Caminhos do Forte

Page 1

TURISMO litoral norte

por davi carneirO FOTOS divulgação

caminh Praia do Forte 128

LET'S GO BAHIA


Nem só os pescadores nativos, que tiram seu sustento do límpido mar de Praia do Forte, usufruem da pesca no badalado destino do litoral norte baiano. Cada vez mais amantes da pesca esportiva vão à região, um dos destinos turísticos mais disputados do país, atraídos por sua grande biodiversidade marinha e condições privilegiadas para a prática. Diferente de outros pontos da pesca do Brasil, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, a plataforma oceânica em Praia do Forte é uma das mais próximas do litoral. “Aqui é preciso muito pouco para se atingir a profundidade de três dígitos. Iniciamos nossa pescaria a apenas 5 milhas náuticas da costa. Em outros lugares, o pescador tem que navegar 90 ou até 140 milhas para chegar ao lugar onde estão os melhores peixes”, afirma Paulo Eduardo “Pincel”, comandante da Arabaiana, agência especializada em pesca esportiva.

hos Entre os principais peixes encontrados na região, estão o atum azul e o amarelo, o wahoo, a cavala, o badejo, o sailfish, a barracuda e o marlim-azul. Foi justamente a variedade de peixes nobres que atraiu Santiago Manolim, 35, paulista. Santiago é praticante do esporte há 10 anos e foi em férias com a esposa para a Praia do Forte, especialmente para fazer o que mais gosta: pescar.

Além da orla linda e da excelente infraestrutura turística, Praia do Forte tem uma natureza privilegiada para a prática da pesca oceânica

“Embarcamos às 7h da manhã no porto da Praia do Forte e em apenas 30 minutos de navegação já alcançamos a plataforma continental, um grande declive onde estão os grandes peixes”, disse Santiago. “No final do dia eu não conseguia nem levantar o braço, mas brigar com um atum de 30 quilos no meio do oceano e ver o voo de um wahoo de 20 quilos são cenas que nunca mais vou esquecer”, confessa.

> peixes pescados na região de praia do forte

Nome Popular Atum Amarelo

Nome Popular wahoo

Nome Popular Atum Azul

Nome Popular Sailfish

Nome Científico THUNNUS ALBACARES

Nome Científico Acanthocybium solandri

Nome Científico THUNNUS ALBACARES

Nome Científico ISTIOPHORUS ALBICANS

W W W. L E T S G O BA H I A .CO M . B R

129


TURISMO PRAIA DO FORTE

Recorde Nacional Recentemente, Paulo Eduardo “Pincel” bateu o recorde nacional do olho-de-boi, um dos peixes mais desejados pelos praticantes do esporte. O peixão, considerado o Mike Tyson dos mares pelo vigor com que luta e se esconde debaixo das pedras, tem de 20 a 30 quilos. O peixe pego por Pincel tinha incríveis 73 quilos. “Não existe registro de um olho-deboi maior do que esse em todo o mundo. O recorde, que já é o brasileiro, está em processo de catalogação mundial”, diz o pescador orgulhoso. Além da proximidade da plataforma marítima e da biodiversidade privilegiada, Praia do Forte conta com outra vantagem: uma boa infraestrutura turística. Habituada a receber turistas de todo o mundo, a região conta com luxuosos resorts, sofisticados restaurantes e elegantes pousadas. Algumas dessas pousadas oferecem equipamentos específicos para os pescadores. É o caso, por exemplo, da Ogum Marinho que fica a poucos metros do cais de embarque. São tantas as mordomias encontradas que os praticantes da pesca esportiva trazem consigo suas mulheres e filhos. “As atrações e o conforto encontrados são tantos que os pescadores estão vindo com suas famílias, coisa que não acontece em outros polos de pesca do Brasil”, afirma Claudio Bonaspetti, proprietário da Pousada Ogum Marinho. “Enquanto eles disputam os grandes peixes, a família fica de boa e desfruta as mordomias e atrações desse paraíso baiano”, complementa.

Paulo “Pincel” aguarda recorde nacional do olho-de-boi: peixe de 73 kg foi fisgado em Praia do Forte

informações: Arabaiana Pesca Esportiva, Bahia Marina, Av. Contorno, Salvador, (71) 3332.6323, www.arabaiana.com.br Hotel Pousada Ogum Marinho, Alameda do Sol, s/n, Praia do Forte (71) 3676-1165, www.ogummarinho.com.br Portomar, Rua da Aurora 1, Praia do Forte, (71) 3676-0101, www.portomar.com.br

130

Nome Popular Olho-de-Boi

Nome Popular marlin-azul

Nome Popular barracuda

Nome Popular cavala

Nome Científico Seriola Lalandi

Nome Científico Makaira nigricans

Nome Científico SPHYRAENA BARRACUDA

Nome Científico Scomberomus cavalla

LET'S GO BAHIA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.