algumas novidades da produção de seu quinto álbum, em produção desde o início da pandemia. Formada em São José dos Campos, a Banda Bike soma mais de 300 shows em 16 estados brasileiros, já fez turnês pela Europa, além de ser a única banda brasileira a ter um single lançado pelo selo 30th Century Records.

bar de quinta

Garoa

Jota.pê

21h | CINE TEATRO BENEDITO ALVES

Acompanhado de Marcelo Mariano (direção musical e baixo) e Kabé Pinheiro (bateria e percussão), Jota.pê apresenta seu show autoral “Garoa”, mesmo título do EP lançado em fevereiro de 2021. As músicas autorais do artista têm influências diversas da MPB, de Djavan a Caetano Veloso. Passeando pelo manguebeat de Chico Science, o show é repleto de balanço e carisma do início ao fim.


/// 26.nov (sex) Noite de autógrafos e lançamento de livro 19h | CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA

Pedro Céu

De autoria dos irmãos Fátima Aparecida e José Donizetti dos Santos, o livro “Parangava, O Rio” é um registro da memória poética do Rio Parangava e seus arredores, tendo como fio condutor as histórias do núcleo familiar de Lili Figureira, pessoa marcante da região. Durante a noite de autógrafos, haverá a apresentação de música sertaneja “Uma Viagem de Meio Século”, de Gustavo e Giba Reys.

Redemoinhos Coletivo Estoril

20h | TEATRO MUNICIPAL O Coletivo Estoril é um núcleo de mentes abertas a novas experiências musicais e espirituais, com sonoridade e batidas próprias, além de refrãos marcantes. O show é para fazer as cabeças e corpos dançarem a todo tempo, levando aos palcos a energia dos batuques, a psicodelia de timbres e riffs somados às mensagens positivas de amor e união.


/// 27.nov (sáb) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

Felipe Miranda

10h às 13h | praça cônego lima / quiosque banhado

Acústico 30 anos Marco Aguyar

13h | sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Concerto celebrando os 30 anos de música do cantor, compositor e instrumentista Marco Aguyar, em uma formação acústica e reduzida, dois violões e cajon, o que dá uma sonoridade mais intimista às canções.

Uma Viagem de Meio Século Gustavo e Giba Reys

14h30 | sede fundação cultural (espaço do bambuzal)

A Flauta que me Roubaram Joca Freire

16h |sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Essa apresentação traz os poemas de Cassiano Ricardo musicados por Joca Freire. Além do poema “A Flauta Que Me Roubaram”, também fazem parte do repertório as obras “Subsolo” e “Os Hereges”.


/// 27.nov (sáb) Show Fuá Caipira Grupo Fuá Rabecado

17h30 | sede fundação cultural (espaço do bambuzal) Este show dançante e interativo, voltado para todos os públicos, é resultado de um projeto que busca reverenciar e fortalecer a identidade rural do Vale do Paraíba por meio de gêneros e ritmos musicais da região.

Festival Cancioneiras

Donas do Samba Dona da Rua e Mirella Costa

19h | CINE TEATRO BENEDITO ALVES O espetáculo leva a potência das composições femininas em diferentes momentos da história do samba, apresentando repertório de nomes consagrados como Ivone Lara e Leci Brandão e compositoras menos conhecidas pelo grande público, como Dora Lopes e Elvira Pagã, além das contemporâneas Manu da Cuíca, Marina Íris e Teresa Cristina.

Elton John Tribute Zégui Muricy e banda

20h30 | TEATRO MUNICIPAL


/// 27.nov (sáb) Oficina de percussão corporal e ritmos brasileiros

Guilherme Augusto

14h às 17h youtube.com/fccrsjc Os participantes serão convidados a explorar a musicalidade do próprio corpo. Os exercícios que fazem parte da oficina estão baseadas em jogos e dinamicas da percussão corporal, técnicas de percussão e criatividade, fonemas e movimento. É uma técnica que desenvolve a escuta, integração, cooperação abarcando a diversidade e individualidade de cada um.

/// 27 e 28.nov (sáb e dom) Residência de Composição François Muleka

27/11 - 16h30 às 20h30 28/11 - 14h às 18h Cc CLEMENTE GOMES O curso pretende ser um espaço seguro de expressão, escuta e pesquisa em que, com o auxílio de dinâmicas criadas para tal intento, as pessoas envolvidas possam descobrir maneiras mais cômodas e confortáveis para expressarem-se através da composição. Serão 2 encontros em que François Muleka vai compartilhar seu método de composição e apresentar detalhadamente seu processo de criação.


/// 28.nov (dom) Arte nas Ruas

Intervenções artísticas

10h às 13h | VICENTINA ARANHA / 17h às 18h | PARQUE ALBERTO SIMÕES

Canoa Minha Canoa Cia Cultural Bola de Meia

10h30 | parque VICENTINA ARANHA A história se passa à beira de um riacho, onde os músicos e artistas interagem com os bonecos e com o público. Uma peça singela, onde dois peixinhos, Peixita e Peixoto, narram a história de amor entre Ritinha e Pedro, o pescador.

Despedaçado ao vivo

Rafael Gonzá

14h | sede fundação cultural (espaço do bambuzal)

Workshop de Prática de Conjunto Marcelo Mariano

14h às 17h | CC CLEMENTE GOMES Com grande experiência em gravações e shows, Marcelo ministra workshops e masterclass focado em pratica de conjunto, onde pode avaliar, exemplificar e experimentar todas os tipos de situações musicais, tanto nos palcos, como em estúdios de gravação.


/// 28.nov (dom) Acenando com Bandeira

Nando Luz e Grupo

15h | sede fCCR (bambuzal)

Canto de Coruja Cia do Farol 15h | ARENA PARQUE DA CIDADE

Gustavo Serrate

Fábio Miranda 16h | sede fundação cultural (espaço do bambuzal)

O espetáculo é apresentado por um violeiro só, que viaja pelo sertão que existe dentro da gente, caminhando pelas memórias dos dias, pessoas e lugares que não vão mais voltar, em canções cheias de bagagem. A apresentação intercala as músicas com versos, poesias e causos.

Sampaio 70

Bruno Moreira

Danilo Moura e Victor Mendes

17h | sede fundação cultural (espaço do bambuzal)

É um tributo ao compositor Sérgio Sampaio e sua obra. Suas composições variam por vários estilos musicais, indo do samba e choro ao rock and roll e blues. Lançou, em vida, três discos sólidos e inventivos e deixou também um trabalho póstumo de qualidade reconhecida.


/// 28.nov (dom) Ressignifica Som Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos

19h | TEATRO MUNICIPAL Reinventar-se. Esse foi um dos termos mais dito e redito, ouvido e interiorizado nos últimos tempos. O canto se propagou, na velocidade do som, por outros meios, em outras ondas, mas seguiu a canção. Música que preenche a vida, alimenta o ser e deixa o afeto como lembrança. O espetáculo é uma pequena mostra do trabalho realizado nas atividades por vídeo conferência. ............ O Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos é um projeto cultural de formação musical e profissionalização artística destinado a jovens de 16 a 34 anos, com ou sem experiência. Ele foi criado em 2005 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Sua trajetória como maestro do Coro Jovem é marcada pela inovação, pelos constantes desafios e oportunidades de mudança que surgem ao longo dos anos.


/// 30.nov (ter) Zico Lima & Banda 19h | Cine teatro benedito alves

Aniversário rancho do tropeiro - 25 anos

Caravana Zé da Viola 19h | Casa de cultura rancho do tropeiro ernesto villela Nesta data em específico, a apresentação homenageia o aniversário de 25 anos da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro. A ocasião será comemorada com muita música, tanto clássicos caipiras quanto composições autorais do mestre Zé da Viola, e com as rodas de conversa sempre presentes na Caravana.

Eco Musical - A Voz da Natureza 20h30 | cine teatro benedito alves Espetáculo musical de 12 canções sobre temas ecológicos, com variações de ritmos inspirados em diversas culturas e textos que estimulam a reflexão sobre a condição ambiental planetária, da relação dos seres humanos com a natureza e da necessidade de preservar o meio ambiente para nossa própria sobrevivência.


/// 30.nov (ter) Priscilla Coutto 21h | TEATRO MUNICIPAL Comemorando seus 18 anos de carreira, Priscilla é dona de uma voz marcante, seu show é cheio de misturas e estilos, com muito swing e energia para “tirar o pé do chão”.


/// mediação Alexandre Petillo é jornalista, escritor e roteirista. Escreveu para diversos veículos, como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Época e Superinteressante. Foi diretor de núcleo da TV Vanguarda. Autor de seis livros, entre eles “Curtindo Música Brasileira” e “A ira de Nasi”. É roteirista do longa “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94” e “Você Não Sabe Quem Eu Sou”. Filipe Manoukian é jornalista, especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP). Atua como repórter, editor e roteirista. Já colaborou com os jornais Folha de S.Paulo, ValeParaibano e O VALE, entre outros, com as revistas Playboy e Bravo!, e com os portais BBC e O Eco. Foi editor do caderno de cultura do jornal O VALE.

João Pedro Teles é jornalista, pós-graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global na PUC-RS. Acumula passagens pelo jornal O VALE, portal Meon e revista Metrópole. Atuou como produtor cultural na Oficina Cultural Altino Bondesan e captador de recursos para projetos culturais.

Suzane Rodriguez é jornalista, com cursos de Marketing Digital e Jornalismo em Contextos Regionais (USP). Já atuou como produtora, repórter e colunista em diversos veículos de comunicação, entre eles Band, ValeParaibano, O VALE, Vanguarda e G1, e trabalhou com comunicação e suporte artístico na agência Novità. Ticiana Schvarcz é jornalista, especialista em Cinema, Video e Fotografia (Anhembi Morumbi) e estudante de Marketing e Comunicação Digital (USP). Integrou a equipe de jornalismo e reportagem da TV Vanguarda por cinco anos, onde reformulou a agenda cultural dos telejornais com a criação do quadro #PARTIU. Também é ilustradora.


/// documentário E, de repente, o público. Após um período de indefinição e distanciamento, o músico, enfim, reencontra a razão da sua arte – aquele que ouve; aquele que canta junto; aquele que se emociona, que sorri e se transforma. Como serão esses momentos? Público e artistas ansiosos. Os sorrisos continuam escondidos, mas os olhos também sorriem. Primeiro festival de música depois dos momentos mais críticos da pandemia em São José, o Mês da Música será, certamente, marcante para todos. Para eternizar o momento, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo convidou alguns cineastas para acompanhar, ao longo do evento, o dia a dia de alguns músicos da cidade e mostrar como esse reencontro será especial. O minidocumentário vai reunir entrevistas e imagens de bastidores do festival, destacando a produção musical de São José dos Campos e, sobretudo, o poder da música – um arte que sempre vai resistir e reunir. André Pires é produtor de vídeo e jornalista. Foi produtor de jornalismo na TV Vanguarda e, desde 2007, trabalha com cinema e produções audiovisuais para TV. Entre os trabalhos, estão os documentários “Retratos, Benedito Barbosa”, “Sobre o Tempo: Nenhum de Nós, um retrato” e “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94”. Erick Miranda é produtor audiovisual e designer. Atua com projetos de comunicação há mais de 20 anos e está, desde 2009, trabalhando com cinema. Como produtor executivo, esteve à frente dos documentários “We Need Songwrites”, “Você Não Sabe Quem Eu Sou”, “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94”, entre outros filmes.


/// endereços Sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo Centro de Estudos Teatrais (CET) Galpão Altino Bondesan Centro Cultural Clemente Gomes Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana - São José dos Campos (12) 3924. 7332 Feira Noturna Parque da Cidade Av. Olivo Gomes, 200, Santana - São José dos Campos Cine Teatro Benedito Alves R. Rui Dória, 935, Centro - São José dos Campos (12) 3924. 7344 Teatro Municipal de São José dos Campos R. Rubião Júnior, 84 - Shopping Centro, 3º piso - São José dos Campos (12) 3924. 7339 Praça Cônego Lima Centro, São José dos Campos Parque Alberto Simões Av. Pico das Agulhas Negras, 112, Altos de Santana - São José dos Campos

/// ingressos Espetáculo presencial, com público reduzido e reserva de ingressos pelo site da FCCR. Os ingressos serão disponibilizados sempre com dois dias de antecedência do espetáculo | www.fccr.sp.gov.br O uso de máscara é obrigatório e haverá aferição de temperatura na entrada, seguindos todos os protocolos sanitários de combate à covid-19.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.