edição 832

Page 1

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

31 de julho de 2009

ANO XX - Nº 832 31 de julho de 2009

Distribuição Gratuita

Está circulando, desde o dia 20 de Junho, a nova edição Especial de Inverno da Revista "Encantos e Sabores", fascículo trimestral do Jornal Campos do Jordão & Cia.

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Temporada foi muito boa mas pode melhorar

Ela traz em suas páginas reportagens sobre os principais eventos que a cidade oferece, ótimas dicas culturais, de compras, lazer e de gastronomia.

Empresários, comerciários, jordanenses e turistas destacam pontos positivos e negativos da Temporada 2009

Encantos e Sabores circula com 100 páginas em papel couchê e reserva lindas imagens de Campos e Região.

Bem mais que um Guia, Encantos e Sabores é a vitrine de Campos do Jordão.

Próxima edição: Primavera: 20 de Setembro - Fechamento: 20 de Agosto WWW.ENCANTOSESABORES.COM.BR - (12) 3662-3090 / 3664-4368

casado 832.pmd

1

FOTO:KADU SCHIAVO

Encantos e Sabores pode ser encontrada no Portal, hotelaria, restaurantes e no Shopping Abernéssia. Sua distribuição é gratuita.

"Fim de Feira", é tempo dos diversos segmentos empresariais, administrativos e sociais da cidade contabilizarem ganhos, prejuízos e começarem a se programar para 2010. Que eventuais erros e distorções técnicas ocorridas sejam corrigidos e os eventos programados para a próxima temporada se saiam melhor ainda. Confira reportagem na página 3.

31/7/2009, 14:16


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Fim de Feira nº 27.

Sobe

Literalmente apaixonado por Campos do Jordão, desde que me conheço por gente, e residente na estância há 27 anos, toda vez que a temporada chega ao fim costumo fazer algumas considerações sobre a "alta temporada". "Fim de Feira" é o termo que costumo usar para definir o período. A hora da "xepa", também caberia para definir este momento delicado, quando cada cidadão coloca as fichas na mesa e inicia um balanço do período junho/julho. Foi bom? O setor gastronômico, sem dúvida alguma, foi o que melhor se saiu. As casas que investiram em qualidade e souberam mostrar seus produtos não tem do que reclamar: Foi Muito Bom. Mesmo! O trade hoteleiro também registrou um ótimo movimento, embora lotado apenas nos finais de semana. Afinal, hoje em dia, desde jovem, quase todos cidadãos trabalham. O velho e saudoso hábito de "fazer estação" (na época: 15 a 30 dias de papo pro ar coçando) já era. Daí a importância do trade hoteleiro estar bem preparado e equipado para o turismo de negócios, que deve gerar movimento o ano inteiro. Para o comércio em geral a temporada foi de razoável a boa. Empresas situadas em galerias e shoppings se deram melhor. O público prefere fazer compras onde há múltiplas escolhas de lojas, produtos, ofertas, mais conforto e segurança. Enfim, diversidade e a saudável concorrência! Nas primeiras manifestações recebidas em nossa redação, principalmente de empresários e turista, destacamse algumas situações negativas que merecem destaque e ponderação por parte das autoridades: Em primeiro lugar, empatados, poluição visual e mau estado das vias públicas (meses antes amplamente apontados pela Prefeitura como problemas a serem sanados ainda antes de junho). Em seguida a questão da limpeza pública, que deixou muito a desejar. Apontados também como negativos (apenas pela época e localização) os dois shows populares realizados junto ao Tênis (Capivari), que trouxeram transtornos. Enfim, a temporada foi boa mas poderia ser bem melhor se observados alguns quesitos básico, lógicos, fáceis de serem revistos e que podem ser aplicados em 2010. Taí, "fim de feira", como está sendo a "xepa"? Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Plano próprio para assistência ambulatorial

Clínica de especialidades Laboratório de análises Convênios diversos

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

DESCENDO

Felipe Massa fora de perigo! O trauma sofrido pelo piloto brasileirodurante o treino de classificação, na Hungria, não é tão grave quanto se previa. Segundo seu médico particular, Dino Altman, o brasileiro irá voltar a correr normalmente na Fórmula 1. Embora a grande apreensão inicial, Massa recuperou bem todas suas funções, deixou a UTI, já caminha e pode voltar a pilotar em pouco tempo.

Valores de ingresso ao Festival de Inverno. Uma das reclamações constantes em nossa redação durante a temporada foram os valores cobrados para os concertos realizados no Auditório. Embora os show públicos e gratuitos na praça de Capivari e Igrejas, os ingressos para os principais eventos realizados no Auditório Cláudio Santoro chegavam a 80 reais, sem contar mais 20 reais de estacionamento (em meio a buracos, árvores de desprendiam galhos, barro nos dias de chuva e deficiência de iluminação). O acesso aos principais eventos culturais da alta temporada em Campos ainda estão limitados a quem efetivamente tem muito dinheiro. Taí!

Programação do 40º Festival Internacional de Inverno. Desde a escolha dos temas principais deste ano (homenagem à Heitor Villa-Lobos e ao Ano da França no Brasil) aos compositores e intérpretes, a programação foi muito feliz e proporcionou nos 45 espetáculos apresentados momentos de grandes emoções. Além de obras clássicas de Villa-Lobos e de vários compositores franceses, os espetáculos eram ecléticos, mesclaram obras de diversos músicos de grande projeção e clássicos que por vezes levantaram o público. Que tal um bom festival de verão?

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

Temporada de Inverno. Apesar dos costumeiros contratempos, a temporada 2009 vai se encerrando com saldo bem positivo. Os erros apontados, em diversas ocasiões por nossa reportagem, estão aí para serem analizados e corrigidos. Afinal, a administração, pública ou privada, é uma grande escola e sempre é tempo para aprender e mudar.

31 de Julho de 2009

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Ainda sobre o estacionamento do Auditório. A empresa que fez o gerenciamento do estacionamento durante o Festival de Inverno, se negou a fornecer Nota Fiscal na entrada, durante o pagamento, que é antecipado. Quem precisou do documento (obrigatório, segundo a Receita Federal), como nossa reportagem por vezes, teve que solicitá-lo e recebê-lo apenas na saída (quando da apresentação do boleto de controle e que identifica o veículo pela placa). Pode?

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte ao quartel do Corpo de Bombeiros. Mostra de Oratórios. No Palácio Boa Vista, mostra "Arte e Devoção", com peças originais dos Séculos 18 e 19. Ingresso: R$ 5,00 e estudantes e idosos pagam meia.

Autoridades guiam sem cinto de segurança. Pare alguns minutos junto as pistas de qualquer via pública e observe que quase a totalidade de policiais, motoristas de viaturas oficiais etc não usam cinto de segurança. Pode?

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão.

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Desoneração da folha e o INSS por Marcos Cintra*a* Merece elogios a disposição do governo de desonerar a folha de pagamentos das empresas, como afirmado em declarações enfáticas do ministro Guido Mantega. Os encargos previdenciários incidentes sobre os salários seriam reduzidos de 20% para 14% ao longo de seis anos, reduzindo o custo do trabalho e estimulando o uso de técnicas de produção mais intensivas em mão de obra. Os rendimentos do trabalho são excessivamente tributados no Brasil. Computando-se os encargos tributários e previdenciários suportados por empregados e empregadores, a cunha fiscal supera 40% do valor básico dos salários. Em uma conjuntura mundial onde a concorrência é acirrada pelos custos mais baixos da mão de obra em países como a China e o Vietnam, o Brasil vem perdendo posições nos mercados internacionais de produtos manufaturados de baixa e média tecnologia, nos quais nossa capacidade instalada justificaria uma presença mais significativa. Ainda que a intenção do governo seja louvável é importante frisar a timidez da proposta no tocante ao ritmo da desone-

ração. Ao mesmo tempo, vale ressaltar a desabrida ousadia das autoridades quando prometem reduzir a carga tributária sobre os salários sem propor medidas compensatórias que garantam a solvência do INSS no futuro. O INSS, responsável pelos programas previdenciários e assistenciais de mais de 26 milhões de segurados, pensionistas e aposentados brasileiros, tem sido fustigado ao longo dos últimos anos por crônicos déficits de caixa. O saldo previdenciário saltou de R$ 9,4 bilhões (0,88% do PIB) em 1999 para R$ 44,9 bilhões (1,73% do PIB) em 2007, registrando uma redução para R$ 36,2 bilhões (1,25% do PIB) em 2008. É provável que com a crise de desemprego instalada no Brasil, e no mundo, a partir de outubro de 2008, o déficit previdenciário volte a crescer em 2009. È necessário reconhecer que toda a sociedade tem interesse na sustentabilidade do sistema previdenciário, mas qualquer medida que produza alguma sombra de dúvida sobre a saúde financeira do INSS, é vista com desconfiança pelos participantes do sistema. Daí a reticência com que as principais li-

deranças sindicais brasileiras tenham recebido a proposta de desoneração de folha do governo, e tenham cobrado inutilmente da administração uma clara definição de como suprir a perda de arrecadação resultante da desoneração que se pretende fazer. Nesse sentido, as vagas declarações do governo de que pretende suprir a perda de arrecadação previdenciária com intenções de exercer esforços de contenção fiscal, reduzir o superávit primário e até mesmo usar recursos do fundo soberano têm sido recebidas com enorme ceticismo por toda a sociedade, e poderá por a perder essa louvável intenção de reduzir o custo do trabalho no Brasil. NOTA: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard, professor titular e vice-presidente da Faculdade Getulio Vargas. É secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de São Paulo e autor da proposta para criação do Imposto Único. Seus endereços eletrônicos: www.marcoscintra.org / mcintra@marcoscintra.org

Palavras Cruzadas DIRETAS

M.C. Contabilidade

Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ.

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Parque do Estado e Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada.

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

31 de Julho de 2009

Manoel Carlos Monoo Pereira

Autor: Roberto Conte

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Confira a solução na próxima edição, em 07 de agosto

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

T E C O SHOP CAR Veículos novos e usados Compra - Venda - Consignação

Melhor Preço! Melhor Avaliação! Av. Frei Orestes Girardi, 537. Fones: (12) 3664-3663 - 3662-4906 Cel.: (12) 9782-2455.

casado 832.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3664-5900 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3552-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

página 7

SAÚDE: A gripe e volta às aulas Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, sugere a suspensão das aulas e o retorno só no dia 17/08 Atendendo a recomendação das autoridades sanitárias do Estado de São Paulo, conforme ofício recebido do secretário do Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, entidade que representa 10 mil escolas em território paulista, resolveu sugerir aos seus associados que suspendam a volta às aulas no dia 3 de agosto, prolongando as férias até o dia 15/08, com retorno previsto para o dia 17. A entidade ressalta que as escolas são autônomas e não são obrigadas a atender à recomendação. A decisão do Sieeesp foi adotada após uma reunião do dr. Marun David Cury, médico especialista, representando o Sindicato, com a dra Clélia Maria Sarmento de Souza Aranda, Coordenadora do Departamento de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado. A Secretaria da Educação do Estado adotou me-

Algumas escolas particulares já haviam retornado às aulas na última segunda-feira, o mesmo ocorrendo com as públicas. No caso da rede oficial, a Secretaria ordenou a suspensão das atividades escolares. dida semelhante e os estabelecimentos da rede pública também devem retornar apenas no dia 17/08. Algumas escolas particulares já haviam retornado às aulas na última segunda-feira, o mesmo ocorrendo com as públicas. No caso da rede oficial, a Secretaria ordenou a suspensão das atividades escolares. Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sieeesp afirma que, para a segurança de nossas crianças, a entidade está atenta às orientações emanadas tanto do Ministério como das secretarias estadual e municipal de Saúde, divulgando em seus órgãos de comunicação interna as informações a respeito da

gripe H1N1 e os endereços de postos de emergência. “No Brasil, a situação não é de pânico. Vamos aguardar o retorno das atividades escolares do segundo semestre e adotar as providências que forem necessárias, segundo orientação das autoridades sanitárias brasileiras”, finalizou o presidente do Sieeesp. São Paulo é o Estado com o maior número de casos fatais da doença, com 27 mortes. Em todo o Brasil, a gripe suína já matou 55 pessoas. As outras mortes por gripe suína ocorreram no Rio Grande do Sul (18), Rio de Janeiro (5), Paraná (4) e Paraíba (1). Fonte: Sieeesp/ Edercino Tolentino.

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas; Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade; Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias; Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos? Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade? Estrada de Ferro C. J.: Quando irá cumprir a lei e implantar sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível?

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Solução da edição do dia 24/07

31/7/2009, 14:16

Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS NEGÓCIOS - OPORTUNIDADES - IMÓVEIS Aluga-se casa p/ moradia

Lingerie De Millus

CARROS VENDO / TROCO

2 dorm. Vila Telma R$ 450 Tratar (11) 2973-4412 Chaves c/ (12) 9707-3335

Direto da fábrica! Ligue: (12) 9185-1260

Pálio ELX 1.4 2007, 4 portas, Flex, preto completo e Celta prata 4 portas. Moretti: (12) 3662-4906.

Estantes de Aço

(12) 3664-1675

Amplif. Meteoro G-200 Pré pré valv. com 200 wats e dois falantes de 12 polegadas. Tratar com Kadu : (12) 97082151.

Ubatuba Praia Grande Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

ESPETACULAR GLEBA EM BRAGANÇA PAULISTA Vendo linda área com 21.260m². Excelente para morar, dividir ou desenvolver empreendimento residencial. Localizada na região central da cidade, entre condomínios de alto padrão. Tratar diretamente com os proprietários, Sra. Martha ou Sr. Plínio, pelo telefone: (11) 4153-4249.

ATAS - DECLARAÇÕES - EDITAIS DECLARAÇÃO À PRAÇA - DOCUMENTOS FURTADOS A Sra. Milia Felipe Richtmann DECLARA para os devidos fins que, conforme Boletim de Ocorrência de nº 1820/ 2009, emitido em 15/07/2009, pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão-SP, neste dia, por volta das 16h30, teve os seguintes documentos furtados durante um concerto musical realizado no interior da Igreja N. Sra. da Saúde: Certificado de registro e Licenciamento de Veículo VW FOX 1.6, ano 2004/2005, cor prata, chassi nº 9BWKBO5Z754054394; Carteira de Habilitação, Cartão Itaú (Seguros de Veículo)e Valor em espécie de R$ 30,00.

ABANDONO DE EMPREGO A firma Officina Com Arte Indústria e Comércio de Móveis Ltda, inscrita no CNPJ nº 00.746.450/0002-09, com endereço à Rua Manoel Pereira de Godoy nº 200, Vila Floresta Negra, em Campos do Jordão-SP, informa que o funcionário Antonio Abílio da Silva, portador da Carteira de Trabalho nº 87.206, Série 016-SP, desde o dia 05 de Junho de 2009, não se apresenta ao trabalho, configurando assim o abandono de emprego. Assim sendo, solicita o favor que o mesmo apresente-se ao departamento pessoal da empresa para os devidos acertos que lhe são devidos. O Doutor Paulo de Tarso Bilard de Carvalho – MM. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Campos do Jordão – SP, na forma da lei, etc... FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem que no dia 04.08.2009, às 14 horas em 1ª Praça, no Edifício do Fórum, sito a Av. Dr. Januário Miráglia, 1200, Campos do Jordão, o Senhor Oficial de Justiça que estiver servindo de porteiro dos auditórios, levará à público pregão de venda e arrematação, a quem mais e maior lanço oferecer acima da avaliação, o seguinte bem penhorado e avaliado (R$ 411.888,00) em trinta de julho de 2008, na Carta Precatória nº. 1219/2007, oriunda da 2ª Vara Cível do Fórum Central Cível João Mendes Júnior – 583.00.1998.9249 – ação de execução de título extrajudicial, movida por Hudson Ottano da Rosa contra Roberto Young Petty: 50% do lote de terreno nº 47, 1ª zona do loteamento denominado Vila Inglesa e sua respectiva construção com 421,73m², onde foi constatado um aumento de 30m², totalizando 451,73m², localizado na Rua Um, nº. 1015, lote nº.47 da 1ª Zona do Loteamento denominado “Vila Inglesa”, em Jaguaribe, com área do terreno de 3.130,00m², objeto da matrícula nº. 3.343 do Cartório de Registro de Imóveis de Campos do Jordão/SP, com as seguintes divisas e confrontações: faz frente para a Rua Dois onde mede 75,20ms, em curva do lado direito confronta com a viela sanitária, onde mede 67,30ms, do lado esquerdo, confronta com propriedade de sucessores de Claro César, onde mede 25,60ms, e nos fundos confina com o lote 41 onde mede 58,50ms. Em caso de não haver licitantes nesta oportunidade, referido bem será vendido em 2ª Praça no dia 18.08.2009, às 14 horas a quem maior lanço der independente do valor da avaliação. Caso não seja possível a intimação do executado: Roberto Young Petty, CPF nº. 040.210.618-00, RG nº. 3.718.123/IFP/RJ, fica pelo presente intimado das praças designadas. E para que ninguém possa alegar ignorância, mandou-se expedir o presente edital do qual será publicado e afixado na forma da Lei. Em 1º de julho de 2009.

casado 832.pmd

3

31 de Julho de 2009

Deputado Orlando Morando consegue mais R$ 300 mil para setor de Saúde Em recente visita a Campos do Jordão o Deputado estadual Orlando Morando prometeu auxílio aos moradores de Campos do Jordão. Uma verba de R$ 300 mil deverá ser destinada à Prefeitura, visando a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Sodipe e aquisição de novos equipamentos. O auxílio de deputados estaduais e federais tem sido de grande valia à Prefeitura Municipal, que tem conquistado novos parceiros na luta pela melhoria da cidade. Com o auxílio de emenda parlamentar, para os próximos meses, será dado início à construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Recanto Feliz.

A prefeita de Campos, Dra. Ana Cristina, comentou sobre o empenho do deputado na liberação da emenda. “Ficamos felizes em saber que o Deputado Orlando Morando está empenhado em ajudar a população jordanense. A expectativa é de que a verba seja liberada o mais rápido possível, para que possamos atender da melhor maneira nossa população”, destacou. O Deputado Morando, que é assíduo frequentador da cidade, prometeu mais ajuda através de novas emendas e solicitações juntos aos governos Estadual e Federal. Fonte: Assessoria de Com. PMCJ.

Pedágio na Dutra terá reajuste no dia 1º A partir da zero hora deste sábado 01/08 (meia-noite de hoje, sexta-feira), passam a vigorar as novas tarifas de pedágio da Rodovia Presidente Dutra, administrada pela CCR NovaDutra, conforme autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres, publicada no DOU. A tarifa para carros de passeio passará de R$ 8,50 para R$ 8,80, o que representa uma variação de 3,53%, conforme previsto no contrato de concessão. Esse reajuste é calculado com base em uma cesta de índices da Fundação Getúlio Vargas, conforme determina o contrato. Em 13 anos de concessão, a NovaDutra realizou investimentos de aproximadamente R$ 2,4 bilhões na modernização da rodovia. Construiu

pistas marginais, terceiras faixas, pontes, viadutos e passarelas. Além disso, realizou uma série de melhoramentos como a recuperação da pavimentação, instalação de barreiras de concreto no canteiro central e sinalização melhor e mais moderna. As estatísticas comprovam as melhorias na rodovia: desde 1996, quando a rodovia passou para a administração da CCR NovaDutra, o número de mortes caiu em mais de 51%. Nesse período, a CCR NovaDutra realizou mais de 1 milhão de atendimentos, entre ações de guinchos leves e pesados e atendimentos de socorro médico e resgate. Para outras informações Disque CCR NovaDutra 0800-0173536. Fonte: NovaDutra.

Estado anuncia 3.420 vagas na região O governador José Serra anuncia nesta quinta-feira (30) 3.420 vagas do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) - com bolsa-auxílio de R$ 210 mensais para a região de São José dos Campos. As oportunidades são para cursos nas áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança, atendimento ao cliente, entre outras. As aulas começam em agosto. Além da distribuição regional das vagas, serão apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com os egressos do Programa em 2008. O levantamento mostra, por exemplo, que 50% dos beneficiados conseguiram empregos depois de terem sido qualificados pelo PEQ. “Ao final das aulas a empregabilidade do aluno vai aumentar porque ele estará mais qualificado”, ressalta o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. “É importante dar apoio ao trabalhador desempregado para que ele possa, durante esse período, qualificar-se e voltar ao mercado. A bolsa-auxílio por um período máximo de três meses visa amenizar a situação dele durante essa crise, já que há mais dificuldade de recolocação. A bolsa é uma medida condicionada e temporária”, explica.

Pesquisa de avaliação de egressos do PEQ Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) elaborou uma pesquisa quantitativa com 2.033 alunos que fizeram algum curso do PEQ em 2008. Com relação ao perfil dos egressos, a pesquisa indica que sete em cada 10 participantes são mulheres, 58% tinham mais de 30 anos e 34% terminaram o ensino fundamental. A pesquisa aponta que 50% das pessoas que fizeram curso do PEQ conseguiram trabalho. Dessas, 57% têm entre 30 e 59 anos - público prioritário do PEQ -, 36% estavam trabalhando com carteira assinada e 25% por conta própria. Distribuição de vagas A Região Metropolitana de São Paulo - por concentrar a maior demanda por cursos – receberá 40,3% das 40.892 vagas ofertadas em todo o Estado. Em seguida estão as regiões de Campinas (13,4%) e São José dos Campos (8,4%). Em todo o Estado, há vagas para cursos nas áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança, atendimento ao cliente, entre outras. As aulas começam em agosto e os interessados devem procurar o PAT ou www.emprego.sp.gov.br/pat.

31 de Julho de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Curtas & Grossas "Fim de Feira": Jordanenses iniciam balanço Reunião do Conseg O Conselho Comunitário de Segurança de Campos do Jordão reúne-se nesta sexta-feira, dia 31, para a realização da sessão ordinária do mês. Durante o encontro serão comentados e debatidos os principais acontecimentos relacionados á segurança pública, assim como os presentes poderão se manifestar, apresentando críticas e sugestões. A reunião do CONSEG será às 19 horas, na nova sede da Associação Comercial, no Parque dos Cedros.

Escolas adiam retorno às aulas até o dia 17 A Universidade de Taubaté (UNITAU) comunica que, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde à Secretaria de Estado de Ensino Superior (Ofício GS nº 3569/2009), decidiu adiar para o dia 17 de agosto o início das aulas do segundo semestre letivo. A determinação abrange os alunos dos cursos de Graduação, de Pós-graduação, de Extensão, do Colégio UNITAU e da Creche. Essa medida tem o objetivo de prevenir a transmissão do vírus influenza A H1N1 e de suas consequências no Estado. A Universidade de Taubaté informa, ainda, que o calendário escolar não sofrerá prejuízos, uma vez que a instituição oferece uma carga extra de dias letivos a cada ano. A Secretaria Estadual de Saúde também reafirma à população a orientação para manter as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. Em Campos do Jordão, a Escola Dora Lygia Richieri retorna dia 10 e o Colégio Objetivo prorrogou as férias até dia 17 de agosto.As escolas públicas devem cumprir o que determina o Estado.

III Olimpíada Brasileira de Robótica As escolas interessadas em participar da III Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) têm até hoje, sexta-feira (31/07), para realizar a inscrição. Qualquer escola pode participar, basta acessar o site: http://obr.ic.unicamp.br/. A OBR deste ano é coordenada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio de pesquisadores e professores do ITA, UFRN, UFRGS, FURG, e FEI, entre outras. A iniciativa é voltada às escolas, professores e jovens brasileiros (com ou sem conhecimento prévio em robótica), vinculados aos ensinos Fundamental, Médio ou Técnico. O objetivo é estimular o interesse pela robótica e promover a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, além de proporcionar novos desafios aos estudantes e aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental. O Vale do Paraíba está entre os melhores do mundo. Neste ano, alunos da Escola Estadual Waldemar Salgado, da cidade de Santa Branca (Vale do Paraíba), ficaram entre as cem melhores equipes de robótica do mundo no Vex Robotic Competition. Os estudantes conquistaram a 90ª posição na etapa final realizada em abril, em Dalas, no Texas (EUA). A competição reuniu cerca de 300 equipes internacionais. “Ficar entre os cem melhores do mundo é um orgulho para a educação pública de São Paulo e um grande incentivo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, afirma Paulo Renato Souza, secretário de Estado da Educação. Fonte: Secretaria de Estado da Educação.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

31/7/2009, 14:16

Agradar a todos é impossível, mas alguns caminhos precisam ser corrigidos logo, para o bem geral do Turismo e da Sociedade Mais uma alta temporada se fecha. O saldo é positivo. Estíma-se que de Corpus Christi até o final deste mês, Campos do Jordão tenha recebido algo em torno de 1.5 milhão de turistas, dos quais cerca de 60% só em julho. O saldo de toda essa agitação é o que começamos a apurar numa série de reportagem com autoridades municipais, turistas, jordanenses e empresários de diversos segmentos e que atuam na cidade. De um modo geral o volume de turistas foi muito bom. O setor gastronômico foi o que mais se sobressaiu, vindo a hotelaria na sequência e o comércio em geral na colocação seguinte. Para boa parte dos empresários entrevistados, o volume de negócios foi semelhante ao do ano passado, com acréscimo de 5 a 20%, mas houve também alguns setores que se queixaram de queda nas vendas em até 15%. Comenta-se que poderia ter sido melhor se alguns contratempos não tivessem ocorrido, dentre eles o verdadeiro caos no trânsito, que desestimulou bastante o turista a circular. "Não havia lugar para estacionar com segurança, a não ser pagando alto para flanelinhas ou arrumar vaga nos muitos e caros estacionamentos improvisados", diz o turista Léo Marks. Dos fatos negativos apurados, os que mais chamaram a atenção foram: Poluição visual: a começar pelo Portal da Cidade (prédio público municipal) que acabou servindo de base para propaganda através de out-doors instalados nas torres e telhado. Outra reclamação geral foi para a má conservação das vias públicas, com muitos buracos, crateras imensas e falta de sinalização em muitas lombadas, fatos que provocaram diversos acidentes. Na questão poluição visual e buracos nas vias públicas, reportagens realizadas com a administração municipal, bem antes do início da temporada, apontavam que seriam fatos consumados: Asprincipais vias públicas seriam reparadas (antes de junho) e a poluição visual estava com os dias contados (o que não ocorreu). Outros problemas surgiram, como a desordenação completa do trânsito, principalmente em Capivari, assim como a retirada das zonas azuais naquele sempre movimentado bairro turístico, o que ocasionou, segundo empresários da região, na diminuição no movimento de vendas pelo simples fato que não havia onde estacionar. O que pensam alguns executivos de entidades locais: Sr. Hanz Taube, presidente do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau. Ele classificou a temporada como "Abaixo das expectativas, uma água morna. Não se viu nada de espetacular ou inédito, além do Festival de Inverno, que efetivamente já é uma tradição e já vem pronto. A revista Viagem, por exemplo, uma das grandes referências em turismo no país, cita comparativamente as serras fluminenses e Gramado, no Sul, que se estruturaram profissionalmente unindo setores públicos e privados e que já superam Campos do Jordão e a região da Mantiqueira, situada na macro região sudeste, que representa 50% do PIB nacional, e que mesmo assim não consegue público". Como fatos negativos ele destaca, "Na alta temporada não se deveria misturar show popular com erudito, provocando superlotação. Temos o ano todo para isso". Ele também se refere à mídia externa que não poupou críticas. "Em especial a Folha do dia 9 de julho e a TV Vanguarda, por vezes foram duras com Campos do Jordão, reportando com grandes destaques aos fatos negativos, como preços altos em diversos setores etc. Foram situações que a meu ver ajudaram a desgastar a imagem da cidade e a espantar turistas", concluiu. Sr. Luiz Pedro Nathan, presidente da ASSTUR. Como fatos positivos ele aponta: "Um aumento de 15% de ocupação no trade hoteleiro, com percentual médio de ocupação de 95% nos fins de

FOTO: KADU SCHIAVO

página 6

Centrinho de Vila Capivari

semana e de 60 a 75% no meio de semana. Outros fatos importantes que destaco foram: algumas empresas que haviam deixado de investir há alguns anos na cidade e que retornaram, e a segurança pública que melhorou bem". Como fatos negativos ele destacou: "Nosso comércio deveria estar melhor preparado (não ofereceu o que o turista de julho procurava para comprar). Também há um aumento desproporcional no número de meios de hospedagens". Sr. Luiz Fernando Peretti, presidente da Associação Cozinha de Montanha. Fatos positivos: "Nesta temporada tivemos menos gente, mas foi muito boa e com público seleto, em especial para meu ramo de negócio". Como fatos negativos ele aponta: "A poluição visual por toda a cidade e a má conservação do asfalto". Sr. Paulo de Marco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão. Como fatos positivos ele destaca "o grande número de vistantes e a grande divulgação da cidade através da mídia local, que resultou em ótimo retorno para a cidade". Como fatos negativos: "excesso de poluição visual, limpeza pública e os buracos" Citando os comentários de associados da ACE junto à ele, destacou: "Caiu o volume de público classificado "AA", assim como de estandes e expositores". Disse ainda: "As vaidades que circulam na cidade não permitem ações conjuntas e promocionais fortes, o que não ocorre no Sul do Brasil". Ao final, De Marco revelou que encaminhou à prefeita Ana Cristina ofício onde sugere uma reunião com todo empresariado, oportunidade em que ela falaria sobre os eventos realizados, os valores arrecadados com toda publicidade e estandes, o destino desses valores e os próximos eventos que a Prefeitura deverá promover, de agosto até os festejos do Natal e de fim de ano. Nota do Editor: A prefeita, Dra. Ana Cristina Machado César e secretário de Turismo Tércio Laurelli, foram por vezes procurados por nossa reportagem, através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura e inclusive nesta quarta (29) na pessoa do secretário de Administração, Wagner Sant'Anna, mas não retornaram às ligações até o fechamento desta edição. Pretendíamos que dessem seus depoimentos sobre a temporada, assim como comentassem sobre os fatos negativos apontados pela reportagem e pelos Srs. entrevistados. Na próxima edição, voltaremos com o tema "Balanço da Temporada", apresentando entrevistas com outros empresários, membros da sociedade jordanense, turistas e esperamos também contar com as considerações do secretário de Turismo Tércio Laurelli e da prefeita Dra. Ana Cristina.


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

31 de julho de 2009

31 de julho de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Terapeutas da região mostram na Alemanha os avanços da equoterapia no Brasil

Revista Encantos e Sabores comemora 2 anos com edição especial "Primavera 2009"

O projeto teve início de forma informal e despretensiosa há 7 anos, no Haras Saracuras, em Sto. Antonio do Pinhal

Maior e mais bela vitrine de Campos do Jordão e região serrana, a trimestral "Encantos e Sabores Primavera 2009"

Hoje, reconhecido internacionalmente, segue determinado na recuperação de portadores de necessidades especiais

circulará no dia 19 de setembro com reportagens belíssimas sobre nossa fauna e flora, gastronomia, história e lazer

A Equoterapia A Equoterapia é um processo que utiliza o cavalo como meio e, dentro de uma abordagem transdisciplinar, reúne profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia Especial para DV, Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Floral e Equitação, todos credenciados pela ANDE - Associação Brasileira de Equoterapia. Através dela, pacientes com variadas patologias, portadores de necessidades especiais com comprometimento fisico, intelectual e também comportamental, desde problemas neurológicos congênitos, deficiências diversas, motoras e visuais, até pós traumatizados, passam pelas mãos de uma equipe altamente especializada, bastante motivada e coesa. A Equipe Nancy Lee G. Barros - Treinadora e Instrutora de Equitação Clássica e de Adestramento Paraolímpico; Ana Paula Faria Martins - Fisioterapeuta e Coordenadora Técnica do Projeto; Adilson de Oliveira Katayma Fisioterapeuta;

Sílvia Mesquita de Ribeiro Jacob - Psicóloga; Eloisa Marcondes - Terapeuta Floral e de Sincronicidade; Luciano de Oliveira Faria - Fisioterapeuta e Acupunturista; Joana Cássia Lima Costa Educadora Física, Terapeuta Holística e Massoterapeuta; Elaine da Silva Dorotéia - Psicóloga; Dra. Juliane de Melo Correia Fisioterapeuta; Dra. Isabela Antunes Godinho - Terapeuta ocupacional; Márcia Cristina Félix - Pedagoga A Equipe, composta por profissionais da área da saúde e da educação, é também um dos primeiros centros a ter em sua equipe técnica uma profissional portadora de necessidades especiais, no caso a pedagoga Márcia Cristina Felix (30), que perdeu a visão aos 21 anos devido a um problema congênito. Há cerca de ano e meio desenvolve seus trabalhos favorecendo outros portadores de deficiência visual através do braile, desenvolvimento da sensibilidade tátil e auditiva utilizando além dos recursos básicos, cavalo e a belaza natural do H. Saracuras. XII Congresso Internacional de Equoterapia em Münster - Alemanha Nancy e Ana Paula participam, a convite, de 12 a 16 de agosto, deste que é um dos mais importantes referênciais do setor. Ambas, além de prestigiar o evento representando o Brasil, estarão proferindo palestras e

apresentando resultados obtidos no projeto de Equoterapia, que hoje já atende pacientes de 7 cidades da região: Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Taubaté, Sapucaí-Mirim, Itajubá e Pindamonhangaba, num total de 53 famílias. Dentre os temas, uma apresentação oral será da intervenção da equoterapia em Mielomeningocele, patologia congênita que acomete a coluna, a medula espinhal e dependendo da altura da lesão pode causar paralisia dos membros, incontinência e hidrocefalia. Resultados "Os resultados têm sido surpreendentes e estimulantes, com cada vez mais atendimentos", destaca Ana Paula Faria Martins, Fisioterapeuta e Coordenadora Técnica do Projeto. Enfim, só visitando o Haras e assistindo a interatividade da Equipe, praticantes e familiares para perceber a dimensão desse grandioso projeto! Uma ONG bem especial Desde 2004 o projeto tornou-se uma Ong da qual depende da ajuda de empresas e de pessoas fisicas para sua continuidade social. Apoios Com poucos recursos e atendendo cerca de 70% dos pacientes de forma voluntária, a entidade precisa estabelecer novas parcerias e apoios. E é aí que você pode entrar.

Suporte Técnico para Informática

casado 832.pmd

FOTOS: HUGO BARROS

O projeto surgiu informalmente há 7 anos no Haras Saracuras, centro hípico de propriedade do casal Hugo e Nancy Lee Garner Barros, com a participação e coordenação técnica da Fisioterapeuta Ana Paula Faria Martins

Nancy e Ana Paula Vale a pena conhecer de perto e se orgulhar desse grandioso trabalho. Conversar com pais e praticantes e descobrir como colaborar, participar e ajudar também podem ser sinônimos de CONTINUAR. Maiores informações no site: www.saracuras.org.br.

CASA DO CHURRASCO

SERVIÇO: HARAS SARACURAS Estrada do Barreiro, S/N - Km 3,5 - Bairro do Barreiro - Santo Antônio do Pinhal - SP / CEP: 12450-000 Tel: (12) 3666-1203. E-mail: contato@saracuras.com.br

CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Foto ao lado: A fisioterapeuta Ana Paula em treinamento com uma paciente com baixa visão

Campos do Jordão

Concurso de Bolsa

Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy, banda larga, Linux e soluções de bugs e problemas em geral.

Inscrições Gratuitas no Colégio Objetivo

Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

Venha fazer cursinho com quem mais aprova em vestibulares!

Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

Informações: 3664-6564 / 3662-7105 E-mail: objetivo@objetivocj.com.br Av. Dr. Januário Miráglia, nº 2328 - V. Jaguaribe - Campos do Jordão, SP - CEP 12460-000

4

A comemoração será dupla, 20 anos do Jornal Campos do Jordão & Cia e os dois anos de nossa trimestral e impecável revista guia Encantos e Sabores. Tendo a Natureza e tudo que a envolve como matérias de destaque, a edição de Primavera também trará reportagem especial sobre alta gastronomia na montanha. A reserva e comercialização de espaços para a edição Especial de Primavera devem ser feitas até 20 de outubro. Solicite mais informações pelos telefones: (12) 3662-3090 / 3664-4368 ou e-mail: redacao@encantosesabores.com.br

para o Semi-Extensivo! Dia 08 de agosto, às 09 horas.

31/7/2009, 14:16

FOTO:KADU SCHIAVO

página 4


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

31 de julho de 2009

31 de julho de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Terapeutas da região mostram na Alemanha os avanços da equoterapia no Brasil

Revista Encantos e Sabores comemora 2 anos com edição especial "Primavera 2009"

O projeto teve início de forma informal e despretensiosa há 7 anos, no Haras Saracuras, em Sto. Antonio do Pinhal

Maior e mais bela vitrine de Campos do Jordão e região serrana, a trimestral "Encantos e Sabores Primavera 2009"

Hoje, reconhecido internacionalmente, segue determinado na recuperação de portadores de necessidades especiais

circulará no dia 19 de setembro com reportagens belíssimas sobre nossa fauna e flora, gastronomia, história e lazer

A Equoterapia A Equoterapia é um processo que utiliza o cavalo como meio e, dentro de uma abordagem transdisciplinar, reúne profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia Especial para DV, Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Floral e Equitação, todos credenciados pela ANDE - Associação Brasileira de Equoterapia. Através dela, pacientes com variadas patologias, portadores de necessidades especiais com comprometimento fisico, intelectual e também comportamental, desde problemas neurológicos congênitos, deficiências diversas, motoras e visuais, até pós traumatizados, passam pelas mãos de uma equipe altamente especializada, bastante motivada e coesa. A Equipe Nancy Lee G. Barros - Treinadora e Instrutora de Equitação Clássica e de Adestramento Paraolímpico; Ana Paula Faria Martins - Fisioterapeuta e Coordenadora Técnica do Projeto; Adilson de Oliveira Katayma Fisioterapeuta;

Sílvia Mesquita de Ribeiro Jacob - Psicóloga; Eloisa Marcondes - Terapeuta Floral e de Sincronicidade; Luciano de Oliveira Faria - Fisioterapeuta e Acupunturista; Joana Cássia Lima Costa Educadora Física, Terapeuta Holística e Massoterapeuta; Elaine da Silva Dorotéia - Psicóloga; Dra. Juliane de Melo Correia Fisioterapeuta; Dra. Isabela Antunes Godinho - Terapeuta ocupacional; Márcia Cristina Félix - Pedagoga A Equipe, composta por profissionais da área da saúde e da educação, é também um dos primeiros centros a ter em sua equipe técnica uma profissional portadora de necessidades especiais, no caso a pedagoga Márcia Cristina Felix (30), que perdeu a visão aos 21 anos devido a um problema congênito. Há cerca de ano e meio desenvolve seus trabalhos favorecendo outros portadores de deficiência visual através do braile, desenvolvimento da sensibilidade tátil e auditiva utilizando além dos recursos básicos, cavalo e a belaza natural do H. Saracuras. XII Congresso Internacional de Equoterapia em Münster - Alemanha Nancy e Ana Paula participam, a convite, de 12 a 16 de agosto, deste que é um dos mais importantes referênciais do setor. Ambas, além de prestigiar o evento representando o Brasil, estarão proferindo palestras e

apresentando resultados obtidos no projeto de Equoterapia, que hoje já atende pacientes de 7 cidades da região: Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Taubaté, Sapucaí-Mirim, Itajubá e Pindamonhangaba, num total de 53 famílias. Dentre os temas, uma apresentação oral será da intervenção da equoterapia em Mielomeningocele, patologia congênita que acomete a coluna, a medula espinhal e dependendo da altura da lesão pode causar paralisia dos membros, incontinência e hidrocefalia. Resultados "Os resultados têm sido surpreendentes e estimulantes, com cada vez mais atendimentos", destaca Ana Paula Faria Martins, Fisioterapeuta e Coordenadora Técnica do Projeto. Enfim, só visitando o Haras e assistindo a interatividade da Equipe, praticantes e familiares para perceber a dimensão desse grandioso projeto! Uma ONG bem especial Desde 2004 o projeto tornou-se uma Ong da qual depende da ajuda de empresas e de pessoas fisicas para sua continuidade social. Apoios Com poucos recursos e atendendo cerca de 70% dos pacientes de forma voluntária, a entidade precisa estabelecer novas parcerias e apoios. E é aí que você pode entrar.

Suporte Técnico para Informática

casado 832.pmd

FOTOS: HUGO BARROS

O projeto surgiu informalmente há 7 anos no Haras Saracuras, centro hípico de propriedade do casal Hugo e Nancy Lee Garner Barros, com a participação e coordenação técnica da Fisioterapeuta Ana Paula Faria Martins

Nancy e Ana Paula Vale a pena conhecer de perto e se orgulhar desse grandioso trabalho. Conversar com pais e praticantes e descobrir como colaborar, participar e ajudar também podem ser sinônimos de CONTINUAR. Maiores informações no site: www.saracuras.org.br.

CASA DO CHURRASCO

SERVIÇO: HARAS SARACURAS Estrada do Barreiro, S/N - Km 3,5 - Bairro do Barreiro - Santo Antônio do Pinhal - SP / CEP: 12450-000 Tel: (12) 3666-1203. E-mail: contato@saracuras.com.br

CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Foto ao lado: A fisioterapeuta Ana Paula em treinamento com uma paciente com baixa visão

Campos do Jordão

Concurso de Bolsa

Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy, banda larga, Linux e soluções de bugs e problemas em geral.

Inscrições Gratuitas no Colégio Objetivo

Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

Venha fazer cursinho com quem mais aprova em vestibulares!

Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

Informações: 3664-6564 / 3662-7105 E-mail: objetivo@objetivocj.com.br Av. Dr. Januário Miráglia, nº 2328 - V. Jaguaribe - Campos do Jordão, SP - CEP 12460-000

4

A comemoração será dupla, 20 anos do Jornal Campos do Jordão & Cia e os dois anos de nossa trimestral e impecável revista guia Encantos e Sabores. Tendo a Natureza e tudo que a envolve como matérias de destaque, a edição de Primavera também trará reportagem especial sobre alta gastronomia na montanha. A reserva e comercialização de espaços para a edição Especial de Primavera devem ser feitas até 20 de outubro. Solicite mais informações pelos telefones: (12) 3662-3090 / 3664-4368 ou e-mail: redacao@encantosesabores.com.br

para o Semi-Extensivo! Dia 08 de agosto, às 09 horas.

31/7/2009, 14:16

FOTO:KADU SCHIAVO

página 4


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS NEGÓCIOS - OPORTUNIDADES - IMÓVEIS Aluga-se casa p/ moradia

Lingerie De Millus

CARROS VENDO / TROCO

2 dorm. Vila Telma R$ 450 Tratar (11) 2973-4412 Chaves c/ (12) 9707-3335

Direto da fábrica! Ligue: (12) 9185-1260

Pálio ELX 1.4 2007, 4 portas, Flex, preto completo e Celta prata 4 portas. Moretti: (12) 3662-4906.

Estantes de Aço

(12) 3664-1675

Amplif. Meteoro G-200 Pré pré valv. com 200 wats e dois falantes de 12 polegadas. Tratar com Kadu : (12) 97082151.

Ubatuba Praia Grande Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

ESPETACULAR GLEBA EM BRAGANÇA PAULISTA Vendo linda área com 21.260m². Excelente para morar, dividir ou desenvolver empreendimento residencial. Localizada na região central da cidade, entre condomínios de alto padrão. Tratar diretamente com os proprietários, Sra. Martha ou Sr. Plínio, pelo telefone: (11) 4153-4249.

ATAS - DECLARAÇÕES - EDITAIS DECLARAÇÃO À PRAÇA - DOCUMENTOS FURTADOS A Sra. Milia Felipe Richtmann DECLARA para os devidos fins que, conforme Boletim de Ocorrência de nº 1820/ 2009, emitido em 15/07/2009, pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão-SP, neste dia, por volta das 16h30, teve os seguintes documentos furtados durante um concerto musical realizado no interior da Igreja N. Sra. da Saúde: Certificado de registro e Licenciamento de Veículo VW FOX 1.6, ano 2004/2005, cor prata, chassi nº 9BWKBO5Z754054394; Carteira de Habilitação, Cartão Itaú (Seguros de Veículo)e Valor em espécie de R$ 30,00.

ABANDONO DE EMPREGO A firma Officina Com Arte Indústria e Comércio de Móveis Ltda, inscrita no CNPJ nº 00.746.450/0002-09, com endereço à Rua Manoel Pereira de Godoy nº 200, Vila Floresta Negra, em Campos do Jordão-SP, informa que o funcionário Antonio Abílio da Silva, portador da Carteira de Trabalho nº 87.206, Série 016-SP, desde o dia 05 de Junho de 2009, não se apresenta ao trabalho, configurando assim o abandono de emprego. Assim sendo, solicita o favor que o mesmo apresente-se ao departamento pessoal da empresa para os devidos acertos que lhe são devidos. O Doutor Paulo de Tarso Bilard de Carvalho – MM. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Campos do Jordão – SP, na forma da lei, etc... FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem que no dia 04.08.2009, às 14 horas em 1ª Praça, no Edifício do Fórum, sito a Av. Dr. Januário Miráglia, 1200, Campos do Jordão, o Senhor Oficial de Justiça que estiver servindo de porteiro dos auditórios, levará à público pregão de venda e arrematação, a quem mais e maior lanço oferecer acima da avaliação, o seguinte bem penhorado e avaliado (R$ 411.888,00) em trinta de julho de 2008, na Carta Precatória nº. 1219/2007, oriunda da 2ª Vara Cível do Fórum Central Cível João Mendes Júnior – 583.00.1998.9249 – ação de execução de título extrajudicial, movida por Hudson Ottano da Rosa contra Roberto Young Petty: 50% do lote de terreno nº 47, 1ª zona do loteamento denominado Vila Inglesa e sua respectiva construção com 421,73m², onde foi constatado um aumento de 30m², totalizando 451,73m², localizado na Rua Um, nº. 1015, lote nº.47 da 1ª Zona do Loteamento denominado “Vila Inglesa”, em Jaguaribe, com área do terreno de 3.130,00m², objeto da matrícula nº. 3.343 do Cartório de Registro de Imóveis de Campos do Jordão/SP, com as seguintes divisas e confrontações: faz frente para a Rua Dois onde mede 75,20ms, em curva do lado direito confronta com a viela sanitária, onde mede 67,30ms, do lado esquerdo, confronta com propriedade de sucessores de Claro César, onde mede 25,60ms, e nos fundos confina com o lote 41 onde mede 58,50ms. Em caso de não haver licitantes nesta oportunidade, referido bem será vendido em 2ª Praça no dia 18.08.2009, às 14 horas a quem maior lanço der independente do valor da avaliação. Caso não seja possível a intimação do executado: Roberto Young Petty, CPF nº. 040.210.618-00, RG nº. 3.718.123/IFP/RJ, fica pelo presente intimado das praças designadas. E para que ninguém possa alegar ignorância, mandou-se expedir o presente edital do qual será publicado e afixado na forma da Lei. Em 1º de julho de 2009.

casado 832.pmd

3

31 de Julho de 2009

Deputado Orlando Morando consegue mais R$ 300 mil para setor de Saúde Em recente visita a Campos do Jordão o Deputado estadual Orlando Morando prometeu auxílio aos moradores de Campos do Jordão. Uma verba de R$ 300 mil deverá ser destinada à Prefeitura, visando a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Sodipe e aquisição de novos equipamentos. O auxílio de deputados estaduais e federais tem sido de grande valia à Prefeitura Municipal, que tem conquistado novos parceiros na luta pela melhoria da cidade. Com o auxílio de emenda parlamentar, para os próximos meses, será dado início à construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Recanto Feliz.

A prefeita de Campos, Dra. Ana Cristina, comentou sobre o empenho do deputado na liberação da emenda. “Ficamos felizes em saber que o Deputado Orlando Morando está empenhado em ajudar a população jordanense. A expectativa é de que a verba seja liberada o mais rápido possível, para que possamos atender da melhor maneira nossa população”, destacou. O Deputado Morando, que é assíduo frequentador da cidade, prometeu mais ajuda através de novas emendas e solicitações juntos aos governos Estadual e Federal. Fonte: Assessoria de Com. PMCJ.

Pedágio na Dutra terá reajuste no dia 1º A partir da zero hora deste sábado 01/08 (meia-noite de hoje, sexta-feira), passam a vigorar as novas tarifas de pedágio da Rodovia Presidente Dutra, administrada pela CCR NovaDutra, conforme autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres, publicada no DOU. A tarifa para carros de passeio passará de R$ 8,50 para R$ 8,80, o que representa uma variação de 3,53%, conforme previsto no contrato de concessão. Esse reajuste é calculado com base em uma cesta de índices da Fundação Getúlio Vargas, conforme determina o contrato. Em 13 anos de concessão, a NovaDutra realizou investimentos de aproximadamente R$ 2,4 bilhões na modernização da rodovia. Construiu

pistas marginais, terceiras faixas, pontes, viadutos e passarelas. Além disso, realizou uma série de melhoramentos como a recuperação da pavimentação, instalação de barreiras de concreto no canteiro central e sinalização melhor e mais moderna. As estatísticas comprovam as melhorias na rodovia: desde 1996, quando a rodovia passou para a administração da CCR NovaDutra, o número de mortes caiu em mais de 51%. Nesse período, a CCR NovaDutra realizou mais de 1 milhão de atendimentos, entre ações de guinchos leves e pesados e atendimentos de socorro médico e resgate. Para outras informações Disque CCR NovaDutra 0800-0173536. Fonte: NovaDutra.

Estado anuncia 3.420 vagas na região O governador José Serra anuncia nesta quinta-feira (30) 3.420 vagas do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) - com bolsa-auxílio de R$ 210 mensais para a região de São José dos Campos. As oportunidades são para cursos nas áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança, atendimento ao cliente, entre outras. As aulas começam em agosto. Além da distribuição regional das vagas, serão apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com os egressos do Programa em 2008. O levantamento mostra, por exemplo, que 50% dos beneficiados conseguiram empregos depois de terem sido qualificados pelo PEQ. “Ao final das aulas a empregabilidade do aluno vai aumentar porque ele estará mais qualificado”, ressalta o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. “É importante dar apoio ao trabalhador desempregado para que ele possa, durante esse período, qualificar-se e voltar ao mercado. A bolsa-auxílio por um período máximo de três meses visa amenizar a situação dele durante essa crise, já que há mais dificuldade de recolocação. A bolsa é uma medida condicionada e temporária”, explica.

Pesquisa de avaliação de egressos do PEQ Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) elaborou uma pesquisa quantitativa com 2.033 alunos que fizeram algum curso do PEQ em 2008. Com relação ao perfil dos egressos, a pesquisa indica que sete em cada 10 participantes são mulheres, 58% tinham mais de 30 anos e 34% terminaram o ensino fundamental. A pesquisa aponta que 50% das pessoas que fizeram curso do PEQ conseguiram trabalho. Dessas, 57% têm entre 30 e 59 anos - público prioritário do PEQ -, 36% estavam trabalhando com carteira assinada e 25% por conta própria. Distribuição de vagas A Região Metropolitana de São Paulo - por concentrar a maior demanda por cursos – receberá 40,3% das 40.892 vagas ofertadas em todo o Estado. Em seguida estão as regiões de Campinas (13,4%) e São José dos Campos (8,4%). Em todo o Estado, há vagas para cursos nas áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança, atendimento ao cliente, entre outras. As aulas começam em agosto e os interessados devem procurar o PAT ou www.emprego.sp.gov.br/pat.

31 de Julho de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Curtas & Grossas "Fim de Feira": Jordanenses iniciam balanço Reunião do Conseg O Conselho Comunitário de Segurança de Campos do Jordão reúne-se nesta sexta-feira, dia 31, para a realização da sessão ordinária do mês. Durante o encontro serão comentados e debatidos os principais acontecimentos relacionados á segurança pública, assim como os presentes poderão se manifestar, apresentando críticas e sugestões. A reunião do CONSEG será às 19 horas, na nova sede da Associação Comercial, no Parque dos Cedros.

Escolas adiam retorno às aulas até o dia 17 A Universidade de Taubaté (UNITAU) comunica que, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde à Secretaria de Estado de Ensino Superior (Ofício GS nº 3569/2009), decidiu adiar para o dia 17 de agosto o início das aulas do segundo semestre letivo. A determinação abrange os alunos dos cursos de Graduação, de Pós-graduação, de Extensão, do Colégio UNITAU e da Creche. Essa medida tem o objetivo de prevenir a transmissão do vírus influenza A H1N1 e de suas consequências no Estado. A Universidade de Taubaté informa, ainda, que o calendário escolar não sofrerá prejuízos, uma vez que a instituição oferece uma carga extra de dias letivos a cada ano. A Secretaria Estadual de Saúde também reafirma à população a orientação para manter as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. Em Campos do Jordão, a Escola Dora Lygia Richieri retorna dia 10 e o Colégio Objetivo prorrogou as férias até dia 17 de agosto.As escolas públicas devem cumprir o que determina o Estado.

III Olimpíada Brasileira de Robótica As escolas interessadas em participar da III Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) têm até hoje, sexta-feira (31/07), para realizar a inscrição. Qualquer escola pode participar, basta acessar o site: http://obr.ic.unicamp.br/. A OBR deste ano é coordenada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio de pesquisadores e professores do ITA, UFRN, UFRGS, FURG, e FEI, entre outras. A iniciativa é voltada às escolas, professores e jovens brasileiros (com ou sem conhecimento prévio em robótica), vinculados aos ensinos Fundamental, Médio ou Técnico. O objetivo é estimular o interesse pela robótica e promover a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, além de proporcionar novos desafios aos estudantes e aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental. O Vale do Paraíba está entre os melhores do mundo. Neste ano, alunos da Escola Estadual Waldemar Salgado, da cidade de Santa Branca (Vale do Paraíba), ficaram entre as cem melhores equipes de robótica do mundo no Vex Robotic Competition. Os estudantes conquistaram a 90ª posição na etapa final realizada em abril, em Dalas, no Texas (EUA). A competição reuniu cerca de 300 equipes internacionais. “Ficar entre os cem melhores do mundo é um orgulho para a educação pública de São Paulo e um grande incentivo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, afirma Paulo Renato Souza, secretário de Estado da Educação. Fonte: Secretaria de Estado da Educação.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

31/7/2009, 14:16

Agradar a todos é impossível, mas alguns caminhos precisam ser corrigidos logo, para o bem geral do Turismo e da Sociedade Mais uma alta temporada se fecha. O saldo é positivo. Estíma-se que de Corpus Christi até o final deste mês, Campos do Jordão tenha recebido algo em torno de 1.5 milhão de turistas, dos quais cerca de 60% só em julho. O saldo de toda essa agitação é o que começamos a apurar numa série de reportagem com autoridades municipais, turistas, jordanenses e empresários de diversos segmentos e que atuam na cidade. De um modo geral o volume de turistas foi muito bom. O setor gastronômico foi o que mais se sobressaiu, vindo a hotelaria na sequência e o comércio em geral na colocação seguinte. Para boa parte dos empresários entrevistados, o volume de negócios foi semelhante ao do ano passado, com acréscimo de 5 a 20%, mas houve também alguns setores que se queixaram de queda nas vendas em até 15%. Comenta-se que poderia ter sido melhor se alguns contratempos não tivessem ocorrido, dentre eles o verdadeiro caos no trânsito, que desestimulou bastante o turista a circular. "Não havia lugar para estacionar com segurança, a não ser pagando alto para flanelinhas ou arrumar vaga nos muitos e caros estacionamentos improvisados", diz o turista Léo Marks. Dos fatos negativos apurados, os que mais chamaram a atenção foram: Poluição visual: a começar pelo Portal da Cidade (prédio público municipal) que acabou servindo de base para propaganda através de out-doors instalados nas torres e telhado. Outra reclamação geral foi para a má conservação das vias públicas, com muitos buracos, crateras imensas e falta de sinalização em muitas lombadas, fatos que provocaram diversos acidentes. Na questão poluição visual e buracos nas vias públicas, reportagens realizadas com a administração municipal, bem antes do início da temporada, apontavam que seriam fatos consumados: Asprincipais vias públicas seriam reparadas (antes de junho) e a poluição visual estava com os dias contados (o que não ocorreu). Outros problemas surgiram, como a desordenação completa do trânsito, principalmente em Capivari, assim como a retirada das zonas azuais naquele sempre movimentado bairro turístico, o que ocasionou, segundo empresários da região, na diminuição no movimento de vendas pelo simples fato que não havia onde estacionar. O que pensam alguns executivos de entidades locais: Sr. Hanz Taube, presidente do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau. Ele classificou a temporada como "Abaixo das expectativas, uma água morna. Não se viu nada de espetacular ou inédito, além do Festival de Inverno, que efetivamente já é uma tradição e já vem pronto. A revista Viagem, por exemplo, uma das grandes referências em turismo no país, cita comparativamente as serras fluminenses e Gramado, no Sul, que se estruturaram profissionalmente unindo setores públicos e privados e que já superam Campos do Jordão e a região da Mantiqueira, situada na macro região sudeste, que representa 50% do PIB nacional, e que mesmo assim não consegue público". Como fatos negativos ele destaca, "Na alta temporada não se deveria misturar show popular com erudito, provocando superlotação. Temos o ano todo para isso". Ele também se refere à mídia externa que não poupou críticas. "Em especial a Folha do dia 9 de julho e a TV Vanguarda, por vezes foram duras com Campos do Jordão, reportando com grandes destaques aos fatos negativos, como preços altos em diversos setores etc. Foram situações que a meu ver ajudaram a desgastar a imagem da cidade e a espantar turistas", concluiu. Sr. Luiz Pedro Nathan, presidente da ASSTUR. Como fatos positivos ele aponta: "Um aumento de 15% de ocupação no trade hoteleiro, com percentual médio de ocupação de 95% nos fins de

FOTO: KADU SCHIAVO

página 6

Centrinho de Vila Capivari

semana e de 60 a 75% no meio de semana. Outros fatos importantes que destaco foram: algumas empresas que haviam deixado de investir há alguns anos na cidade e que retornaram, e a segurança pública que melhorou bem". Como fatos negativos ele destacou: "Nosso comércio deveria estar melhor preparado (não ofereceu o que o turista de julho procurava para comprar). Também há um aumento desproporcional no número de meios de hospedagens". Sr. Luiz Fernando Peretti, presidente da Associação Cozinha de Montanha. Fatos positivos: "Nesta temporada tivemos menos gente, mas foi muito boa e com público seleto, em especial para meu ramo de negócio". Como fatos negativos ele aponta: "A poluição visual por toda a cidade e a má conservação do asfalto". Sr. Paulo de Marco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão. Como fatos positivos ele destaca "o grande número de vistantes e a grande divulgação da cidade através da mídia local, que resultou em ótimo retorno para a cidade". Como fatos negativos: "excesso de poluição visual, limpeza pública e os buracos" Citando os comentários de associados da ACE junto à ele, destacou: "Caiu o volume de público classificado "AA", assim como de estandes e expositores". Disse ainda: "As vaidades que circulam na cidade não permitem ações conjuntas e promocionais fortes, o que não ocorre no Sul do Brasil". Ao final, De Marco revelou que encaminhou à prefeita Ana Cristina ofício onde sugere uma reunião com todo empresariado, oportunidade em que ela falaria sobre os eventos realizados, os valores arrecadados com toda publicidade e estandes, o destino desses valores e os próximos eventos que a Prefeitura deverá promover, de agosto até os festejos do Natal e de fim de ano. Nota do Editor: A prefeita, Dra. Ana Cristina Machado César e secretário de Turismo Tércio Laurelli, foram por vezes procurados por nossa reportagem, através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura e inclusive nesta quarta (29) na pessoa do secretário de Administração, Wagner Sant'Anna, mas não retornaram às ligações até o fechamento desta edição. Pretendíamos que dessem seus depoimentos sobre a temporada, assim como comentassem sobre os fatos negativos apontados pela reportagem e pelos Srs. entrevistados. Na próxima edição, voltaremos com o tema "Balanço da Temporada", apresentando entrevistas com outros empresários, membros da sociedade jordanense, turistas e esperamos também contar com as considerações do secretário de Turismo Tércio Laurelli e da prefeita Dra. Ana Cristina.


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Fim de Feira nº 27.

Sobe

Literalmente apaixonado por Campos do Jordão, desde que me conheço por gente, e residente na estância há 27 anos, toda vez que a temporada chega ao fim costumo fazer algumas considerações sobre a "alta temporada". "Fim de Feira" é o termo que costumo usar para definir o período. A hora da "xepa", também caberia para definir este momento delicado, quando cada cidadão coloca as fichas na mesa e inicia um balanço do período junho/julho. Foi bom? O setor gastronômico, sem dúvida alguma, foi o que melhor se saiu. As casas que investiram em qualidade e souberam mostrar seus produtos não tem do que reclamar: Foi Muito Bom. Mesmo! O trade hoteleiro também registrou um ótimo movimento, embora lotado apenas nos finais de semana. Afinal, hoje em dia, desde jovem, quase todos cidadãos trabalham. O velho e saudoso hábito de "fazer estação" (na época: 15 a 30 dias de papo pro ar coçando) já era. Daí a importância do trade hoteleiro estar bem preparado e equipado para o turismo de negócios, que deve gerar movimento o ano inteiro. Para o comércio em geral a temporada foi de razoável a boa. Empresas situadas em galerias e shoppings se deram melhor. O público prefere fazer compras onde há múltiplas escolhas de lojas, produtos, ofertas, mais conforto e segurança. Enfim, diversidade e a saudável concorrência! Nas primeiras manifestações recebidas em nossa redação, principalmente de empresários e turista, destacamse algumas situações negativas que merecem destaque e ponderação por parte das autoridades: Em primeiro lugar, empatados, poluição visual e mau estado das vias públicas (meses antes amplamente apontados pela Prefeitura como problemas a serem sanados ainda antes de junho). Em seguida a questão da limpeza pública, que deixou muito a desejar. Apontados também como negativos (apenas pela época e localização) os dois shows populares realizados junto ao Tênis (Capivari), que trouxeram transtornos. Enfim, a temporada foi boa mas poderia ser bem melhor se observados alguns quesitos básico, lógicos, fáceis de serem revistos e que podem ser aplicados em 2010. Taí, "fim de feira", como está sendo a "xepa"? Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Plano próprio para assistência ambulatorial

Clínica de especialidades Laboratório de análises Convênios diversos

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

DESCENDO

Felipe Massa fora de perigo! O trauma sofrido pelo piloto brasileirodurante o treino de classificação, na Hungria, não é tão grave quanto se previa. Segundo seu médico particular, Dino Altman, o brasileiro irá voltar a correr normalmente na Fórmula 1. Embora a grande apreensão inicial, Massa recuperou bem todas suas funções, deixou a UTI, já caminha e pode voltar a pilotar em pouco tempo.

Valores de ingresso ao Festival de Inverno. Uma das reclamações constantes em nossa redação durante a temporada foram os valores cobrados para os concertos realizados no Auditório. Embora os show públicos e gratuitos na praça de Capivari e Igrejas, os ingressos para os principais eventos realizados no Auditório Cláudio Santoro chegavam a 80 reais, sem contar mais 20 reais de estacionamento (em meio a buracos, árvores de desprendiam galhos, barro nos dias de chuva e deficiência de iluminação). O acesso aos principais eventos culturais da alta temporada em Campos ainda estão limitados a quem efetivamente tem muito dinheiro. Taí!

Programação do 40º Festival Internacional de Inverno. Desde a escolha dos temas principais deste ano (homenagem à Heitor Villa-Lobos e ao Ano da França no Brasil) aos compositores e intérpretes, a programação foi muito feliz e proporcionou nos 45 espetáculos apresentados momentos de grandes emoções. Além de obras clássicas de Villa-Lobos e de vários compositores franceses, os espetáculos eram ecléticos, mesclaram obras de diversos músicos de grande projeção e clássicos que por vezes levantaram o público. Que tal um bom festival de verão?

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

Temporada de Inverno. Apesar dos costumeiros contratempos, a temporada 2009 vai se encerrando com saldo bem positivo. Os erros apontados, em diversas ocasiões por nossa reportagem, estão aí para serem analizados e corrigidos. Afinal, a administração, pública ou privada, é uma grande escola e sempre é tempo para aprender e mudar.

31 de Julho de 2009

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Ainda sobre o estacionamento do Auditório. A empresa que fez o gerenciamento do estacionamento durante o Festival de Inverno, se negou a fornecer Nota Fiscal na entrada, durante o pagamento, que é antecipado. Quem precisou do documento (obrigatório, segundo a Receita Federal), como nossa reportagem por vezes, teve que solicitá-lo e recebê-lo apenas na saída (quando da apresentação do boleto de controle e que identifica o veículo pela placa). Pode?

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte ao quartel do Corpo de Bombeiros. Mostra de Oratórios. No Palácio Boa Vista, mostra "Arte e Devoção", com peças originais dos Séculos 18 e 19. Ingresso: R$ 5,00 e estudantes e idosos pagam meia.

Autoridades guiam sem cinto de segurança. Pare alguns minutos junto as pistas de qualquer via pública e observe que quase a totalidade de policiais, motoristas de viaturas oficiais etc não usam cinto de segurança. Pode?

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão.

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Desoneração da folha e o INSS por Marcos Cintra*a* Merece elogios a disposição do governo de desonerar a folha de pagamentos das empresas, como afirmado em declarações enfáticas do ministro Guido Mantega. Os encargos previdenciários incidentes sobre os salários seriam reduzidos de 20% para 14% ao longo de seis anos, reduzindo o custo do trabalho e estimulando o uso de técnicas de produção mais intensivas em mão de obra. Os rendimentos do trabalho são excessivamente tributados no Brasil. Computando-se os encargos tributários e previdenciários suportados por empregados e empregadores, a cunha fiscal supera 40% do valor básico dos salários. Em uma conjuntura mundial onde a concorrência é acirrada pelos custos mais baixos da mão de obra em países como a China e o Vietnam, o Brasil vem perdendo posições nos mercados internacionais de produtos manufaturados de baixa e média tecnologia, nos quais nossa capacidade instalada justificaria uma presença mais significativa. Ainda que a intenção do governo seja louvável é importante frisar a timidez da proposta no tocante ao ritmo da desone-

ração. Ao mesmo tempo, vale ressaltar a desabrida ousadia das autoridades quando prometem reduzir a carga tributária sobre os salários sem propor medidas compensatórias que garantam a solvência do INSS no futuro. O INSS, responsável pelos programas previdenciários e assistenciais de mais de 26 milhões de segurados, pensionistas e aposentados brasileiros, tem sido fustigado ao longo dos últimos anos por crônicos déficits de caixa. O saldo previdenciário saltou de R$ 9,4 bilhões (0,88% do PIB) em 1999 para R$ 44,9 bilhões (1,73% do PIB) em 2007, registrando uma redução para R$ 36,2 bilhões (1,25% do PIB) em 2008. É provável que com a crise de desemprego instalada no Brasil, e no mundo, a partir de outubro de 2008, o déficit previdenciário volte a crescer em 2009. È necessário reconhecer que toda a sociedade tem interesse na sustentabilidade do sistema previdenciário, mas qualquer medida que produza alguma sombra de dúvida sobre a saúde financeira do INSS, é vista com desconfiança pelos participantes do sistema. Daí a reticência com que as principais li-

deranças sindicais brasileiras tenham recebido a proposta de desoneração de folha do governo, e tenham cobrado inutilmente da administração uma clara definição de como suprir a perda de arrecadação resultante da desoneração que se pretende fazer. Nesse sentido, as vagas declarações do governo de que pretende suprir a perda de arrecadação previdenciária com intenções de exercer esforços de contenção fiscal, reduzir o superávit primário e até mesmo usar recursos do fundo soberano têm sido recebidas com enorme ceticismo por toda a sociedade, e poderá por a perder essa louvável intenção de reduzir o custo do trabalho no Brasil. NOTA: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard, professor titular e vice-presidente da Faculdade Getulio Vargas. É secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de São Paulo e autor da proposta para criação do Imposto Único. Seus endereços eletrônicos: www.marcoscintra.org / mcintra@marcoscintra.org

Palavras Cruzadas DIRETAS

M.C. Contabilidade

Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ.

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Parque do Estado e Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada.

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

31 de Julho de 2009

Manoel Carlos Monoo Pereira

Autor: Roberto Conte

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Confira a solução na próxima edição, em 07 de agosto

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

T E C O SHOP CAR Veículos novos e usados Compra - Venda - Consignação

Melhor Preço! Melhor Avaliação! Av. Frei Orestes Girardi, 537. Fones: (12) 3664-3663 - 3662-4906 Cel.: (12) 9782-2455.

casado 832.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3664-5900 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3552-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

página 7

SAÚDE: A gripe e volta às aulas Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, sugere a suspensão das aulas e o retorno só no dia 17/08 Atendendo a recomendação das autoridades sanitárias do Estado de São Paulo, conforme ofício recebido do secretário do Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, entidade que representa 10 mil escolas em território paulista, resolveu sugerir aos seus associados que suspendam a volta às aulas no dia 3 de agosto, prolongando as férias até o dia 15/08, com retorno previsto para o dia 17. A entidade ressalta que as escolas são autônomas e não são obrigadas a atender à recomendação. A decisão do Sieeesp foi adotada após uma reunião do dr. Marun David Cury, médico especialista, representando o Sindicato, com a dra Clélia Maria Sarmento de Souza Aranda, Coordenadora do Departamento de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado. A Secretaria da Educação do Estado adotou me-

Algumas escolas particulares já haviam retornado às aulas na última segunda-feira, o mesmo ocorrendo com as públicas. No caso da rede oficial, a Secretaria ordenou a suspensão das atividades escolares. dida semelhante e os estabelecimentos da rede pública também devem retornar apenas no dia 17/08. Algumas escolas particulares já haviam retornado às aulas na última segunda-feira, o mesmo ocorrendo com as públicas. No caso da rede oficial, a Secretaria ordenou a suspensão das atividades escolares. Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sieeesp afirma que, para a segurança de nossas crianças, a entidade está atenta às orientações emanadas tanto do Ministério como das secretarias estadual e municipal de Saúde, divulgando em seus órgãos de comunicação interna as informações a respeito da

gripe H1N1 e os endereços de postos de emergência. “No Brasil, a situação não é de pânico. Vamos aguardar o retorno das atividades escolares do segundo semestre e adotar as providências que forem necessárias, segundo orientação das autoridades sanitárias brasileiras”, finalizou o presidente do Sieeesp. São Paulo é o Estado com o maior número de casos fatais da doença, com 27 mortes. Em todo o Brasil, a gripe suína já matou 55 pessoas. As outras mortes por gripe suína ocorreram no Rio Grande do Sul (18), Rio de Janeiro (5), Paraná (4) e Paraíba (1). Fonte: Sieeesp/ Edercino Tolentino.

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas; Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade; Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias; Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos? Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade? Estrada de Ferro C. J.: Quando irá cumprir a lei e implantar sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível?

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Solução da edição do dia 24/07

31/7/2009, 14:16

Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

31 de julho de 2009

ANO XX - Nº 832 31 de julho de 2009

Distribuição Gratuita

Está circulando, desde o dia 20 de Junho, a nova edição Especial de Inverno da Revista "Encantos e Sabores", fascículo trimestral do Jornal Campos do Jordão & Cia.

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Temporada foi muito boa mas pode melhorar

Ela traz em suas páginas reportagens sobre os principais eventos que a cidade oferece, ótimas dicas culturais, de compras, lazer e de gastronomia.

Empresários, comerciários, jordanenses e turistas destacam pontos positivos e negativos da Temporada 2009

Encantos e Sabores circula com 100 páginas em papel couchê e reserva lindas imagens de Campos e Região.

Bem mais que um Guia, Encantos e Sabores é a vitrine de Campos do Jordão.

Próxima edição: Primavera: 20 de Setembro - Fechamento: 20 de Agosto WWW.ENCANTOSESABORES.COM.BR - (12) 3662-3090 / 3664-4368

casado 832.pmd

1

FOTO:KADU SCHIAVO

Encantos e Sabores pode ser encontrada no Portal, hotelaria, restaurantes e no Shopping Abernéssia. Sua distribuição é gratuita.

"Fim de Feira", é tempo dos diversos segmentos empresariais, administrativos e sociais da cidade contabilizarem ganhos, prejuízos e começarem a se programar para 2010. Que eventuais erros e distorções técnicas ocorridas sejam corrigidos e os eventos programados para a próxima temporada se saiam melhor ainda. Confira reportagem na página 3.

31/7/2009, 14:16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.