Estruturas Metálicas

Page 17

44

Estruturas metálicas

Capítulo 6

LIGAÇÕES PARAFUSADAS

Para as obras de estruturas metálicas pode-se ter parafusos comuns e parafusos de alta resistência.

6.1 — Tipos de parafusos • Parafusos Comuns Fabricados em aço-carbono, designados como ASTM A307, ou apenas como A307, são usados para pequenas treliças, plataformas simples, passadiços, terças, vigas de tapamento, estruturas leves etc. Possuem um baixo custo, porém também têm baixa resistência.

• Parafusos de Alta Resistência Por atrito: A325-F e A490-F (F - Friction)

N atrito

atrito

N

Neste tipo de parafuso (F) tem-se uma protensão no parafuso, que é medida pelo torque dado na porca. A protensão, faz com que as chapas a serem ligadas tenham uma grande resistência ao deslizamento relativo (Fig. 6.1).

Por contato:

Figura 6.1

A325-N e A490-N (N - Normal) N

V=N N

V=N

Neste tipo de parafuso (N) a rosca do parafuso está no plano de corte, isto é, a rosca está no plano de cisalhamento do parafuso. Como a área da seção transversal do parafuso na região da rosca é menor que a área do corpo, sua resistência será menor que a do parafuso tipo (X) (Fig. 6.2).

A325-X e A490-X (X - eXcluded) Figura 6.2

Neste tipo de parafuso (X) a rosca do parafuso está fora do plano de cisalhamento do corpo do parafuso (Fig. 6.3).

N

V=N V=N

N

6.2 — Dimensionamento de ligações parafusadas Para o dimensionamento de ligações parafusadas, é necessário determinar a menor resistência entre a peça (na região com, e sem, furos) e:

Figura 6.3

A) o cisalhamento no corpo do parafuso; B) a pressão de contato nos furos (esmagamento e rasgamento).

Nota: Para os parafusos do tipo (F) deve-se verificar a resistência ao deslizamento e, caso essa resistência seja superada, verificar os itens (A) e (B) como se fosse parafuso do tipo (N).

Capitulo 06.indd 44

11.10.05 17:01:24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.