Comunicação e Expressão

Page 50

ao processo cognitivo do texto. Por outro lado, se houvesse apenas informação de conhecimento de mundo já dada, o texto seria redundante, isto é, seria um texto circular, próximo do círculo vicioso.

As inferências Inferência é a operação pela qual, utilizando seu conhecimento de mundo, o alocutário de um texto estabelece uma relação não explícita entre dois elementos do texto que ele busca compreender e interpretar. Quase todos os textos exigem que se façam inferências para poder compreendê-los integralmente. Todo texto se assemelha a um iceberg – o que fica à tona é a parte explicitada do texto e é uma pequena parte daquilo que fica submerso, ou seja, implícito. Ex.: Paulo comprou um Audi novinho em folha. Que ideias podem estar implícitas nessa afirmação? Conforme o contexto, podem estar implícitas as seguintes ideias: Paulo tem um carro novo. Paulo tinha recursos para comprar o carro. Paulo é rico. Paulo é melhor companhia que você, que não tem carro. Observe o diálogo: – A campainha! – Estou de camisola. – Tudo bem! As inferências permitem que o alocutário entenda:

Coesão e coerência/revisar conectivos

– A campainha está tocando, vá atender.

48

– Não posso, estou de camisola. – Tudo bem, deixe que eu atendo. Ao ler o texto do Professor José Luis Fiorin, publicado na revista Língua Portuguesa, de setembro de 2009, você vai ver que perceber o que há em tudo aquilo que se apresenta à nossa frente é um dos desafios da interpretação dos discursos implícitos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.