Revista Mundo e Missão - Março

Page 1

FAZENDA DA ESPERANÇA

um tesouro: nosso carisma Cresce na França a esperança que o mundo inteiro necessita: esperança que é o próprio Deus

A

s primeiras missionárias com o desejo de propagar o carisma da Esperança em terras francesas chegavam no dia 09 de fevereiro de 2017, de diversos países: Eslováquia, Colômbia, Bélgica e Alemanha. Um caminhão trouxe móveis e objetos para compor o local, antes utilizado por irmãs de uma ordem religiosa da Polônia. A casa foi doada pela diocese de Fréjus-Toulon para se tornar a primeira unidade da Fazenda da Esperança na França. O centro feminino está localizado em Villecroze, uma pequena cidade na região sul do país. Christine Magg, nascida na Alemanha e responsável pela Fazenda na França, conta, a seguir, a experiência e os frutos da missão que celebrou dois anos no dia de Nossa Senhora de Lourdes, 11 de fevereiro. Acompanhe: “Quando aqui chegamos, deparamo-nos com um novo país, nova língua, cultura, situações, maneiras de viver, de lidar com dificuldades e com toda a problemática das drogas. Ao mesmo tempo, tínhamos a pequena semente, nosso Carisma da Esperança, que pode ser comparado a um tesouro doado por Deus e por nossos fundadores. Nós somos agora seus portadores e devemos transmitir esse carisma para o país, onde a Igreja e o Estado se separam totalmente. Poucas pessoas vivem a religião e, assim, os valores, o individualismo e o consumismo tomam conta da vida da maioria dos franceses. Percebemos que essa gente perde progressiva-

46

MUNDO E MISSÃO

Fazenda da Esperança

Por Letícia Dias

mente a esperança, que as jovens que nos procuram não encontram, muitas vezes, um sentido de viver. Como consequência, caem nas drogas, no álcool, na depressão, em problemas com a alimentação e em outras dependências, inclusive afetiva. Nesse contexto, temos uma resposta a dar: o nosso carisma, que é capaz de tocar os corações.

O CARISMA SE PROPAGA Estamos aqui sem falar direito a língua e sem conhecer bem a cultura, mas, aos poucos, nos integramos aos franceses. É bonito ver como o carisma se espalha, não por eloquentes palavras, explicações teóricas e inteligentes, mas pelo nosso testemunho. Por meio dos pequenos gestos que procuramos fazer quando estamos fora, ou nos momentos em que as pessoas vêm à nossa casa.


Desde o começo, procuramos fazer com que a casa esteja aberta para acolher a todos. Recebemos peregrinos, grupos de jovens, famílias, e todos têm a liberdade de, através de nossa acolhida, sorriso, na maneira de arrumar as camas, preparamos a alimentação, sentirem que Deus está presente entre nós. Tentamos manter um equilíbrio entre dar bastante abertura para que o carisma possa se espalhar, crescer e estar visível para todas as pessoas que nos procuram, e, por outro lado, devemos protegê-lo para que não perca a sua essência, aquilo que Deus confiou há 35 anos aos nossos fundadores. Isso porque a Europa exige muito em relação à liberdade, à razão e à ciência. Por isso, é preciso que o carisma brilhe e, ao mesmo tempo, temos o dever de guardá-lo como um tesouro. Uma plantinha que precisa crescer para dar frutos.

TRANSFORMAÇÃO INTERIOR Vivemos várias experiências interessantes. Por exemplo, uma família espanhola com 12 filhos foi acolhida por nós num momento em que não tinha onde morar. E sentimos que foi realmente a esperança que a carregava nesse episódio espinhoso de mudança de país. Também, no início, uma das nossas vizinhas era muito fechada. Ela não entendia quem éramos. Procuramos amá-la da forma que podíamos: cumprimentar, sorrir, dar atenção. Hoje ela se tornou uma grande amiga que, quando a gente precisa sair, cuida até das nossas galinhas.

Outra pessoa não conseguia se aproximar da fé religiosa e, devido a experiências negativas, não acreditava mais na Igreja. Através do nosso olhar que transmite amor, acolhimento, doação, ela sentiu que tais valores vêm de Deus. E assim voltou a acreditar. Agora recomeça uma vida de fé. Sentimos aqui a essência de tudo. Podemos transmitir nosso carisma por meio dos relacionamentos, que são como sementes plantadas em cada pessoa que se relaciona conosco. Com pequenos gestos, ‘regamos’ uma nova esperança que um dia se transformará em frutos. Nas situações que vivenciamos, encontramos a alegria e a recompensa de ver em cada pessoa essa transformação interior. Através da providência divina, isso se manifesta em acolhida de famílias e de pessoas em dificuldades que nos procuram. Dentro de casa procuramos ser cada vez mais fiéis à unidade, como a um alicerce, para que nosso carisma possa crescer. Compreendemos que as coisas de Deus precisam amadurecer e não mudarão de um dia para o outro; por isso, estamos dispostas a continuar aqui. Convidamos a todas as pessoas a contribuírem com essa bela experiência de missão na França por meio de orações, de ajuda material, e, até mesmo, de disponibilidade física como voluntárias, a fim de que possam doar, por um tempo, a sua vida para gerar e levar a Esperança aos confins da terra.”

Janeiro | Fevereiro • 2019

47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.