2 minute read

Equinor e Naturgy se unem para explorar o desenvolvimento eólico offshore na Espanha

Equinor e Naturgy se unem para explorar o desenvolvimento eólico offshore na Espanha @ Parque Eólico Offshore Dudgeon na costa de Norfolk. Foto: Ole Jørgen Bratland / Equinor ASA

O governo espanhol pretende transformar seu mix de energia, e planeja desenvolver até 3 GW de energia eólica offshore, até 2030. O primeiro leilão eólico offshore espanhol deve ocorrer na região das Canárias, em 2023, e aqui a Equinor e a Naturgy estão avaliando conjuntamente a oportunidade de desenvolver e construir um projeto eólico offshore flutuante.

A cooperação está alinhada com a ambição conjunta das duas empresas, de utilizar suas capacidades complementares para desenvolver energias renováveis na Espanha, começando com projetos eólicos flutuantes comerciais. Com mais de 90% das áreas eólicas offshore espanholas em águas profundas, a Espanha tem uma excelente oportunidade de liderar a próxima onda de vento offshore flutuante na Europa.

A empresa de energia espanhola contribuirá com sua experiência em energia eólica onshore na Espanha, e a Equinor com suas capacidades comprovadas em tecnologia e desenvolvimento de energia eólica offshore flutuante.

“Estamos muito satisfeitos com o acordo alcançado com a empresa norueguesa de energia Equinor, porque nos permite promover o compromisso com as energias renováveis, contribuindo com nossa experiência no desenvolvimento, construção e operação de energia eólica onshore, além de amplo conhecimento do mercado espanhol”, afirma Jorge Barredo, diretor geral de Renováveis, Novos Negócios e Inovação, na Naturgy.

“É ótimo ver a implantação da energia eólica offshore na Espanha. 3GW, até 2030, é uma meta ambiciosa, com eólica offshore flutuante é factível. A Equinor tem uma longa história na Espanha, e a Naturgy é uma parceira conhecida da Equinor. Juntos, agora queremos contribuir no longo prazo para os planos de energia renovável do país, e começar desenvolvendo o primeiro parque eólico offshore flutuante comercial na Espanha”, diz o vicepresidente sênior de desenvolvimento de negócios em Renováveis da Equinor, Jens Økland. A Espanha desempenha um papel fundamental na cadeia de fornecimento de energia eólica offshore no resto da Europa, e a Equinor tem uma longa história de trabalho em conjunto com a indústria espanhola de fornecimento offshore. Componentes-chave, como subestrutura flutuante, torre e ancoragem no parque eólico flutuante Hywind Scotland da Equinor foram produzidos na Espanha. “Como operador e desenvolvedor de parques eólicos offshore flutuantes, sabemos que a tecnologia funciona e acreditamos que nossa experiência em flutuação nos torna exclusivamente qualificados para contribuir para o desenvolvimento de parques eólicos offshore flutuantes na Espanha, de maneira segura, sustentável e eficiente, juntamente com nosso parceiro. Estamos ansiosos para colaborar ainda mais com a indústria espanhola. A colaboração com os usuários do oceano é importante para garantir a coexistência com esta indústria em desenvolvimento”, diz Sonja Chirico Indrebø, vice-presidente Floating Offshore Wind. “O desenvolvimento do vento flutuante abre uma janela de oportunidade para a Espanha, permitindo-lhe aproveitar locais afastados da costa, com excelentes recursos eólicos, atuando como um trator da economia através de setores-chave como naval ou civil. É uma oportunidade energética e industrial, por isso a Espanha aproveitaria isso através da conciliação de todos os interesses ligados às atividades marítimas”, diz Barredo.