Comportamento Organizacional

Page 141

A prática do lazer A prática do lazer é sem dúvida alguma uma necessidade cada vez maior, principalmente para as pessoas que vivem nas áreas urbanas e que sofrem os efeitos da poluição, da violência, da má distribuição de renda, da competitividade no mercado de trabalho, entre outras razões. Embora diversas pesquisas venham comprovando os efeitos benéficos que a prática do lazer pode oferecer para as pessoas, na realidade pouco se usufrui desse aspecto das nossas vidas. Um fator que pode explicar o precário investimento nas atividades de lazer é o aspecto valorativo diferenciado que se atribui ao trabalho, à aprendizagem e ao lazer. O conceito de trabalho pressupõe seriedade, compromisso, sacrifício, obrigação. A aprendizagem também é socialmente valorizada uma vez que é considerada uma “preparação para uma vida melhor”. Já o lazer é conceituado por algumas pessoas, como ócio, perda de tempo, improdutividade, preguiça. Além disso, alguns preconceitos prejudicam a reformulação dessas concepções errôneas a respeito da importância do lazer, tais como: somente pessoas com boa condição socioeconômica podem praticar o lazer; é necessário dispor de muito tempo livre para essa atividade; o lazer só pode ser agradável se praticado num local específico, que disponha de todos os recursos necessários. Contudo, na prática, muitas pessoas que poderiam despender qualquer valor monetário para aproveitar plenamente as atividades de lazer são aquelas que menor exercitam esse aspecto, em função de uma tendência de valorizar apenas o trabalho como o elemento mais importante de suas vidas.

É necessário aprender a valorizar o lazer; a escola, a família, a sociedade de modo geral devem assumir essa responsabilidade, visando oferecer uma melhor qualidade de vida para todos. Constatamos que a prática do lazer pode contribuir para a conquista da cidadania de uma parcela significativa da nossa sociedade; é um espaço para a pessoa expressar a sua individualidade e criatividade. Porém, apesar de todos esses aspectos positivos, quando o lazer for mal utilizado, pode gerar violência, vandalismo e conformismo.

A Qualidade de Vida no Trabalho e a Prevenção do Estresse

O lazer não se restringe a um espaço geográfico predeterminado, que deva ser frequentado apenas por um período de tempo determinado, envolvendo um alto custo financeiro. Praticar o lazer significa ser capaz de descobrir atividades prazerosas para o indivíduo como a leitura de um livro, ir ao cinema, ouvir música, ir a uma festa, ações que podem produzir reações emocionais totalmente diferentes nas pessoas. O grande desafio consiste em descobrir o que realmente gostamos de fazer; o que nos dá prazer, independentemente do custo e do “modismo”.

139


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.