Comportamento Organizacional

Page 35

Para que conheçamos de modo mais abrangente essa condição, refletiremos um pouco a respeito da constituição de nosso autoconceito e relacionaremos esse aspecto com as impressões que desenvolvemos a respeito das outras pessoas. Um aspecto que pode nos auxiliar a compreender as razões que nos levam a adotar certas condutas, refere-se à formação e aos elementos que compõem nosso autoconceito. Para que possamos compreender melhor em que consiste esse aspecto de nosso psiquismo, é importante identificar como se compõe o autoconceito e em que aspectos o indivíduo se baseia para se avaliar. Basicamente, o autoconceito refere-se ao que eu penso a meu respeito; ao que os outros pensam sobre mim e ao que eu acho que os outros pensam sobre meu comportamento. Há pessoas que conseguem avaliar o próprio comportamento de modo realista e adequado, identificando corretamente a impressão que causam nos demais. Outras pessoas apresentam distorções na maneira como analisam suas atitudes e mostram-se incapazes de identificar corretamente a imagem que as outras pessoas construíram a seu respeito. Em função desse problema, podem surgir dificuldades de convívio ou pode ocorrer uma avaliação depreciativa do indivíduo em relação às suas potencialidades e limitações. O autoconceito desenvolve-se ao longo da vida; geralmente, a pessoa toma como base para avaliar sua adequação os seguintes aspectos:

sua capacidade de aprender – mostrar-se competente, capaz de atingir as metas que as outras pessoas lhe impõem; superar obstáculos e tomar iniciativas que comprovem seu potencial. sua capacidade de se relacionar afetivamente – ser valorizado pelos familiares, ter amigos, ser capaz de estabelecer um relacionamento amoroso, serão provas da aceitação e adequação social. Devemos destacar também que é considerável a diferença em relação ao comportamento social daqueles que possuem um autoconceito positivo (uma boa aceitação de si mesmos e um encorajamento para melhorarem diante das suas limitações) e as pessoas com um autoconceito reduzido (que podem se tornar esquivas ao convívio com os demais, ou verdadeiras tiranas, que impõem seus desejos para ocultar seu sentimento de inferioridade). Tal condição irá influenciar também na maneira como a pessoa perceberá o comportamento e as intenções dos demais.

Estudo do Comportamento Individual na Organização I

sua aparência física – as proporções de seu corpo, a possibilidade de seguir os ditames da moda, enfim, a pessoa tende a julgar-se atraente a partir da aceitação social diante de sua imagem.

33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.