Revista Analia 22

Page 1

Futuro: O QUE VOCÊ QUER SER EM 10 ANOS? Entrevista:

MARCOS PIANGERS e ANA CARDOSO falam sobre o desafio de criar filhos Viagem: A RÚSSIA E SEUS ENCANTOS

O U TO N O - I N V E R N O

A ALFAIATARIA SE REINVENTA E DOMINA A ESTAÇÃO

MODA COM ESTILO




ME N SAGE M

VOCÊ EM MOVIMENTO V

ocê já se sentiu como se estivesse no olho de um furacão? Essa sensação, um tanto clichê, demonstra um espírito do tempo. Quem está entrando no mercado de trabalho ou já está nele há alguns anos vive, no cotidiano, as consequências de mudanças importantes. De um lado, avanços tecnológicos transformam, de um dia para o outro, tudo que sabemos sobre uma determinada função. De outro, pensar em trabalhar 40 anos de sua vida em uma só empresa e se aposentar não é mais o plano dos jovens profissionais. Diante dessas mudanças, a revista Anália decidiu perguntar a você: como você estará daqui a 10 anos? Quais serão as profissões de destaque em que você irá atuar? E como, afinal, será a relação das empresas com seus colaboradores? O resultado é a reportagem especial assinada pela jornalista e especialista em futuro do trabalho, Lidia Zuin. O tabuleiro do jogo da vida mudou. Outros valores se tornaram importantes para nossas carreiras. E, afinal, quais são eles? Ainda falando sobre transformações na sociedade, a repórter Fernanda Patrocínio conversou com o casal Marcos Piangers e Ana Cardoso. Os dois se tornaram autores best-sellers ao contar, em livros, suas experiências divertidas pelas aventuras da paternidade e da maternidade. Em entrevista exclusiva, o casal recorda os desafios que tiveram e comenta sobre como os papéis de pai e mãe estão mudando – e o lado bom disso. Na moda, nossa especialidade, você ficará por dentro das principais tendências para o inverno e as novidades das marcas do Shopping Anália Franco para a estação que se aproxima. Boa leitura!

Editores revista Anália

Leia a revista na versão para tablets disponível nas lojas virtuais

4



Gerente de marketing: Fabíola Soares Coordenadora de marketing: Marcelle Naguib Publisher: Ivan Zumalde Editora executiva: Susanne Sassaki Editor: Tiago Mota Designer: Murilo Mendes Redatora: Victoria Roman Fotógrafos: Agência Ophelia, Daniel Aratangy, Jaime Pilnik e Rogério Alonso Stylist: Vanessa Martinez

Produtores de moda: Cynthia Silva

SUMÁRIO

Superintendente: João Fernandes

Repórteres convidados: Camilla Cardoso, Fernanda Patrocinio, Janaína Silva e Lidia Zuin Ilustrador: Tiago Lacerda

Outono-inverno 2018

Eu amo Anália

10 POR DENTRO

As notícias do shopping.

Futebol: onde aprender a jogar?

12 MEU BAIRRO

Entrevista

1 4 PA I S E F I L H O S Um bate-papo com os Piangers.

Especial

18 CARREIRA

Como será o trabalho no futuro?

Fashion

Maquiadores: Bruno Miranda e Paulo Renso Modelos: Bruna Mattos e Carol Melo

24 PEÇAS-CHAVE

Tratamento de imagem: WMFusion Revisão: Isabela de Paula Colaboraram nesta edição: Angelo Asson, Bruna Jaeger, Josmar Tadeu, Marcos Ramos e Pedro Pradella

A sofisticação das esmeraldas.

Vermelho e nude em destaque.

Estilo militar é renovado.

Look corporativo fica despojado.

2 6 M U L H E R D E FA S E S 3 0 HOMEM DE ESTILO

Concepção editorial e projeto gráfico:

3 2 NOVO HOMEM

Editora mymag Impressão: Plural | Tiragem: 25.000 exemplares/abril 2018

3 4 TOYS A N D M E N

Para anunciar: anuncie@editoramymag.com.br | tels.: 3456.2010 / 3456.2012 Para falar com a redação: revistaanalia@shoppinganaliafranco.com.br| tel: 3456.2010

Escolha o acessório certo.

Lifestyle

58 FITNESS

Correr como estilo de vida.

Educação sem castigos.

Uma moda cheia de alegria.

A imensidão da Rússia.

Burger Joint e Capo Donna.

6 0 FA M Í L I A 62 KIDS PREÇOS DOS PRODUTOS: Os produtos citados na publicação podem se esgotar nas lojas físicas ou ainda permanecerem disponíveis somente nas lojas virtuais das respectivas marcas. Os valores mencionados podem sofrer alterações. A revista Anália não se responsabiliza pelas opiniões expressas e posicionamento de seus entrevistados, ou qualquer material publicitário ou comercial, estes de inteira responsabilidade dos anunciantes. O conteúdo é de propriedade da revista e não pode ser reproduzido ou copiado sem prévia autorização. As peças, assim como mostradas nesta revista, são meramente ilustrativas e podem não corresponder exatamente às vendidas nas lojas, devido a uma possível variação de tecidos e cores. Exemplares de distribuição gratuita. Proibida a venda.

mymag |

editora

A revista ANÁLIA é uma publicação customizada da Editora mymag para o SHOPPING ANÁLIA FRANCO. Os artigos contidos nesta edição representam as opiniões de seus

6

autores e não são de responsabilidade dos editores.

A editora mymag

editora mymag: Rua Simão Álvares, 104 - Pinheiros - São Paulo/SP editoramymag.com.br / mymag.com.br

amiga da criança

é uma empresa

66 VIAGEM

72 GASTRONOMIA


INVERNO AMENO

Cores neutras e peças leves marcam o estilo da estação.

76 TECNOLOGIA

Os games mais aguardados.

Cultura

78 CINEMA Um ano dos super-heróis 84 LIVROS E MÚSICA Coaching e Eletrônico.

Vitrine 86 90 92

POP ART Presentes divertidos.

+ MODA

Cores vivas no outono.

HOME

Itens para impressionar.

Lojas & serviços

9 4 LOCALIZE-SE Guia de lojas e telefones.

Colunas

9 6 I N FÂ N C I A Aleitamento materno. 97 MEIO AMBIENTE

ELEGÂNCIA

Alfaiataria retoma espaço aliando o clássico ao moderno.

Sustentabilidade nas empresas.

Trends

98 PRIMAVERA As cores que serão moda.

7


GENTE fotos: Agência

Ophelia

Ponto de encontro

O Anália é o lugar, seja para passar um tempo em família, seja para reencontrar amizades queridas.

2

1

4

3

7 5 6 1. Passeio em família. Toda sexta-feira, Ana Carla Canelas (dir.) leva os pais, Manuel e Marlene Canelas, para um almoço no Anália e um passeio pelos corredores.

2. Joyce Bernarde (esq.) e Aline Mandarine estiveram por aqui para se encontrar, descontrair um pouco e “bater perna” pelo Shopping.

5. Em busca da bolsa perfeita, Niedja de Azevedo (esq.) levou ao Anália sua irmã, Larissa (dir.), e a mãe, Vergínia. O resultado foi uma tarde divertidíssima.

8

3. Os amigos Larissa Menezes e Thiago Alcântara aproveitaram a tarde para assistir Pantera Negra, no UCI Cinemas.

6. Mãe e filha, Fátima Balestrin (dir.) e Gabrielle moram na Mooca, mas costumam almoçar juntas aqui no Anália.

4. O casal Ruy Costa e Debora Camichioli aproveitaram o passeio pelo Shopping para fazer umas comprinhas.

7. Da esquerda para a direita, as amigas Solange Guimarães, Rachel Petelin e Claudia Andrade conseguiram se encontrar para colocar o papo em dia.


9


POR DENTRO por: Redação

NINJAGO NO

ANALIA

Os populares personagens serão tema da próxima atração na Praça de Eventos.

Um Shopping de eventos Além da atração Ninjago, o Anália já recebeu neste ano outras ações que foram sucesso de público. Até o dia 11 de março, a atração Experimentando Diferenças levou os visitantes a praticar esportes paralímpicos. Antes, o Homem Morcego trouxe a cidade de Gotham para o Anália. Para comemorar os 80 anos do herói, o Parque do Batman esteve aqui até o dia 25 de fevereiro. E, em janeiro, as crianças puderam curtir as Férias Mágicas, com shows e oficinas de ilusionismo.

Café do bem

C

om inspiração no universo das artes marciais orientais, a atração Lego Ninjago chega ao Shopping Anália Franco e ficará por aqui do dia 4 a 22 de abril. Os blocos Lego conseguiram garantir a popularidade entre as novas gerações graças a diversos produtos na cultura pop. Um deles é a animação As Aventuras de Ninjago, com histórias sobre ninjas. Nessa atração dedicada aos seus personagens, as crianças poderão montar uma nova cidade Ninjago ou mesmo jogar games relacionados ao universo Ninjago. A atração contará com atividades para crianças a partir de 18 meses até 12 anos, todas com a necessidade de acompanhantes. Para mais informações, acesse o Blog do Anália ou o site do Shopping Anália Franco.

Nada como aquele café das máquinas Nespresso, certo? É preciso, porém, dar um descarte correto às cápsulas para não impactar o meio ambiente. Por isso, ao lado da Praça de Alimentação, ao lado do Bradesco (piso Acácia) ou na loja Nespresso (piso Tulipa), encontram-se as caixas de descarte das cápsulas para dar a elas um destino mais sustentável. fotos: Divulgação / Reprodução

10


Agência Ophelia

Não fique sem bateria!

Mesa posta O Anália recebe novas opções de restaurantes. O Capo Donna serve pizzas individuais, e o Burger Joint serve hambúrgueres suculentos. Já o Mastino renova a proposta da gastronomia contemporânea. E, por fim, para os fãs de fast food, o KFC está no Anália com suas receitas de frango frito. Para aquele cafezinho, as novidades são Café Boulangerie e o Sterna Café.

No Serviço de Atendimento ao Cliente, no piso Jasmim, é possível retirar carregadores portáteis para todos os modelos de smartphones. Para uso do serviço é necessário preencher um termo de uso. A devolução deve ser feita no mesmo dia, até às 22h de segunda a sábado e até às 20h aos domingos e feriados.

fotos: Divulgação / Reprodução

Novas lojas no Anália

O Anália dá as boas-vindas para as lojas Usaflex, Reserva, Levi’s e Occhialeria. A Parfois traz bijuterias, bolsas e outros acessórios, enquanto a Dermage traz sua conhecida linha de dermocosméticos. Outras novidades também chegaram ao Shopping. Para as crianças, o quiosque Letrinha está cheio de livros infantis a preços promocionais. Já a Giuliana Flores inova com seu quiosque de rosas colombianas. Em breve, chegam também a TNG e a Paper King.

Escreva pra gente: Avenida Regente Feijó, 1739 - Tatuapé, São Paulo - SP, CEP: 03342-000, sac@shoppinganaliafranco.com.br ou revistaanalia@shoppinganaliafranco.com.br

11


MEU BAIRRO por: Redação

BOLA NA

REDE

Escolinhas de futebol formam a próxima geração de craques – inclusive por aqui, na Cia. Athletica.

D

Companhia Athletica Piso Acácia. Telefones: (11) 2672-7800/5506-3000

12

Divulgação

e quatro em quatro anos, o país para e torce pela camisa verde e amarela. Entre 14 de junho e 15 de julho, os olhares se voltarão para a Rússia, país sede da Copa do Mundo. Em sua última edição, em 2014, pouco mais de 3,4 milhões de pessoas estiveram nos estádios para acompanhar as 64 partidas da competição. Importantes no processo de encontrar talentos e educar potenciais jogadores, as escolinhas de futebol preparam as gerações de atletas que continuarão a lotar estádios no futuro. O Shopping Anália Franco também entra na lista. Dentro do shopping é possível fazer aulas de futebol com toda a estrutura que a Cia. Athletica oferece. Entre seus professores de futebol de salão, Jefferson Santos da Silva, 26 anos, destaca a importância da prática do esporte na formação das crianças. “Na Cia. Athletica, estamos preocupados com o desenvolvimento social da criança, preparando-a para valores de respeito, disciplina e trabalho em equipe usando o futebol como estratégia”, explica. Jefferson conhece a importância da prática esportiva por experiência própria. Com passagens por clubes do Rio de Janeiro, como o Botafogo, Jefferson praticou profissionalmente o futebol até os 18 anos. “O futebol foi um educador em minha vida”, recorda. “Morando longe da minha família, foi com o esporte que aprendi valores muito importantes.” Segundo Jefferson, já é possível introduzir a criança ao futebol ou a outro esporte a partir dos 5 anos. Mas sem cobranças! O objetivo é deixá-la descobrir seu corpo a sua maneira. A partir dos 9 anos, objetivos técnicos podem ser almejados. A Cia. Athletica oferece aulas para as idades de 5 a 14 anos, além de classes para adultos. As aulas dão ao aluno preparação física, desenvolvimento motor, visão de jogo e espírito de equipe.


13


PERFIL

por Fernanda Patrocinio; fotos: Divulgação

14


UMA FAMÍLIA

POP ROCK

Marcos Piangers e Ana Cardoso são autores bestsellers que narram com delicadeza as experiências da maternidade e da paternidade – além de serem um casal.

D

entre os significados de família nos dicionários, é unânime a ideia de que se trata de coletivo, de empatia e de afeto. E cada família tem seu jeitinho especial. Fenômenos no mercado editorial e em palestras, o casal de jornalistas Ana Emília Cardoso, 40 anos, e Marcos Piangers, 37, compartilham suas histórias sobre maternidade, paternidade e o dia a dia de sua família em forma de crônicas e relatos bastante humanos. Ele é o autor do best-seller O papai é pop (Belas Letras, 2015), com 150 mil exemplares vendidos. Já ela escreveu A mamãe é rock (Belas Letras, 2016). Mas a grande parceria dos Cardoso Piangers está na formação de sua própria família, que traz ainda as duas filhas do casal, Anita, 12, e Aurora, 5. Estas duas, aliás, são as protagonistas das histórias por eles narradas e as responsáveis pelas mudanças pessoais de cada um deles.

Piangers e Cardoso transparecem em seus textos a emoção experienciada ao serem pai e mãe de corpo e alma – o que não quer dizer que tudo sejam flores. Empáticos e ativos na web, eles mantêm uma newsletter aos pais cadastrados pelo site (piangers.com). “São mais de 16 mil pais e mães. Em algumas oportunidades, gravo vídeos respondendo às perguntas que eles enviam, procuro sempre responder aos comentários que vêm pelo site ou pelas redes sociais”, conta Marcos. As narrativas de Piangers trazem um toque emocionante especial, pois ele foi criado por sua mãe, apenas – conhecendo seu pai somente na fase adulta de sua vida. Na conversa a seguir, Ana e Marcos nos contam um pouco sobre suas experiências como pais, sobre a recepção dos leitores, como lidar com a cultura de consumo, incentivar as crianças à leitura e educá-las para serem autônomas e “desprincesadas”.

15


Ana, em seu livro, você comenta sobre o processo de “desprincesar” as meninas. Como vocês trabalham esta questão em casa? A: Pensamos que tanto as nossas filhas quanto as outras meninas não devem se sentir menos do que um menino, não devem ter sonhos menos audaciosos. A gente procura encorajá-las a fazer o que elas quiserem, a sonhar com o que elas quiserem. E procuramos fortalecê-las para que acreditem que, sim, é possível. Outros aspectos que a gente trabalha bastante na educação delas é que, de fato, há diferenças entre ser uma menina e ser um menino e a gente procura minimizar isso. A Anita está entrando na adolescência, então a gente conversa muito sobre sexualidade e outras questões que achamos que faz parte de “desprincesar”. Em minha opinião, é não criar meninas ingênuas que só pensem em casamento e, sim, que pensem nelas como agentes ativos, pessoas que terão uma profissão, uma carreira e que buscarão a felicidade. Marcos, você comentou ter sido criado somente pela mãe e que só conheceu seu pai quando adulto. Como esta ausência influenciou você? M: Há um impacto grande na falta de um pai, em ver a minha mãe fazendo tudo. É realmente complicado. Tive sorte em encontrar a Ana, uma esposa forte e educada para ser feliz e bem-sucedida. Isso me ajudou a ser um marido, um pai e um homem melhor. Acho que tudo o que aconteceu na minha vida tem uma contribuição

16

Aurora é a filha mais nova do casal. Quando nasceu, Ana, sua mãe, tinha 34 anos e mais experiência.

para o que me tornei. E a falta de um pai, sem dúvidas, me traz lembranças dolorosas, mas, ao mesmo tempo, me ajuda a valorizar minha mãe, a valorizar tudo aquilo que ela fez por mim. Geralmente, quando a figura paterna é presente, ela é vista como herói. Já quando a mãe é presente, nem sempre tem este reconhecimento. Como vocês vêem isso? A: Há alguns dias, eu vi num perfil do Instagram que a Anita segue uma imagem de um homem dando uma mamadeira para um bebê dentro do metrô. E o pai nem estava olhando para o bebê. Ele estava olhan-


do para outra coisa e a legenda era: “ah, tinha que ter mais pais como este no mundo”. Isso mostra bem como é fácil ser considerado um bom pai. Se tivesse uma mãe nesta mesma situação, ela seria considerada distraída, ou seja, ela estaria sendo julgada como uma má mãe. M: Acho que a participação paterna é menor. Ela é exceção. E por isso chama a atenção. Me enquadro nessa mesma questão: chama a atenção, porque é minoria, diferente, e serve como exemplo para que mais pessoas o façam. A gente vive ainda um momento em que, injustamente, a mulher é muito cobrada, e é evidente que isso deveria acabar. Quais são as angústias que vocês sentiram ao se tornarem pais? A: Houve um impacto grande na minha vida profissional, porque eu tive que parar de trabalhar. Eu tinha sido aprovada em um concurso público e não pude assumir o cargo. Essa era uma angústia que me incomodava muito. Quando a Aurora nasceu, eu já tinha 34 anos e foi muito mais natural, porque eu já sabia como era o processo. M: Eu tive mais felicidades de poder realizar o sonho de ser pai do que angústias. A vida do homem não muda tanto quanto a da mulher, que tem transformações fisiológicas, profissionais, sociais. O homem continua trabalhando e tendo pouca cobrança, as transformações acontecem mais para frente... e olhe lá, né, porque, se o cara não participa, ele nem verá essas transformações acontece-

rem. Mas quando o cara participa mesmo, aí ele vê que cuidar de um filho é complicado e trabalhoso. E aí, sim, talvez, pode vir alguma angústia, mas que a longo prazo é reparada por um senso de realização. Mesmo sendo mais próspera que a geração que os procedeu, os pais de hoje lidam com uma pressão financeira grande imposta por novos padrões de consumo. Como lidar com esses novos gastos? M: É preciso escapar da arPensamos que tanto as nossas madilha de que você precisa filhas quanto as outras meninas de um carro novo todo ano, não devem se sentir menos de uma casa nova e mais esdo que um menino, não devem paçosa quando nasce um fiter sonhos menos audaciosos. lho, da melhor fralda, da melhor creche. Isso só lhe coAna Cardoso locará em um espiral de pre(jornalista e escritora) ocupação financeira e tirará você da coisa mais importante, que é tempo ao lado das pessoas que você ama. A: E apesar da oferta de produtos ser cada vez maior e, talvez, cada vez mais tentadora, por um outro lado há correntes de diminuir o consumo. Por exemplo, na escola das nossas filhas praticamente todo mundo compra livro usado, dos outros anos. M: Para ter mais tempo com a família, é preciso gastar menos. Ao gastar menos, consegue-se trabalhar em algo que seja mais realizador, num emprego que não precise trabalhar até virar a noite e aguentar desaforo do chefe.

17


ESPECIAL reportagem:

Lidia Zuin; ilustração: Tiago Lacerda

A EM SUAVIDA DEZ

ANOS No novo jogo da vida, habilidades pessoais contam mais que especialidades.

18


A

atual geração que está entre os 30 e 40 anos é a última a ter realmente vivido a transição do mundo analógico para o digital. E é justamente isso o que os põe no olho do furacão: trata-se de uma faixa etária de pessoas que receberam o mundo de um jeito, mas que se prepara para outro totalmente novo, ainda que não se saiba ao certo o que está por vir. Novas tecnologias não mudam só o jeito como interagimos uns com os outros, mas podem impactar, inclusive, o que entendemos por trabalho e carreira em um curto prazo. Diante deste cenário, tanto empresas como pessoas estão passando por uma transição de reavaliação do trabalho. E você? Continua a se ver trabalhando como hoje, daqui a 5 ou 10 anos?

19


mentas e assim consegue identificar os próximos passos do mercado de comunicação. O designer paraense tem como principal foco de seus estudos a compreensão dos novos valores de trabalho e propósito do nosso tempo. “Sou adepto de encontrar qual o caminho mais rápido para colocar em prática ideias a favor de oportunidades no presente, bem como os avanços tecnológicos para usar a nosso favor”, comenta.

MANTENDO-SE RELEVANTE

HABILIDADES DO FUTURO

No novo jogo da vida que se desenha, é preciso mais do que se formar em uma faculdade para ter uma carreira estabelecida. São valores humanos, como resiliência e capacidade de adaptação, que se tornarão indispensáveis nos próximos anos. “É o desenvolvimento humano e a mudança de mentalidade desses trabalhadores que trará um mindset muito mais poderoso para administrar esse mundo mais dinâmico”, analisa Flávia Lemos, 36 anos, cofundadora da Future Makers, empresa de estratégia digital. Para a Flávia, o novo mercado de trabalho que se forma irá privilegiar pessoas que consigam transformar seus saberes em novas soluções. “Tenho observado que o maior desafio não é essencialmente o conhecimento, mas a capacidade de transformar esse conhecimento”, ela opina. É a mesma abordagem que o consultor e estrategista em comunicação Gustavo Nogueira defende. Ele é o criador do curso Fractal, que compartilha visões, processos e ferra-

20

Relatórios como o publicado no site Futurism, em janeiro deste ano, apontam para profissões como designer de moda em impressão 3D, designer de experiência em realidade virtual, designer de órgãos ou mesmo arquitetos de realidade aumentada como as profissões do futuro. Você se enxerga em uma profissão como essas daqui a alguns anos? Caso a resposta seja não, atente-se: mais do que a especialização em determinado serviço, são os valores por trás do trabalho que manterão o profissional relevante para além da tecnologia. Assim, Gustavo acredita muito mais no poder da colaboração para o futuro do trabalho, entendendo esse novo comportamento nas relações como uma forma mais sustentável de exercer uma atividade. “Será que as mesmas horas dedicadas a construir uma entrega para uma empresa não podem servir também para múltiplas entregas para outras empresas? Será que a estratégia que estamos desenvolvendo para esse cliente não poderia ser compartilhada com outros negócios que se beneficiariam em conjunto, diminuindo custos para ambos?”, reflete o especialista. Colaboração é uma palavra-chave na nova era do trabalho. Fel Mendes é um dos fundado-


É o desenvolvimento humano que trará um mindset muito mais poderoso para criar oportunidade e possibilidade de administrar esse mundo mais dinâmico.

Flávia Lemos (Cofundadora da Future Makers)

res da consultoria estratégica Honeycomb, responsável por implementar metodologias horizontais de trabalho nas corporações. O objetivo é empoderar cada colaborador das empresas do futuro para que possam escolher as próprias funções e responsabilidades, e não mais recebê-las de cima para baixo – uma nova competência que exige maturidade e espírito colaborativo. Imergido na discussão desses novos padrões, Fel comenta que a única certeza que podemos ter, no momento, é que as mudanças acontecerão e elas virão a galope. “Em decorrência disso, virão também novas formas de se enxergar o mundo. Como se preparar? Tenha um olhar mais observador do que julgador. A geração que hoje tem seus 30 a 40 anos tem a vantagem de conseguir perceber a onda chegando lá de cima do morro, só que precisa fazer isso sem duvidar de que ela irá atingi-la”, ele argumenta.

MUDANÇA DE HÁBITOS

Com os avanços tecnológicos, mudam não só as formas de se fazer os processos, mas também as visões de mundo facilitadas por essas ferramentas. A isso se conecta o exemplo de empresas-plataforma como Uber ou AirBnB, que desmembraram a estrutura engessada de uma empresa tradicional para se beneficiar da tecnologia. Um cenário onde aplicativos de celular conectam a empresa a diferentes funcionários e seus consumidores. Afinal, estamos falando da maior empresa de transportes do mundo, mas que não é dona de um só veículo. Ou a maior empresa de estadia para turismo, que jamais construiu um hotel. Nesse sentido, a resiliência mencionada por Flávia se desenvolve a partir do entendi-

21


mento do trabalho para além do cargo. A habilidade será ainda mais relevante tendo em vista a evolução da automação. Pense bem: se no futuro mais distante houver máquinas capazes de produzir riquezas para toda a sociedade e trabalhar no seu lugar de um jeito mais eficiente, o que te motivará a sair de casa e se envolver em qualquer atividade? Por isso, futuristas como Salim Ismail, autor do livro Organizações Exponenciais (2014), trazem conceitos como Propósito Massivo Transformador: uma forma ambiciosa de enxergar tal missão para si mesmo, seja como corporação, seja como pessoa física. Se as máquinas farão mais e melhor, o argumento para trabalhar não será mais o de vencer a concorrência ou bater aquela meta – disso os computadores darão conta. A motivação pessoal poderá ser outra: encontrar soluções transformadoras para os grandes desafios da humanidade.

PROJETANDO SUA VIDA

É, então, a partir de um processo de autoconhecimento e de alinhamento de propósito que o futuro se abre para uma nova frente de

22

Há quem consiga empreender e passar pelos primeiros três anos de abertura do negócio. Fazer isso com agilidade, foco e transparência é a saída mais inteligente.

Fel Mendes (Cofundador da Honeycomb)

empreendedores. Apesar da dificuldade enfrentada pelos brasileiros, Fel Mendes acredita que haverá mais pessoas iniciando novos negócios. “Há pessoas que se acostumam melhor com a segurança de um trabalho fixo, há quem saiba administrar a ansiedade vivendo só como freelancer e há quem consiga empreender e passar, com tranquilidade, pelos primeiros três anos de abertura do negócio. Para quem escolhe a terceira opção, fazer isso com agilidade, foco e transparência é a saída mais inteligente.” Esse é o mesmo raciocínio de Flávia Lemos, que entende o empreendedorismo tanto do ponto de vista pessoal quanto comercial. “As pessoas se conectam primeiro com pessoas e depois com o produto ou serviço. Por isso, um bom storytelling e autenticidade são fundamentais. Além disso, acredito que não se pode depender de somente uma renda”, comenta. Mais uma vez, ela reforça a importância da resiliência e da flexibilidade – algo muito natural para ela, que migrou da engenharia de alimentos para a economia criativa. “É sempre possível mudar de carreira ou trabalho, pois é viável acompanhar as transformações do mundo e nos adaptarmos às novas possibi-


lidades. Não precisamos nos limitar a uma única profissão por toda a vida”, argumenta. Desse modo, o conselho de Gustavo Nogueira é ter um plano de curto a médio prazo para mudar de lugar no mercado. “É importante compreender o mundo ao redor, suas transformações e como sua atividade pode dialogar com ele, bem como descobrir atividades paralelas que carreguem significado para você”, aconselha. Apesar de muitas vezes se pensar no futuro do trabalho associado à tecnologia, é mais importante lembrar que também há necessidades técnicas nas ciências humanas. “Compreender o comportamento humano é fundamental para desenhar o comportamento das máquinas. E, com tantos avanços, a filosofia passou a ser uma profissão crescente em empresas no Vale do Silício.” Por fim, para saber onde estará daqui a 10 anos, você precisa aprender a observar o cenário ­ao redor e saber a hora de avançar para o próximo ponto dessa jornada. Mas não se limite a tentar adivinhar qual será a profissão da moda. “Estamos todos correndo em busca da profissão do futuro, é verdade. Isso faz com que não consigamos priorizar e aproveitar o presente”, ressalta Gustavo.

As inteligências do amanhã (e do agora) Segundo Flávia Lemos, os profissionais do futuro precisarão desenvolver três tipos de inteligência.

1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: ou quociente de adversidade, que é a capacidade de criar oportunidades em situações de crise e alta complexidade.

2. INTELIGÊNCIA RELACIONAL: essencial em tempos de redes sociais, é a habilidade de falar com pessoas muito diferentes de si, sem polarizações e formações de bolhas. 3. INTELIGÊNCIA SISTÊMICA: perceber o grau de complexidade e dos diferentes fatores que estão por trás das causas de um simples evento.

23


PEÇAS-CHAVE p or: Redação; fotos: Rogério produção: Cynthia

Alonso

Silva

BRILHO INTENSO Uma das pedras mais sofisticadas, a esmeralda se mantém com força em criações para todos os estilos, do clássico ao arrojado.

Design arrojado

Formas curvas e arredondadas modernizam a alta joalheria com criações repletas de movimento e leveza. Colares e anéis de ouro amarelo com formas abstratas são a melhor pedida para aderir à tendência e levá-la para o dia a dia, incorporando as peças tanto em looks urbanos e práticos, quanto em produções para a noite.

A pedra A esmeralda é encontrada no ISABEL OLIVEIRA JOALHERIA (Anel Inteiro Esmeraldas Navetes e retangulares) Preço sob consulta (Pulseira 5 Esmeraldas Ajustável) R$ 9.800,00

24

Brasil, na Colômbia, na Rússia e na África. Ela é reconhecida como sinônimo de beleza e afeto e atinge seu brilho máximo ao lado de diamantes de lapidações clássica, em gotas ou geométricas.


MONTECRISTO JOALHERIA (Colar esmeralda colombiana) Preço sob consulta (Anel Deep Green de Esmeralda em ouro branco com Diamantes) Preço sob consulta

MONTE CARLO JOIAS (Corrente Ouro amarelo 18K, 45 cm, Malha Veneziana) R$ 390,00 (Pingente em Ouro Amarelo 18K/ Diamante, Topázio London - AZZURE) R$ 3.590,00 (Brincos em Ouro Amarelo 18K/ Diamante, Quartzo Verde, Topázio Azul,

Depositphotos

Topázio London – AZZURE ) Preço sob consulta (Anel em Ouro Amarelo 18K/ Diamante, Quartzo Verde, Topázio London – AZZURE R$ 3.190,00

THE GRACES (Corrente Ouro

VERDEESMERALDA

Amarelo 18k/ 50cm/ veneziana) R$ 948,00 (Pingente de Ouro

A elegância da esmeralda não fica restrita ao porta-joias: o tom escuro da gema inspira o design, a decoração e a moda como cor atemporal e de extremo bom-gosto. O melhor? Usá-la em full look, seja no décor, seja no guarda-roupa.

Amarelo 18k/ Coleção Sailor) R$ 2.060,00 (Pulseira de Ouro Amarelo 18k/ Coleção Sailor)

Reprodução

R$ 3.740,00

25


M U L H E R D E FA S E S p or: Redação; fotos: Rogério produção: Cynthia

Alonso

Silva

INVERNO QUENTE O vermelho tinge a estação e dá vida aos acessórios-chave do momento, das joias aos calçados que são hits urbanos. 2

1

4

3

5

6

7

8

1. FELLIPE KREIN (Bolsa) R$ 359,00 2. MILANO (Bota) R$ 149,90 3. WANNY OPTICAL (Óculos grau Alain Mikli) R$ 1.195,00 4. TRITON EYEWEAR (Relógio) R$ 195,00 5. PREGO (Sandálias) R$ 139,90 6. SANTA MARINELLA (Carteira) R$ 159,00 7. BIJULOVERS (Brincos) R$ 28,99 8. FUEL (Óculos sol) R$ 149,90

26


2

3

1

DOCE MULHER

O nude continua em alta em peças e acessórios com o romantismo e a força dos anos 40, responsável por ditar as tendências.

4

5 1. PREGO (Bolsa carteira)

6

R$ 189,90

2. LOUNGERIE (Camisola e calcinha)

R$ 299,00 e R$ 149,90

3. MAHOGANY

7

(Perfume Toscana e batom Glam)

R$ 98,00 e R$ 35,00

4. PARFOIS (Bolsa)

R$ 229,00

5. REGINA RIOS (Bolsa e Peeptoe)

R$ 299,90 e R$ 239,90

6. ÓTICAS CAROL (Solar Prada)

8

R$ 1.357,00

7. CLUBE MELISSA (Sandálias Prana)

R$ 140,00

8. NATURA Reprodução

(Paleta de sombras)

R$ 123,00

27


TRENDING

p or: Redação; fotos: Rogério produção: Cynthia

Alonso

Silva

TOM DE VINHO

O burgundy aquece a estação como a cor perfeita para atualizar o folk com um toque sensual. 1

2

3

4

6

Nas passarelas

5

O tom que lembra vinho tinto surgiu como aposta para o visual com referências ao western, estilo que conquistou o closet de verão e volta, neste inverno, mais denso junto de um leve perfume utilitário.

1. ÓTICA BLISS (Óculos Emilio Pucci)

8 7

R$ 1.550,00

2. PHILIP MONICA (Blusa veludo)

R$ 65,00

3. LILLY TH (Anel e brincos)

R$ 199,00 e R$ 299,00

4. HOPE

(Sutiã e calcinha)

R$ 79,00 e R$ 42,00

5. FRAGRANCE

(Perfume Narciso Rodriguez)

R$ 557,00

6. ANACAPRI (Tênis veludo)

R$ 169,90

7. MARIA BARRIGA Reprodução

(Poncho)

28

R$ 228,00

8. DARLING (Body renda)

R$ 173,00


4

Reprodução

1

2

3

5

NO CLOSET

Invista em matérias-primas que realcem o clima invernal, como o veludo. Sensual, o burgundy é uma boa escolha para lingeries sofisticadas. Peças soltinhas com volumes e usadas em sobreposições nos looks monocromáticos garantem a sintonia com a tendência.

6

1. HBF HANDBOOK (Bolsa)

R$ 69,99

2. SCENE

(Agasalho)

R$ 259,90

3. MAYBELLINE

7

(Máscara, batom e corretivo)

R$ 69,90 , R$ 32,90 e R$ 74,90

4. NATURA

(Perfume Ilía Secreto)

R$ 119,90

5. CHECK MATE (Blusa)

8

9

R$ 30,00

6. INTIMISSIMI (Camisola e calcinha)

R$ 199,00 e R$ 59,00

7. MITANI ÓTICA

(Óculos Derek Lam)

R$ 2.452,00

8. O BOTICÁRIO (Perfume Elysée)

R$ 209,00

9. TRINTEE (Bota)

R$ 287,00

29


HOMEM DE ESTILO p or: Redação; fotos: Rogério produção: Cynthia

Alonso

Silva

CAMPO DE BATALHA O guarda-roupa masculino continua influenciado pelo estilo militar, que neste inverno é utilitário e com traços esportivos.

SUNGLASS HUT (Óculos Emporio Armani) R$ 690,00

NEW ERA (Porta-boné e Boné) R$ 229,90 e R$ 169,90

O camuflado e os tons terrosos, típicos do estilo utilitário e militar, vêm ainda mais fortes no inverno, dividindo o espaço com mochilas, calças jogging, bermudas e camisetas que despertam o lado esportivo do visual – tudo pautado pela praticidade e pelo conforto.

HOT WATER (Camiseta DC) R$ 104,90

BROOKSFIELD (Colete) R$ 699,90

JORGE ALEX (Botas Couro) R$ 399,90

KINGS (Bermuda Vextor)

Depositphotos

R$ 149,90

30


2

1 3

5

6

4

8 7

1. FUEL (Óculos) R$ 119,90 2. RESERVA (Camisa) R$ 399,00 3. ART WALK (Tênis Force One) R$ 649,99 4. POLO PLAY (Camisa e Cinto) R$ 145,00 e R$ 95,00 5. CAVALERA (Calça) R$ 364,00 6. NIKE STORE (Jaqueta e Calça) R$ 329,90 e R$ 379,90 7. MILANO (Botas) R$ 249,90 8. HAVAIANAS (Chinelos) R$ 35,90

31


NOVO HOMEM p or: Redação; fotos: Rogério produção: Cynthia

Alonso

Silva

EQUILÍBRIO PERFEITO O visual de trabalho pede peças em sintonia com o novo estilo corporativo, mais relax e confortável.

VILA ROMANA (Blazer) R$ 799,90

CRAWFORD (Camisa) R$ 269,90

ÓTICA DAX (Óculos Calvin Klein) R$ 545,00

VIA VENETO (Calça) Preço sob consulta

CNS (Cinto)

Depositphotos

R$ 98,00

RESERVA (Relógio) R$ 499,00

ESCOLHA CERTA

Troque as calças de alfaiataria por versões de algodão e sarja, preferindo as cores neutras e os tons terrosos que vão bem com camisas jeans, malhas caneladas e blazers azuis – um clássico versátil que vai do escritório ao happy hour.

VR (Tricot) R$ 479,00

FASCAR (Sapatos) R$ 469,00

32


3

1

2

4 7 5

6

8 1. 4.

VILA ROMANA (Camisa) R$ 239,90 2. POLO PLAY (Gravata) R$ 70,00 3. BUCKMAN (Blazer) R$ 699,99 CRAWFORD (Calรงa) R$ 269,00 5. HARRY'S (Calรงa) R$ 329,90 6. LE POSTICHE (Mala Turista) R$ 399,99 7. BROOKSFIELD (Malha) R$ 319,90 8. DOM SHOES (Sapatos) R$ 259,00

33


TOYS AND MEN p or: Redação; fotos: Rogério produção: Cynthia

Alonso

Silva

DETALHE EXTRA

A escolha do acessório certo confere mais informação de moda às produções masculinas, tirando o resultado do lugar comum.

2 1

4 3

5

Sem erros Relógios, mochilas

e calçados de couro são investimentos sem prazo de validade na moda masculina. Eles vão bem com jeans ou alfaiataria e se encaixam em qualquer estilo, do clássico ao descolado.

1.

34

6

7

TRITON EYEWEAR (Óculos) R$ 239,00 2. FASCAR (Pulseiras) R$ 99,00 cada 3. SIDE WALK (Mochila) R$ 498,00 4. HOT WATER (Relógio Quiksilver) R$ 999,90 5. FRAGRANCE (Perfume Gucci Guilty) R$ 559,00 6. VR (Botas) R$ 829,00 7. CNS (Carteira) R$ 129,00


3 2

O tartan, um dos xadrezes mais populares, continua imbatível neste inverno. Ele chega em cores mais frias que o tradicional vermelho e preto, substituídos por opções em verde, cinza e azul.

1

6 5 4

8

7

9

Seleção perfeita Básicos atemporais compõem o guarda-roupa de qualquer homem. Entram na seleção camisas xadrezes, jeans em lavagens tradicionais e malhas, indispensáveis em qualquer estação. VIA VENETO (Malha) preço sob consulta 2. AKKAR (Camisa) R$ 129,90 3. SHORTS CO (Tricot) R$ 299,00 4. BROOKSFIELD (Bermuda) R$ 269,90 5. POLO PLAY (Camisa Xadrez) R$ 260,00 6. LEVI'S (Camisa Jeans) R$ 309,90 7. HIGHSTIL (Calça Black) R$ 219,90 8. VR (Calça Jeans) R$ 249,00 9. CNS (Sapatênis Couro) R$ 339,00 Depositphotos

1.

35


NomedelPersona (fotos)

NomedelPersona (stylist)

EQUIPE produção de moda: NomedaPessoa cabelo e maquiagem: NomedaPessoa modelo: NomedaPessoa (Joy Model) videomaker: NomedaPessoa assist. fotografia: NomedaPessoa

ALMA BRINCOS

ROMMANEL ANEL E GARGANTILHA

CARMEN STEFFENS BLAZER

SHOULDER Estampas divertidas, patches BLUSA VIKTORIA COLLECTION irreverentes e um toque de CALÇA brilho são os guias de um TOMMY HILFIGER PULSEIRA E ANÉIS OURO inverno mais descomplicado H.STERN E SAPATOS eBOLSA cheio de personalidade CORELLO

36

NOS CLÁSSICOS PRETO, BRANCO E CINZA, A ALFAIATARIA SE REINVENTA NO INVERNO COM DESCONSTRUÇÕES E REFERÊNCIAS AOS ANOS 40 E 50

PERFEIT

ALINHAMENTO


outono-inverno BRINCOS E ANEL PEDRA

H.STERN

COLAR E PULSEIRA COM PEDRA

MORANA BODY

LUCY IN THE SKY COLETE

CANAL CINTO

BROOKSFIELD DONNA BRACELETE

RUPYAMANI PULSEIRA FINA

LILLY TH SAIA

RUBINELLA

Jaime Pilnik (fotos) Susanne Sassaki (edição) Vanessa Martinez (stylist) EQUIPE cabelo e maquiagem: Bruno Miranda modelo: Bruna Mattos (Mega Model) assist. fotografia: Marcos Ramos assist. produção: Cynthia Silva tratamento de imagens: WM Fusion

37


BOINA

FOREVER 21 BRINCOS

RUPYAMANI COLAR

LILLY TH ANEL E PULSEIRA

MORANA

MACACÃO

INFINI BOLSA

VICTOR HUGO BOTAS

SANTA LOLLA

38


ÓCULOS

GRANDVISION BY FOTOTICA BRINCOS E PULSEIRAS

ROSA VALVERDE COLAR

BALONÈ PARKA

LE LIS BLANC CROPPED

AMARO

BRACELETE

RUPYAMANI ANÉIS

MORANA CALÇA

LUCY IN THE SKY BOTAS

JORGE ALEX

39


ÓCULOS

OCCHIALERIA BRINCOS

MORANA COLAR

MY GLOSS VESTIDO

LANÇA PERFUME ANEL

H.STERN

40


BRINCOS

SHOULDER CAMISA

AMARO BRACELETE

PRACTORY PANTACOURT

TRIMIX ANEL

BALONÈ SAPATOS

AREZZO

41


BOINA E JARDINEIRA

FOREVER 21 BRINCOS

ROSA VALVERDE CAMISA

LUIGI BERTOLLI PULSEIRAS

MORANA

BRACELETES

PANDORA

ANEL PRATA BOLA

BALONÈ

ANEL BRILHO

LILLY TH BOLSA

ELLUS BOTAS

SCHUTZ

42


BRINCOS

LILLY TH COLAR E ANÉIS

BALONÈ

TOP COM MANGA

LUIGI BERTOLLI CALÇA

CARMEN STEFFENS CINTO

SHOULDER SAPATOS

CAPODARTE

43


BRINCOS

LILLY TH COLARES

ROMMANEL BLAZER

BROOKSFIELD DONNA ANEL GRANDE

H.STERN

ANEL DUPLO

PANDORA CALÇA

ONE UP SAPATOS

CAPODARTE

44


BRINCOS E CONJ. DE ANÉIS

BALONÈ CAMISA

ARMAZÉM ERVA DOCE TOP

RENNER ANEL

ROSA VALVERDE BRACELETES

MORANA PULSEIRA

ROMMANEL SAIA

TVZ

SAPATOS

SCHUTZ

45


ao natural UMA CARTELA DE CORES NEUTRAS E FRIAS MARCA O TOM DA ESTAÇÃO, ALINHADA COM PEÇAS MAIS LEVES E PERFEITAS PARA O INVERNO NOS TRÓPICOS

Daniel Aratangy (fotos) Susanne Sassaki (edição) Vanessa Martinez (stylist)

ÓCULOS

OCCHIALERIA COLAR

BALONÉ PONCHO

W/Z

MALHA LÃ

VIKTORIA COLLECTION CINTO ROSE

CORELLO

CINTO OFF-WHITE

AREZZO

TRIO ANEL

PANDORA ANEL PEDRA

RUPYAMANI SAIA

PRACTORY BOLSA

AREZZO 46


EQUIPE cabelo e maquiagem: Paulo Renso modelo: Carol Melo assist. fotografia: Pedro Pradella assist. produção: Cynthia Silva assist. cabelo e maq.: Josmar Tadeu tratamento de imagens: WM Fusion


BRINCOS

LILLY TH MANTELA

BROOKSFIELD DONNA COLAR

CARMEN STEFFENS CINTO

SHOULDER SHORTS

YOUCOM ANÉIS

ROSA VALVERDE BOTA

SCHUTZ

48


BRINCOS

ROSA VALVERDE COLAR E PULSEIRA

MY GLOSS ESTOLA

BROOKSFIELD DONNA BLUSA

SHOULDER CALÇA

SOUQ

PULSEIRAS COM PINGENTES

PANDORA ANÉIS

BALONÈ SAPATOS

AREZZO

49


BRINCOS

MORANA COLAR

RUPYAMANI LENÇO

ERVA DOCE COLETE

ARMAZÉM ERVA DOCE BLUSA

HERING VESTIDO RENDA

COLCCI

ANEL PEDRA GRANDE

ROMMANEL

ANEL BRILHANTE

PANDORA

50


BRINCOS

MORANA LENÇO E BLUSA

ERVA DOCE COLETE

BELUGA COLAR

SOUQ SAIA

COTTON ON PULSEIRA

ROSA VALVERDE ANEL

MORANA BOTAS

SCHUTZ

51


BRINCOS

LILLY TH CAMISA

FOREVER 21 TRICOT

ELLUS

COLAR

MY GLOSS ANÉIS

MORANA PULSEIRA

BALONÈ CINTO

BROOKSFIELD DONNA SAIA

SIBERIAN BOTA

SCHUTZ

52


BRINCOS E PULSEIRAS

BALONÈ LENÇO

RENNER COLAR

SOUQ

VESTIDO

LE LIS BLANC CINTO

BROOKSFIELD DONNA BRACELETE

RUPYAMANI ANEL

ROSA VALVERDE


COLAR

LILLY TH CAMISA

EQUUS

JARDINEIRA

RENNER

PULSEIRAS

SOUQ

BRACELETES

BALONÈ ANEL

CARMEN STEFFENS BOLSA

SANTA LOLLA 54


55


LIFESTYLE Beleza

Rogério Alonso (fotos)

SEPHORA (Super Lips Guerlain, Primer Méteorites Base Guerlain e Terracotta Sun Ttrio Powder Guerlain) R$ 130,00, R$ 350,00 e R$ 270,00

Maquiagem perfeita Quando o assunto é make-up, novidades das marcas apontam para uma tendência natural nos looks.

M.A.C. (Paleta Basic Bitch, Pó Studio Fix Powder Plus e Base Studio Fix Fluid) R$ 269,00, R$ 145,00 e R$ 145,00

QUEM DISSE, BERENICE? (Esmalte, Batom Cremoso, Paleta de Sombras Neutras e Base de Alta Costura) R$ 13,90, R$ 25,90, R$ 129,90 e R$ 65,90

56

A

beleza natural é uma tendência que nunca irá sair de moda. Neste sentido, o inverno que já vem chegando persiste em valorizar um make minimalista, uma tendência que continuará forte ao longo do ano. O objetivo é realçar os atributos do seu rosto. Para isso, comece pelo essencial: um bom creme hidratante ajuda a manter a pele saudável e pronta para receber a maquiagem. Feito isso, os principais recursos para chegar a esta make são o blush, as sombras e um batom leve. Para dar esta impressão de pele natural, vale sustentá-los todos em um tom e aplicá-los em movimentos leves. Para ajudar a montar a make, a loja Sephora oferece com exclusividade os produtos da grife francesa Guerlain, com suas linhas de tratamento e maquiagens. Nas outras lojas especializadas do Anália, a tendência se faz presente com paletas de cores neutras e dermocosméticos que permitem manter a pele com a tão buscada aparência jovem e natural.


CUIDADOS DIARIO

A aplicação cotidiana de cremes, hidratantes e outros produtos proporcionam uma pele mais bela e saudável.

DERMAGE (Hidratante Corporal Anti-idade e Emulsão Gel Vitamia C) R$ 154,90 e R$ 269,00

ADCOS (Sérum Clareador Melan-off e Clareador Localizado) R$ 197,00 e R$ 177,00

L’OCCITANE (Creme para Mãos Verbena, Creme Corporal Frappèe Verbena e Sabonete Líquido Refrescante) R$ 45,00, R$ 150,00 e R$ 90,00

ANNA PEGOVA (Gel Nettoyant Detox 5 em 1) R$ 108,00

Pele limpa na Anna Pegova Para uma limpeza de pele mais profunda, a Anna Pegova oferece um serviço de limpeza de pele por hidrossucção. O segredo é “sugar” os cravos em vez de espremer a pele, o que geralmente a deixa mais sensível e manchada. A ação também envolve uma leve esfoliação da pele e a aplicação de vapor de ozônio para eliminação de toxinas. Com isso tudo, o procedimento garante uma limpeza muito mais profunda da pele e acaba sendo o método mais indicado por dermatologistas. O procedimento não dói e tem resultado imediato.

57


FITNESS

Depositphotos

por Janaína Silva

No início, treinava na esteira e, depois, passei a me exercitar na rua. Aos poucos, fui me preparando: primeiro 5 km, depois 10 até chegar aos 21 km.

LINHA DE CHEGADA Mais do que um exercício para manter-se saudável, a corrida é também um estilo de vida. Com o devido acompanhamento profissional, correr com regularidade ajuda a reduzir a gordura corporal e melhora a capacidade cardiovascular, dentre outros benefícios. Mas a prática esportiva traz, também, novos comportamentos, como disciplina, planejamento e preparação para ultrapassar limites seja corredor amador, seja profissional. E não esquecendo da parte mais legal: viajar o mundo completando provas. Cleila da Cunha Bezerra, 57 anos, é adepta da atividade há quinze anos, acompanhada pelo marido Luisvaldo Bezerra, 58 anos. Juntos, já participaram de três corridas internacionais de São Silvestre, percorrendo 15 km nas principais avenidas do centro paulistano. A satisfação na superação dos desafios, como a subida da avenida Brigadeiro Luiz Antônio, é uma das sensações que move o casal. “Comecei por influência do meu esposo, que já corria. No início, treinava na esteira e, depois, passei a me exercitar na rua. Aos poucos, fui me

58

preparando; primeiro 5 km, depois 10 km, até chegar aos 21 km”, conta Cleila. Atualmente, ela disputa meia maratonas, de 21 km, tanto no Brasil quanto no exterior, sempre ao lado do marido, que é maratonista. Os dois são verdadeiros “maraturistas”. No ano passado, Cleila participou da meia maratona em Santiago, no Chile, e já se prepara para os 21 km da 42k de Floripa – Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, em junho. Viajar é sempre um estímulo, assim como as provas são oportunidades para conhecer novos lugares. “Já corri em Paris, Nova York, Berlim e outras cidades. Sempre corremos, mesmo quando estamos na praia, nas férias. Do contrário, parece que falta algo.” O treinamento acontece em um parque e é feito em grupo pelo menos quatro vezes por semana, em torno de uma hora, com acompanhamento de um profissional. “Gosto muito do esporte. É um momento em que procuro refletir e organizar as ideias”, indica Cleila.

Cleila da Cunha Bezerra (corredora amadora)


Prepare-se e corra!

Os amantes da corrida da cidade já podem se preparar. O Shopping Anália Franco receberá no dia 17 de junho a etapa da Track & Field Run Series. Depois, em 22 de julho, ocorre a 1a Corrida da Solidariedade Bompar, que arrecadará fundos para o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Para mais informações, acesse o Blog do Anália ou o site do Shopping Anália Franco.

2

1

Guia para começar a correr Fortaleça a musculatura: praticar musculação ajuda, e muito, a evitar lesões. Os músculos das pernas e da região entre abdômen e lombar são os mais requeridos ao correr. Escolha o tênis: correr é uma atividade de alto impacto. Por isso, prefira modelos com solado macio e, assim, evita-se lesões nas articulações e joelhos.

3

Comece pela esteira: o equipamento facilita o exercício por absorver parte do impacto e por ditar o seu ritmo.

1. CENTAURO (Tênis Brooks)

R$ 599,99

2. NIKE STORE (Top e Shorts)

R$ 299,90 e R$ 149,90

3. TRACK & FIELD (Viseira, Mini

5

Pochete e Garrafa)

R$ 89,00, R$ 149,00 e R$ 69,00

4. DENY TENNIS (Tênis Mizuno Creation 19)

R$ 799,00

5. BLUE BEACH (Colete Dry)

4

Intercale corrida com caminhadas: talvez você não tenha preparo físico para suportar longos períodos de corrida. Por isso, intercalar com caminhadas ajuda a adquirir condicionamento.

R$ 79,00

Alongue-se: as sessões de alongamento darão maior flexibilidade e evitam lesões. Não ultrapasse seu limite: exagerar na intensidade só irá trazer lesões e atrapalhar sua regularidade.

59


FA M Í L I A por Tiago Mota

FIM DAS PALMADAS? Fortemente difundida entre os especialistas, a Educação Positiva propõe preparar os filhos para lidar melhor com as frustrações.

E

u apanhei dos meus pais quando era criança e estou bem.” Essa é uma das frases que a terapeuta infantil, Karina Capri, ouve regularmente de pais que a procuram. Conforme conta Capri, porém, os pais só chegam ao seu consultório quando o comportamento inadequado da criança com a família chegou a um ponto insuportável. Inicia-se, então, uma longa e paciente jornada: a de reorientar a criança – e também os próprios pais.

60

Para quem foi educado, na base de punições severas a proposta da Educação Positiva parece estranha. Em linhas gerais, implica em orientar a criança sem castigá-la. “O foco da Educação Positiva é educar com afeto, com compreensão, com limites e consequências”, orienta Karina. “Precisamos ensinar as crianças a pensarem no porquê de certos comportamentos serem errados, e não simplesmente castigá-los por eles.”

Fotos: Depositphotos


Em vez de castigos severos, a Educação Positiva propõe educar para a empatia.

O foco da Educação Positiva é educar com afeto, com compreensão, com limites e consequências.

Karina Capri (terapeuta infantil)

Começar a explorar essa metodologia exige uma reflexão por parte dos pais sobre as atitudes deles próprios. O autoexame começa com a reflexão sobre os modelos de educação baseados em punições e como eles podem ser a raíz de comportamentos inadequados nas crianças. “Uma criança pode aprender que a violência é um jeito de resolver seus problemas com seus colegas justamente porque, em casa, ela apanhou”, exemplifica Karina. “Ou ainda aprende a mentir para não ser castigada.”

LIMITES E CONSEQUÊNCIAS

Em vez de castigos, estabelecem-se limites e consequências para os diferentes atos. As regras precisam ser claras assim como as consequências de quebrá-las. “Quando seu filho fizer algo errado pela primeira vez, como dar um tapa em alguém, é preciso conversar com ele. Afinal, por quê ele fez aquilo? O que ele estava sentindo na hora?”, explica Karina. “Como foi a primeira vez, ele talvez ainda não tivesse aprendido que aquilo é errado.” Havendo diálogo, estabelece-se um limite para aquela nova situação que, se rompido, gera consequência, como ficar sem um brinquedo.

Nesse processo, conforme explica Karina, a criança não é subestimada: ela é capaz de entender o que está em jogo e começa a compreender o porquê da violência ser um comportamento ruim.

AUTONOMIA E EMOCIONAL

Se diante de uma frustração, a criança se sentiu raivosa e por isso deu um tapa em alguém, a conversa entre pais e filhos deve ir no sentido de ajudá-la a compreender sobre seu sentimento. “Se um brinquedo quebrar, não compre outro. Ela terá de lidar com esse sentimento de perda”, complementa. Essa inteligência emocional não só é importante para a resiliência dos pequenos, como também os ajuda a ter autonomia para solucionar seus problemas. Na Educação Positiva, os pais incentivam seus filhos a sair de conflito de forma empática, e por eles mesmos. E empatia é a palavra-chave. “Se a criança entende como a sua atitude feriu ou magoou outras pessoas, ela enfim aprenderá o real motivo daquele comportamento ser inadequado”, explica Karina. “Se queremos adultos melhores, temos de ensinar as crianças a desenvolver esses valores desde pequenas.”

61


KIDS

p or: Redação; fotos: Rogério produção: Cynthia

Alonso

Silva

INVERNO DIVERTIDO

Na moda infantil, o charme da moda europeia chega com tudo, entre laços, rendas e brilho, com a ludicidade da infância.

PERT TE (Fivela Piu Piu, Grampo Alessandra e Fivela Farfalla peq.) R$ 40,95, R$ 98,00 e R$ 128,00

KIDSTOK (Conjunto 3 Peças) R$ 109,00

CHICCO (Vestido Chamois) R$ 159,90

MALWEE KIDS (Conjunto Bata e Legging) R$ 69,90

PIUÍ CALÇADOS (Galocha e Bonequinha LOL) R$ 149,99 E R$ 99,00

BIBI (Sapatilha Melody e Mochila Glitter) R$ 199,90 e R$ 239,90

PAMPILI (Bota Dots Luna e Chaveiro) R$ 179,00

62


LILICA & TIGOR (Moletom, Calรงa e Jaqueta) R$ 169,00, R$ 139,00 e R$ 279,00

UZ GAMES (Bonecos) R$ 219,90

BROOKSFIELD JR. (Moletom) R$ 359,90

TIP TOP (Touca e Conjunto Panda) R$ 29,00 e R$ 129,00

63


FOM (Cachorro Bob) R$ 139,90

GIRA BABY (Conjunto Camisa e Calça) R$ 199,90

HERING KIDS (Camiseta e Calça Jeans) R$ 39,99 e R$ 119,99

PIXOLÉ (Botas) R$ 89,90

KLIN (Tênis Genesis) R$ 159,90

PB KIDS (Patinete Marvel Vingadores) R$ 249,00

64


BMART (Banbao Carrinho de Polícia)

KINGS

R$ 149,99

(Boné) R$ 109,90

NEW ERA (Touca Malha) R$ 69,90

PUKET (Cooler) R$ 219,90

PITICAS (Camiseta) R$ 49,90

MAGIC FEET (Tênis Adidas) R$ 249,99

65


O Kremlin ĂŠ um complexo fortificado no centro da capital russa, nas margens do rio Moskva,que inclui palĂĄcios e catedrais.

66 66

Fotos: Depositphotos


VIAGEM

por Camilla Cardoso

UM PAÍS SEM FIM As dimensões continentais da Rússia permitem, num mesmo país, uma agitada vida cultural e paisagens naturais inigualáveis

N

o Brasil, estamos acostumados com grandes extensões geográficas, mas ainda assim a Rússia nos parece gigantesca. O país que será anfitrião da próxima Copa do Mundo da FIFA, entre 14 de junho e 15 de julho, possui uma área territorial de mais de 17 milhões de quilômetros quadrados ­– 450 mil a mais que Plutão. O principal desafio em visitar um país de tamanha imensidão são os percursos. Para ir de uma cidade turística para outra, é preciso, muitas vezes, aventurar-se por horas de viagem, seja de carro ou de trem, seja até mesmo apelar para aviões. Mas há um lado positivo: um país deste tamanho promete uma vastidão de belezas naturais, muitas ainda pouco exploradas, além de centros urbanos com opções de atividades culturais e um rico patrimônio histórico.

67


KALININGRADO

S. PETERSBURGO

MOSCOU

SOCHI

MOSCOU

A metrópole possui quase 12 milhões de habitantes e concentra grande parte das atrações culturais do país. A capital possui, ao menos, 50 teatros, dentre eles o famoso Bolshoi, extensas coleções de obras de arte espalhadas por aproximadamente cem museus e inúmeras salas de música. Em 2014, a Irene Benavente, de 26 anos, viajou à Rússia. Ela começou sua visita em Moscou pelo Mausoléu de Lenin, localizado na famosa Praça Vermelha. Lá está conservado o corpo mumificado do líder e fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Vladimir Ilitch Ulianov. “É assustador, como se ainda estivesse vivo”, ressalta ela. Aproveitando o passeio pela região, é indispensável passar pelo Kremlin de Moscou. O conjunto arquitetônico é uma antiga fortaleza composta por grandes catedrais e palácios que data do século XIV. É um dos símbolos visuais mais conhecidos do país – e não é para menos. Para terminar o dia, a dica é assistir um dos espetáculos mais bonitos do planeta: o teatro Bolshoi é, desde 1776, o palco de estreias lendárias do balé, como O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky. Devido às distâncias, transportar-se na Rússia exige planejamento. Mas os meios de transportes são, por si só, turísticos. Para ir de Moscou até São Petersburgo, uma distância de 709 km, Irene recomenda o trem Flecha Vermelha, no qual viajava o líder soviético Josef Stalin. Seus vagões foram planejados para que os passageiros dormissem no local e aproveitassem a incrível vista do trajeto.

68

De cima para baixo: o Kremlin, a Praça Vermelha, e o teatro Bolshoi.


SÃO PETERSBURGO

Erguida pelo czar Pedro, o Grande, São Petersburgo abriga o museu que mais surpreendeu Irene. “O Hermitage é impressionante em seu tamanho e em todos os seus espaços. Não sabe se olha para as obras de arte em si ou se para e observa os vitrais, os degraus e todos aqueles lindos tetos”, recorda Irene. Para relaxar no final do dia, o passeio de barco até Peterhof é ideal. Diferentemente de outros complexos arquitetônicos russos, Peterhof é outro conjunto de palácios conhecido também pelos seus jardins.

VOLTA DOURADA

O artesanato é um dos pontos fortes do povo russo. Não é a toa, portanto, a fama das Matryoshkas, aquelas bonecas de madeira detalhadamente pintadas que se encaixam uma dentro da outra: Na excursão turística Volta Dourada cada lugar visitado nos conduz a um produto final da tradição do artesanato como as obras feitas em vidro de Gus-Khrustalhiy, as bandejas decoradas de Jostovo, as belas obras arquitetônicas de

madeira na pequena cidade de Suzdal, entre outras surpresas de encher os olhos. Em Uglitch, outra cidade visitada durante a excursão, vale conhecer a Biblioteca da vodka de Rússia, que conta toda a história da produção e conservação de outro produto típico do país.

Sochi fica numa região mais quente do país e, por isso, atrai mais turistas.

SOCHI

Chamada de riviera russa, Sochi foi sede das Olimpíadas de Inverno de 2014 e possui áreas verdes e montanhosas com temperaturas que oscilam na casa dos 20oC durante o mês de junho. Banhada pelas águas mornas do Mar Negro, Sochi é um paraíso para os olhos com a bela Cordilheira do Cáucaso de plano de fundo. Para escapar das multidões nas ruas durante a Copa, um passeio pela Khostinsky Tisosamshitovaya Grove é perfeito. A floresta conserva árvores antigas e enormes de infinitas espécies e de trilha fácil, ou seja, a família inteira pode desfrutar da caminhada. A cidade abrigará a seleção brasileira e também possui um dos estádios mais modernos da copa de 2018, o Fisht Stadium, com capacidade para mais de 47 mil pessoas.

69


É bom saber Antes de desvendar os tesouros do país da vodka, é importante considerar algumas questões: A moeda utilizada na Rússia é o rublo. Trocar reais em solo russo é muito difícil. Portanto, é recomendável ir com euros, moeda muito mais fácil de trocar, ou diretamente com o rublo. O verão russo é bastante ameno. As temperaturas acima de 25 graus por ali são raras, sendo mais comum apenas no sul do país.

KALININGRADO

Quantas vezes você já teve a chance de entrar num submarino de verdade? Em Kaliningrado, a visita ao Submarine Museum é obrigatória e é um dos motivos principais pelo qual a cidade está neste roteiro. Situada na beira do Mar Báltico, a aproximadamente 1300km de Moscou, a cidade é um território anexado pela antiga União Soviética e ainda controlada por russos. Não deixe de passear pelo istmo da Curlândia, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. É uma faixa de areia que separa o belo lago de mesmo nome do mar Báltico e possui um ecossistema bastante preservado. Para terminar bem a viagem, vale se perder pelos bairros antigos que ensinam um pouco de arquitetura gótica e soviética da antiga Rússia e observar as casas que ainda conservam os tijolos vermelhos da época.

70

As distâncias na Rússia são muito grandes. Então, se quiser visitar diversas cidades turísticas, planeje seu transporte com antecedência. Os russos costumam ser muito supersticiosos. É mal visto, por exemplo, mostrar a sola dos sapatos e por isso não é usual cruzar as pernas por ali. Os brindes com bebidas também são levados a sério e costumam ser animados, e ai de quem se atreve a recusar um.


PREPARE-SE

Aproveite o período de planejamento para uma nova viagem e procure por itens essenciais para qualquer turista. INOVATHI (Nécessaire) R$ 39,99

SAMSONITE (Mala American Tourister) R$ 549,00

RESERVA (Jaqueta) R$ 589,00

WORLD TENNIS (Tênis Mizuno Jet 2) R$ 229,99

NIKE STORE (Bermuda) R$ 279,90

AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO: Abreutur - piso Lírio - tel. (11) 2860-1846; CVC Viagens - piso Tulipa - tel. (11) 2108-5300; Shopping Viagens - piso Orquídea - tel. (11) 2643-4494; Tam Viagens - piso Lírio - tel. (11) 2671-0992

71


Divulgação / Thays Bittar

CADA MORDIDA UMA VIAGEM Novidades no Anália, Burger Joint e Capo Donna são experiências econômicas, cosmopolitas e deliciosamente confortáveis.

72

Capo Donna - piso Orquídea - tel. (11) 2674-6863 Burger Joint - piso Orquídea - tel. (11) 2674-2083


GASTRONOMIA

Agência Ophelia

por Tiago Mota

O

som de um suculento hambúrguer caindo sobre a grelha quente é bastante particular. E quase sempre é acompanhado de um cheiro convidativo. Imagine, então, ouvir esse som e sentir esse cheiro ao chegar em um ambiente urbano, descolado e aconchegante. Nas paredes, clientes deixam mensagens à caneta ou giz de cera que dividem espaço com pôsteres de bandas de rock. Imaginou? Tudo bem. A poucos passos deste espaço urbano, o cheiro de manjericão lhe conduzirá a outra sala. Esta, agora, alia uma certa descontração jovial a elementos vintages, como aquelas cadeiras de palhinha. O calor do forno que prepara pizzas com ingredientes frescos lhe fará sentir bem à vontade. De um lado, Nova York, e de outro, Nápoles, só que num mesmo corredor de Shopping. Assim, em dose dupla, estão localizados os dois novos restaurantes no Shopping Anália Franco. Trazidos ao Brasil pelo +55 Group, o Burger Joint e o Capo Donna, servindo respectivamente hambúrgueres e pizzas, introduzem ao público brasileiro um jeito diferente de comer fast food.

FAST OU SLOW?

O Brasil é um dos maiores mercados de consumo em praças de alimentação no mundo. Segundo estudos da EAE Business School, cada brasileiro despendeu, em 2014, 265 reais em fast foods e o consumo aumentará em 30,88% até 2019. Em números absolutos, o Brasil está apenas atrás dos Estados Unidos, do Japão e da China em gastos com essa forma de alimentação. “O grande problema é que praças de alimentação geram uma experiência menos confortável por terem salão compartilhado”, opina Gabriel Carvalho, CEO do grupo. Aí

entram Burger Joint e Capo Donna. Cada um com o seu cardápio, as casas querem unir o melhor dos mundos: a agilidade de se pedir comida no balcão e a comodidade de alimentar-se em um ambiente aconchegante. Segundo Gabriel, a proposta é aliar o preço em conta, típico do fast food, com “os melhores ingredientes e produtos em ambientes que transportam o consumidor para uma experiência completa”.

Uma das virtudes dos restaurantes está em seus ambientes acolhedores.

BURGER ABRASILEIRADO

Nova-iorquina, a marca Burger Joint nasceu em 2003 e chegou ao Brasil em 2016. No menu, o hambúrguer The Works é um dos hits. Esta opção está presente aqui no Shopping Anália Franco, assim como em Nova York, Singapura ou Abu Dahbi. Trata-se da segura, porém apetitosa combinação de queijo, alface, tomate, cebola roxa, picles, mostarda de dijón (aquela forte, usada na culinária francesa), ketchup e maionese da casa. Uma mordida cuidadosa permite saborear, de fato, a qualidade dos ingredientes envolvidos: a carne fresca, um blend de An-

73


Divulgação / Thays Bittar

O brasileiro sabe reconhecer produtos de alta qualidade e sabor diferenciado servidos em ambientes que proporcionam uma experiência completa.

Gabriel Carvalho (CEO do +55 Group)

UMA PIZZA DIFERENTE

Além dos prazeres gustativos, a pizza da Capo Donna também é um banquete aos olhos. Acima, sabor Sorella (R$23).

74

gus moído no mesmo dia e grelhado em pedras vulcânicas. Tudo isso a um preço de R$22. O menu enxuto, com sete opções de hambúrgueres, permite prepará-los com agilidade, controle de qualidade e a preços mais acessíveis. Um sanduíche que só há por aqui, no Brasil, é a opção vegetariana, o Veggie Porn (R$22), com queijo camembert empanado. Mas o astro brasileiro do cardápio é o Ogroburguer (R$30). O nome sugestivo remete ao que popularmente se refere como comida ogra, em exageradas porções. “Durante os testes, a equipe provocou a junção do camembert empanado ao The Works. Foi um sucesso imediato e, de fato, gerou um lanche ogro”, recorda Gabriel. “O time não teve dúvidas na hora de nomear a combinação, e hoje o Ogro é um dos nossos top sellers.”

O esquema de retirar seu pedido no balcão já é usual para quem é fã de hambúrgueres ou está acostumado ao fast food. Mas quando o assunto é pizza, esse formato é incomum. “Realmente, o consumidor brasileiro não está acostumado a comer pizza dessa maneira que oferecemos”, reflete Gabriel sobre o modelo da Capo Donna. Natural de Nápoles, a Capo Donna traz um método de fazer pizza tradicional italiano. A pizza chega à mesa, direto do forno, em porção individual – que pode até ser dividida por duas pessoas, a depender da fome. A herança napolitana aparece, também, na massa fina e na abundância do molho de tomate fresco. O sabor Sorella (R$23), por exemplo, leva mussarela fresca, presunto artesanal, cebola roxa, azeitonadas pretas e um ovo, com gema fotogênica, ao centro. “Fizemos ajustes no conceito original napolitano, mas respeitamos as origens”, comenta Gabriel. “Nós acreditamos que mesmo não estando acostumado, o brasileiro sabe reconhecer produtos de alta qualidade e sabor diferenciado.”


COMIDA E CONFORTO

KFC Praça de Alimentação

(11) 9941-4574

O Anália conta com outras opções de comidas rápidas e saborosas.

Madero

America

Lírio

Praça de Alimentação

(11) 2268-0199

(11) 2672-8367

Abbraccio Lírio

(11) 2672-5032

Outback Acácia

(11) 2643-4081

KFC

A rede de fast food chega com suas receitas de frango frito e lanches. A opção Wow Box une sanduíche, batatas fritas e pedaços de frango (R$14,90)

Fotos: Divulgação

Madero

Com receitas minimamente planejadas, os hambúrgueres do Madero fazem fama. O Bacon Super (R$49) conta com 10 fatias de bacon.

Outback

O Ned Kelly Cheddar Burger (R$42) é um sucesso. O queijo cheddar cremoso e as cebolas grelhadas com toque balsâmico dão seu sabor único.

America

O Pub’s Burger (R$39,90) combina queijo provolone com cebolas caramelizadas na cerveja, um tapenade de azeitonas.

Abbraccio

O Abbraccio, especialista em culinária italiana, oferece um menu de pizzas individuais saindo direto do forno para as mesas. Consulte os sabores.

75


CASA E DECÓR Por Janaína Silva

MAIS TEMPO LIVRE Equipamentos e acessórios garantem praticidade e comodidade para as mais variadas tarefas domésticas. Os afazeres de qualquer “dona” ou “dono” de casa aumentam a cada dia. Por mais que se tenha a ajuda de companheiros e terceiros, é preciso pensar no conforto de todos e tornar o lar aconchegante. É aí que entram em cena os utensílios, eletrodomésticos e objetos decorativos com a missão de deixar a rotina mais leve e adicionar bem-estar e momentos dolce far niente.

POLISHOP (Aspirador de pó

MÃO NA RODA

Housekeeper Pro)

Para abrir a lista, o robô aspirador de pó programável faz a tarefa sozinho e é o queridinho do momento. As caixas organizadoras também entram neste item, pois ajudam a manter tudo no lugar e são encontradas em vários tamanhos, materiais e cores.

R$ 1.699,00

FAST SHOP (B.blend Máquina

TOK & STOK

de bebidas Brastemp)

(Caixa Organizadora

R$ 2.494,00

Boule Stocker 20x34x21)

PRATICIDADE NA COZINHA

R$ 56,90

A máquina de bebidas B.blend prepara cafés, chás e até refrigerantes, entre outras coisas. Fácil de usar e de impressionar os convidados. Invista também em fornos elétricos para diferentes receitas.

CAMICADO (Forno elétrico 10L Oster Compact Vermelho) R$ 199,90

76

Fotos: Divulgação


BEBIDINHAS E CIA Para deixar todos, literalmente, mais à vontade, invista em chopeiras, cervejeiras, adegas e itens para vinho. Uma infinidade de modelos de churrasqueiras está à disposição para grelhar as carnes no ponto de sua preferência.

CAMICADO (Descascador de legumes) R$ 89,90

A HORA DO CHEF Aposte em descascadores de legumes, xícaras medidoras e raladores de ervas e ganhe tempo sem abrir mão do sabor ao preparar as refeições. Entre outros apetrechos, panela de pressão elétrica, fritadeira sem óleo e, até, pipoqueira que estoura a guloseima enquanto você escolhe o filme.

PONTO FRIO (Adega 8 garrafas Dual Zone Touch) R$ 679,00

PONTO FRIO (Fritadeira sem Óleo Midea 6L) R$ 299,00

IMAGINARIUM (Vitrola de mala) R$ 649,90

TOK & STOK (Carrinho Win) R$ 699,00

DJ PARTICULAR Animação é fundamental. Escolha a playlist e as caixas de som criam a atmosfera dos encontros. Aproveite e tire os discos de vinil do armário e coloque-os para tocar nas vitrolas vintage cheias de design e estilo.

DÉCOR MULTIUSO

IPLACE (Caixa de Som JBL GO - Bluetooth) R$ 169,00

Os carrinhos de servir são curingas e podem ser levados de lá para cá, seja no jantar, seja no churrasco ou no dia a dia e até na decoração. Para as leituras, uma boa luminária confere a claridade perfeita.

77


TECNOLOGIA por Redação

PREPARE O BOLSO! Para os fãs de video games, 2018 é um ano repleto de bons títulos e expectativas altas.

MONSTER HUNTER: WORLD Em Monster Hunter: World o jogador assume o papel de um caçador em terras selvagens. O objetivo é rastrear, capturar ou matar as maiores bestas que aterrorizam a população local. No caminho, conforme o gamer avança no jogo, ele coleciona materiais e outros itens para aprimorar suas armas e armaduras. LANÇADO: 26 de janeiro. PS4, XONE, PC.

Já podemos dizer que 2018 será o melhor ano para os video games? Ok, é melhor segurar um pouco a excitação. Mas, otimismos à parte, este ano receberá alguns dos títulos mais aguardados dos últimos anos. Alguns deles já estão entre nós e fazendo sucesso entre os gamers. Da desenvolvedora japonesa Capcom, Monster Hunter: World vendeu 5 milhões de unidades pelo mundo só no final de semana de seu lançamento, em janeiro. Outros games estão por vir, mas somente no segundo semestre. O campeão de ex-

78

pectativas é, sem dúvida, Red Dead Redemption 2, da desenvolvedora Rockstar. O jogo é a continuação do sucesso de 2010, eleito, inclusive, melhor jogo do ano naquela ocasião na The Game Awards. Para ajudar você a ir preparando o seu bolso, nós fizemos uma lista daqueles que parecem ser os cinco principais lançamentos de 2018. É claro que, como em toda lista, há muita coisa boa de fora. Mas se você quiser continuar lendo nossas dicas, é só entrar no Blog do Anália!

Fotos: Reprodução


GOD OF WAR God of War continuará a história de Kratos, desta vez explorando as mitologias nórdicas. Nele, o anti-herói estará acompanhado de seu filho, um adolescente. O game chegará com mecânicas atualizadas, mais distantes da pancadaria desenfreada dos antecessores. A interação com o filho de Kratos, aliás, promete novos tipos de jogabilidade. LANÇAMENTO: 20 de abril. PS4, XONE, PC.

FAR CRY 5

SPIDER-MAN

A série Far Cry leva os jogadores para aventuras num país despótico liderado por um tirano excêntrico. Desta vez, esse país é os Estados Unidos e o tirano é um fanático religioso. O game segue com sua fórmula de sucesso: um jogo de tiro que mistura combate à exploração de um mapa aberto.

Dentre todos os super-heróis o Homem-Aranha é um dos poucos que podem se gabar de ter bons jogos. Desta vez, será a desenvolvedora Insomniac Games que poderá dar a sua cara ao herói. O estúdio é conhecido pelo design de mundos abertos dinâmicos e estimulantes, como já fizeram com Sunset Overdrive.

LANÇADO: 27 de março. PS4, XONE, PC.

LANÇAMENTO: Sem previsão. PS4.

RED DEAD REDEMPTION II Red Dead Redemption 2 não só traz consigo a herança do seu antecessor, como carregará os aprendizados de outro sucesso, GTA V, e poderá introduzir ainda outras inovações. O cenário continuará sendo o Velho Oeste americano e, ao que parece, o enredo do game persistirá em uma metáfora sagaz da sociedade estadunidense. Teremos tiros, cowboys e intrigas de Estado. LANÇAMENTO: 26 de outubro. PS4, XONE.

79


CULTURA Cinema

80

UCI Cinemas - piso Lírio - Informações e vendas: shoppinganaliafranco.com.br


Um

super ano Se o assunto for super-heróis, o ano de 2018 concentra alguns dos filmes mais esperados pelo público.

O

s super-heróis continuam a habitar as telonas das salas de cinema com resultados impressionantes. E 2017 teve títulos de sucesso não só de bilheteria, mas também de crítica. Logan chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. A Mulher Maravilha não recebeu indicações no principal prêmio do cinema, mas se tornou um ícone de poder feminino. Este ano para os super-heróis já começou arrasando. Em fevereiro, Pantera Negra chegou aos cinemas e arrecadou mais de U$ 240 milhões no primeiro final de semana, nos Estados Unidos. A maior expectativa para 2018 se concentra em torno de Os Vingadores: Guerra Infinita. Mas há (muitos) outros filmes aguardados para este ano. Então, prepare a pipoca!

Os Vingadores: Guerra Infinita

Esse é o terceiro filme da equipe de super-heróis que chegou aos cinemas em 2012. Mas, na prática, o longa é o ápice de 18 filmes da Marvel lançados nos últimos 10 anos. Nele, os super-heróis apresentados até aqui se reunirão contra a maior das ameaças: Thanos, o titã louco, que está em busca de seis artefatos com os quais terá poder para aniquilar metade do universo. Quem assume a direção são os irmãos Anthony e Joe Russo, que também dirigiram Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e Capitão América: Guerra Civil (2016). ESTREIA: 26 de abril.

81


Aquaman

Será o último filme de super-heróis do ano, mas o único debaixo do panteão da DC e da Warner, que também detêm os direitos de Batman, Superman e Mulher Maravilha. A versão badass do herói aquático interpretado por Jason Mamoa, de Game of Thrones, ainda pode atrair público para o universo decepcionante que o estúdio tentou criar ao mimetizar o sucesso dos rivais, Os Vingadores. No longa, o herói retorna à Atlântida após os eventos de Liga da Justiça (2017) para, enfim, assumir suas responsabilidades como rei. ESTREIA: 20 de dezembro.

Venom

O sucesso Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) deixou o estúdio Sony animado para produzir um filme de um vilão do herói, o Venom. Nos quadrinhos, Eddie Brock – que será interpretado pelo prestigiado Tom Hardy – torna-se hospedeiro de um alienígena, dando-lhe poderes semelhantes aos do Homem-Aranha, mas um Homem-Aranha às avessas. Mesmo que nas HQ a origem do vilão esteja intimamente ligada à vida do herói, este acontecimento pode não ser mostrado com fidelidade nas telonas ESTREIA: 4 de outubro.

82

Homem aranha no Aranhaverso

O Homem-Aranha voltará à telona em 2018, mas não do jeito que você imagina. A Sony lançará uma animação sobre uma versão do herói popular: a do jovem Miles Morales como alter ego do herói. Morales apareceu, pela primeira vez nos quadrinhos, em 2011, como um segundo Homem-Aranha. Negro e de origem hispânica, Miles também ganha seus poderes depois de ser picado por uma aranha geneticamente modificada. ESTREIA: 14 de dezembro.


Os Incríveis 2

A animação Os Incríveis 2 não deixa de ser um filme de super-heróis. Apesar de não ter sido originada nos quadrinhos, a família com super poderes se tornou um dos longas mais amados do gênero quando chegou aos cinemas, nos idos de 2004. Depois de salvar a cidade do vilão Síndrome, o Senhor Incrível e sua família voltam ao ramo de proteger o mundo dos vilões. Mas é a sua esposa, a Mulher-Elástica, que acaba assumindo o protagonismo das missões. Agora, o paizão vai assumir o maior desafio de todos: o de cuidar da casa enquanto o filho mais novo, Zezé, está descobrindo seus poderes. ESTREIA: 14 de junho.

A bilheteria de Deadpool nos Estados Unidos foi de

363

milhões

Deadpool 2

Deadpool mudou o jogo do cinema de super-heróis. O primeiro filme, de 2016, conseguiu, com um orçamento de U$ 58 milhões (troco de pão para Hollywood), subverter o gênero. Com ele, viu-se que é possível, sim, fazer um filme com sangue e palavrões e ainda ganhar bastante dinheiro. Sua bilheteria, nos Estados Unidos, foi de U$ 363 milhões. Ryan Reynolds assumiu a persona do herói e retornará para a sequência, que conta com um novo diretor, David Leitch.

de dólares

Homem-Formiga e a Vespa

No meio de tanta expectativa que envolve Os Vingadores: Guerra Infinita, outro filme Marvel a ser lançado este ano ainda chama pouca atenção, mas tem tudo para ser uma experiência divertida de cinema. O Homem-Formiga (Paul Rudd) se reencontrará com seu mentor, Hank Pym (Michael Douglas), e seu interesse amoroso, Hope van Dyme (Evangeline Lilly), para lidar com as consequências de ter se tornado, outra vez, um foragido. A novidade é que Hope também assumirá um traje para se tornar uma nova super-heroína, a Vespa. ESTREIA: 16 de julho.

ESTREIA: 17 de maio.

Fotos: Reprodução

83


LIVROS E MÚSICA por Redação

NÃO DEIXE O ELETRÔNICO MORRER

Gui Boratto

Álbuns solos de expoentes de uma nova geração de músicos brasileiros no gênero.

Jaloo De Castanhal, no Pará, Jaime Melo – ou Jaloo – vem revelando seus talentos, nos últimos anos. O artista unifica as influências do “tecnobrega” paraense com a música pop e a eletrônica de vanguarda. O seu EP de lançamento, Insight, repercutiu positivamente. Além disso, a produção artística de seus clipes são uma atração à parte, como é o caso de Last Dance.

O paulistano Gui Boratto iniciou sua carreira como engenheiro de som e multiinstrumentista no início dos anos 1990. Somente em 2007, com o álbum Chromophobia, ele resolveu colocar seu trabalho autoral ao público. De lá para cá, Gui conseguiu aparecer nos rótulos europeus mais respeitados e nas playlists de DJs internacionais e influentes, como dos alemães Michael Mayer e Steve Bug. Agora com selo próprio, o D.O.C., Gui lançou quatro álbuns e acumula prestígio internacional.

Tropkillaz

Formada pelos produtores André Laudz e Zé Gonzales (Zegon), a dupla Tropkillaz apresenta um som que mistura o Electro, Hip Hop e amostras de músicas latinas. O resultado é um estilo único e inconfundível. O maior hit da dupla é Tombei, com participação de Karol Conka. Zegon é um dos DJs mais respeitados do Brasil, com mais de 20 anos de carreira. Já Laudz coleciona trabalhos interessantes com Snoop Dogg e Dr. Dre com apenas cinco anos de trajetória.

84

Elekfantz

O single Wish causou um alvoroço na comunidade Techno internacional, em 2012. Foi assim que Daniel Kuhnen e Leo Piovezani ganharam relevância no cenário, sob a alcunha de ElekFantz. A dupla chamou atenção do DJ e produtor Gui Boratto, que os contratou para o seu selo, o D.O.C.


COACHING EM

PAPEL Na procura de novos propósitos, alguns livros que podem ajudar a reorganizar a vida profissional.

(Keith Ferrazi)

Escolha Sua Vida (Paula Abreu) O clichê faz sentido: trabalhe com o que ame, e você nunca terá um dia de trabalho. Com a escrita acessível, a coach Paula Abreu oferece um guia para encontrar um propósito de vida. Em outras palavras, entender o que nos move e como começar a trabalhar somente com isso. Sua paixão pode ser uma oportunidade de negócio, e o livro ajuda a reconhecer se este é, de fato, o caso.

O Ciclo do Sucesso (Brian Tracy) Prático e objetivo. Se você não curte muito a aparente lenga-lenga emocional e quer ir direto para os métodos, este é o livro. Brian Tracy ensina o que podemos fazer, a partir de agora, para mudar o que não vai bem em nossas vidas. Ele trabalha com pilares de coaching para definir propósitos e oferece exercícios para a reflexão ao final de cada capítulo.

Fotos: Reprodução

Nunca Almoce Sozinho Networking. Essa palavrinha mágica é repetida à exaustão nos círculos empresariais. Mas criar relações significativas, relevantes e produtivas com pessoas importantes para a sua carreira não é uma tarefa simples. Keith Ferrazi concentra no seu livro tudo sobre como gerar valor para os outros e economia criativa. Entre as dicas está “estudar” a pessoa que se admira para buscar se vincular a ela.

Personal Branding: Construindo sua Marca Pessoal (Arthur Bender)

Saber se promover é uma habilidade fundamental no mercado de trabalho. Mas como fazê-lo não pode ser uma prática rasa e meramente vaidosa. O livro de Arthur Bender ensina tratar a si mesmo como uma marca. O CEO dessa marca é você. Essa mudança de pensamento ajuda a deixar as desculpas para trás e traçar objetivos pessoais e profissionais que serão alcançados por meio de métodos práticos.

85


VITRINE PopArt

Rogério Alonso (fotos); Cynthia Silva (produção)

UZ GAMES (Boneca Scarlet Witch) R$ 139,90

POP & FUN

Uma seleção de itens para deixar o dia a dia de qualquer um mais divertido e colorido, independente da idade. 86


HBF-HANDBOOK (Porta-treco) R$ 99,00

HAVAIANAS (Chinelos) R$ 39,90

DECO SKIN (Capinha Buldog iphone 7 e 8 e Capinha Abacaxi iphone 7 e 8 plus) R$ 75,00 e R$ 70,00

DRESS US (Bolsinha) R$ 145,00

MINISO (Lixeirinha) R$ 14,99

PAPEL MAGIA (Fichário) R$ 99,90

KINGS (Meias Inês Longevial) R$ 59,90

PUKET (copo e tapa olho) R$ 49,90 e R$ 29,90

BIJULOVERS (Pincel Sereia) R$ 29,99

CÓDIGO GIRLS BIJULOVERS (Estojos)

(Caneca) R$ 29,00

R$ 21,99 cada

87


Acessórios

PINCELADA DE COR Clássicos, o preto, o branco e o vermelho são a base de acessórios e itens de decoração que saem do lugar comum.

CRAZY 4 CUPS (Amplificador de som) R$ 160,00

IMAGINARIUM (Conjunto de chá) R$ 129,90

MADE IN BRAZIL (Teclado CTK 5200) R$ 1.199,00

Uma das combinações de cores mais tradicionais, o preto e branco é a base para peças que dão um toque a mais na hora de presentear alguém ou renovar a decoração da casa ou o guarda-roupa. A aposta para atualizar o duo? Itens geométricos e gráficos.

88

LUPO (Meias Urban) R$ 30,90 cada


GIULIANA FLORES (Rosa Encantada) R$ 259,90

BALONÈ (Colar) R$ 59,90 (Brincos) R$ 39,90

QUENTE E ROMÂNTICO

Ícone do romantismo, o vermelho dá vida a peças que fazem bonito e não caem no esquecimento – seja para declarar o amor a você mesmo, seja para retribuir o carinho de alguém que lhe faz feliz.

PARFOIS (Bolsa) R$ 229,00

TOK & STOK (Relógio despertador) R$ 69,90 (Aparador de livros) R$ 200,90

VBEAUT Y (Pro Segredo dos Cachos) R$ 399,00

89


+ moda

MONOTONIA ZERO Cores vivas quebram os tons neutros e terrosos e dão mais energia para os dias de outono.

STROKE (Jaqueta) R$ 389,00

LIZ (Sutiã e Calcinha) R$ 169,00 e R$ 54,00

FRUIT DE LA PASSION LEVI’S

Discreto Uma boa saída para inovar no

(Agasalho) R$ 369,90

(Sutiã e Calcinha) R$ 238,00 e R$ 105,00

clima de outono-inverno que domina o guarda-roupa é investir no azul e no amarelo com estampas decorativas. As cores – perfeitas para combinar com os marrons e bege – aparecem em florais e outros prints alegres.

THE BODY SHOP (Shower gel, Esfoliante Argan e Butter Argan) R$ 41,00, R$ 99,00 e R$ 69,00

SHORTS CO (Shorts com sacolinha) R$ 269,00

90


ART IN CASE (Capa Ipad e Capa iphone 7 Obliq) R$ 120,00 cada.

ANY ANY (Pantufa Rabit) R$ 159,00

WANNY OPTICAL (Óculos Tom Ford) R$ 1.560,00

CAVALERA (Bermuda) R$ 319,00

KIPLING (Mochila) R$ 599,00

YOGINI (Botas) R$ 389,00

CHILLI BEANS

HAVAIANAS

(Óculos acetato)

(Óculos Floripa)

R$ 249,80

R$ 289,00

91


Home

CASA NOSSA

Como dizem: pela casa se conhece o dono. Confira uma seleção de peças e outros itens de decoração que vão impressionar qualquer um.

MMARTAN (Refrescante de lençol, Refil Difusor, Aromatizador de ambiente, Sabonete líquido e Bandeja de inox) R$ 49,90, R$ 39,90, R$ 119,40, R$ 69,90 e R$ 99,90

ARTEX (Kit Toalhas Rosto e Banho)

Conforto garantido Toalhas com toque aconchegante, sabonetes, hidratantes e outros itens de cuidados pessoais com aromas leves e envolventes garantem uma casa confortável na qual cada detalhe faz a diferença.

92

R$ 119,90


PAPEL MAGIA

CRAZY 4 CUPS

(Porta-retrato)

(Kit 3 copos)

R$ 44,90

R$ 89,90

TOK & STOK (Luminária retrô e Lâmpada fio carbono) R$ 275,00 e R$ 29,90

IMAGINARIUM (Caneca e Comedouro Dog Power) R$ 99,90

MARLENE ENXOVAIS (Caminho rendado) R$ 159,90

POLISHOP (Conjunto de panelas Flavorstone) R$ 379,83

93


LOJAS E SERVIÇOS

Academia de ginástica Companhia Athletica (tel. 2672-7800) piso Acácia

Acessórios, bijuterias e bolsas Balonè (tel. 2671-9045) piso Orquídea Bijulovers (tel. 2672-5006/5030) piso Orquídea Empório do Aço (tel. 96901-6407) piso Tulipa Fellipe Krein (tel. 2268-1652) piso Orquídea Lillyth Acessórios (tel. 2674-4987) piso Orquídea Morana (tel. 2671-5114) piso Orquídea My Gloss (tel. 2671-0192) piso Orquídea Parfois (tel. 2268-1140) piso Orquídea Per Te Acessori (tel. 97367-9202) piso Lírio Rosa Valverde (tel. 2673-1183) piso Orquídea Rupyamani (tel. 2672-5132) piso Orquídea Santa Marinella (tel. 2076-0653/0436) piso Orquídea Victor Hugo (tel. 2643-4489/4490) piso Tulipa

Agência de viagens e turismo Abreutur (tel. 2860-1846) piso Lírio CVC Viagens (tel. 2108-5300/5317) piso Tulipa LATAM Travel (tel. 2671-0992) piso Lírio Shopping Viagens(tel. 2643-4494/4499) piso Orquídea

Alimentação Abbraccio (tel. 2672-5032) piso Lírio Almanara (tel. 2676-0939 / 0782) piso Lírio America (tel. 2672-8367) piso Tulipa Bacio di Latte (tel. 2671-0753) piso Tulipa Bacio di Latte (quiosque) - piso Orquídea Baked Potato (tel. 3048-4800 rm 2126) piso Tulipa Boulangerie Café (quiosque) piso Acácia Ben & Jerry’s (tel. 2672-5003) piso Lírio Brigaderia (tel. 2268-1689) piso Orquídea Burger Joint (tel. 2674-2083) piso Orquídea Burger King (tel. 2397-0320 rm 6384) piso Tulipa Cacau Show (tel. 2671-9151) piso Tulipa Café Anália (tel. 2671-8862) piso Orquídea Café do Ponto (tel. 2671-8721) piso Tulipa Capo Donna (tel. 2674-6863) piso Orquídea Casa Bauducco (tel. 2268-2563) piso Tulipa Casa Pilão (tel. 2671-8718) piso Orquídea Divino Fogão (tel. 2643-4532/4531) piso Tulipa Gendai (tel. 2672-5096/2643-4085) piso Tulipa Giraffas (tel. 2643-4591/4592) piso Tulipa Jin Jin (tel. 2643-4030) piso Tulipa Kappa Gourmet (tel. 2268-1861) piso Tulipa KFC - piso Tulipa Kopenhagen (tel. 2671-1343) piso Orquídea Kopenhagen (quiosque) (tel. 2643-4048) piso Tulipa

Lindt (tel. 2676-2392) piso Orquídea Madero (tel. 2268-0199) piso Lírio Mania de Churrasco (tel. 2671-8726) piso Tulipa Maria Açaí (quiosque) piso Tulipa McDonald’s (tel. 2671-5985/2671-0148) pisos Orquídea e Tulipa

Mexcla (tel. 2671-1244) piso Tulipa Montana Grill (tel. 2671-3102) piso Tulipa Mastino (tel. 3181-7005) piso Lírio Mr. Cheney (tel. 2268-2597) piso Orquídea Nahoe Sushi (tel. 2643-4040) piso Lírio Nespresso (tel. 0800-77777-37) piso Tulipa

94

Ofner (tel. 5693-8679) piso Orquídea Ofner (quiosque) (tel. 2643-4569) piso Tulipa Outback Steakhouse (tel. 2643-4080) piso Acácia Pati Piva (tel. 2676-2459) piso Lírio Pissani (tel. 2671-0202) piso Tulipa Spaghetti Notte (tel. 2643-4176) piso Tulipa Spoleto (tel. 2268-1183) piso Tulipa Starbucks (tel. 2268-1294) piso Lírio Sterna Café (tel. 2671-9252) piso Lírio EM REFORMA Subway (tel. 2671-0898) piso Tulipa Taco Bell - piso Tulipa Tea Korea (tel. 2076-1249/2671-1657) piso Acácia The Fifties (tel. 2268-2250) piso Lírio Vivenda do Camarão - piso Tulipa

Artigos de couro e viagem Inovathi (tel. 2671-9088) piso Orquídea Kipling (tel. 2673-2855) piso Orquídea Le Postiche (tel. 2268-0413) piso Orquídea Samsonite (tel. 2268-2542) piso Orquídea

Artigos para eletrônicos Alphatec (tel. 94708-0606) piso Acácia Art In Case (tel. 2076-0292) piso Lírio Art In Case (quiosque) (tel. 2268-0997) piso Tulipa Deco Skin (tel. 2672-2500) piso Orquídea Deco Skin (quiosque) - piso Tulipa

Bancos Bradesco (tel. 3968-2150) piso Acácia Itaú - piso Orquídea Santander (tel. 2076-6510) piso Tulipa

Brinquedos e artigos infantis BMart (tel. 2671-2755) piso Orquídea PBKids Brinquedos (tel. 2643-4056/4059) piso Lírio

Cabeleireiros Estúdio Mais (tel. 2268-1096) piso Orquídea Glitz Mania (tel. 2643-4335/4336) piso Acácia Jacques Janine (tel. 2643-4455/2671-9376) piso Acácia Studio W (tel. 2076-4700) piso Orquídea

Calçados Anacapri (tel. 2643-4280) piso Tulipa Arezzo (tel. 2643-4068 / 2672-5049) piso Tulipa Capodarte (tel. 2643-4552) piso Lírio Carmen Steffens (tel. 2268-1166) piso Orquídea Clube Melissa (tel. 2268-1505) piso Orquídea CNS (tel. 2671-6509) piso Tulipa Corello (tel. 2672-5301) piso Tulipa Dom Shoes (tel. 2268-1226 / 1213) piso Orquídea Fascar (tel. 2673-0583) piso Tulipa Havaianas (tel. 2675-9012) piso Orquídea Jorge Alex (tel. 2372-0086) piso Lírio Magic Feet (tel. 2268-0235) piso Orquídea Milano (tel. 2076-0231) piso Tulipa Piuí Calçados (tel. 2268-0183) piso Orquídea Pixolé (tel. 2673-2896) piso Orquídea Prego (tel. 2674-4801) piso Tulipa Regina Rios (tel. 2672-5017) piso Tulipa Santa Lolla (tel. 2676-2310) piso Tulipa Schutz (tel. 2643-4362/4363) piso Tulipa Side Walk (tel. 2643-4088) piso Tulipa Trintee (tel. 2643-4405) piso Tulipa

Usaflex (tel. 2643-4334) piso Orquídea

Cama, mesa e banho Artex (tel. 2671-0643) piso Lírio Marlene Enxovais (tel. 2643-4442/4441) piso Tulipa MMartan (tel. 2672-5177) piso Orquídea Ortobom (tel. 2268-0449) piso Tulipa

Casas de câmbio Confidence (tel. 4004-5700/0800-04000800) piso Orquídea Cotação (tel. 4002-1010) piso Tulipa

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos Fast Shop (tel. 3468-4900 / 4901) piso Tulipa iPlace (tel. 2076-0725) piso Tulipa Motorola (quiosque) (tel. 95053-7829) piso Orquídea Polishop (tel. 2643-4222/2076-0041) piso Tulipa Ponto Frio (tel. 2076-6200/6202) piso Tulipa Samsung (tel. 97192-0922) piso Orquídea

Farmácias Drogaria São Paulo (tel. 2076-0895) piso Lírio Drogasil (tel. 2672-5075/5076) piso Tulipa

Floricultura Giuliana Flores (quiosque) (tel. 2268-1238) piso Tulipa

Games UZ Games (tel. 2268-0480) piso Orquídea

Instrumentos musicais Made In Brazil (tel. 2643-4141) piso Lírio

Joias e relógios H. Stern (tel. 2672-5269/5257) piso Tulipa Isabel Oliveira Joalheria (tel. 2672-3142) piso Lírio Kawasaki (tel. 2643-4558) piso Tulipa Monte Carlo Joias (tel. 3587-9639/9638) piso Orquídea Montecristo Joalheria (tel. 2643-4536/4537) piso Orquídea Pandora (tel. 5505-2164) piso Orquídea Rommanel (tel. 2076-0765) piso Lírio Swarovski (tel. 2643-4027) piso Tulipa The Graces (tel. 2672-5021/2671-3522) piso Tulipa Tommy Hilfiger (quiosque) (tel. 2676-2070/ 98674-4038) piso Orquídea Vivara (tel. 2671-4607/98674-4120) piso Orquídea

Laboratório Fleury Medicina e Saúde (tel. 5014-7200) piso Acácia

Lazer Animal Tour (tel. 95142-3611) piso Lírio Play Space (tel. 2076-0818) piso Acácia UCI Cinemas - piso Lírio

Lingerie e meias Any Any (tel. 2672-5037) piso Tulipa Darling Store (tel. 2643-4002) piso Lírio Fruit de la Passion (tel. 2643-4506) piso Lírio Hope (tel. 2268-1301) piso Tulipa Intimissimi (tel. 2671-0916) piso Orquídea Liz (tel. 2671-8601) piso Lírio


Loungerie (tel. 2643-4072) piso Lírio Lupo (tel. 2643-4168) piso Orquídea Puket (tel. 2671-0878) piso Tulipa

Livraria Saraiva MegaStore (tel. 2076-4470) piso Orquídea Letrinha (quiosque) piso Tulipa

Loja de departamento Luigi Bertolli (tel. 3038-2540) piso Lírio Renner (tel. 2165-4800) piso Orquídea Riachuelo (tel. 2122-5300) piso Orquídea Zara (tel. 2101-1955) piso Tulipa

Moda feminina Amaro (tel. 3995-7605) piso Lírio Armazém Erva Doce (tel. 2671-8711) piso Orquídea Beluga (tel. 2671-8468) piso Orquídea Brooksfield Donna (tel. 2268-1754) piso Lírio Canal (tel. 2673-8020) piso Lírio Check Mate (tel. 2092-9930) piso Tulipa Código Girls (tel. 2671-3389) piso Orquídea Costume (tel. 2672-5007/2671-0874) piso Tulipa Cristina Acedo (tel. 2671-0803) piso Lírio Dress Us (tel. 2676-0698) piso Lírio Dudalina (tel. 2643-4290) piso Lírio Equus (tel. 2672-5024) piso Tulipa Erva Doce (tel. 2671-8702) piso Orquídea Infini (tel. 2671-6693) piso Orquídea Lança Perfume (tel. 2643-4054) piso Tulipa Le Lis Blanc Deux (tel. 2643-4550) piso Lírio Lucy In The Sky (tel. 2671-9364) piso Orquídea Malhas Bruna (tel. 2268-2758) piso Tulipa Maria Barriga (tel. 2671-0010) piso Lírio One Up (tel. 2643-4161/2671-8433) piso Orquídea Philip Monica (tel. 2671-0248) piso Lírio Practory (tel. 2643-4003) piso Orquídea Rery (tel. 2268-2771) piso Lírio Rubinella (tel. 2643-4255) piso Lírio Shoulder (tel. 2675-9442) piso Lírio Stroke (tel. 2643-4415) piso Lírio Trimix (tel. 2671-9287) piso Tulipa TVZ (tel. 2268-2582) piso Tulipa Viktoria Collection (tel. 2672-5261) piso Tulipa W/Z | (tel. 2643-4410) piso Lírio Yogini (tel. 2671-2395/2671-2360) piso Tulipa

Moda infantil Bibi (tel. 2268-0374) piso Orquídea Brooksfield Jr. (tel. 2672-5025) piso Tulipa Chicco (tel. 2643-4036) piso Tulipa Gira Baby (tel. 2643-4570) piso Lírio Hering Kids (tel. 2643-4180) piso Orquídea Kidstock (tel. 2671-5420) piso Orquídea Klin (tel. 2672-5384) piso Tulipa Lilica & Tigor (tel. 2671-9077) piso Orquídea Malwee Kids (tel. 2643-4263) piso Orquídea Pampili (tel. 2643-4505) piso Orquídea Tip Top (tel. 2643-4400) piso Lírio

Moda masculina Akkar (tel. 2671-9065) piso Orquídea Aramis (tel. 2671-1448) piso Tulipa Brooksfield (tel. 2672-5004) piso Tulipa Buckman (tel. 2268-1817) piso Tulipa Crawford (tel. 99989-1736) piso Tulipa Dudalina Masculina (tel. 2268-2304) piso Lírio Harry’s (tel. 2672-5127) piso Lírio

Highstil (tel. 2671-3446) piso Tulipa New Era (tel. 2268-1341) piso Tulipa Polo Play (tel. 2643-4024) piso Tulipa Reserva (tel. 98847-6687) piso Lírio Ricardo Almeida (tel. 2643-4111/4112) piso Tulipa Sergio K (tel. 2268-2076) piso Lírio Via Veneto (tel. 2268-2639) piso Orquídea Vila Romana (tel. 2268-2297) piso Lírio VR São Paulo (tel. 2186-9036) piso Lírio

Moda praia e artigos esportivos Artwalk (tel. 2268-0739) piso Tulipa Authentic Feet (tel. 2643-4545) piso Orquídea Blue Beach (tel. 2076-1126) piso Orquídea Centauro (tel. 4380-2022) piso Lírio Cia. Marítima (tel. 2268-2994) piso Tulipa Deny Tennis (tel. 2671-2932) piso Tulipa Nike Store (tel. 2676-2269) piso Tulipa Track & Field (tel. 2268-1074/94990-4952) piso Lírio World Tennis (tel. 2076-1174) piso Orquídea

Moda unissex Calvin Klein (tel. 4800-4530) piso Lírio Cavalera (tel. 2268-1869) piso Lírio Cotton On (tel. 2643-4181) piso Orquídea Ellus (tel. 2186-9071) piso Orquídea Forever 21 - piso Tulipa HBF – Handbook Fashion (tel. 2076-1106) piso Orquídea Hering Store (tel. 2672-2699) piso Orquídea Hot Water (tel. 2672-5036/2676-6066) piso Tulipa Khelf (tel. 2672-5220/5221) piso Tulipa Kings (tel. 2076-1119) piso Orquídea Lacoste (tel. 2268-2744) piso Lírio M.Officer (tel. 3587-9367) piso Tulipa Osklen (tel. 2268-2775/2772) piso Lírio Piticas piso Orquídea Scene (tel. 3500-4315) piso Tulipa Siberian (tel. 99989-1615) piso Tulipa ShortsCo (tel. 4637-9916) piso Lírio Souq (tel. 2676-2230) piso Lírio TNG - piso Lírio EM BREVE Tommy Hilfiger (tel. 2672-3119) piso Lírio Youcom (tel. 3587-7370) piso Orquídea

Móveis e decoração Camicado (tel. 3587-8629/8631) piso Orquídea EM REFORMA Fast Frame - piso Orquídea EM BREVE Tok&Stok (tel. 3583-4650) piso Orquídea

Ótica Chilli Beans (tel. 2076-0545) piso Orquídea GrandVision by Fototica (tel. 2268-2137) piso Tulipa Fuel (quiosque) (tel. 96315-2443) piso Tulipa Mitani Ótica (tel. 2672-5043) piso Orquídea Occhialeria (tel. 2268-0630) piso Lírio Ótica Bliss (tel. 2643-4122) piso Lírio Ótica Dax (tel. 2076-1004) piso Orquídea Óticas Carol (tel. 2268-2705) piso Lírio Sunglass Hut (tel. 2671-2136) piso Tulipa Triton Eyewear (tel. 2268-2538) piso Tulipa Wanny Optical Sunglasses (tel. 2672-5033) piso Tulipa

Papelaria Papel Magia (tel. 2643-4205/4204) piso Orquídea PaperKing piso Orquídea EM BREVE

Perfumaria e cosméticos Adcos (tel. 2671-2535) piso Tulipa Anna Pegova (tel. 2671-2483/6058) piso Tulipa Contém 1G (tel. 3287-5284) piso Lírio Dermage (tel. 2076-0904) piso Orquídea Fragrance (tel. 2643-4430/4431) piso Lírio La Façon (tel. 2268-0357) piso Lírio L’Occitane (tel. 5083-4078) piso Tulipa L’Occitane Au Brésil (tel. 2671-0313) piso Orquídea M.A.C. (tel. 2268-0670) piso Lírio Mahogany (tel. 2076-0120) piso Tulipa Maybelline (quiosque) - piso Orquídea Natura - piso Tulipa O Boticário (tel. 2672-5466) piso Orquídea Quem Disse, Berenice? (tel. 2674-0566) piso Orquídea Sephora (tel. 2268-0925) piso Lírio The Body Shop (tel. 2643-4086) piso Tulipa Vbeauty - piso Tulipa Vult (quiosque) (tel. 99157-0738) - piso Tulipa

Presentes e souveniers Crazy4Cups (tel. 2671-9683) piso Tulipa FOM (tel. 2643-4373) piso Tulipa Imaginarium (tel. 2671-1705) piso Lírio Miniso (SAC. 3181-9074) piso Lírio

Saúde Clínica Oriental (tel. 2643-4540/4541) piso Lírio Doctor Feet (tel. 2676-2478/2673-0333) piso Tulipa Feet & Co. (tel. 2268-2350 / 2359 / 2488) piso Lírio GioLaser (tel. 2268-2114) piso Lírio

Serviços Engraxataria - piso Acácia Lavanderia 5àSec (tel. 2671-1254) piso Acácia Lotérica Anália Franco (tel. 2672-5113) piso Acácia Ophicina de Costura (tel. 2672-5026) piso Acácia SAC (tel. 2643-4520) Serviços do Futuro (tel. 2643-4037) piso Lírio Tato Serviços (tel. 2643-4064) piso Acácia Táxi Anália Franco (tel. 2671-4702) piso Acácia Via Fácil – Sem Parar (tel. 2076-1041) piso Acácia

Suplementos Corpo & Vida (tel. 2672-5059/2671-0856) piso Orquídea

Tabacaria Tabacaria Chaplin (tel. 2643-4340) piso Lírio

Telefonia Claro (tel. Central 1052) piso Orquídea Claro (quiosque) (tel. Central 1052) piso Orquídea Commcenter (tel. 2673-0254) piso Tulipa Nextel (tel. 94740-2210) piso Tulipa Oi (tel. Central 1057) piso Tulipa Tim (tel. 2671-0423) piso Orquídea Vivo (tel. Central 1058) piso Tulipa Yellowcom (tel. 2672-2784) piso Orquídea

Piso Lírio (superior) Piso Tulipa (intermediário) Piso Orquídea (intermediário) Piso Acácia (rua)

95


I N FÂ N C I A

16 meses de aleitamento materno

Os desafios, os medos e muito amor envolvido quando uma mãe decide manter o propósito de amamentar sua filha.

A

realização do aleitamento materno é algo que deve perdurar até dois anos ou mais, sendo um processo a ser incorporado pela mãe mediante sua fisiologia, necessidade, crença, filosofia, cultura, condição psicológica, dentre outros itens intensos e relevantes. Sempre acreditei no aleitamento materno e o defendi. Carrego essa bandeira encabeçando a ala das “mamães que acreditam no mamá”. Entretanto, quando minha filha nasceu, percebi que o acreditar e o defender estavam um pouco distantes do efetivar. Ali na sala de parto, Maitê foi para meu seio, sugou, sugou, sugou e ainda tinha fome. Eu sabia que o leite não desceria imediatamente, sabia que ainda era o colostro a descer. Sabia que ela tinha reservas para ficar muitas horas sem leite. Sabia também que era o meu leite o elixir que ela necessitava para dar continuidade ao seu processo de vinda ao mundo com saúde e vitalidade. Nesse momento os desafios e medos bateram em minha porta. Ouvi muitas opiniões, algumas sem muita empatia. Algumas enfermeiras da pediatria diziam que minha filha poderia estar com fome e que um “complementozinho” iria amenizar a necessidade dela, que assim ela iria dormir melhor.... Fui categórica em dizer não. Fomos para casa e em três dias o leite jorrou, desceu e procuramos ajuda de especialistas para nos ensinarem a pega correta. Algo difícil no início, mas que depois engrenou! Sensações

de arrepio, emoção, choros abafados e agradecimento surgiam todos os dias. Passavam madrugadas, olhos nos olhos, relação de amor e afetividade que vinham numa cachoeira de ocitocina: o hormônio do aleitamento e da vida. Sabia que daria meu elixir materno para minha filha por seis meses de forma exclusiva, sem água, chás, suquinhos, complementos desnecessários. Pela sorte que tenho de ter leite, sorte de ter sido firme nas minhas convicções e sorte de ter um pediatra que acredita na amamentação exclusiva, sem obstáculos. Bateram à porta, porém, os próximos desafios e medos: retorno ao trabalho após quatro meses e a necessidade de fazer o aleitamento exclusivo por seis. Mais uma vez, vesti a coragem e ordenhei, ordenhei, ordenhei, fazendo acontecer mais uma vez o que sempre acreditei. Ia trabalhar e Maitê mamava meu leite armazenado em potes. Aos 6 meses, Maitê começou a se alimentar lindamente, numa relação de amor e respeito aos alimentos saudáveis. Relação que perdura até hoje em seus 16 meses de vida. Se continuo com aleitamento? Sim! Até quando? Até quando nós duas decidirmos parar. Ninguém mais. Se atrapalha meu trabalho? Não. Nunca atrapalhou. Ela mama de manhã e de noite. O restante do dia come que nem gente grande! Mamadeira? Nunca pegou! E o amor? Cresce a cada dia transferido pelo meu elixir da vida.

Maria Grossi Machado é professora universitária, nutricionista e mãe de Maitê.

96


MEIO AMBIENTE

Da visão de risco para a de oportunidade Hoje, grupos empresariais entendem que a preocupação com a sustentabilidade pode apresentar resultados inclusive financeiros.

Q

uando recebi a incumbência de escrever este artigo, assomou, viva e clara, a imagem de uma das minhas primeiras intervenções como consultor de sustentabilidade. Já se vão 17 anos. À época, o termo utilizado para designar a atividade era responsabilidade social. E os líderes de empresas não faziam nenhuma questão de esconder que achavam o tema um assunto menor e sem qualquer conexão com os negócios. Um deles, presidente de uma corporação multinacional, interrompeu uma palestra que eu ministrava para a alta diretoria e me propôs, um tanto irritado, o que ele definiu como um desafio: “Convença-me de que isso faz bem para o meu negócio ou não temos por que seguir a conversa!” No início dos anos 2000, ainda se gastava muita energia para explicar os “porquês”. Líderes precisavam ser convencidos. Hoje, vive-se a era dos “comos”. A maioria das empresas realmente sérias já compreende – embora nem sempre consiga medir precisamente – boa parte dos ganhos decorrentes da sustentabilidade. O que mudou em pouco mais de uma década? Cresceu a consciência de que o quadro de esgotamento de recursos naturais e de aquecimento global afeta a perenidade dos negócios. Mas mudou também, ainda que de modo não uniforme, a noção que tratava sustentabilidade como um pedágio contra riscos – em seu lugar emergiu uma outra, baseada na ideia de que, bem cuidado, o conceito representa um vetor de oportunidades.

Em pesquisa divulgada pelo Boston Consulting Group, junto com a MIT Sloan Management Review, confirma essa nova mentalidade. Cerca de 40% dos 2,6 mil executivos entrevistados admitem que a sustentabilidade melhora a reputação da marca e 29% que ela influência a inovação de produtos. Ainda segundo o estudo, denominado The Innovation Bottom Line, para 26% dos gestores o conceito favorece a percepção de boa gestão; para 22% reduz custos de energia; e também para 22% aumenta a competitividade. Afinal, os relatórios de sustentabilidade estão aí para ratificar o que há muito já se sabe. Itens como redução do uso de energia, insumos e materiais apresentam resultados tangíveis para o caixa. E embora não se disponha de estudos conclusivos sobre reputação, atração e retenção de talentos, profissionais de Comunicação e Recursos Humanos não têm dúvidas de que empresas preocupadas com sustentabilidade são melhor vistas pela sociedade, pelos jovens profissionais e pelos colaboradores, entre outras razões porque são percebidas como mais conectivas, sólidas e prósperas. Claro é que a mudança na direção de um modelo mais sustentável implica, para alguns segmentos, custos iniciais com equipamentos e novas tecnologias. Serão mais competitivas, no entanto, as empresas que tratarem esses custos como investimento em inovação e não despesas operacionais.

Ricardo Voltolini é diretor-presidente da consultoria de sustentabilidade empresarial Ideia Sustentável.

97


TRENDS por: Redação

Ultra Violet

Pink Yarrow

A zul Niagara

CORES DA PRIMAVERA

S

Um violeta vivo, um pink vibrante e um azul versátil são tons que dominarão a estação mais colorida do ano.

e você acompanha o Blog do Anália, deve estar super por dentro da cor do ano: a Ultra Violet. Referência mundial em controle e especificação de cores, a Pantone costuma ditar quais são os tons que fazem a cabeça dos fashionistas. Todo ano, uma cor é eleita como principal aposta. E não tem erro: é a cor que costuma arrasar nas passarelas. O Ultra Violet é um roxo resultando do azul-escuro. Uma cor complexa, contemplativa e para ser usada com muita criatividade.

98

Para a primavera,entretanto, há dois outros tons marcando os desfiles. O primeiro é o Pink Yarrow, um rosa vibrante, alegre e cheio de atitude. Já o segundo, o Azul Niagara, é um tom de azul versátil bastante semelhante ao jeans. Ambas prometem bombar com o subir das temperaturas! Se você preferir algo mais seguro, a paleta clássica de cores da primavera continua: tons terrosos combinam com tudo. Por isso, você pode apostar no bege, marrom, cobre e vermelho telha. Eles nunca serão equívocos.

Fotos: Reprodução; Ilustração: Deposiphotos




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.