Projeto Copesul Cultural

Page 1

Cultural Projeto Copesul

Prêmio Aberje 2007

Categoria

Comunicação e relacionamento com a comunidade


Sumário

Conferência do historiador inglês Paul Kennedy, professor da Universidade de Yale (EUA) e autor de livros como Ascensão e Queda das Grandes Potências e Preparando para o Século XXI, no lançamento do Projeto Fronteiras do Pensamento, âncora do Projeto Copesul Cultural em 2007.

18


Desafio Ampliar e qualificar a percepção da Copesul pela comunidade.

4

Estratégia Utilizar a comunicação e os projetos sociais, especialmente o Projeto Copesul Cultural para atingir esse objetivo.

6

Ações Realizar eventos culturais, a literatura, o cinema e o resgate do patrimônio histórico.

10

Resultados 22% dos moradores da Grande Porto Alegre conhecem e vêem de forma positiva o Projeto Copesul Cultural.

20

>> Todos os projetos e ações apresentados neste case foram realizados entre janeiro de 2006 e abril de 2007.


Desafio

percepção Ampliar e qualificar a

da Copesul pela comunidade


Parque Copesul de Proteção Ambiental.

Área industrial.

A

Copesul é uma empresa brasileira, de classe internacional e profundamente identificada com a gente, as raízes, os valores e a cultura do Rio Grande do Sul. Localizada no Pólo Petroquímico do Sul, em Triunfo, a Copesul produz matérias-primas que dão origem a uma extensa cadeia produtiva que coloca no mercado produtos imprescindíveis à vida moderna, como eletroeletrônicos, componentes

para veículos, embalagens e utilidades domésticas. Apesar dessa importância social, centrais petroquímicas como a Copesul são pouco conhecidas do público por produzirem commodities e não comercializarem produtos diretamente ao consumidor. Além disso, face a natureza do negócio, o público tende a construir uma percepção negativa sobre a petroquímica, criando um desafio permanente de comunicação e inserção social. Projeto Copesul Cultural

5


EstratĂŠgia

elos Comunicação e projetos sociais:

entre a empresa e a comunidade


Projetos de responsabilidade social da Copesul.

C

iente de sua responsabilidade socioambiental, a Copesul elegeu a comunidade como um de seus principais stakeholders. Por isso, a empresa contribui para o desenvolvimento dos municípios vizinhos ao Pólo e de outras localidades, especialmente da região metropolitana de Porto Alegre e cidades do Rio Grande do Sul. O relacionamento com essas comunidades se dá pela realização de projetos de responsabilidade social e de comunicação. Os principais instrumentos de

comunicação são o processo de diálogo com a comunidade, os relatórios anuais, o contato permanente e proativo com a imprensa e o patrocínio de eventos (feiras, exposições, etc). Os projetos de responsabilidade social são permanentes e priorizam as áreas da cultura, meio ambiente, educação/infância e saúde pública. Em 2006 a Copesul investiu R$ 13,4 milhões em projetos de responsabilidade social, sendo um dos mais importantes o Projeto Copesul Cultural.

Projeto Copesul Cultural

7


Estratégia

marca Associar a

Site do Projeto Copesul Cultural.

Copesul à cultura

Projeto Copesul Cultural - Investimentos

6,0

(em R$ milhões)

5,6 5,3

5,0 4,0

3,4 3,0 2,0

1,0

1,0 0,0

0,6 0,1 2002 (*) estimativa

2003

2004

2005

2006

2007*

A

cultura foi escolhida como área privilegiada para estreitar o relacionamento e melhorar a percepção da Copesul junto à comunidade, principalmente junto aos formadores de opinião. Por meio do Projeto Copesul Cultural, a empresa posiciona-se como uma organização que, a partir de raízes gaúchas, mantém uma visão cultural globalizada, com vínculos com outras realidades do Brasil e do Mundo.

Desde 2002, quanto foi consolidado, o Projeto Copesul Cultural promove a cultura brasileira pelo debate de idéias em seminários e o apoio à literatura, o cinema e a música, entre outras expressões, contribuindo para que o acesso às ações culturais patrocinadas beneficie o maior número de pessoas.


Exposição multimídia Quintana Entre o Dia e a Noite.


Ações

Para atingir seus objetivos, a cada ano o Projeto Copesul Cultural se renova abordando temas contemporâneos em seminários, debates, edição de livros, exposições, shows musicais e mostras de cinema. Cada ação procura atingir um públicoalvo específico na comunidade, com ferramentas que vão desde o convite personalizado a grupos de interesse até o desenvolvimento de peças de comunicação e de relacionamento específicas.

projetos culturais


Homem–Natureza: Cultura, Biodiversidade e Sustentabilidade Tratou das questões que envolvem a relação do homem com a natureza, envolvendo mídias e profissionais de diferentes áreas. Atingiu 12 mil pessoas. Ações: • Exposição e seminário Homem– Natureza.

• Implantação de quatro jardins temáticos permanentes nos campi da UFRGS. • Mostra de cinema com debates, incluindo programação para crianças. • Peças de comunicação: anúncios em jornal, bussdoor, outdoor.

• Oficinas de cultura, biodiversidade e sustentabilidade.

• Materiais de relacionamento: banners, cartazes, folders, convites, filipeta.

• Ciclo de debates Olhares Cruzados.

• Assessoria de imprensa.

Brasil Contemporâneo Promoveu o questionamento da identidade cultural brasileira no início de século, buscando a integração das linguagens culturais, a diversidade das abordagens e o estímulo à produção crítica. Atingiu 3.600 pessoas. Ações: • Lançamento do livro Brasil contemporâneo – Crônicas de um país incógnito, com 31 ensaios de pensadores brasileiro. Tiragem de 1.500 exemplares.

Villeroy, o maranhense Zeca Baleiro, o pernambucano Oto e a mato-grossense Vanessa da Mata. • Seminário Brasil Contemporâneo, com participação de Pedro Butcher, Reinaldo Azevedo, Francisco Weffort, Moacyr Scliar, José Miguel Wisnik e Zé Celso Martinez. •Peças de comunicação: anúncios em jornal, bussdoor, outdoor.

• Mostra Copesul de Cinema Brasil Contemporâneo.

• Materiais de relacionamento: banners, cartazes, folders, convites, filipeta.

• Show musical com o gaúcho Antonio

• Assessoria de imprensa. Projeto Copesul Cultural

11


Ações | Projetos Culturais

Vida e obra de

Mario Quintana

Promoveu homenagens ao maior poeta gaúcho, no ano do centenário de seu nascimento. Atingiu 2.400 pessoas. Ações: • Lançamento do livro Mario Quintana: O Anjo da Escada, com tiragem de 2.100 exemplares. • Exposição multimídia Quintana Entre o Dia e a Noite.

• Distribuição de 21.400 livros do autor para 3 mil escolas da rede pública estadual. • Recital musicado de poesias de Quintana, interpretadas por Bruna Lombardi. •Peças de comunicação: anúncios em jornal. • Assessoria de imprensa.


Ações

literatura

Nos últimos anos a Copesul editou e apoiou a publicação de 24 livros – todos distribuídos gratuitamente – associando sua marca ao movimento literário gaúcho contemporâneo.

Carlos Reverbel – Textos Escolhidos Livro que homenageia a figura e a obra do jornalista e escritor gaúcho Carlos Reverbel (1912-1997), um dos mais representativos da história da imprensa do Rio Grande do Sul. O livro Carlos Reverbel – Textos Escolhidos, em edição luxuosa de 795 páginas, reúne títulos editados em vida pelo

autor, suas memórias e mais uma coletânea de artigos e reportagens publicados nas extintas revista do Globo e Província e nos jornais Correio do Povo e Zero Hora. Tiragem de 1.500 exemplares.

Revista Madrugada – reedição em facsímile e ensaios | Paula Ramos (organizadora) Gramado – Brasil | Leonid Streliaev e Luis Fernando Veríssimo Diversidade Cultural do Rio Grande do Sul | Vários autores Ajuris 60 anos – O fazer-se da magistratura gaúcha | Gunter Axt

Protasio Alves e o Seu Tempo | Maria do Carmo Campos e Martha Geralda Alves D’Azevedo O Turfe no Brasil – Histórias & Vitórias | Eduardo Bueno, Marcos Ribas e Christiano Rondon Projeto Copesul Cultural

13


cinema Ações

A Copesul participa da nova fase do cinema brasileiro, apoiando nos últimos anos 11 filmes, especialmente produções vinculadas à história e a cultura regional

As cartas do domador Escrito e dirigido por Tabajara Ruas, a produção é uma releitura contemporânea da mais popular lenda riograndense - o Negrinho do Pastoreio. Finalizado em 2006, o filme teve a participação, além de atores de renome nacional e internacional, de grande elenco gaúcho.


Ações

patrimônio cultural Estação da Cultura de Montenegro Restauração da antiga Estação Férrea de Montenegro, transformada em centro ambiental e de atividades socioculturais do município, beneficiando 18 mil pessoas por ano nas oficinas, cursos e eventos.

ARTESANATO | Fios do Sul Resgate da tecelagem manual com lã de ovelha, apoiando a produção por artesãos de todo o Rio Grande do Sul. Instituto de Educação Flores da Cunha Restauração da pintura histórica “A Tomada da Ponte da Azenha”, de Augusto Luiz de Freitas, que data de 1922.

Projeto Copesul Cultural

15


Ações

participação

em eventos culturais

Encontros com o Professor Patrocínio há três anos ao evento conduzido pelo jornalista Ruy Carlos Ostermann, que recebe personalidades da cultura ou outras áreas para entrevistas ao vivo. No total foram realizados 15 encontros em 2006 e seis em 2007, com um público total de 2.100 pessoas.

16

Projeto Copesul Cultural


52ª Feira do Livro de Porto Alegre Patrocínio ao maior evento ao ar livre do gênero realizado na América Latina, que em 2006 reuniu 154 expositores e comercializou 472 mil volumes. A Companhia distribuiu 21.400 livros de Mário Quintana para 3 mil

escolas públicas do estado, em comemoração ao centenário do autor. A Feira teve um público de 100 mil pessoas/dia. O estande da Copesul recebeu 3.000 pessoas. Projeto Copesul Cultural

17


Ações O Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento representa a maturidade do Projeto Copesul Cultural. Com ele a Copesul abre uma nova forma de atuar na sociedade, contribuindo para a comunidade debater os mais importantes temas atuais.

Fronteiras

do Pensamento E

m dezembro de 2006 ocorreu a conferência de lançamento, proferida pelo historiador inglês Paul Kennedy, professor da Universidade de Yale (EUA) e autor de livros como Ascensão e Queda das Grandes Potências e Preparando para o Século XXI. Também foi lançado o livro de ensaios Fronteiras: Arte e pensamento na época do multiculturalismo, com tiragem de 2.500 exemplares.

18

Projeto Copesul Cultural

Em 2007 já foram realizadas as conferências com Luc Ferry, Robert Darnton, Guy Sorman, Peter Burke, Jorge Castañeda, Edmund Phelps e Renato de Souza. Estão confirmadas as conferências de Bernard-Henri Lévy, Paulo , Marcelo Gleiser, Iván Izquierdo, Jean Pierre Lebrun, Charles Merman, Roger Chartier, Sandra Pesavento, Patrick Dixon, Jon Elster, Roberto Romano, Jon Lee Anderson, Mark Dery,

Donaldo Schüler, Timothy Garton Ash, Fernando Gabeira, Peter Greenaway, Michelangelo Bovero, Celso Lafer, Pierre Lévy, Marshall Berman, Immanuel Wallerstein, Carlos Alberto Montaner, Christopher Hitchens, Asne Seierstad, Moacyr Scliar, Camille Paglia e Michel Houellebecq. Cada uma das 22 conferências tem público confirmado de 1.300 pessoas.


Materiais de relacionamento | Cartazes, folders, convites, livro, certificados, blocos, busdoor, outdoor, website, anúncios em jornais, assessoria de imprensa e kit para imprensa, com CD’s e cadernos.

19


Resultados

59 22% 4 mil

prêmios

pessoas diretamente atingidas pelas ações e milhares de outras pelo contato com obras e eventos apoiados e pela cobertura da mídia. das pessoas da Grande Porto Alegre conhecem e percebem de forma positiva o Projeto Copesul Cultural.

recebidos da comunidade.

• Prêmio Destaque Especial Feira do Livro 2006, concedido pelo Jornal Correio do Povo e Câmara Riograndense do Livro. • Vencedora do 14º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Marketing Ecológico, pelo Projeto Homem Natureza: Cultura, Biodiversidade e Sustentabilidade. • Prêmio Açorianos de Literatura 2006 - Categoria Ensaios, concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, para o livro Caderno de Pauta Simples – Erico Veríssimo, editado pelo Projeto Copesul Cultural. • 1º Prêmio Joaquim Felizardo – Categoria Especial Paixão pela Cultura, concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre ao Diretor-Superintendente Luiz Fernando Cirne Lima.

20

Projeto Copesul Cultural


Teatro do Sesi, em Porto Alegre: público do show do Projeto Brasil Contemporâneo, em setembro de 2006.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.