Manual de Tecnologia Automotiva

Page 112

984.indd 984

984

Auto-elétrica

Sistemas de partida Exigências Motores à combustão de veículos necessitam de uma assistência para a partida para poderem funcionar sozinhos. Os sistemas de partida são compostos dos grupos: - motor de corrente contínua (motor de partida, - módulos e unidades de comando, - bateria e - fiação. Para atingir com um pequeno motor de partida as rotações para que o motor funcione sozinho (motores Otto 60 até 100 min–1; motores Diesel 80 até 200 min–1), a rotação nitidamente maior do motor de partida é adaptado à rotação do motor através de uma relação de transmissão adequada (1/10 até 1/20).

Grandezas influentes O motor de partida deve acionar o motor de combustão com uma rotação mínima (rotação do motor de partida), para conseguir no motor Otto a mistura ar-combustível necessária e no motor Diesel a temperatura de auto-ignição. A rotação de partida depende das características do motor à combustão (tipo do motor, cilindrada, número de cilindros, compressão, atrito dos mancais, óleo do motor, preparação da mistura e cargas adicionais) e da temperatura ambiente.

Motor de partida com campo permanente e transmissão 1 alavanca de comando, 2 relé de engrenamento, 3 roda livre com pinhão, 4 transmissão (engrenagem planetária), 5 induzido, 6 ímãs permanentes.

Em geral, torques de partida e rotações de partida crescentes necessitam de um gradual aumento da potência de partida, ao cair a temperatura. A potência fornecida pela bateria de partida vai se reduzindo com o abaixamento da temperatura, pois a sua resistência interna sobe. Esse comportamento contraposto entre necessidade e oferta de potência significa que a partida a frio representa a condição de funcionamento mais crítica, à qual um sistema de partida deve estar preparado.

Estrutura e funcionamento Um motor de partida é composto de: motor elétrico, sistema de engrenamento, roda livre e eventualmente transmissão planetária. No processo de partida, o pinhão é engrenado na cremalheira com a ajuda do relé de engrenamento. O motor de partida é acoplado ao pinhão de partida diretamente ou através de uma transmissão planetária, que reduz a rotação do motor de corrente contínua (i ≈ 3...6). O pinhão de partida aciona o motor de combustão através da cremalheira do motor até que esse possa funcionar sozinho. Depois que o motor pega, ele pode acelerar rapidamente para rotações altas. Logo após poucas ignições ele acelera tão rápido que o motor de partida não pode mais acompanhar. O motor de combustão “ultrapassa” o motor de partida e aceleraria o induzido a rotações tão altas, se a roda livre não desfizesse a união entre o pinhão e o induzido. Soltando a chave de ignição, o relé de partida cai e

1

2

3

4

5

6

18.10.05 18:36:23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.