Matéria da Capa - Adriana Galisteu

Page 1

capa adriane galisteu

Mais

por davi Carneiro fotos andrÉ schilirÓ

completa do

que

nunca

Adriane Galisteu vive o momento mais completo de sua vida: a maternidade. A apresentadora FALA sobre essa fase única e sobre o amor especial que sente pela Bahia Adriane Galisteu, de 37 anos, é uma mulher que sabe o que quer. Essa é a impressão que a musa, umas das mulheres mais requisitadas do show business e desejadas do Brasil, deixa transparecer desde nosso primeiro contato: gestos pequenos, a maneira segura de cumprimentar, a firmeza ao defender suas ideias, a troca de olhares. E que olhar: duas grandes esferas verde-azuladas ou seriam azulesverdeadas? Difícil de saber, pois de tão penetrantes explicitam minha impressão. Talvez, essa obstinação, implícita em cada um de seus movimentos, seja o segredo dessa menina nascida na Lapa, bairro de

24

LET’S GO BAHIA

classe média baixa em São Paulo, que passou dificuldades, saiu do anonimato à fama, e se tornou uma das celebridades mais bem-sucedidas da TV brasileira na atualidade. O sonho de trabalhar na TV começou ainda na infância. Aos 9 anos, já era modelo. Depois, virou cantora de um grupo musical infanto-juvenil chamado Meia Soquete e, mais tarde, vendedora de uma loja na região paulistana dos Jardins. Galisteu tinha apenas 15 anos quando viu seu pai, alcoólatra, falecer por causa da bebida. O seu irmão, portador do vírus HIV, morreu em 1996. “Eu não


a

WWW.LETSGOBAHIA.COM.BR

25


capa adriane galisteu

tinha um tostão, não tinha dinheiro nem para comprar um pastel. Meu irmão estava doente, a minha mãe ganhava R$ 190 do INSS, meu pai já tinha morrido, e eu sustentava todo mundo e não tinha poupança alguma”, relembra. Galisteu ganhou fama nacional por causa do seu namoro com o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, que morreu em um trágico acidente no dia 1º de maio de 1994. Com a morte do piloto, a fama instantânea lhe mostrou o lado bom e o lado ruim de ser conhecida. Muitas foram as críticas e acusações de que ela estaria se promovendo à custa da fama dele, principalmente depois do lançamento do livro O caminho das borboletas, no qual Adriane contava detalhes de sua vida ao lado do campeão. Ela ainda dividia a dor da perda de Senna com Xuxa, ex-namorada do ídolo e presença constante nas conversas que envolviam o piloto. Adriane posou para a revista Playboy em um dos ensaios mais comentados de todos os tempos. Todos queriam ver as curvas da modelo que fora namorada de Senna. A sua ex-empresária e ex-assessora de imprensa, Cristina Moreira, lembra de um episódio que abriu os horizontes para a modelo. “Até o primeiro aniversário da morte de Senna, as pessoas encontravam a Dri na rua e diziam: ‘Olha lá, a mulher do Ayrton!’ Até que um dia, ouvimos: ‘Olha a Adriane Galisteu! Qual maquiagem ela está usando? Qual a marca da roupa dela?’ Descobri que ela era uma gostosona, que venderia o que quisesse, e poderia fazê-la ficar milionária”, diz Cristina. A partir desse episódio, Adriane deixou de lado a divulgação do seu livro – que vendeu 270 mil exemplares e rendeulhe R$ 270 mil – e entrou de cabeça no mundo do show business. De lá para cá, nunca mais saiu dos holofotes. Sua carreira na TV aberta iniciou-se na CNT em 1995, no programa Ponto G. Teve rápidas passagens pela MTV Brasil e pela então recém-inaugurada RedeTV!, onde apresentou o programa Superpop. No ano 2000, Galisteu transferiu-se para a Rede Record, onde comandou o É Show.

26

LET’S GO BAHIA

Sou simplesmente apaixonada por essa terra. Amo o verão da Bahia e as suas belezas naturais. Amo o Carnaval, a culinária maravilhosa, o charme único de Salvador.”

Três anos depois, ela foi contratada pelo SBT para apresentar os programas Charme e Fora do Ar. Em 2008, Galisteu deixava o SBT, se transferindo para a Rede Bandeirantes, onde deve estrear seu novo programa no próximo mês de março ou abril. Entre um e outro programa de TV, Adriane ainda atuou na novela Xica da Silva, da extinta Rede Manchete, e em peças de teatro, sob a batuta de grandes diretores, como Bibi Ferreira, Jô Soares e Paulo Autran. No cinema, atuou nos filmes Coisa de mulher e Se eu fosse você 2. Conseguir um horário livre em sua agenda superdisputada não é uma das tarefas mais fáceis. Afinal, a multifacetada apresentadora, tão acostumada aos scripts, passarelas, cliques e roteiros, tem agora um “papel” inédito para se dedicar: o de mãe. Vittorio – fruto de seu casamento (eleito o mais elegante do ano pelos leitores do site Ego) com o empresário de moda Alexandre Iódice – veio ao mundo no dia 4 de setembro de 2010 com 2.770 kg e 48 cm. Adriane concorda em conversar por telefone no intervalo do ensaio da peça Mulheres Alteradas, na qual contracena com as atrizes Luiza Tomé e Mel Lisboa.


amor Bahia pela

Começo nosso bate-papo perguntando a Adriane, fã declarada da Bahia, sobre sua relação com nosso estado. Bastou ouvir a palavra “Bahia” para a apresentadora se empolgar no papo. “Sou simplesmente apaixonada por essa terra. Amo o verão da Bahia e as suas belezas naturais. Amo o Carnaval, a culinária maravilhosa, o charme único de Salvador, a sofisticação rústica da Praia do Forte e, principalmente, o astral e a simpatia dos baianos”, disse. “O baiano tem um quê diferente. Tem uma energia diferente de nós, paulistas, e dos cariocas. É um astral único, diferente de qualquer lugar do mundo. É um jeito especial que só quem vai à Bahia pode sentir”, complementa.

A vez do cintilante

A relação de Adriane com a Bahia é tão forte que a primeira viagem do seu filho Vittorio, quando tinha apenas 2 meses de idade, foi para Salvador. A apresentadora veio à capital baiana para participar da festa de aniversário da revista Let’s Go Bahia, um dos eventos mais badalados do ano em Salvador. Quando vem à Bahia, Adriane não pode deixar de visitar amigos célebres, como Claudia Leitte, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Licia Fabio e Yami Araújo. “Tenho amizades muito especiais em Salvador e morro de saudade deles. Sempre que chego faço questão de visitar todos eles. Acabo com minha agenda atribulada de festas, jantares e reencontros”, afirma.

Adriane Galisteu vive um momento único na sua vida: a maternidade

As amigas e comadres quando se encontram, Claudia Leitte e Adriane Galisteu, não se desgrudam. “Toda vez que vou à Bahia é assim, fico grudada em meus amigos mais queridos, e a Claudinha é uma delas”, diz. As juras de amizade entre as duas é tanta que Galisteu escolheu a musa do axé para ser a madrinha do pequeno Vittorio. Segundo a apresentadora, a cantora foi

WWW.LETSGOBAHIA.COM.BR

27


capa adriane galisteu

uma das grandes incentivadoras para que ela engravidasse. Márcio Pedreira, marido de Claudia, também foi escolhido para padrinho. “A Claudia Leitte e Danielle Winits são as grandes responsáveis por eu ter um filho. Elas ficavam me enchendo, falando o quanto é bom ser mãe”, contou a apresentadora. Claudinha se mostra uma madrinha supercoruja. “Quero curtir meu afilhado, ele é a coisa mais linda do mundo. Fiquei muito feliz com o convite, e estou certa de que o fruto deles é a melhor parte de cada um. Amo os dois e estou muito feliz mesmo. Tenho certeza que ele vai ser uma criança de ouro, porque os dois são maravilhosos”, disse a cantora. Adriane, por sua vez, se desmancha em elogios à amiga: “Sou apaixonada pela

Claudinha. Tirando toda a estrela, fica um ser humano maravilhoso. O brilho chegou para deixá-la mais especial”, derrete-se. Além de Claudinha, a apresentadora sempre visita outras musas do axé, como Daniela Mercury e Margareth Menezes. “Adoro demais a Daniela, que é uma cantora espetacular, e a Margareth, de quem estou morrendo de saudades.” Quando perguntada sobre os lugares preferidos na capital baiana, a apresentadora aponta: “Amo o restaurante Amado e sua bela vista para a Baía de Todos os Santos, adoro o Pereira e o antigo Trapiche. Mas o lugar que sou realmente apaixonada está bem pertinho de Salvador: a Praia do Forte. Adoro a sofisticação rústica e a tranquilidade, além de ser um lugar lindíssimo. Sempre que posso vou para lá.”

Coração que bate fora do corpo A chegada do Vittorio (foto ao lado), de 6 meses, transformou a vida da apresentadora. Adriane, acostumada com a maratona de gravações, ensaios e fotografias, teve que mudar completamente sua rotina. “O Vittorio dita e eu escrevo. A rotina é dele e eu só obedeço. Cheguei ao ponto de não olhar para a agenda, de ficar semanas sem atender o celular e dois meses sem fazer a unha. Minha vida passou a girar em torno dele”, afirma a workaholic assumida. Quando perguntada sobre a emoção de ser mãe, Adriane se derrete toda: “Ser mãe é muito mais do que eu sonhava. Qualquer coisa que eu diga será pouco para compreender o quão especial é isso. Ele é, definitivamente, o melhor fruto da minha vida, e me sinto mais completa do que nunca. Ser mãe é escolher ter para sempre nosso coração batendo fora

28

LET’S GO BAHIA

do corpo”. E quais são os cuidados para manter o corpão de mamãe? “O meu segredo foi controlar a alimentação e os excessos, como doces e gorduras, além de caminhar todos os dias”. Foi assim que Adriane mandou embora, em dois meses, dez dos 16 quilos que engordou durante a gestação. “Em casa, você vai ficando cada vez mais preguiçosa, e as pessoas que chegam para visitar o bebê tem sempre bolo, brigadeiro... ”Por isso, logo depois que o Vittorio nasceu, Adriane voltou para o Spa Sete Voltas, no interior de São Paulo, onde já tinha ficado de repouso no final da gravidez. “O lugar funcionou como um incentivo para eu dar o pontapé inicial”, revela. Lá, ela passou a fazer caminhadas diárias de 45 minutos e maneirou no prato. “Mas é lógico que levei uns bombonzinhos na bolsa para depois do jantar. Comia apenas um por dia, e não a caixa”, conta.

O baiano tem um quê diferente. Tem uma energia diferente de nós, paulistas, e dos cariocas. É um astral único, diferente de qualquer lugar do mundo.”


Planos Futuros Após meses de negociação, a apresentadora assinou por mais dois anos, renovando seu contrato com a Rede Bandeirantes. Adriane está fora do ar desde o fim do programa Toda Sexta, no início de junho, para se dedicar com exclusividade ao filho Vittorio. “Esse foi um ano muito acertado para me afastar da TV e me dedicar ao meu filho. Tivemos a Copa do Mundo, as eleições e outros grandes acontecimentos, que acabaram se mostrando estratégicos para que minha ausência não fosse tão sentida. Agora volto muito mais completa e feliz do que nunca, o que vai influir diretamente nos meus trabalhos futuros”, afirma a musa.

ao vivo por várias razões: a atração fica mais quente, mais verdadeira... sem falar que é bem melhor conquistar a audiência estando ao vivo. Em um programa gravado, você perde essa energia”, disse. Adriane também voltou a se dedicar ao trabalho como atriz. Em janeiro, ela estreou na peça Mulheres alteradas, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Com direção de Eduardo Figueiredo e adaptação de Andrea Maltarolli, que morreu em 2009, a história conta com três mulheres que representam o universo feminino: a rica e solteira Alice, a jovem mãe Lisa e a pragmática e experiente Norma.

Segundo a coluna Canal 1, do jornal Diário de S. Paulo, a Band trabalha com a possibilidade de emplacar um reality voltado para o segmento da moda. Entretanto, ainda não há equipe de produção definida – a qual deve começar a ser escalada em breve – e o formato ainda não foi adquirido. “Se for ao vivo eu estou feliz, independentemente do formato. Eu criei minha história na TV há 16 anos em um programa ao vivo, e gostaria de continuar assim. Eu prefiro

Quando perguntada sobre a sua meta para o ano, a apresentadora não titubeia em responder: “Meu objetivo é ser líder de audiência. Esse é um sonho que eu ainda vou realizar e trabalharei incansavelmente para isso acontecer”, diz. E quem ousaria duvidar que essa menina determinada, que passou por uma infância difícil e se tornou uma das mulheres mais bem-sucedidas da TV brasileira, vai conseguir realizar mais esse objetivo?

WWW.LETSGOBAHIA.COM.BR

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.