1013

Page 1

JORNAL

25 ANOS

CAMPOS DO JORDÃO 16 a 31 de Março de 2015 - Ano XXV - nº 1013 - Distribuição Gratuita.

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

& Cia

www.jornaldecampos.com.br

Editora Jornalística

MEGACYCLE VOLTARÁ PARA CAMPOS EM DOIS ENCONTROS: EM JULHO E AGOSTO DESTE ANO Depois do polêmico embargo do primeiro evento, que seria realizado entre os dias 27/02 e 01/03 passados, a organização do Megacycle divulgou no dia 20/03 “Nota de esclarecimento” sobre o fato, em sua página no Facebook, e dando conta da realização de dois encontros, ainda este ano, em Campos do Jordão. Segundo a Nota “A volta por cima”: “O Prefeito Fred Scaranello se empenhou em buscar prontamente uma solução. Reuniu-se com nossa organização e com empresas que participaram do evento e propôs duas novas edições do Megacycle nos dias 30/07 a 02/08 (alta temporada) e outro na sequência, de 07 a 09/08, com total apoio da Prefeitura, a fim de limpar a imagem manchada da cidade e de ressarcir os prejuízos a todos os envolvidos.”

JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO LÉLIO GOMES

Lélio e parte do quadro administrativo de sua gestão como prefeito de Campos do Jordão foram condenados, em primeira instância, à prisão e a pagar multas, por infração à Lei de Licitações (artigo 89, caput, da lei 8.666/93). Os réus já protocolaram apelação em instância superior e irão recorrer em liberdade. De acordo com a sentença: “considerando o mais que dos autos consta, julgo PARCIALMENTE PROCEDENTE a pretensão punitiva do Estado para: Condenar o réu Lélio Gomes, qualificado nos autos, por infração ao artigo 89, caput, da lei 8.666/93, por 04 vezes na forma do artigo 71 do Código Penal, às penas de 06 (seis) anos, 02 (dois) meses e 20 (vinte) dias de detenção, em regime inicial semiaberto e 22 (vinte e dois) dias-multa, cada qual fixado em 02 (dois) salários mínimos e, em concurso material, por infração ao artigo 312 do Código Penal, por 02 vezes na forma do artigo 71 do mesmo Diploma, a 06 (seis)

anos, 09 (nove) meses e 20 (vinte) dias de reclusão, em regime inicial fechado, e 19 dias-multa, no mesmo patamar de 02 salários mínimos por dia. ABSOLVO-O da imputação relativa ao 2º tópico nos termos do artigo 386, III, do Código de Processo Penal.” De acordo o processo 0004695-04.2004.8.26.0116 disponível na íntegra no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Ministério Público ingressou com ação penal em que requereu a condenação do ex-prefeito Lélio Gomes e de mais sete funcionários de sua administração (2001-2004), também incursos nas penas do artigo 89 da Lei de Licitações (Lei Federal 8.666/1993).

NOTA: Embora condenados, como se trata de condenação em primeira instância, os réus recorreram e responderão em liberdade até o final do julgamento. Fonte: Processo TJESP nº 0004695-04.2004.8.26.0116

ANUNCIE NA EDIÇÃO DE OUTONO DA REVISTA ENCANTOS E SABORES (12) 3664-4368 / 99772-2285 / 99708-2151 / 99191-9673


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2015

EDITORIAL Campos: vamos rever a relação? Toda vez que alguma coisa começa a não dar certo na cidade, seja no âmbito político, no comercial e até mesmo no plano social, procura-se rapidamente encontrar respostas. Desculpas apressadas até e que nem sempre explicam tais fenômenos. O talento que muita gente possui de encontrar explicações para tudo em Campos é impressionante. A rapidez e fluência como elas surgem merecem pelo menos alguma reflexão. “Como é difícil se fazer “mea culpa”, ou: “onde foi que erramos?” No recente e lamentável caso do evento de motos, que acabou não acontecendo, foi com velocidade meteórica que se chegou aos “culpados”. Uma ação tão rápida que nem permitiu que todas as partes fossem ouvidas e que, devido a isso e eventuais danos morais, provavelmente poderá se estender pelos tribunais. Enfim, o que me parece é que há muita gente que não se dispõe a “rever fatos e encontrar soluções”. Ou melhor, “rever politicamente a relação antes de ir à extremos”. A internet é a ferramenta mais rápida e eficiente de comunicação que se tem conhecimento para determinados assuntos. A relação com blogs e sites de relacionamentos sociais pode ser tanto de puro amor como de ódio. Exemplo desse fenômeno constatei no início de março, quando dois internautas, Cacá Bloise e Milton Levy, ambos velhos moradores e apaixonados pelo bairro Vila Mariana, na capital paulista, resolveram criar no Face a página “Vila Mariana Amo Você” que, em menos de um mês, já reuniu cerca de cinco mil pessoas que descrevem com carinho o que aquele pedaço antigo de Sampa significa para eles. Campos do Jordão também possui várias referências, algumas boas, outras nem tanto. Mas o que mais chama a atenção é a diversidade de páginas. Ao invés dos que amam a cidade se unirem para relembrar fatos e demonstrar carinho, muita gente prefere “montar” seu gueto particular... Talvez por vaidade ou sabe-se mais lá mais o que. Campos possui muitos milhares de admiradores apaixonados e que poderiam estar todos mais próximos pelo bem comum mais precioso: a própria Campos do Jordão. E aí, que tal, vamos rever a relação? Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Astra 2007 flex, cor prata completo Palio Weekend 2003 ELX, azul, motor 1.3. Outras informações: c/ Sérgio: (12) 99792-6900.

Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

Verdes Vales

Editora Jornalística

SUBINDO

DESCENDO

Rali Mitsubishi. A abertura oficial para o 21º rali de regularidade Mitsubishi Motorsports deu-se no último dia 21/03 em Campos do Jordão. Até novembro, quando chega ao final o certame, centenas de pilotos, divididos em três categorias, estarão disputando a tão cobiçada taça em provas que percorrerão diversos estados.

Pintura de faixas. Pouco mais de uma semana que a sinalização de solo começou a ser refeita (até com certo alarde pela Prefeitura através de sua assessoria de Imprensa na mídia), algumas faixas para pedestres já apresentam desbotamento (o que pode revelar que talvez estejam fora da Norma ABNT NBR 14644). Há anos questionamos em nosso Jornal a qualidade de diversos serviços prestados por órgãos públicos em Campos, dentre eles os prestados através do DSV, como os tipos de tintas aplicadas na sinalização horizontal em vias públicas e a ausência de comunicação aérea complementar (por exemplo, placas alertando para cruzamentos perigosos e sonora em cruzamentos em nível com via férrea) e, principalmente, informando a existência de faixa para pedestres alguns metros à frente. Dessa forma, turistas que visitam a cidade, não acostumados ao improviso e até em certos casos com essa precariedade, envolverem-se em acidentes e atropelamentos não é raro. O Denatran, órgão federal, regulamenta formas, elementos, cores e dimensões mínimas que constituem a sinalização, através da Resolução nº 160/04 do CONTRAN, e que devem ser rigorosamente seguidos, para que se obtenha o melhor entendimento e segurança para os usuários. Perguntamos: Até quando nossas autoridades vão ignorar regras básicas de segurança na cidade?

Obras da pista de skate. Apesar de bem atrasadas (o prazo inicial dado pelo prefeito Frederico aos esportistas era de 120 dias em julho passado), a Prefeitura acelerou as obras esta semana, iniciando a concretagem das pistas. Pelo que se percebe, ao estarmos a apenas um mês do aniversário da cidade (29/04), a intenção do Prefeito seria de inaugurar essa e outras obras públicas e sociais durante as comemorações. Há pouco mais de um ano das eleições municipais, com sério desgaste político por promessas de campanha não cumpridas e muitos pré candidatos dando já mostrando as caras, o que o Prefeito deve fazer é “desencastelar” e sair mais para as ruas para fazer o “social” e cumprir sua agenda de inaugurações. Esperamos que dentre suas atividades de executivo inclua, apesar de com atraso, prometidas obras importantes nos setores de Saúde, Educação, Habitação e Serviços Públicos, todos urgentes.

Palácio Boa Vista A sede de Inverno do Governo em Campos do Jordão, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser contempladas obras de arte, porcelanas, pratarias e peças de decoração. Mostra de Mobiliário Artístico de Época no Palácio. O Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, no Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão, há a exposição “Narrativa do Tempo - O móvel no Acervo dos Palácios”, com mais de 100 obras do mobiliário artístico dos palácios do Governo de São Paulo, especialmente móveis feitos no Brasil desde os tempos coloniais até o início do século XX. De quarta a domingo, das 10 às 12h e das 14 às 17 h. Museu Felícia Leirner O museu é ao ar livre, junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas esculturas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica em Jaguaribe. Mostras de Artesanatos Defronte aos Bombeiros e ao lado da Praça de Jaguaribe. Mostras permanentes em madeira (esculturas, bancos e placas decorativas), vasos, couro, metal e objetos de decoração.

Críticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte e Fotografia: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

VEÍCULOS VENDO/TROCO E FINANCIO

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


C I D A D E

www.jornaldecampos.com.br

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

16 a 31 de Março de 2015

3

UM DIA PARA SUJAR, NOVAS APRESENTAÇÕES NO MUSEU UMA SEMANA PARA LIMPAR? RESPEITO AO PEDESTRE! FELÍCIA LEIRNER E NO AUDITÓRIO

CULTURA

Em 27 e 29 de março, instituições promovem oficina de reciclagem e apresentação musical para seus visitantes. A participação é gratuita. Inspirados pela comemoração do Dia do Circo (27/3), o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Estado da Cultura administrados com a parceria da ACAM Portinari, prepararam uma programação especial. Na sexta-feira (27), a partir das 9h, as crianças poderão participar de uma oficina de malabares artesanais. A atividade utilizará soluções práticas desenvolvidas por artistas circenses de rua. O educador Diogo Reis irá apresentar aos participantes diversos tipos de malabares (FlowerStick, Claves, Swing e Argolas), construídos com câmaras de ar usadas, cabos de vassoura, garrafas pets, pedaços de cano de PVC, entre outros materiais reutilizáveis. Os participantes construirão seus objetos e brincarão pelos jardins. Música Popular Brasileira No domingo (29/3), os visitantes voltam a ser contemplados com a “Série Chorinho no Museu”. Na apresentação, o o Trio Pau de Arara propõe um repertório que transita entre releituras de obras de choro, envolvendo compositores como Radamés Gnatalli, Dominguinhos, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e releituras de canções brasileiras da época de ouro do repertório tradicional de choro, com arranjos que dialogam com a influência desse gênero - como Cartola, Noel Rosa e Paulinho da Viola. O grupo, que é composto por músicos formados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Conservatório de Tatuí, interpretará releituras instrumentais de canções brasileiras e composições próprias que remetem à elas.

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estão localizados à Av. Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1880 - Alto da Boa Vista – Campos do Jordão (SP). O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 18h, e a entrada é gratuita, assim como o estacionamento. Para conhecer e acompanhar a programação, acesse www.museufelicialeirner. org.br, ou por meio dos perfis nas redes sociais: facebook.com/museufelicialeirner e @mfelicialeirner. O Museu também está presente na rede social Foursquare.

A GENTE NÃO VÊ POR AQUI! Quem passou pelas proximidades das escolas SEA e FUNCAMP no sábado dia 21/03 e acreditou que o entulho “esquecido” nas calçadas durante o final de semana seria retirado na segunda-feira, dia 23, se enganou. Ainda hoje, durante o fechamento desta edição, quinta-feira, dia 26/03 às 16h, o entulho continua jogado nas calçadas.

Serviço:

- “Encontros com Arte – Reciclar, Fazer e Brincar de Circo” Data: 27/3/2015 (sexta-feira) Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h Vagas: 25 pessoas por atividade, mediante inscrição antecipada - “Série Chorinho no Museu – Trio Pau de Arara” Data: 29/3/2015 (domingo) Horário: das 11h às 12h30 Local: Museu Felícia Leirner - Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 - Campos do Jordão/SP) Outras informações: (12) 3662-6000 Entrada: gratuita Obs.: O participante pode optar por contribuir com doação de mantimentos e agasalhos, que serão encaminhados para a Obra Social Santa Clara. Fonte: Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa.

VAMOS DAR UMA RENOVADA NO CARDÁPIO? (12) 99708-2151 (12) 99191-9673

O que poderia até ser compreensível devido ao mal tempo, ou ao fim do expediente da equipe que realizou a poda no final de semana, acabou se revelando mais uma falta de respeito para com os cidadão ou mais uma demonstração de incompetência dos serviços públicos municipais. Se nossas calçadas, estreitas e esburacadas já não fossem por si só perigosas e difíceis de transitar,w imaginem cobertas de entulho. Esses locais, além de serem caminho de crianças que frequentam as escolas citadas acima, por ironia do destino, ficam a poucos metros da Câmara Municipal de Campos do Jordão.


4

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

CIDADANIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2015

NOSSOS DIREITOS

SOBRE A LIBERDADE

Giovani Pico Della Mirandola afirmava que o homem é o mais afortunado de todos os seres porque recebeu a liberdade como dom natural. O homem é a grande criação do universo e extraordinário milagre divino¹. Bobbio considera a ação como resultado da liberdade, concebida como “a faculdade de cumprir ou não certas ações, sem o impedimento dos outros que comigo convivem² ”. Mas há uma pergunta recorrente na História da Humanidade: será o homem livre? “Quando dizemos que o homem é livre pela virtude da natureza de sua humanidade queremos dizer que, entre outras coisas, ele é capaz de fazer escolhas, e que suas escolhas não são totalmente dependentes ou causadas por forças além de sua consciência” ³ . Há quem sustente que o homem nasce num determinado ambiente e suas características, inatas ou herdadas e tudo o que a vida lhe imprimiu dele fazem o que ele é durante a sua peregrinação terrestre. Tal é sua sina e seu destino. Sua vontade não é “livre”, no sentido metafísico do termo, pois é “determinada pelo seu passado e por todas as influências a que estiveram expostos ele mesmo e seus ancestrais” 4. Se cada ser humano pode agir de forma desenvolta, independente, a vida humana é uma sequência incessante de ações singulares. Ações produzidas por quem, desde o nascimento, é livre, ou seja, “desfruta o direito de desenvolver plenamente a sua atividade física, intelectual e moral, e, nesse sentido, pertence-lhe o direito de desfrutar o produto dessas atividades”.5 A liberdade ora é assegurada, ora é restringida. Jean-Jacques Rousseau, ao justificar a necessidade do pacto social, dizia que “o homem nasceu livre e em toda a parte ele se encontra acorrentado”6. O que ele diria desta República, que já é a terceira no globo em população carcerária, com cerca de 700 mil sentenciados? Liberdade tem uma dimensão sensível e exterior e tem uma dimensão igualmente sensível, mas interna. Há quem se sinta aprisionado. Pelas ambições, pelas paixões, pelos anseios insatisfeitos. Isso é próprio da condição humana. Mas há quem consiga se desapegar de tudo o que é exterior e se sinta inteiramente livre. “Somos, na realidade, atores livres naquilo que fazemos, e não meros instrumentos das diversas forças existentes no mundo - mesmo que sejamos, é claro, submetidos às leis da natureza”7. Costumo dizer que, extraídas as condições naturais que nos limitam, sobra uma imensa faixa de liberdade para desenvolvermos o nosso destino. A escolha da trajetória a percorrer nesta frágil e efêmera jornada é responsabilidade pessoal. Acreditar-se objeto desprovido de condições de mudar de

rumo, vítima do fatalismo predeterminado é uma cômoda fuga às responsabilidades ínsitas à condição de ser racional. Somos caniços, sim, mas caniços pensantes. Por isso é que existem escravos livres e senhores aprisionados. Reféns da cupidez, do poder, da autoridade, da glória ou do reconhecimento. Reféns da paixão, do vício e da submissão aos sentidos. Exemplos não raros de superação evidenciam a possibilidade humana de escapar das malhas tenebrosas da dependência. Seja ela química, seja ela - muito mais perigosa - tecida nos labirintos do intelecto. Sob outra ótica, nossa concepção de liberdade é focada no ambiente político. Daí a sua gradação, aferível em escalas. Desde logo se diga - e aqui a deformação jurídica - inexistir liberdade ilimitada. Onde não há lei, não há liberdade. “A liberdade - em menor ou maior grau - só pode existir onde algo é permitido e algo mais é proibido. Talvez a piada a seguir, que deve datar de antes da Primeira Guerra Mundial, possa esclarecer as coisas: ‘na Áustria, o que não é proibido é permitido; na Alemanha, o que não é permitido é proibido; na França, tudo é permitido, inclusive aquilo que é proibido; na Rússia, tudo é proibido, inclusive aquilo que é permitido” 8. Liberdade, para quem estuda ciência jurídica, é o primeiro e mais fundamental dos direitos. Pois o caput do artigo 5º da Constituição da República elenca os cinco direitos dos quais se extraem todos os outros, contidos nos 78 incisos a seguir. São: vida, liberdade, igualdade, propriedade e segurança. Ocorre que vida nem sequer pode ser chamada tecnicamente de “direito”. Vida é pressuposto à fruição de direitos. Tanto que podemos substituir o verbete “direito” pela expressão “bens da vida”. E aí, como o pacto fundante não tem palavras inúteis, nem resulta de mero acaso a ordem de enunciação dos direitos, tem-se a liberdade como o primeiro e mais essencial direito. A experiência da privação da liberdade causa mácula indelével para o inocente, que não poderia ser subtraído ao convívio e é vítima de prisão ilegal. Por isso o empenho da Justiça Paulista ao implementar o projeto “Audiência de Custódia”, que acerta o passo da República Federativa do Brasil com outras democracias já consolidadas e atende ao compromisso firmado no Pacto de São José da Costa Rica. Em estágio civilizatório superior, a prisão por uma hora já representa sanção considerável, pois evidencia o apreço que o ordenamento confere ao valor liberdade. Não poderíamos conviver com situações lamentáveis de exacerbação do castigo segregatório e passamos a honrar um tratado que assinamos espontaneamente, o que nos obriga a respeitar o nosso próprio

Desembargador Dr. José Renato Nalini

pacto federativo. Desde 1988, a prisão em flagrante de qualquer pessoa deveria ser imediatamente comunicado à autoridade judiciária competente para apreciar a legalidade da privação da liberdade. Demos um salto qualitativo na Democracia Brasileira. Esperamos que isso estimule a prosseguir na imensa e infindável tarefa de implementar o verdadeiro Estado de Direito de índole Democrática, vocação que assumimos formalmente desde 05/10/1988. NOTA: Dr. José Renato Nalini é presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. REFERÊNCIAS: 1 PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni, Discurso sobre a Dignidade do Homem, Lisboa, Edições 70, 1989, p.56/70. 2 BOBBIO, Norberto, Teoria Geral da Política: a Filosofia Política e as lições dos clássicos, Rio de Janeiro, Elsevier, 2000, p.101. 3 KOTAKOWSKI, Leszek, Pequenas Palestras sobre Grandes Temas, São Paulo, Editora Unesp, 2009, p.79/80. 4 Von MISES, Ludwig, Ação Humana, São Paulo, Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2010, p.74. 5 DUGUIT, Léon, Fundamentos do direito, São Paulo, Ícone, 1996, p.11. 6 ROUSSEAU, Jean-Jacques, Discurso sobre a origem e os fundamenos da desigualdade entre os homens, Editora Universidade de Brasília, Editora Ática, São Paulo, 1989, p.13. 7 KOTAKOWSKI, Leszek, op.cit., idem, p.81. 8 KOTAKOWSKI, Leszek, op.cit., idem, p.82.

CLÍNICAS MÉDICAS DR. MAURO AMÂNCIO DE AGUSTINO Clínica Geral (CRM-SP 54.830)

Diagnóstico por imagens - Eletrocardiograma - Raio X Ultrassonografia - Home Care (atendimento domiciliar)

DRA. SOLANGE CASSAB PSICÓLOGA CRP 06/46463-3

CRIANÇAS, ADULTOS E ADOLESCENTES

(12) 3663-4377 99145-2527 - 99653-6007 - Convênios e Particulares Rua Délcio Rangel Pestana, 98 - Vila Fracalanza Atendimento na

(12) 3662-5609 (12) 99195-3439

DR. MARCELO DE FIORE

Ao lado da antiga Sta. Casa

Clínica com serviços de: Pediatria, Cardiologia, Fisioterapia, Psicologia, Raio X, Eletro Cardiograma, Ultrasom, Ortopedia e Clínico geral

UTI Móvel para remoções e apoio à eventos

Foto: Antônio Carreta/TJSP

Desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, comenta

CIRURGIA PLÁSTICA Estética e Reparadora (CRM-SP 50.282) Atende: Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$ 150,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Matilde Telefones: (12) 3668-9000 // (12) 99646-4404


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

COMUNICADOS - ATAS - EDITAIS

O DIA EM QUE A CASA CAIU NO CONFEA

PUBLICIDADE: ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CAMPOS DO JORDÃO

Denúncia de ex-assessor do Conselho revela os crimes eleitorais cometidos pelo Eng. José Tadeu e Conselheiros Federais Uma denúncia de um ex-assessor do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea protocolada no Ministério Público Federal relata as práticas de coação, ameaças e manobras políticas cometidas pelo Eng. José Tadeu da Silva, presidente do órgão, e por alguns Conselheiros Federais, durante o processo eleitoral do Sistema Confea/Creas, realizado em novembro passado. A acusação, acompanhada de declaração registrada em cartório, conta detalhes de como o mandatário tentou interferir nos resultados e cassar a candidatura de seus adversários, entre eles o então candidato à reeleição do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori. O Crea-SP acionou a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para apuração e responsabilização dos envolvidos. Na denúncia, o ex-funcionário do Confea afirma que recebeu de José Tadeu a incumbência de “fazê-lo ganhar a qualquer custo” ou seria demitido. Em uma reunião secreta, o então candidato à reeleição para presidente do Confea teria dito a integrantes da Comissão Eleitoral Federal que deveriam indeferir todas as candidaturas de seus adversários, sob a alegação de que “a Comissão Eleitoral Federal é minha e tem que mostrar que está do meu lado. Se algum funcionário não estiver de acordo é só me avisar”. Com vitórias de presidentes de oposição nos Creas de São Paulo, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul e Pernambuco, as homologações referentes a esses estados foram estranhamente retiradas de pauta poucos momentos antes de serem apreciadas pelo plenário do Conselho Federal. “Gastei muito dinheiro para vocês darem a posse ao Kuri-

mori. Se der posse o juiz não tira mais, então tirem esses estados agora”, teria sido a reação do Eng. Tadeu, de acordo com a denúncia. Ele ainda comandaria o esvaziamento do plenário para provocar falta de quórum e, consequentemente, adiar as homologações. O denunciante declara ainda ter sofrido pressão por parte do presidente do Confea e do conselheiro Marcos Mota para alterar um parecer por mais de 15 vezes. O documento tratava de uma suposta insubordinação da Comissão Eleitoral Regional de São Paulo. Cabe lembrar que as eleições para presidente do Crea paulista foram vencidas pelo Eng. Francisco Kurimori, que obteve 74% dos votos válidos e uma larga vantagem para o segundo colocado, Eng. Vinícius Marchese, não por acaso sobrinho e sócio do Eng. José Tadeu da Silva. O Eng. Francisco Kurimori é o líder da oposição ao atual presidente do Confea e vem sendo o principal alvo dos ataques de José Tadeu. Kurimori precisou recorrer diversas vezes à Justiça para garantir seus direitos democráticos durante e após o processo eleitoral. No final de fevereiro, uma decisão judicial obrigou o Eng. Kurimori, que está no mandato, a abster-se de atos como Presidente do Crea-SP até a decisão da turma do TRF-1. Dessa forma, o Eng. Tadeu tenta reverter os resultados das urnas no “tapetão” e abrir caminho para seu sobrinho assumir a presidência do Conselho paulista. Veja a denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal na íntegra em: http://www. creasp.org.br/arquivos/diversos/Denuncia-mpf.pdf

Cozinha da Montanha Campos do Jordão e Região ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Eu, Nelson Gonçalves Junior, Presidente da Cozinha da Montanha Campos do Jordão e Região com sede na Comarca de Campos do Jordão, na Av. Januário Miráglia, nº 912 – sala 20 – Vila Abernéssia – Campos do Jordão – SP, Estado de São Paulo, convoco os senhores Associados da Cozinha da Montanha Campos do Jordão e Região, para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27 de Março de 2015, às 14:30 horas, para deliberação e aprovação da Eleição do Presidente, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Sendo Chapa única, a eleição ocorrerá por aclamação. Obs.: Os participantes da Assembleia poderão fazer-se representar através de procuração especifica e simples, não havendo a necessidade de reconhecimento de firma, nos termos da lei vigente e do Estatuto da Associação, sendo que em atraso com as obrigações associativas, estarão impedidos de votar em qualquer item da pauta a ser discutida. Campos do Jordão, 12 de Março de 2015 Nelson Gonçalves Junior PRESIDENTE COMUNICADO CACAU - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CHOCOLATES ARTESANAIS LTDA, torna público que requereu da CETESB a Licença Prévia, de Instalação e de Operação para Fabricação de Chocolate em barra ou tabletes, sito à Avenida Frei Orestes Girardi, 3257 Jaguaribe - Campos do Jordão/SP.

TURISMO

16 a 31 de Março de 2015

5

DÓLAR CARO INIBE VIAGENS AO EXTERIOR E INCENTIVA O TURISMO INTERNO

Em razão da instabilidade da moeda americana perante o Real, a tendência é de que o turista brasileiro reveja seus roteiros e opte pelo turismo interno num primeiro momento. Segundo dados extraoficiais, colhidos no fechamento desta edição, apesar de visível tendência de retração às viagens ao exterior, o turismo interno ainda não aqueceu como se previa. Esse fato poderia estar atrelado até mesmo à questões político/econômicas do país.

Em Campos do Jordão, por exemplo, se comparado a igual período em anos anteriores (Páscoa, Corpus Christi etc), o volume de reservas ainda é considerados pequeno, segundo o setor hoteleiro. Só quem souber “vender” seu produto poderá amenizar o problema .

MINISTÉRIO DO TURISNO FINANCIARÁ PLATAFORMA SOBRE NOSSOS DESTINOS

Durante Fórum Panrotas, Ministro do Turismo enfatizou a importância da internet como aliado para a promoção do Brasil como destino, também para brasileiros. O ministro do turismo, Vinicius Lages, anunciou nesta terça-feira (24) que a Pasta irá financiar uma plataforma digital para promover o Brasil, tanto para estrangeiros como para brasileiros. A ideia é reunir, em um só ambiente, todas as experiências e serviços que o país dispõe e oferecer a turistas imagens e informações a respeito dos destinos. A informação foi anunciada pelo ministro em debate com Jeanine Pires, secretária de Turismo de Alagoas e ex-presidente da Embratur, realizado no 13º Fórum Panrotas. Durante o painel, Lages falou sobre os avanços do setor e os desafios que estão sendo enfrentados. “Nunca se viajou tanto no mundo como agora. Chegamos a 206 milhões de viagens domésticas em 2014, em 2005 eram 138 milhões de viagens. Porém, ainda temos muito a crescer, o brasileiro ainda não conhece toda a diversidade que o país pode oferecer”, comentou. Estatísticas do Ministério do Turismo revelam que pouco menos de um terço (62 milhões) de brasileiros consomem turismo no Brasil.

Os dados revelam que, pelo menos 70 milhões de pessoas podem ser inseridas nesse mercado. “Acredito que a internet deve funcionar como um grande aliado nessa promoção do país, as pessoas querem compartilhar experiências e ter informações sobre os destinos dentro do Brasil”, afirmou. De acordo com as estatísticas da consultoria internacional independente We Are Social, dos 204 milhões de brasileiros, 110 milhões têm acesso à internet e 96 milhões participam de redes sociais. Para avançar ainda mais nas pautas relativas ao setor, Lages reforçou a importância de um trabalho articulado com outros ministérios e com o Congresso Nacional. Nos três primeiros meses o ministro do Turismo participou de reuniões com os ministros da Ciência e Tecnologia, Educação, Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura e Esporte, para articular agendas intersetoriais, somar esforços e otimizar o uso de recursos públicos. Fonte: Ministério do Turismo

CARTAS À REDAÇÃO Todas as correspondências (denúncias, comentários e sugestões) deverão ser encaminhadas à Redação através do endereço eletrônico: jornaldecampos@uol. com.br, pelo Facebook: Jornal Campos do Jordão, ou diretamente em nossa redação (Shopping Abernéssia). Responsabilidade civil e criminal: Quando publicadas, todo seu teor será de inteira responsabilidade do autor.


6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2015

COMUNICADOS - ATAS - EDITAIS CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

Estado de São Paulo

Estado de São Paulo

R E S O L U Ç Ã O Nº 01/2015

DECRETO LEGISLATIVO Nº 03/2015 Que outorga o Título de Construtor Jordanense.

Que dispõe alteração no Anexo III da Resolução nº 02/2014, de 02 de setembro de 2.014. (de autoria da Mesa da Câmara) A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ela promulga o seguinte: Artigo 1º - Ficam alterados os requisitos para ingresso dos cargos efetivos de contador, controlador interno e procurador jurídico do quadro de funcionários da Câmara Municipal de Campos do Jordão, constantes do Anexo III da Resolução nº 02/2014, de 02 de setembro de 2.014, que passam a ter a seguinte redação: Nomenclatura do cargo Contador

Controlador interno

Carga Horária Semanal (em horas) 40 (quarenta)

20 (vinte)

Procurador Jurídico

Artigo 2º - O Diploma correspondente será entregue à família, na Sessão Solene Comemorativa ao Dia da Cidade, a ser realizada pela Câmara Municipal. Artigo 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Requisitos para Ingresso

Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 24 de março de 2.015.

Formação Contábil de nível superior, registro no CRC, e experiência comprovada na área de administração pública por no mínimo 02 (dois) anos.

LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente

Bacharel em ciências jurídicas ou em ciências contábeis, ou administração de empresas, ou formação em curso superior de gestão pública; com experiência comprovada na área de administração pública por no mínimo 02 (dois) anos.

20 (vinte)

Artigo 1º - Fica outorgado o Título de Construtor Jordanense ao Senhor JOSÉ RABELO “in memorian”, nos termos da legislação que instituiu o Título.

Formação em ciências jurídicas, registro na OAB, e experiência comprovada na área de administração pública por no mínimo 02 (dois) anos.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, 24 de março de 2015. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SEBASTIÃO APARECIDO CÉSAR FILHO 1º Secretário

CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA 2º Secretário

SEBASTIÃO APARECIDO CÉSAR FILHO 1º Secretário CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA 2º Secretário Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 24 de março de 2.015. DR. CARLOS EDUARDO DA SILVA Chefe de Gabinete da Presidência CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/2015 Que institui o Título de Construtor Jordanense. (de autoria da Mesa da Câmara) Artigo 1º – Fica instituído o Título de Construtor Jordanense a ser outorgado, anualmente, à pessoa física ou jurídica, que tenha prestado destacado trabalho na área de construção civil em nossa cidade.

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 24 de março de 2.015.

Artigo 2º - A escolha será feita, anualmente, por 02 (dois) Vereadores indicados pelo Presidente da Câmara.

Dr. CARLOS EDUARDO DA SILVA Chefe de Gabinete da Presidência

Artigo 3º - O Diploma correspondente será entregue em Sessão Solene Comemorativa ao Dia da Cidade, a ser realizada pela Câmara Municipal.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

Artigo 4º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Estado de São Paulo EDITAL Nº 01/CPL/15

Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 24 de março de 2.015. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente

A Comissão de Licitação da Câmara Municipal de Campos do Jordão comunica a realização de Licitação na modalidade Convite:

SEBASTIÃO APARECIDO CÉSAR FILHO 1º Secretário

CONVITE nº 01/CPL/15 Objeto: Contratação de empresa para Prestação de Serviços Concernentes ao Planejamento, Organização, Gerenciamento e Realização do Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos da Câmara Municipal de Campos do Jordão.

CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA 2º Secretário Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 24 de março de 2.015. Dr. CARLOS EDUARDO DA SILVA Chefe de Gabinete da Presidência

Retirada do Edital: 01/04/2015 a 09/04/2015 Horário: das 10:00 às 16:00 hs Entrega dos Envelopes: 10/04/2015 – até às 10h30m Abertura: 10/04/2015 – às 11h00 Endereço: Câmara Municipal de Campos do Jordão Rua Inácio Caetano – 490 – Vila Abernéssia Campos do Jordão – SP Informações Adicionais: 12-3668-9600 (Bruno/ Hamilton)

CÃMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo!

COMISSÃO DE LICITAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO - SP

O Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão, torna público que, o PARECER do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, referente às Contas da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, relativas ao exercício de 2.011 – Processo TC-1282/026/11; será deliberado na Sessão Ordinária a ser realizada no dia 06 de abril de 2.015. Campos do Jordão, 19 de março de 2.015. Luiz Filipe Costa Cintra, Presidente.

PARA ANUNCIAR AQUI basta você ligar: (12) 3664-4368

ou enviar e-mail para: jornaldecampos@uol.com.br Se preferir, venha nos fazer uma visita: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Shopping Abernéssia - loja 4


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2015 CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo ATO DA MESA Nº 03/2015 A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, no exercício de seus cargos e usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, Considerando, o Ato da Mesa nº 02/2015, de 19 de março de 2.015, Considerando, que a data prevista para realização da 7ª Sessão Ordinária é no dia 20 de abril de 2.015, Considerando, o disposto no Parágrafo Único do Artigo 104 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos do Jordão, R E S O LV E : Artigo 1º - Fica adiada a realização da 7ª Sessão Ordinária para o dia 22 de abril de 2.015 (quarta-feira).

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo DECRETO LEGISLATIVO No 01/2015 Que outorga o Título de Produtor Rural. Artigo 1º - Fica outorgado o Título de Produtor Rural ao Senhor MAMORU FUKUMITSU, nos termos da legislação que instituiu o Título. Artigo 2º - O Diploma correspondente ser-lhe-á entregue na Sessão Solene Comemorativa ao Dia da Cidade, a ser realizada pela Câmara Municipal. Artigo 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 17 de março

Artigo 2º - Este Ato da Mesa da Câmara Municipal de Campos do Jordão entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente

Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 20 de março de 2.015.

CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA 2º Secretário

LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA 2º Secretário Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão nesta data. Campos do Jordão, aos 20 de março de 2.015. CARLOS EDUARDO DA SILVA Chefe de Gabinete da Presidência CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo

de 2.015.

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 17 de março de 2.015. DR. CARLOS EDUARDO DA SILVA Chefe de Gabinete da Presidência CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo PROJETOS DELIBERADOS NA 5ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA EM 23 DE MARÇO DE 2.015. a) APROVADOS em única discussão e votação:

ATO DA MESA Nº 02/2015

1 – PROJETO DE LEI Nº 11/2015, de autoria do Vereador Márcio Augusto Ain, que institui o “Dia Municipal do Ciclista” no Município de Campos do Jordão.

A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, no exercício de seus cargos e usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,

2 – PROJETO DE LEI Nº 12/2015, de autoria do Vereador Márcio Augusto Ain, que dispõe sobre a criação de áreas de lazer e recreação nos Parques do Município de Campos do Jordão.

Considerando, o Decreto Municipal nº 7.375/15, de 18 de março de 2.015, R E S O LV E : Artigo 1º - Considerar Ponto Facultativo na Secretaria da Câmara Municipal nos dias 02/04/15 (quinta-feira), 20/04/15 (segunda-feira) e 30/04/15 (quinta-feira). Artigo 2º - Este Ato da Mesa da Câmara Municipal de Campos do Jordão entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 19 de março de 2.015. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA 2º Secretário Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão nesta data. Campos do Jordão, aos 19 de março de 2.015. CARLOS EDUARDO DA SILVA Chefe de Gabinete da Presidência

EMBARCAÇÕES

Lancha 26’ (estudo troca) Marca Cobra linda, meia cabine com cama de casal. Deck amplo com geladeira, pia pressurizada, sofa amplo e deck de popa estofado. Plataforma de popa ampla, com chuveiro e suporte para motor auxiliar. Motororização GM/Volvo de 170HP, com rabeta Volvo Penta 275. Rádio, salavategem etc. Completíssima, pronta pra navegar. Doc 100%. Vaga em marina Ubatuba: (12) 99772-2285.

KUNG FU

ASSOCIAÇÃO FENG LONG KUNG FU - TAI CHI

BOXE CHINÊS (12) 99185-0181 DE 2ª A 6ª NA SUPER SHAPE E ACADEMIA PERSONAL

b) APROVADO em segunda discussão e votação: 01 – PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 01/2015, de autoria da Mesa da Câmara, que dispõe sobre alteração no Anexo III da Resolução nº 02/2014, de 02 de setembro de 2.014. c) APROVADO em única discussão e votação: 1 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2015, de autoria da Mesa da Câmara, que institui o Título de Construtor Jordanense. Câmara Municipal de Campos do Jordão, 24 de março de 2.015. Dr. CARLOS EDUARDO DA SILVA Chefe de Gabinete da Presidência

IMÓVEIS Quitinete mobiliada p/casal alugo: R$550 Com TV, Dvd, Wi-fi, frigobar, micro-ondas, estacionamento. Fica a uma quadra do Pronto Socorro, rua em frente ao portão das Beneditinas. Pago Luz e água Tratar com João Paulo (12) 3664.1369 ou 9 8133.6965 (VIVO).

Apto em UBATUBA Alugo fins de semana

Perequê-Açú, amplo (100m²) confortável, dois dorm, sendo 1 suite c/ ar, 2 varandas, 2 salas, ampla cozinha, elev., garagem c/ portão eletrônico. Uma quadra da areia, com vista. Diária a partir de 200 reais. Outras informações: (12) 99772-2285.

7


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2015

ESPORTE

SAÚDE

Dos 28 competidores que foram para Taubaté, 27 deles subiram a Serra com medalhas, sendo 12 campeões!

O excesso de peso carregado pode interferir no crescimento e na saúde das crianças

JIU JITSU JORDANENSE A TODO VAPOR NA LIVAJJ

MOCHILA PESADA TRAZ RISCOS À SAÚDE DA CRIANÇA

A equipe DJ Team Campos do Jordão participou da primeira etapa do circuito LIVAJJ - Liga Vale Paraibana de Jiu Jitsu em Taubaté que reuniu cerca de 30 equipes da região no último dia 08, no Ginásio Felix Gisard.

PREPARAÇÂO PARA A ETAPA CAMPOS DO JORDÃO

A equipe está focada e convoca todos os alunos para participar da 2ª etapa do circuito LIVAJJ, que acontecerá no dia 26 de Abril em Campos do Jordão, no recinto do Ginásio de Esportes. “Em 2014 a DJ Team Campos do Jordão conseguiu inscrever 96 atletas para a etapa local e este ano pretendems ultrapassar 100 inscritos.”, afirmou um dos professores e

faixa preta da equipe, Eder Muniz.

CAMPEONATO REGIONAL DE BARUERI

No final de fevereiro, parte da equipe que participou foi para Barueri e trouxerem três medalhas para casa: Mario Henrique 3º colocado Faixa Preta até 85kg

Érika Duarte Vice Campeã Faixa Azul - Absoluto

FOTOS PROFISSIONAIS PARA SEU RESTAURANTE

Kadu Schiavo

(12) 99708-2151

Daniel Cardoso (12) 99191-9673

Para saber mais, acesse o site www.lbv.org ou ligue 0800 0555099

Luis Tadeu 3º lugar Faixa Azul até 85 kg

Basta os pequenos crescerem um pouquinho para quererem abandonar as malas de carrinho e aderirem às mochilas de carregar nas costas. Para serem seguras, elas devem estar ajustada na altura dos ombros e do quadril de quem a carrega, mas nem sempre é isso que acontece. Usar as mochilas de forma inadequada pode causar dores nas costas e no pescoço, além de comprometer a postura. A dor nas costas aparece quando a mochila puxa os jovens para trás, dobrando a coluna e fazendo um arco com as costas. Esta posição pode comprimir a coluna, com as vértebras pressionando os discos entre elas. Se a criança tem que se inclinar para frente ao caminhar com uma mochila nas costas, ela realmente está muito pesada.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.