Ergonomia - Projeto e Produção

Page 16

90

Capítulo 3 — Organismo humano

Pavilhão auditivo

Martelo

Canais semi-circulares

Bigorna Conduto auditivo externo

Estribo

Nervo auditivo Tímpano

Cóclea

Janela oval Janela redonda

Trompa de Eustáquio

Figura 3.15

Representação esquemática da estrutura do ouvido humano.

(Ar) Ouvido externo

(Ar) Ouvido médio

(Fluido) Ouvido interno

com a garganta. Em casos de pressões súbitas como explosões de bombas, deve-se manter a boca aberta para possibilitar esse equilíbrio de pressão sobre a membrana do tímpano. Sem isso, essa membrana pode romper-se. O pavilhão auditivo humano não é muito eficiente para captar sons, e pode ser ajudado com a mão fazendo uma “concha”. Animais, como os felinos, podem direcionar os ouvidos para melhorar a eficiência da captação sonora. No ouvido médio, o som se transmite através de três ossículos, chamados de martelo, bigorna e estribo, por terem formas que lembram esses objetos. Esses ossículos captam as vibrações do tímpano e as transmitem a uma outra membrana fina na janela oval, que separa o ouvido médio do ouvido interno. Os ossículos podem amplificar as vibrações em até 22 vezes. As vibrações sonoras que chegam do ouvido interno convertem-se em pressões hidráulicas dentro de um órgão chamado cóclea, por ter a forma de um caracol. Dentro da cóclea existem células sensíveis que captam as diferenças de pressão e as transformam em sinais elétricos, que se transmitem ao cérebro pelo nervo auditivo, onde são decodificados em sensações sonoras. No ouvido interno situam-se também os receptores vestibulares, responsáveis pela percepção da posição e acelerações.

Percepção do som Os movimentos mecânicos bruscos no ambiente produzem flutuações da pressão atmosférica que se propagam em forma de ondas que, ao atingir o ouvido, produzem a sensação sonora. Um som é caracterizado por três variáveis: freqüência, intensidade e duração. Freqüência — A freqüência do som é o número de flutuações ou vibrações por segundo e é expressa em hertz (Hz), subjetivamente percebida como altura do som. O ouvido humano é capaz de perceber sons na freqüência de 20 a 20 000 Hz. As

Ergonomia 03 90

24.08.05 20:21:19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.