Ebook Especial Regresso às Aulas 2023/24

Page 1

ESPECIAL kit de sobrevivencia para pais e filhos

ebook
Tudo o que precisa de saber para um ano em grande
2023/24

ÍNDICE kit de sobrevivencia para pais e filhos

Calendário Escolar

2023/2024

Tempo letivo e férias escolares

02 Planear para poupar: checklist do regresso às aulas

2.1 Material para o arranque escolar

2.2 Saco de desporto: checklist do que não pode faltar

2.3 Aprender com a Escola Virtual 03 Voltar à escola sem stress: o segredo é preparar!

3.1 Entrar na rotina com antecedência

3.2 Organização do espaço de estudo

3.3 Ano letivo “sem gritos”

3.4 Primeiro dia: chegue seguro, #cheguemaistarde

!!!
! !!!

CALENDÁRIO ESCOLAR 2023/2024

Em que data começam as aulas, os exames e as provas? E quando terminam? Quando podemos marcar férias? Conhecer o calendário escolar é fundamental para agilizar as rotinas familiares.

Antecipar é a palavra de ordem quando se de trata de organizar o dia a dia da família. Ter o calendário escolar em mente, na agenda ou na porta do frigorífico é meio caminho andado para que nada falhe.

Neste ano letivo, as escolas renovam a possibilidade de optar por uma organização trimestral (três períodos) ou semestral (dois períodos). Podem ainda substituir dois dias de atividades letivas por outras, que envolvam encarregados de educação e alunos, ou utilizar até dois dias das férias da Páscoa noutro período de interrupção.

Entre 12 e 15 de setembro de 2023, arranca o primeiro período, que se estende até 15 de dezembro. De 18 de dezembro de 2023 a 2

de janeiro de 2024, decorrem as merecidas férias de Natal em família.

Depois da entrada no novo ano, o regresso às aulas está marcado para 3 de janeiro, terminando a 22 de março. Pelo meio, entram ainda as férias de Carnaval, de 12 a 14 de fevereiro.

Como sempre, o terceiro período apresenta ritmos diferentes. De 8 de abril a 4 de junho, os alunos do 9.º, 11.º e 12.º ano terminam as aulas, ao contrário dos alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º ano, que apenas acabam o ano letivo a 14 de junho. Para o pré-escolar e o 1.º Ciclo, as férias de verão começam a 28 de junho.

•• 3 ••
01

2.1

MATERIAL PARA O ARRANQUE DO ANO LETIVO

A cada início de ano letivo, a história repete-se: os miúdos querem comprar tudo novo e os pais alertam para o reaproveitamento.

Se, por um lado, há materiais que ainda estão em boas condições, por outro, o meio ambiente agradece a poupança. Ainda assim, há muitos artigos nos quais é preciso investir no começo do ano escolar. Este não deixa de ser um dos melhores momentos do regresso às aulas. Ainda se lembra?

Materiais à vista! Escolha o que, efetivamente, está em condições de reutilizar e aposte em artigos que ofereçam durabilidade, para não ter de os voltar a comprar a meio do ano.

Toca a abrir os manuais. Faça a reserva dos manuais antecipadamente. Pode fazer esta agilização na plataforma MEGA,

para manuais gratuitos, ou estar atento a vouchers e descontos disponíveis.

Guarda-roupa a gosto. Os miúdos não param de crescer! Aposte em calçado e peças confortáveis no arranque do ano escolar, sem deixar de fora o estilo e a personalidade dos seus filhos.

Compre sem sair do lugar. Adquirir os essenciais para o regresso às aulas online pode ser muito vantajoso. Além de escolher só o que precisa, evita filas e eventuais birras…

Fique atento aos descontos. Nesta altura do ano, são muitas as marcas que aplicam bons descontos, que contribuem para o equilíbrio do orçamento familiar nesta fase de gastos acrescidos. Investigue e aproveite!

•• 4 ••

2.2 O MEU (SACO DE) DESPORTO

Sabia que a atividade física deve ser praticada de forma regular, em qualquer idade, idealmente logo desde o nascimento? Parece que já temos um trabalho de casa!

O objetivo desafiante é da Organização Mundial da Saúde (OMS), com direito a lembrete do pediatra.. A verdade é que nem sempre se dá a atenção merecida à disciplina de Educação Física. A maior preocupação dos pais é se os filhos têm boa nota a Matemática ou a Português.

O desporto tem um papel fundamental no dia a dia das crianças: diminuir a ansiedade, reforçar o sistema imunitário, promover a socialização e desenvolver capacidades como a memória e a concentração, melhorando o rendimento escolar são alguns dos benefícios.

Quando chega a hora do exercício, é preciso ter tudo preparado! Em primeiro lugar, aposte num bom saco de desporto - espaçoso, resistente e adequado ao tamanho da criança.

É mesmo importante que os essenciais do desporto não se coloquem juntamente com os materiais e livros escolares na mochila, para não provocar estragos indesejados.

Em segundo, é bom fazer uma checklist para relembrar tudo o que tem de estar no saco. O ideal é tratar desta organização ao fim de semana, para não ser mais uma tarefa a adicionar à rotina semanal.

Começamos pelo fato de treino - com calças ou calções (dependendo se os dias estiverem frescos e as aulas forem ao ar livre), um top ou uma t-shirt, meias, ténis, sapatilhas (para a ginástica), cantil e elásticos para o cabelo.

Estes são os básicos. Se a escola promover modalidades como natação, patinagem ou outro desporto coletivo deve perceber junto do professor que outros artigos será necessário adicionar.

No regresso às aulas, há sempre muitas coisas para tratar e comprar. É um descanso quando se consegue fazê-lo numa só loja e com preços acessíveis. Na Decathlon encontra tudo o que precisa para a Educação Física e para um regresso à escola em grande.

ESCOLA VIRTUAL

É divertido aprender!

Sabia que há um “lugar” que dá apoio ao estudo e permite que os pais acompanhem todo o processo? Com direito a pontos, medalhas e prémios!

Ajude-os a dar conta do recado Nem todos os miúdos têm a mesma facilidade em organizar-se e nem sempre é preciso que as notas desçam para recorrer ao apoio ao estudo. A Escola Virtual é uma plataforma inteligente e a mais utilizada pelos alunos em Portugal. Descobrimos que o truque é ter a versão premium, que os ajuda a serem cada vez mais autónomos no estudo!

Tour pela Escola Virtual: venha daí! Nesta comunidade de sucesso escolar faz-se a ponte direta para diferentes níveis de conhecimento, através das mais variadas e modernas ferramentas, incluindo recursos com realidade aumentada. A derradeira aventura começa ao escolher uma das disciplinas e segue ao ritmo de cada um, entrando num mundo de possibilidades: Entrar no Simulador de Testes; Aprender com jogos e aulas interativas; Preparar as provas e exames nacionais; Consultar o “Meu Progresso”; Ganhar medalhas e acumular prémios.

Assim, até parece fácil sobreviver ao ano escolar e passar com distinção!

•• 6 ••
2.3

Este é o testemunho de um dos muitos encarregados de educação que testaram com o seu filho esta plataforma sofisticada e intuitiva, que se ajusta ao ritmo de aprendizagem do aluno e lhe dá sugestões para melhorar os resultados! A pensar nos pais, há relatórios de progresso para ficarem a par das áreas em que os alunos sentem mais dificuldade. E ainda há complementos para cada ciclo: Eu Leio (1.º e 2.º anos), Meu Futuro (apoio à aptidão

vocacional a partir do 3.º ciclo) e Provas e Exames Finais (9.º ano e Ensino Secundário).

Dê cá mais cinco!

Nesta jornada os miúdos ainda vão ter a oportunidade de desenvolver soft skills, como autonomia, espírito crítico, trabalho em equipa e motivação. É verdade que o ano letivo ainda nem começou, mas deixar tudo para a última nem sempre dá bom resultado. Comece a preparar o futuro com este desconto especial!

•• 7 ••
“Os pais vão notar diferença nos resultados.”

3.1

ENTRAR NA ROTINA COM ANTECEDÊNCIA

Depois das férias, setembro é o mês dos regressos, dos dias mais curtos e atarefados, com stress acrescido. Para diminuir o choque de realidades, nada como preparar a entrada nas rotinas da forma mais suave possível.

Falar é um dos verbos que brilha no palco do regresso às aulas, como refere a psicóloga educacional do PIN - Partners in Neuroscience, Dra. Carla Cohen. Falar dos medos, das ansiedades e das expetativas é meio caminho andado para desfazer alguns “nós” que se possam ir criando. Mas há outros verbos a ter em conta:

Reentrar na rotina passo a passo.

Aproximar o despertar da hora prevista em tempo escolar, bem como a hora de deitar.

Incluir progressivamente atividades de leitura, para facilitar a transição para o período de aprendizagem. Em família, pode ser mais fácil e divertido!

Escolher os materiais escolares. Há nesta atividade uma grande motivação!

Aproveite para introduzir o tema da literacia financeira, no que toca à parte do cuidado com os excessos, a reutilização e a redução de custos.

Organizar um evento de despedida das férias. Isto não significa que os momentos divertidos estejam a terminar, mas, sim, que estão a chegar novos desafios, que precisam de toda a energia possível e imaginária para serem abraçados com sucesso!

•• 8 ••

3.2 COMO ORGANIZAR O ESPAÇO DE ESTUDO?

Antes de começar a estudar, é preciso adaptar o cantinho de trabalho da maneira mais eficaz. Há que criar um espaço organizado, iluminado e com bom ambiente.

Para manter a matéria em dia ou preparar testes e exames, é essencial estudar. Em jeito de incentivo, ajude as crianças a preparar um espaço ao seu gosto e à sua medida, com algumas regras base. Antes de mais, este deve ser um local silencioso e sem interferências externas. Bem sabemos a facilidade que os miúdos têm em encontrar motivos para perderem o foco. Por isso, quanto menos distrações melhor! Mas há muitos outros aspetos a ter em conta.

O cantinho ideal para o estudo deve…

Ter uma mesa à altura da criança, de forma a conseguir ficar com os antebraços apoiados, e uma cadeira confortável, que permita manter as costas direitas e os pés no chão. Receber boa iluminação: a luz deve estar do lado oposto à mão com que se escreve.

Manter uma temperatura ambiente adequada. Locais muito quentes ou muito frios causam desconforto e podem prejudicar a concentração.

Estar arrumado e organizado, para que seja fácil encontrar o material a ser usado.

Ser inspirador, motivando a persistir o objetivo de dar sempre o melhor!

5 dicas para o caminho do sucesso Fazer pequenos intervalos para ajudar o cérebro a memorizar melhor;

Levantar-se de vez em quando para beber água ou para um lanchinho;

Estudar em silêncio, sem música ou a televisão ligada;

Traçar um plano de estudo, definindo prioridades;

Tirar apontamentos nas aulas, para facilitar o estudo em casa;

Criar resumos e esquemas.

•• 9 ••

3.3

ANO LETIVO SEM GRITOS: 5 DICAS

Melhores resultados escolares com menos tempo de estudo, de forma mais divertida e sem gritos. É o sonho de qualquer pai! Quer saber como? A psicóloga Bárbara Ramos Dias dá alguns conselhos.

“Vai deitar-te, que, que amanhã é dia de acordar cedo”; “Vai estudar!”; “Já fizeste os TPC?”; “Já te disse que tens teste amanhã e ainda não te vi a estudar”. Revê-se? Quantas vezes já lhe aconteceu ficar fora do sério, ouvir o tom de voz a subir e perder o controlo? Respire fundo e mantenha a calma!

1 - Comece o ano letivo do zero. Ajude a organizar o quarto e a secretária, mas não arrume pelo seu filho! Percebam juntos o que pode ser reciclado (roupa e material) e deem aquilo que já não é necessário, guardem apenas com o essencial. Quarto arrumado, cabeça organizada!

2 - Ensine a fazer planos de estudo, cronograma, organizar tempo de estudo, brincadeira, desporto, família, jogos, amigos e EU (tempo pessoal).

3 - Faça com ele a lista do que têm de fazer na véspera do dia de aulas. Os livros a colocar na mochila em cada dia da semana, as combinações de lanche que podem ter, as roupas e mochilas das atividades desportivas ou musicais.

4 - Dê-lhe liberdade com responsabilidade e regras firmes, sem cedências e gritos. As regras e limites fazem-nos crescer mais confiantes, com maior capacidade de resistência à frustração e vontade de superar objetivos e obstáculos.

5 – Dê amor, colo, brincadeira, risos, capacidade de escuta, companhia, jogos em família, ataques de cócegas, danças, saltos, passeios e muito mais!

•• 10 ••

CHEGUE SEGURO, CHEGUE MAIS TARDE

E se o primeiro dia de aulas lhe desse mais tempo para estar em família?

Aproveite a viagem: chegue mais tarde e em segurança.

Ainda se lembra do seu primeiro dia de aulas? Do nome da professora mais simpática ou dos primeiros colegas, da cor das paredes, do cheiro da comida do refeitório?

O regresso às aulas fica gravado na memória dos pais e das crianças. O entusiasmo de começar uma nova etapa acompanha o nervoso miudinho e o medo do desconhecido. A pressa de chegar sobrepõe-se à tentação de ficar só mais uns segundos na cama. E para alguns pais e filhos é mais difícil separar-se e entrar novamente na rotina, do que para outros.

Primeiro dia de aulas (mais) seguro

Por esta altura já sabemos que o tempo é um bem precioso. Principalmente o tempo para ver os filhotes crescer, na primeira fila! Mas basta uma pequena distração para tudo

mudar de um momento para o outro. Sabia que 27,5% dos acidentes de viação acontecem nas primeiras horas da manhã?

Planeie com antecedência o primeiro dia, sabendo que vai ter todo o tempo do mundo para os seus pequenos. Transmita-lhes tranquilidade e confiança, para que se sintam seguros, emocionalmente e no caminho para a escola.

A pressa é inimiga da perfeição. Por isso, neste regresso às aulas, junte-se ao movimento da Volvo “Chegue seguro, chegue mais tarde” e passe mais tempo em família. Partilhe momentos especiais neste dia e desafie outras famílias e a sua empresa a entrar neste espírito.

•• 11 ••
3.4
•• 12 •• ´
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.