Filosofia

Page 43

é a pessoa que estabelece relação com a realidade a ser conhecida (objeto), buscando criteriosamente as percepções e os entendimentos necessários a respeito dela, portanto, organiza os saberes, conquista e exercita a habilidade de percepção, abstração,

41 filosofia

Na qualidade de elemento do processo do conhecimento, sujeito cognoscente

inteligibilidade. O objeto cognoscível pode ser também o próprio ser humano, as relações humanas em dada comunidade, um fenômeno físico/natural, um fenômeno social etc. Portanto, o objeto não corresponde a uma coisa material no sentido que comumente é atribuído ao termo objeto, mas a toda e qualquer realidade a ser conhecida. A respeito do ato de conhecer e do resultado (também conhecido por produto), são, respectivamente, o processo da relação entre sujeito e objeto e o conceito, conforme segue:

[...] O ato de conhecer é o processo de interação que o sujeito efetua com o objeto, de tal forma que, por recursos variados, vai tentando captar do objeto a sua lógica, a possibilidade de expressá-lo conceitualmente. Então, o sujeito interage com o objeto para descobrirlhe, teoricamente, a forma de ser. [...] o resultado do ato de conhecer é o conceito produzido, o conhecimento propriamente dito, a explicação ou a compreensão estabelecidas, que podem ser expostas ou comunicadas. (LUCKESI; PASSOS, 2002, p.17)

Conforme os modos distintos de estabelecer relações com a realidade, contamos com formas também distintas de conhecimento. De acordo com Araújo et al. (2000), são três as maneiras básicas pelas quais o sujeito conhece o objeto Essas maneiras se distinguem com relação as vias de acesso às propriedades do objeto, podendo ser pelos sentidos, pelo raciocínio ou pela crença.

Quando o sujeito cognoscente entra em contato com o objeto cognoscível mediante os sentidos, dizemos que esse é um tipo de conhecimento sensorial ou empírico: “o universo dos objetos físicos é, pois, conhecido pela sensação de suas características. O sujeito cognoscente estabelece com eles uma relação física, apoderando-se de suas propriedades sensíveis” (ARAUJO et al. 2000, p.32).

Além de entrar em contato com a realidade mediante as sensações, o ser humano pode ir além da percepção sensorial, o ser humano é dotado do poder de abstração, bem como de associação/relação entre os dados percebidos, constituindo, assim, o tipo de conhecimento lógico ou intelectual. A combinação dos dados possibilita analisar, comparar, articular e unir, gerando conceitos, definições e leis indispensáveis ao entendimento (e consequente utilização) da realidade. É pelo raciocínio que percebemos o conjunto dos objetos formais, tais como as figuras geométricas, os números, a relação causa-efeito, a gravitação dos corpos, etc. (ARAUJO et al., 2000, p.32)

________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.