Design e Linguagem Cinematográfica - Coleção Pensando o Design

Page 15

A imagem

111

fantasia que o ilusionismo apresenta tal funcionalidade. A própria noção de espetáculo emanada deste sistema vincula-se intimamente à ideia de competência na edificação de uma aparência que ilude (XAVIER, 2005: 42). 3.6.1 O discurso da imagem

Segundo Scott Frank, roteirista, os contos de Philip K. Dick refletem uma incerteza sobre o mundo. Uma certa paranoia. “Que realidade é a verdadeira?” Um dos temas do conto Minority report é justamente o “ver”, examinar o futuro. Essa foi a chave para moldar a história ao roteiro. No conto, não há um mundo a ser trabalhado; não há equipamentos; não diz seus temas; não se tem uma ideia de como o mundo do futuro será. Mas a partir do instante em que se concebeu a ideia dos Precogs, a abordagem do roteiro foi definida, ou seja, a visão. Os olhos. O que você vê? O que o herói vê? O que os Precogs veem? A imagem, portanto, se tornou o centro de qualquer um dos discursos narrativos do filme: o Precrime está fundamentado no que os Precogs veem sobre o futuro e no que a tecnologia consegue capturar de suas visões; as constantes varreduras de retina para identificação do cidadão; a cirurgia para troca do globo ocular de Anderton; as aranhas mecanizadas que vasculham visualmente os edifícios de baixa renda; o vendedor de drogas que não tem os olhos, mas percebe tudo o que acontece ao seu redor; as câmaras de relaxamento em que qualquer pessoa pode se “ver” em outra situação, normalmente de prazer. Mais do que a visão, talvez o filme discuta a veracidade da imagem: acreditar ou não no que a imagem de aspecto fotográfico e realista está afirmando. A fotografia coloca-se na interseção de diversos aspectos da modernidade, e essa convergência a torna um meio moderno e singular de representação. Até o desenvolvimento contemporâneo de formas de manipulação da imagem que não deixam dúvidas quanto a sua natureza, a fotografia era um veículo totalmente confiável de informação. A veracidade de algo estava contida no fato de estar fotografado, portanto registrado. A modernidade contém uma tensão entre as forças que desfazem formas mais antigas de comunicação e as forças que procuram controlar tal situação. A imagem fotográfica, seja ela parada ou em movimento, funciona como um dos emblemas mais ambíguos dessa experiência.

Design cinematografica.indd 111

10/02/12 15:13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.