Estruturas Metálicas

Page 24

Capítulo 8 — Barras flexionadas

81

Obs.: A determinação da equação para o campo do estado limite elastoplástico é dada por: (Mpl – Mr) – (λr – λp) (Mpl – Mn) – (λ – λp)

Portanto:

⎛ λ − λp ⎞ (M pl − M n ) = M pl − M r ⎜ ⎟ ⎝ λr − λp ⎠

(

)

M n = M pl − (M pl − M r ) ⎜⎜

λ − λp ⎞ ⎟ − λp ⎟⎠

⎝ λr

(8.6)

8.4 — Pré-dimensionamento de vigas à flexão Para o pré-dimensionamento de uma barra a flexão deve-se partir da condição que a mesma estará trabalhando, no máximo, no estado limite plástico. Deve-se então, procurar uma seção transversal para a viga que possa atender à condição limite de utilização. Então adota-se: λ ≤ λp → Mn = Mpl = Z f y

(8.5)

Md = M γ

(8.8)

φb Mn ≥ Md

(8.9)

Mas: e:

Onde: Md - momento de dimensionamento Mn - momento fletor correspondente ao início do escoamento Mpl - momento de plastificação M - momento fletor atuante fy - tensão limite de escoamento para o aço Z - módulo resistente plástico da seção, relativo ao eixo de flexão γ - coeficiente de majoração de esforços φb - coeficiente de segurança para a flexão Mn - momento fletor resistente da barra

φb = 0,9

(8.10)

Md = φb Z fy ≥ M γ = Md

(8.11)

Portanto com (8.5) e (8.9) em (8.8):

Então:

Z≥

Md φb f y

(8.12)

Portanto, deve-se adotar como pré-dimensionamento de uma viga à flexão, uma seção transversal que tenha um valor de Z conforme a equação (8.13).

Obs.: O maior valor de Mn deve ser ≤ 1,25 W f y

(NB-14 - Item 5.4.1.3.1)

(8.13)

8.5 — Dimensionamento de vigas à flexão Para o dimensionamento de vigas à flexão devemos verificar qual a menor resistência da viga levando em conta a FLA, a FLM e a FLT. Como citado anteriormente, serão feitos os cálculos para o perfil I.

Capitulo 08.indd 81

11.10.05 16:03:17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.