Filosofia

Page 61

domesticar as pessoas como fazemos aos animais de uma forma geral. Por outro lado, ir de encontro a essas limitações, por sua vez, é o mesmo que sugerir o estabelecimento da anarquia conjuntural, e o resultado consistiria em uma possível aniquilação da

59 filosofia

ça suficientemente. Aceitar as limitações como nos são impostas seria o mesmo que

espécie, uma vez que todos fariam o que bem quisessem na satisfação de seus desejos individuais. Então, o que fazer diante desse paradoxo? Como proceder? A resposta não seria outra, senão o despertar do próprio indivíduo enquanto ser, verbo, e não substantivo, como habitualmente vemos e vivemos na realidade. Para Kutscherauer (2003), o ser substantivo pode-se comprar em prateleiras de ofertas de mercado, o verbo não, visto que verbo necessita do sujeito para conjugá-lo.

Quando o homem se entrega a seu sentir-se (e sem medo de amarse), descobre sua relação com os valores do vir-a-ser-humano: o sujeito da ética é o homem. O homem é protagonista consciente de seu caminhar (ou de seu voar, tanto faz); pode ser protagonista trágico ou cômico, pode ter o equilíbrio entre apolíneo e o dionisíaco, podendo, por momentos, predominar ou um ou outro, etc. [...] (KUTSCHERAUER, 2003, p. 57)

O ser sendo se dá pela conjugação do verbo frente às diversas manifestações ________________________

existenciais fenomênicas. Assim, a ética é a exteriorização objetiva do íntimo do indi- ________________________ víduo consciente e livre.

A Liberdade é um pulsar que ama continuar pulsando: somente um ser vivo pode um dia vir-a-ser livre. A Liberdade é um dom exclusivo do que é vivo e se reconhece como tal; e esse reconhecimento se expande, se integra e unifica na diversidade, pela vida do outro e do mundo. A Ética do ser hominal não apresenta o mundo pela fragmentação: ela convoca o ser (verbo) de cada um ao alcance da sua Liberdade própria. E essa Liberdade não nos é ofertada como consolo futuro. Na abertura ética para a Liberdade, a própria Liberdade é a condição de possibilidade para a instauração da Liberdade participativa.

A ética, então, sendo essa abertura para a liberdade, se torna caminho da essencialização do ser (verbo) do homem, no homem e pelo homem vivente (presente): a Ética é o caminho da realização de uma comunidade humana fundada na participação afetiva e efetiva.

O homem tem uma ética quando é um homem livre. (KUTSCHERAUER, 2003, p. 77)

Após essas passagens, nos questionamos novamente acerca da moral: como

________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.