Vereda Digital História

Page 8

Organização do DVD O conteúdo digital disponível no DVD está organizado em pastas que facilitam sua navegação:

História: das cavernas ao terceiro milênio DVD-ROM

VISÃO DO ESPECIALISTA

CONTEÚDO MULTIMÍDIA

BIBLIOTECA DO ESTUDANTE

LISTA DE EXERCÍCIOS

Animações

Leituras complementares

Vídeos

Ferramentas digitais: como usar

Sugestões de sites, vídeos e livros

HISTÓRIA

DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO

HISTÓRIA

DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Patrícia Ramos Braick Myriam Becho Mota

VISÃO DO ESPECIALISTA • Leitura de imagem UNIDADE 2 A construção dos sentidos Capítulo 10 A civilização bizantina

VISÃO DO ESPECIALISTA 10.2 Leitura de imagem

Mosaicos bizantinos

bizantina, usada para reprePara muitos historiadores, o mosaico foi a mais alta expressão artística cristã. sentar o poder dos imperadores e os valores religiosos da religião da Catedral de Santa Sofia, em A imagem a ser analisada faz parte do acervo de mosaicos do museu Istambul, na Turquia.

Roteiro de análise do mosaico Características técnicas da imagem

pedras ou vidros coloridos numa Os mosaicos são imagens criadas pela colocação de pequenas superfície de gesso ou argamassa. de cal, areia e óleo para Essas pedras, justapostas na superfície, recebem uma camada composta e beleza à imagem. O resultado é preencher os espaços entre as peças e proporcionar maior aderência

uma obra que se parece muito com uma pintura. para decorar as paredes e abóO mosaico atingiu o seu auge entre os bizantinos. Usavam essa arte espaços. badas das igrejas, dando um tom colorido e de esplendor aos seus a frontalidade dos personagens Destacam-se outras características na construção dos mosaicos: cristã para retratar as figuras divinas retratados e a convenção determinada pelos sacerdotes da igreja e a realeza bizantina.

Personagens do mosaico

a Virgem carregando no colo Aparecem quatro personagens representadas no mosaico: ao centro, e à sua esquerda, a imperatriz Irene. o Menino Jesus; à sua direta está o imperador João II (1118-1143)

Acontecimento representado no mosaico

Jesus. A cena mostra o casal de imperadores com presentes para o Menino parecida ao casal de imperadores. A virgem e o Menino Jesus são representados de maneira muito adornam a cabeça de todos na cena. Isso pode ser visto nas vestimentas luxuosas e nas auréolas que a santidade da Virgem. O mosaico As auréolas nos imperadores lhes atribuem uma aproximação com abaixo da Virgem e do Cristo, reforça a reverência do casal de imperadores ao colocá-los ligeiramente que estão na parte central da cena.

A importância do mosaico como documento histórico

ajudar a entender como pensaAlgumas das características apresentadas nos mosaicos podem nos vam os bizantinos. ao poder e ao caráter A reprodução frontal está associada à identificação imediata dos imperadores e do Cristo está relacioVirgem da lado ao XII século do divino. A representação de um casal imperial e a sua autoridade à origem divina. nada ao interesse do Império em associar o imperador ao sagrado aos imperadores. divindade de conotação dar pretendia Assim, possivelmente, o artista desse mosaico

002-007-HCVU-Apresentacao.indd 6

Patrícia Ramos Braick Myriam Becho Mota

DVD do aluno

1

DVD do aluno

VISÃO DO ESPECIALISTA

• Leitura de texto

UNIDADE 5 A era das revoluções Capítulo 24 Das Revoluçõe s Inglesas

à Revolução Industrial

1

VISÃO DO ESPECIALIST A 24 . 3 Leitura de texto

A rotina das fábricas duran te a Revolução Industrial

Em meados do século XIX, diversos jornais e mesmo a situação dos trabalhad o Parlamento inglês procurara ores das fábricas no país. m investigar A iniciativa resultou em depoimentos e análises um acervo com vários sobre as condições de trabalho dos operários. Um desses 1849, será analisado a seguir. depoimentos, de

Roteiro de análise do texto

Tema tratado no texto

O texto é resultado de um depoimento do operário John Birley ao jornal The em 19 de maio de 1849. Ashton Chronicle, feito Nessa entrevista, Birley apresenta algumas caracterí trabalho a que eram expostos sticas das condições de os trabalhadores da fábrica em que trabalhava.

Tipo de texto Trata-se do depoimento que narra a situação dos operários procura apresentar detalhes durante a Revolução Industrial do modo como eles eram . O narrador tratados na fábrica.

Etapas do depoimento

Birley inicia o depoimento afirmando que o turno de trabalho se estendia a 16 chegando a 18 horas aos ou 17 horas diárias, sábados. Além disso, muitas vezes os trabalhadores deviam balho, aos domingos, para limpar as máquinas. ir ao local de traO operário destaca que o turno de trabalho se iniciava apenas entre oito e nove às cinco da manhã, mas horas. Serviam mingau de o café era servido cereais com água, bolo de Como trabalhavam até tarde, aveia e cebolas. o jantar era feito na fábrica. leite e panquecas, e devia Cada trabalhador recebia encaminhar-se imediatamente uma caneca de ao trabalho, sem poder sequer fazer a refeição. se sentar para

Palavras-chave do texto

Turno de trabalho, café da manhã e jantar nas fábricas sintetizam os aspectos tratados e exploração do trabalhad or são termos no texto.

Análise do texto como docume nto histórico

que

O depoimento evidencia a exploração à qual o trabalhad Revolução Industrial. or era submetido nas fábricas durante a John Birley é claro em demonst rar que o operário era exposto jornadas estressantes e a a situações precárias de alimentação inadequada. trabalho, a Por se tratar do depoime nto de um operário, o texto é o retrato da visão que tinham sobre as suas próprias esses trabalhadores condições de trabalho. Por isso, podemos observar a que ele nos fornece. riqueza dos detalhes Ao que parece, a intenção de Birley era apresentar às pessoas que não conhecia (possivelmente a maioria m a realidade da fábrica dos leitores do jornal que o entrevist operários e a situação de exploração a que eram submetid ava) a forma como se dava o trabalho dos os.

Visão do especialista Roteiro para análise detalhada de imagens ou textos utilizados na seção ‘Reflita e responda’ do livro impresso. Os textos contextualizam a produção da obra selecionada, permitindo melhor entendimento de seu conteúdo.

8/30/12 9:06 AM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.