Revista O Lojista, Edição de Março/Abril de 2023.

Page 1

2 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 /CDLRio @cdlrio_oficial KONDUTO A N T I F R A U D E E - C O M M E R C E Inovação, performance e agilidade. A melhor tecnologia contra fraudes. O MELHOR ANTIFRAUDE DO BRASIL AGORA É BOAVISTA | KONDUTO Informações: ( 2 1 ) 2 5 0 6 - 1 2 1 5

Mensagem do Presidente

Sabor para o comércio A Páscoa vai muito além dos ovos e caixas de bombons

Otimista e criativo por natureza – e não poderia ser diferente, o comerciante está sempre atento às novidades do mercado, à procura de novas oportunidades para estimular as vendas e continuar ajudando a girar a roda da economia. Prova recente dessa busca permanente pela inovação, que gera emprego e aumenta a renda, o comércio varejista em geral descobriu na Páscoa, data mais importante do calendário lojista para as lojas especializadas na venda de chocolate, um novo nicho de mercado, com amplas possibilidades de negócio. A Páscoa passou a ter um novo sabor.

Motivado pela diversificação da troca de presentes, que não se restringe mais apenas aos ovos de chocolate e às caixas de bombons, o que vem acontecendo com bastante consistência nos últimos anos, superando inclusive as expectativas de vendas de outros produtos, o comércio passou a investir forte na Páscoa, que pelo seu potencial pode se transformar em um novo Dia dos Namorados.

Acreditamos que essa mudança se deu em razão de dois fatores principais: é uma data que nos remete à infância e o de fomentar o romantismo. Por isso, os lojistas estão inovando a cada ano para seduzir esses consumidores, direcionando o foco das suas promoções não apenas para as crianças, mas também para os adultos, atraindo a atenção especial dos casais, principalmente dos namorados.

Prova disso é que os empresários dos segmentos de brinquedos (especialmente jogos eletrônicos e bichos de pelúcia), vestuário (adulto e infantil), calçados e bolsas, papelaria, perfumaria e cosméticos, joias e bijuterias, eletrodomésticos, utensílios para

o lar, telefonia celular e CDs estão animados e apostando na Páscoa como um novo filão.

Pesquisas recentes do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro - SindilojasRio confirmam essa expectativa dos lojistas que veem as vendas aumentarem a cada ano nesta data. No ano passado, as pesquisas detectaram um avanço nos negócios tanto no setor do Ramo Mole (bens não duráveis) quanto no Ramo Duro (bens duráveis). Do ponto de vista social também chama a atenção a oportunidade que o comércio oferece na contratação de temporários para trabalhar na Páscoa, uma das datas comemorativas que tradicionalmente mais geram empregos.

A par de tudo isso, convém ressaltar que, nesta e em outras datas comemorativas importantes para o setor, o comércio lojista vem fazendo o dever de casa, com promoções e formas de pagamento facilitadas para estimular os consumidores e transformar a Páscoa em mais um Dia dos Namorados.

Vale lembrar também que para continuar ajudando a girar a roda da produtividade – e o comércio é um dos principais alimentadores da economia – e estimular o ciclo virtuoso do crescimento, é preciso olhar para o setor com outra perspectiva, com outra ordem de grandeza. Afinal, o comércio é um dos setores que mais geram empregos e renda, e um dos que mais contribuem para o PIB.

1 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
ALDO GONÇALVES Presidente do CDLRio e do SindilojasRio Publicado no jornal Monitor Mercantil, em 23 de março de 2023.

ANIVERSÁRIO DE 458 ANOS DO RIO

A festa, organizada pela Sarca no Cristo Redentor, homenageou Helô Pinheiro, a eterna “Garota de Ipanema”.

SEMANA DO CONSUMIDOR

Um mutirão para a negociação de dívidas entre clientes e empresas, realizado pelo Procon RJ em parceria com o CDLRio e o SindilojasRio, atendeu 1.360 pessoas no Largo da Carioca. E o SindilojasRio também lançou edição atualizada do seu Guia Prático de Direitos e Deveres para Lojistas e Consumidores.

2 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
PESQUISAS MERCADO E TENDÊNCIAS ARTIGO SERVIÇOS PARA O LOJISTA DE OLHO NA MÍDIA LEGISLAÇÃO E TRIBUTOS NOVOS ASSOCIADOS SAÚDE E BEM-ESTAR OPINIÃO 14 18 12 26 24 20 22 27 4
INSTITUCIONAL
SUMÁRIO
ATUAÇÃO
E PARCERIAS
ESPECIAL 8
28

VENDA MAIS!

Como os lojistas podem aproveitar as datas comemorativas do ano, como a Páscoa e o Dia das Mães, para alavancarem as suas vendas.

expediente

Diretoria do SindilojasRio

Presidente

Aldo Carlos de Moura Gonçalves

Vice-Presidente:

Roberto Cury

Vice-Presidente de Relações Institucionais:

Julio Moysés Ezagui

Vice-Presidente de Administração:

Salomon Mordokh Dassa

Vice-Presidente de Finanças:

Gilberto de Araújo Motta

Vice-Presidente de Patrimônio:

Joel Georges Elias Mansour

Vice-Presidente de Marketing:

Juedir Viana Teixeira

Vice-Presidente de Associativismo:

Pedro Eugênio Moreira Conti

Vice-Presidente de Produtos e Serviços

Henrique André Real Barboza

Diretoria do CDLRio

Presidente

Aldo Carlos de Moura Gonçalves

O Lojista:

Conselho de Redação

SindilojasRio:

Juedir Teixeira

Andréa Mury

CDLRio:

Jorge Carlos Pereira

Lúcio Ricardo

Rogério Muzy

Editor Responsável: Igor Monteiro Quintaes (MTE nº 31504/RJ)

Redação:

Igor Monteiro Quintaes

Andréa Mury

Secretário e Designer Gráfico: Eduardo Farias

Revisão: Andréa Mury

Publicidade: (21) 2217-5000

Ramais 202 e 273

Publicação bimestral do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio e do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio

Versão on-line: www.cdlrio.com.br e www.sindlojas.rio

3 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
20
CAPA

Festa no Cristo Redentor celebrou os 458 anos do Rio

A comemoração dos 458 anos do Rio de Janeiro, completados no dia 1º de março, teve como ponto de partida uma missa de Ação de Graças celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, seguida por festa com direito a bolo de aniversário, no santuário do Cristo Redentor, um dos mais importantes símbolos da Cidade e do Brasil.

Organizada pela Sarca - Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências, a festa contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e prestou uma homenagem a Helô Pinheiro, empresária e ex-modelo carioca que inspirou Tom Jobim e Vinicius de Moraes a criarem "Garota de Ipanema", a canção que projetou a bossa nova para o mundo. A comemoração teve ainda a participação da Banda da Guarda Municipal.

O presidente da Sarca e vice-presidente do SindilojasRio, Roberto Cury, entregou à eterna “Garota de Ipanema” o troféu “A mais Carioca”. Ela soprou as velinhas do bolo de aniversário, com “458 centímetros”, em alusão aos anos de fundação da Cidade, que foi cortado e distribuído a convidados e turistas que estavam no Cristo. Emocionada, Helô disse que receber esta homenagem, este reconhecimento em vida, era maravilhoso.

Dom Orani Tempesta destacou as belezas naturais da cidade e também os seus problemas. “Todos sabemos que o Rio é uma cidade de altos e baixos. Temos uma beleza que nos projeta para o Brasil e o mundo, mas é preciso que a gente possa conviver em paz”, disse o arcebispo.

Admitindo os problemas, o prefeito Eduardo Paes ressaltou que é preciso falar de coisas boas. “Precisamos exaltar nossas qualidades. Fizemos um lindo carnaval, somos líderes no país em petróleo e gás. Temos muito o que comemorar e que trabalhar sempre para que tudo melhore”, afirmou.

O evento, que é realizado desde os anos 90 pela Sarca, faz parte do calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro e tem apoio do SindilojasRio, do CDLRio, da Fecomércio-RJ, do Trem do Corcovado e da prefeitura, por meio da Riotur e da Guarda Municipal, além da farinha Rosa Branca que sempre oferece o tradicional bolo de aniversário.

Ainda como parte das comemorações do aniversário do Rio, foi inaugurada a nova iluminação da Rua do Mercado que inclui 15 postes antigos, da virada do século XIX para o XX, que foram restaurados como parte do Projeto Reviver Centro, que visa à revitalização e à proteção do patrimônio histórico e cultural da região. Roberto Cury destacou a importância da iniciativa, lembrando que, além do resgate da história do Centro, a melhora da iluminação será fundamental para ampliar a segurança da região.

4 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 ATUAÇÃO INSTITUCIONAL E PARCERIAS
Helô Pinheiro agradeceu o troféu de "A mais carioca." A eterna 'Garota de Ipanema" aos pés do Cristo.

Como Minimizar

Riscos Trabalhistas

Este é o tema da palestra grat uita que o SindilojasRio promoverá no próximo dia 11 de abril, às 10h, em parceria com o escritório Tostes Malta Advogados Associados. O evento vai abordar as etapas de prevenção de riscos trabalhistas no ambiente de trabalho, incluindo as relações interpessoais e a gestão e a manutenção de documentos. Também serão tratadas medidas de contenção de riscos na hipótese de judicialização.

O evento será no auditório do SindilojasRio, na Rua da Quitanda, 3/10º andar, no Centro do Rio. As Inscrições são gratuitas no site www.sindilojas. rio ou pelo WhatsApp: (21) 98552-1822.

O palestrante será Rodrigo Tostes Malta, advogado trabalhista graduado pela PUC-Rio. sócio do escritório Tostes Malta Advogados Associados, autor e palestrante na área do Direito do Trabalho.

Marketing Digital e Tecnologia para aumentar as vendas da sua loja

Em um mundo altamente conectado, a utilização da internet pelas marcas para atingir os seus clientes tornou-se uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de qualquer empresa. Com a expertise de especialistas da área, o uso da tecnologia e das redes sociais pode gerar valor para o seu negócio e aumentar as suas vendas.

Pensando nisso, o SindilojasRio fechou parceria com a DBAI Tecnologia & Marketing, especializada em soluções digitais, como o desenvolvimento de sistemas, aplicativos, gestão de dados e integração; e em Marketing Digital, como a criação de sites, portais, e-commerce, gerenciamento de tráfego por meio dos sites de buscas e redes sociais. Sempre com o objetivo de oferecer as melhores ferramentas e serviços para a sua empresa alavancar vendas, tanto nas lojas físicas como nas virtuais.

As empresas associadas ao SindilojasRio possuem condições especiais na contratação desses

serviços. Os interessados em saber mais sobre esses serviços devem procurar o coordenador da Comunicação do SindilojasRio, Igor Quintaes, pelo telefone 2217-5096, pelo e-mail comunicacao@sindilojas-rio.com.br ou pelo WhatsApp +55 (21) 98552-1822.

5 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 ATUAÇÃO INSTITUCIONAL E PARCERIAS

Debate e homenagem marcam o Dia da Mulher

O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) do Centro Histórico e da Lapa discutiu demandas de empresários e moradores da região e prestou homenagem às mulheres presentes pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, em reunião realizada no auditório do SindilojasRio, no dia 28 de março.

A mesa de trabalho, coordenada pela presidente do CCS, Maria João Gaia, e pelo vice-presidente do SindilojasRio e presidente da Sarca, Roberto Cury, contou com a participação da deputada estadual Martha Rocha (PDT); do subprefeito do Centro, Alberto Szafran; da presidente da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa da Seccional da OAB/RJ e assessora especial da Presidência da Caarj, Fátima Henriette; da coordenadora da Ronda Maria da Penha da GM-Rio, Glória Maria Bastos Barreto; e do subcomandante do 5º Batalhão da PMERJ, Major Christiano.

Moradores da região, empresários, visitantes e conselheiros das Áreas Integradas de Segurança Pública debateram sobre as ações prioritárias visando à proteção e à qualidade de vida na Lapa e no Centro.

O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, informou que recebeu muitos pedidos, principalmente sobre iluminação, segurança e reparo de calçadas, e prestou esclarecimentos sobre as ações realizadas. Ele informou também sobre duas operações realizadas na Lapa, de fiscalização da perturbação do sossego, com uma equipe específica da Secretaria de Ordem Pública, e entregou um relatório das operações dos estabelecimentos vistoriados e autuados para a presidente do CCS, Maria João Gaia.

A deputada Martha Rocha ressaltou a importância da representatividade feminina, lembrando

que esta não é uma luta apenas das mulheres, mas, da sociedade. “A gente precisa que homens falem para outros homens que não é aceitável a violência contra as mulheres. Precisamos do envolvimento e participação dos homens no dia a dia, seja na igreja, no futebol, no bar, em todos os lugares. É uma obrigação de todos”, concluiu.

Glória Barreto, da GM-Rio, destacou a importância da Ronda Maria da Penha, que foi criada em 12 de março de 2021, com o objetivo de fiscalizar, monitorar e acompanhar as medidas protetivas de urgência deferidas pelo Poder Judiciário, proporcionando às mulheres o efetivo encaminhamento para a rede de atendimento e também para reduzir a reincidência de crimes. O projeto é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e com as redes de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. “Precisamos de mais acolhimento e menos julgamento, declarou Glória, citando o exemplo de uma mulher que, após 30 anos, finalmente denunciou as violências recebidas em casa e pôde ser assistida pelo Programa.

No fim do evento, todas as mulheres presentes foram homenageadas com flores e um kit especial.

Para saber mais sobre o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança do Centro Histórico e da Lapa, envie um e-mail para segurancacentro@ gmail.com ou acesse a página no Facebook.

6 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 ATUAÇÃO INSTITUCIONAL E PARCERIAS
Reunião do CCS do Centro Histórico e da Lapa no SindilojasRio.

Lojas do Rio podem funcionar nos feriados de abril

Serão três feriados em abril: sexta-feira da Paixão (7), Tiradentes (21) e São Jorge (23).

O termo de adesão identifica os funcionários que estarão trabalhando e deve ser homologado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro - SindilojasRio e também pelo Sindicato dos Comerciários do RJ (SECRJ). O documento está disponível para as empresas lojistas no site www.sindilojas.rio – em Central de Serviços/ Acesso.

Empresas associadas ao SindilojasRio, em dia com as suas contribuições, estão isentas das nossas taxas referentes ao Termo, sendo devida apenas a do SECRJ. (Acesse a tabela em: www.sindilojas.rio e clique em Central de Serviços/Downloads.)

Procedimento para formalizar o Termo de Adesão:

Entre no portal www.sindilojas.rio, clique no Menu Central de Serviços e, depois, em acesso. Para o primeiro acesso, o login e a senha são o CNPJ da empresa (apenas números). Após o primeiro acesso, recomenda-se a troca da senha. Caso já tenha acessado a Central, basta entrar com sua senha normalmente. Se a esqueceu, clique em “Esqueceu sua senha?” e receberá em seu e-mail cadastrado o procedimento para alterá-la.

Após o login, clique no Menu localizado à esquerda da página Abertura Feriados. Insira o número de funcionários que irá constar no Termo. Escolhido o feriado, inclua os dados de cada funcionário

que irá trabalhar no dia escolhido: nome completo, CPF, data de nascimento, CTPS e o horário de início e fim do expediente. Estes dados são obrigatórios. Ao final, clique no botão “Imprimir”.

É obrigatória a impressão em três vias, no verso de cada termo, das cláusulas da convenção coletiva, disponibilizada nesta área.

Com o Termo de Adesão assinado pelos empregados constantes no mesmo, o representante da empresa deverá enviá-lo, em formato jpeg, para o e-mail sindilojasrio1@gmail.com, ou homologá-lo presencialmente no SindilojasRio.

Após a homologação (carimbo) pelo SindilojasRio, é preciso fazer o mesmo procedimento junto ao Sindicato dos Comerciários (SECRJ). Para a homologação no SECRJ é preciso encaminhar o referido Termo, já homologado pelo SindilojasRio, para o e-mail: convencoes@secrj.org.br ou fazê-lo presencialmente no Sindicato dos Comerciários.

A homologação do Termo de Adesão para Trabalho nos Feriados pode ser realizada de modo on-line até às 12h do dia anterior ao feriado.

É preciso fazer este procedimento para cada feriado que a loja irá funcionar.

Mais informações pelo telefone 2217-5000 ou pelo WhatsApp 98552-1822.

7 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 ATUAÇÃO INSTITUCIONAL E PARCERIAS
Para abrir os seus estabelecimentos, lojistas devem providenciar o Termo de Adesão para o Trabalho nos Feriados

Direitos do Consumidor

Avanços fortalecem o desenvolvimento social e econômico

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado em 15 de março, data que remonta a 1962, quando o então presidente dos EUA, John Kennedy, fez um discurso jogando luz sobre a importância do tema.

No Brasil, a defesa do consumidor integra a Constituição Federal de 1988, constando no inciso XXXII do art. 5º: “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”. Em 1991, entrou em vigor a Lei nº 8.078/90, conhecida como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), responsável por regular as relações de consumo e responsabilidades, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades. O CDC reconhece a vulnerabilidade do consumidor frente ao mercado, garantindo o respeito à dignidade,

saúde e segurança; a proteção de seus interesses econômicos; a melhoria de sua qualidade de vida; bem como a transparência e o equilíbrio das relações de consumo.

Para marcar a data, o SindilojasRio lançou uma versão atualizada do seu Guia Prático dos Direitos do Consumidor, que está disponível para download no portal do sindicato.

A revista O Lojista ouviu o advogado Carlos Eduardo Ferreira Pires, do Núcleo Jurídico do SindilojasRio, especialista em Direito do Consumidor, para saber como o CDC contribuiu para a evolução das relações consumeristas nos últimos anos.

Como o sr. avalia o direito do consumidor no Brasil, nos dias de hoje?

– O Código de Defesa do Consumidor completou 30 anos em 2020. É considerada uma legislação abrangente para as relações de consumo, embora, obviamente, venha passando por transformações, principalmente com o crescimento do e-commerce e o processo de digitalização pelo qual passam praticamente todas as empresas, seja em grande ou pequena escala. Houve toda uma mudança, tanto por parte das empresas quanto dos consumidores. No início dos anos 90, o consumidor ainda não tinha tanta certeza dos seus direitos, então os órgãos de defesa tiveram um papel muito relevante. Não é exagerado dizer que o CDC se converteu em instrumento de proteção da cidadania – afinal todo cidadão necessita consumir produtos e serviços de qualidade – ao mesmo tempo que se volta também às empresas e aos empresários para

contribuir, com o atendimento de suas normas, para um ambiente saudável de concorrência e inovação, essencial ao desenvolvimento econômico.

É certo que ainda existe uma linha de atrito que deve ser diminuída, mas as empresas têm evoluído no tratamento com o cliente. Hoje, as áreas trabalham a jornada do cliente. Antigamente, isso era um papel do jurídico. Toda a cadeia produtiva já fala no consumidor do início ao fim. Então, vejo, sim, avanço e oportunidade.

Quais foram as mudanças no CDC desde que foi criado?

– O CDC passou por muitas alterações, releituras e vem se atualizando com o tempo e com as novas necessidades da sociedade. Cumpre destacar que o CDC, em seu artigo 6º, estabeleceu uma série de direitos aos consumidores. Podemos citar o direito

8 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
ESPECIAL

à informação, à saúde e à segurança, a facilitação do acesso à justiça, o direito à proteção contra a publicidade abusiva e enganosa, a reparação de danos tanto patrimoniais quanto morais, além da liberdade de escolha e igualdade nas contratações. Como deveres, podemos mencionar a pesquisa de preços, a conferência das datas de validade dos produtos, bem como qualquer forma de prevenção e precaução para evitar uma dor de cabeça futura.

O consumidor também vem passando por uma série de mudanças, principalmente relacionadas ao consumismo (compras por impulso). Hoje, notamos que o consumidor está mais racional na hora de fazer as compras, utilizando a ferramenta da internet ao seu favor para buscar melhores preços e condições. Outra mudança significativa, que ganhou força na pandemia, está relacionada ao crescimento de compras pela internet, que proporcionam maior comodidade e praticidade ao consumidor.

inteligentes. Uma das opções é o investimento em tecnologia. O uso de ferramentas e soluções tecnológicas pode ajudar a aprimorar o atendimento ao consumidor em todos os sentidos — desde o primeiro contato, até o pós-venda —, gerando inteligência de mercado para o seu negócio. A tecnologia pode se tornar uma grande aliada na gestão do relacionamento com o cliente e, consequentemente, influenciar positivamente na experiência vivida nas empresas.

O autoatendimento surgiu para resolver as demandas dos clientes que precisam de solução imediata ou que desejam ser atendidos com rapidez. Além de desafogar o SAC, essa solução ajuda a aumentar a agilidade do serviço e garante mais um canal de comunicação, permitindo que o cliente escolha o que for mais prático, de acordo com a disponibilidade e a sua preferência.

Desde a sua entrada em vigor, a proteção do consumidor enfrentou e se impôs aos inúmeros desafios surgidos, a começar pela desconfiança do mercado e dos fornecedores em relação a um possível entrave à livre iniciativa e ao fomento da atividade econômica, como consequências das normas protetivas trazidas pelo Código. Tais receios não se confirmaram. Ao contrário, o CDC trouxe mais equilíbrio e segurança ao mercado de consumo. Isso não significa, contudo, que o legislador não precise estar atento às novas realidades não previstas no texto original. Ao contrário, os desafios se renovam, agora com a inserção do mercado de consumo na era digital: redes sociais, economia do compartilhamento, aquisição de produtos e serviços por aplicativos, transmissão e proteção dos dados pessoais dos consumidores e tratamento e prevenção do super endividamento no consumo de crédito são alguns dos exemplos que podemos citar sobre os desafios regulatórios contemporâneos e futuros.

Como os lojistas podem garantir a satisfação de clientes cada vez mais exigentes e conscientes dos seus direitos?

– A experiência do cliente na sua empresa é o fator determinante para fidelizá-lo ou perdê-lo, dependendo de como o relacionamento é gerido e das impressões causadas pelo processo de compra. Devido a essa importância, os gestores têm buscado aprimorar todos os tipos de contato e adotar ações mais

Somando essa ferramenta ao aumento do uso das redes sociais e às interações que ocorrem por meio delas, as empresas focadas em aprimorar a experiência do cliente já estão investindo em monitoramento das redes e usando-as como mais um canal de atendimento, que pode resolver situações sem que o consumidor tenha que entrar em contato com a central. Esse monitoramento das redes sociais também permite identificar insatisfações externadas pelos clientes e dar o tratamento mais adequado para cada caso — contatar o cliente e levantar mais informações, desfazer mal-entendidos, pedir desculpas, oferecer um desconto, uma cortesia etc.

9 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 ESPECIAL

Mutirão de negociação de dívidas atendeu 1.360 pessoas

O Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, foi marcado por um grande mutirão para a negociação de dívidas entre clientes e várias empresas, abrangendo bancos, concessionárias de serviços públicos, operadoras de telefonia, internet e tv, e grandes redes de varejo.

Com descontos que chegaram a mais de 90%, o evento realizado pelo Procon RJ, em parceria com o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - CDLRio e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro - SindilojasRio, atraiu uma multidão de pessoas interessadas em negociar os seus débitos. Foram atendidas 1.360 pessoas na tenda montada no Largo da Carioca, no Centro do Rio.

Apoiador do evento, o CDLRio participou do mutirão com uma equipe especializada da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). A equipe orientou cerca de 30% dos consumidores atendidos, que buscaram informações sobre débitos pendentes e aproveitaram o mutirão para negociá-los.

Lembrando que o mutirão do Dia do Consumidor para a negociação de dívidas é realizado em parceria com o Procon RJ desde 2014, o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, destacou a importância do evento por oferecer condições favoráveis ao consumidor em débito para que possa negociar diretamente com o credor. “É uma ação salutar para a economia, pois beneficia tanto as empresas como os consumidores. Afinal, tudo o que é bom para a sociedade é bom para o comércio”, ressaltou.

Participaram do mutirão as seguintes empresas: Bradesco, Santander, Itaú, CEF, Banco do Brasil, Sicoob, Crefisa, Light, Enel, Cedae, Águas do Rio, Naturgy,

Homenagem

No encerramento das atividades da Semana do Consumidor, em 17 de março, o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, foi homenageado pelo Procon RJ com a medalha “Amigo do Consumidor”. Ao entregar a medalha, o presidente do órgão, Cássio Coelho, agradeceu pela parceria de anos. Também foram homenageados o secretário estadual de Polícia Civil, Fernando Albuquerque, o subsecretário especial de Controle de Divisas, Eduardo Vaz, o desembargador do TJRJ, Marco Aurélio Bezerra de Melo, a delegada da Polícia Civil, Carina Bastos, e o superintendente de Fiscalização da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Francisco Neves.

10 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 ESPECIAL
RioCard, Claro, Tim, Vivo, Oi, Sky, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) e Casa & Vídeo. Aldo Gonçalves recebe a medalha "Amigo do Consumidor" do presidente do Procon RJ.

Vendida - A grande loja onde funcionou o Cine Vitória e que, mais tarde, deu lugar à Livraria Cultura, na Cinelândia, Centro do Rio, foi vendida em março. Apesar de não se saber ainda o que será aberto no espaço, a notícia é animadora para a região, que passa por um processo de revitalização. Inaugurado em 1942, com o filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, com o passar dos anos, o Cine Vitória entrou em decadência, tornando-se conhecido por exibir filmes pornográficos. Tombado pelo patrimônio municipal em 2007, o edifício passou por uma ampla reforma para abrigar a Livraria Cultura, de 2012 a 2018.

De volta ao Brasil - Dez anos depois de fechar sua última loja no Brasil, a Mango, marca espanhola de moda, voltará a ser comercializada no país, agora pelo comércio eletrônico. O retorno ocorre em meio aos investimentos da empresa para ampliar a internacionalização e enfrentar a Zara, sua concorrente também espanhola. O retorno da marca se dará por meio da Dafiti, que representará a marca no país e terá exclusividade sobre os produtos da empresa. Fabio Fadel, diretor comercial da Dafiti, adianta que os produtos da Mango integram o portfólio de itens do segmento premium do site. Segundo o executivo, os produtos da Mango são comerciais, casuais e tradicionais, com fácil entrada no público feminino e no da Dafiti.

Resultado recorde - A varejista de artigos esportivos Track&Field, que completa 35 anos em 2023, atingiu pela primeira vez R$ 1 bilhão em vendas acumuladas, o que representou um aumento de 25,7% na comparação com 2021. O lucro líquido ajustado chegou a R$ 100 milhões, representando um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. Já o Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 126,2 milhões, um acréscimo de 37,5% acima de 2021, com margem Ebitda ajustada de 22,2%. Segundo a empresa, os números foram alavancados pelo aumento de receita e a alta rentabilidade da companhia que, em 2022, também manteve sua posição de dívida zero. Os resultados, diz a Track&Field em nota, “são fruto de uma estratégia de negócio de longo prazo, com foco no fortalecimento do ecossistema de bem-estar, abertura de lojas-conceito e revitalização da rede, ampliação da plataforma de eventos e experiências”.

De olho na melhor idade - O mercado da terceira idade movimenta mais de R$ 1 trilhão por ano. Não é à toa: o Brasil tem, hoje, mais de 30 milhões de pessoas idosas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa feita por uma empresa de marketing americana mostra que, até 2060, a população idosa brasileira deve mais do que dobrar, chegando a mais de 70 milhões de pessoas

12 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
MERCADO E TENDÊNCIAS

Injeção de R$ 10 bilhões - A Americanas protocolou, no dia 20 de março, o seu plano de recuperação judicial que abrange cerca de R$ 42 bilhões em dívidas. A proposta é baseada no aporte de R$ 10 bilhões dos acionistas de referência, o trio formado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Esse valor ainda está em discussão com os bancos credores e é, hoje, um dos principais entraves para o sucesso do plano. A empresa afirma que ainda tem a receber de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões pelo Hortifruti, por sua participação na Único e por um jatinho, que serão vendidos. O novo CEO da companhia, Leonardo Coelho, declarou que a conversa está equilibrada, embora ainda não haja aceite das partes, e que a situação de caixa não é confortável, mas foi normalizada. Assim, tem conseguido operar, pagando seus fornecedores praticamente à vista para novas compras.

Reestruturação - A Centauro, gigante do varejo esportivo, anunciou o fechamento de 10 lojas. A decisão foi motivada pela tentativa de reduzir os custos e ampliar os lucros diante do cenário de desaceleração econômica, segundo a Bloomberg Línea. O encerramento das atividades ocorreu em unidades localizadas em shoppings e em outras, espalhadas pelo país, que apresentaram resultados abaixo do esperado. Ainda de acordo com a empresa, neste momento não há previsão de novos fechamentos. Integrantes da companhia informaram que a Centauro passa por um processo de reestruturação.

Em clima de reality - A rede Beltrame Supermercados de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, realizou, na primeira quinzena de março, uma ação de marketing batizada de “Beltrafone”, nas quatro lojas da cidade, surpreendendo os clientes. O Beltrafone – caracterizado como um orelhão – circulou pelas lojas e os clientes que atenderam a ligação receberam R$ 100,00 em vale-compras para utilizar no supermercado. A iniciativa gerou grande interação, com muitos comentários e likes nas redes sociais.

Great Place To Work - Magazine Luiza, McDonald’s, Boticário, Desistente e Havan estão entre as melhores empresas do varejo para se trabalhar, segundo o ranking do Great Place To Work (GPTW), que premiou as 60 melhores empresas de acordo com o porte. Entre as empresas de grande porte, com 1.000 a 9.999 empregados, as primeiras colocadas são: Gazin, Mercadinhos São Luiz, Ancar Ivanhoe Administradora de Shoppings, Lojas Quero-Quero e Sodimac. O estudo do GPTW demonstrou que, entre os funcionários que trabalham nas empresas vencedoras, 36% possuem até 25 anos; 32% têm entre 26 e 34 anos; 20% entre 35 e 44 anos; 8% entre 45 e 54 anos; e 4% têm mais de 55 anos.

13 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 MERCADO E TENDÊNCIAS

PESQUISAS

Comércio do Rio espera alta de 2,5% nas vendas para a Páscoa

O comércio carioca estima um aumento de 2,5% nas vendas para a Páscoa. A data, que é considerada um verdadeiro "Natal" para as lojas especializadas em chocolate, também tem um sabor especial para o varejo em geral, já que não se restringe apenas aos ovos e bombons. Foi o que mostrou a pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro - SindilojasRio, que ouviu 350 lojistas da cidade para conhecer a expectativa dos empresários e como eles se prepararam para a Páscoa.

A pesquisa levantou informações sobre estoque, produtos, promoções e perspectivas de vendas, e contou com a participação de empresários dos setores de Brinquedos, Vestuário (adulto e infantil), Calçados e Bolsas, Papelaria, Perfumaria e Cosméticos, Joias e Bijuterias, Eletrodomésticos, Utensílios para o Lar e Celulares.

Para 70% dos lojistas ouvidos, o preço médio dos presentes por pessoa deve ficar em torno de R$ 150,00; para 20% até R$ 200,00; para 8% até R$ 260,00 e para 2% acima de R$ 270,00. Os clientes deverão utilizar principalmente o cartão de crédito, seguido pelo de débito, PIX e dinheiro, como formas de pagamento.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o comércio aposta na Páscoa oferecendo outros produtos além dos chocolates. “Os lojistas estão inovando a cada ano, nesta data, para seduzir os consumidores, direcionando o foco para as crianças e, também, para os adultos, atraindo especialmente os casais”, explica.

De acordo com a pesquisa, os lojistas estão preparados para atender o consumidor: 65% acreditam em aumento de 2,5% nas vendas; 27% em crescimento de 4% e, para 8%, as vendas aumentarão 3,5%. Para isso, os lojistas criaram ações para estimular os consumidores, como decoração da loja e vitrines, lançamento de novos produtos, campanha publicitária, kits promocionais, desconto no total das compras e formas de pagamento facilitado.

O levantamento mostrou também que apenas 20% dos lojistas contrataram temporários para as funções de vendedor, caixa, promotor de vendas, demonstrador e repositor. Entre esses lojistas, 10% disseram que pretendem efetivar após a Páscoa, mas que isso dependerá do comportamento das vendas.

14 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023

PORTAL DE NEGÓCIOS DO CDLRIO TEVE

RECORDE DE VISUALIZAÇÃO EM 2022

O portal de negócios do CDLRio - Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - teve recorde de visualização em 2022, com mais de meio milhão de visitas ao seu portal - www.cdlrio.com.br - tornando-o um dos líderes de acessos em sua categoria.

O p ortal, que é atualizado diariamente com conteúdo de interesse empresarial, foi criado para atender à crescente demanda dos lojistas por informações e serviços para todo o ciclo do crédito, além de dados relevantes sobre o comércio do Rio de Janeiro.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, o portal facilita o acesso a todos os serviços e produtos oferecidos pela entidade, atendendo com riqueza de detalhes às demandas dos associados, com informações atualizadas para aqueles que buscam encontrar soluções para negócios e que visam à contratação de produtos e serviços de forma rápida, dirigida e confiável.

O CDLRio é uma das mais tradicionais e representativas entidades do varejo brasileiro, dispondo de

um grande portfólio de serviços inteligentes e produtos inovadores para dar mais segurança à análise de crédito e à gestão de negócios em todas as suas etapas. Seus associados têm acesso ao maior e melhor banco de dados sobre informações comerciais do País, que proporciona uma cobertura de âmbito nacional.

Fundado em 1955, o principal objetivo do CDLRio foi a criação do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC, que revolucionou o sistema de crédito brasileiro.

Desde 2010, participa do grupo de acionistas controladores da Boa Vista, bureau de crédito e administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, que atua em uma rede com mais de duas mil entidades de classe e distribuidores em todas as regiões do Brasil, oferecendo uma grande variedade de serviços e produtos para o comércio, além do apoio ao consumidor, como a consulta de CPF gratuita e o Cadastro Positivo.

15 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023

Conquistar o cliente e vender mais

Como aproveitar as primeiras datas comemorativas do ano – Páscoa e Dia das Mães – para incrementar as suas vendas.

Faltando poucos dias para a Páscoa, os lojistas do Rio vivem a expectativa de aproveitar o período para alavancar as suas vendas. Não apenas as lojas especializadas em chocolate, mas, também as de segmentos como brinquedos, vestuário, acessórios, papelaria, eletrônicos e utilidades para a casa, entre outros, estão de olho na data. Do pequeno ao grande varejista, o comércio investe em diferentes estratégias para conquistar os seus clientes e obter bons resultados. Depois da Páscoa, que é a primeira data comemorativa do ano para o setor, vem o Dia das Mães, que só perde em importância para o Natal. Ou seja, para quem pretende turbinar as suas vendas, o momento é este.

Pensando nisso, a revista O Lojista entrevistou Ronan Mairesse (RM), especialista em atendimento ao cliente, vendas, liderança e comportamento humano, e palestrante internacional, para saber como os comerciantes cariocas podem se preparar para essas datas.

16 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
CAPA
RONAN MAIRESSE

A Páscoa e, especialmente o Dia das Mães, são datas importantes para o comércio. Quais são os principais pontos que os lojistas devem priorizar para incrementarem as suas vendas nesse período?

RM - Toda ação precisa de um objetivo para haver empenho e mobilização. O foco deve ser nas pessoas para que a estratégia dê certo. O ser humano é movido por sentimentos e, portanto, o líder deve apresentar as expectativas para a Páscoa, neste ano. Apresente as estratégias coordenadas que podem ser usadas durante o intervalo pré e pós-Páscoa. Nessa hora, a equipe precisa ser ouvida para que haja engajamento. Quando as pessoas opinam, a disciplina na execução aumenta. A primeira estratégia deve ser o clima do estabelecimento como enfeites e vitrines. Camisetas e até mesmo orelhinhas de coelho caem bem. Tire fotos e apareça de forma on-line. Mande SMS, e-mails e mensagens de Whatsapp personalizados para os seus clientes com um vale-desconto. Crie uma ação solidária, as pessoas adoram. E cuidem do atendimento. De nada adianta ter uma casa bonita se você não consegue manter as visitas à vontade.

Hoje, fala-se cada vez mais na experiência de compra. Além de um bom atendimento, o que mais é preciso fazer para conquistar o cliente e converter a experiência em venda?

RM - Na psicologia, chamamos de experiência toda ação estratégica que estimule uma sensação no cliente a ponto de mudar a sua fisiologia. Temos hormônios, neurotransmissores e neuromoduladores que são “acionados” quando somos atendidos com carinho, recebemos um presente, sentimos um cheiro ou comemos algo gostoso. Acredite: ações que façam o cliente sentir sensações e emoções positivas aumentam o valor agregado do seu produto ou serviço e, assim, as vendas. É lógico que existirão momentos em que, devido a um problema ou outro, o cliente ficará frustrado, pois ninguém é perfeito. Brinco, aqui na empresa, que não existem maiores problemas por ter uma ocorrência no ReclameAqui.com.br, desde que ela esteja lá marcada como resolvida.

Como o marketing digital pode auxiliar pequenos e médios varejistas a divulgar seus produtos e a atrair clientes para as suas lojas?

RM - Não estar nas redes sociais é como não existir virtualmente. Afirmo, em minhas palestras, que, da mesma forma que você tem um vendedor, um caixa, um estoquista e um gerente, você precisa ter

alguém pensando em produzir conteúdo para as redes sociais. Hoje, mais de cento e cinquenta milhões de brasileiros estão presentes nas mídias sociais. Portanto é preciso ocupar o espaço virtual. Um cliente comprou, peça autorização para tirar uma foto. Um cliente fez um elogio, peça para ele gravar. Às vezes, presentear o cliente que fez um elogio ou está satisfeito com o seu produto é uma maneira de pegar um depoimento em texto e, principalmente, em vídeo. É preciso manter a rede social viva, mostrando o dia a dia do estabelecimento, os clientes, funcionários e fornecedores. Poste promoções apenas em stories e de maneira estratégica. Muita propaganda faz as pessoas não interagirem com o perfil. Lembre-se, as pessoas compram mais com a experiência e não é diferente na internet.

Qual é a importância da boa gestão do estoque tanto para as lojas físicas como as virtuais?

RM - Vamos pegar o exemplo da Páscoa. Em primeiro lugar, você tem que conhecer o hábito de consumo do seu cliente para organizar o estoque de uma maneira que não falte e que também não ocorra muita devolução. É preciso equilíbrio. Por isso, um sistema informatizado que forneça informações precisas é indispensável dentro de qualquer empresa. Considerando o exemplo de uma loja de chocolates: em média, 67% dos clientes compram ovos, 45% dos clientes também levam barras de chocolate, 44% levam caixas de bombom e 19% levam cestas. Outros dados de consumo interessantes: 46% compram para si mesmos, 36% compram para os filhos, 32% para o cônjuge e etc. São muitas informações importantes que podem e devem ser avaliadas para a tomada de decisão na hora de se preparar para as vendas.

Quais outros aspectos o sr. destacaria como necessários para quem quer aumentar as vendas?

RM - Estimule o vendedor a fazer venda casada. Estimule-o, por meio de desafios e competições, a oferecer principalmente aqueles produtos com maior lucratividade ou aqueles que estão com pouca saída. Eu gosto muito de criar competições e desafios diários. A loja bateu a meta de venda em um item, a equipe recebe uma premiação que pode ser em dinheiro ou um presente. Faça promoções "leve e pague". O cliente adora um desconto e, assim, ele tem a oportunidade de presentear mais alguém. Dar presentes é também uma experiência emocional, pois mexe com a nossa fisiologia. Pessoas se sentem bem quando ajudam ou presenteiam alguém. Aproveite esse momento para ajudá-lo a sentir-se ainda mais feliz, presenteando mais pessoas.

17 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
CAPA

O termo “excelência em atendimento e serviços” foi substituído por “experiência de compra”, nos últimos anos. Além da excelência no atendimento, a experiência de compra agregou novos ingredientes, como o Experimentar, o Vivenciar, a Personalização e outros atributos que são oferecidos e praticados no interior da loja física, que é o ponto de partida para a construção de relacionamento do cliente com a marca.

Se antes da existência do comércio on-line, a excelência no atendimento já era importante, imagine agora que o cliente pode comprar qualquer produto, em qualquer lugar e horário, sem sair de onde está. Agora, a loja física precisa merecer receber a visita do cliente.

No mundo dos negócios de hoje, conhecer os clientes não é mais suficiente. Precisamos entendê-los

para poder atender as suas necessidades e expectativas em constante mudança. Os grandes varejistas do mundo – e no Brasil não é diferente – estão usando os Big Datas para entender o comportamento de seus clientes. Já pequenos e médios varejistas que não dispõem de recursos para fazer análise dos grandes dados, podem resolver isso de forma bem mais simples e eficaz: criando o hábito de ouvir os seus clientes.

18 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
ARTIGO
JUEDIR TEIXEIRA
Excelência em atendimento e serviços x Experiência de compra

Se você acredita que a qualidade do atendimento é realmente um grande diferencial competitivo, principalmente para as pequenas e médias empresas que não têm condições de competir em preço com

1. Total comprometimento do proprietário e/ou CEO da empresa:

Sem o comprometimento do gestor principal é praticamente impossível implantar um programa dessa natureza em qualquer empresa. Dê exemplo da sua preocupação com os clientes em todas as suas ações, pois o exemplo é a melhor e a única forma de demonstrar o seu comprometimento: antes de atender clientes, a equipe deve passar por um treinamento; empodere o seu time de frente para resolver possíveis problemas do cliente sem precisar consultar o gerente; meça o nível de satisfação dos clientes por meio do NPS (Net Promoter Score). Na Apple, por exemplo, o time de loja não tem meta de venda. A meta é o NPS, pelo qual o colaborador é avaliado e promovido.

2. Conhecer e entender os seus clientes:

Para entender os clientes, a sua empresa precisa criar o hábito de ouvi-los:

- Pergunte ao cliente: Quando você compra em uma loja como a nossa, o que mais gosta no atendimento? Além disto, o que mais você valoriza?

- O que você não gosta no atendimento? Além disto, o que mais não lhe agrada?

- Por que você compra na nossa loja?

- O que a nossa loja não tem e que você gostaria que tivesse?

- Qual sugestão você daria para melhorar a sua experiência de compra?

Se você fizer uma pequena pesquisa, com 50 a 100 clientes, terá uma amostragem de como deve ser o atendimento na sua loja. Se criar o hábito de ouvir os seus clientes e implementar as melhorias sugeridas, você adotará o que chamamos de centralidade no cliente, ou seja, é ele que vai definir quais são os caminhos que a sua empresa deve seguir. No Big Show da NRF de 2023, o maior evento de varejo do mundo, perguntaram ao CEO do Walmart, o maior varejista do mundo, qual seria o futuro da empresa e ele respondeu: “os nossos clientes que nos dirão isso”. Isso é centralidade no cliente.

as grandes redes, precisa criar o hábito de ouvir os seus clientes, implantando um Programa de Excelência em Atendimento e Serviços, cujos passos são os seguintes:

3. Estabelecer um padrão de atendimento:

Se você sabe como o seu cliente gosta de ser atendido e o que ele não gosta no atendimento, terá condições de definir qual é o padrão a ser adotado.

4. Definir o treinamento da equipe:

Se você sabe o que o seu cliente gosta e o que não gosta, e se já definiu um padrão de atendimento para a sua empresa, poderá selecionar os colaboradores com o perfil certo para prestar o tipo de atendimento exigido pelo seu cliente e dar o treinamento adequado de acordo com o padrão estabelecido.

5. Recompensar o desempenho excepcional:

Procure criar na sua empresa a cultura de valorizar colaboradores que fazem coisas certas, principalmente aqueles que dão um passo à frente no atendimento ao cliente. Premie essas pessoas, lembrando que o mais importante é o reconhecimento e não o valor do prêmio.

6. Ficar perto dos seus clientes:

Não deixe que um cliente que comprou na sua loja seja esquecido. Custa dez vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um antigo. Cadastre os seus clientes. Faça contatos periódicos com eles. Prepare algo para o dia do aniversário do seu cliente. O pós-venda é fundamental. Você sabe o que deve fazer!

7. Melhorar continuamente:

Se você já faz tudo isso, procure surpreender os seus clientes, trazendo sempre novidades que ele não espera encontrar.

Se você gostou do tema e deseja implantar um programa para melhorar a experiência de compras no seu negócio, entre em contato conosco: www.jtbconsultoria.com.br

19 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
ARTIGO

AED - AVISO ELETRÔNICO DE DÉBITO

Com a crescente digitalização da sociedade, é cada vez mais importante que as empresas adotem soluções eletrônicas para a comunicação e a cobrança de seus clientes. O AED - Aviso Eletrônico de Débito é uma solução da *Boa Vista | CDLRio* que oferece praticidade, rapidez e segurança para a recuperação de crédito.

O AED proporciona o contato direto com o cliente devedor para informá-lo sobre a inclusão do seu nome no banco de dados do SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, por meio digital, o que aumenta a eficiência das ações de cobrança e potencializa o retorno financeiro. Além disso, o AED proporciona maior segurança e qualidade na comunicação, pois todas as informações são registradas e armazenadas de forma eletrônica, com garantias de autenticidade e integridade dos dados.

É interessante notar que a utilização da solução completa do AED, que inclui o envio de SMS e e-mail, pode gerar melhores resultados na recuperação de débitos. Isso ocorre porque o envio de mensagens por diferentes meios de comunicação aumenta as chances de o cliente devedor tomar ciência da situação e realizar o pagamento da dívida.

Um exemplo prático disso é uma empresa varejista que adotou a solução completa de AED. Ao utilizar o SMS e o e-mail em sua régua de cobrança, ela conseguiu aumentar significativamente as taxas de alcance do aviso eletrônico e, consequentemente, melhorar os resultados na recuperação de débitos.

Essa estratégia de comunicação multicanal é cada vez mais importante no contexto da digitalização da sociedade, pois permite que a empresa se adapte às preferências e hábitos de comunicação de seus clientes, aumentando a efetividade das ações de cobrança e, consequentemente, o retorno financeiro.

Por esses motivos, o Aviso Eletrônico de Débito é uma solução que visa acelerar a recuperação de dívidas de forma eficiente e moderna, garantindo o melhor resultado para a empresa.

Quer saber mais sobre essas soluções?

Entre em contato com a área comercial do CDLRio: (21) 2506-1215

ou acesse: www.cdlrio.com.br

20 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
SERVIÇOS PARA OS LOJISTAS

Assessoria Previdenciária

No SindilojasRio, os empresários associados contam com uma equipe especializada em assessoria administrativa na área previdenci ária, com a finalidade de orientar e solucionar questões relacio nadas à previdência públicaInstituto Nacional do Seguro Social (INSS) - em âmbito administrativo.

e salário-maternidade.

Para os segurados, que são pessoa física, a consultoria previdenciária serve para simular antecipadamente o benefício do INSS com as regras existentes. Com isso, é possível prever qual será a aposentadoria mais vantajosa e o tempo de trabalho ou contribuição para aumentar o valor do salário na aposentadoria. Principalmente diante das constantes mudanças na legislação previdenciária, é fundamental a realização de estudo específico para cada caso.

Para as empresas, a assessoria previdenciária serve para prevenir a empresa em relação às possíveis fiscalizações. A Previdência Social, ou o próprio trabalhador, podem verificar irregularidades nos pagamentos para o INSS. Quando isso acontece, a empresa pode sofrer com multas e punições.

Confira os serviços do SindilojasRio nesta área:

Aposentadoria por tempo de contribuição;

Aposentadoria por idade;

Aposentadoria Especial;

Aposentadoria por incapacidade permanente; Auxílio-doença;

Auxílio-acidente;

Pensão por morte;

Salário-maternidade; Atualização de dados cadastrais.

A assessoria previdenciária do SindilojasRio atende de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo tel. (021) 2217-5045 ou pelo WhatsApp (021) 98157-2300.

21 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 SERVIÇOS PARA OS LOJISTAS
Nossos despachantes orientam e esclarecem sobre os benefícios previdenciários, como aposenta doria, pensão, auxílio-doença

JANEIRO / FEVEREIRO

55RJ (2 LOJAS) - IRAJÁ

ADCOS (2 LOJAS) - BARRA DA TIJUCA

AVATIM CHEIROS DA TERRA - GÁVEA

BLOOM STORES (2 LOJAS) - BARRA DA TIJUCA

BOAD SESSION - SANTA CRUZ

BRITT BRASIL - GALEÃO

CARTERS - LEBLON

CASA & VIDEO - MÉIER

CASA DAS PIPOCAS - MADUREIRA

CIA MARÍTIMA (2 LOJAS) - BARRA DA TIJUCA

DA GEMA MULTIMARCAS (2 LOJAS) - FREGUESIA

DEMOCRATA (2 LOJAS) - BARRA DA TIJUCA

DIMONA (2 LOJAS) - CENTRO

ESPAÇO RUBRO NEGRO (3 LOJAS) - TAQUARA

ESSÊNCIAS DO AMOR PERFUMARIA - RECREIO

FASHION BIJU - MADUREIRA

FILA BRASIL - BARRA DA TIJUCA

FÍSICO & FORMA - DEL CASTILHO

HACKAMORE - GÁVEA

LACOSTE - TIJUCA

LÁPIS DE COR - JARDIM CARIOCA

LAR SHOP - BOTAFOGO

LIRITTY (2 LOJAS) - TAQUARA

LOJÃO VEM QUE TEM (4 LOJAS) - VILA ISABEL

MISS AMADA - MADUREIRA

MISS BIKINI - BARRA DA TIJUCA

MISSY - TAQUARA

MONTE E BRINQUE - ANIL

NATURA (2 LOJAS) - CAMPO GRANDE

NBA STORE - BOTAFOGO

PEAHI (6 LOJAS) - VICENTE DE CARVALHO

ETZ ABELARDO BUENO - JACAREPAGUÁ

PITICAS - DEL CASTILHO

RYGY (3 LOJAS) - RECREIO

SALUBE MELISSA - JACAREPAGUÁ

SOUTH & CO. (41 LOJAS) - TAQUARA

SUPER CELULAR - TAQUARA

TALIE - BARRA DA TIJUCA

UNCLE K - LARANJEIRAS

USAFLEX - CAMPO GRANDE

VIA MIA - TIJUCA

VIC CHIC - CACHAMBI

VICTOR HUGO - BARRA DA TIJUCA

Quer se associar? Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios de ser uma empresa associada ao SindilojasRio: tel.: (21) 2217-5000 / WhatsApp: (21) 98552-1822

e-mail: comercial@sindilojas-rio.com.br site: www.sindilojas.rio

...

Obrigações dos Lojistas

ABRIL E MAIO DE 2023

DCT – Logo após a admissão de funcionário não cadastrado no PIS, preencher o DCT, apresentando-o à CEF para efetuar o cadastramento.

ISS – Recolhimento do imposto. O prestador deverá gerar no sistema o documento de arrecadação relativo às NFS-e emitidas. Obs.: os prestadores de serviços devem recolher o ISS no terceiro dia útil de cada mês, conforme o Decreto nº 44.030 de 7/12/17.

FGTS – Efetuar o depósito correspondente ao mês anterior.

CAGED – Cadastro de Empregados. Remeter, via Internet, pelo programa ACI ou utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil, informando admissões, desligamentos e transferências de funcionários ocorridos no mês anterior.

ICMS – Pagamento do imposto pelos contribuintes relacionados ao anexo único do Decreto nº 31.235/2002, referente à apuração do mês anterior.

IR/FONTE – Referente a fatos geradores ocorridos no mês anterior.

ICMS – Empresas varejistas e atacadistas devem efetuar o recolhimento do tributo apurado relativo ao mês anterior.

PIS, Cofins, CSLL – Referente a fatos geradores ocorridos na 2ª quinzena do mês de março/abril de 2023. Retenção de contribuições – pagamentos de PJ a PJ de direito privado - Cofins, PIS/Pasep, CSLL.

Super Simples/ Simples Nacional – Pagamento do DAS referente ao período de apuração do mês anterior (março/abril/2023).

INSS – Recolher a contribuição previdenciária referente ao mês anterior. Prorrogado o prazo para o dia 20 pela Medida Provisória nº 447, publicada no D.O.U em 17/11/08.

Cofins – Recolher 3% sobre a receita do mês anterior, exceto as empresas tributadas no lucro real. Prorrogado o prazo para o dia 25 pela Medida Provisória nº 447, publicada no D.O.U em 17/11/08.

Cofins – Recolher 7,6% para empresas tributadas no lucro real. Prorrogado o prazo para o dia 25 pela Medida Provisória nº 447, publicada no D.O.U em 17/11/08.

PIS – Recolher 0,65% sobre as operações do mês anterior. Prorrogado o prazo para o dia 25 pela Medida Provisória nº 447, publicada no D.O.U em 17/11/08.

PIS, Cofins, CSLL – Referente a fatos geradores ocorridos na 1ª quinzena do mês de fevereiro/março de 2023. Retenção de contribuições – pagamentos de PJ a PJ de direito privado - Cofins, PIS/Pasep, CSLL.

IR/PJ – Empresas devem efetuar o recolhimento do tributo incidente sobre o período de apuração do mês anterior.

Contribuição Sindical do Empregado – Efetuar o desconto de 1/30 do salário dos empregados para recolhimento a favor do sindicato profissional dos admitidos em débito com a obrigação.

Contribuição Social – Empresas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, devem efetuar o recolhimento do tributo incidente sobre o período de apuração do mês anterior.

24 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 LEGISLAÇÃO E TRIBUTOS
3/4 2/5 5/4 4/5 6/4 5/5 6/4 5/5 6/4 5/5 10/4 10/5 10/4 10/5 14/4 15/5 25/4 25/5 28/4 31/5 25/4 25/5 25/4 25/5 28/4 31/5 20/4 19/5 28/4 31/5 20/4 19/5 28/4 31/5

A advogada Luciana Mendonça responde as dúvidas mais frequentes dos lojistas. Empresas associadas ao SindilojasRio têm direito a consultas presenciais, por e-mail e por telefone nas áreas trabalhista, cível e tributária. Os lojistas não associados podem

tirar dúvidas por telefone e fazer a primeira consulta presencial gratuitamente. Já para dar continuidade com atendimento presencial é preciso associar-se. Atendimento pelo telefone 2217-5062: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.

O empregado que trabalhar no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, terá direito a duas folgas?

Sim. Conforme a cláusula décima terceira da Convenção Coletiva para Trabalho nos Feriados 2022/2024, em relação ao feriado de 1º de maio, além da folga remunerada em até 30 dias a contar do feriado trabalhado, fica assegurada outra folga, a ser gozada, preferencialmente, no dia do aniversário do empregado. Não sendo possível a concessão neste dia, a folga deverá ser gozada em até 90 dias a contar do feriado trabalhado.

Qual é o dia da data-base da categoria do comércio varejista do município do Rio de Janeiro?

– Conforme a Convenção Coletiva de Reajuste Salarial 2022/2023, o SindilojasRio e o Sindicato dos Empregados no Comércio fixaram a data-base como sendo o dia 1º de maio.

O período de gozo das férias do empregado poderá ser fracionado em quantos períodos?

– Segundo a nova redação do artigo 134, § 1º da CLT, as férias poderão ser usufruídas em até três

períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco (5) dias corridos, cada um, desde que haja concordância do empregado. Vale ressaltar que, havendo o fracionamento em três períodos, o último deve ocorrer dentro do período concessivo, sob pena de o empregador pagar, em dobro, as férias gozadas depois do período legalmente permitido.

O lojista precisa aderir ao Termo de Adesão para Trabalho nos Feriados para funcionar no Domingo de Páscoa, que cairá no dia 9/4/23?

– Não. O Domingo de Páscoa não é considerado feriado nacional. Não há lei que assim estipule, sendo, portanto, apenas uma data comemorativa. Assim, o lojista poderá abrir seu estabelecimento mediante o Termo de Adesão para Trabalho aos Domingos.

No Dia de São Jorge, 23 de abril, é feriado municipal ou estadual?

– Conforme a Lei nº 5.198/08, 23 de abril é feriado estadual no Rio

de Janeiro em comemoração ao Dia de São Jorge.

A empresa é obrigada a conceder adiantamento salarial aos empregados?

– Inexiste dispositivo legal que obrigue a empresa a conceder adiantamento salarial ao empregado. Porém, a empresa deve verificar se existe tal previsão na convenção coletiva, no acordo coletivo da respectiva categoria ou no regimento interno.

Em relação ao vale-transporte, quando o empregado muda de endereço, deve comunicar ao empregador?

– Sim. Conforme o Decreto nº 95.247, de 17/11/1987, para receber o vale-transporte o empregado informará ao empregador, por escrito: o seu endereço residencial e os serviços e meios de transporte mais adequados ao seu deslocamento residência-trabalho e vice-versa. Estas informações devem ser atualizadas anualmente ou sempre que ocorrer alteração das circunstâncias mencionadas, sob pena de suspensão do benefício até o cumprimento desta exigência.

25 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
LEGISLAÇÃO E TRIBUTOS
o lojista pergunta e o sindilojasrio responde

SindilojasRio e CDLRio na mídia

A luta do comércio pela revitalização do Centro do Rio continuou em destaque na imprensa, assim como o fraco desempenho do setor por causa de problemas recorrentes, como a violência e a desordem urbana, e, também, devido à alta inadimplência.

O evento de aniversário do Rio, que completou 458 anos no dia 1º de março, organizado pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências - Sarca no Cristo Redentor, com o apoio do SindilojasRio, do CDLRio e da prefeitura, entre outros parceiros, foi outro destaque na imprensa escrita e falada.

As expectativas dos lojistas cariocas com as vendas da Páscoa foram assunto nas páginas de economia, enquanto o mutirão de negociação de dívidas do Procon RJ, realizado junto com o SindilojasRio e o CDLRio, na Semana do Consumidor, foi amplamente divulgado, resultando em mais de 1.300 atendimentos prestados.

Rio inaugura primeiros postes históricos de projeto que restaurará a iluminação de ruas do Centro.

Rio 458 anos: Missa de ação de graças é realizada no Cristo Redentor.

Comércio carioca espera aumento de 2,5% nas vendas para a Páscoa, aponta pesquisa.

Dia do Consumidor: mutirão atendeu 1.360 pessoas

26 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
DE OLHO NA MÍDIA

A importância da atividade física para combater o Sedentarismo

No Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo (10 de março), a secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) alertou para os riscos de uma rotina sem atividade física. E os dados são preocupantes: pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, nos últimos 15 anos, quase metade dos adultos no Brasil (47%) não faz exercícios na frequência mínima recomendada.

“O sedentarismo está associado a doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e à ocorrência de infarto. E tem como resultado direto o aumento do sobrepeso e da obesidade, problemas reais, hoje, para a população brasileira”, afirma a coordenadora de Vigilância e Promoção em Saúde da SES, Eralda Ferreira.

Em suas últimas edições, a pesquisa sobre Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS), mostra que o percentual de adultos sedentários tende a crescer na população brasileira. Vale destacar que, segundo a Vigitel, a atividade é considerada insuficiente quando a soma do tempo despendido em atividades físicas no tempo livre, no deslocamento para o trabalho ou escola e na atividade ocupacional não alcança o equivalente a 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada ou 75 minutos semanais de atividades de intensidade vigorosa.

Embora a última pesquisa Vigitel, realizada em 2020 na capital do Rio de Janeiro, tenha apontado uma melhora nos índices, ainda há pelo menos 15% de homens e 18% de mulheres fisicamente inativos.

“A atividade física faz bem para a saúde, do nascimento ao fim da vida. Infelizmente, mesmo

conhecendo os benefícios, poucos têm o hábito de reservar alguns minutos por dia para se exercitar, principalmente nos centros urbanos”, explica Eralda.

“A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida. Isso pode ocorrer em diversas intensidades e momentos, como no tempo livre de cada um, no deslocamento de um lugar para o outro e ao realizar tarefas domésticas, por exemplo”, finaliza ela.

Segundo o “Guia de atividade física para a população brasileira”, publicado pelo ministério da Saúde, em 2021, quanto mais cedo os exercícios forem incentivados e se tornarem um hábito, maiores serão os benefícios.

Segundo o documento, atividade física é todo comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso, promovendo interações sociais e com o ambiente. Caminhar, correr, pedalar, brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, limpar a casa, passear com animais de estimação, cultivar a terra e praticar esportes são exemplos de atividades físicas que ocorrem em todos os ciclos da vida.

Além de controlar o peso e provocar uma melhora na disposição e no humor, exercitar-se diminui a chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres e de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

27 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 SAÚDE E BEM-ESTAR

FERNANDA PRADO

A EQUIDADE SALARIAL

O termo equidade salarial se refere, basicamente, a salários iguais para todos os empregados que exerçam a mesma função dentro das empresas.

O tema vem sendo muito discutido, pois, na prática, a diferença salarial se faz presente de diversas formas, entre elas, pela chamada divisão sexual do trabalho, que destina aos homens, prioritariamente, funções de forte valor social (cargos de liderança, cargos e funções políticas, militares etc.); que separa os trabalhos de homens e os de mulheres; e que sugere que o trabalho do homem vale mais.

Diversos artigos na lei abordam a questão de gênero no mercado de trabalho. Além de convenções internacionais, recepcionadas pela legislação brasileira, a CLT, de 1943, já previa um capítulo específico sobre a proteção do trabalho da mulher.

O tema também está presente na Constituição Federal, no artigo 7º, que proíbe a diferenciação de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

Além disso, o atual governo anunciou, recentemente, o projeto de lei n° 1085/23 que garante o pagamento de salários iguais para homens e mulheres que exercem a mesma função. A proposta prevê multa de 10

vezes o maior salário pago pela empresa em caso de descumprimento da igualdade salarial, elevada em 100% se houver reincidência. Também poderá haver indenização por danos morais à empregada.

As desigualdades salariais entre gêneros costumam impactar diretamente na qualidade de vida das famílias. Dados do IBGE demonstram, por exemplo, que as mulheres precisam trabalhar três horas por semana a mais do que os homens, em média, quando são somados trabalho remunerado, atividades domésticas e cuidados com outras pessoas. Mesmo assim, alcançam apenas dois terços do rendimento deles.

Diante de tantos debates, legislações e convenções internacionais, cabe às empresas buscarem maior reflexão e ações concretas em seus ambientes de governança, a despeito da desigual distribuição de cargos e salários, em relação ao gênero, ainda presente em nossa sociedade.

Já enquanto sociedade, podemos combater a desigualdade salarial reivindicando políticas públicas e apoiando movimentos que se dedicam à causa, pois não adianta somente a legislação para transformar e punir. É necessário se informar e se comprometer com a pauta para avançarmos e garantir os direitos das mulheres.

28 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023 OPINIÃO
Advogada, especialista em Direito Trabalhista Empresarial. É membro efetivo e mentora de advogados da OAB RJ.

AED

A V I S O

E L E T R Ô N I C O D E D É B I T O

Sabe o que é uma boa para o seu caixa? Recuperar dívidas de clientes em atraso! /CDLRio @cdlrio oficial

30 Revista O Lojista | Março e Abril de 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.