Jornal Jave Nessi

Page 1

Javé Nessi “O Senhor é a nossa bandeira”

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José/SC

Julho de 2012 | Ano 3 | Edição 34 Distribuição Gratuita

Missa do Divino Pai Eterno atrai nove mil pessoas Celebração com Padre Robson foi marcada por devoção, fé e comprometimento

Zumar Faustino

Páginas 4 e 5

Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre Hélio pág. 6

Os retiros da catequese e os pais

Leia mais: Ů Reconciliação

pág. 3

Ů Artigo do Pároco

pág. 2

Ů Congresso Arquidiocesano pág. 8 pág. 7

Ů Corpus Christi

pág. 8


Nossa casa

2

Artigo do Pároco

www.paroquiasantoantonio.net

Dito e feito

Pe. Hélio da Cunha

Paulo Elias de Souza

Deus quer comunicar seu amor

Ů C orpus Christi

“Ele é o Bom Pastor que conduz as ovelhas que passam a conhecer a Sua voz e a escutar Sua Palavra”

D

eus quer se comunicar conosco! Através da criação, o Criador se comunica com as suas criaturas. O Pai fala a cada um de nós pela natureza, pelas cores, pelas outras pessoas. A cada minuto de nossa vida e através de Sua Criação o Pai de amor se comunica, dizendo: “Eu amo você”. Abra os olhos e veja tudo o que Deus criou para você. Toda a criação é um trampolim para o louvor, para podermos alcançar o Amor do Divino Pai Eterno! Comunique-se com Ele, louvando-O por essa maravilhosa Criação. Faça essa experiência! Através do louvor que brota de um coração sincero, podemos ver além das aparências das coisas. Eu repito, faça a experiência do louvor! Louve a Deus pela Sua Palavra, escrita por homens e mulheres, mas inspirada pelo Espírito Santo. Leia diariamente esta declaração de Amor do Pai por você. Aprofunde-se na Sagrada Escritura, que é a carta de um Deus apaixonado. Ela é poderosa e viva. Ela é um resumo de 2012 anos do poder de nosso Deus. Mas Deus não para por aí. Ele quer comunicar seu amor ainda mais profundamente a cada um de nós, enviando ao mundo Seu Filho Jesus: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós!” Ele está no meio de nós! Ele veio ao mundo para se comunicar conosco, para nos ensinar, para nos orientar. Ele é o Bom Pastor que conduz as ovelhas que passam a conhecer a Sua voz e a escutar Sua Palavra. Jesus dá a Vida para comunicar o amor infinito e eterno que tem pela humanidade, que tem por você. E, como se tudo isso não fosse suficiente para comunicar-nos Seu grande Amor, ainda se fez Pão para nos alimentar! Queremos descobrir mais do que nunca, no Ano da Eucaristia, que esse Pão é o alimento de

A procissão percorreu as ruas do Kobrasol e de Campinas e foi acompanhada por muitas pessoas, tanto nas ruas como dos prédios e casas do bairro. Uma linda demonstração de nossa fé na Santa Eucaristia.

Ů M issa do Divino Pai Eterno

Uma multidão acompanhou a missa no pátio da Igreja de Campinas, que foi lindamente celebrada. Muita emoção e alegria. Parabéns a todos que participaram e ajudaram.

Ů F esta de Santo Antônio

Grandioso bingo, quadrilha, pau-de-fita, almoço e roleta. Muita alegria e confraternização nos três dias de festa do padroeiro. Parabéns a todos os envolvidos.

Ů R etiro dos Pais da Catequese A Catequese, em conjunto com a Pastoral Familiar, promoveu mais um retiro para os pais do 2º ano da catequese, nos dias 23 e 24/06, com a participação de mais de 150 pessoas. Muitas conversões aconteceram.

Ů V iagem para Europa

Padre Hélio estará em viagem entre os dias 01 e 17/07, como diretor espiritual de um grupo que visitará Itália, Israel, Grécia e Turquia. Boa viagem a ele e a todos que o acompanham.

Ů L iturgia

A comunidade do Kobrasol acolheu o Encontro Arquidiocesano para Catequese e Liturgia, realizado no dia 08/07.

Ů U m ano de diaconato vida para nossa Igreja paroquial. Faça a experiência de comunicar-se com Deus. Tenho certeza que essa comunicação com Ele trará a você muita paz, esperança e alegria. Comunique-se com o Divino Pai Eterno através da Criação, louvando-O por tudo o que Ele fez e continua a fazer. Através do poder e da Sabedoria do Espírito Santo, leia diariamente a declaração de Amor do Pai Deus por você: a Bíblia. E não perca nunca a oportunidade de se alimentar do Pão da Vida através da Eucaristia. “Quem come deste Pão, viverá eternamente”! Assim, sustentado pela Trindade Santa, você poderá refletir às outras criaturas que é Imagem e semelhança de Deus. O outro terá sempre o direito de encontrar Deus em você, em nós. Estejamos atentos a esse precioso detalhe, sumamente importante: Ser imagem e semelhança de um Deus apaixonado por nós.

O Diácono Djalma completou no dia 09/07 seu primeiro ano de diaconato. Que Deus lhe de saúde e muitas bênçãos em seu trabalho na nossa Igreja. Rezemos para que ele persevere na fé e no apostolado em nossa Paróquia.

Ů A niversário de Ordenação do Pe. Hélio

JORNALISTA RESPONSÁVEL

PE. HÉLIIO DA CUNHA

contato: 48 3241 0637 | RUA IRMÃOS VIEIRA, 4 CAMPINAS - SÃO JOSÉ

Ů L ucernário

Dia 17/07, às 21 horas, em Campinas, você terá a oportunidade de participar de mais um Lucernário. Venha conhecer e participar da Celebração da Luz.

Ů B ingo Beneficente

A Associação Vida Nueva, que abriga ex-moradores de rua, promoverá um bingo no dia 20/07, em Campinas. Venha participar e ajudar esta bonita obra social.

Ů R etiro dos Catequistas

A catequese está de férias em julho, mas os catequistas não. Nos dias 21 e 22/07 estarão em retiro de formação, em Campinas. Vamos rezar para que voltem às atividades, em agosto, revigorados e com muito entusiasmo na divina tarefa de evangelizar.

Ů C afé Colonial

O Sopro de Vida e o Movimento de Irmãos promoverão no dia 28/07, às 16 horas, em Campinas, um Café Colonial. Venha participar!

Ů E ncontro de Noivos

Quem pretende se casar pode aproveitar para participar do Encontro de Preparação para o Matrimônio, que vai acontecer no dia 29/07, em Campinas. Informações na secretaria paroquial.

Ů F elicidades

Parabéns a Joice (01) da Secretaria, Eduardo (04) e Fran (13) do Grupo Aliança, Valdeni (08) e Luiz (22) da Pastoral Familiar, Iolete (10) do GBF, Terezinha (13) da Legião de Maria, Vera (13) da Crisma e Vanda (20) da Liturgia, pela passagem do seu aniversário no mês de julho. A Paróquia agradece por sua dedicação e trabalho, e parabeniza por mais um ano de vida. Muitas bênçãos para vocês.

p rodução

direção e revisão:

WWW.SANTOANTONIOPAROQUIA.NET

Se você quer batizar seu filho, não perca a oportunidade de fazer o Encontro de Preparação para Pais e Padrinhos, que acontecerá no dia 14/07, em Campinas. Inscrições na secretaria da Paróquia.

Os encontros da catequese reiniciam no dia 04/08 para as turmas de sábado e no dia 07/08 para as turmas de terça-feira. Não esqueça!

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO.

e-mail: santoantoinioPAROQUIA@HOTMAIL.COM

Ů C urso de Batismo

Ů R einício da Catequese

Nosso pároco completará mais um ano

O jORNAL JAVÉ NESSI É UMA PUBLICAÇÃO DA

de vida sacerdotal no dia 11/07. Vamos rezar para que Maria interceda pela sua saúde e que o Espírito Santo continue lhe dando este vigor e entusiasmo pela nossa Igreja.

rua prof. rosinha campos, 52, sala 02, abraão - FLORIANÓPOLIS/SC FONE: 48 3365 1613 ATENDIMENTO@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

p rojeto gráfico / di agr a mação

KETLIN DA ROSA - SC02821 - JP

André Kinal

KETLIN@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

criacao@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

texto / reportagens Roberson Pinheiro pauta@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

t ir age m: 3 mil per iodicida de: mensal imp ressão: gráfica grafinorte


do Evangelho

www.paroquiasantoantonio.net

O dia do perdão Marcos Cunico Originada do latim, reconciliatio, a palavra reconciliação significa o ato de reintegrar, após a cisão e/ou a briga entre pessoas ou grupos. Na Bíblia, a restauração do relacionamento da comunidade ou da pessoa com Deus é sempre uma dádiva divina ao ser humano. O Senhor não necessita de quaisquer ações de penitência para reestabelecer sua amizade com o povo. Antes de tudo, pede apenas que a pessoa aceite e queira retornar ao convívio com Ele. Porém, o ato de pedir perdão é um caminho seguro para bem retomar a relação plena com Deus. Através do Sacramento da Reconciliação, a Igreja oportuniza aos fiéis um lugar onde possam falar sem medo dos seus sentimentos de culpa. É um espaço importante, inclusive, para a cura de muitos que estão dilacerados por seus sentimentos de culpa e não encontram paz. Além do que, esse é um sacramento que expressa o incondicional amor de Deus pela humanidade. Dia 25 de julho é indicado como Dia Internacional do Perdão. A data sugestiva pode ser uma grande oportunidade para que cada um busque a reconciliação com Deus e, além disso, possa dar também o perdão àqueles que o ofendem como propõe o próprio Pai-Nosso. Anselm Grün – Penitência.

Mudança de vida Elenir Lopes Pereira de Moraes A oração pessoal muda nossa visão, leva-nos ao entendimento e nos enche de valores. Ela nos dá esperança, amplia horizontes e concede-nos combustível quando estamos com a alma aflita e sem perspectiva. Quando somos sinceros em nossas palavras, estamos demonstrando o desejo de mudar as nossas vidas através da oração, transformar o sofrimento em bênção e até mesmo influenciar pessoas a se encontrarem com Deus. A oração pessoal faz a diferença, nossas palavras são cobertas de graça e nos preparam para servir a Deus e ao irmão.

Maturidade Cristã 3

Amabile Lúcia, a Santa do Brasil Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a mulher que dedicou 68 anos de vida pelos necessitados do país

Marina Monari

Susy Moretto No dia 03 de julho, há onze anos atrás, o Conselho de Cardeais no Vaticano, reconhecia a veracidade de dois milagres de Amabile Lúcia Visintainer, que conhecemos hoje como Santa Paulina. O primeiro milagre que lhe foi atribuído aconteceu em 1966, com a cura de uma mulher que tinha hemorragia pós-parto – feito reconhecido oficialmente em 1989. O segundo milagre aconteceu em 1992, com a identificação da cura da menina Iza Bruna, que sofria com um tumor cerebral. Após 23 anos da morte de Madre Paulina, em 1965, tiveram início os procedimentos em favor do reconhecimento de sua santidade. Em 1991, teve proclamada sua beatificação pelo Papa João Paulo II, na cerimônia realizada

em Florianópolis (SC). Mas a Canonização foi oficializada pelo mesmo pontífice, em 19 de maio de 2002, selando o nome da religiosa como Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Ela é considerada a primeira santa brasileira, apesar de ter nascido na Itália, pois dedicou 68 dos 76 anos de sua vida na ajuda aos necessitados no Brasil. O dia 09 de julho é oficialmente a data litúrgica dedicada a Santa Paulina. Na Paróquia Santo Antônio, é marcada por uma linda Missa, na Matriz. A celebração é organizada pelo grupo da 3ª Idade, que orgulhosamente leva o nome desta Santa, que dedicou sua vida a fazer o bem, ensinando que o desânimo é o caminho para a doença e a luta, alimento para a vitória.

“Vamos passo a passo, mas sempre em frente”

São Joaquim e Sant’Ana

Dica de Leitura! Na Bíblia leia: Mateus 6,6 Livro: Caminho de Perfeição – Santa Teresa de Jesus Editora: Paulus

"O Dízimo de uma Igreja, é o espelho da

Susy Moretto

Serviço

“Pelos seus frutos os conhecereis”, assim está escrito na Palavra de Deus. E o fruto de Santa Ana e São Joaquim é Maria. Na família, santuário do amor e da vida, souberam educar a figura humana mais linda e cheia de graça, a Virgem Santíssima, a escolhida de Deus. Para celebrar bem o exemplo de vida desses dois santos, no dia 30 de julho, às 14h30, haverá missa na Igreja Matriz. Na oportunidade também o grupo Santa Paulina homenageará a todos os avós. Para conhecer mais O grupo da Terceira Idade Santa Paulina, em seus encontros, procura valorizar, interagir e evangelizar por meio de leituras bíblicas e textos de reflexão, propondo às novas gerações uma atitude de respeito pelos idosos.

Missa em honra a Santa Ana e São Joaquim Homenagem aos Idosos Data: 30/07/2012 Horário: 14h30 Local: Igreja Matriz Avós na família O Encontro Mundial das Famílias, ocorrido este ano em Milão, destacou-se, entre outras coisas, o papel dos avós como testemunhas de fé e portadores de valores fundamentais na educação de uma criança. Em mesa redonda que debateu o tema, uma figura de destaque, a fundadora da Associação Avós Católicos, da Irlanda, Catherine Wiley, ressaltou que “Deus chama todos os avós cristãos a transmitirem a própria fé a seus netos e a serem modelos para as famílias”, e recordou que “em 2006 Bento XVI escreveu a oração dos avós e desejamos possa guiar em 2013 a peregrinação dos avós em Roma”.

Comunidade que ela tem! Seja Dizimista!


Di ac no

4

www.paroquiasantoantonio.net

Zumar Faustino

T

rês meses de preparação, reuniões, contatos por telefone, visitas para analisar estrutura e organização da equipe de trabalho. Todo esse empenho para garantir que, no dia 10 de junho, a Paróquia Santo Antonio, de São José, pudesse acolher a imagem peregrina do Divino Pai Eterno, em uma esperada celebração por toda a comunidade. Mais de 500 pessoas estavam responsáveis por diversos serviços. Só de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão foram convocados 150, os quais tinham a mesma quantidade de pessoas designadas para carregar bandeirinhas indicando os pontos onde seria distribuída a Eucaristia. Equipes de limpeza, alimentação, música, liturgia e muitas outras também fizeram parte deste elenco de voluntários e colaboradores, que realizaram um show a parte. Tudo foi pensado a partir do tema: “Eucaristia, alimento de vida para a Igreja paroquial”. Desde a recepção até as flores do palco, alguém pensava no que deveria ser feito. Aliás, a decoração feita pelas senhoras Lúcia e Conceição encantou o público presente, que pôde contemplar um conjunto ornamental harmônico em cima do palco. “Deus nos impulsionou a usarmos da Sua criação, a natureza das flores, para que tudo fosse transformado em amor”, revelaram as voluntárias. Porém, apesar de todo o trabalho, o mais importante era, sem dúvidas, a fé popular. Esta

era a oportunidade da comunidade viver um tempo de graça junto à devoção centenária do Divino Pai Eterno. Cleuza Neves foi uma das fieis que estiveram presentes ao evento para agradecer ao Senhor pelas bênçãos recebidas do Pai Eterno. Ela conta que se tornou devota há mais de cinco anos, quando, ao ligar a TV, assistiu a novena conduzida pelo Padre Robson de Oliveira. Daí por diante, passou a acompanhar a imagem peregrina, quando esta vem nas cidades da região. Por fim, Dona Cleuza enfatiza a cura da sua depressão e de uma dor insuportável em seu corpo, sanada por meio da fé no Divino. Muitos outros que acompanharam a Celebração Eucarística fizeram também o seu esforço pessoal para estarem presentes. Dona Adir Ramos mora em Campinas, mas para assistir a Celebração permaneceu de pé até o momento da Comunhão. Quando já não aguentava a dor nas costas, resistia pelos parafusos em sua coluna, que lhe permitem ficar em pé. “Foi tudo maravilhoso, tive um grande prazer em participar da Missa”, comentou a senhora de 76 anos. Mesmo a chuva, o vento e o frio não inibiram as quase nove mil pessoas de prestigiarem o evento, que começou às 15 horas, com o show de evangelização do grupo Seguidores de Cristo. “Valeu a pena. Estes momentos fortes de evangelização impulsionam a nossa vida, pois para frente Jesus nos convida”, avalia o pároco Padre Hélio da Cunha.


ivino Pai Eterno colhido por ove mil pessoas www.paroquiasantoantonio.net

5

Paróquia de Campinas promove missa especial para celebrar o Ano Eucarístico e recepciona a Imagem Sagrada

Devoção tem mais de 170 anos A devoção ao Divino Pai Eterno tem origem em Trindade, estado de Góias, com um fato de mais de 170 anos. A história narra que, por volta de 1840, Constantino e Ana Rosa Xavier, enquanto trabalhava no campo, encontro um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. O casal levou a imagem para sua casa e começaram a rezar o terço em família aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e, aos poucos, outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno. Conheça mais sobre a devoção ao Divino Pai Eterno através do site paieterno.com.br.


6 Entre Irmãos

www.paroquiasantoantonio.net

Devotos do “amigo de Deus”

Casal festeiro segue tradição familiar em honra a Santo Antônio

31 anos de dedicação Fabrício Paulo de Farias

É terça-feira, dia de celebrar a Santo Antônio, na Paróquia que leva o nome do padroeiro, no bairro Campinas, em São José. Sentados no mesmo banco, de todas as semanas, está o casal Paulino e Sonia Batistuzzi, para assistir a mais uma missa que tem a bênção dos pãezinhos. Devotos desde jovens do santo franciscano, o casal segue a tradição da família, rica na religiosidade católica. E, inclusive, expõem uma imagem do Santo, que acompanha há gerações o seu estabelecimento comercial. Novamente como festeiros de Santo Antônio, o casal pode contemplar um evento cheio de fé e alegria. Da trezena, com inicio no dia 03 de junho, até a Missa Solene no dia 17, o entusiasmo e a devoção popular tomaram conta da Paróquia. “É importante manter viva essa tradição, além de celebrar bem esses dias”, ressaltam Paulino e Sonia. A festividade também esteve marcada por temas formativos, que remetiam à vida do Santo. Oração, missionariedade, justiça, caridade, zelo pela Palavra foram alguns assuntos abordados. Os dias da festa terminam, mas a devoção continua. Toda terça-feira, na Paróquia, acontece a Missa em honra a Santo Antônio. A bênção dos pãezinhos, símbolo do sustento do homem e da providência divina, segue, como de costume, e o povo recebe também as graças vindas pela intercessão deste, que é considerado um amigo de Deus. Com colaboração de Elenir Lopes

Homenagem

Conheci Padre Hélio em uma missa de formatura em Brusque, no Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, em dezembro de 2011. Durante a celebração, percebi que nesse homem havia algo que marcava as pessoas, pois, mesmo eu, que nunca o tinha visto, fiquei fascinado com o modo que ele falava com o povo e, principalmente, com os vocacionados, que estavam para se formar. Percebi em todos uma grande admiração pelo seu sacerdócio, pois dava com segurança testemunho do que ele aceitou ao dar seu sim e um orgulho por ser sacerdote. Como ele mesmo diz “amo o que faço e faço o que eu amo”. A partir desse dia, nos tornamos grandes amigos, ou melhor, nos tornamos pai e filho. Com certeza posso falar de coração que Deus me abençoou com sua amizade. Sou um privilegiado por Deus, por poder conviver com uma pessoa que cativa a to-

dos que estão ao seu redor. Durante esses 11 anos ao lado do Padre Hélio, pude perceber que Deus tem um transmissor de valores, de ensinamentos, de testemunhos e de anunciação da Boa Nova. Padre Hélio vive para a comunidade e acredita verdadeiramente que o céu aqui na terra é possível; basta cada um fazer sua parte de acordo com os ensinamentos de Deus e do testemunho de Jesus Cristo. Tem seu sacerdócio totalmente voltado a Deus, aos irmãos e aos vocacionados. Posso resumir que o sacerdócio do Padre Hélio se faz através do trabalho, do testemunho, do amor a Eucaristia e a Igreja que tanto defende e, principalmente, pelo serviço a Deus e aos irmãos. Se doa inteiramente pela causa que acredita. É exemplo de doação e é inspiração para todos que buscam viver a vocação sacerdotal, de modo verdadeiro e inspirado no sacerdócio de Jesus Cristo.

Paulino e Sonia Batistuzzi, há anos, são festeiros de Santo Antônio na Paróquia de Campinas

Giselle Cristina Pereira de Souza No final de maio, as crianças da Primeira Eucaristia e da Infância Missionária coroaram a imagem de Maria. Após muitos ensaios, elas estavam prontas para o grande dia, com os cantos na ponta da língua e gestos que saiam naturalmente. Entraram ofertando flores a Maria e, aos seus pés, louvaram e agradeceram. Com uma linda canção, coroaram a Rainha dos Céus e, ao final, em procissão, se despediram da mãe do Salvador.

Unidade Kobrasol- São José - Matemática e Português. Unidade Pioneira em Santa Catarina - 21 anos! Rua Irmãos Vieira, nº 300, Edifício Paola, sala 05. Campinas – São José - Fone: 3241- 5676


Pastorais e Movimentos 7

www.paroquiasantoantonio.net

A experiência dos pais nos retiros de espiritualidade

Paróquia promove retiro para ministros De 03 a 05 de agosto acontece o retiro anual dos ministros instituídos em diversos ministérios nas comunidades Matriz e Kobrasol. O pregador será o pároco, Padre Hélio da Cunha, com o tema: “Eucaristia, alimento de vida para a Igreja Paroquial”. O encontro será em um local propício para a experiência espiritual, sendo preparado pelas Irmãs da Casa no Provincialado. Para mais informações, procure a secretarial paroquial.

Encontros para pais e responsáveis de catequizandos motivam o bom relacionamento nas famílias e maior participação na Paróquia

Grupos Bíblicos em Família no Tempo Comum Selso e Ioléte Escher Foi numa celebração simples, mas cheia de emoção, na qual a Paróquia Santo Antônio, com as duas comunidades, Kobrasol e Campinas, celebrou para abertura do livreto do Tempo Comum, dos Grupos Bíblicos em Família. Com isso, se inicia uma nova missão: propagar a Palavra de Deus e vivenciar a Igreja de Jesus nas casas, vivendo um novo tempo de serviço a Deus. Nesta nova etapa, são 17 encontros que tem como tema central “E vós quem dizeis que eu sou?” (Mc 8, 29).

A ideia surgiu em 2009 e, desde lá, os bons resultados não pararam de crescer. O retiro de espiritualidade para os pais e responsáveis das crianças da catequese tem contribuído na melhora das relações deles com os filhos, além de aproximar toda a família das atividades da Paróquia Santo Antonio, em Campinas. A proposta nasceu quando o tema família foi indicado para ser a pauta dos projetos paroquiais daquele ano. Um encontro semelhante já havia sido feito em 2002, em parceria entre a Pastoral Catequética e Familiar, porém em 2009 tomou fôlego assumindo o desafio de integrar ainda mais as famílias paroquiais. “A aceitação tem sido gradual, aumentando o número de participantes a cada ano”, observa Giselle Cristina Pereira de Souza, coordenadora da catequese na Paróquia. Atualmente, mais de 500 pais e responsáveis participam dos retiros que são de um ou dois dias de acordo com o ano da catequese em que o filho esteja inserido. Além de motivar a participação mais assídua dessas famílias na Paróquia, uma das propostas principais é proporcionar um ambiente de reflexão dos pais para com os seus filhos. “O trabalho tem sido gratificante,

pois vemos muitas conversões que acontecem nestes retiros.”, reitera Gisele. Como consequência do trabalho, a relação dos pais com os catequistas também tem melhorado, conclui a coordenadora. No começo deste mês aconteceu mais uma edição do retiro de espiritualidade para os pais dos catequizandos da Primeira Eucaristia, e os resultados foram os melhores, da mesma forma como foi o retiro de abril deste ano. Para saber mais sobre os retiros ou para dar continuidade ao trabalho iniciado nos encontros, entre em contato com a coordenação da catequese através da secretaria paroquial. Datas importantes: 21 e 22/07 Retiro aberto dos catequistas 04/08 Início dos encontros de catequese do 2º semestre 11/08 Reunião da coordenação paroquial de catequese

Grande festa beneficente em prol da Casa de Recuperação de Dependentes Químicos Vida Nueva Data: 20 de julho - Local: Paróquia Santo Antônio, Campinas - Informações: (48) 3286-8368


8 Contra Capa

www.paroquiasantoantonio.net

Você se vê aqui

Corpus Christi

As ruas dos bairros Campinas e Kobrasol foram agraciadas com a passagem do Santíssimo, na celebração do Dia da Eucaristia. Após a missa, que começou às 08 horas, na Igreja São Francisco e Santa Rita, comunidade do Kobrasol, teve início a procissão pelas ruas dos dois bairros, com adoração diante dos altares, preparados pelas pastorais, ao longo do trajeto. Jesus foi visto por pessoas que até então desconheciam o Senhor Eucarístico, conforme depoimento de uma senhora, que disse estar emocionada ao ver a fé com que o Padre Hélio conduzia o Santíssimo e o modo com que o povo, que acompanhava a procissão, adorava a Jesus. Por último, teve lugar a adoração no altar da Matriz, onde foi encerrada a celebração.

Congresso da RCC

Dia 02/06 (sábado) foi realizado o Congresso Arquidiocesano para servos da Renovação Carismática Católica, na Paróquia Santo Antônio, que contou com grande número de participantes vindos das comarcas da Arquidiocese de Florianópolis. Pregações com muita espiritualidade e momentos fortes de emoção dos fiéis marcaram o encontro. O encerramento do evento teve a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, que celebrou pela primeira vez uma missa na Paróquia de Campinas.

Pentecostes

No dia seguinte – 03/06 (domingo) – foi realizado, no Ginásio de Esportes de Campinas, o Cenáculo de Pentecostes, com forte demonstração de fé do povo católico. Já na abertura, houve momento de muita emoção, quando soldados da Marinha entraram carregando a imagem de Nossa Senhora e subiram no palco com canto e coreografia, acompanhados pelas vozes dos fiéis. Teve a passagem do Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Padre Hélio. Jesus Eucarístico foi levado até os últimos degraus das arquibancadas onde os fiéis se aproximavam para tocá-Lo. A pregação do encontro foi feita pela Irmã Maria José, que levou os participantes a refletirem sobre o que Deus espera do seu povo, da Igreja e do mundo.

CAFÉ COLONIAL Realização: MI + Sopro de Vida - dia 28/07 16h no salão paroquial - R$20 por pessoa


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.