Uso da biomassa para produção de energia na indústria brasileira

Page 14

38

Hall – House – Scrase

zação e à melhoria dos padrões de vida. Enquanto ocorrem algumas substituições de combustíveis nesse processo, a demanda total por biomassa também tende a crescer. As evidências em Mianmá, Madagascar, Zâmbia e Ruanda, por exemplo, indicam que a urbanização provoca um aumento da demanda por biomassa, principalmente por carvão vegetal para uso doméstico e industrial. Mesmo na Ásia Oriental e no Pacífico, onde há um considerável crescimento econômico e aumento no uso de combustíveis fósseis, a biomassa representa 33% do suprimento de energia. Como observado anteriormente, o Banco Mundial recentemente concluiu que “as políticas energéticas terão que contemplar o suprimento e uso de biocombustíveis assim como se incumbem dos combustíveis modernos [...] além de apoiar as formas mais eficientes e sustentáveis de uso dos biocombustíveis”. Essa mudança de perspectiva do Banco Mundial é muito significativa, embora a citação acima reproduza a concepção equivocada de que os biocombustíveis não podem, necessariamente, ser “modernos”.

1.2.1 A biomassa provendo combustíveis modernos

A biomassa tem um enorme potencial a ser explorado, principalmente no que diz respeito ao melhor aproveitamento das florestas existentes e de outros recursos da terra, à maior produtividade das plantas e a processos de conversão eficientes que empregam tecnologias avançadas. A biomassa tem um potencial de produção de energia muito maior do que o explorado hoje. Ela pode integrar-se a uma matriz de fontes de combustíveis, oferecendo maior flexibilidade de suprimento e segurança na produção, distribuição e consumo de energia. A bioenergia pode ser usada em pequena e larga escala de forma descentralizada, trazendo importantes benefícios tanto para a economia rural quanto urbana. A criação de empregos também é um fator importante nos países industrializados e o cultivo da biomassa propiciará o uso economicamente viável da terra improdutiva, posta de lado com o objetivo de evitar a superprodução de produtos agrícolas na Europa, América do Norte e em outros países. O desenvolvimento da produção de energia da biomassa em larga escala provavelmente dependerá, no futuro, de plantios energéticos específicos como, por exemplo, árvores, cana-de-açúcar, herbáceas perenes, capins perenes e colza. Para que esse processo seja bem-sucedido, a produ-

01 visaoGeral.pmd

38

18/3/2005, 09:38


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.