1005

Page 1

JORNAL

25 ANOS

CAMPOS DO JORDÃO

& Cia

01 a 15 de Novembro de 2014 - Ano XXV - nº 1005 - Distribuição Gratuita.

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

www.jornaldecampos.com.br

Editora Jornalística

SAÚDE EM CRISE: HOSPITAL SÃO PAULO RESPIRA COM ‘AJUDA DE INSTRUMENTOS’

Salários atrasados, greve de funcionários, paralização no atendimento, auditora do Ministério Público e até ameaça de intervenção pela Prefeitura, são alguns dos problemas que vem rondando o Hospital São Paulo ultimamente

Ação rápida, que envolveu a população jordanense através de redes sociais, Prefeitura, Câmara e até o Ministério Público, sensibilizou o governo do Estado, que acaba de liberar verbas para sanar parte do problema administrativo que afeta o Hospital São Paulo, envolto em dívidas já há algum tempo. Todo o processo que culminou em auditoria pelo MP e um novo contrato entre Prefeitura e o Hospital, (que terá que cumprir metas pré-estabelecidas e atendimento de qualidade para evitar intervenção) você acompanha na página 7.

INCÊNDIO DESTROI PRÉDIO DO CLUBE ABERNÉSSIA

BOMBEIROS TIVERAM DIFICULDADE PARA REABASTECER O CAMINHÃO POIS O REGISTRO DE ÁGUA DO HIDRANTE “ESTAVA ENTERRADO EM OBRA” DO CALÇADÃO DA FONTE DA AMIZADE O incêndio, que teve início na noite do dia 29 de Outubro, não foi o primeiro no local, que há anos está abandonado e que servia de abrigo para moradores de rua. Da mesma forma que ficou fechado e esquecido por uma década, o receio é que agora os escombros que restaram venham a causar novos acidentes, como o desmoronamento das paredes e telhado que restaram sobre transeuntes. No detalhe ao lado, o hidrante com o buraco que teve que ser aberto na calçada para achar o registro tapado com o concreto da nova calçada.

TURISMO: AGORA OU AGORA. PÁGINA 2

CAP PROLUNGATI É O NOVO COMANDANTE DA PM EM CAMPOS DO JORDÃO PÁGINA 6

ESTUDANTES DE CAMPOS SÃO DESTAQUE EM OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA PÁGINA 3

DIREITO À LAQUEADURA NEM SEMPRE É RESPEITADO PÁGINA 5

COMERCIANTE ALERTA SOBRE ABUSO E FALTA DE RESPEITO DE CICLISTAS NAS CALÇADAS PÁGINA 4


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

01 a 15 de Novembro de 2014

EDITORIAL

Turismo: agora ou agora. O país vive aos trancos e barrancos. Política, economia e produção industrial, embora interdependentes, não falam a mesma língua e pouco se esforçam para tanto. Enfim, após as eleições o ambiente continua o mesmo: incertezas, intrigas, denúncias e ameaças. Se existe um mega potencial latente e natural no Brasil é o Turismo, ainda pouco e mal explorado. Enquanto na Europa o PIB (Produto Interno Bruto) relacionado ao Turismo gira em torno de 40 a 45%, no Brasil não passa de 5% em algumas poucas regiões. Turismo, a dita indústria limpa, segue longe do rumo esperado. De tempos em tempos algum grupo sai atirando para um ou outro lado. Falta unidade, direção, foco e profissionalismo para fazermos crescer o setor. Esta semana, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, está sediando o 26º Festuris, um dos maiores congressos internacionais de Turismo, evento que sedia desde 1989 e que reúne em área de 20 mil metros quadrados nada menos que 14 mil profissionais do setor em mais de 400 estandes. Só para se ter uma vaga ideia do que é Gramado, apenas dois centros de eventos (Gramado Sierra Park e a ExpoGramado) somam 35.000 metros quadrados de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar mega feiras e ao nível de nossas grandes capitais. Sem desejar fazer comparações, mas comparando, apesar de a cidade gaúcha ser menor que Campos, em área e número de habitantes, possuem mais que o dobro de espaço, retaguarda técnica e hospedagens de primeiro mundo para eventos desse e de maior porte. Enfim, se o empresariado loca e nossas autoridades de plantão desejam recuperar o que já perdemos e dar um novo rumo ao nosso Turismo, vai ter que sentar para conversar e discutir “democratica e tecnicamente com o povo” o que é melhor e trabalhar. Muito e rápido! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

25 ANOS Prestação de Serviços e Informação Para anunciar: (12) 3664-4368

Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

Verdes Vales

Editora Jornalística

SUBINDO

DESCENDO

Saúde garantida a partir do dia 06/11... Pelo menos é o que o prefeito Frederico afirma em nota à imprensa, após uma verdadeira batalha que envolveu os três Poderes locais, a administração do Hospital São Paulo e o governo do Estado. Novas metas, novas exigências, novo contrato de prestação de serviços entre a entidade e o município e, pelo menos uma certeza: se a direção do hospital não cumprir o estabelecido poderá sofrer intervenção imediata. Esse acordo, que inclui mais um repasse extra de verbas para que a entidade pague compromissos vencidos, dentre eles salários atrasados de profissionais de saúde, também exige atendimento de qualidade. Vamos todos dar um crédito aos esforços de todos os envolvidos em resolver a grave situação e “torcer” para que, finalmente, Campos do Jordão volte a ter um serviço de saúde mais qualificado, humanizado e eficiente. Saiba mais na página 7.

Escombros do Abernéssia ameaçam transeuntes. O decadente prédio do Clube Abernéssia ficou por anos esquecido, abandonado, invadido e depredado até que, no mês passado, um grande incêndio (criminoso) pôs fim a 90% de sua estrutura. Após o primeiro baque, discursos e bravatas, os escombros que restaram continuam lá, precariamente isolados e ameaçando transeuntes que não encontram outro espaço seguro para circular naquela região. Perguntamos: senhor prefeito Frederico, vamos ter que conviver com aquele cenário de terror até quando? Se uma daquelas estruturas desabar e ferir alguém, quem será responsabilizado? Vamos ter que conviver com esse fantasma até quando?

Redes sociais discutem futuro de Campos. A internet, com suas mega redes sociais, transformam minorias em maiorias, debatem tabus, cobram atitudes das autoridades, denunciam e se mobilizam como jamais se poderia supor. Há exageros, mas, acima de tudo, exerce-se o direito constitucional da democracia. Campos está na pauta e é bom que as autoridades desçam do palanque, ouçam e participem.

Palácio Boa Vista A sede de Inverno do Governo em Campos do Jordão, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser contempladas obras de arte, porcelanas, pratarias e peças de decoração. Mostra de Mobiliário Artístico de Época no Palácio. O Acervo dos Palácios do governo do Estado de São Paulo, no Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão, a exposição “Narrativa do Tempo - O móvel no Acervo dos Palácios”, com mais de 100 obras do mobiliário artístico dos palácios do Governo de São Paulo, especialmente móveis feitos no Brasil desde os tempos coloniais até o início do século XX. De quarta a domingo, das 10 às 12h e das 14 às 17 h.

Direito da mulher em realizar laqueadura. Pesquisa recente aponta que no Brasil cerca de 50% dos nascimentos não são planejados e/ou desejados. Isso deixa claro que a mulher brasileira ainda é mal informada, pois não sabe lidar com sua liberdade sexual, e as autoridades não se esforçam em fazem cumprir lei federal que garante o direito da mulher a se submeter à cirurgia de laqueadura (lei nº 9.263/96) e o homem a vasectomia, após os 25 anos de idade e de ter dois ou mais filhos. Questões religiosas (num país laico) podem estar por trás desse problema. Saiba mais na página 5.

Museu Felícia Leirner O museu é ao ar livre, junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas esculturas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica em Jaguaribe. Mostras de Artesanatos Defronte aos Bombeiros e ao lado da Praça de Jaguaribe. Mostras permanentes em madeira (esculturas, bancos e placas decorativas), vasos, couro, metal e objetos de decoração.

Críticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte e Fotografia: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

Jornal Campos do Jordão & Cia

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


www.jornaldecampos.com.br

C I D A D E

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 01 a 15 de Novembro de 2014

3

ESTUDANTES DE CAMPOS SÃO DESTAQUE EM OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA Dezenove alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Campos do Jordão foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 8ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As provas ocorreram nas próprias unidades escolares, em maio deste ano, sob a coordenação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Realizados anualmente, os eventos têm o objetivo de fazer com que os jovens aumentem os conhecimentos diante de áreas como Astronomia, Astronáutica e Ciências afins. Nesta edição, participaram da OBA 772.257 estudantes de 8.648 unidades escolares e mais 61.880 alunos de 1.473 escolas na Mostra de Foguetes.

Em Campos do Jordão, as Escolas Municipais que tiveram alunos premiados foram: Profª. Elizabeth Janacsek de Andrade, com seis medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze; Antônio Nicola Padula, com uma medalha de bronze; Profª Dora Lygia Cersósimo Richieri, com uma medalha de bronze; e a Escola Irene Lopes Sodré, com uma de bronze. Relação dos alunos medalhistas e professores Escola Profª. Elizabeth Janacsek de Andrade/ Professora Ana Paula Cunha Ribeiro: - Breno Henrique dos Reis Rosa, Medalha de Ouro - Lucas Rafael Pereira dos San-

tos, Medalha de Ouro - Mateus da Silva Ribeiro, Medalha de Ouro - Debora Silva de Godoy, Medalha de Ouro - Geovana Ribeiro da Silva, Medalha de Ouro - Lukas Pinheiro Lima, Medalha de Ouro - Johni Teodoro de Sá, Prata - Caio Matheus Santos da Silva, Medalha de Prata - Lucas Damasceno Bento, Medalha de Prata - Cínthia Lima da Silva. Medalha de Prata - Ruan Pedro da Silva Lopes, Medalha de Prata - Marcelo dos Santos Rosa, Medalha de Bronze - Luiz Gabriel Berthoud da Silva,Medalha de Bronze - Anne Vitória de Lima Silva, Medalha de Bronze - Dafni Lucas Correia, Medalha de Bronze - Matheus Augusto Pereira Brum, com Medalha de Bronze.

Escola Dr. Nicola Padula/ Professora representante Rita de Cássia Oliveira da Silva - Leonardo Henrique Alcântara dos Santos, Medalha de Bronze. Escola Prof. Dora Lygia Cersósimo Richieri/ Professora representante Fabíola Granato Chung: - Sofia Fernandes Cerqueira, Medalha de Bronze. Escola Profª. Irene Lopes Sodré/ Professora representante Adriana Prestes: - Daniel Alves Muniz, Medalha de Bronze. Fonte: A.C.P.M.C.J/Bell Pereira Nota: Parabéns aos alunos que se destacaram, aos professores, orientadores e diretores de todas as nossas escolas da cidade, que lutam para dar o melhor de si no intuito de prepará-los para o ensino superior e as duras disputas e desafios que enfrentarão ao longo de suas vidas.

CÃO DESAPARECIDO

O nome é THOR, tem cerca dois anos de idade e possui uma mancha cor de rosa na ponta do nariz. Ele fugiu no bairro de Capivari em fevereiro, durante o Carnaval.

Gratifica-se bem! Informações: (012) 3663-1928.

CÃO DESAPARECIDO Vamos ajudar BUG a encontar seu dono!

ME AJUDE!

Fugiu no bairro de Capivari na primeira semana de agosto. O BUG toma remédios diariamente e é o melhor amigo de uma criança, que se encontra triste e doente com sua falta. Gratifíca-se bem!

Informações: (012) 3663-1928.


4

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

01 a 15 de Novembro de 2014

COMPARTILHE TAMBÉM SUAS DENÚNCIAS, ELOGIOS E PONTOS DE VISTA.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

https://www.facebook.com/groups/jornalcamposdojordao/

FALTA DE PODA EM ÁRVORES E COMERCIANTE ALERTA SOBRE DE FISCALIZAÇÃO COLOCAM A ABUSO E FALTA DE RESPEITO POPULAÇÃO EM SÉRIO RISCO DE CILCISTAS NAS CALÇADAS Madeira não é boa condutora de eletricidade, mas isso não significa que árvores vivas não possam ser boas condutoras, ainda mais quando estão molhadas.

Kadu Schiavo Estive observando que, em diversos pontos da avenida, os galhos dos plátanos (que não são podados há mais de ano) estão quase encostando na fiação elétrica de alta tensão. Não precisa entender muito de elétricidade para avaliar os danos que isso pode causar, pois, acredito eu, a árvore pode se tornar uma extensão da rede elétrica caso esteja em contato direto com o fio. Christian Schnur Aqui em casa (Rua Pasteur Vila Ferraz) a árvore já abraçou o poste e está chegando no telhado de nossa casa.

Elidio Goncalves Bicicletas em cima das calçadas ainda irão fazer vítimas

fatais. Será preciso que isso aconteça para que alguém se atente para isso e proíba? Ou uma lei que impeça pode deixar de render Votos? Câmara Municipal, Srs. Vereadores, por favor. Neuza Pimentel Tavares Temos bastantes quilômetros com ciclovia. Falta lei nesta cidade. Nós motoristas sofremos com ciclistas e com skatistas andando nas pistas de rolamento. Renata Almeida Abrants aproveitemos para dar nossa sugestão ao Plano de Trânsito e Transportes de Campos do Jordão, que o Sidec vai realizar. Envie e-mails para cepott.cj@gmail.com com identificação e contato, sua opinião é muito importante Neuza Pimentel Tavares Elidio Goncalves Srs Vereadores, vamos, vamos, bicicletas na ciclovia, bicicletas na calçada, no contra fluxo do trânsito! Isso tem que parar. Kadu Schiavo Assim como o ciclista atrapalha na calçada, os pedestres atrapalham na ciclovia. Portanto, precisamos de bicicletas nas ciclovias e pedestres nas calçadas. Mas antes de tudo isso, precisamos de uma reforma tanto nas calçadas como nas ciclovias, porque o estado de algumas delas é vergonhoso! Elidio Goncalves Kadu Schiavo. Você tem toda a razão. Mas nós temos que tomar a iniciativa rápido.

MORADOR RECLAMA DE SUPOSTO DISPERDÍCIO DE ÁGUA DA PREFEITURA NO MERCADO

Fábio Cobra Fiquei estarrecido ao passar pola Abernéssia ver o trator da pre-

feitura aguando as flores ao lado do Mercado municipal. Atentei para o funcionário sobre a falta d’água em nosso país e o mesmo me disse: “a represa de Campos do Jordão está cheia”. Falta de conscientização por parte da Prefeitura, gastar água desnescessaria pois segundo a meteorologia vem chuva ainda hoje. Triste! Vera Araujo falta de concientizaçao no município. Nossas minas estão secando, a represa está muito abaixo do nível e não esqueçam que estamos na montanha, nós fornecemos água mas ela tem que vir do céu...

“Não julgue cada dia pela colheita que você obtém, mas pelas sementes que você planta” Robert Louis Stevenson

Encantos e Sabores C  J  C

Divulgando Campos do Jordão nas 4 estações Mais que um guia, uma ferramenta contra a sazonalidade


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

01 a 15 de Novembro de 2014

5

SAÚDE

DIREITO À LAQUEADURA NEM SEMPRE É RESPEITADO

Pesquisa revela que 46% dos nascimentos não são planejados Em C. do Jordão, por exemplo, não se faz laqueadura pelo SUS Pesquisa recente aponta que no Brasil cerca de 50% dos nascimentos não são planejados e/ou desejados. Isso deixa claro que a mulher brasileira ainda é mal informada, pois não sabe lidar com sua liberdade sexual, e as autoridades não se esforçam em fazer cumprir lei federal que garante o direito da mulher a se submeter à laqueadura (lei nº 9.263/96) e o homem a vasectomia, após os 25 anos de idade, quando tem dois ou mais filhos. Segundo denunciam profissionais de saúde e pacientes, cirurgias asseguradas pelo SUS e pela própria Constituição e que podem ajudar no controle da natalidade, como no caso da laqueadura, não estariam sendo feitas em Campos do Jordão por questões religiosas. Em mais de um contato com a direção do Hospital São Paulo (administrado por entidade religiosa), o único que mantém maternidade e atendimento pré e pós-natal con-

veniado com o SUS, fomos informados “extraoficialmente” (porque não fomos autorizados divulgar as fontes) que a laqueadura não é feita ali porque contraria normas da Igreja Católica e sendo vista como “pecado”. Não estamos julgando e tampouco desrespeitando um dogma da Igreja, mas apenas levando ao público leitor uma questão meramente de saúde importante, com grandes reflexos sociais e que precisa ser esclarecida de vez. Nesse caso, o SUS poderia credenciar outro hospital para atender esse tipo de interesse social. Vale lembrar que muita gravidez indesejada acaba em clínicas de aborto, com graves consequências, sequelas e até morte de pacientes. O que está na Constituição A Lei de número 9.263, de 12 de Janeiro de 1996, cita no Artigo 5º: “É dever do Estado, através do

KUNG FU

ASSOCIAÇÃO FENG LONG KUNG FU - TAI CHI

BOXE CHINÊS (12) 99634-4428 DE 2ª A 6ª NA SUPER SHAPE E ACADEMIA PERSONAL

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI! Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados, grelhados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Praça de Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br

Estado Laico significa que uma nação adota constitucionalmente posição neutra nas questões religiosas. É o princípio da imparcialidade e onde não se admite qualquer tipo de descriminação ou interferência religiosa na sociedade em todos os setores, onde também se inclui os de Saúde e da Educação. Sistema Único de Saúde, em associação, no que couber às instâncias componentes do sistema educacional, promover condições e recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem o livre exercício do planejamento familiar.” E segue no Artigo 6º: “As ações de planejamento familiar serão exercidas pelas instituições públicas e privadas, filantrópicas ou não, nos termos desta Lei e das normas de funcionamento e mecanismos de fiscalização estabelecidos pelas instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde”.

Portanto, em resumo, toda e qualquer instituição que presta serviço público em qualquer setor (inclusive saúde e sendo administrada por entidade religiosa ou não) não pode se negar a cumprir um preceito constitucional, neste caso ao direito da mulher em se submeter à cirurgia de laqueadura e o homem ao processo de vasectomia para efeito de controle da natalidade, após ter mais de 25 anos de idade e possuir dois filhos ou mais. Nota: é uma situação polêmica do ponto de vista religioso, mas de direito, saúde, educação e de grande interesse social.


6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

01 a 15 de Novembro de 2014

COMUNICADOS - EDITAIS CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo PROJETOS DELIBERADOS NA 19ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA EM 29 DE OUTUBRO DE 2.014 a) APROVADO em única discussão e votação: 1 - PROJETO DE LEI Nº 73/2014, de autoria do Executivo Municipal, que altera a redação do Artigo 2º e Artigo 5º da Lei nº 3.463/2011, que dá nova redação a Lei Municipal nº 3.048/07, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério. b) APROVADO em única discussão e votação: 1 - PROJETO DE LEI Nº 72/2014, de autoria do Vereador Sebastião Aparecido César Filho, que dispõe sobre denominação de via pública. c) APROVADO em primeira discussão e votação: 1 – PROJETO DE LEI Nº 61/2014, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre alteração e organização das exigências de dimensões mínimas dos compartimentos em habitações multifamiliares ou unidades residenciais e/ou comerciais, principalmente nas de padrão popular, no âmbito do Município de Campos do Jordão. (EMENDA nº 2.050/14 – Vereador Luciano Soares Honório) (EMENDA nº 2.252/14 – Executivo Municipal) (SUBEMENDA nº 2.297/14 – Vereador Luciano Soares Honório) (SUBEMENDA nº 2.309/14 – Vereadores Luiz Filipe Costa Cintra, Gilmar da Silva Rios e Carlos Roberto de Siqueira e Silva) Câmara Municipal de Campos do Jordão, 30 de outubro de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo ATO DA MESA Nº 11/2014 A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, no exercício de seus cargos e usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, Considerando, o Decreto Municipal nº 7.299/14, de 17 de outubro de 2.014, R E S O LV E : Artigo 1º - Considerar Ponto Facultativo na Secretaria da Câmara Municipal no dia 21 de novembro de 2.014 (sexta-feira). Artigo 2º - Este Ato da Mesa da Câmara Municipal de Campos do Jordão entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 04 de novembro de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente

SEGURANÇA

Novo Comandante da Polícia

Militar visita Redação do CJ&Cia Capitão PM Prolungati, novo comandante da Polícia Militar em Campos do Jordão, detém longa experiência profissional. Em seus cerca de 20 anos de carreira, dez foram em ações na capital paulista e outro tanto, também em posto de comando, em Tremembé, no Vale do Paraíba. Em recente visita à nossa redação, ele falou das muitas ações de sucesso que a Corporação vem fazendo, tirando de circulação elementos que há tempos vinham delinquindo e tirando a tranquilidade da população. Falou da importância do batalhão ser formado por policiais experientes, bem treinados, que gostam muito da cidade e onde a maioria reside com suas famílias. Comentou com orgulho das ações do Proerd, que leva às escolas noções de cidadania, ensinando e formando vetores que certamente não se envolverão com ações ilícitas no futuro.

Ao final da visita, Prolungati também falou da importância de a comunidade colaborar com Polícia Militar, “trazendo informações e sugestões através das reuniões mensais do Conseg ou, caso veja alguma pessoa estranha, em atitude suspeita, ligue imediatamente para o 190, informando o local e as características do indivíduo. Nos casos em que não houver urgência, o 181 (disque denúncia) pode ser a arma do cidadão para ajudar o combate à criminalidade”, finalizou.

OPORTUNIDADE DE EMPREGOS

Escola internacional contrata

LUMIAR, escola internacional em expansão, com metodologia inovadora, focada na construção da autonomia de seus estudantes, SELECIONA licenciados e/ou pedagogos para seu banco de tutores. Necessário ter fluência em inglês. A escola se localiza em Santo Antônio do Pinhal. Interessados enviar CV para contato@lumiar.org.br

SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário

TRABALHE NO GRANDE HOTEL SENAC

GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário

CONFIRA EDITAL COMPLETO NA PÁGINA 8.

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão nesta data. Campos do Jordão, aos 04 de novembro de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

VAMOS DAR UMA RENOVADA NO SEU CARDÁPIO?

CLASSIFICADOS DIVERSOS VEÍCULOS SEMI NOVOS Astra 2007 - prata completo Renault Sandero 2010 - 1.0 - 16v, cinza completo + couro. Moto Honda Twister 2008 - preta Palio Weekend 2003 - motor 1.3 16 válvulas, cor azul Confira na Av. Brigadeiro Jordão 110 ou (12) 99792-6900.

UNO WAY 2010 Economy, motor 1.0, cinza, direção, vidros elétricos com filme, som, alarme original, único dono, 100% revisado e licenc. (12) 99772-2285.

Olha o Verão aí gente! Lancha Cobra 26’

(12) 99708-2151 (12) 99191-9673

Com motorização GM/Volvo, rabeta Volvo Penta. Completíssima: Cabine com cama de casal, púlpito de proa com lança âncora, plataforma de popa larga com chuveiro pressurizado, salvatagem completa, rádio transmissor, som, painel completo, tanque de água com 100 litros, armários, geladeira em FG, pia com água pressurizada, estofamentos e capota novos, tanque para combustível de inox para 150 litros e autonomia 8/10hs. Documentação e licenciamento 100%. Navega muito! Está em marina coberta (vaga seca garantida) em Ubatuba . Estudo permuta veleiro oceânico. Outras informações com Luiz: (12) 99772-2285.


CRISE NA SAÚDE

www.jornaldecampos.com.br

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 01 a 15 de Novembro de 2014

7

Numa longa disputa, onde sobra viés político, jurídico e de vaidades, a população vence mais um round: O Hospital São Paulo, que serve de retaguarda para o atendimento de saúde em Campos do Jordão, irá se manter aberto, mas vigiado de perto pelos três poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo. A qualquer deslise e/ou descomprimento do novo acordo firmado esta semana, intervenção não está descartada. Em nota à imprensa o prefeito Frederico Guidoni divulgou “ter conseguido um investimento extraordinário de R$ 1 milhão e 450 mil do Governo do Estado de São Paulo, para manter o hospital atendendo a população, mas exigiu uma contrapartida: que a população seja melhor atendida, com eficiência e qualidade”. Segundo a nota, “em reunião no dia 5 de novembro, Guidoni apresentou à Direção da Fundação São Paulo Apóstolo, a oferta de ajuda que conseguiu junto ao governo do Estado de São Paulo, que se dispôs a fazer investimentos extraordinários no Hospital que somam R$ 1milhão e 450 mil, sem prejuízo aos repasses mensais. A proposta foi aceita pela instituição e oficializada pela Fundação no dia 5, para que o atendimento volte ao normal dia 6. Com isso, a entidade cumpre o estabelecido no convênio assinado, que delimita um prazo de 90 dias, antes de paralisar o serviço. A hipótese de intervenção permanece se o atendimento não for mantido. Mas esta é uma medida especial. “O mais democrático é que o hospital continue a ser gerido pela Fundação. Mas não iremos hesitar em fazer a intervenção, caso o Hospital não haja rapidamente para retomar o atendimento”, disse o prefeito Fred Guidoni. Além dos recursos extraordinários, a Prefeitura também vai repassar neste mês para o Hospital, mais R$ 206 mil do SUS e R$ 60 mil da Prefeitura. O Estado também repassará diretamente para o Hospital outros R$ 140 mil do Pró Santa Casa.

FOTO: ACPMCJ

POPULAÇÃO GANHA NOVO ROUND: HOSPITAL NÃO FECHA

O dinheiro é suficiente para pagar os médicos que estão em atrasado e equilibrar os custos do hospital. A contrapartida exigida pelo Prefeito Fred Guidoni é a garantia de atendimento para a população, nas internações, cirurgias e na maternidade. A Prefeitura não deve nada ao hospital e os repasses federais e estaduais estão em dia. Os problemas financeiros enfrentados pela Fundação mantenedora da entidade são anteriores à formalização do convênio com a atual gestão municipal. Do montante que será repassado, a Secretaria de Estado da Saúde vai liberar R$ 350 mil, a Fundo Perdido, para que os médicos que estão com salários atrasados sejam pagos. Mais R$ 1 milhão vem de emendas dos deputados Samuel Moreira e Carlos Bezerra que eram para construir um Pronto Socorro no local e compra de equipamentos, para a Instituição. Outros R$ 100 mil vem de uma emenda parlamentar do deputado Padre Afonso Lobato que também era para equipamentos e que agora será utilizada no custeio do hospital. As verbas que a Prefeitura adiantou ao Hospital e que somam mais de R$ 600 mil, serão abatidas dos pagamentos futuros.

A hipótese de intervenção permanece se o atendimento não for mantido. Mas esta é uma medida especial. “O mais democrático é que o hospital continue a ser gerido pela Fundação. Mas não iremos hesitar em fazer a intervenção, caso o Hospital não haja rapidamente para retomar o atendimento”, diz o Prefeito.

Como fica o atendimento Com este novo aporte financeiro, o atendimento volta ao normal. Porém, como as metas não foram cumpridas, Prefeitura, Hospital e Secretaria de Saúde formularão um novo convênio, com base na capacidade de atendimento do Hospital São Paulo, para o próximo ano. O prefeito Fred Guidoni foi bastante claro ao exigir do Hospital que cumpra o que está no contrato. “A nossa intenção é fazer com que a população da cidade seja atendida, com qualidade e eficiência. Por isso tanto a Prefeitura, quanto o Estado está fazendo este esforço para salvar o hospital. Mas queremos que a contrapartida seja oferecida à população”, afirmou o prefeito. Auditoria O processo de auditoria nas contas da instituição continua. O pedido foi protocolado ao Ministério Público, no dia 21 de outubro, após os problemas no atendimento do Hospital São Paulo e visando a transparência na aplicação dos recursos públicos. A auditoria visa a apuração dos recursos públicos recebidos pela instituição. Segundo a mesma nota da Prefeitura à imprensa, “o promotor ainda não se manifestou oficialmente a respeito”. Fonte: A. C. P. C. J./ Bell Pereira.

CLÍNICAS MÉDICAS

Dr. Márcio Franchi Stievano

Ortopedia - Traumatologia

(CRM-SP 75.455)

Atende no Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$150,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Mathilde Telefones: (12) 3668-9001 // Cel: (12) 99784-7476

Dr. Marcelo De Fiore CIRURGIA PLÁSTICA Estética e Reparadora (CRM-SP 50.282) Atende: Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$ 150,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Matilde Telefones: (12) 3668-9000 // (12) 99646-4404

DR. MAURO AMÂNCIO DE AGUSTINO Clínica Geral (CRM-SP 54.830)

Diagnóstico por imagens - Eletrocardiograma - Raio X Ultrassonografia - Home Care (atendimento domiciliar) (12) 3663-4377 99145-2527 - 99653-6007 - Convênios e Particulares Atendimento na

Ao lado da antiga Sta. Casa Clínica com serviços de: Pediatria, Cardiologia, Fisioterapia, Psicologia, Raio X, Eletro Cardiograma, Ultrasom, Ortopedia e Clinico geral

UTI Móvel para remoções e apoio à eventos


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

01 a 15 de Novembro de 2014

MOUNTAIN BIKE

ETAPA FINAL DO “SHIMANO BRASIL ENDURO SERIES” TROUXE FERAS DO MOUNTAIN BIKE NACIONAL PARA CAMPOS DO JORDÃO Os percursos da prova passaram por estradas e trilhas na região do Pico do Imbiri, Rola Tronco e Morro do Elefante. Destaque para os jordanenses participantes, em especial à Patrícia Loureiro que estreiou na modalçidade e ficou o 2º lugar na categoria O que é Enduro? Sair um dia com os amigos, pegar aquela subida difícil, transpor obstáculos para chegar ao topo de uma montanha. Após curtr o visual, pegar sua bike e descer com tudo, aproveitando a adrenalina de uma descida com raízes, pedras, buracos e muitas curvas. No meio do caminho, uma subida, um planão. Ao final, depois daquele “pega” com seus amigos hora de relaxar, contar histórias e dar risadas.Essa é a essência do mountain bike é a raiz do ciclismo de montanha. Há alguns anos, porém, provas intituladas de “Enduro” são realizadas na Europa com esse espírito, adaptadas a competição. Os atletas se deslocam até topos de montanhas, na maioria das vezes pedalando e fazem trechos cronometrados nas partes de descidas, que são longas e exigem muito da parte física do competidor. O BRASIL ENDURO SERIES: Buscando aquecer esse segmento no mercado nacional foi criada a marca Brasil Enduro Series. O BES é um Campeonato de All Mountain/Enduro idealizado por pilotos e empresários da área que vislumbram atingir novos praticantes oferecendo uma forma de competição muito divertida e acessível. Além disso, nosso foco é fomentar o mercado e aumentar o número de praticantes no país. Abaixo resultado da categoria PRO: 1 - Bernardo Neves Cruz- 00:18:52,645 2 - Nataniel Giacomozzi - 00:19:19,125 3 - Thiago B. Boaretto - 00:19:20,016 4 - Diego Neumann - 00:19:58,675 5 - Thiago Velardi - 00:19:59,865 6 - Ronny Renke - 00:20:26,055

ANUNCIE

AQUI! 3664-4368

7 - Guilherme Renke - 00:20:39,078 8 - Walace Henrique Miranda - 00:20:50,008 9 - Markolf Erasmus Berchtold - 00:21:05,879 10 - Leonardo Miranda Laborne Mattioli - 00:21:12,973 11 - Marcio Aparecido Raveli - 00:21:33,052 12 - Volkmar Gustav Berchtold - 00:22:11,983

Mensagem de agradecimento da jordanense Patricia Loureiro “Ontem pela primeira vez participei de uma prova de Enduro, etapa final da Brasil Enduro Series que foi realizada na minha Cidade, Campos do Jordão, conquistando com muito suor a segunda colocação. Prova muito dura, com muita subida, cheguei em completo estado de exaustão, nunca tinha sentido isso antes nas competições, mas foi muito bom andar nas abençoadas trilhas de Campos e ainda perder uns 10 quilinhos. Agradeço meu patrocinador a Loja Sportix de Alphaville Paulo Mohriak, meu pai Beto Perroy que me emprestou a bike e a nossa equipe DH Girls. “


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.