Revista Analia 19

Page 1

Perfil

AS FACES DO PALHAÇO

MARCELO LUJAN

OUTONO-INVERNO

Paixão

CIGANA SOBREPOSIÇÃO DE PEÇAS ACRESCENTA AO CHARME DA ESTAÇÃO

Vem de bike! AS HISTÓRIAS DE QUEM ENCARA SÃO PAULO EM DUAS RODAS

MODA: MASCULINO | KIDS | MAKE-UP


cAlÇADoS, roupAS E AcESSÓrioS Shopping AnáliA FrAnco | São pAulo - Sp BuEnoS AirES

cAnnES

lAS VEgAS

MiAMi

orlAnDo

punTA DEl ESTE

550 LOJAS - 18 PAÍSES

rio DE JAnEiro

SAnTiAgo

São pAulo


@carmensteffens CarmenSteffensOnline

Carmen Steffens


REDESCOBRINDO O SEU REDOR Pequenas mudanças – de rotina, de costumes, de posturas – conduzem a novos aprendizados, novas experiências. Optar pela bicicleta em São Paulo não é, sempre, um manifesto pela mobilidade na maior cidade da América Latina. Ainda que somente aos fins de semana, para o lazer ou para vir ao Shopping Anália Franco, tirar a bike da garagem pode ser abrir-se para um novo jeito de encarar a região onde se habita. É o que se pode compreender com os relatos de ciclistas aqui do Tatuapé, coletados pela competente Fernanda Patrocínio e fotografados por Bia Ferrer para a reportagem especial desta edição. Outra leitura imperdível é o perfil de Marcelo Lujan. O argentino é o intérprete do palhaço Marcelino e, junto ao ator Domingos Montagner – que também era palhaço –, fundou o circo Zanni em 2003. Lujan conta sobre sua vida e suas inspirações artísticas, além de comentar sobre a perda de Montagner, falecido no ano passado. O perfil é acompanhado de um sensível e lúdico ensaio fotográfico assinado por Marcus Steinmeyer. Como não poderia deixar de ser, a moda é o centro desta edição da revista Anália. Com as vitrines do Shopping já prontas para o inverno, trouxemos para você as principais tendências da estação em dois editoriais. O primeiro monta looks com inspiração cigana, enquanto o segundo, assumindo um estilo urbano, explora estampas e patches descontraídos. Aproveite a vida! Editores revista Anália

pg. 89

pg. 89

Confira nesta edição: Camisola Fruit de la Passion; óculos Mitani; bolsa Victor Hugo; anel Monte Carlo; mochila Hot Water; difusor M.Martan; legging Track & Field; vestido PUC.

pg. 90

pg. 88

pg. 61

Leia a revista na versão para tablets disponível nas lojas virtuais

4

pg. 86

pg. 90

pg. 93


PUBLIEDITORIAL

Carmen Steffens OutOnO invernO 2017 ATiTudE, GlAmOur E BrilhO dEfiNEm O iNvErNO dA GrifE

A

mulher contemporânea entra em cena e sua personalidade marcante inspira criatividade. Enquanto lá fora as temperaturas começam a cair, para nós a estação é quente! A trend Funny nos traz de volta no tempo, resgatando a alegria dos anos 90 e com pegada divertida, imprimimos nosso estilo nos jeans, patches e apliques. Brilhos e texturas não podem faltar e para compor o visual, bolsas em formatos variados. No melhor estilo vestida para matar nos inspiramos na trend Sexy Gothic trazendo transparências e muito preto. O contraponto vem das peças românticas misturadas ao estilo militar. O veludo molhado também é destaque. Nos pés, coturnos e solas tratoradas. Brilhe muito com a trend Golden Power. Tons metalizados vem com força total e proporcionam sensualidade única. Glamour, elegância e muito luxo para a mulher Carmen Steffens sentir-se cruzando o tapete vermelho. Opulência em pedrarias, bordados e peças cortadas a laser. O despojamento do street wear e suas influências do esporte e elementos funcionais vêm impresso nas peças da linha Sporty Future. Conforto é obrigatório e o minimalismo surge para dar o um toque moderno. Tecidos tecnológicos, vernizes, metalizados e metalassês invadem as ruas. A trend Boho Dream traz consigo franjas e artigos com acabamentos acamurçados e, assim como os tons terrosos, remetem ao estilo folk. Pitadas de floral e animal print não poderiam ficar de fora. Bordados e tranças marcam presença e botas são adornadas por detalhes em pedrarias.

Franjas, patches e apliques, riqueza em detalhes, print de onça, acabamentos metalizados, tiras, tênis bolsas com formatos diferenciados, ribanas.


Sumário Anália to her

28 Seleção Anália A PRATICIDADE DAS MICROBAGS

30 Mulher de fases

VOCÊ, COR-DE-ROSA

32 Passarela OS ESSENCIAIS PARA O SEU INVERNO

34 Moda ESTAMPAS SELVAGENS 36 Make-up UM OLHAR MARCANTE 38 Nova mulher APADRINHAMENTO AFETIVO

Anália to him

60 Toys and man ITENS UTILITÁRIOS PARA O DIA A DIA

62 Homem de estilo JEANS E SARJAS EM DESTAQUE

64 Vaidade PRODUTOS PARA CUIDAR DA SUA BELEZA

66 Novo homem

O QUE É SER HOMEM HOJE?

40

Gipsy

O ESTILO CIGANO DÁ O TOM DO INVERNO 6


48

Urbana

ESTAMPAS DEIXAM A ESTAÇÃO MAIS CASUAL E DIVERTIDA

Superintendente: João Fernandes Gerente de marketing: Fabíola Soares Coordenadora de marketing: Marcelle Naguib Publisher: Ivan Zumalde Editora executiva: Susanne Sassaki Editor de arte: Angelo Asson Editor: Tiago Mota Designer: Murilo Mendes Analista de inovação: João Gontijo Fotógrafos: Ariana Lima, Bia Ferrer/Visual Content, Gabriel Bertoncel, Lucas Fonseca, Marcus Steinmeyer, Rogério Alonso e Victor Hugo Stylist: Drica Cruz Produtoras de moda: Sofia Daguano e Vanessa Martinez Repórteres convidados: André Silva, Bianca Castanho, Camilla Cardoso, Fernanda Patrocinio e Vinícius Guidini Ilustradores: Caco Galhardo e Kata Tirczka Maquiadores: Liege Wisniewski e Rafael Capello Modelos: Camilla Finn (Allure) e Deise Nicolau (Joy) Videomaker: Rafael Fasrah Tratamento de imagem: WMFusion Revisão: Ana Maria Barbosa e Isabela de Paula Colaboraram nesta edição: Guilherme Sanches, Marcelo Cucatti, Marianna Straccialini e Max Araujo Concepção editorial e projeto gráfico: Editora mymag Impressão: Plural | Tiragem: 25.000 exemplares / abril 2017 Para anunciar: anuncie@editoramymag.com.br | tels.: 3456.2010 / 3456.2012 Para falar com a redação: revistaanalia@shoppinganaliafranco.com.br | tel: 3456.2010

Eu amo Anália

12 Por dentro AS NOTÍCIAS DO ANÁLIA 14 Meu bairro TATUAPÉ BLACK PANTHERS

Perfil

16 O palhaço MARCELO LUJAN

Especial

PREÇOS DOS PRODUTOS: Os produtos citados na publicação podem se esgotar nas lojas físicas ou ainda permanecerem disponíveis somente nas lojas virtuais das respectivas marcas. Os valores mencionados podem sofrer alterações.

20 Vem de bike HISTÓRIAS DOS CICLISTAS DA REGIÃO

Nossos prazeres

68 Volta ao mundo A VIDA CULTURAL DE MADRI

74 Paladar UM MUNDO DE SABORES 78 Lá em casa HOME OFFICE 80 Tecnologia ENTENDENDO MELHOR SOBRE TV 82 Divirta-se CINEMA, MÚSICA E LITERATURA

Colunistas

96 Para lidar com a birra dos filhos 97 Amor em tempos de App

Vitrine

86 Presentes para todos os gostos 94 Lojas & serviços

A revista Anália não se responsabiliza pelas opiniões expressas e posicionamento de seus entrevistados, ou qualquer material publicitário ou comercial, estes de inteira responsabilidade dos anunciantes. O conteúdo é de propriedade da revista e não pode ser reproduzido ou copiado sem prévia autorização. As peças, assim como mostradas nesta revista, são meramente ilustrativas e podem não corresponder exatamente às vendidas nas lojas, devido a uma possível variação de tecidos e cores. Exemplares de distribuição gratuita. Proibida a venda.

mymag | A editora mymag é uma empresa amiga da criança

editora

A revista ANÁLIA é uma publicação customizada da Editora mymag para o SHOPPING ANÁLIA FRANCO. Os artigos contidos nesta edição representam as opiniões de seus autores e não são de responsabilidade dos editores. Endereço: Rua Simão Álvares, 104 - Pinheiros - São Paulo/SP editoramymag.com.br / mymag.com.br


GENTE

QUEM FREQUENTA

Gente que ama o Anália

*** fotos Victor Hugo / E29

SEJA PARA TOMAR UM CAFÉ, REENCONTRAR AMIGOS OU SABOREAR UM SORVETE, AQUI É O MELHOR LUGAR

1

2

3 1

Da esquerda para a direita, as amigas Ludmilla Gonzales, Nivea Wild, Neli Anjos e Kátia Coregio se reencontraram para um descontraído almoço.

2

Ana Clara Nosari, de onze anos, veio curtir com a família a exposição Arte Mágica em 3D, que esteve no Anália ao longo de fevereiro.

4

3

Jhonatan de Santos e Raquel Mendes escolheram o Anália para um tradicional passeio de namorados: pegar um cineminha e dividir um sorvete.

5

4

As professoras e amigas Ana Cristina Lemos (esq.) e Marisa de Grano Vieira vieram tomar um café no intervalo entre uma aula e outra.

5

Mais uma bela família passando a tarde pelos corredores do Shopping Anália Franco: Cristiane Bogonha e Ricado Chin com a filha, a pequena Lara Lin.

6

Adilson Martins é o menos tímido dentre seu grupo de amigos. Ele e os “parças” estavam no shopping para dar “uma pausa” no trabalho.

8

6


www.multiplan.com.br facebook.com/MultiplanOficial Informações: (21) 3031-5404 e (11) 4573-1700


VOCÊ ANÁLIA

GENTE QUE ACONTECE

*** fotos Victor Hugo / E29

O nosso segundo lar PARA COMEMORAR OS DEZOITO ANOS DO ANÁLIA, CONHEÇA ALGUMAS HISTÓRIAS DE QUEM VIVE O SHOPPING ANÁLIA FRANCO

Como eu era antes do Anália

Com nove anos de casa, a cabeleireira Jack Oliveira, do Studio W, já observou muitas das mudanças pelas quais passou o Anália. Mas para ela, basta olhar para dentro para perceber o impacto deste lugar. “Trabalhar aqui foi um grande crescimento para mim”, comenta acompanhada de seu largo sorriso. Jack começou a trabalhar como cabeleireira aos onze anos no Itaim Paulista, bairro onde nasceu e foi criada. Aos 22 anos, entrou para o time do Studio W. “Aqui conheci, entre clientes e colegas, gente com uma origem parecida com a minha, mas que também conseguiu ter ascensão profissional”, reflete.

10


Diz que estou no shopping

“Eu só não digo que o Anália é o meu lugar favorito no mundo, porque eu amo muito a Disney. Então, se eu não estiver na Disney, eu estou aqui!”, brincou a técnica de processamento de dados Danila Mota. Ela e sua mãe, Rita de Cássia Mota, frequentam o shopping pelo menos três vezes por semana. “A gente faz tudo do dia a dia aqui, e até quando não tem nada para fazer, é aqui que estamos”, comenta Rita.

Desde o princípio Ricardo Sérgio Simões, engenheiro, e Erika Becaro Simões, dentista, são casados há 26 anos. Não seria exagero dizer que boa parte dos últimos dezoito anos se passou nos corredores do shopping. O casal esteve aqui pela primeira vez na inauguração do Anália e, desde então, prestigiam o local com sua presença quase que diariamente. Aliás, Erika até chegou a trocar sua agência do banco para cá. “Meu consultório fica aqui perto, na R. Pantojo”, comenta Erika que, pela proximidade, almoça aqui frequentemente.

Mister Simpatia Milton Rabbath mora há 22 anos no Tatuapé. O simpático senhor já estava na região quando o Anália foi inaugurado em 1999. “Eu vi o shopping ser construído e crescer”, recorda-se. “E todo esse crescimento do shopping também transformou a região, trazendo mais comércio, mais edifícios, mais investimentos.” Dezoito anos depois, Milton se tornou uma figura conhecida e querida entre funcionários e lojistas. “Tem uma farmácia bem perto da minha casa, mas eu venho de carro até aqui quando preciso de um remédio”, confessa sorrindo.

11


POR DENTRO

NOTÍCIAS DO ANÁLIA

*** por Redação

NOVIDADES ´ DO ANALIA

Rene Martins

SHOPPING ANÁLIA FRANCO RECEBE NOVAS LOJAS NO UNIVERSO DA MODA E DA GASTRONOMIA

Não deixe de acompanhar! site: shoppinganaliafranco.com.br blog: blogdoanalia.shoppinganaliafranco.com.br facebook: facebook.com/shoppinganaliafranco twitter: twitter.com/analiafranco instagram: instagram.com/analiafranco

12

Futuras mamães já podem contar com um espaço dedicado a elas aqui no Anália. A loja Maria Barriga é especialista em moda gestante e veio ao shopping para atender as grávidas contemporâneas, antenadas com a moda, que gostam de se vestir com elegância e conforto. Também foi inaugurada a loja Lucy in The Sky e, em breve, a Dress Us, direcionadas a mulheres modernas. No ramo gastronômico, a Ofner também abre loja no Anália, além de seu já famoso quiosque no shopping. Bolos, sorvetes e aquele cafezinho delicioso tornaram a Ofner reconhecida nacionalmente. Falando em café, a Nespresso – que também já tinha um quiosque no shopping – inaugura outra loja para os fãs de cafeína.


ROLOU NO BLOG

DE CARA NOVA! BLOG DO ANÁLIA COMEMORA UM ANO NO AR COM NOVO VISUAL E NOVAS SESSÕES

Para a criançada EVENTO PROMETE ESTIMULAR CRIANÇAS A PINTAR E SE DIVERTIR

A Praça de Eventos do Anália recebe a divertida Casa Crayola em abril. Para crianças de até doze anos de idade, a programação envolve pintura de calçadas e desenhos nas paredes. A Crayola fornece canetinhas, lápis de colorir, gizes de cera e tintas coloridas. Dentre os produtos disponíveis na atração estão as canetinhas Color Wonder: sua tinta só reage a um papel especial, evitando, assim, as manchas nas roupas dos pequenos. O evento acontecerá entre os dias 4 e 23 de abril, de domingo a sexta, das 13h às 20h30, e aos sábados e feriados, das 10h às 20h30.

Ainda mais bela

em destaque, você também poderá navegar pelos nossos diversos assuntos: cinema, entretenimento, turismo, gastronomia e, é claro, muita moda. Fique atento a estas novidades e compartilhe a página com seus amigos!

Glamurosa

fotos: Divulgação Anália Franco

O Anália é um oásis para quem ama as novidades em make-up, perfumaria e cosméticos. E, a partir de abril, o shopping conta com mais um espaço dedicado ao universo da beleza. A Riachuelo inaugura em sua loja por aqui o espaço Fashion Beauty. As melhores marcas de perfumes e as últimas novidades e tendências em maquiagem e cosméticos em um só lugar. Venha conferir!

Se você quiser ficar por dentro de todas as novidades do Shopping Anália Franco, o Blog do Anália é o lugar. E, para comemorar um ano de atividades, em breve estará no ar sua versão repaginada. Além das notícias do Anália

Bom apetite e bom som Que tal curtir o happy hour ou um jantar no Anália com boa música de fundo? Todas as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, um músico estará aqui na praça de alimentação apresentando sucessos do pop, do rock e da MPB. Venha com seus amigos! Escreva pra gente: Avenida Regente Feijó, 1739 - Tatuapé, São Paulo - SP, CEP: 03342-000, sac@shoppinganaliafranco.com.br ou revistaanalia@shoppinganaliafranco.com.br

Escaneie este código com seu celular para acessar o post.

Patrícia Zen é uma frequentadora de carteirinha do Shopping Anália Franco. Superantenada, a jornalista especializada em moda também faz muito sucesso no Instagram com seu perfil @glamourdejour. São mais de 112 mil seguidores que acompanham sua rotina e suas dicas de looks. E, agora, Pat Zen também faz parte da equipe de colaboradores do Blog do Anália. Sempre às quartas-feiras, ela traz as últimas tendências das principais passarelas do mundo e ainda ensina como aplicá-las no dia a dia.

GREENERY É A COR DE 2017!

A FORMA MAIS FÁCIL DE COMBINAR ESSE TOM DE VERDE É COM TONS PASTEL E NEUTROS. APROVEITE AS PEÇAS EM ROSA E AZUL-CLARO QUE VOCÊ COMPROU NO ANO ANTERIOR – ELAS COMBINAM PERFEITAMENTE.

13


MEU BAIRRO

FUTEBOL AMERICANO

*** por Redação

TOUCH DOWN!

TIME DE FUTEBOL AMERICANO TATUAPÉ BLACK PANTHERS É O REPRESENTANTE DA REGIÃO NO CAMPEONATO PAULISTA DA MODALIDADE

O futebol americano é uma supermáquina de entretenimento nos Estados Unidos, e seus bons resultados começam a se espalhar pelos continentes. A cada ano, o esporte atrai mais fãs brasileiros. De 2014 para 2015, a audiência tupiniquim aumentou em 40%. Novos times da modalidade “pipocam” pelo país. Um exemplo disso está no Tatuapé, com os Black Panthers. O time da região foi fundado em outubro de 2016 por um grupo de quinze atletas. Um deles é Leonardo Mellace (24), o atual head coach da equipe. Leonardo pratica e trabalha com futebol americano desde 2012. A principal competição da temporada de 2017 para os Black Panthers é a Copa São Paulo de Futebol Americano, organizada pela Federação de Futebol Americano de São Paulo (Fepasp).

Em 19 de março, o Black Panthers perdeu para o Jundiaí Flag Football por 32x23.

Eu posso participar?

No dia 18 de fevereiro, o time promoveu a sua primeira seletiva do ano. “Eu tinha 110 candidatos”, narra Leonardo. “Destes, posso dizer que metade já conhecia o esporte, mas nunca praticou ou treinou antes.” Este perfil geral dos candidatos expressa a condição do futebol americano no país: predominantemente amador. Embora o Panthers tenha algumas empresas apoiadoras e parceiras, não há condições, ainda, de se pagar salários aos jogadores e outros profissionais. Para bancar os custos das competições, cada membro da equipe contribui mensalmente com vinte reais. Mas há um lado bom nisso: qualquer pessoa pode começar a praticar o esporte. “A principal intenção de qualquer time brasileiro, hoje, é propagar o esporte”, conta Leonardo. “Com

14

isso, podemos muito bem formar novos jogadores.” E não se preocupe se você tem ou não o biotipo para isso: “É um esporte muito diverso. Na nossa seleção, entraram pessoas de 130 e de 55 quilos”, comenta Leonardo. No início do ano, eram 25 os atletas do time. Depois da seleção, o número subiu para oitenta. Mas a quantidade pode cair ao longo do tempo. Leonardo conta que há muitas desistências no caminho e, para garantir a temporada, é preciso inscrever muita gente. Por isso mesmo o Black Panthers fará outra seletiva em junho. Enquanto esperam por ela, Leonardo convida os simpatizantes a assistirem os treinos semanais do time.

Tatuapé Black Panthers Treinos aos sábados, das 14h às 17h30, no campo 4 do Ceret (próximo à Administração). Contato: tatuapeblackpanthers@gmail.com ou facebook.com/tatuapeblackpanthers


Perfil

16



As travessias do

PALHAÇO DE RÍO CUARTO A SÃO PAULO: A HISTÓRIA DE MARCELO LUJAN, O ARTISTA QUE DÁ VIDA AO PALHAÇO MARCELINO PEINE FINO, UMA DAS MARCAS REGISTRADAS DO CIRCO ZANNI

I

*** por Fernanda Patrocinio fotos Marcus Steinmeyer

mpossível falar de mim sem falar do meu palhaço”,

entrega Marcelo Lujan, quarenta anos, palhaço há 23 e um dos donos dos circos Zanni e Amarillo. Conversar com Lujan é também ter uma aula sobre as diferentes linguagens dentro da arte circense, que demanda estudo e aproximação do público, sempre. De camiseta e bermuda pretas, tênis e de óculos de grau, o palhaço é facilmente reconhecido pelo seu cabelo grisalho penteado para cima e pelo olhar forte e emotivo que Lujan carrega. Ele pediu um café expresso para começar a conversa com a Revista Anália. Com o perfume do grão fresco moído, narrou a história de seu palhaço Marcelino Peine Fino e da aproximação com o circo, que começou lá na Argentina...

17


O DOMINGOS [MONTAGNER] ERA MEU IRMÃO. SE VIVO, ELE ESTARIA AQUI CONOSCO, CONVERSANDO SOBRE COMO CONQUISTAMOS O ESPAÇO COM O CIRCO ZANNI.

Sonho conquistado

Lujan nasceu em Río Cuarto, ao sul de Córdoba, na Argentina – na mesma cidade também nasceu o circo Amarillo, em 1997, uma parceria entre Marcelo Lujan e Pablo Nordio. “Carrego uma bagagem de várias linguagens artísticas, gestada na minha cidade natal. Aos dezessete anos, comecei a viajar para aprender mais sobre artes performáticas”, conta Lujan. Nessa época, ele era artista plástico e costumava fazer exposições em galerias de arte. “Sentia que ficava muito distante do público e eu precisava do contrário: da aproximação”, comenta. Ele se interessava por movimentos artísticos como o Impressionismo e o Expressionismo até que surgiu o movimento Pop Art, que lhe deu um estalo. “Aquilo era a arte no corpo e o corpo na arte. Foi quando me aprofundei no estudo de performances e comecei a trabalhar em boates noturnas”, conta ele, que também é músico. A música foi a primeira arte na vida de Marcelo Lujan. Aos sete anos, ele ganhou um violão dos pais e passou a ter aulas em uma escola de artes de Río Cuarto. Nessa época, costumava pintar e desenhar também. Mais tarde, formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Nacional de Córdoba. “Meus pais nunca disseram não para arte em casa. Eu sempre estive conectado à música, cheguei até tocar em bandas,” explica Lujan. “Nunca tive um trabalho convencional”, relembra. A aproximação com o universo circense se deu pelo contato com os malabares, arte que Lujan considera a “porta para o circo” em sua vida. A vontade de se apresentar para diferentes públicos e aprender mais fez com que Lujan e Nordio viajassem pelo Brasil com o circo Amarillo, passando por Santa Catarina, Bahia, Ceará... ideia era se apresentar em toda a América do Sul. “Foi assim que descobri que minha arte tinha o poder de me levar a diferentes locais.” Em 2002, a dupla chegou a São Paulo para participar de uma convenção de artistas de circo, organizada por Emiliano Pedro, do grupo Circodélico. “Tínhamos uma boa bagagem, e o circo Amarillo acabou se tornando referência na cidade, que naquela época não tinha muitos grupos alternativos”, comenta Lujan.

18

Os espetáculos do Amarillo contavam com música, acrobacias e malabarismos – tudo conduzido pelos dois palhaços argentinos. “Conhecemos muita gente nessa época, como a Bel Toledo, que nos acolheu e produziu nossos espetáculos, o Domingos Montagner e o Fernando Sampaio, do grupo La Mínima, que são nossos padrinhos”, pontua Lujan. “Se sou o artista que sou hoje é por causa do Domingos e do Fernando, que me ensinaram o caminho para consolidar minha carreira artística.” Os quatro palhaços excêntricos – Lujan, Nordio, Montagner e Sampaio; ou melhor, Pablo, Marcelino, Agenor e Padoca – montaram o circo Zanni, em 2003. Juntamente com mais cinco investidores, cada um deles desembolsou cinco mil reais e adquiriram a lona para o circo. “O Zanni é um sonho conquistado”, sintetiza o argentino. Com o circo, eles passaram a se apresentar também com outros artistas. “Tivemos muito sucesso no começo do circo. Foi quando eu decidi que não iria embora de São Paulo. Gosto muito da cidade, das pessoas e seu jeito de trabalhar. Encontrei meu lugar no mundo”, explica Lujan.


O circo Zanni começou, em 2003, na Rodovia Raposo Tavares, depois migrou para o bairro da Lapa. A primeira temporada aconteceu em Boiçucanga, no litoral, em 2004. Depois o circo foi para São Paulo e, desde então, o Zanni nunca mais parou. Marcelo Lujan é o responsável musical e assinou com o ator Domingos Montagner a concepção e a direção artísticas, Pablo Nordio é o diretor técnico e Fernando Sampaio é o responsável administrativo. Hoje, a trupe toda do circo Zanni conta com quinze pessoas.

Irmãos de picadeiro

É impossível falar do circo Zanni sem recordar Domingos Montagner, palhaço, ator e parceiro criativo de Lujan, que faleceu vítima de afogamento em setembro de 2016. “Para mim, é ainda muito forte falar sobre o Domingos, pois ele partiu há pouco. Mas, ao mesmo tempo, é importante”, confessa Lujan. “O Domingos era meu irmão. Se vivo, ele estaria aqui conosco, conversando sobre como conquistamos o espaço com o circo Zanni”, resume, imaginando o palhaço de olhar doce, enquanto tomava um gole de seu café expresso. O encontro entre o circo Amarillo e o grupo La Mínima aconteceu após muitas pessoas indicarem um grupo ao outro, sem que eles se conhecessem. “Estava em Cariri [Ceará] quando me falaram sobre o La Mínima. Quando chegamos a São Paulo, pudemos ver os trabalhos uns dos outros e foi amor à primeira vista”, recorda. A parceria durou catorze anos. Discutir, incentivar e criticar ideias novas e números executados faziam parte da rotina. Ou melhor, ainda fazem parte. “É sempre necessário muita pesquisa, assim como a sensibilidade para conseguir ler as reações do público”, comenta. O palhaço interpretado por Marcelo se chama Marcelino Peine Fino (Marcelino Pente Fino, em tradução livre). Ele é uma mescla de músico, equilibrista e ator – multi-instrumentista, Marcelino cativa pelo olhar forte, humor inteligente e variadas linguagens em sua apresentação. Lujan é esbelto, tem cerca de 1,65 m e seu personagem usa roupas tamanho GG. A maquiagem não tem exageros, mas o nariz vermelho e os olhos grandes estão lá juntamente com os cabelos ora desgrenhados, ora arrepiados. “A maquiagem é importante. Seja uma plateia de cem seja de mil, as pessoas precisam ver as expressões que fazemos, pois fazem parte do espetáculo”, ensina. Quando pensou na composição de Marcelino, a proposta de Lujan era a elevação do conceito de arquétipo. “O palhaço carrega muito preconceito. As pessoas se xingam de palhaço. Quando você fala que é de circo, imaginam um indivíduo marginalizado ou ladrão”, explica o argentino. A parceria com Montagner o ajudou a refletir sobre a figura do louco que é o palhaço: a máscara usada, a maquiagem, o que é dito e representado. “Domingos vinha do teatro e eu, da música. Essa mistura nos ajudava a ter uma visão ampla para entender o circo e o palhaço, assim como os tipos de palhaços e a quebra de certos padrões e mesmo o preconceito”, conta.

19


20


Especial

DUAS PRAZER SOBRERODAS AS HISTÓRIAS DE CICLISTAS, EXPERIENTES E NOVATOS, QUE VIVEM E PEDALAM EM SÃO PAULO. FICA O DESAFIO: VOCÊ JÁ PENSOU EM PEDALAR TAMBÉM?

21


O recomeço

Renata Falzoni, 63 anos, é jornalista e uma das maiores entusiastas da bicicleta no Brasil. Foi ela quem criou a categoria bike repórter, e suas reportagens sobre duas rodas foram televisionadas pela ESPN e pelo Canal 21. “Trabalho para as pessoas pedalarem”, afirma ela. Falzoni é a fundadora do Night Bikers, grupo de pedal coletivo que surgiu em meados dos anos 1980. Apesar de contar, atualmente, com eventos esporádicos, o grupo foi o influenciador para a existência de outras dezenas de associações de pedais coletivos em São Paulo e em outras cidades brasileiras. “Tudo começou na época de estudante. Costumava ir à faculdade de bicicleta – ia até mesmo aos bares depois da aula com a bicicleta”, conta. Foi assim que outras pessoas se animaram com ela e passaram a andar juntos por São Paulo. “Pedalar é bom, pois quando

você tem um problema e monta na sua bike, parece que oxigena e você consegue ver algumas soluções”, comenta Falzoni. “Comecei a andar de bicicleta em grupo há seis meses, devido a um problema de saúde, mais precisamente, de ordem respiratória. Fiz a cirurgia bariátrica e precisava praticar algum esporte que eu gostasse. Escolhi a bicicleta”, conta Judite Lima, 48 anos, representante comercial. “Logo percebi meu aumento de resistência e força, fiz amigos. Foi perfeito”, completa ela, que ainda faz academia. Judite tinha o costume de andar de bicicleta por lazer até os dezessete anos, mas parou. Engana-se, porém, quem pensa que ela é café com leite: motivada pela adrenalina, é considerada uma ciclista de nível intermediário, ou seja, costuma pedalar entre 25 e 30 km/h – o iniciante pedala entre 13 e 15km/h e o hard (o

P

SÃO PAULO TEM

498,3 quilômetros DE VIAS COM TRATAMENTO CICLOVIÁRIO PERMANENTE.

*** por Fernanda Patrocínio fotos Bia Ferrer Visual Content

NEUS CALIBRADOS, FREIOS CHECADOS E CAPACETE. SUBIU NO SELIM, SE EQUILIBROU E O PEDIVELA GIRA INFINITAS VEZES A PARTIR DE ENTÃO. VENTO NO ROSTO E SÃO PAULO SOB NOVOS ÂNGULOS SÃO A RECOMPENSA. DAR AS PRIMEIRAS PEDALADAS RUMO A UMA NOVA VIDA. PARA ALGUNS, ANDAR DE BICICLETA TRAZ A MAGIA NOSTÁLGICA DA INFÂNCIA. PARA OUTROS, A “MAGRELA” É SINÔNIMO DE SAÚDE E NOVAS FORMAS DE VIVER A CIDADE. O CRESCIMENTO DE CICLOFAIXAS, BICICLETÁRIOS E GRUPOS DE PEDAL INCENTIVAM ADULTOS A VOLTAREM A SE AVENTURAR ANDANDO SOBRE DUAS RODAS. NÃO POR ACASO, A CAPITAL PAULISTA CONTA COM 498,3 QUILÔMETROS DE VIAS COM TRATAMENTO CICLOVIÁRIO PERMANENTE, SEGUNDO A CET.

22


sonho da representante comercial), entre 40 e 60km/h. Além disso, ela enfrenta rodovias e estradas de terra, sob sol e sob chuva. Judite Lima praticou tênis por um ano, mas se encontrou andando de bicicleta. Desde a cirurgia bariátrica e após começar a praticar esportes ela já perdeu cerca de 50 quilos. “Além de mim, há outras pessoas no grupo Tatuapé Pedal que fizeram a cirurgia ou que começaram para perder peso. No meu caso, um mês depois eu já notava a diferença no meu corpo. Se tivesse começado no esporte antes, talvez eu até não tivesse precisado da cirurgia”, confessa a representante comercial. Judite se submeteu à cirurgia há dois anos e pedala há seis meses, três vezes por semana. Estar sob duas rodas para refletir também é um costume de Luís Fernando Rizzo, 37 anos. Ele é engenheiro civil e pedala quando tem algum problema para ser solucionado. Após um

período de sedentarismo, Rizzo percebeu que precisava voltar a praticar algum exercício e escolheu a bicicleta. “Comecei a participar do grupo Tatuapé Pedal há um ano. É muito gostoso, pois todos os ciclistas são muito animados ali. Até na chuva a gente se diverte”, conta ele. Rizzo acabou servindo de influência para a noiva, que hoje pedala no grupo também.

Sempre cabe mais um

Além da noiva, Rizzo convenceu o irmão e três amigos a pedalarem. “Antes eu somente jogava futebol. Agora, com as pedaladas, percebo que durmo e me alimento melhor”, conta o engenheiro civil morador do Parque Novo Mundo. São Paulo tem dezenas de grupos de pedaladas espalhados pela cidade: na Zona Leste, o Pedal Tatuapé é um dos grupos de maior prestígio

23


SÃO PAULO CONTA COM:

468 km de ciclovias e ciclofaixas 30,3 km de ciclorrotas 4,5 km de calçadas compartilhadas 96 estações de bicicletas públicas (quase mil bicicletas disponibilizadas para a população.)

24

devido aos rigorosos cuidados com segurança que tem o empresário e idealizador do grupo, Fabio Petrillo, 38 anos. O grupo surgiu há três anos, quando Petrillo abriu uma loja especializada em bicicletas no Tatuapé. “Alguns clientes compravam as bicicletas e tinham medo de andar sozinhos. O nosso objetivo é pedalar em grupo e de maneira segura, pensando no bem de todos”, comenta o empresário. A ideia do grupo de pedalada surgiu antes mesmo da existência da loja: o empresário é também conselheiro do Sport Club Corinthians Paulista, no Departamento de Esportes Terrestres, e dentro da instituição criou o Pedala Corinthians. A iniciativa se expandiu, ultrapassou os muros do Parque São Jorge e hoje o grupo é maior – no Pedal Tatuapé há corintianos, são-paulinos, santistas, palmeirenses... ciclistas apaixonados por diferentes times. “O grupo acaba funcionando como átomo, pois há diferentes arranjos e em variadas quantidades. Uma coisa legal é que independentemente do grupo, as pessoas se organizam para fazer pedaladas coletivas nos fins de semana, por exemplo. Então, no grupo,

duas características se destacam: a noção de união com o coletivo e a autonomia de pedalar além do grupo”, explica Petrillo. Além de atender aos clientes que tinham receio em andar de bicicleta por São Paulo, Petrillo conta que sua vontade de perder peso também o motivou na empreitada. “Antes de a loja existir, eu já tinha um grupo de pedal. Eu queria emagrecer e perguntei entre os amigos quem queria pedalar comigo. Aos poucos, foram surgindo as pessoas”, relata ele. Segundo o fundador, o grupo conta, hoje, com cerca de cem participantes. Crianças também podem participar do Pedal Tatuapé desde que estejam acompanhadas dos pais – além disso, é preciso ter resistência para fazer o trajeto todo. Idosos também são bem-vindos; inclusive, há no grupo pessoas acima de sessenta anos que participam semanalmente. “Pedalar em grupo muda tudo. É bom para mente, pernas, coração. Você sente que seu corpo está melhor e você fica mais disposto. Muda o sentido da vida mesmo”, afirma Marcelo Varini, 32 anos, analista de sistemas. Ele aprendeu a andar de bicicleta aos cinco anos e


costumava pedalar na praia. Aos quinze, começou a pedalar em grupo. Há dois anos participa do Pedal Tatuapé – antes disso, estava afastado de qualquer atividade física devido a uma lesão na coluna causada durante a musculação. Varini é um atleta de fôlego: pedala ao menos quatro vezes por semana, além dos dias em que vai trabalhar sobre duas rodas. Com tudo isso, faz ao menos 150 quilômetros por semana, ou seja, aproximamente seiscentos quilômetros mensais. Num comparativo, seria como pedalar do Tatuapé até a cidade de Ouro Preto (MG), pela BR381, contabilizando 603 quilômetros, segundo o Google Maps. E ele ainda costuma nadar semanalmente. “Se deixar, viro triatleta”, brinca ele.

Bem-estar é o que interessa

Uma das vantagens da bicicleta é o fortalecimento muscular. “Além do fortalecimento evidente nos membros inferiores, há ainda o trabalho isométrico dos músculos do peito, das costas, de antebraços e braços”, explica Fernando Hess, 28 anos, professor universitário e médico especialista em esporte e exercício. Além de todos os grupos musculares citados por Hess, percebe-se também a contração constante da musculatura abdominal, dos músculos das vértebras e do coração. Apesar de haver casos impeditivos para prática de exercício com bicicleta, como labirintites importantes e lesões ortopédicas, o médico afirma que “a adaptabilidade da bicicleta é imensa”. O próprio Fernando Hess pedala duas vezes por semana, tanto na academia quanto ao ar livre. Crianças e idosos também podem andar de bicicleta, tendo sempre atenção às limitações de cada corpo, segundo Hess. “Idosos, pre-

VOCÊ SENTE QUE SEU CORPO ESTÁ MELHOR E FICA MAIS DISPOSTO. MUDA O SENTIDO DA VIDA MESMO. Marcelo Varini (Analista de Sistemas)

De olho na saúde Andar de bicicleta faz bem à mente e ao corpo. Mas é sempre bom fazer um checkup para ver se você não possui nenhuma restrição para esse tipo de exercício. “Como toda atividade física, trabalhamos com o corpo. Então, nada melhor do que nos certificarmos de que estamos em boas condições para tal. Por isso, é necessário procurar um médico do esporte”, explica Fernando Hess. Cabe ao médico verificar os exames pré-participativos – ou “pró-participativos”, como prefere Hess. Esse teste, segundo ele, pode ser feito por pessoas de qualquer idade. “É preciso orientação acerca do melhor exercício para cada pessoa. Além do bem-estar osteomuscular, precisamos nos certificar de que não existem afecções cardiovasculares, pulmonares, endocrinológicas ou nutricionais que possam tornar o exercício nocivo”, garante Hess.

PEDAL TATUAPÉ Para quem quiser participar do Pedal Tatuapé, as pedaladas em grupo ocorrem às terças para os iniciantes (percurso de entre 20 e 25 km) e às quintas para os mais avançados (percurso entre 40 e 45 km), sempre às 19h45. Para mais informações, ligue: 11 3876-3000 / 3562-2000. Saída: Rua Tijuco Preto, nº418, Tatuapé.

25


SE TIVESSE COMEÇADO A PEDALAR ANTES, TALVEZ EU ATÉ NÃO TIVESSE PRECISADO DA CIRURGIA. Judite Lima

(Representante Comercial)

ferencialmente, devem andar acompanhados, assim como as crianças”, destaca. E não vale vacilar: todas as idades devem utilizar equipamento de segurança, como capacete, cotoveleiras, luvas e joelheiras. E você sabia que pedalar também faz parte da rotina na Seleção Brasileira de Futebol Feminino? Fernando Hess trabalhou na Confederação Brasileira de Futebol e afirma que a bicicleta pode auxiliar tanto na reabilitação de atletas quanto nas fases iniciais de pós-operatórios. “Fazemos o uso da bicicleta ergométrica, pois ela diminui a carga em algumas articulações, assim como o impacto. Ela ainda ajuda a trabalhar o cardiopulmonar da atleta que, em alguns casos, é exatamente o que precisamos”, exemplifica o médico.

Um estímulo aos iniciantes

Para quem quer começar a pedalar, é sempre bom ouvir as dicas dos mais experientes. Falzoni é direta: “Pedalar é o mais importante. Não precisa de uma bicicleta nova logo no começo. Arrume uma, dê um trato nela, para a sua segurança. Você só vai entender o que quer com a bicicleta quando pedalar”. Para a bike reporter, guardar a magrela em lugar visível é uma maneira de nunca se esquecer dela. “Coloque-a em um lugar em que você esbarre e tropece nela todo dia, um local fácil, pois isso também lhe estimula a usá-la. Aí, você pode começar usando a ciclofaixa de lazer nos parques, na boa, seguindo seu ritmo.” Outra dica de Falzoni são os serviços da Bike Anjo. A organização é uma iniciativa que atende pessoas que querem perder o medo de

26

Judite Lima (acima) pedala há seis meses, o que potencializou sua perda de peso após uma cirugia bariátrica.


Que tal vir ao Anália de bike?

pedalar em grandes centros, como São Paulo. A rede solidária de ciclistas atua em seis países (Equador, França, Estados Unidos, Austrália, Portugal e Brasil), conta com 1600 bike anjos em 250 cidades do Brasil e já atendeu cerca de 7 mil pedidos. Seja no atendimento individual seja em grupos, o Bike Anjo tem ainda o EBA (Escola Bike Anjo), onde são oferecidas palestras sempre com o intuito de esclarecer dúvidas e dar dicas para que novos ciclistas ocupem ainda mais a cidade. Se você é adulto e quer aprender a andar sobre duas rodas, eles também prestam esse tipo de atendimento. Sem grilos. Além da avaliação médica e dos cuidados com a segurança da bike, é preciso ter em mente por que você está pedalando – se é para lazer, competição ou melhoria de desempenho. E tenha sempre certeza de que está fazendo bem ao seu corpo. “Procure a orientação de alguém especializado, consulte um médico e faça consultas regularmente para ter certeza de que o esporte escolhido é o ideal para você. Tendo isso em mente, divirta-se. Não há nada melhor que fazer atividade física para manter o bom humor”, comenta Hess. E aí, já andou de bicicleta hoje?

Divulgação Anália Franco

Para os ciclistas, o Shopping Anália Franco está muito bem localizado. O Anália fica no encontro de duas ciclovias: a do Parque Recreativo Ceret, de 800 metros de extensão, e a ciclovia da Av. Ver. Abel Ferreira, com 3 quilômetros em seus três trechos. Atento a essa demanda, o Shopping inaugurou um bicicletário para seus clientes. Localizado no estacionamento coberto do primeiro piso (G1), o espaço tem vagas para trinta bikes, com tomadas para bicicletas elétricas, além de uma oficina com ferramentas para pequenos reparos. O ambiente é fechado e seguro, e conta com armários para guardar seus pertences. Só não se esqueça de trazer seu cadeado. Venha para o Anália de bike!

27


Anália to her SELEÇÃO

NA PALMA DA MÃO AS MICROBAGS GANHAM O POSTO DE BOLSA DO ANO AO DEIXAR PRATICIDADE E CHARME AO ALCANCE DE QUALQUER MULHER

2

1

4

3

28

1. LE POSTICHE

2. REGINA RIOS

3. SCHUTZ

4. FELLIPE KREIN

R$ 119,99

R$ 269,90

R$ 750,00

R$ 299,00


TOQUE

Esqueça as bolsas máxi: nesta estação, a palavra de ordem é a praticidade dos modelos mini. Cheias de charme e elegância, as microbolsas têm o espaço ideal apenas para o necessário no dia a dia com, opções divertidas e clássicas. Escolha a que mais combina com você!

5

6

7

8

9

5. CAPODARTE

6. SANTA MARINELLA

7. BINNE COMFORT

8. INOVATHI

9. AREZZO

R$ 190,00

R$ 319,00

R$ 329,90

R$ 59,99

R$ 499,90

29


MULHER DE FASES

INVERNO *** por Vinícius Guidini fotos Rogério Alonso

1

2

Efeito rosé

3

4

ROSA-BEBÊ, PINK, ROSA-CHICLETE: VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR FUGIR DELES NESTA ESTAÇÃO

5

1. Erva Doce (ECHARPE)

R$ 89,00

2. Check Mate (TRICOT)

R$ 35,00

3. One Up (CALÇA)

R$ 498,00

4. Lillyth (BRINCOS)

R$ 249,00

5. Lillyth

6

(ANEL)

(SCARPIN)

R$ 99,90

30

Stockholm Street Style

R$ 159,00

6. Milano


7

9

WGSN

8

Tendência nos desfiles internacionais, as variações de rosa invadem o guarda-roupa feminino com força total no inverno. A cor tinge peças e acessórios em versões que agradam a todos os estilos e que fazem com que as mulheres se rendam à tonalidade dos pés à cabeça.

10

11

7. ERVA DOCE (TRICOT)

R$ 159,00

8. HBF Handbook (REGATA)

R$ 129,99

12

9. Rosa Valverde (COLAR)

R$ 89,00

10. Ótica DAX (ÓCULOS RAY-BAN))

R$ 550,00

11. Chilli Beans (RELÓGIO)

R$ 339,80

12. Forever 21

13

(SAIA DE TULE)

R$ 139,90

13. Binne Comfort (SAPATO)

R$ 239,90

31


PASSARELA

PEÇAS-CHAVE

1

*** por Vinícius Guidini fotos Rogério Alonso

Essenciais do

INVERNO

Tommy Ton

UM SELEÇÃO DE ITENS QUE NÃO VÃO TE DEIXAR NA MÃO NA ÉPOCA MAIS FRIA DO ANO

Aproveite a chegada do inverno para atualizar o guarda-roupa com peças e acessórios que dão uma injeção de estilo no visual. Nesta lista entram azuis, champagne e tons militares, lado a lado com o cetim, o vinil e os metalizados – destaques da estação.

2

3 3

4 5

1. Sunglass Hut (ÓCULOS D&G)

R$ 990,00

2. Yogini (BODY)

R$ 219,00

3. Scene (SAIA)

R$ 159,90

4. Morana (BRINCOS)

R$ 39,00

5. Practory (COLETE)

R$ 464,00

6. Clube Melissa (BOTAS)

R$ 270,00

32

6


2

1 4

3

5

1. H. Stern (RELÓGIO)

[sob consulta]

Tommy Ton

2. Pandora

6

(BRACELETE COM PINGENTES)

R$ 1.005,00

3. Hering (VESTIDO)

R$ 89,99

4. Armazém Erva Doce (REGATA)

R$ 189,00

7

5. Rosa Valverde (PULSEIRA)

R$ 149,00

6. Simulassão (CALÇA)

R$ 189,00

7. Corello (METÁLICO)

R$ 229,90

8. Jorge Alex (MOCASSIM VELUDO)

8

R$ 169,90

33


MODA

Rommanel (BRINCOS)

ESTILO

R$ 260,00

Infini

*** por Vinícius Guidini

(BLAZER)

fotos Rogério Alonso

R$ 359,99

MULHER DE GARRA O ANIMAL PRINT GANHA NOVO FÔLEGO COM ROUPAS E ACESSÓRIOS QUE REPAGINAM OS ANOS 1970

As estampas que imitam animais selvagens chegam a todo vapor no outono-inverno, desta vez mais anos 1970 do que nunca. Invista em peças com padronagens de leopardo, aposte em macacões e combine diferentes pelagens para obter um efeito ainda mais original.

Equus (REGATA) R$ 139,00

TIG (SAIA)

Getty

R$ 690,00

Rupyamani (ANEL) R$ 239,00

34


Planet Girls (MACACÃO) R$ 319,99

Ótica Bliss (ÓCULOS) R$ 1.180,00

Morana (COLAR) R$ 89,00

Loungerie (SUTIÃ E CALCINHA) R$ 99,90 E R$ 49,90

Carmen Steffens (SANDÁLIAS) R$ 449,90

Anacapri (TÊNIS) R$ 189,90

35


BELEZA

MAKE-UP

*** por Vinícius Guidini

Depositphotos

fotos Rogério Alonso

VALE TUDO QUANDO O ASSUNTO É MAQUIAGEM, INVISTA EM UMA BELEZA NATURAL E DÊ UM TOQUE DE PERSONALIDADE COM UM OLHAR MARCANTE

Hora de atualizar o arsenal de beleza: com os olhos cada vez mais em evidência, arme-se de rímel e máscaras que ajudem a valorizar um olhar único e marcante. Bases, pós rosés e batons claros entram como complementos indispensáveis para uma beleza leve e natural.

36

Sephora (ÁGUA DE BEAUTÈ) R$ 219,00

O Boticário (BASE MAKE B) R$ 149,00


3 Cores fortes e muito brilho são algumas das tendências para a temporada de inverno.

1

2

4 1. Vult (BLUSHS)

R$ 42,00 [cada]

2. Maybelline

5

(BATOM EM LÁPIS)

R$ 21,50 [cada]

6

3. The Body Shop (ÓLEO)

R$ 160,00

4. Natura (ILUMINADOR)

R$ 79,90

5. Contêm 1G (PALETA DE SOMBRAS)

R$ 98,00

6. The Beauty Box (RÍMEL E COLORAÇÃO PARA SOBRANCELHAS)

7

R$ 49,90

8

7. M.A.C. (KIT BATONS E RÍMEL)

R$ 299,00

8. Quem disse, Berenice? (BATOM DEGRADÊ)

R$ 31,90

37


NOVA MULHER

FAMÍLIA

*** por Bianca Castanho

Ana Maria Mendes, mãe de Felipe e Murilo, abre seu álbum de família, que estará mais cheio de vida com a chegada de seu apadrinhado, Aílton. A Revista Anália não recebeu autorização para veicular fotos de Aílton por parte da instituição que mantém sua tutela atualmente.

38


Madrinha de coração NOVA EXPERIÊNCIA DE MATERNIDADE SE TORNA POSSÍVEL GRAÇAS AO APADRINHAMENTO AFETIVO, UMA ALTERNATIVA PARA A ADOÇÃO DE CRIANÇAS MAIS VELHAS

A adoção, dentre os muitos métodos, continua sendo uma opção apadrinhados para poder entender a importância dessa atitude. para constituir ou aumentar uma família. O Cadastro Nacional de “A adoção é muito difícil para crianças com mais de 10 anos. Adoção (CNA) estima que cerca de 1.226 crianças foram adota- Todo mundo quer aquele estereótipo da criança novinha. A prodas no ano de 2016. Entretanto, pouco mais de 7 mil ainda aguar- posta do apadrinhamento é que a criança mais velha também dam na fila na esperança de um dia ter uma família para chamar tenha essa referência de amor, de família”, explica. de sua. O tempo passa, porém, e crianças viram adolescentes, torDepois de toda a parte burocrática, vem o momento que dá nando as chances de adoção ainda menores. É por isso que uma mais frio na barriga: conhecer os possíveis afilhados. “Eu lembro das alternativas para esses jovens é o apadrinhamento afetivo. que a gente foi para um abrigo em uma festinha e falaram que as Em termos simples, apadrinhamento afetivo é quando uma crianças de camiseta branca poderiam ser apadrinhadas. Eu fui pessoa ou família se dispõe a acolher crianças e jovens de abrigos apreensiva por não saber o que esperar e voltei angustiada. Porque em seu dia a dia de amor. Um padrinho ou uma madrinha pode, eu teria que fazer uma escolha, e eles sabiam que eu faria”, ela cocom isso, se envolver em atividades de seu afilhado e, atendendo menta. E foi deste momento que veio o Aílton, 12 anos. aos procedimentos legais, até levá-lo para passear, passar fins de Adaptar Aílton à rotina da família não foi nenhum problesemana e feriados juntos ou viajar durante as férias. ma para Ana. “Nós saímos algumas vezes para nos conhecermos, No final de 2016, Ana Maria Mendes Barbosa (59), e o depois ele já veio passar o Natal com a gente. Ficou 15 dias, demarido, Washington Barbosa (62) resolveram pois mais uma semana”, relembra Ana. “É uma apadrinhar. “É uma troca em que só ganhamos. delícia! Ele alegra, muda o clima, fazendo com Nós somos tão beneficiados quanto a criança”, que a gente acabe redescobrindo algumas coiconta Ana. Ativo em algumas regiões do Brasil, sas que ficaram para trás”. o programa de apadrinhamento ganhou força Para a família de Ana, foi um processo naem São Paulo no ano de 2016, quando o Foro tural: Aílton já chama o pai da revisora de avô. Regional de Santo Amaro abriu inscrições para “Todo mundo adotou o Aílton como parte da padrinhos interessados. Aliás, foi lá que Ana família – ele tem tios, tias. Fizemos uma festa de procurou saber como participar. “Vi uma matéaniversário para ele no carnaval”. A presença de ria na TV sobre isso e fiquei interessada. Eu É UMA TROCA EM uma nova pessoa na casa trouxe novidades na sempre quis adotar uma criança, mas cuidei de QUE SÓ GANHAMOS. rotina do casal – de vez em quando, eles saem minha mãe por muitos anos e o tempo passou”, NÓS SOMOS TÃO para tomar um sorvete, assistem a um filme, faexplica a revisora gramatical, que é mãe de dois BENEFICIADOS zem coisas que interessam e ajudam o crescihomens já casados: Felipe (32) e Murilo (30). QUANTO A CRIANÇA. mento de uma criança. Com essa vontade em mente, ela começou Qualquer pessoa pode apadrinhar. Não o processo e, em alguns meses, foi chamada para precisa ser casado e não tem limite de idade. Ana apadrinhar. Todos os possíveis padrinhos fazem e o esposo dão uma dica fundamental para quem um curso com psicólogos, advogados, ouvem quer participar: “É um amor sem cobranças. depoimentos de gente que já apadrinhou e de Ana Maria M. Barbosa Mas precisa ter disposição. E muita! (risos)”. Fotos: Arquivo pessoal

39


OUTONO-INVERNO

Desfile

Peça sobre

PEÇA CHAPÉU

Renner BRINCOS

Fabrizio Giannone CAMISA E TRICOT

Riachuelo COLETE

Shoulder

SOBREPOSIÇÕES COM TONS TERROSOS E TECIDOS TIPICAMENTE INVERNAIS RESGATAM REFERÊNCIAS DO ESTILO

COLAR DOURADO

My Gloss

COLAR CORRENTE

DOS PAMPAS E AQUECEM A ESTAÇÃO COM UM TEMPERO GYPSY LATINO

Lillyth Acessórios CINTO

Rubinella CALÇA

Coca-Cola Clothing BOTAS

Jorge Alex 40

fotos Ariana Lima e Gabriel Bertoncel (E3 Fotografia) edição Susanne Sassaki Stylist Drica Cruz


Desfile

CHAPÉU, CAMISA XADEZ E CINTO FINO

Forever 21 BRINCO

Rosa Valverde XALE

Beluga VESTIDO

TIG

COLAR

Fabrizio Giannone CINTO COM TACHA

Brooksfield Donna PULSEIRA

Morana

EQUIPE produção de moda: Sofia Daguano cabelo e maquiagem: Rafael Capello modelo: Camilla Finn (Allure) assist. fotografia: Marcelo Cucatti assist. cabelo e maquiagem: Max Araújo

41


BRINCOS

Fabrizio Giannone CAMISA

Souq COLAR

Lillyth Acessórios XALE E CINTO

Forever 21 LENÇO

Armazém Erva Doce BRACELETE

Pandora CALÇA

TIG

BOLSA

Fellipe Krein BOTAS

Capodarte

42


CHAPÉU

Forever 21 BRINCOS E PULSEIRA COLORIDA

Rupyamani CAMISA

Dudalina JAQUETA

Colcci LENÇO

Souq COLAR

Shoulder CINTO

TIG

PULSEIRAS

My Gloss CALÇA

Handbook BOTAS

Arezzo

43


CHAPÉU

Forever 21 BRINCOS

H. Stern COLAR COM FRANJAS

Rubinella

COLAR PEDRAS COLORIDAS

Souq

CAMISA

Philip Monica COLETE

Youcom LENÇO

Armazém Erva Doce

44


CHAPÉU E LENÇO

Renner

BRINCO E COLAR

H. Stern CAMISA

Dudalina COLETE

Rubinella COLAR PEDRAS COLORIDAS

Souq

CINTO LARGO

Beluga

CINTO FINO

Riachuelo SAIA

Shoulder BRACELETE

Carmen Steffens PULSEIRAS MEDALHAS

Rosa Valverde SANDÁLIAS

Ellus

45


CHAPÉU

Forever 21 BRINCOS

Renner CAMISA

M.Officer TRICÔS

Beluga COLAR

Souq LENÇO

Armazém Erva Doce CINTO E BOLSA

Carmen Steffens PULSEIRA

Morana CALÇA

Luigi Bertolli

46


BRINCOS

Rosa Valverde LENÇO

Renner COLETE

Riachuelo VESTIDO

Shoulder COLAR

Lillyth Acessórios CINTO TARTARUGA

Brooksfield Donna CINTO CORRENTE

Siberian ANÉIS

Morana BOLSA

Victor Hugo BOTA

Capodarte

47


OUTONO-INVERNO

Desfile

CASACO

Riachuelo BODY

Youcom SAIA

Renner TÊNIS

Deny Tennis fotos Lucas Fonseca edição Susanne Sassaki stylist Drica Cruz

EQUIPE produção de moda: Sofia Daguano cabelo e maquiagem: Liege Wisniewski modelo: Deise Nicolau (Joy Model) videomaker: Rafael Fasrah assist. fotografia: Marianna Straccialini

Alma

FRESH ESTAMPAS DIVERTIDAS, PATCHES IRREVERENTES E UM TOQUE DE BRILHO SÃO OS GUIAS DE UM INVERNO MAIS

DESCOMPLICADO – E CHEIO DE PERSONALIDADE

48


ÓCULOS

Ótica Bliss CAMISA E LENÇO

Renner MOLETOM

Canal SAIA

TIG

49


COLAR

My Gloss JAQUETA

Tommy Hilfiger CAMISETA

M. Officer SHORTS

Khelf CINTO

Forever 21 LENÇO

Renner

50


COLAR

My Gloss CAMISETA

Coca-Cola Clothing MOCHILA

Riachuelo CAMISA XADREZ

Ellus SAIA

Luigi Bertolli RELÓGIO

Chilli Beans TÊNIS

Arezzo 51


ÓCULOS

Ótica Dax JAQUETA

Renner CAMISETA

M. Officer CINTO

Riachuelo SHORTS

Cavalera MEIAS

Forever 21 TÊNIS

Coca-Cola Clothing

52


LENÇO

Renner MOLETOM

Tommy Hilfiger

53


CAMISETA

Forever 21 RELÓGIO

Chilli Beans CALÇA

Souq TÊNIS

Clube Melissa

54


ÓCULOS

Triton Eyewear MALHA DOURADA

Erva Doce MACACÃO

Riachuelo TÊNIS

Schutz

55


BLUSA E CALÇA

Trimix PULSEIRA

Morana

56


ÓCULOS

Triton Eyewear MOLETOM

Trimix CALCA

Handbook TÊNIS

Deny Tennis 57


ÓCULOS

Ótica Dax MOCHILA

Puket

JAQUETA

Ellus

MALHA TRICOT

Tommy Hilfiger VESTIDO

Cotton On SAPATO

Pixolé

58


JAQUETA

Forever 21 ÓCULOS E RELÓGIO

Triton Eyewear CAMISETA

Youcom CAMISA XADREZ

Renner CALÇA

Colcci MOCHILA

Riachuelo

59


Anália to him TOYS & MAN

GUERREIRO URBANO

TOQUE

Entre com o pé direito no inverno ao investir em roupas e acessórios que dão força total para o militarismo na moda masculina. No dia a dia, aposte em botas de cano médio, mochilas e outros itens utilitários que são perfeitos para completar visuais mais básicos.

CAMUFLADOS, COURO E DETALHES UTILITÁRIOS REFORÇAM O MILITARISMO NO GUARDA-ROUPA MASCULINO *** fotos Rogério Alonso produção Vanessa Martinez

1

2

3

60

4


1. Triton Eyewear (ÓCULOS)

R$ 239,00

2. VR (BOTA)

R$ 630,00

3. Side Walk

6

(PASTA DE COURO)

R$ 389,00

4. Milano (CINTO)

R$ 69,90

5. Deco Skin (CAPA PARA CELULAR)

5

R$ 85,00

6. Hot Water (MOCHILA OSKLEN)

R$ 999,99

7. Fascar (PULSEIRA)

R$ 129,00

8. Fascar (BOTA)

R$ 389,00

9. Tabacaria Chaplin (CANIVETE SUÍÇO)

R$ 279,00

7

9

8 61


HOMEM DE ESTILO

CASUAL

3

*** por Vinícius Guidini fotos Rogério Alonso

2

produção Vanessa Martinez

1

4

PRÁTICO E ELEGANTE

5

JEANS E SARJAS ASSUMEM A FRENTE NA MODA MASCULINA COMO APOSTAS SEM ERRO PARA QUALQUER ESTILO

1. The Graces

6

(CANETA MONT BLANC)

R$ 4.450,00

2. Harry’s (PALETÓ)

a partir de R$ 799,00

3. Akkar Soft (CAMISA)

R$ 139,99

4. Buckman (GRAVATA)

R$ 99,99

5. Triton Eyewear (RELÓGIO)

R$ 195,00

6. Aramis

7

(CALÇA)

R$ 389,00

7. Crawford (CARTEIRA)

R$139,90

8. CNS (SAPATO)

R$ 289,00

62

6


1

2

5 TOQUE

As calças jeans e de sarja são as responsáveis pela dose de estilo e conforto necessárias em qualquer guarda-roupa. Versáteis, elas vão bem do trabalho à balada e formam boas duplas com camisetas básicas, camisas e até blazers. O segredo para acertar na escolha? Prefira as opções mais básicas.

2

3 6 1. Vila Romana (CASACO)

R$ 299,90

2. Polo Play (CAMISA)

R$ 265,00

7

3. Siberian (CALÇA)

R$ 199,90

4. Deny Tennis (TÊNIS NEW BALANCE)

R$ 399,90

5. Sérgio K (TRICOT)

R$ 369,00

6. Crawford (MALHA)

R$ 199,90

7. Hering (CINTO)

R$ 19,99

8. Dom Shoes

4

(MOCASSIM)

8

R$ 239,00

63


VAIDADE

HIGIENE PESSOAL

*** por Vinícius Guidini fotos Rogério Alonso

Cuidado na

MEDIDA

Inovathi (NÉCESSAIRE) R$ 99,99

BARBA, CABELO, BIGODE: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MANTÊ-LOS EM DIA COM A BELEZA E A AGENDA DE CUIDADOS PESSOAIS

Seu corpo merece tanta atenção quanto seu visual. De shampoos e desodorantes a tônicos para a pele e produtos específicos para a barba, reunimos uma série de itens indispensáveis para qualquer homem que valoriza praticidade na hora de se cuidar.

Tok Stok (KIT PARA BANHEIRO) R$ 69,90

5 64


2

1

3

4

1. The Beauty Box (GEL REDUTOR)

R$ 139,90

2. Sephora (KIT SHAMPOO E ESPUMA DE BARBEAR)

R$ 87,00

3. Mahogany (SHAMPOO)

R$ 39,00

4. The Body Shop (BALM)

R$ 60,00

5. L’Occitane Au Brésil (DESODORANTE)

R$ 31,00

6. O Boticário (HIDRATANTE)

R$ 62,90

7. Anna Pegova (SÉRUM)

R$ 282,00

8. Natura

5

(HIDRATANTE

6

7

8

MULTIFUNÇÃO)

R$ 69,80

65


NOVO HOMEM

MASCULINIDADE *** por André Silva

MACHOCADO

J

POR QUE CADA VEZ MAIS A IMAGEM DO MACHO-ALFA VEM SE DILUINDO NA SOCIEDADE?

Fotos: Depositphotos

á que você abriu a revista na seção Novo Homem, a premissa deve soar familiar: tanto a aparência quanto os hábitos masculinos têm mudado bastante. Isto é sensível tanto no cotidiano da rua quanto no zum-zum onipresente da comunicação digital ou, até mesmo, na moda. Se você tem entre vinte e trinta anos, provavelmente se sente no olho desse furacão de ressignificação da masculinidade. Não raro, ao optar por um caminho profissional ou por uma postura em seu relacionamento, esse jovem se perguntará: o que meu pai faria? O que meu avô diria sobre isso? Para educadora Bianca Guizzo,

66


mulher trabalha mais que o homem e sustenta financeiramente a casa. Esses modos diferentes de ver a masculinidade surgem dessas mudanças”, analisa. Algo que para o seu pai, ou para o seu avô, talvez não faça o menor sentido.

Crise de identidade

Se a mudança de dinâmica nas relações aponta no sentido de maior igualdade entre homens e mulheres, tal situação também esbarra nas fronteiras entre o que é ser homem ou mulher. Na prática, dentro da cabeça de um homem, essa indecisão de como proceder, ora cedendo à imagem do macho-alfa, ora resistindo contra ela, pode implicar verdadeira dor psicológica. “Os estudos de saúde mental têm demonstrado como os valores de gênero podem gerar sofrimento”, informa a psicóloga clínica Naiara Windmöller, mestre em Psicologia e Cultura pela Universidade de Brasília. “Em pesquisa realizada com homens diagnosticados com depressão, eles se queixam da ‘impossibilidade’ de exercer as performances esperadas.” Para Naiara, o sofrimento advém das cobranças sociais e da necessidade de provar “ser macho” tanto no trabalho como em casa.

da Universidade Luterana do Brasil, alguns conflitos desta geração sobre o que é desempenhar a masculinidade são frutos de pressões culturais atuadas por seus antepassados. A principal delas é a imagem de um macho-alfa: bem-sucedido, líder do bando, sexualmente potente. Guizzo é especialista em questões de gênero na infância e adepta do ponto de vista dos Estudos Culturais. Nessa vertente acadêmica, entende-se que questões de gênero e sexualidade são definidas pelo condicionamento das pessoas na vida em sociedade. Bianca Guizzo aponta a A resposta crescente igualdade de direitos O APRENDIZADO DE SER HOMEM nas crianças entre homens e mulheres como COMEÇA NA INFÂNCIA, NOS ESPAÇOS Se a idade é um dos elementosgrande responsável pela menor SOCIAIS, NA ESCOLA. -chave para determinar como o distinção no modo de agir tipihomem vai encarar essas questões camente masculino ou feminino. pela vida afora, a educação para “Nós notamos as diferenças dos novos valores da masculinidade modos de ver a masculinidade na com os meninos ainda jovens atualidade”, comenta a especiaBianca Guizzo pode evitar conflitos internos e lista. “Eu sempre gosto de trazer (Educadora) frustrações futuras. “É na infância o exemplo da paternidade: eu que se começa a desmistificar essou mãe e meu marido contribuiu efetivamenses valores absolutos”, sustenta Bianca Guizzo. te na criação do nosso filho, fazendo coisas que Windmöller, assim como Guizzo, aponta para o o meu pai, no final da década de 1970, não famesmo caminho: “O aprendizado de ser hozia: trocar fralda, preparar mamadeira, acordar mem começa na infância, nos espaços sociais, de madrugada, dar banho” nas famílias e na escola”. Para a psicóloga , o esGuizzo acredita que a reconfiguração no tímulo à competição entre meninos e desincenformato das famílias, em que homens e mulhetivo à expressão dos sentimentos e das fragilidares já não têm um papel definido, é um dos modes foram, por anos, o sustentáculo dessa imativos principais para essa aproximação dos gênegem do macho tradicional. Conceitos que já ros. “Já há famílias heteroparentais em que a estão sendo revistos pelas novas gerações.

67


Prazeres VOLTA AO MUNDO

¡Hasta luego,

MADRID! A EFERVESCÊNCIA CULTURAL E ARTÍSTICA DA CAPITAL ESPANHOLA PELAS PALAVRAS DE UMA VIAJANTE APAIXONADA PELA CIDADE

68


Madri é uma cidade de descobertas. Da arte à vida nortuna, cada esquina revela boas surpresas.

E

por Camilla Cardoso

squeça a ideia de grandes metrópoles globalizadas. Madri pode ser uma cidade-comunidade bastante moderna, mas é também uma jornada ao coração da cultura espanhola. Em dezembro de 2016, resolvi revisitar minha mãe que mora aqui há quase dez anos, e o que era para ser um passeio de um mês se transformou em um de três. Logo nos primeiros passos, entendi o que significava a tal da “espanholização” das coisas, quando perguntei, com sotaque americano, em vários estabelecimentos do aeroporto se havia Wi-Fi local. Até que alguém me entendeu e respondeu dizendo que sim, explicando que aqui eles pronunciam “ui-fi” em vez de “uai-fai”. Dali para a frente, todos os fatos só viriam para confirmar o meu primeiro pensamento: não há como pisar devagarzinho em terras espanholas. Do sotaque aos costumes, a cultura local está escancarada em todos os detalhes. Fotos: Depositphotos

69


A arquitetura da capital é um atrativo. Do charme das vielas (abaixo) aos monumentos históricos como o Templo de Debod (dir.).

Arte pela cidade

Comecei minha viagem descobrindo, por acaso, o espaço artístico mais multiétnico e contemporâneo de Madri: a antiga Tabacalera, no bairro de Lavapiés. Antes uma fábrica de tabaco construída no século XVIII, o local se transformou em um centro sociocultural em 2003 com uma vasta exposição de grafites, danças, concertos, conferências, poesias e manifestações artísticas de todos os tipos. Fiquei maravilhada ao descobrir, entre aqueles túneis e muros, os inconfundíveis protestos em forma de arte do Cranio, um dos grafiteiros mais conhecidos do Brasil, os animais hiper-realistas encontrados por toda a Europa do belga Roa e ainda o estilo que foge do street art de Fin dac, artista que se inspira em obras do século XIX. Saí de lá rumo à Casa Encendida, outro centro de arte encantador. Um destaque especial para a exposição singular de Antonio Ballester Moreno, ¡Vivan los campos libres de España!, em que o artista recria padrões geométricos da

70

natureza para ir de encontro à ideia de que tudo está conectado e tudo tem uma função. Perto dali, encontrei um amigo nos arredores do Rio Manzanares, onde está a Ponte de Toledo, no centro da cidade. Fizemos um piquenique em um parque que acompanha o rio, que tem 92 quilômetros de extensão. Além dos espaços verdes, o parque conta com balanços, escorregadores altos e fechados que mais parecem tobogãs, entre outros atrativos para crianças crescidas como eu e, claro, para as famílias. Continuando a trajetória pelo Manzanares, caminhando no sentido do bairro Legazpi, chegamos ao Matadero, um centro onde acontecem também exposições culturais, cursos e festas.


Nos dois dias seguintes, vi de perto o impactante quadro de Guernica, de Picasso, que retrata a guerra civil da Espanha em 1937, as psicodélicas e simbólicas obras de Dalí, a arte de Diego Rivera, de Miró, entre outras importantes criações no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía. Saí dali tendo a certeza de que precisava ver mais obras de Picasso e Dalí, por isso segui o trajeto artístico pelo Museo Thyssen-Bornemisza, onde é possível conferir mais das suas criações. Na vizinhança, visitei o aclamado Museo del Prado, agraciado com obras tradicionalíssimas de Goya, Diego Velásquez, Joaquín Sorolla, entre outras referências.

A estátua de Velásquez guarda a entrada do Museu do Prado, o principal museu da capital espanhola.

CURIOSIDADE

Prazeres & Sabores

Na mesma semana, visitei também os parques mais recomendados da cidade, passando pelo Parque del Retiro, que conta com estátuas históricas como o Anjo Caído e a Fonte da Vida e da Morte. Outra visita obrigatória para quem chega em Madri são os Jardines del Campo del

O rio de Manzanares, antes chamado de Al Majrit pelos mouros, deu origem ao nome da cidade, cujo significado é “fonte de água”. Isto porque por volta do século IX, Madri era uma fortaleza muçulmana e o entorno do rio era utilizado para a defesa desse povo, o que fez do caminho fluvial um ponto bastante importante na história da capital.

71


Moro, situado entre o rio Manzanares e o Palácio Real. Nesse jardim, conheci o animal mais charmoso da cidade: o pavão real. Há, ainda, a enorme Casa de Campo, um local dominado pelos gatos callejeros ou “de rua”, em português, a vista incrível do Parque de las tetas de Vallecas e o Templo de Debod, um dos meus locais favoritos para ver o sol se pôr. Aproveitando a enorme oferta de boas chocolatarias na região, parei para comer o doce mais conhecido de Madri: chocolate com churros! Provei também as porras, outro tipo de doce bastante parecido com churros – elas levam mais água e uma pitada de bicarbonato de sódio na massa.

Noites espanholas

Para não perder o ritmo, recarreguei as energias em um bar-restaurante vegano com uma comida que surpreendeu até meus amigos mais carnívoros. Llantén bar é o nome do lugar que ganhou minhas papilas gustativas para sempre. Ele está localizado perto da Calle Fuencarral, outra rua bastante famosa na noite madrilenha. Pude constatar a veracidade da fama de festeiros que os espanhóis possuem. Por aqui, é comum ir a dois ou três bares numa mesma noite para tomar cañas (cervejas) e tapas (porções pequenas de tira-gostos) antes de realmente ir para a balada. Foi num desses episódios que descobri dois hábitos curiosos e deliciosos dos espanhóis. O primeiro é o vício de comer absolutamente tudo com pão. O segun-

72

do é a oferta de uma porção de tapas acompanhada com uma bebida. Observei essas manias tanto no bar El Tigre, um bar típico espanhol, no bairro de Chueca, quanto no Cervecería Restaurante Quevedo, que fica no bairro de Las Letras, entre outras opções na movimentada região de Malasaña. Dizem que esse último costume se deu no século XIII, porque o rei Alfonso X obrigava os estabelecimentos a servirem sempre um pouco de comida junto ao vinho, para evitar que as pessoas ficassem muito bêbadas. Se isso for verdade, tenho que dizer: muchísimas gracias, Alfonso! Apesar dos inúmeros locais ainda não visitados, continuo com a mesma impressão que comecei: Madri é um prato rico em cultura, história e diversão pelo qual não se pode passar despercebido. Ojalá pueda volver pronto; ou, como dizemos em português, tomara que eu volte logo!

O Palácio Real de Madri ( esq.) é outro dos principais pontos turísticos da cidade.


Batendo pernas

1

ALGUNS ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA MALA PARA UM DIA CHEIO DE ATIVIDADES.

1. Centauro (MOCHILA FARM)

R$ 399,99

2. Lupo (SUTIÃ E CALCINHA)

R$ 41,00 E R$ 46,00

2

3. Yogini

3

(VESTIDO)

R$ 456,00

4. Kipling (CARTEIRA)

R$ 249,00

5. Le Postiche (ALMOFADA DE PESCOÇO)

4

R$ 69,99

6. Beluga (BLUSA)

R$ 199,99

7. Código Girls

5

(MOCHILA)

R$ 99,00

8. Rery (SHORTS)

R$ 149,99

9. FOM (PORTA-TABLET)

R$ 99,00

7 6

Abreutur Lírio

(11) 2860-1846

CVC Viagens Tulipa

(11) 2108-5300

Shopping Viagens Orquídea

(11) 2643-4494

8

9

Tam Viagens Lírio

(11) 2671-0992

73


PRAZERES

GASTRONOMIA

***

SABORES DA CASA

por Tiago Mota

O SHOPPING ANÁLIA FRANCO CONTA COM OPÇÕES GASTRONÔMICAS PARA TODOS OS GOSTOS E VONTADES.

Madero (11) 2268-0199 Lírio

A BOA GASTRONOMIA ESTÁ NO ANÁLIA. NÃO SÓ EM INQUESTIONÁVEL QUALIDADE, MAS TAMBÉM PELA VARIEDADE DE OPÇÕES, O ANÁLIA CONQUISTA NOVOS PALADARES COM SEUS IRRESISTÍVEIS SABORES. O ÚLTIMO RESTAURANTE A CHEGAR POR AQUI FOI O FAMOSO MADERO, COM O SEU “MELHOR HAMBÚRGUER DO MUNDO”. MAS NEM SÓ DE LANCHES VIVERÁ O HOMEM. ENCONTRE AQUI DESDE UMA DESPOJADA STEAKHOUSE ATÉ O REQUINTE DAS CULINÁRIAS ITALIANA OU ÁRABE, ENTRE TANTAS OUTRAS PRESENTES NO SHOPPING, TUDO À DISTÂNCIA DE POUCOS PASSOS.

74

MADERO Inaugurado em 2005, o Madero se tornou referência em steakhouse no Brasil, com mais de oitenta restaurantes pelo país, e fora dele. Dentre as opções, o L’entrecôte (R$ 56) do chef Junior Durski conta com molho especial e muita batata frita.


Leo Feltran

The Fifties Lírio

(11) 2268-2250

America Tulipa

(11) 2676-8367

Mousse Cake Lírio

(11) 3181-7005

Abbraccio Lírio Leo Feltran

(11) 2672-5023

AMERICA

THE FIFTIES

ABBRACCIO

MOUSSE CAKE

Seu cardápio diverso traz opções de massas, saladas, grelhados e hambúrgueres. Também são destaque as deliciosas sobremesas, como Devils Food Cake (R$ 20,90), o bolo de chocolate acompanhado de sorvete.

O Rock’n’ roll dos anos 50 inspira a famosa hamburgueria. Dentre os destaques do cardápio, o Greek Lamb Burguer (R$ 35,50) é um hambúrguer de cordeiro com molho grego, queijo feta, alface, tomate, cebola em conserva, pepino e azeitona preta.

Ao saborear da cozinha italiana no Abbraccio, a degustação começa por uma cesta de pães quentinhos acompanhados por um azeite preparado com mix de ervas frescas e temperos. Para combinar, peça de entrada a porção de Arancini (R$ 30,50).

O restaurante oferece um versátil Menu Sugestão, com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 54,90. Dentre as opções de pratos nesse cardápio especial está o fettuccine ao molho alfredo com tiras de frango.

Fotos: Divulgação

75


Almanara Lírio

(11) 2076-0939

Nahoe Sushi Lírio

(11) 2643-4040

Leo Feltran

Outback Acácia

(11) 2643-4081

Spaghetti Notte Tulipa

(11) 2643-4176

NAHOE SUSHI

ALMANARA

SPAGHETTI NOTTE

OUTBACK

O restaurante oferece gastronomia oriental de qualidade e menus especiais para quem precisa de almoços e jantares rápidos e saborosos. Experimente sushis, sashimis, temakis, além de pratos quentes e sobremesas.

Inaugurado em 1950 como um dos primeiros restaurantes árabes de São Paulo, o Almanara está no Anália com pratos, como o arroz com lentilha e cebola dourada (R$ 43,40) e o charutinho de folha de uva (R$ 46,80)

No Anália desde a inauguração do shopping, o restaurante oferece massas artesanais, a incluir o prato que recebe o nome da casa. O spaghetti notte (R$ 49,90) é preparado com tomates selecionados e manjericão fresco.

Inspirado na cultura australiana, a steakhouse é o espaço ideal para curtir o happy hour ou uma refeição em família. Entre os pratos da casa está a Blomin’ Onion (R$ 47,00), a apetitosa cebola empanada.

76

Fotos: Divulgação


#CrayolanoAnalia do d e c o r e s Um munsu para a a diversão Aqui, as crianças podem pintar as paredes e soltar a imaginação com muitos gizes e canetinhas. Tudo para deixar a vida muito mais colorida! Venha se divertir!

Para crianças de 4 a 12 anos E os pequenos até 3 anos podem aproveitar a área baby com piscina de bolinhas e giz de cera para desenhos.

De 04 a 23 de abril

domingo a sexta, das 13h às 20h30 e sábados ou feriados, das 10h às 20h30

Evento Gratuito Consulte o regulamento no local.

Realização:

AVCB 98515 com validade até 02/07/2017. Auto de Licença de Funcionamento nº 2009/3149000, emitido em 13/08/2009. Capacidade do evento: 84 pessoas simultaneamente.


PRAZERES

LÁ EM CASA

*** por Bianca Castanho fotos Rogério Alonso

Lar, doce escritório Nos últimos três anos, houve um aumento de brasileiros que optaram por trocar o escritório branco e sem graça de cada dia pelo aconchego de trabalhar do lar. Segundo pesquisa da Robert Half, uma empresa de recrutamento especializado, esse aumento equivale a 47% no Brasil. Para a arquiteta Endyara Lissoni, da Lissoni Arquitetura, “as pessoas optam por deixar a sala comercial e investir em um ambiente mais aconchegante e que se gaste menos para mantê-lo”, explica. Segundo pesquisa da AS Consultoria, uma das importantes consultorias em gestão no mercado, cerca de 68% das empresas pelo país adotaram o home office como opção aos seus colaboradores nos últimos cinco anos. Mas, por vezes, o conforto do lar pode virar uma tentação no caminho para a produtividade.

Seu lugar de trabalho

O primeiro passo para trabalhar em casa é esquecer o quarto: ali é lugar de descanso. “Tudo bem ir para a sala ou separar um cômodo, mas o quarto é o seu templo, onde você se desliga”, explica a arquiteta. Uma sugestão é investir em

78

Depositphotos

O TRABALHO REMOTO VIRA TENDÊNCIA PARA QUEM PROCURA MAIS RESULTADO EM UM AMBIENTE CONFORTÁVEL

outro cômodo para montar seu cantinho, até mesmo aquela varanda que você quase não usa. O fator mais importante para um bom espaço é a iluminação, dando preferência para a luz natural. Ana Requião é designer de interiores e, produtora de arte da Westwing e trabalha em casa esporadicamente. Conforme a sua experiência, a iluminação do aposento é fundamental. “Eu preciso de luz natural, tanto que a minha mesa é encostada na janela. Também tenho uma luminária bem potente para complementar”, detalha. Um segredo para a boa produtividade é a escolha das tonalidades das paredes e objetos

A iluminação do ambiente e os móveis são determinantes em um home office.


Camicado (11) 3587-8631

1

Orquídea

Fastframe (11) 3321-4392 Orquídea

Imaginarium (11) 2671-1705 Lírio

Papel Magia (11) 2643-4205 Orquídea

Samsung (11) 2643-4458 Orquídea

Tok & Stok (11) 3583-4650 Orquídea

3 do local. Segundo a psicologia das cores, alguns tons podem inspirar conforto e imaginação, enquanto outros podem ser desestimulantes. As melhores opções são tons neutros, como bege e cinza. Se quiser ousar e deixar seu espaço mais colorido, customize apenas uma parede. “Vermelho e laranja estimulam a criatividade. Mas se você pintar o cômodo inteiro de vermelho, não vai conseguir ficar lá dentro muito tempo. Use elementos como quadros e vasos diferentes em uma só parede”, ensina Endyara. Cores muito frias, como azul ou verde, não são aconchegantes, e o branco deixa um clima ruim de hospital no ambiente.

2

4

Escolhendo os móveis

A escolha de alguns objetos também é fundamental, como as cadeiras. Endyara indica os modelos profissionais e altos, pois cadeiras muito baixas podem desestimular o trabalhador e até clientes. “Se você for atender um cliente na sua casa, precisa passar uma imagem maior, de importância. E a cadeira ajuda nisso”, indica a arquiteta. Na hora de escolher a mesa, vá pela funcionalidade. Endyara dá o toque de que uma supermesa pode acabar se tornando inútil se você não precisa de tanto espaço assim. Por isso, defina bem o que você fará na sua mesa, para comprá-la sob medida. E não se esqueça da diversão! É seu espaço de trabalho, então vale a pena decorar com coisas que tenham a ver com você.

5

1. Fast Frame (QUADRO-MAPA) R$ 560,00 | 2. Samsung (NOTEBOOK STYLE S50) PREÇO SOB CONSULTA | 3. Kipling (ESTOJO) R$ 159,00 | 4. Tok Stok (PORTA-BILHETE) R$ 16,90 5. Papel Magia (CADERNO, KIT ESCRITÓRIO E LÁPIS) R$ 18,90; R$ 179,00 E R$ 3,90 [cada]

79


TECNOLOGIA

TELEVISÃO

*** por Tiago Mota

O OUE TEM NA˜SUA TV? DIANTE DE TANTAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, FICA FÁCIL SE CONFUNDIR SOBRE QUAL APARELHO É MELHOR E QUANDO VALE A PENA INVESTIR NELE. MAS CALMA... A GENTE AJUDA

Fast Shop (11) 3468-4900 Tulipa

Ponto frio (11) 4002-3388 Tulipa

80

Na IFA de 2016 – uma das principais feiras de eletrônicos do mundo, ocorrida entre 1 e 6 de setembro em Berlim – a LG apresentou sua última inovação em televisores: os painéis de OLED, que garantem uma resolução 8K. Isso mesmo: 8K. O preço das TVs em 4K mal chega a um valor acessível ao consumidor, e a indústria já lançou suas sucessoras. Para demonstrar o poder de imagens dessas TVs, a gigante coreana montou durante a feira um túnel com os televisores reproduzindo uma aurora boreal em suas telas. Impressionante. Mas em questão de meses, precisamente

em janeiro de 2017, na Consumer Eletronics Show, a CES, em Las Vegas, os OLEDS já foram contestados com outra novidade tecnológica: os painéis com QLED. A também sul-coreana Samsung foi quem trouxe essa inovação, que combina os painéis de LED com sua tecnologia de pontos quânticos. Começou, assim, uma guerra entre qual é a melhor TV do mercado que deve se estender ao longo do ano todo. Ficou confuso com todos esses termos? Calma. A gente vai “desmontar” sua TV para explicar qual o diferencial de cada inovação em painéis e resoluções de imagem. Fotos: Divulgação


Painéis

O painel da TV é responsável por emitir a luz que trará vida às imagens. É a luz emitida que define a qualidade da imagem, a vivacidade de suas cores e a precisão de brilhos e contrastes.

LED

OLED

QLED

As telas em LCD – uma aplicação de cristal líquido – deixam de ter a emissão de luz traseira por lâmpadas fluorescentes e passam a contar com lâmpadas de LED. Com o foco individual de cada lâmpada e uma luz branca, é possível controlar a intensidade de claridade da imagem melhor, proporcionando melhores contrastes.

As lâmpadas LED recebem um filme orgânico que emite luz em resposta a uma corrente elétrica. Com isso, cada ponto da imagem gera sua própria quantidade de luz. Assim, o controle do brilho e do contraste se torna ainda superior, possibilitando também a chegada da resolução 8K no mercado.

As TVs QLED recém-anunciadas usam uma camada de pontos quânticos entre o emissor de luz e o display. Eles são nanocristais que substituem os filtros de cores tradicionais. Em termos gerais, a luz das lâmpadas passa pelos pontos quânticos e é transmitida com mais intensidade e maior volume de cor.

Validade: Painéis em LED garantiram a chegada da resolução 4K – uma tecnologia que ainda tem bons anos de mercado.

Validade: Indefinida. Imagina-se que, uma vez estabelecida, essa será a tecnologia dominante por mais de uma década.

Validade: A depender do desempenho comercial das OLEDs, o QLED pode vingar ou não.

Vale a pena investir? Sem dúvida. É a porta de entrada para as melhores resoluções do mercado.

Vale a pena investir? A tecnologia ainda é novidade no mercado e, por isso, os preços são muito altos.

Vale a pena investir? Já existem TVs desse tipo no mercado e os preços tendem a ser mais competitivos em um curto período de tempo.

ENTENDENDO O HDR Recente no mercado de TVs, o HDR já é comum em câmeras fotográficas de alguns celulares. A cada foto que se tira com os smartphones, na verdade, eles fotografam mais de uma vez. A imagem final é o resultado de uma “média” das imagens fotografadas. O mesmo passa a valer para vídeos: algumas câmeras do cinema, por exemplo, tiram essa média dos frames de um filme, e há TVs que entregam essa imagem otimizada.

TV 4K HDR 65” Curva com pontos quânticos* (FAST SHOP) [preço sob consulta]

Resoluções

A quantidade de pixels de uma imagem digital define sua resolução. Quanto mais deles, mais detalhada é a imagem. Uma melhor resolução permite telas de TV maiores.

Full HD (1920 x 1080 pixels)

4K (3840 x 2160 pixels)

8K (7680 x 4320 pixels)

Desde que chegou, o Full HD tem mantido forte apelo comercial. Essa resolução já está em TVs sofisticadas, com bom custo-benefício.

O 4K, ou UHD, chegou ao mercado em 2003 ao custo de milhares de dólares. Hoje, é possível encontrá-las por preços mais acessíveis. A resolução é quatro vezes melhor do que uma Full HD.

Também conhecida como Full Ultra HD (FUHD), a resolução 8K é dezesseis vezes maior do que uma Full HD.

Validade: Smartphones e afins também operam nessa resolução. Em TVs, a popularização do 4K já começa a tirá-las de linha. Vale a pena investir? Sim, pelo custo-benefício. Mas sabendo que já é possível comprar uma 4K.

* Produto disponível sob encomenda.

Validade: Mesmo com o anúncio do 8K, é a tecnologia dominante do mercado pelos próximos anos. Vale a pena investir? Há TVs 4K em diferentes faixas de preço, tornando-se mais atrativas.

Validade: Esses televisores ainda estão em desenvolvimento. Quando se firmarem, devem permanecer no mercado por mais de dez anos. Vale a pena investir? Nem pensar! Ainda não há televisores como esse à venda e, quando estiverem, os preços estarão bem longes de ser aprazíveis.

81


CULTURA

CINEMA

*** por Redação

SUPER... RENOVADOS? EM 2017, O DESAFIO DOS FILMES DE SUPER-HERÓIS SERÁ TRAZER ALGO NOVO PARA UM PÚBLICO ACOSTUMADO A VELHAS FÓRMULAS E CLICHÊS

Filmes de super-heróis são as galinhas de ovos de ouro na indústria do cinemão. Das dez maiores bilheterias de 2016, quatro vieram com filmes relacionados a esse universo. O topo da lista ficou com Capitão América: Guerra Civil, com aproximadamente 1,1 bilhão de dólares em renda pelo mundo. E se preparem: em 2017, sete serão os filmes com esses personagens dos quadrinhos – incluindo Lego Batman: o filme, chegado aos cinemas em fevereiro passado. Com tantos títulos desse tipo, porém, a indústria deverá encontrar novas formas de surpreender fãs já tão familiarizados com o gênero. Um ajuste a ser feito enquanto a carruagem avança: os calendários estão cheios de Superamigos e seus correlatos, pelo menos até 2020. Na busca de novos ares, um destaque da temporada foi Logan, do diretor James Mangold. O filme é o último capítulo de Hugh Jackman na pele de Wolverine, o mutante com garras de adamantium que estreou no cinema em X-Men, de 2000. O longa assume um tom realista e emocional em um roteiro mais contido, longe do que já foi feito com o herói em outras ocasiões no cinema. Cada um à sua maneira, os outros filmes de super-heróis com estreias previstas para este ano apostam em modos de manter o interesse do público. Marque-os em sua agenda.

O filho pródigo

Depois de um acordo com a Sony, estúdio que detinha os direitos de O Homem-Aranha nos cinemas, o herói enfim volta aos estúdios Marvel em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Tom Holland assume o papel do amigão da vizinhança. Depois dos eventos de Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Aranha deverá assumir sua missão de proteger Nova York com uma ajudinha do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). Estreia: 6 de julho.

82

4,7

US$

bilhões

EM BILHETERIAS VIERAM DE FILMES DE SUPER-HERÓIS EM 2016


A galáxia é o limite

O primeiro Guardiões da Galáxia surpreendeu o público e a crítica em 2014. O diretor James Gunn volta para o volume 2 com a intenção de repetir o tom cômico e extravagante do primeiro filme e, ao mesmo tempo, estendê-lo com novos personagens e conflitos. A trupe de anti-heróis retornará para desvendar o parentesco de Peter Quill (Chris Pratt), o Senhor das Estrelas, enquanto se envolve em novas missões. Estreia: 27 de abril.

Superamigos

Apesar das críticas negativas por Batman vs. Superman e Esquadrão Suicida, a Warner Bros. e a DC continuam com o plano ambicioso de unir Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Cyborgue, Flash e Aquaman em um único filme. Diante de uma ameaça alienígena, Batman (Ben Aflleck) recruta os maiores heróis da Terra para defendê-la. Segundo o site Latino Review, os custos de produção de Liga da Justiça passam dos US$ 410 milhões de dólares. Estreia: 16 de novembro.

A VEZ DELA

A personagem Mulher-Maravilha completará 76 anos de histórias em 2017 e, finalmente, terá o primeiro longa dedicado a ela. A versão da super-heroína interpretada por Gal Gadot debutou nas telonas em Batman vs. Superman, no ano passado, e foi bem recebida pelos fãs. Com direção de Patty Jenkins, o filme conta a origem da princesa amazona durante a Primeira Guerra Mundial. Sem dúvida, uma celebração do girl power. Estreia: 1° de junho

Raios e trovões UCI Cinemas Piso Lírio Informações e vendas: shoppinganaliafranco.com.br

O terceiro filme da série, Thor: Ragnarok continua as aventuras do Deus do Trovão (Chris Hemsworth), agora à procura do seu pai desaparecido, Odin (Anthony Hopkins). A Marvel aposta pesado nesse título com um elenco estrelado: Mark Ruffalo, como Bruce Banner/Hulk, Benedict Cumberbatch, como o Dr. Estranho, e a premiada Cate Blanchett, no papel da vilã, Hela. Estreia: 2 de novembro.

Fotos: Divulgação/Enterteinment Weekly

83


CULTURA

MÚSICA & LIVROS

*** por Redação

AGORA É ˜ QUE SAO ELAS PARA ADICIONAR DIVERSIDADE NO GOSTO MUSICAL E LITERÁRIO, UMA LISTA DE MULHERES EM DESTAQUE NAS ARTES.

HERE (Alicia Keys) No fim de 2016, em novembro, e sem muito alarde, a diva pop lançou o álbum HERE. É o primeiro trabalho da cantora norte-americana em quatro anos, desde Girl on Fire. Mas, desta vez, Alicia foge do apelo mainstream e explora temas como família, religião e violência com uma pegada urbana e mais próxima do R&B contemporâneo. Em quinze anos de carreira, esse é o álbum mais consistente da cantora, se não for o melhor.

84

LALAH HATHAWAY LIVE (Lalah Hathaway) Já nos anos 1990, Lalah Hathaway se firmou como um dos principais nomes do R&B americano. E, em tempos mais recentes, ela tem chamado atenção – a ponto, inclusive, de levar o prêmio de melhor performance de R&B no Grammy deste ano, pela canção “Angel”. Em seu álbum, Lalah demonstra toda sua potência e swing, uma envolvente experiência ao vivo em um disco.

MAHMUNDI (Mahmundi)

GARIMPO (Sofia Freire)

A carioca Marcela do Vale, conhecida pelo nome artístico Mahmundi, começou a trabalhar em carreira solo depois de largar os vocais e guitarras da banda Velho Irlandês, em 2010. No ano passado, lançou seu primeiro álbum de estúdio com misturas de referências que vão da música eletrônica ao pop dos anos 1980. Antes disso, já havia lançado dois álbuns: Setembro, em 2013, e Efeito das Cores, 2012.

Nascida em Recife, um berço criativo, Sofia Freire é cantora, compositora e pianista. Em 2012, ganhou a seletiva Novas Joias, promovida pelo selo pernambucano Joinha Records, entrando para o seu casting entre nomes como Tibério Azul, China e Mombojó. Garimpo é seu álbum de estreia, lançado em 2015. Nele, Sofia “garimpou” poemas escritos pelo pai, pela irmã e por outros amigos poetas para mais tarde virarem músicas compostas por ela.


Quarenta Dias (Maria Valéria Rezende) Desesterro (Sheyla Smanioto) Maria de Fátima, personagem principal de Desesterro, carrega na pele as marcas da pobreza e da fome. Nas cidades de Vila Marta e Vilaboinha, ela permanece e sobrevive, assim como fizeram as gerações anteriores a ela. Sheyla Smanioto traz um romance com vozes, sonhos e imagens dessa menina e de sua cansada avó . No fio entre realidade e fantasia, oferece um passeio a um arquétipo de Brasil profundo.

Vencedor do Prêmio Jabuti de 2015, Quarenta dias apresenta Alice, uma professora aposentada que mantinha uma vida pacata em João Pessoa até que sua filha a obriga mudar-se para Porto Alegre. Mas uma reviravolta familiar a deixa sozinha em uma cidade estranha. Ao saber que o filho de uma conhecida da Paraíba desapareceu em Porto Alegre, Alice parte em uma quase enlouquecedora jornada pelo rapaz.

GARIMPO (Liria Porto)

Com poemas curtos, mas carregados de sentimentos e enigmas, Líria Porto demonstra sua dominância sobre a escrita poética. Uma representante importante da poesia contemporânea, Líria é bem-humorada, mas profunda. A ideia geral de Garimpo é trabalhar com metalinguagem. Como o próprio título sugere, a poesia de Líria se propõe a refinar o próprio ato poético, em exercícios de reflexão em que cada palavra sempre quer dizer mais do que aparenta.

Fotos: Divulgação

Anatomia do Paraíso (Beatriz Bracher)

Félix escreve uma dissertação de mestrado sobre o Paraíso perdido, poema épico de John Milton sobre a expulsão de Adão e Eva do Paraíso. A história se desenrola em vários planos e subtramas, como o dia a dia do estudante e suas reflexões sobre a obra de Milton, mas também a dura vida de Vanda, vizinha de Félix, que se divide entre trabalho, estudo e cuidados com a irmã mais nova. As camadas exploram o tema da culpa e da redenção.

Saraiva Mega Store Orquídea

(11) 2076-4470

85


Vitrine BLINDADO CONTRA O FRIO UMA SELEÇÃO DE ROUPAS CONFORTÁVEIS, MANTAS QUENTINHAS E ACESSÓRIOS DE LOUNGEWEAR PARA APROVEITAR O INVERNO AO MÁXIMO. *** fotos Rogério Alonso produção Vanessa Martinez

Fruit de la Passion (PIJAMA) R$ 735,00

M.Martan (DIFUSOR E AROMATIZADOR) R$ 49,90 E R$ 79,90

Puket (MEIAS SAPATILHA) R$ 36,90

Marlene Enxovais (COLCHA E PORTA-TRAVESSEIRO) R$ 629,90

86


Artex (KIT COLCHA E PORTA-TRAVESSEIROS) R$ 379,00

Camicado (ALMOFADAS) R$ 99,90 CADA

M.Martan

Pixolé

(COBERTOR E EDREDOM)

(BOTAS)

R$ 149,40 E R$ 359,40

R$ 189,90

TOQUE

Any Any (MEIAS) R$ 25,00 CADA

Para manter-se aquecido nesse inverno, alguns tecidos são as opções ideais. Em roupas, a lã e tricôs são os queridinhos para o frio. Já em edredons, aqueles revestidos com poliéster são bons isolantes térmico, além de serem hipoalergênicos e de fácil manutenção.

87


VITRINE

À MÃE, COM CARINHO

DIA DAS MÃES

ROUPAS, ACESSÓRIOS E OUTROS MIMOS ESPECIALMENTE SELECIONADOS PARA FAZER FELIZ QUEM TE PRESENTEOU A VIDA TODA.

Montecristo Joalheria (BRINCOS) [sob consulta]

Hope (SUTIÃ) R$ 110,00

Victor Hugo (BOLSA E LENÇO) R$ 1.998,00 E R$ 278,00

Rommanel (BRACELETE)

Stroke

R$ 360,00

(VESTIDO) R$ 298,00

Trintee (SAPATOS) R$ 199,99

88


Darling (SUTIÃ E CALCINHA) R$ 131,00 E R$ 60,00

Victoria Collection (BLUSA) R$ 156,00

Prego (SAPATILHAS) R$ 79,90

Saraiva

Monte Carlo Joias

(LIVRO)

(ANEL)

R$ 39,90

[sob consulta]

Mitani Ótica (ÓCULOS PLATOY) R$ 3.189,00

Mahogany (KIT)

Intimissimi (BODY TULE) R$ 299,00

R$ 284,00

89


VITRINE

DIA DOS NAMORADOS

ESTILO COM AMOR DÚVIDAS NA HORA DE ESCOLHER O PRESENTE PERFEITO PARA A PESSOA AMADA? ESTES ITENS PARA HOMENS E MULHERES VÃO DEIXAR O DIA DE QUALQUER UM AINDA MAIS ESPECIAL.

Fruit de la Passion (CAMISOLA)

Liz

R$ 472,00

Kawasaki (ALIANÇAS) R$ 1.760,00 (O PAR)

(SUTIÃ E CALCINHA) R$ 139,00 E R$ 49,00

Isabel Oliveira (BRINCOS) R$ 2.700,00

Track & Field (TOP E LEGGING) R$ 159,00 E R$ 198,00

L’Occitane (KIT) R$ 290,00

Imaginarium (PORTA-RETRATO) R$ 69,90

Authentic Feet (TÊNIS ADIDAS) R$ 349,99

90


Fragrance (PERFUME EROS) R$ 489,00

Made in Brazil (VIOLÃO) R$ 1.809,00

Óticas Carol (ÓCULOS PRADA) R$ 929,00

Uz Games (JOGO PS4) R$ 249,90

World Tennis

Piticas

(TÊNIS ASICS)

(CAMISETA)

R$ 1.099,00

R$ 49.90

Caus e Zamoura (KIT 3 CERVEJAS) R$ 77,00

91


VITRINE

KIDS

Malwee Kids (CONJUNTO) R$ 159,90

BMart (CARRINHO DE CONTROLE) R$ 189,99

PUC (CAMISA) R$ 119,00

Hering Kids (COLETE) R$ 109,99

DOSE DE ENERGIA LEVE A ALEGRIA DOS PEQUENOS PARA A ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO COM ROUPAS, ACESSÓRIOS E OUTROS ITENS DIVERTIDOS E CHEIOS DE VIDA.

Brooksfield Jr. (CALÇA) R$ 219,00

Piuí (TÊNIS) R$ 239,00

Kid Stok (MACACÃO) R$ 59,00

92

Piuí (SAPATILHAS) R$ 99,99

Chicco (CASACO) R$ 259,90


PB Kids

Tok Stok

(URSO)

(QUADRO)

R$ 199,99

R$ 79,00

PUC (BONÉ) R$ 59,00

Gumii (BABADOR) R$ 24,90

PUC (VESTIDO) R$ 199,00

Malwee Kids (CAMISETA R$ 39,90

Tip Top (PULSEIRA) R$ 119,00

Bijulovers (MOCHILA)

Lilica & Tigor

R$ 74,99

(CONJUNTO) R$ 259,00

Pampili (SANDÁLIAS) R$ 129,00

Gira Baby (VESTIDO COM BOLERO) R$ 239,90

93


LOJAS & SERVIÇOS

ACADEMIA DE GINÁSTICA

Companhia Athletica (2672-7800)

Acácia

ACESSÓRIOS, BIJUTERIAS E BOLSAS

Bijulovers (2672-5006 / 5030) Orquídea Empório do Aço (2671-2699) Lírio Fabrizio Giannone (2673-0017) Tulipa Fellipe Krein (2268-1652) Orquídea Lillyth Acessórios (2674-4987) Orquídea Morana (2671-5114) Orquídea My Gloss (2671-0192) Orquídea Rosa Valverde (2673-1183) Orquídea Rupyamani (2672-5132) Orquídea Santa Marinella (2643-4060 / 4061) Orquídea Victor Hugo (2643-4489 / 4490) Tulipa AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO

Abreutur (2860-1846) Lírio CVC Viagens (2108-5300 / 5317) Tulipa Shopping Viagens(2643-4494 / 4499) Orquídea Tam Viagens (2671-0992) Lírio ALIMENTAÇÃO

Abbraccio (2672-5032) Lírio Almanara (2676-0939 / 0782) Lírio America (2672-8367) Tulipa Bacio di Latte (2671-2094) Tulipa Baked Potato (3048-4800 rm 2126) Tulipa Ben & Jerry’s (2672-5003) Lírio Brigaderia (2076-0469) Orquídea Burger King (2397-0320 rm 6384) Tulipa Cacau Show (2671-9151) Tulipa Café Anália (2643-4471) Orquídea Café do Ponto (2671-8721) Tulipa Casa Bauducco (2268-2563) Tulipa Casa Pilão (2671-8718) Orquídea Divino Fogão (2643-4532 / 4531) Tulipa Gendai (2672-5096 / 2643-4085) Tulipa Giraffas (2643-4591 / 4592) Tulipa H3 New Hamburgology (2671-2959) Tulipa Jin Jin (2643-4030) Tulipa Kappa Gourmet (2268-1861) Tulipa Kopenhagen (2673-1716) Orquídea Kopenhagen (quiosque) (2643-4048) Tulipa Lindt (2676-2392) Orquídea Madero (2268-0199) Lírio Mania de Churrasco (2671-8726) Tulipa McDonald’s (2671-5985 / 2671-0148) Orquídea e

Tulipa

Mexcla (2671-1244) Tulipa Montana Grill (2671-3102) Tulipa Mousse Cake (3181-7005) Lírio Mr. Cheney Orquídea Nahoe Sushi (2643-4040 / 4039) Lírio Nespresso Tulipa EM BREVE Ofner (2643-4569) Tulipa Outback Steakhouse (2643-4080) Acácia Pati Piva (2676-2459) Lírio Pissani (2671-0202) Tulipa Spaghetti Notte (2643-4176) Tulipa Spoleto (2268-1183) Tulipa

94

Starbucks (2643-4526) Lírio Subway (2671-0898) Tulipa Taco Bell (2076-0154) Tulipa Tea Korea (2076-1249 / 2671-1657) The Fifties (2268-2250) Lírio Vanilla Caffè (2671-9252) Lírio Vivenda do Camarão (4613-2600 - ramal 121/122)

CAMA, MESA E BANHO

Acácia

Tulipa

CASAS DE CÂMBIO

Confidence (2671-0418) Orquídea Cotação (4002-1010) Tulipa

Tulipa

ARTIGOS DE COURO E VIAGEM

ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS

Inovathi (2671-9088) Orquídea Kipling (2673-2855) Orquídea Le Postiche (2268-0413) Orquídea Samsonite (2643-4595) Orquídea

Fast Shop (3468-4900 / 4906 / 4912 / 4916) Tulipa iPlace (2076-0725) Tulipa Mistertech (2268-2784) Tulipa Motorola (quiosque) (95053-7829) Orquídea Polishop (2643-4222 / 2076-0041) Tulipa Ponto Frio (2076-6200 / 6202) Tulipa Samsung (2643-4458) Orquídea

ARTIGOS PARA ELETRÔNICOS

Art In Case Lírio EM BREVE Deco Skin (2672-2500) Orquídea Deco Skin (quiosque) Tulipa

FARMÁCIAS

Drogaria São Paulo (2076-0895) Lírio Drogasil (2672-5075 / 5076) Tulipa

BANCOS

Bradesco (3968-2150 / 2672-2241) Itaú Orquídea Santander Tulipa

Artex (2671-0643) Lírio Marlene Enxovais (2643-4442 / 4441) MMartan (2672-5177) Orquídea

Acácia

GAMES

UZ Games (2268-0480)

BEBIDA E EMPÓRIO

Empório Caus e Zamora (2672-5148) Expand Store (2672-3559) Orquídea

Orquídea

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Made In Brazil (2643-4141)

Lírio

JOIAS E RELÓGIOS

BRINQUEDOS E ARTIGOS INFANTIS

BMart (2671-2755) Orquídea PBKids Brinquedos (2643-4056 / 4059)

Orquídea

Lírio

CABELEIREIROS

Estúdio da Sobrancelha (2268-1096) Orquídea Glitz Mania (2643-4335 / 4336) Acácia Jacques Janine (2643-4455 / 2671-9376) Acácia Studio W (2076-4700) Orquídea CALÇADOS

Anacapri (2643-4280) Tulipa Arezzo (2643-4068 / 2672-5049) Tulipa Binne Comfort (2643-4334) Orquídea Capodarte (2643-4552) Lírio Carmen Steffens (2268-1166) Orquídea Clube Melissa (2268-1505) Orquídea CNS (2671-6509) Tulipa Corello (2672-5301) Tulipa Dom Shoes (2268-1226 / 1213) Orquídea Fascar (2673-0583) Tulipa Havaianas (2675-9012 / 2672-2554) Orquídea Jorge Alex (2372-0086) Lírio Magic Feet (2268-0235) Orquídea Milano (2076-0231) Tulipa Piuí Calçados (2268-0183) Orquídea Pixolé (2673-2896) Orquídea Prego (2674-4801) Tulipa Regina Rios (2672-5017) Tulipa Santa Lolla (2676-2310) Tulipa Schutz (2643-4362 / 4363) Tulipa Side Walk (2643-4088) Tulipa Trintee (2643-4405) Tulipa

H. Stern (2672-5276 / 5269 / 5257) Tulipa Isabel Oliveira Joalheria (2672-3142) Lírio Kawasaki (2643-4558) Tulipa Monte Carlo Joias (2268-1526 / 1620) Orquídea Montecristo Joalheria (2643-4536 / 2612-5137) Orquídea

Pandora (5505-2164) Orquídea Rommanel (2076-0765) Lírio Swarovski (2643-4027) Tulipa The Graces (2672-5021 / 2671-3522) Tulipa Tommy Hilfiger (quiosque) (2643-4018) Orquídea

Vivara (2671-6479)

Orquídea

LABORATÓRIO

Fleury Medicina e Saúde (5014-7200) LAZER

Animal Tour Lírio Play Space (2076-0818) Acácia UCI Cinemas (2164-7790 / 7777)

Lírio

LINGERIE E MEIAS

Any Any (2672-5037) Tulipa Darling Store (2643-4002) Lírio Fruit de la Passion (2643-4506) Lírio Hope (2268-1301) Tulipa Intimissimi (2671-0916) Orquídea Liz (2671-8601) Lírio Loungerie (2643-4071 / 4072) Lírio Lupo (2643-4168) Orquídea Puket (2671-0878) Tulipa

Acácia


LIVRARIA

Saraiva MegaStore (2076-4470)

Orquídea

LOJA DE DEPARTAMENTO

Luigi Bertolli (3038-2540) Lírio Renner (2165-4800) Orquídea Riachuelo (2122-5300) Orquídea Zara (2101-1955) Tulipa MODA FEMININA

Amaro (4063-6040 rm 8168) Lírio Armazém Erva Doce (2671-8711) Orquídea Beluga (2671-8468) Orquídea Brooksfield Donna (2268-1754) Lírio Canal (2673-8020) Lírio Check Mate (2092-9930) Tulipa Código Girls (2671-3389) Orquídea Costume (2672-5007) Tulipa Cristina Acedo (2671-0803) Lírio Dress Us Lírio EM BREVE Dudalina (2643-4290) Lírio Equus (2643-4395) Tulipa Erva Doce (2671-8702) Orquídea Infini (2671-6693) Orquídea Lança Perfume (2643-4054 / 4055) Tulipa Le Lis Blanc Deux (2643-4550) Lírio Lucy In The Sky Orquídea Malhas Bruna (2268-2758) Tulipa Maria Barriga Lírio One Up (2643-4161) Orquídea Philip Monica (2671-0248) Lírio Planet Girls (2268-2671 / 2670) Lírio Practory (2643-4003) Orquídea Rery (2268-2771) Lírio Rubinella (2643-4255) Lírio Shoulder (2675-9442 / 1401) Lírio Simulassão (2643-4202) Lírio Stroke (2643-4415) Lírio Tigresse (2672-3258 / 2643-4189) Lírio Trimix (2671-9287) Tulipa TVZ (2268-2582) Orquídea Viktoria Collection (2672-5261) Tulipa W/Z | (2643-4410) Lírio Yogini (2671-2395 / 2671-2360) Tulipa MODA INFANTIL

Brooksfield Jr. (2672-5025) Tulipa Chicco (2643-4036) Tulipa Gira Baby (2643-4570) Lírio Gumii Tulipa Hering Kids (2643-4180) Orquídea Kidstock (2671-5420) Orquídea Lilica & Tigor (2671-9077) Orquídea Malwee Kids (2643-4263) Orquídea Pampili (2643-4505) Orquídea PUC (2643-4411) Orquídea Tip Top (2643-4400) Lírio MODA MASCULINA

Akkar (2671-9065) Orquídea Aramis (2671-1448) Tulipa Brooksfield (2672-5004) Tulipa

Buckman (2268-1817) Tulipa Crawford (2671-1341) Tulipa Dudalina Masculina (2268-2304) Lírio Harry’s (2672-5127) Lírio Highstil (2671-3446) Tulipa New Era (2268-1341 / 2671-0730) Tulipa Polo Play (2643-4024 / 4045) Tulipa Ricardo Almeida (2643-4111 / 4112) Tulipa Sergio K (2268-2076) Lírio Via Veneto (2268-2639) Orquídea Vila Romana (2268-2297) Lírio VR São Paulo (2643-4508) Lírio MODA PRAIA E ARTIGOS ESPORTIVOS

Artwalk (2268-0739) Tulipa Authentic Feet (2643-4545) Orquídea Blue Beach (2076-1126 / 1154) Orquídea Centauro (2672-5431) Lírio Cia. Marítima (2268-2994) Tulipa Deny Tennis (2671-2932) Tulipa Nike Store (2676-2269) Tulipa Track & Field (2643-4275) Lírio World Tennis (2076-1174) Orquídea MODA UNISSEX

Orquídea

Hering Store (2076-0825) Orquídea Hot Water (2672-5036 / 2676-6066) Tulipa Khelf (2672-5220 / 5221) Tulipa Lacoste (2268-2744) Lírio M.Officer (3587-9367) Tulipa Osklen (2268-2775 / 2772) Lírio Piticas Orquídea Scene (2673-8227) Tulipa Siberian (2268-1208) Tulipa Souq (3777-2743) Lírio Tommy Hilfiger (2672-3119) Lírio Youcom (3587-7370) Orquídea

PERFUMARIA E COSMÉTICOS

Adcos (2671-2535) Tulipa Anna Pegova (2671-2483 / 6058) Tulipa Contém 1G (3287-5284) Lírio Fragrance (2643-4430 / 4431) Lírio La Façon (2268-0357) Lírio L’Occitane (5083-4078) Tulipa L’Occitane Au Brésil (2671-0313) Orquídea M.A.C. (2268-0670) Lírio Mahogany (2076-0120) Tulipa Maybelline Orquídea Natura (4446-3949) Tulipa O Boticário (2268-2915) Orquídea Quem Disse, Berenice? (2671-4922) Orquídea Sephora (2268-1767) Lírio The Beauty Box (2671-1786) Orquídea The Body Shop (2643-4086) Tulipa Vult Tulipa

FOM (2643-4373) Tulipa Imaginarium (2671-1705)

Lírio

SAÚDE

Clínica Oriental (2643-4540 / 4541) Doctor Feet (2673-0333) Tulipa Feet & Co. (2268-2350 / 2359 / 2488) GioLaser (2268-0069) Lírio

Lírio Lírio

SERVIÇOS

Engraxataria Acácia Lavanderia 5àSec (2671-1254/ 1722) Acácia Lotérica Anália Franco (2672-5113) Acácia Ophicina de Costura (2672-5026) Acácia SAC (2643-4520) Serviços do Futuro (2643-4037) Lírio Tato Serviços (2643-4064) Acácia Táxi Anália Franco (2671-4702) Acácia Via Fácil – Sem Parar (2076-1041) Acácia SUPLEMENTOS

Corpo & Vida (2671-0856)

Orquídea

TABACARIA

MÓVEIS E DECORAÇÃO

Tabacaria Chaplin (2643-4340)

Camicado (3587-8629 / 8631) Orquídea Fast Frame (3321-4392) Orquídea Tok&Stok (3583-4650) Orquídea Top Dog (2671-5475) Tulipa

Lírio

TELEFONIA

Claro (Central 1052) Orquídea Commcenter (2673-0254) Tulipa Nextel (94740-2210) Tulipa Oi (Central 1057) Tulipa Tim (2671-0423) Orquídea Vivo (1058 ou *8486) Tulipa Yellowcom (2672-2784) Orquídea

ÓTICA

Chilli Beans (2076-0545) Orquídea Fototica (2268-2137) Tulipa Mitani Ótica (2672-5043) Orquídea Ótica Bliss (2643-4122) Lírio Ótica Dax (2076-1004) Orquídea Óticas Carol (2268-2705) Lírio Sunglass Hut (2671-2136) Tulipa Triton Eyewear (2268-2538) Tulipa Wanny Optical Sunglasses (2672-5033)

Orquídea

PRESENTES E SOUVENIERS

Calvin Klein (4800-4530) Lírio Cavalera (2268-1869) Lírio Coca-Cola Clothing (2076-1167) Orquídea Colcci (2268-0316) Orquídea Cotton On (2643-4181) Orquídea Ellus (2643-4090) Orquídea Forever 21 Tulipa HBF – Handbook Fashion (2643-4001 / 2076-1106)

PAPELARIA

Papel Magia (2643-4205 / 4204)

Tulipa

Piso Lírio (superior) Piso Tulipa (intermediário) Piso Orquídea (intermediário) Piso Acácia (rua)

95


COLUNA

KARINA CARPI

*** ilustrações Kata Tirczka

Meu filho é birrento. E agora? AS BIRRAS SÃO INEVITÁVEIS EM QUALQUER FAMÍLIA. O SEGREDO ESTÁ NO QUE FAZEMOS COM ELAS.

Karina Carpi é terapeuta comportamental infantil e colaboradora do Instagram @tips.for.moms

96

Primeiro, precisamos entender o que chamamos de “birra”. Este é um nome para uma série de comportamentos diferentes com a mesma função: dominar a situação. A criança emite esses comportamentos, geralmente, diante de frustrações e com eles pretende controlar e ter sucesso com determinada situação. Em outras palavras, elas estão tentando conseguir o que querem. Aos pais, cabe ensinar comportamentos alternativos para que as crianças saibam lidar com suas frustrações. Parece fácil, não é? Mas na prática as coisas podem não seguir o planejado. Precisamos deixar claro para elas que esse comportamento não é aceitável e que, muitas vezes, as crianças não mudam sozinhas. Frases como “Você já é bem grandinho pra fazer isso”; “Veja só seu irmão como é obediente”; “Você precisa aprender a se comportar”; “Que coisa

feia”, entre outras, pouco ensinam e nos desgastam muito. Uma estratégia bastante eficaz são os combinados: se fizer isso, então poderá fazer aquilo em vez de dizer: se não fizer, não terá. Outro combinado eficaz é conversar com a criança antes de sair de casa sobre o que irá ocorrer. Por exemplo: “Nós iremos ao mercado e você poderá escolher apenas uma coisa para comprarmos”. Se a criança pedir por duas ou mais coisas, abaixe até ficar na altura dela, relembre o combinado (levar apenas uma coisa) e ajude-a a escolher qual levar. Caso a birra comece, diga-lhe que dessa forma você não entende o que ela diz e que, quando se acalmar, vocês poderão conversar novamente. Ao final das compras, cumpra sua parte do combinado: leve apenas um item. Caso você ceda, a criança aprende que a birra funciona e que suas regras são inconsistentes, ou seja, que ela consegue quebrá-las se insistir. E aí a birra se instala e se torna mais resistente a desaparecer. Lidar com a birra em lugares públicos é um grande desafio. Afinal, existe maior probabilidade de cedermos nesses ambientes a fim de evitar os olhares e a vergonha pela situação. Porém, o grande segredo, seja em casa ou na rua, é não dar atenção a esses episódios e elogiar quando a criança apresenta algum comportamento mais aceitável. Desta forma, ensinamos com quais comportamentos ela terá sucesso e com quais não terá. Isso não significa que você deixará seu filho se esgoelando no meio da loja e sairá andando pelo shopping, e sim, que vai ficar ali, esperando ele se acalmar para então conversarem. É preciso ter muito cuidado com o “toma pra você ficar quieto”, pois ele é o suficiente para a criança aprender o que deve fazer pra conseguir o que deseja. Lidar com a vergonha e com os olhares das pessoas faz parte do processo. Alguns casos podem precisar de uma atenção maior, e procurar a ajuda de um psicólogo se torna fundamental. O mais importante é nunca esquecer que a educação positiva só é possível com muito amor, dedicação e paciência.


COLUNA

NINA G

Amor em tempos de App AS DELÍCIAS – E AS ANGÚSTIAS – DOS RELACIONAMENTOS TECNIFICADOS

Eis que um dia, há mais ou menos um ano, me deparei com o fato de estar solteira de novo. Foi uma escolha minha, mas ainda assim, me sentia vazia e ultrapassada. Minha última vez sozinha tinha sido no século passado, literalmente! “Estou perdida, nem sei por onde começar!”, escrevi à minha única amiga que não é casada.“Keep calm e baixa esse app.” Obedeci. Que coisa maluca! Então agora a gente escolhe e é escolhido em pequenas vitrines virtuais... Ok, por que não? Aproveitei e baixei um outro app gringo que expunha pequenas vitrines virtuais do mundo todo. Comecei pelos gringos. Ficava mais à vontade de conversar com uma pessoa em outro continente do que com o meu vizinho de bairro. Assim, pensei, estou segura e vou treinando a abordagem. Um mês depois, estava a ponto de arrumar as malas e ir encontrar um desses caras na Europa! Acho que não sou do tipo que fica treinando em segurança muito tempo... De lá pra cá, acumulei várias histórias com estrangeiros, vizinhos de bairro e outros no meio do caminho... Encontrei homens com quem passei uma noite e nunca mais farão parte da minha vida. Encontrei homens que entraram despretensiosamente e foram ficando. Me apaixonei por alguns. Às vezes mais de um ao mesmo tempo. Me apaixonei por alguns com os quais, por uma razão ou outra, nunca encontrei pessoalmente. Troquei fotos, vídeos, músicas, poemas, confidências, projetos de trabalho e questões existenciais com muitos deles. Vários me tiraram a fome, o sono, a roupa. Vários ainda hoje me fazem sentir as tais borbo-

letas no estômago... Em matéria de romance, acho que sou uma eterna adolescente. Falar mal desses apps é como dizer que as crianças de hoje não sabem se divertir... É cair nesse erro de comparar o que não pode ser comparado. É dizer aquela frase saudosista, “Como era melhor antigamente!”, porque na verdade vamos envelhecendo e ficando indispostos a entender a maneira como as coisas acontecem no aqui e agora. A chave é saber que nessa plataforma virtual se encontram pessoas de verdade dos dois lados da linha. Pessoas densas e pessoas superficiais. Pessoas que vão se conectar conosco, ou não. Pessoas que têm expectativas que podem ser supridas por outra pessoa, ou não. Aliás, como sempre... Se dá para achar seu príncipe encantado num app? Certamente alguém já conseguiu, mas eu não estou procurando o meu... Essa adolescente que vive em mim ainda quer se divertir. Descobri que afinal de contas não estou ultrapassada. E ainda não inventaram no mundo sensação melhor do que as tais borboletas.

Nina G é escritora e dedica-se em se divertir, acumular novas experiências e escrever sobre isso.

97


98




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.