Santos

Page 1

SANTOS edição 01 | 1º semestre de 2013

bemvindo ao futuro conheça a nova face da cidade que mais cresce no Brasil

TOP 10 SANTOS Os melhores lugares para curtir a cidade

BENDITA PEDRA A laje de Santos mostra suas belezas

1


carta do editor

S

antos está diferente. A cidade respira um novo clima e uma nova atmosfera de otimismo contagia as ruas e as pessoas. A imensidão azul que abraça a cidade do litorial sul paulista também guarda o diamante negro responsável pelos bons ventos de hoje e pelo crescimento de amanhã. Será do mar, mais pre-

cisamente das profundezas da bacia de Santos, que o petróleo das reservas do pré-sal será retirado para garantir um novo ciclo de desenvolvimento econômico na cidade e capaz de devolver os saudosos anos de ouro do café e da industrialização. Estima-se que a cidade deva ser a vice-campeã de investimento no mundo até 2020, com a geração de aproximadamente 2 milhões de novos empregos derivados da cadeia produtiva do gás e petróleo. Além dissso, o Porto de Santos, o maior da América Latina, deve passar por reestruturação e todo o entorno aguarda ser revitalizado. O turismo e o setor imobiliário já sentem, hoje, as apostas do futuro e colhem frutos desse novo ciclo, com aumento do movimento de cruzeiros e a grande valorização dos imóveis. Por todas essas transformações, o sorriso dos santistas está mais aberto. Orgulhosos, encarnam o sentimento de poder reviver o protagonismo histórico da cidade e assumem, mais uma vez, a liderança em traçar os destinos do país. A cidade que viu Pelé reinar e que agora vê Neymar conquistar o mundo assume seu destino e convida todos a participar das oportunidades. Seja bem-vindo ao futuro. Seja bem-vindo a Santos!

Ivan Zumalde Publisher editora mymag


Sumário

pág. 04 pág. 10 pág. 19 pág. 36 pág. 10

mymag

10 lugares para curtir a cidade O renascimento de Santos Invention Santos Pedra fundamental Filhos de Santos

| e d i to r a

expediente: A revista Santos invention é uma publicação customizada da Editora mymag para a rezende incorporações imobiliárias. Publisher - Ivan Zumalde (MTB 29263). colaboraram nesta edição: ROgerio voltan, guilherme kodja (fotos), renata mastromauro, walterson sardenberg sº (texto), nik neves (ilustração), renata siqueira (revisão). editora mymag: Rua Breves, 727, São Paulo - SP / editoramymag.com.br / mymag.com.br Para fazer sua revista: facasuarevista@mymag.com.br / 2539.9011 / 9 8432.3013 / 9 8316.6642


Santos | bem-vindo ao futuro

CA N A L 4

4


top 10 santos Aonde ir e o que fazer na cidade que se orgulha de ter o maior jardim do mundo Ă beira-mar

C AN A L 5

5


Santos | bem-vindo ao futuro

Calçadão

01

O principal cartão-postal – e orgulho! – de Santos tem opções para a família toda. Impossível passar por ali e não ter vontade de sair pedalando na bem-sinalizada ciclovia, de escolher as músicas favoritas no iPod para dar ritmo à corrida ou, simplesmente, de tomar uma água de coco enquanto observa o entra e sai de navios no porto. De José Menino à Ponta da Praia, são sete quilômetros com bibliotecas públicas, salas de cinema e quadras esportivas, divididos pelos canais que deságuam no mar. No Canal 1 está o Parque do Emissário, um projeto de Ruy Ohtake, que reúne playground, ciclovia, pista de cooper e de skate. Entre os Canais 2 e 3, em frente à Avenida Ana Costa, fica a Praça das Bandeiras e o bairro do Gonzaga, um dos mais nobres da cidade, endereço de bons restaurantes e bares. No Canal 4, o Centro de Paquera do Embaré, popularmente conhecido como CPE, concentra quiosques que vendem sanduíches generosos até de madrugada. A Fonte do Sapo, no Canal 5, é o trecho preferido das crianças, que aproveitam o lugar para brincar, patinar e andar de bicicleta. E entre os Canais 6 e 7 ficam o Aquário e alguns barzinhos que servem petiscos à beira-mar. Colorindo todo esse cenário, um belo jardim com 218,8 mil metros quadrados de extensão e 100 espécies de flores, plantas e palmeiras foi considerado o maior do mundo pelo Guinness Book (edição de 2001).

6


02

Passeio de Bonde pelo Centro Histórico Os mesmos bondes que circulavam pela cidade na primeira metade do século 20 foram restaurados e continuam a rodar por lá, agora com turistas – o Centro Histórico de Santos é o único do Brasil que pode ser conhecido de bonde. O roteiro sai da Praça Mauá e segue pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Santuário Santo Antônio do Valongo, Museu do Café, Conjunto do Carmo, Monte Serrat e Teatro Coliseu.

03

Memorial das Conquistas do Santos

Fotos, relíquias e troféus contam a história do clube e da própria cidade de Santos. Como não poderia faltar, uma ala inteira é dedicada ao Rei Pelé, e uma vitrine também exclusiva expõe fatos da carreira do novo ídolo da torcida, Neymar. Na visita monitorada, o visitante ainda conhece o vestiário, a sala de imprensa e o gramado da Vila Belmiro. Rua Princesa Isabel, 77 (Vila Belmiro), 3225-7989.

04

Mercado de Peixe

É programa típico da família santista: comprar peixes e frutos do mar fresquinhos, e preparar um belo almoço de domingo. Na Ponta da Praia, os 16 boxes vendem robalos, linguados, anchovas, camarões, lagostas, polvos e muitos outros itens, além, é claro, da famosa meca santista. Lá, os vendedores bons de papo dividem a atenção dos turistas e moradores com as enormes garças, que estão sempre pelo lugar. Pça. Gago Coutinho, s/nº (Ponta da Praia).

7


05

Santos | bem-vindo ao futuro

Museu do Café

O principal destaque do Centro Histórico é o imponente prédio em estilo neoclássico que sediou a Bolsa de Café entre 1922 e 1957. No salão do pregão, com cadeiras de jacarandá, elementos fazem referência à maçonaria, como a estrela de Davi no piso e os painéis feitos por Benedicto Calixto. No andar de cima, há exposições fixas e temporárias, sempre ligadas ao universo da bebida. A cafeteria instalada logo à entrada é parada obrigatória: o cliente pode escolher grãos de diferentes partes do Brasil para seu expresso. Rua XV de Novembro, 95 (Centro Histórico), 3213-1750.

06

Invention Santos

Localizado na Rua Santos Dumont, 172, entre os Canais 4 e 5 está o lançamento imobiliário mais recente da cidade. O Invention Santos é uma opção para quem quer investir ou morar em apartamentos de 2 ou 3 dormitórios na cidade que se prepara para crescer e se tornar a meca dos investimentos no país.

07 8

Praça da independência

Ponto de encontro de torcedores do Santos após os títulos, palco de eventos e manifestações populares, o Coração do Gonzaga, pertinho da praia, a Praça da Independência é tudo isso e ainda guarda muita história. O local já foi chamado de Praça Municipal e Praça Marechal Deodoro, e só no dia 7 de setembro de 1922 – centenário da Independência do Brasil – foi reinaugurada com o novo e atual nome, e ganhou o Monumento dos Andradas, em homenagem aos três irmãos: José Bonifácio – Patriarca da Independência –, Francisco Ribeiro e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva.


08

Casa Santa Marta

O misto de empório e café é um queridinho dos santistas, que tornaram a varanda dele um dos endereços mais disputados da cidade. Os clientes encontram no mercado mais de 14 mil produtos, açougue, padaria, setor de hortifrúti e uma loja de vinhos com quase 1 200 rótulos na adega. No café, as estrelas são os bons sanduíches, feitos com ingredientes nobres e pães fresquinhos. Para beber, o expresso bem tirado é a pedida. No andar superior da loja são montados bufês de café da manhã, chá da tarde e antepastos (à noite). Avenida Washington Luís, 500 (Gonzaga), 3286-1500.

09

Bikkini Barista

Durante o dia, baristas bem treinados preparam expressos e coffe drinks com grãos especiais, e da cozinha saem pratos de inspiração escandinava. Mas nas noites dos fins de semana, o cenário muda completamente e a casa se transforma na balada mais hype da cidade. Jovens dançam até o dia amanhecer ao som de DJs que tocam house e black music, ou de bandas de pop, rock e sertanejo. Rua XV de Novembro, 94/96 (Centro Histórico), 3219-3116.

10

Rua Dr. Tolentino Filgueiras No coração do Gonzaga, a rua tornou-se uma espécie de corredor gastronômico, graças ao grande número de estabelecimentos instalados nela. Tem comida argentina, japonesa, italiana, mexicana, americana, mediterrânea e contemporânea, além de um bom bar para esticar a noite. O destaque é o novo e descolado Lion, com cardápio assinado pelo chef italiano Alessandro Segatto.

9


Santos | bem-vindo ao futuro

10


O renascer de por Renata Mastromauro fotos Rogério Voltan

Santos

Como a cidade mais importante do litoral paulista está se preparando para receber investimentos bilionários e se tornar a meca do crescimento no Brasil nos próximos anos. Conheça uma Santos de oportunidades e pronta para um amanhecer brilhante! 11


Santos | bem-vindo ao futuro

12


M

esmo quem jamais pisou em solo santista conhece alguns fatos locais. Santos é a maior cidade do litoral paulista e terra de Pelé e de Neymar, tem o maior jardim do mundo à beira-mar e abriga o maior e mais importante porto da América Latina. Mas isso, realmente, todo mundo já sabe. O que muita gente desconhece, porém, é que Santos tem um dos menores índices de pobreza entre os municípios brasileiros e o 17º maior PIB do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que sua região metropolitana vive, hoje, o maior ciclo de crescimento das últimas cinco décadas. A Baixada Santista sempre foi muito importante para a economia do Brasil. No século 20, sua história econômica pode ser resumida em duas grandes fases. Nos anos 20, o crescimento da produção de café no estado de São Paulo transformou o Porto de Santos no principal ponto de exportação do produto. O mercado cafeeiro era tão aquecido que a cidade ganhou uma Bolsa dedicada exclusivamente à comercialização do grão. Em 1953, a construção da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, marca o início da era industrial na região, que ganha força com a instalação da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), durante o governo Juscelino Kubitschek. Pagando um alto preço ambiental, a forte industrialização da Baixada Santista entra em declínio a partir dos anos 1980, e a região passa a viver anos mais estáveis no setor econômico. As notícias recentes da descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos e da escolha da Petrobras em sediar aqui uma unidade de negócios chegaram para recolocar a re13


Santos | bem-vindo ao futuro gião no mapa de investidores. Agora, a economia local ganha novo fôlego e uma nova fase se inicia. Santos, versão século 21 As atividades econômicas estimuladas pelo pré-sal estão atraindo investidores e empresários de diversos setores para a cidade. De acordo com dados da prefeitura, os investimentos previstos são muito altos, da ordem de US$ 75 bilhões até 2015. Deste total, 74% serão realizados diretamente pela Petrobras, cabendo o restante às suas parceiras europeias Repsol, Galp e BG. Os investimentos até 2020 devem chegar aos US$ 227 bilhões, segundo estimativas do mercado e da própria estatal brasileira. Uma parcela significativa desses recursos será investida nos setores de petroquímica, com a construção de novas refinarias de petróleo, bem como na indústria naval e de plataformas, além de infraestrutura operacional, com a expansão da malha de gasodutos. E quando um setor da economia vai bem, a tendência é que os outros acompanhem a alta. Assim, a expectativa da própria Petrobras é que a região consiga também criar um polo de empresas fornecedoras para a cadeia produtiva de petróleo e gás, que deve gerar aproximadamente 2 milhões de empregos em todo o país, segundo estimativas da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP). Todos esses investimentos impulsionaram, também, o setor imobiliário. De acordo com reportagem publicada pela Revista Exame, em janeiro de 2012, o preço dos imóveis disparou nas principais cidades do país, mas poucos locais experimentaram valorização tão rápida e consistente quanto Santos. Em 2012, em algumas áreas nobres da cidade, como o Gonzaga e a Ponta da Praia, o valor do metro quadrado de um imóvel residencial novo chegou a R$ 9 mil. E como boa parte dos projetos está apenas começando a ser implementada, existe a expectativa de que os preços dos imóveis continuem aumentando no município.

14


15


Santos | bem-vindo ao futuro

UMA CIDADE QUE CRESCE

US$ 75

bilhões deverão ser investidos, até 2015, por empresários de diversos setores, nas atividades econômicas estimuladas pelo pré-sal

74%

desses investimentos serão realizados diretamente pela Petrobras, cabendo o restante às suas parceiras europeias Repsol, Galp e BG

Os investimentos até 2020 devem chegar aos

US$ 227

2 milhões

bilhões

de empregos na cadeia de petróleo e gás deverão ser gerados até 2020 em todo o país

Entre 2003 e 2007, o PIB santista cresceu

115%

Em 2012, o valor do metro quadrado de um imóvel residencial novo chegou a

R$ 9 mil

em algumas áreas nobres da cidade, como o Gonzaga e a Ponta da Praia

16


Em meio a tudo isso, quem anda pelas ruas de Santos hoje vivencia um momento de efervescência. A cidade tornou-se um verdadeiro canteiro de obras, e não param de pipocar novos empreendimentos hoteleiros, restaurantes e opções de lazer e entretenimento. Infraestrutura Uma cidade que vai crescer tanto nos próximos anos precisa estar preparada. Pensando nisso, os governos municipal e estadual, além de iniciativas privadas, estão investindo também em infraestrutura. Segundo Omar Silva Júnior, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, a questão da mobilidade é uma das maiores preocupações atuais. “Entre os projetos em andamento está a realização de obras para uma nova entrada da cidade, com financiamento de cerca de R$ 269 milhões, o que vai garantir a melhora da questão do tráfego”, disse o Secretário. Ainda de acordo com ele, outra obra importante nesse setor é a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que terá um percurso de 15 km entre o Valongo e São Vicente. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), do governo do Estado, prevê a entrega do primeiro trecho já em 2014. “As licitações já estão em curso para a compra dos vagões e a previsão é que as obras sejam iniciadas até maio”, revela. No futuro, cidades como o Guarujá e a Praia Grande também seriam integradas. As obras de mobilidade urbana viabilizariam também a ocupação imobiliária de bairros mais afastados do centro da cidade sem afogar o trânsito. E para quem transita frequentemente entre Santos e Guarujá, outra boa notícia: o túnel que interligará as duas cidades deve, enfim, sair do papel. A obra, uma parceria entre a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) e o governo do estado, deverá custar R$ 1,4 bilhão e a promessa é que as obras sejam iniciadas ainda este ano, acabando de vez com o desconforto e a demora em um percurso que hoje é realizado por balsa. O túnel Santos-Guarujá terá apenas 1800 metros – dos quais apenas 700 metros sob o fundo do canal. É um trecho curto, integrado por transporte coletivo e com acesso para pedestres e ciclistas. A onda de revitalização de regiões de portos, que começou em Buenos Aires no Puerto Madero e passou pelo Rio de Janeiro, com o projeto Porto 17


Santos | bem-vindo ao futuro

“Nos próximos três anos, oito hotéis devem ser inaugurados na cidade”

Maravilha, chegou também a Santos. De acordo com informações publicadas pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau, a enorme área entre os Armazéns 1 e 8, no Cais do Valongo, será totalmente revitalizada com recursos da iniciativa privada da ordem de meio bilhão de reais. O projeto Porto Valongo Santos prevê a instalação de um centro de turismo e lazer na área – com lojas, restaurantes, marina, área para exposições, galeria de arte, hotel de luxo e um apart hotel de apoio ao turismo náutico – com 141,9 mil m², que vai gerar 2.200 empregos. Além disso, está programada a construção de um terminal de passageiros de cruzeiros nas proximidades do Armazém 6. A princípio, o terminal terá 71 mil m², três berços de atracação e capacidade para receber 12 mil turistas por dia. Um centro científico oceanográfico, a ser operado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), que já contam com campi na cidade, também deve ser instalado na região revitalizada.

Luiz Dias Guimarães Secretário de Turismo de Santos

O novo perfil do turista Para o Secretário de Turismo Luiz Dias Guimarães, a hotelaria santista sempre foi focada no turista de lazer. Porém, com a reforma de antigos empreendimentos e o surgimento de novos hotéis com condições de hospedar tanto o turista de lazer quanto o de negócios, essa realidade vem mudando. “Nos próximos três anos, oito hotéis devem ser inaugurados na cidade. Entre eles, destacam-se o Novotel Legend e o Ibis Valongo, da Rede Accor, e o Comfort Hotel Ponta da Praia, com bandeira da Rede Atlântica”, afirma Guimarães. 18


19


Porque viver feliz é a melhor invenção do mundo.

Projeto de Arquitetura: Misorelli Arquitetura Design


Perspectiva ArtĂ­stica da Fachada


Perspectiva ArtĂ­stica da Piscina

22


Perspectiva ArtĂ­stica do Fitness

Um mergulho relaxante com seus peixinhos...

23


Perspectiva Artística do Salão de Festas

...um almoço com seus amigos do coração.

24


25

Perspectiva ArtĂ­stica do lazer na cobertura

1

2 3

9 8

7

4

6

5


p l a n t a

3 2

64,43 m 2 dormit贸rios 1 su铆te 1 vaga dep贸sito privativo varanda gourmet


Perspectiva ArtĂ­stica do Living - Final 3

27


Perspectiva ArtĂ­stica do Living - Final 4


p l a n t a

4 2

67,88 m 2 dormitórios (opção sala ampliada) 1 suíte / 1 vaga depósito privativo terraço gourmet


p l a n t a

4 2

67,88 m 2 dormit贸rios 1 su铆te / 1 vaga dep贸sito privativo terra莽o gourmet 30


p l a n t a

2 2

81,36 m 3 dormit贸rios 1 su铆te 1 ou 2 vagas dep贸sito privativo varanda gourmet

31


32


fotos: Fernanco Ricci

Fotos do apartamento decorado

33


(11) 3888.4500 www.meuaptonapraia.com.br

Rua Santos Dumont, 172 Entre os canais 4 e 5

(altura do nยบ 299 da Av. Afonso Pena)


Perspectiva Artística do Living - Final 3

Perspectiva Artística da Piscina

Perspectiva Artística do Salão de Festas

Perspectiva Artística do Fitness


Santos | bem-vindo ao futuro

bendita

pedra A vida marinha vem aumentando cada vez mais em torno da Laje de Santos, para sorte dos mergulhadores

36


A

rigor, não se trata de uma ilha. É só uma grande rocha esbranquiçada, em forma de baleia e desprovida de vegetação. Nada além de uma pedra gigante, com a monotonia estendida a 550 metros de comprimento por 185 de largura. Praia? Nem um mísero grão de areia. Mesmo que houvesse, de nada adiantaria: é proibido subir na rocha. Ainda assim, a Laje de Santos — fincada a 1h30 de lancha rápida, a 40 quilômetros (24 milhas) a partir de São Vicente, no litoral paulista — atrai visitantes há mais de meio século. Isso acontece em virtude de um fato simples. Ela é o melhor ponto de mergulho de uma vastíssima região: o Sul e o Sudeste do país. Basta colocar a máscara, o snorkel e enfiar o rosto na água para a monotonia acabar. Em um dia normal, a visibilidade submarina oscila na casa dos 15 metros. Nada a ver com a maioria do litoral paulista, contemplado com aquele “caldo de cana” — como os mergulhadores gaiatos costumam se referir às águas turvas. Na Laje, em dias mais generosos, a visibilidade chega a 30 metros. Resta bater as nadadeiras para ver a maravilha de cenário: tartarugas, garoupas, olhos-de-boi, arraias-chita, budiões e uma coleção de etcéteras. Contando só os peixes, são 196 espécies. Desde 1993, a Laje é um parque marinho estadual, o que significa a proibição de qualquer tipo de pesca. Mas apenas há sete anos a região ganhou duas embarcações para fiscalizar os pescadores caras de pau. Deu resultado. A partir daí, sua vida marinha foi brindada (blindada, no caso, também é uma boa palavra) com a segurança para se desenvolver ainda mais. E assim vem ocorrendo.

por Walterson Sardenberg Sº fotos Guilherme Kodja

37


Santos | bem-vindo ao futuro No dia 8 de abril do ano passado, Guilherme Kodja, pesquisador e diretor de projetos da ONG Laje Viva, teve uma dócil surpresa. Durante um mergulho, ele viu nada menos que um tubarão-baleia, fêmea e grávida, levando para passear seus 12,5 metros. Viu e filmou. Jamais um tubarão-baleia dessas dimensões e no dito estado interessante havia sido registrado no litoral brasileiro. O adjetivo dócil, no caso, não é simples retórica. “O tubarão-baleia estava tranquilo e, de certa maneira, indiferente aos mergulhadores”, lembra Kodja, que, há sete anos, pesquisa a frequência de outro animal de porte na Laje: as arraias-jamanta. As arraias-jamanta são assim chamadas apenas no Brasil, em alusão aos caminhões para transporte de carros — também conhecidos por cegonha. No exterior, o nome delas é manta (ou Manta birostri, como querem os biólogos). O batismo jamanta tem tudo a ver. Assim como os caminhões-cegonha, essas arraias também são imensas: chegam a 2 toneladas e 8 metros de envergadura. Para sorte dos mergulhadores, elas também são fãs da Laje, onde costumam dar as caras de maio a setembro. Por que as arraias-jamanta gostam tanto de vir até o litoral sul paulista? Será mais fácil descobrir. Há dois anos foi instalado, em dois espécimes, um microlaboratório, incluindo GPS e instrumentos capazes de medir a salinidade e a temperatura da água, entre outras aferições. É uma iniciativa do Projeto Mantas do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Última grande notícia: desde abril de 2012, a área de proibição da pesca nos arredores da Laje, que equivalia a 333 Maracanãs, foi aumentada em 11 vezes. Ou seja: a vida marinha nestas bandas vai aumentar ainda mais. Bendita pedra!

38


Serviço Uma saída de mergulho para a Laje de Santos, a partir das marinas da Rua Japão, em São Vicente, custa R$ 296 por pessoa, com direito a dois cilindros de ar comprimido, lastro, lanches e bebidas. Seis operadoras oferecem o serviço: Anekim (11/5549-0537), ATM (11/3871-0083), Cachalote (13/7860-0921), Nautilus (11/4485-2075), Orion (13/3467-4735) e Pé de Pato (13/ 7810-5743).

39


Santos | bem-vindo ao futuro

40


Eu amo santos Duas gerações de santistas contam suas histórias de amor pela cidade que os viu nascer

E

la ficou nacionalmente conhecida em 2008, quando participou de um reality show. Já morou em São Paulo, Rio de Janeiro, Itália e Turquia, mas é em Santos que se sente em casa. “Eu nasci e cresci aqui. Santos é o meu porto seguro, sempre acabo voltando.” Juliana representa bem a juventude santista – pegou carona no renascimento econômico e cultural da cidade e decidiu por ficar. Hoje ela apresenta um programa de coluna social em uma emissora de TV local, faz pós-graduação em Cinema e Fotografia, atua em campanhas publicitárias e ainda mantém um canal no YouTube com dicas de autobeleza, que ela mesma produz, filma e edita. Nas raras horas vagas, adora descobrir restaurantes novos, mas diz não abrir mão dos tradicionais. E para curtir o clima praiano gostoso da cidade, patinar na ciclovia do calçadão ou caminhar na praia são os programas favoritos. “Sentir o vento batendo no rosto, molhar o pé na água... Isso me traz uma paz incrível, me dá equilíbrio”, declara, confessando ser uma eterna apaixonada pela cidade.

fotos: divulgação

Juliana Góes Bairro: Gonzaga Idade: 27 anos Profissão: jornalista e modelo

41


Santos | bem-vindo ao futuro

Foto antiga da Santa Casa de Santos, hospital que viu nascer o Dr. José Rubens

O

Dr. José Rubens tem muita história para contar. Só o fato de trabalhar há 37 anos no mesmo hospital que nasceu, em 1949, e o lugar em questão ser a Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundada em 1543 (mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento do Brasil), já é digno de estar em livros. Filho de portugueses, o menino de família humilde foi jornaleiro e jogador de futebol juvenil, até ganhar uma bolsa para estudar medicina em Portugal. Na Europa, raspou casco de navios, colheu uvas e até montou um conjunto de samba, que lhe rendeu uns bons trocados. “Fiquei rico! Consegui comprar até um carro”, relembra rindo. Ainda em terras lusitanas, casou-se e teve uma filha. “Mas Santos sempre me emocionou. Aqui eu nasci e cresci, sempre soube que iria voltar. Meu plano, desde o início, era trabalhar na Santa Casa. E deu certo.” De volta à terrinha, teve mais três filhos – hoje todos são médicos e três deles trabalham no mesmo hospital que o pai. Dr. José Rubens fala com orgulho da cidade: “Eu amo Santos. E não acho que ela melhorou nos últimos anos, porque sempre teve ótima infra-estrutura, além de ser linda.” Quando menino, a praia era praticamente extensão de seu quintal: “Frequentava muito para praticar esportes”. Hoje, com a agenda muito cheia, diz fazer o que todo santista faz. “Moro a uma quadra da praia. Vou lá para caminhar, tomar água de coco... Adoro esse clima da cidade”, derrete-se.

José Rubens Afonso Bairro: Nasceu na Vila Matias, cresceu no Macuco e hoje mora em Aparecida Idade: 64 anos Profissão: médico pediatra

42




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.