A BÍBLIA PARA COLORIR - Livro 4: Samuel, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, Daniel, Jonas, Ester

Page 1





Claudia Kündig

Volume 4

Samuel, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, Daniel, Jonas, Ester Tradução: Doris Korber

1ª edição Curitiba 2014


Copyright ©2014, Editora Evangélica Esperança Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total e parcial sem permissão escrita dos editores. Die Ausmalbiebel © 2010 Adonia, Brittnau (Suíça), e Brunnen Verlag Basel Título A Bíblia para Colorir Samuel, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, Daniel, Jonas, Ester Volume 4 Supervisão editorial Walter Feckinghaus Capa e ilustrações Claudia Kündig Texto original Markus Hottiger Tradução Doris Korber Revisão dos textos em português Josiane Zanon Moreschi Sandro Bier Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Hottiger, Markus Samuel, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, Daniel, Jonas, Ester / [texto] Markus Hottiger ; [capa e ilustrações] Claudia Kündig ; tradução Doris Korber. -- 1. ed. -- Curitiba, PR : Editora Esperança, 2014. -- (Coleção a Bíblia para colorir ; v. 4)

Título original: Samuel, David, Salomo, Elia, Elisa, Daniel, Jona, Esther.

ISBN 978-85-7839-104-1

1. Histórias bíblicas - Literatura infantojuvenil 2. Livros para colorir I. Kündig, Claudia. II. Título. III. Série.

14-08331

CDD-028.5

Índices para catálogo sistemático: 1. Histórias bíblicas : Literatura infantil 028.5 2. Histórias bíblicas : Literatura infantojuvenil 028.5

Sobre este livro: Todas as figuras deste livro são produtos da imaginação da ilustradora Claudia Kündig, que usou como base o texto bíblico. Em alguns momentos ela inseriu propositadamente elementos secundários avulsos que talvez não combinem em sua forma apresentada com a época retratada (são os assim chamados “anacronismos”; p.ex., quando uma criança que encontra Jesus tem um urso de pelúcia na mão ou um cego usa uma braçadeira moderna para deficientes visuais). Estes elementos visam apenas alegrar a imagem e evocar um ou outro sorriso. De forma nenhuma é sua intenção alterar o sentido e o conteúdo das mensagens dos volumes da “Bíblia para colorir” publicados até o momento. Os editores

Editora Evangélica Esperança Rua Aviador Vicente Wolski, 353 - CEP 82510-420 - Curitiba - PR Fone: (41) 3022-3390 - Fax: (41) 3256-3662 comercial@esperanca-editora.com.br www.editoraesperanca.com.br


Samuel Um homem e duas mulheres Nos tempos da Bíblia era comum um homem ter várias mulheres. Elcana também tinha duas esposas: Penina já tinha lhe dado filhos, mas Ana, a outra esposa, infelizmente não podia ser mãe. Isso era muito humilhante para uma mulher. Uma vez por ano Elcana ia com toda sua família visitar o templo do Senhor em Siló. Ana aproveitou a oportunidade para contar toda a sua tristeza a Deus. Ela estava muito abatida porque não podia ter filhos. Ana implorou a Deus que ele lhe desse um filho também. Ela prometeu que essa criança serviria a Deus por toda a sua vida. O sacerdote Eli estava observando Ana. Ele viu que ela mexia os lábios, e pensou que talvez ela estivesse bêbada. Quando Eli descobriu porque ela estava tão triste, disse a Ana: “Deus vai atender ao seu pedido!” Ana realmente engravidou e teve um menino. Ela deu-lhe o nome de Samuel.

7


Ana leva Samuel aos sacerdotes Depois de Samuel crescer um pouco, Ana cumpriu sua promessa. Ela levou seu filho ao templo. Ele ficaria lá para servir ao Senhor a vida inteira. Não foi fácil para Ana entregar seu filho, mas ela amava a Deus e queria cumprir sua promessa de qualquer jeito. Certa noite Samuel ouviu uma voz chamando seu nome. Ele levantou-se e foi para perto de Eli, pois pensou que o sacerdote tinha chamado por ele. Mas Eli não tinha chamado Samuel. Isso se repetiu uma segunda e uma terceira vez. Então Eli disse a Samuel: “Se você ouvir a voz de novo, então diga: ‘Fale, Senhor, seu servo está ouvindo’.” De fato: Samuel ouviu a voz mais uma vez. Ele disse: “Fale, Senhor, seu servo está ouvindo.” Então Deus falou com Samuel. Samuel tinha sido escolhido para ser sacerdote. Mas tarde ele também se tornou juiz sobre Israel.

8


Saul torna-se rei O povo de Israel imitava cada vez mais o comportamento dos povos vizinhos. Por isso, os israelitas também queriam ter um rei, como seus vizinhos. Certo dia, um jovem chamado Saul saiu com seu criado para procurar algumas mulas que tinham fugido. Apesar de procurarem por toda parte, não conseguiram encontrar nenhuma pista dos animais. Por fim, Saul foi se aconselhar com o profeta Samuel. Mas Samuel já sabia de tudo. Ele já estava esperando com uma refeição deliciosa. No dia seguinte, derramou óleo sobre a cabeça de Saul e declarou que ele seria rei de Israel. O próprio Deus tinha dado esta tarefa a Samuel.

9


Saul comete um erro No começo Saul foi um bom rei. Ele ouvia a Deus e fazia o que Deus queria. Mas com o tempo ele ficou cada vez mais orgulhoso. Antes de uma batalha importante, ele ficou impaciente e não quis esperar pelo profeta Samuel, para que este fizesse o sacrifício. Como Samuel estava demorando, o próprio Saul matou o animal. Isso era proibido.

10


Davi Um pastor de ovelhas é ungido rei Como Saul estava ficando cada vez mais egoísta e orgulhoso, Deus mandou que o profeta Samuel ungisse um novo rei. Deus mostrou-lhe quem ele tinha escolhido. Samuel foi até a casa de Jessé e ungiu seu filho caçula, Davi, como sucessor de Saul. Mas isso não tornava Davi automaticamente rei. Naquele momento, ele voltou para o campo, para cuidar de suas ovelhas.

11


Davi canta para Saul Saul tinha ataques cada vez mais frequentes de mau humor. Seus servos foram procurar alguém que soubesse tocar algum instrumento. A música poderia alegrar o rei. Alguém sugeriu chamar Davi. Davi tinha o costume de cantar muito quando estava com as ovelhas no campo. Ele tocava harpa muito bem. Por isso Davi foi levado até o palácio. Sempre que Saul ficava de mau humor, Davi tocava harpa para animá-lo. Muitas vezes isso funcionava. Mas às vezes nem mesmo a melodia mais bonita dava resultado. Especialmente quando chegou o aviso de que os filisteus, um povo guerreiro, estavam se preparando para atacar novamente seu vizinho Israel. Saul teve de reunir seu exército e sair novamente para a guerra.

12


Davi e Golias Os israelitas estavam com muito medo. Os filisteus tinham um soldado muito grande e forte: Golias! Ele saía todas as manhãs de sua barraca e gritava para os israelitas: “Se um de vocês vier lutar sozinho contra mim e me derrotar, vamos considerar que Israel venceu os filisteus. Mas se eu ganhar, os filisteus serão os vencedores desta guerra!” Ele também ficava zombando de Deus. Mas nenhum dos israelitas queria enfrentar este gigante. Quando Davi foi visitar seus irmãos no acampamento do exército, ele ouviu a respeito deste Golias. Corajosamente, foi enfrentar o gigante sem espada nem armadura. Davi só levou consigo sua funda e uma bolsa com pedrinhas. Mas ele confiava em Deus. Com um tiro certeiro da funda, ele acertou uma pedra bem no meio da testa do gigante Golias. Este caiu morto no mesmo instante. Deus tinha dado essa vitória a Davi.

13


14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.