Jornal Campinas

Page 1

Javé Nessi “O Senhor é a nossa bandeira”

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José/SC

Setembro de 2012 | Ano 3 | Edição 36 Distribuição Gratuita

Pequenos missionários atuam na Paróquia pág. 6

Um encontro para formar irmãos

pág. 6

Leia mais: Ů Artigo do Pároco

pág. 2

Ů Mensagem do Mês

pág. 3

Ů Sete anos de diaconato

pág. 6

Ů Semana da Família

pág. 7


2

Nossa casa

Artigo do Pároco

www.paroquiasantoantonio.net

Dito e feito

Pe. Hélio da Cunha

Paulo Elias de Souza

Jesus, Palavra que não impõe F

azia parte do jeito de ser de Jesus a expressão “SE QUERES!”. Propôs ao moço rico uma vida mais perfeita, se ele quisesse; respondeu afirmativamente ao leproso que lhe propunha que, se ele desejasse, o curaria; procurou saber dos Doze Apóstolos, em dúvida, se não queriam ir embora. Perguntou ao paralítico, na piscina, se desejava a cura. Não consta que tivesse forçado o centurião romano a se converter, nem a Cananéia, nem a Samaritana. Jesus tinha outras ovelhas que não eram do seu rebanho e as respeitava. A pessoa não precisava ser do seu grupo para operar em nome dele, desde que fosse sincera. Foi o que Ele disse aos discípulos quando estes proibiram alguém que não era do grupo de expulsar demônios em nome de Jesus. Jesus sabia respeitar a escolha das pessoas; não foi nem nunca seria intolerante. Soube dialogar com fariseus, escribas, mulheres de má reputação; com a samaritana, cuja vida não era um modelo de virtudes; com Zaqueu, o coletor de impostos, e com gente contrária que não fazia parte do seu povo. Jesus não saiu por aí ameaçando com o inferno a quem não aderisse a Ele e ao projeto que Ele veio inaugurar. Só foi duro com pessoas mal intencionadas. Veio para aqueles de boa vontade e respeitou o jeito de ser das pessoas que não o seguiam. Não temos provas de que Nicodemos ou José de Arimateia tenham se tornado cristãos. Jesus teve pena do moço rico, mas não o condenou por sua escolha. E não amaldiçoou aqueles que o deixaram. Foi misericordioso inclusive com Judas, que planejava traí-lo. Jesus era um pre-

“Veio para aqueles de boa vontade e respeitou o jeito de ser das pessoas que não o seguiam”

Ů C oordenação Comarcal de Pastoral

O Pe. Alcione, que era o Coordenador de Pastoral da Comarca de São José, está sendo transferido de Garopaba para Barreiros. Com isso, assume como coordenador o atual vice, que é o nosso pároco Pe. Hélio Cunha. Boa sorte para ele neste novo desafio.

Ů Bingo da Família

Muita gente participando e várias pastorais ajudando nesta empreitada em prol da Pastoral Familiar e de seus trabalhos pastorais. Sucesso total!

Ů Retiro para viúvos

Nos dias 13 e 14 de outubro a Pastoral Familiar, da Paróquia Santo Antônio de Campinas, realiza um retiro para viúvos e viúvas. Para fazer sua inscrições entre em contato pelo telefone: 3241-0637 / 9917-8309

Mais de 50 jovens de Campinas vão confirmar sua fé na cerimônia do Crisma, que acontecerá no dia 29, na missa das 18 horas.

Ů N ovena da Desatadora

Nove missas durante todo o dia e muitas bênçãos e graças. Confira a programação e venha participar. Dia 30/09.

Ů R etiros

No mês de outubro acontecerá um Retiro para Viúvos e Viúvas, nos dias 13 e 14, promovido pela Pastoral Familiar. Também acontece em outubro, o VII Retiro para Casais, promovido pelo Grupo Aliança, nos dias 20 e 21. Informações na secretaria paroquial.

Ů N ovena do Divino Pai Eterno

Ů A ssembleia Arquidiocesana de Pastoral

Nossa paróquia esteve representada pelo Pe. Hélio, os diáconos José Fernandes, Neri e Djalma, além das lideranças César, Paulinho, Giselle e Terezinha Farias. Juntos participaram da Assembleia, que ocorreu nos dias 24 e 25/08, em Santo Amaro da Imperatriz. gador que não impunha a fé. Oferecia-a com um sereno “SE QUERES!”. Quem não quisesse, ou não pudesse, era amado do mesmo jeito. Há uma diferença enorme entre Jesus e alguns pregadores modernos, que chegam a ofender quem discorda, não adere, não ora, nem canta do jeito deles. O cristão de verdade é diferente. É fraterno com todos, mesmo com aqueles que não pensam nem vivem como Ele. Vale à pena ouvir Jesus. Vale à pena viver Jesus. Vale à pena seguir Jesus com seu arrojado projeto. SEU EVAGELHO É FORTE, MAS SERENO. DE FANÁTICO, JESUS NÃO TEM NADA. Alguns de seus seguidores precisam aprender bem isso. Jesus era e é ecumênico, respeitava e respeita os outros. Eles é que não conseguem nem desejam! Amigos, vamos a exemplo de Jesus, ter um coração acolhedor, ter um coração misericordioso, para que não percamos nenhuma das ovelhas que foram confiadas a nós. Eu, você, nós todos, precisamos fazer com que a misericórdia seja difundida em todos os cantos e recantos do mundo inteiro. Não será difícil! Jesus nos diz: “Aprendei de mim que sou manso, humilde e simples de coração!”

O jORNAL JAVÉ NESSI É UMA PUBLICAÇÃO DA

Ů Festa de Bom Jesus e São Cristóvão

Nos dias 14 a 16, a comunidade de Campinas celebra seus padroeiros. Venha participar do tradicional Bingo da sexta e dos festejos do sábado e domingo.

oportunidade de fazer o Encontro de Preparação para Pais e Padrinhos que acontecerá no dia 29/09, em Campinas. Inscrições na secretaria da paróquia.

Ů Retiro dos Ministros

Os ministros estarão em formação com o Pe. Hélio Cunha, fazendo seu retiro aberto nos dias 21 a 23.

contato: 48 3241 0637 | RUA IRMÃOS VIEIRA, 4

Parabéns por mais um ano de vida diaconal, que vai completar no dia 18. Que Deus cumule de bênçãos sua vida e sua família.

Parabéns a Euclides (03) do CPC, Waldir (09) do GBF, Alan (24) do JUCRI, Rosângela (24) dos Servos de Maria e Toninho (27) do Dízimo, pela passagem do seu aniversário no mês de agosto. A Paróquia agradece por sua dedicação e seu trabalho e parabeniza por mais um ano de vida. Muitas bênçãos para vocês.

p rodução JORNALISTA RESPONSÁVEL

PE. HÉLIIO DA CUNHA WWW.SANTOANTONIOPAROQUIA.NET

Ů D iácono Neri

Se você quer batizar seu filho, não perca a

direção e revisão: e-mail: santoantoinioPAROQUIA@HOTMAIL.COM

Desde o dia 24/08 acontece nas missas de sexta-feira, às 19:30 horas, em Campinas, a novena do Divino Pai Eterno. Você que é devoto, venha participar.

Ů C urso de Batismo

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO.

CAMPINAS - SÃO JOSÉ

Ů C risma

rua prof. rosinha campos, 52, sala 02, abraão - FLORIANÓPOLIS/SC FONE: 48 3365 1613 ATENDIMENTO@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

p rojeto gráfico / di agr a mação

KETLIN DA ROSA - SC02821 - JP

André Kinal

KETLIN@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

criacao@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

texto / reportagens

t ir age m: 3 mil

Roberson Pinheiro pauta@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

per iodicida de: mensal imp ressão: gráfica grafinorte


Maturidade Cristã 3

www.paroquiasantoantonio.net

Paz interior

Elenir Lopes O ser humano demora a entender a simplicidade das coisas. Nossa espécie é capaz de viver intensamente o amor e o ódio e isso num rápido instante de tempo, inclusive com a mesma pessoa. Instalamos conflitos num piscar de olhos e levamos muito tempo para sanar, curar as feridas. E, nem sempre os conflitos são resolvidos. A mediação é a arte de aproximar corações machucados. Ninguém consegue dormir um sono tranquilo quando tem uma desavença com alguém. Grande parte das doenças que a humanidade apresenta são geradas por conflitos, por se afastar da graça de Deus. Jesus trabalhou a mediação e a reconciliação a partir do perdão e do amor ao próximo. A natureza é harmoniosa na sua essência. Não há como estarmos em paz com nós mesmos, quando não estamos em paz com os outros. Há uma gama de doenças para as quais a cura começa a partir da paz interior. A humanidade deveria ter assimilado esse ensinamento de Jesus.

Arquidiocese aprova plano pastoral Leigos foram importantes para determinar as linhas de ação e devem contribuir para colocar os projetos em prática Site da Arquidiocese

Amar os idosos

Dom Orlando Brandes O mundo está envelhecendo e os “anciãos são o porvir”, os velhos são o futuro. Não só as pessoas devem preparar-se para o envelhecimento, mas igualmente as culturas, os governos, a sociedade. Todos nós queremos viver muito tempo, mas ninguém quer envelhecer. Sabemos que um vinho velho é que tem valor. “Minhas rugas são título de nobreza”, disse uma artista famosa. A grandeza de uma civilização se mede pela atitude perante os anciãos. O pior envelhecimento começa com o medo de envelhecer. A solução está em preparar-se. Como viver bem a terceira idade? A mais bela idade é a que temos e cada idade tem sua beleza e sua missão.“Não sei qual é a minha idade: muda de minuto em minuto”, disse um sábio. Importa viver o momento presente, pois tudo começa a cada momento e hoje é o primeiro dia do restante de nossa vida. O problema não está em acrescentar anos à vida, mas acrescentar vida aos anos. O final da vida ainda é vida. Cabe-nos ser reconhecidos e justos para com os idosos. Eles são mestres, são guardiões da fé, da tradição, dos valores. Eles ajudaram o mundo a ser melhor. Que a família nunca abandone seus idosos. É preciso honrar pai e mãe. Nossos anciãos precisam de um de um sorriso, de um abraço. A bengala mais segura é o braço de um filho, de um amigo. Aos idosos, demos o melhor lugar de nossa casa, a melhor aposentadoria. A eles, demos o assento no ônibus, nas Igrejas, mas, principalmente, seja-lhes concedido respeito, honra e lugar na sociedade. Os idosos têm sabedoria para enriquecer a sociedade de hoje. Velhice não é peso, é dom; não é decadência, é oportunidade; não é doença, é uma etapa normal da vida; não é desgraça, é graça. Idoso é alguém que ajuda os outros a viver. O que enche nossas mãos não é o que retemos, mas o que temos dado. Então, velhice é tempo de ação de graças, tempo de novos aprendizados, tempo de mais proximidade de Deus.

Após três anos de pesquisas, a Arquidiocese de Florianópolis aprovou o seu Plano Pastoral que terá duração de 10 anos, entre 2012 e 2022. A Assembleia reuniu mais de 300 participantes, nos dias 24 e 25 de agosto, na Paróquia Santo Amaro da Imperatriz. O grupo presente não se restringiu apenas a sacerdotes e religiosos, uma vez que contou-se com grande maioria de lideranças engajadas no serviço de sua paróquia. Aqui de Campinas, além do pároco e dos diáconos, mais alguns leigos integraram a comitiva que participou da Assembleia Arquidiocesana. Dentro deste contexto, e no ano de comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, retifica-se a importante participação do leigo na vida da Igreja local. Certa vez, ao falar para os bispos do Brasil em uma de suas visitas “ad limina” o Papa João Paulo II disse: “O fiel leigo, na sua própria vida cristã e em sua atuação na Igreja, não é um mero auxiliar do Bispo ou do Padre. O Batismo lhe dá direito e, portanto, também o dever de realizar em sua existência a ação sacerdotal de Cristo. Daí a justa autonomia do fiel leigo naquilo que lhe é próprio: em qualquer estado ou condição de vida, cada pessoa na sociedade, independentemente da sua raça e cultura, tem o lugar que lhe é devido e é chamada ‘a exercer a missão que Deus confiou à Igreja para esta realizar no mundo’ (Código de Direito Canônico, 204).”

"O Dízimo de uma Igreja, é o espelho da

Desta forma, é possível perceber a importância da presença do leigo na elaboração do Plano Arquidiocesano de Pastoral. Pe. Revelino Seidler, coordenador Arquidiocesano de Pastoral, confirmou a boa participação no processo de planejamento nas paróquias e comarcas e, durante a Assembleia, no processo de aprovação do Plano. “Agora, o mais importante é o envolvimento das pessoas na sua execução”, disse. Cabe a cada um dentro de sua paróquia fazer acontecer esse plano, como guia para evangelização em todas as ações empreendidas nos 30 municípios que integram a região da Arquidiocese de Florianópolis.

Urgências na Evangelização O documento trata, entre outras definições, das cinco urgências da Igreja na evangelização: Igreja em estado permanente de missão; Igreja - casa de iniciação à vida cristã; Igreja lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral; Igreja - comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos. Em cada urgência foram elaboradas pistas de ações para os três múnus: Palavra (Bíblia); Liturgia (Celebração); e Caridade (ação social da Igreja nas comunidades). E cada um deles foi refletido em três instâncias: Arquidiocese, comarcas e paróquias. * Com informações do site da Arquidiocese de Florianópolis

Comunidade que ela tem! Seja Dizimista!


4

Crescendo na Fé

www.paroquiasantoantonio.net

Conhecendo a Liturgia

Sacrosanctum Concilium e suas pérolas para nós

Caminhando com a Palavra

“Bíblia na mão, no coração e pés para a missão” A Igreja nos convoca a sermos discípulos e missionários de Jesus para que assim todos tenham vida. O discípulo é aquele que escuta, compreende, vive e anuncia a Palavra de Deus. Para que isso aconteça é preciso colocar a Bíblia nas mãos do povo. “Bíblia na mão, no coração e pés para a missão.” Sem a Palavra, a missão enfraquece e desaparece. O ardor e a perseverança na missão vêm da Palavra. O anjo do Apocalipse tem o livro aberto em suas mãos (Ap 10,8). Proporcionar uma iniciação bíblica a partir de um estudo e pedagogia de “Introdução à Bíblia”. Ter a Bíblia na mão, saber manuseá-la, ou, como dizem os internautas: “Navegar na Bíblia” é o que devemos oferecer a nossos fiéis. Nossas crianças sabem como abrir e lidar com o computador, o celular, a televisão, mas não sabem abrir a Bíblia. A porta de entrada no mundo

bíblico é a leitura orante da Bíblia, a lectio divina. O povo adquire gosto, sabor e desejo da Palavra pela meditação, pela leitura orante, que tem a finalidade de enamorar o coração pelas Sagradas Escrituras. O Concílio Vaticano II diz: “Tenham todos os dias nas mãos a Palavra de Deus” (Perfectae Caritatis, nº 6). O Papa Bento XVI dizia aos Bispos brasileiros na Catedral de São Paulo: “É preciso trabalhar com o Evangelho nas mãos” (nº 5). Em diversas passagens bíblicas encontramos a expressão: “Toma o livro”, ou seja, “pega o livro”. Pegar com a mão para comê-lo. Que este mês da Bíblia nos leve a viver o Itinerário do discípulo e missionário com a “Bíblia na mão, no coração e pés para a missão.”

*Texto publicado pelo Boletim da CNBB - 04 de setembro de 2007

“A celebração leva a fidelidade, a caridade, a vivência fraterna e ensina a perseverança na oração individual. Faz compreender o sentido de comunidade cristã”

Miriane Priscila Paim A Constituição Sacrosanctum Concilium é um documento do Concílio Ecumênico Vaticano II, que fala sobre a liturgia, nos dando orientações claras para viver com entusiasmo e coerência a dimensão celebrativa da nossa fé. Mergulhei nele e trouxe algumas pérolas: - Participar das missas e dos sacramentos contribui para a vivência e o testemunho da vida cristã enraizada em Jesus. - Quando celebramos o mistério pascal, Jesus se faz presente. Então Deus é glorificado e nós somos santificados.

- “Toda celebração litúrgica... é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia nenhuma outra ação da Igreja iguala...” Portanto, não faz nenhum sentido ignorar as missas e sacramentos. - A fé e a conversão são os primeiros passos dados para se chegar à celebração. Daí a importância fundamental do anúncio de Jesus Cristo. - Toda a ação da Igreja deve levar a celebração do mistério pascal de Jesus, e daí se fortalecer para continuar a sua missão. - A celebração leva à fidelidade, à caridade, à vivência fraterna e en-

sina a perseverança na oração individual. Faz compreender o sentido de comunidade cristã. - A Igreja deseja que seus filhos cheguem a uma participação plena, ativa e consciente da celebração litúrgica. - A Bíblia é fundamental na liturgia. Dela são extraídas as leituras, a inspiração para os cantos e orações. Cultive aquele “suave e vivo amor” por ela. Segundo a Sacrosanctum Concilium, a Sagrada Liturgia se constitui em fonte de aprendizado para todos nós. Está esperando o quê? Celebre!

Em 2011, a Paróquia promoveu a primeira caminhada de “Bíblia na mão”, em virtude do Ano da Palavra

“PELA FORÇA DA EUCARISTIA DEVEMOS SER OUTRO CRISTO” (Padre Hélio da Cunha) “PELA FORÇA DA EUCARISTIA DEVEMOS SER OUTRO CRISTO” (Padre Hélio da Cunha)

ANO EUCARÍSTICO ANO EUCARÍSTICO PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

Campinas – São José São José Campinas Campinas - São José –- SC


www.paroquiasantoantonio.net

Dia-a-dia com a Palavra de Deus

Novo mundo

5

ESPAÇO VOCACIONAL

Que setembro, o mês da Bíblia, possa ser o impulso para tornar a leitura da Palavra de Deus um hábito em sua vida Ler é um hábito que traz inúmeros benefícios: auxilia no aprendizado, na criatividade e até mesmo no falar. Isso é um fato comprovado, mas que não está enraizado na cultura do povo brasileiro. Pesquisa divulgada em março deste ano revela que caiu de 55% para 50% a parcela de leitores no país. Esta estatística foi divulgada na pesquisa “Retrato da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Leitura, em parceria com o Ibope Inteligência. Neste contexto, como fazer para imprimir este hábito no cotidiano? Uma sugestão interessante para todo católico é tornar a Bíblia um livro de cabeceira. Sim, a Palavra de Deus precisa estar inserida na vida diária. Além de colaborar para imprimir um hábito de leitura, pode também ajudar na compreensão de si mesmo e do mundo ao redor. “Através da oração di-

ária com a Palavra de Deus, obtive o entendimento necessário para ter uma vida de amor e fraternidade para com o próximo; uma sensibilidade capaz de me abrir os ‘olhos da alma’”, conta Delma Ávila, coordenadora da Pastoral Familiar. Preservadas diariamente, a oração e a Leitura da Bíblia são sustentáculos da fé. O cardeal Eugenio de Araújo Sales lembrou, no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que a leitura assídua da Palavra de Deus é um “precioso elemento formador da vida cristã e sustentáculo na luta pela fidelidade aos ensinamentos salvíficos que nos vêm de Jesus Cristo”. Adotar a rotina Há inúmeras formas para adotar esta prática. Existe a “Leitura Orante da Palavra de Deus”, a “Bíblia no meu dia-a-dia”, entre outros métodos. São modelos que podem ser adquiridos via internet ou na compra de livros e que cola-

Camile e Aline participam da Infância Missionária e desejam seguir este caminho de fé

Pequenos missionários

boram para criar uma rotina. Para o paroquiano Betinho a adoção deste hábito em sua vida foi essencial. “Desde 2001 tenho experimentado as transformações que a Palavra de Deus proporciona. Eu

era um adolescente que tinha muito medo, tímido e com muitos vícios. Achava que a felicidade estava na minha solidão. A oração diária e a leitura da Bíblia transformaram toda minha vida”, afirma.

A importância da Bíblia

Diácono Djalma

Temos uma dificuldade muito grande de entender e assimilar o mistério da Bíblia, como Palavra de Deus dirigida a seus

filhos. A Igreja afirma que toda a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo! Que Deus inspirou homens a escrever o que ele quis e quando quis. Diante disto, podemos concluir então algo surpreendente: “Deus é o Autor da Bíblia”! E de fato é assim. A Bíblia é a Palavra de Deus em roupagem humana. Linguagem de Deus traduzida em linguagem humana. A Bíblia é universal! Em todos os tempos, nenhum outro livro conheceu tão grande difusão como a Bíblia. Espalhada por

todo o mundo e traduzida em todos os idiomas e dialetos. Nenhum outro livro suscitou interesse tão universal e exerceu tão profunda influência sobre a humanidade. Sabemos que somente conhecendo a Deus seremos capazes, de atender seu chamado, experimentar seu Amor e realizar em nossas vidas sua vontade e a melhor forma de conhecer a Deus é pela revelação que ele faz de si mesmo: A Bíblia é a revelação de Deus. *Versão completa acesse: www.paroquiasantoantonio.net

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) completou 169 anos de vida em 2012. O movimento procura tornar Jesus mais conhecido e amado pelo mundo inteiro. Tudo nasceu na França, com a bondade de Dom Carlos Forbin Janson, que recebia cartas de um padre na China, que descrevia as dificuldades diárias que a sua comunidade enfrentava. Dom Carlos então, preocupado, reúne todas as crianças da sua paróquia e lhes conta que muitas outras crianças necessitavam de ajuda, principalmente de orações, então ele as propõe que rezassem dez Ave-Marias todos os dias pelas companheiras não somente da China, mais do mundo inteiro. Todos os dias as crianças levavam moedas e roupas para que Dom Carlos enviasse para ajudar com as despesas da comunidade chinesa. As roupas, ele as costurava uma a uma para que as crianças pudessem recebê-las da melhor maneira o possível. Em Campinas Essa obra de caridade, em que criança evangeliza criança, espalhou-se pelo mundo e chegou até a Paróquia Santo Antônio, na comunidade de Campinas. Aline e Camile participam há mais de três da Infância Missionária, e afirmam que aprendem de forma divertida sobre “as coisas de Deus”. Ambas rezam diariamente o Terço com suas famílias, para cumprir assim a promessa que as crianças na França fizeram a Dom Carlos. Os pais, Antônio e Eliete, contam que elas chegam depois do encontro “iluminadas, diferentes” e que acordam todos os sábados empolgadas, sem nunca reclamar, para participar dos encontros. O que atrai Camile são “as músicas que aprendemos e também as maratonas’’, revela. Já a companheira Aline gosta de “pintar e de rezar pelas pessoas, principalmente pela cura da minha família. Gosto também das festinhas da Infância Missionária’’. Elas planejam continuar por muito tempo na IAM, desejam atuar como coroinhas e quem sabe, futuras missionárias da Igreja.


6 Entre Irmãos

www.paroquiasantoantonio.net

Valorizar nosso patrimônio

Metanóia para a Crisma

Paróquia realizou a Semana Nacional da Família, com eventos que visam fortalecer os lares cristãos Filipe Candido Nos dias 24, 25 e 26 aconteceu o Retiro Metanóia de Crisma, do Grupo de Oração Jovem Sopro de Vida, na Casa das Irmãs Carmelitas. Contou com a presença de 30 crismandos, que buscavam uma experiência maior com Deus. Apesar de um pouco tímidos, no decorrer do retiro eles foram se abrindo à graça de Deus em momentos de pregações, animação e oração. No domingo (26) a Missa de encerramento foi na comunidade do Kobrasol, pois alguns jovens receberam símbolos cristãos. Foi uma celebração muito animada e ungida. Ao final era nítida a mudança no rosto de cada retirante e servo que participou e serviu no encontro.

A certeza da vocação que serve aos irmãos Filipe Candido

Rose Medeiros - Pastoral Familiar A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família convocou todos os filhos da Igreja para a Semana Nacional da Família, que aconteceu dos dias 12 a 18 de agosto. Motivou todos os agentes desta Pastoral a celebrarem e promoverem o dom precioso da família, “patrimônio da humanidade”. A Semana teve como objetivo geral promover, fortalecer e evangelizar a família, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia. Na Paróquia de Campinas, uma

intensa programação foi elaborada, coordenada pela Pastoral Familiar e com o apoio e presença marcante do Pe. Hélio, que levou as famílias a beber da fon e da Água Viva que é Jesus. Foram eventos ungidos e abençoados. O evento foi encerrado com a Santa Missa e uma carreata pelas ruas de Campinas, onde o pároco, com voz firme, declarava para todos os que a acompanhavam que a “Família é a menina dos olhos de Deus e que devemos fortalecê-la na fé e na vida em comunidade.” O pároco ainda ressaltou, na Celebração da noite, que a carreata teve seu trajeto “abraçando”

a igreja paroquial de Campinas, esse abraço de Deus a todos que fazem parte desta família cristã. Foram momentos de muita unidade, paz e alegria. É o que nos relata o casal Denise e Luciano, que se fizeram presentes nessa semana com sua família: “Foi uma semana de restauração e conscientização de que existe salvação para as famílias, se tiver a presença de Deus entre elas”. A coordenação da Pastoral Familiar agradece a todos que se fizeram presentes. Que Jesus, Maria e José derramem, em porção redobrada, as mais ricas bênçãos e graças sobre vossos lares.

No dia 18 de setembro o Diácono Neri completa sete anos de vida diaconal. Nascido em uma família humilde no interior de São Paulo, cresceu em Londrina (PR), onde desde cedo trabalhava com o seu pai Antônio na venda de leite. Aos 16 anos mudou-se para São Paulo (SP) com sua família e lá, após alguns anos, conheceu a Cidinha com quem completou este ano 25 anos de matrimônio. Após o nascimento de Filipe, seu primeiro filho, voltou para Londrina e lá teve sua grande experiência com Deus, entrando no Grupo de Oração Paz na Terra. Depois de alguns anos, tornou-se coordenador dos Ministros da Sagrada Comunhão e com isso veio o convite para ser Diácono.

E após a confirmação de Deus, através da palavra “Deus não escolhe os capacitados, capacita seus escolhidos”, ele disse sim ao chamado e ingressou na Escola Diaconal Santo Estevão. No dia 18 de setembro de 2005, foi ordenado Diácono Permanente pelas mãos de Dom Albano Cavallin. Diácono Neri mudou-se para São José (SC) há pouco mais de três anos com sua esposa e seus filhos Filipe, Natália e Maria Cecília. Com grande amor serve essa Paróquia que tão bem lhe acolheu. E é com muito entusiasmo que ele pode dizer “eu e minha casa servimos ao Senhor”. Tanto os filhos, como o genro e a esposa participam ativamente dos trabalhos pastorais da Paróquia Santo Antônio.


www.paroquiasantoantonio.net

Um encontro para formar irmãos

Pastorais e Movimentos 7

Encontro Comarcal de Coroinhas

O MI promoveu em setembro a 20ª edição do Encontro de Espiritualidade e Lazer

O Movimento de Irmãos (MI) da Paróquia Santo Antônio promoveu, de 07 a 09 de setembro, mais um Encontro de Espiritualidade e Lazer. O evento é voltado para os casais que desejam reabastecer sua fé a partir do convívio fraterno, para assim estarem inseridos com disposição na comunidade paroquial. Por isso, conforme afirma o casal Marlise e Isairo Luiz Rotta, estes encontros são tão importantes para o Movimento. “Podemos dizer que uma vivência fraterna é fundamentada no amor a Deus e ao irmão, e para que isso aconteça, estamos sempre em busca contínua de um equilíbrio físico, psicológico e espiritual, abrindo caminho para viver relações de fraternidade e de amizade”. O Movimento de Irmãos é integrado por casais cristãos e tem por finalidade envolvê-los na comunidade paroquial. Ele procura motivar os participantes a viver o Evangelho e assumir o matrimônio como serviço na construção do

“Podemos dizer que uma vivência fraterna é fundamentada no amor a Deus e ao irmão” Reino de Deus. “Como casais católicos, proclamamos com força e vigor: ‘Quanto a mim e a minha família, serviremos ao Senhor’”, explica a coordenação. Segundo os membros do Movimento, o testemunho de vida e santidade na família é fundamental para que a “bênção divina permaneça nos lares”. “A solidariedade e a fraternidade dos irmãos, nos momentos bons e nos momentos difíceis. As amizades que os encontros e as atividades do MI proporcionam a alegria e o acolhimento do encontro de Neos nos conduzem a

conversão para vivenciar melhor nossa fé, para crescer nos assuntos de Deus e, consequentemente, da igreja”, afirma a coordenação. Em que consiste este movimento chamado de “Irmãos”? O Movimento de Irmãos foi idealizado pelo Monsenhor Bernardo José Krasinski. O seu desejo era de criar uma comunidade verdadeiramente cristã entre seus paroquianos, uma força viva, atuante e consciente das coisas de Deus. Os casais do Movimento de Irmãos da Paróquia de Campinas, procuram com os demais irmãos, ser entusiastas, animados na pregação, procurando levar a todas as criaturas, cumprindo a determinação de Jesus Cristo “ide e pregai o evangelho”. Os objetivos do M.I. são: congregar casais cristãos; engajá-los nos objetivos gerais do Plano de Pastoral da Diocese e motivá-los a viver o Evangelho. A fé é a base do Movimento. Assim como disse Jesus, em São Lucas: “Tua fé te salvou”. E é isso os membros buscam diariamente dentro da família.

O Encontro Comarcal de São José foi realizado na Colônia Sant’Ana, no dia 18 de agosto. O pároco local, Pe. Leandro esteve presente e acolheu a todos. Houve a participação de aproximadamente 75 coroinhas. Eles eram de Campinas, Kobrasol, Sertão e Colônia Sant’Ana. Começou às 08h30 com a acolhida dos coroinhas e a animação com os Seminaristas Ismael e Gabriel, que comandaram todo o evento. Após, o café comunitário houve uma palestra com o tema “Vocação”. A Santa Missa aconteceu às 11h e foi presidida pelo Pe. Le-

andro e concelebrada pelo Pe. Hélio. O almoço - arroz carreteiro, salada, carne e macarrão - foi preparado pela Paróquia Sant’Ana. À tarde separaram-se os coroinhas por faixas coloridas para participarem de uma gincana bíblica. As atividades que exigiram o manuseio da Palavra de Deus, como a montagem de quebra-cabeças com frases bíblicas e a pesquisa de passagens no Livro Sagrado. Houve, ainda, outras brincadeiras como grito de guerra, adivinhação que envolvia balas e pirulitos, dança da cadeira, entre outras.

Tempo de reflexão e oração para os Ministros Gisele Hames

Nos dias 04, 05 e 06 de agosto foi realizado o Retiro para os Ministros Instituídos da Comunhão de Campinas e do Kobrasol. O evento aconteceu no Provincialado, em Florianópolis. O tema abordado no encontro foi so-

bre a vida de Saulo, que após a conversão passou a ser chamado de Paulo. Foi um retiro especial, dirigido pelo pároco, Padre Hélio Cunha, que trouxe muitos assuntos abordados nas Cartas Paulinas. Para os ministros foi uma oportunidade para fortalecer a fé, por meio do exemplo de Paulo, o Apóstolo, um homem que

viveu para Cristo. No mês de setembro haverá outro retiro, só que agora aberto, no Salão Paroquial da Igreja de Campinas, para os ministros que não puderam estar presentes no Retiro de agosto. É extremamente importante este tempo para a formação e também para o avivamento da fé.

NOVENA DO DIVINO PAI ETERNO TODAS ÀS SEXTAS-FEIRAS, 19h NA IGREJA MATRIZ A PARTIR DE 24 DE AGOSTO


8 Contra Capa

www.paroquiasantoantonio.net

Nove missas para DESATAR OS NÓS

Você se vê aqui

No dia 30 de setembro, a Paróquia promove um momento especial Andréa Leila - Coordenação dos Servos de Maria

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma devoção que surgiu em 1700, na cidade de Ausburgo, na Alemanha. Um pintor desconhecido pintou a Virgem Maria inspirado na meditação feita por São Irineu, bispo de Lyon e mártir no ano 202. A imagem retrata a Virgem como a Imaculada Conceição, tendo sobre sua cabeça o Espírito Santo lhe derramando suas luzes. Maria está cercada por anjos, que lhe entregam uma faixa com nós. Estes nós representam todos os males, aflições e pecados que nos cercam, nos escravizam e nos impedem de desfrutar livremente a graça da vida. Nossa Senhora ajuda a desatar esses nós, e todos os “nós” que surgem na nossa vida e nos impedem de viver plenamente. “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou!” Este quadro foi então colocado na pequena Igreja de São Peter am Perlack em Ausburgo, e ali está até hoje, cuidado pelos jesuítas locais. Também foi no local que tudo começou. Lá está a fonte desta fé. A devoção à Maria Desatadora dos Nós já existe há 300 anos. Portanto, não é uma devoção de agora. Não se trata de uma aparição da Virgem Maria a alguém, como aconteceu em Lourdes ou em Fátima. Trata-se de uma devoção respeitada como tantas outras existentes na Igreja Católica, embora a Virgem Maria seja uma só. Esta devoção surgiu na Paróquia Santo Antônio de Campinas há cerca de oito anos. Inicialmente a Missa com novena acontecia toda quarta-feira às 15 horas. Começou pequenina e com o passar do tempo mais e mais pessoas queriam conhecer Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Hoje as Missas com novena acontecem às quartas-feiras, às 15h e às 20h e também as quintas-feiras às 08h e às 20h. Cada devoto, ao chegar a Igreja, recebe uma cordinha contendo nove nós, que serão desatados a cada dia da novena feita. Estes nós representam os pedidos que fazemos a Deus e pela intercessão da Mãe Maria. Nossa Senhora nos auxilia a desatar todo o mal que nos torna infelizes, tristes, desanimados, entregando tudo que pedimos nas mãos do Nosso Senhor Jesus o Cristo. No dia 30 de setembro teremos um

dia muito especial, em que serão celebradas nove Missas com a novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós (cujo dia oficial é 28 de setembro). Estaremos reunidos a partir das 07 horas da manhã,

para louvar, bendizer e glorificar a Deus por seu amor e sua misericórdia. Assim permaneceremos até as 19h30 com a Missa de encerramento e uma procissão luminosa pelas ruas do bairro.

COLOBORE COM A EVANGELIZAÇÃO

ANUNCIE AQUI (48) 3241-0637


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.