Comportamento Organizacional

Page 131

toda a substância que altere as funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos psicológicos e comportamentais. São consideradas drogas psicoativas: o álcool, a maconha, a cocaína, a heroína, entre outras. Classifica-se como abuso de drogas quando o consumo da substância é excessivo e ocorre em desacordo com os padrões culturais em que o indivíduo está inserido. Já a dependência de drogas; manifesta-se quando o uso da substância produz uma modificação importante no estado mental e no comportamento do indivíduo, levando-o a uma compulsão para usar a droga e experimentar seus efeitos, evitando, desse modo, o desconforto que a carência da substância produz em seu organismo. Distinguem-se duas formas de dependência: a física e a psíquica. Na dependência física, o organismo se acostuma à droga e quando o indivíduo interrompe o uso, manifestam-se desconfortos pela carência da substância (síndrome de abstinência). Na dependência psíquica observa-se a compulsão no uso da substância; pelos efeitos que a droga produz, o indivíduo busca o prazer ou a diminuição de seu desconforto. Nesses casos, observa-se também uma intensa ansiedade, raiva, insônia e mal-estar físico, quando a droga não está disponível ou não é oferecida na quantidade que a pessoa precisa. O fenômeno da tolerância, por sua vez, revela que a pessoa necessitará ingerir uma quantidade da droga cada vez maior para sentir o mesmo efeito. É importante salientar também que as drogas que produzem maior tolerância tendem a produzir maior dependência; porém há drogas que causam tolerância rapidamente, sem que produzam uma dependência física importante.

Por essa breve descrição, constatamos o nível de perturbação orgânica, psicológica e social que o uso das drogas produz. Porém, quais seriam os elementos envolvidos, para que uma pessoa inicie a utilização dessas substâncias? Vejamos algumas considerações a esse respeito.

As razões para o indivíduo iniciar o consumo de drogas psicoativas É muito difícil estabelecer um critério universal que explique as razões que levam uma pessoa a iniciar o consumo de qualquer tipo de droga. Quando essa condição ocorre na adolescência, podemos identificar os seguintes aspectos:

A Qualidade de Vida no Trabalho e a Prevenção do Estresse

Já a síndrome de abstinência, ocorre em função do grau de tolerância e da dependência física instalada e manifesta-se quando a ingestão da droga é interrompida. Cada tipo de droga pode induzir uma síndrome de abstinência específica; porém, os sintomas mais comuns são: ansiedade, inquietação, náuseas, sudorese, tremores, podendo, inclusive, ocorrer convulsões e a morte.

129


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.