Jornal Novembro

Page 1

florianopolishdr.wordpress.com

Novembro e Dezembro de 2012 - nº 07

Dia de Nossa Senhora Aparecida e abertura do Ano da Fé foram celebrados com Missa Campal

Pastoral do Idoso: por uma vida digna Profetas do amor Pág. 6

Comercio de Gen. Alimentícios Silveira Ltda. CNPJ 8265247/000135 | IE 252.183.223 www.superchico.com.br Rua Henrique Veras do Nascimento,77 Lagoa da Conceição – Florianópolis/SC

adm@superchico.com.br 48 3232.0306

Ministros da Eucaristia tem formação neste fim de ano

Tempo litúrgico e suas cores, saiba mais!

Águas mais profundas Pág. 7 Águas mais profundas Pág. 7


2

Filhos da Conceição Novembro e Dezembro 2012 - Nº 07

Chegamos ao fim de mais um ciclo Esta é a última edicomunidades, das pastorais e movimentos. Dentro deste ção do Jornal no ano objetivo, queríamos resgatar as histórias das pessoas de 2012. Queremos que tiveram suas vidas marcadas em nossas comuniagradecer a todos os dades. Fiquei feliz conhecendo um pouco mais da vida colaboradores, espedo Seu Bento da Barra da Lagoa, do Seu Ziquinho, Seu cialmente aqueles que Inacinho, da Dona Di e do Lelo, do Santuário da Lagoa, investiram seu tempo e da Dona Luisinha da Fortaleza da Barra, Guiomar do dinheiro para que puRio Tavares e agora da Dona Quequena, do Retiro da déssemos desenLagoa. Mas existem outras pessoas que prevolver o projeto. “Acredito que o cisamos conhecer. São vidas marcadas pela Desde a pri- Jornal Filhos da simplicidade, pelo trabalho e pela fé. Esse meira edição, projeto tem que continuar. algumas comu- Conceição é um Acredito que o Jornal Filhos da Conceição nidades da Paróquia se destacaram e abraçaram instrumento da é um instrumento da “Boa Nova”, e por isso, a proposta, que foi aprovada em reunião geral precisa chegar às casas, ser lido por todos os Boa Nova” paroquianos e noticiar tudo que existe em dedo Conselho de Pastoral da Paróquia (CPP). Noticiaram as atividades de suas comunidades, provifesa da vida. Para isso devemos nos empenhar denciaram patrocínio, avaliaram o desenvolvimento do ao máximo. Entregar nas casas, se for necessário. Ler Jornal e assim por diante. No entanto, infelizmente, alcom os catequizandos, nos encontros do CPC, nas pasgumas comunidades não entenderam a decisão tomada torais, movimentos e nos diversos grupos existentes. pelo CPP e, com a primeira dificuldade, principalmente Finalmente, em nome de todos que recebem o Jornal com a falta de patrocínio, queriam ficar de fora do proe gostam dele, agradeço a equipe da PASCOM. Parabejeto. Foi ai que fui firme. Não permiti que nenhuma conizo pelo seu empenho e dedicação total. Essa equipe munidade ficasse de fora e com isso deixasse de receber liderada pelo senhor Eduardo merece todo o nosso reos Jornais. conhecimento e gratidão. Desde o inicio, o nosso objetivo através deste Jornal era noticiar os acontecimentos e a vida da Paróquia, das Abençoado Natal a todos e Feliz Ano Novo!

Um novo começo Novembro é o mês dos encerramentos. Termina o Tempo Comum. Escolas e faculdades fazem seus exames finais. Pessoas programam suas férias e o comércio organiza-se para temporada. Ou seja, um tempo de correria e preparação. Assim, também o Jornal Filhos da Conceição despede-se de 2012. Contudo, convidamos o leitor fiel para que caminhe com a Igreja durante o Tempo do Advento. Que a espera do Menino Jesus seja alegre e festiva, não sucumbida pela correria e os preparativos de fim de ano. Que as férias sejam bem vividas, recheadas da presença da família, do descanso merecido e da Eucaristia dominical. Que os turistas venham em abundância e sintam na acolhida de nossos comerciantes a confiança de

quem cumprimenta irmãos em Cristo Jesus. Faça deste tempo de preparação para o Natal um período diferente na sua vida: se vai trabalhar reze antes de partir; se a ceia é em família, ore antes de partilhá-la, convide suas visitas para conhecer a Igreja local, vista o manto da acolhida, do agradecimento, da comunhão e da fraternidade. Que a loucura de fim de ano seja apaziguada pela caridade de nossos corações. Afinal, “a caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará” (I Cor 13,4-8).

Outubro, mês das Missões

Toda ação pastoral na Igreja tem por objetivo evangelizar e participar da construção do Reino de Deus. As Missões têm extrema importância para a comunidade e para a Igreja, tanto que as coletas das Missas dos dias 20 e 21 de outubro serão todas revertidas em favor das missões católicas, para contribuir com os trabalhos desenvolvidos por padres, religiosos, religiosas e leigos em missão em todo mundo. Pastoral da Comunicação da Lagoa.

Missas aos sábados: 18h

Santuário imaculada conceição Lagoa da Conceição - Florianópolis/SC

e-MAIL: pascomplagoa@hotmail.com TELEFONE: 48 3232 1972 Rua Francisca Luiza vieira, 277 CEP 88062-140 Pároco: Pe. Valdeci Cardoso Vieira p rodução

rua prof. rosinha campos, 52, sala 02, abraão - FLORIANÓPOLIS/SC FONE: 48 3365 1613 ATENDIMENTO@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

JORNALISTA RESPONSÁVEL KETLIN DA ROSA - SC02821 - JP KETLIN@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

texto / reportagens Penélope de bortoli pauta@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

p rojeto gráfico / di agr a mação André kinal criacao@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

t ir agem: 3 mil per iodicida de: bimestral imp ressão: gráfica grafinorte

Visite nosso site, e fique por dentro de tudo que acontece no Santuário 3232 0902 / 3232 1808

www.paroquiadalagoa.com.br


3

Filhos da Conceição Filhos da Conceição Novembro e Dezembro 2012 - Nº 07

Simples pescador, amigo e trabalhador Seu Ari é mais um dos personagens lembrados no Jornal Filhos da Conceição. Uma liderança que marcou a Paróquia, especialmente a Igreja Barra da Lagoa, que hoje agradece a dedicação fiel deste colaborador O Conselho de Pastoral Comunitário (CPC) da Barra da Lagoa faz nesta edição um agradecimento muito especial ao seu Ari Santana, filho querido de nossa comunidade e de grandes amigos em outras regiões. Hoje, aposentado, seu Ari tem uma vasta ficha de contribuições comunitárias. Presidiu várias instituições como: Comunidade São Pedro, Centro Comunitário, Colônia de Pescadores, mentor da Festa da Tainha, foi candidato a uma cadeira na Câmara de Vereadores do município. Seu único objetivo de contribuir com o seu povo é valorizado, o que faz com que seja recebido de braços abertos onde quer que vá. Homem simples, com grandes conquistas, ele fala das dificuldades de sua infância e juventude; porém acredita que tudo era mais puro, honesto e humano. Doutor da pesca artesanal, ainda compartilha seus conhecimentos na Colônia de Pescadores. Homem honrado que a comunidade tem orgulho de ter como filho.

A Comunidade São Pedro convida a todos para o seu 3º Costelaço. A festa vai acontecer no dia 01 de dezembro, a partir das 20h, e contará com a participação especial de Levi Musical como animação. Todos estão convidados a participar!

Retiro da Lagoa

A Comunidade de Santa Cruz, no Retiro da Lagoa, convida a todos para suas festividades de fim de ano. No dia 10 de novembro, eles promovem um momento especial em honra a Nossa Senhora Aparecida: um cortejo sai da residência de seu Igor e esposa às 19h30, em direção a Igreja do bairro. Ao chegar na Igreja Santa Cruz, o cortejo e todos que desejarem celebram uma Santa Missa, próximo das 20h30. Na sequência, uma noite de confraternização com jantar e música ao Vico, com Cissa e Banda. Além disso, no dia 16/12, às 9h30, acontece uma Missa na Igreja com a presença do Papai Noel. Já no mês de janeiro a Igreja passa por Reformas.

Festividade na Barra O Apostolado da Comunidade São Pedro da Barra da Lagoa convida para Festa do Sagrado Coração de Jesus, nos dias 10 e 11 de novembro de 2012.

Festa do Sagrado Coração de Jesus A Comunidade Fortaleza da Lagoa promove nos dias 17 e 18 de novembro a festa do Sagrado Coração de Jesus. A programação tem inicio no sábado, às 20h, com a celebração da Santa Missa. Logo depois os fiéis serão recebidos no salão paroquial, onde será servido um churrasco, seguido de baile.

3º Costelaço

No domingo, dia 18, a festividade começa de manhã, às 11h, com a celebração da Missa. Em seguida será servido um almoço regado a muita música e dança. Às 15h vai acontecer a hora Santa, e em seguida uma procissão com o Sagrado Coração de Jesus. Todos estão convidados a participar.

Dezembro da Imaculada De 08 a 10 de dezembro acontece a Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Santuário da Lagoa. O festejo começa na sexta-feira, onde acontece a Santa Missa às 18 horas, em seguida tem a noite do Pirão. Já no sábado a procissão seguida de Missa é às 19 horas, na sequência jantar dançante. O domingo é marcado por Missa às 10 horas, ao meio dia todos estão convidados para almoço.


4

N

Filhos da Conceição Novembro e Dezembro 2012 - Nº 07

o último dia 12 de outubro os moradores da Lagoa da Conceição viveram um momento único de fé e celebração. Às margens da Lagoa, no final da Avenida das Rendeiras, foi celebrada a primeira Missa Campal, organizada pela Comunidade Santa Cruz, do Retiro da Lagoa. A Celebração foi presidida pelo pároco, Padre Valdeci, com o auxilio do Diácono Augusto e dos músicos Marquinhos e Guilherme, que sempre ajudam nas celebrações da comunidade. Além disso, estiveram presentes a equipe de liturgia e o conselho pastoral, que auxiliaram na organização do evento. Com inicio às 10h da manhã, a Missa foi realizada para celebrar a aber-

tura do Ano da Fé e em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Apesar do dia chuvoso, fieis de todas as comunidades da Lagoa da Conceição estiveram presentes: Barra da Lagoa, Fortaleza, Canto da Lagoa, Rio Tavares, Costa, Porto da Lagoa, Retiro da Lagoa e Santuário. A estrutura montada foi essencial para o sucesso da celebração. De acordo com Eduardo A. Silva, da Pastoral da Comunicação da Lagoa, o ambiente proporcionou uma Celebração muito agradável. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Lagoa agradece ao Conselho de Pastoral Comunitário (CPC) do Retiro pela iniciativa da comunidade, que proporcionou uma bela Celebração.

pascomplagoa@hotmail.com

“Ali chegados, Paulo e Barnabé reuniram a Igreja e contaram quão grandes coisas Deus fizera com eles, e como abrira a porta da fé aos gentios”. (At 14,27)

Ano da Fé O lançamento do Ano da Fé foi motivado, de acordo com o Papa Bento XVI, para tentar resgatar e reviver a fé dos cristãos. Segundo o Sumo Pontífice, em várias regiões do mundo a fé está sofrendo uma crise e tende a se apagar. Sendo assim, entre 11 de outubro de 2012 e 24 de novembro de 2013 os fiéis vivem um momento especial na Igreja em função do declarado Ano da Fé. A proposta de celebrar este ano temático é para retomar a exata consciência da fé e fazer com que os fiéis a vivam com mais qualidade. Acima de tudo, viver o Ano da Fé é tornar Deus e os valores do Reino de Deus ainda mais presentes no mundo.

O Santo Padre diz que desde o início do seu Pontificado lembrou “da necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”. O Papa reconhece que, diferente do passado,


5

Filhos da Conceição Filhos da Conceição Novembro e Dezembro 2012 - Nº 07

Às margens

da Lagoa Solene dia de Nossa Senhora Aparecida e abertura do ano da fé é celebrado com Santa Missa Campal, que apesar da chuva contou com pessoas de várias comunidades da Paróquia da Lagoa já não se verifica mais os conteúdos da fé e os valores por ela inspirados em grandes setores da sociedade atual, devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas. O Papa entende que a Igreja não pode aceitar “que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5,13-16)”. Também o homem contemporâneo pode sentir de novo a necessidade de ir com a samaritana ao poço, para ouvir Jesus, que convida a crer Nele e a beber na sua fonte, donde jorra água viva (cf. Jo 4,14). Bento XVI diz: “Queremos celebrar este Ano de forma digna e fecunda. Deverá intensificar-se a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a tornarem mais conscientes e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo em um momento de profunda mudança como esta que a humanidade está vivendo”. Finalmente, o Papa conclama a toda a Igreja, em todas as suas instâncias, a se preparar para celebrar com renovado vigor e ardor este ano de graça: “O Ano da Fé”.

Sínodo dos Bispo

Um dos eventos que integram o Ano da Fé é o Sínodo dos Bispo, que foi iniciado na manhã do dia 07 de outubro, pelo Papa Bento XVI que presidiu, no Sagrado da Basílica de São Pedro, a Missa que inaugurou oficialmente a XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema: Nova Evangelização. Antes da celebração, presenteou a Igreja com dois novos doutores: São João D’Avila e Santa Hildegarda de Bingen. Entre os presentes, cardeais e bispos de todo o mundo estão em Roma para participar do Sínodo. Do Brasil, participam os delegados da CNBB: cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP); dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG); dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF); dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB; e dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (SP), nomeado pelo Papa. Na Celebração que abriu o Sínodo, o Papa Bento XVI, destacou que “a Igreja existe para evangelizar”, explicando que esta é uma resposta ao mandamento de Jesus. Neste contexto falou da Nova Evangelização: “Em determinados momentos da história, a Divina Providência suscitou um renovado dinamismo na ação evangelizadora na Igreja”. E assinalou que isso ocorre também nos nossos tempos, dando o exemplo do Concílio Vaticano II. O Santo Padre ressaltou ainda que a missão “ad gentes” é direcionada àqueles que não conhecem Jesus e a Nova Evangelização, àqueles que são batizados, mas vivem distantes da Igreja. “A Assembléia sinodal que se abre hoje é dedicada a essa nova evangelização, para ajudar essas pessoas a terem um novo encontro com o Senhor, o único que dá sentido profundo e paz para a existência”, destacou.

C oluna P ascom Medalha Herbert de Souza Édio Hélio Ramos

Em sessão solene realizada no dia 16 de outubro de 2012, a Câmara Municipal de Florianópolis entregou a medalha Herbert de Souza ao Padre Valdeci C. Vieira, em homenagem ao trabalho desenvolvido nas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, onde ele é pároco.

Agenda 1ª Eucaristia e Crisma Novembro e dezembro é um tempo especial para as crianças e jovens catequizandos. Depois de anos de preparação, eles irão partilhar dos Sacramentos da Iniciação Cristã. Toda comunidade paroquial é convidada a participar destas celebrações, que marcam um novo tempo para os catequizandos.

03/11 - Primeira Eucaristia na Igreja da Fortaleza, às 19h30 04/11 - 1ª Eucaristia na Costa da Lagoa, às 10h 10/11 - Fechamento do ano da Catequese com Missa às 16h 16/11 - Crisma às 20h no Santuário 24/11 - Retiro das lideranças da comunidade Acompanhe a agenda de dezembro no site da paróquia.

Agradecimento! A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Lagoa agradece a todos os leitores, anunciantes e aos colaboradores do Jornal da Paróquia, em especial ao Pe. Valdeci, principal responsável pelo projeto, aos Conselhos de Pastoral Comunitários, pela cooperação e à empresa Dominus, parceira da Pascom na produção do jornal. Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano novo. Feliz 2013! Espaço para divulgação de Bodas de Prata e Ouro - Basta enviar sua foto para o e-mail pascomplagoa@hotmail.com.

?


6

Filhos da Conceição Novembro e Dezembro 2012 - Nº 07

Pastoral do Idoso: por uma vida digna

Obras no Rio Tavares

Com pouco tempo de atuação, menos de dois anos, equipe já conta com dez agentes para este trabalho

Este é o prédio da catequese que precisa passar por reformas urgentes, e conta com a colaboração da comunidade

Agentes da Pastoral do Idoso da Lagoa

Estamos acostumados a ouvir por aí que uma pessoa depois dos 60 anos vive a “melhor idade”. A afirmação leva em conta que o idoso já cumpriu a missão como trabalhador, já criou os filhos e vive, a partir de então, para aproveitar tudo àquilo que não tinha tempo quando mais jovem. O cenário é ideal, mas na maioria das vezes não é verdadeiro. São muitos os idosos que vivem sozinhos, carentes, precisam de ajuda e não tem vez nem voz. É pensando nestas pessoas que trabalha a Pastoral da Pessoa Idosa, um mecanismo da Igreja Católica que auxilia o idoso e seus familiares. A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa tem uma ramificação desta pastoral. De acordo com a coordenadora local, Maria Conceição Bittencourt, o principal objetivo do traba-

lho é promover a valorização do idoso e garantir-lhe uma melhor qualidade de vida. Portanto, cabe a Pastoral do Idoso visitar as famílias cadastradas na Paróquia. Seus agentes tem a missão de levar a alegria, o amor e a atenção a estas pessoas, muitas vezes esquecidas. Além disso, é dever do agente detectar os problemas e dificuldades do idoso e conversar com a família, a fim de transformar a realidade. Segundo Conceição, o trabalho da Pastoral ainda faz com que os familiares passem a prestar mais atenção no idoso e nas suas necessidades. PPI na Lagoa O trabalho é bem recente na Paróquia da Lagoa. Tudo começou em 2010, com a presença da coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Carmem

Mary de S. Souto, na reunião da Pastoral Familiar. Na oportunidade, ela fez um convite às lideranças locais para participarem de uma capacitação na Paróquia Santíssima Trindade. Na ocasião, apenas uma moradora, da Barra da Lagoa, compareceu. Foi o suficiente para que ela conseguisse criar um grupo de dez pessoas que participaram da capacitação seguinte, em janeiro de 2011. Foi ai que surgiu a Pastoral da Pessoa Idosa na Lagoa. Atualmente com seus dez agentes pastorais. Além das visitas, acontecem reuniões mensais, uma vez na Igreja São Pedro, na Barra da Lagoa, e no outro mês na Igreja de Santa Cruz, na Fortaleza da Barra. É uma oportunidade para juntos fazerem a leitura da Bíblia, refletirem sobre temas variados e discutirem o trabalho da Pastoral.

pascomplagoa@hotmail.com

O Conselho de Pastoral Comunitário (CPC) do Rio Tavares, promove uma campanha de arrecadação de fundos para a reforma do prédio da Catequese da comunidade. De acordo com o coordenador do CPC, Celso Ramos, o prédio está em condições precárias e precisa de uma reforma urgente. As doações da comunidade serão de extrema importância para que a obra possa ser realizada antes do final do ano, afirma Celso. Como parte do movimento de arrecadação, eles estão disponibilizando o prédio do antigo posto de saúde para alugar. Todo o dinheiro do aluguel será revertido para as obras da catequese. Para mais informações e doações, entrar em contato com o Celso pelo telefone: (48) 9981-9982.

No dia 20 de outubro, na Comunidade Santa Cruz, na Fortaleza da Lagoa, os jovens se reuniram para um dia diferente, cheio de alegria, apresentações e brincadeiras. O evento foi em função do Encontro Nacional da Juventude (ENJ). Estão todos motivados a fazerem a diferença na comunidade, chamando a atenção dos jovens para a evangelização.


7

Filhos da Conceição Filhos da Conceição Novembro e Dezembro 2012 - Nº 07

Com a Solenidade de Cristo Rei encerra-se o Ano Litúrgico. Entenda estes tempos...

Os ciclos de adoração à vida de Jesus Cristo Durante o ano inteiro, a Igreja Católica celebra a vida de Jesus Cristo e todos os feitos de salvação, num calendário conhecido como Ano Litúrgico. Este difere do ano civil por ser organizado de acordo com os acontecimentos da vida de Cristo e não pelo ciclo solar, como é no ano civil. O Ano Litúrgico é baseado em dois grandes ciclos: o Ciclo do Natal, em que se celebra o Mistério da Encarnação do Filho de Deus e o Ciclo da Páscoa em que se faz memória ao Mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Também no ciclo da Páscoa celebra-se a ascensão de Jesus ao céu e a vinda do Espírito Santo, através de Pentecostes. Entre esses dois ciclos, a Igreja festeja o Tempo Comum, marcado pela celebração a vida pública de Jesus e suas primeiras pregações.

As celebrações do Ano Litúrgico não olham apenas para o passado, comemorando-o. Olham também para o futuro, na perspectiva do eterno, e fazem do passado e do futuro um

eterno presente, o “hoje” de Deus, pela sacramentalidade da liturgia (Cf. Sl 2,7; 94(95)7; Lc 4,21; 23,43). Sendo assim, o Ano Litúrgico começa no primeiro dia do Tempo do Advento, cerca de quatro semanas antes do Natal e estabelece o inicio de uma preparação para receber o filho de Deus. O encerramento do Ano Litúrgico é marcado com a solenidade do Cristo Rei, que marca o fim de todos os mistérios celebrados durante o ano e exalta Cristo como Rei do Universo. A solenidade de Cristo Rei é celebrada desde 1925, quando o Papa Pio XI instituiu que a data fosse celebrada como encerramento de um ciclo. Em 2012, o encerramento do Ano Litúrgico vai acontecer no dia 25 de novembro e o inicio do novo ano começa no domingo seguinte, dia 02 de dezembro, portanto primeiro domingo do advento.

Lagoa oferece formação para ministros Pe. Valdeci Vieira A Paróquia da Lagoa promove um curso para os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, no período de 09 de outubro a 27 de novembro. O Curso ocorre todas as terças-feiras, das 20h às 21h30, e é especialmente voltado para os Ministros, tanto para os que serão instituídos após o curso, como também para os que já exercem a função. Para se tornar um ministro, a participação no curso é essencial, pois ele será a credencial para o pedido de provisão, por parte do Pároco, ao Arcebispo de Florianópolis. O curso também foi aberto para as demais lideranças, que se inscreveram antecipadamente, tendo a duração de uma hora e meia. Confira a programação: 23/10 - Iniciação a vida Cristã e Sacramentos do Batismo e Crisma - Mário 30/10 - Sacramento da Eucaristia - Mário 06/11 - Ministério da Comunhão – Seminarista Arnaldo 13/11 - Documento de Aparecida - Mário 20/11 - Leitura Orante da Bíblia – Pe. Valdeci 27/11 - Encerramento com oficina do Ministério – Mário

Simbologia das Cores V

ocê já deve ter reparado que as cores das toalhas e dos paramentos utilizados no altar, durante uma celebração, são as mesmas das vestes do padre que celebra a Missa. Além disso, essas cores podem mudar de uma semana para outra, dependendo da celebração. Você sabe por que isso acontece? A Liturgia da Igreja é repleta de simbolismo, sendo as cores algo muito importante. Cada cor tem um significado especial. Descubra abaixo quais são:

BRANCO - Simboliza a vitória, a paz, a alma pura, a alegria. Usa-se: na Quinta-feira Santa, na Vigília Pascal, nos Tempos Pascal e do Natal, nas festas dos santos (quando não mártires) e nas festas do Senhor (exceto as da Paixão). É a cor predominante da ressurreição. VERMELHO - Simboliza o fogo, o sangue, o amor divino e o martírio. É usado: no Domingo de Ramos e da Paixão, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes, nas festas

dos apóstolos, dos santos mártires e dos evangelistas. VERDE - É a cor da esperança. Usa-se no Tempo Comum, exceto quando há na Liturgia alguma festa do Senhor ou dos santos. ROXO - Simboliza a penitência. Usa-se no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode-se também usar nos ofícios e missas pelos mortos. (No Advento, há uma tendência a usar o violeta, em vez do roxo, para distin-

guir da Quaresma, pois o Advento é tempo de feliz expectativa e de esperança). PRETO - É símbolo de luto. Pode ser usado nas missas pelos mortos, mas nessas celebrações pode-se usar também o branco, dando-se então ênfase não à dor, mas à ressurreição. ROSA - Simboliza também a alegria. Pode ser usado no 3º Domingo do Advento e no 4º Domingo da Quaresma, ambos domingos da alegria.


8

Filhos da Conceição Novembro e Dezembro 2012 - Nº 07

Aos 102 anos, uma das fundadoras da Igreja do Retiro da Lagoa, conta um pouco de sua trajetória de vida e de seu envolvimento na paróquia

Dona Quequena, a memória da Igreja Santa Cruz D. Quequena é uma dessas pessoas que será eternizada na memória de uma comunidade inteira. Sua história será contada de geração a geração. Nascida em Orleans, cidade do sul de Santa Catarina, mudou-se ainda jovem para Florianópolis e foi morar na Lagoa da Conceição: “Quando cheguei a Lagoa era um Deus nos acuda. A praia não tinha calçamento, era só areia. Aqui era só mato. Só escutava o canto dos passarinhos. A noite meu marido pescava na beira da praia, na avenida das Rendeiras. Era tão difícil ficar sozinha que as vezes me arrependia de ter casado”, conta ela. Mãe adotiva de um filho e avó de uma neta, ela foi casada por 25 anos até ficar viúva. A história do casamento, aliás, é uma das mais particulares de Dona Quequena. Para oficia-

Dona Celília, Dona Quequena, Dona Didi e ao lado Dona Quininha, fundadoras da Comunidade do Retiro da Lagoa

lizar o matrimonio precisava da certidão de nascimento, documento que ela não tinha em mãos. Voltou para Orleans e descobriu que ele também não existia na cidade. Precisou conversar com os vizinhos e conhecidos para descobrir o ano em que nasceu e fazer a certidão para poder casar. De acordo com as lembranças, ela

que hoje tem 102 anos. Foi sempre muito ativa na vida paroquial. Coordenou o Apostolado da Oração do Santuário e foi zeladora do Sagrado Coração de Jesus. Além disso, ao lado de Dona Cecília, Didi e Quininha, fundou a Comunidade do Retiro da Lagoa. “A história da Capela da Santa Cruz iniciou

com uma Cruz ao lado da Lagoa. Fazíamos o terço cantado todo sábado. Para assistir a Missa tinha que ir até o Santuário. Foi à falta da igreja que motivou a construir a Capela do Retiro. Só nós sabemos o que trabalhamos para construir a Igreja. Acordava todo mundo para ajudar na Igreja, nós não tínhamos ver-

gonha em pedir as coisas”. Devota de Nossa Senhora, reza o terço todos os dias. Conta que no quarto tinha uma imagem de Nossa Senhora dos Aflitos que desapareceu misteriosamente: “Rezo todo dia pra ela aparecer”. Atualmente D. Quequena lamenta que os problemas no joelho a impedem de ir a Missa com frequência e de dançar, sua grande paixão: “A minha maior alegria era poder dançar”.

Nota do CPC O CPC do Retiro da Lagoa agradece as fundadoras da Capela da Lagoa: Dona Quequena, Dona Didi, Cecília e Quininha. “Elas são o combustível que geram coisas boas. O sentimento de gratidão é imenso. Respeitamos as gerações, as raízes são fundamentais para o nosso crescimento. São exemplos de mulheres fortes e guerreiras, e isso nos estimula muito. Semear o bem é essencial para a vida em família e em comunidade.”

Outubro é o mês do Rosário A história conta que a partir do século X, muitos cristãos optavam pela vida religiosa, mas não tinham condições de participar das orações dos salmos, por não saberem ler. Dessa forma, para substituir o saltério, os superiores dos monges determinavam a eles, e também aos leigos, que rezassem o Pai-Nosso 150 vezes. Com o passar do tempo, foram inseridos 150 Ave-Marias, 150 louvores em honra a Jesus Cristo e 150 louvores em honra a Nossa Senhora. Nascia então uma

primeira versão da oração do Rosário. Em 1206, em uma aparição da Virgem Maria a Santo Domingo, ela lhe entregou o Rosário como uma arma poderosa para conversão dos hereges e pecadores. O Rosário com 15 Mistérios surgiu apenas em 1500. Em 2002, o Papa João Paulo II institui cinco novos mistérios que contemplam a vida pública de Jesus. Sendo assim, o Rosário como rezamos atualmente tem 20 Mistérios.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.