A Bíblia do Pregador - 8 - RA - Capa Marrom Claro/Escuro

Page 6

921

Marcos 1 – 2

poder Jesus entrar publicamente em qualquer ci- 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! dade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e Quem pode perdoar pecados, senão um, que é de toda parte vinham ter com ele. Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles A cura de um paralítico em Cafarnaum assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais Mt 9.1-8; Lc 5.17-26 sobre estas coisas em vosso coração? 1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafar- 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão naum, e logo correu que ele estava em casa. perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo toma o teu leito e anda? junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados a palavra. 3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um para- — disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai lítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa para tua casa. da multidão, descobriram o eirado no ponto cor- 12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, respondente ao em que ele estava e, fazendo uma tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim! os teus pecados estão perdoados. 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e A vocação de Levi arrazoavam em seu coração: Mt 9.9; Lc 5.27-28 13 De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os Mc 2.1-12 A cura do paralítico ensinava.

2

A fama de Jesus percorria o país inteiro. Também os amigos do paralítico ouviram falar do Senhor e se prontificaram a levá-lo até ele. 1. O paralítico. a. Estava totalmente desamparado e não podia ir sozinho. b. Era completamente dependente e foi carregado por seus amigos. c. Estava interiormente e exteriormente na miséria (v. 5). 2. Os amigos do paralítico. a. Eram cheios de amor fraternal. b. Tiveram grande fé. c. Estavam em quatro, um sozinho não conseguiria nada. d. Eram, em seu amor, criativos e incansáveis (v. 4). 3. O grande Redentor. a. Ao primeiro olhar viu a fé que os carregadores tinham (v. 5). b. Depois olhou o enfermo (v. 5). c. A fala amorosa de Jesus: “Meu filho”. d. Seu maior ato de amor: o perdão dos pecados (v. 5). e. A palavra poderosa de Jesus: “Levanta-te e anda” (v. 11). 4. A multidão perplexa. Aquele que foi trazido carregado por quatro homens agora carregava a sua própria cama! O perdão dos pecados traz vida nova e nova força para o serviço (Ef 2.5-6; Jo 11.43-44; At 3.7-8; Rm 6.1-4; 1Ts 2.9).

De publicano a apóstolo

Mc 2.13-17

Levi, como seu nome já diz, era de descendência sacerdotal, da casa de Arão. Porém era dominado pelo dinheiro. Os judeus consideravam os publicanos como traidores e pecadores (Mt 9.11). 1. Um chamado divino. a. Ele foi dirigido a um apóstata. b. A um homem que trabalhou para os inimigos romanos. 2. Onde Levi recebeu o chamado. a. Na coletoria, cobrando impostos. b. Durante o seu serviço. 3. Como recebeu o chamado. a. Totalmente inesperado. b. Quando o Senhor passou (Não durante uma pregação). 4. Foi convidado para: a. Desistir do seu negócio rendoso. b. Seguir ao desprezado Nazareno. 5. Como Levi avaliou o chamado. a. Deixou tudo. b. Seguiu imediatamente, como outrora Abraão (Gn 12.4). 6. O que se seguiu a este chamado divino. a. Uma vida completamente nova. b. Um novo serviço: pescador de homens. c. Um novo ministério como apóstolo. d. A ele agradecemos o Evangelho segundo Mateus.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.