Comunicação e Expressão

Page 23

Por exemplo, se quero viajar e viajo, normalmente o meu desejo causará o evento que representa, o ato de viajar com todos os outros necessários para realizar a viagem. Há, portanto, conexão interna entre a causa e o efeito, porque se tenho um desejo (viagem), que é a causa, vai originar um efeito, que é eu viajar.

Aceitabilidade Para que o texto seja aceito, deve apresentar coesão e coerência, além de ser útil e ter relevância. Precisa, também, ter verdade, mesmo sendo ficção, mesmo que seja um simulacro do real; ter autenticidade e quantidade: um número tal de informações que permitam ao leitor tomar posse do texto, sem que haja vazios e lacunas que tornem o texto sem sentido. A cooperação do leitor faz-se presente desde que o autor corresponda a uma necessidade do leitor. Analisando a frase “Aquele rapaz disse isso”, podemos afirmar que essa frase solta não pode atender às necessidades do leitor. Que rapaz? Disse o quê? Note a diferença: Paulo Lima Duarte, autor conceituado (aquele rapaz), disse que todos nós precisamos rever o que escrevemos a fim de estarmos certos de ter feito o melhor (disse isso).

Situacionalidade O texto deve estar adequado a um contexto, situado em relação aos fatos em volta dele. Deve ter compatibilidade com a situação, ser coerente com o contexto em que aparece. Vejamos o texto a seguir: A jovem motorista de 25 anos estacionou seu carro em vaga de idoso no shopping. Uma senhora idosa, que estava para estacionar naquele espaço, esperou a jovem sair do carro e disse:

Sem entender direito, a jovem perguntou: – Por quê? Como?

Fatores de textualidade

– Poderia me dar o telefone de seu dermatologista ou de seu cirurgião plástico?

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.