Qualidade e Competência nas Decisões

Page 28

16. Decisões em Redes de Empresas e Cadeias de Fornecimento

16

263

DECISÕES EM REDES DE EMPRESAS E CADEIAS DE FORNECIMENTO

José Paulo Alves Fusco

Num contexto de economia globalizada, os processos internos de análise e tomada de decisão também vêm passando por contínua evolução, de modo a assimilar o mais rapidamente possível as mudanças nas variáveis de competitividade na medida em que ocorrem. Nessa linha, diversos trabalhos acadêmicos vêm tentando incorporar tais mudanças, sugerindo sistemas de acompanhamento e controle de desempenho mais flexíveis. Por ser um assunto em evolução constante, pode-se perceber o surgimento de modelos não-exaustivos, capazes de dotar as empresas com informações e ferramentas gerenciais para entender e mudar rapidamente seus posicionamentos estratégicos, de modo a permanecerem competitivas em suas operações. O presente capítulo, em que é enfatizada a importância de se considerar a rede de relacionamentos, apresenta um estudo desenvolvido justamente para aprofundar o entendimento desses relacionamentos e a compreensão dos pressupostos nos quais são baseados, bem como identificar uma hierarquia de importância para sua consideração em um sistema de tomada de decisão. É apresentado um modelo para avaliação competitiva do equilíbrio dos relacionamentos no contexto de uma rede de empresas. Os resultados verificados nos diferentes estudos de caso onde foi aplicado o modelo, os quais podem ser observados de forma resumida no exemplo de aplicação aqui apresentado, sugerem a possibilidade de se utilizar a abordagem proposta como instrumento auxiliar para avaliação dos relacionamentos existentes dentro de uma rede de empresas. A partir desse entendimento, é possível obter indicações que permitam uma melhor qualidade nos processos de análise e tomada de decisão, gerando estratégias para ampliar a competitividade das operações na exploração de um determinado contexto concorrencial.

16.1 Introdução O mercado cada vez mais globalizado tem exigido das empresas uma maior flexibilidade e adoção de instrumentos inovadores na Gestão da Cadeia de Suprimentos, em especial na gestão dos relacionamentos entre os atores envolvidos. Os relacionamentos cliente-fornecedor vêm passando por profundas mudanças de padrão, em função das novas tendências impostas pelos mercados mundiais.

qualidade.16.indd 263

27.02.07 16:36:40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.